Maio de 1912, na casa de John Garing, em Waterfor, Pensilvânia, realiza-se a primeira instalação doméstica de Gás Liquefeito de Petróleo (Gás LP).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Maio de 1912, na casa de John Garing, em Waterfor, Pensilvânia, realiza-se a primeira instalação doméstica de Gás Liquefeito de Petróleo (Gás LP)."

Transcrição

1 Maio de 1912, na casa de John Garing, em Waterfor, Pensilvânia, realiza-se a primeira instalação doméstica de Gás Liquefeito de Petróleo (Gás LP). Em 1920, a empresa Carbide lança no mercado a marca Pyrofax Gas. O uso do Gás LP começa a propagar-se. Entre 1927 e 1930, grandes companhias, como Phillips Petroleum, Standard Oil, Shell, entre outras, entram no mercado.

2 Em 1937, após a proibição dos voos do Graf Zeppelin, o austrobrasileiro Ernesto Igel comprou 6 mil cilindros de gás propano, que serviam de combustível para as viagens do dirigível, e começou a comercializá-los para cocção por meio da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio Ltda., futura Ultragaz. Em 1938, apenas 166 brasileiros, todos do Rio de Janeiro, usavam Gás LP. Para estimular massificação do novo combustível, Igel investiu em publicidade e promoção, e passou a comercializar fogões para botijões. Naquela época, só havia modelos movidos a gás canalizado ou lenha. A distribuição de Gás LP no Brasil é uma das poucas atividades que começaram em data relativamente próxima àquela observada nos países do Hemisfério Norte. Foi uma iniciativa privada, sem qualquer incentivo e financiamento governamental, característica, do setor de distribuição de Gás LP no Brasil até hoje. É criado o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), que estabelece normas e regulamentos para garantir um setor com garantia de segurança, abastecimento continuo e qualidade nos serviços. Em 1939, o Brasil faz sua primeira extração de petróleo, na Bahia. O campo é batizado de Lobato, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, defensor da ideia de investir em prospecção, pois acreditava que o petróleo era abundante no Brasil. Nesta mesma época, a cidade do Rio de Janeiro já tem 395 famílias consumindo Gás LP.

3 Em 1946, a Esso Gás, subsidiária da Standard Oil (atual Supergasbras), inicia operações no Rio de Janeiro e torna-se a segunda distribuidora de Gás LP a atuar no País. Em 1950, a indústria desenvolve o P13 botijão com capacidade para 13kg de gás, que se tornou modelo oficial de embalagem de uso doméstico no Brasil.

4 Em 1951, Edson Queiroz, empreendedor brasileiro, lança em Fortaleza a empresa que viria a se tornar a atual Nacional Gás. Em 1953, a campanha de setores nacionalistas da sociedade pelo estabelecimento do monopólio estatal do petróleo ganha força no segundo governo de Getúlio Vargas, tendo como palavra de ordem "O Petróleo é Nosso". Em 1953, o então presidente Getúlio Vargas sanciona a Lei 2004, que cria a Petrobras. A italiana Agip chega ao Brasil, com a empresa Agip Liquigás (atual Liquigás), que trouxe o conceito novo da distribuição através dos dealers. Em 1955, a Petrobras inicia a produção de Gás LP no Brasil, após a entrada em operação de suas refinarias. O setor de distribuição desenvolveu-se rapidamente em todas as regiões próximas ao litoral, atendendo quase 500 mil consumidores. Em 1955, o empresário Ueze Elias Zarhan funda a Copagaz, em Campo Grande (MS), e o empresário Antonio de Carvalho Lage Filho, cria a Minasgás, com sede em Belo Horizonte. A Fogás foi fundada em Manaus - AM, no ano de 1956 pelos irmãos Israel, Samuel e Saul Benchimol, criando um novo conceito de distribuição de gás na Floresta Amazônica, utilizando os rios da região como meio de transporte aos mais distantes municípios da região.

5 Em 1962, com a falência dos sistemas públicos de gás canalizado, a indústria do Gás LP apresentou-se como a principal candidata a suprir as necessidades das empresas que chegavam ao País, sobretudo para produzir veículos, ligas metálicas, aços e vidros especiais. Em 1962, as instalações industriais de Gás LP foram postas nas fábricas da Volkswagen e da GM, assim como em indústrias de vidros e alimentos. O Gás LP passa a ser usado como propelente (spray), substituindo os agentes à base de CFC prejudiciais ao meio ambiente. Em 1964 os irmãos Zacharias fundam a Cia. Prudentina de gás, que mais tarde viria a operar com a marca SERVGÁS.

6 Em junho de 1974, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconhece, por meio da Carta Sindical, assinada pelo então ministro Arnaldo Pietro, a fundação do Sindigás (Sindicato Nacional das Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo). Em 1976, com a Resolução 13 do CNP (Conselho Nacional do Petróleo), encerrou-se o vínculo do consumidor de uma única empresa fornecedora de Gás LP. Em setembro de 1978, o CNP divulga a medida nº 12, que restringe o uso do Gás LP prioritariamente para cocção, laboratórios ou como insumo essencial ao processo de fabricação e empilhadeiras.

7 Os anos 80 marcam um processo de achatamento do preço de Gás LP no Brasil, gerado pela política do governo, que via na compressão das tarifas públicas um modelo de dominar a inflação. As empresas do setor começaram a ter dificuldades e a apresentar balanços negativos, fazendo despencar os investimentos em novos caminhões, substituição de botijões, instalações e equipamentos. O setor deixa de ser atraente para novos empreendedores, não só pela excessiva regulamentação, mas também pela falta de retorno dos investimentos. Em 1986, é fundada a Associação Ibero America de Gás Liquefeito de Petróleo, com o objetivo de aumentar a interação entre América Latina e a Península Ibérica. Em 1987, é fundada a WLPGA World LP Gas Asociation (Associação Mundial de Gás LP).

8 Em 1990, o extinto Ministério da Infraestrutura (Minfra) cria a Portaria 843, que libera área de atuações e preços de entrega. Em 1990, é criado o Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), em substituição ao Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Em julho de 1991, o DNC cria a Portaria 16, que dá início à flexibilização, com prévia autorização para fins industriais. Em outubro de 1991, por meio da Portaria 225, o Minfra restringe o uso do Gás LP a piscinas e fins medicinais. Em 1992, a família Garcia funda a Amazongás, que passa a atuar no mercado de distribuição de Gás LP no Norte do País. Em 1996, é criado o Código de Autorregulamentação: Liberdade de Preço, Marca, Qualidade e Segurança, que simboliza a retomada do setor e resulta em queda drástica nos acidentes com o Gás LP. Começam os processos de destroca dos cilindros entre as distribuidoras e de requalificação de botijões, um investimento de mais de R$ 1 bilhão. Em 1998, com a extinção do DNC, é criada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

9 Em 2000, chega o Gás Natural (GN), que reduz o consumo de Gás LP. Em 2002, por meio da resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), encerram-se os subsídios do preço do Gás LP. O mercado passa a ser acompanhado pela ANP e o preço é liberado ao consumidor final. A ANP publica o Despacho 524, que cria a diferenciação de embalagens iguais ou menores que o P13. Em 2002, a crise cambial e o aumento dos tributos elevam o preço do botijão a R$ 30, fator que gera queda na demanda. Em 2002 a Fogás inicia a comercialização de botijões de menor capacidade, P8 e P5. Em 2003, a ANP elabora a Portaria 297, que prevê o recadastramento das revendas em todo o País. Em 2004 é publicada a Resolução ANP 18 que estabelece parâmetros de qualidade para o Gás LP, focando em municípios que enfrentam frios mais intensos no período de inverno, precisando de um produto com maior vaporização. Em 2005, com a demanda de Gás LP ainda em queda, a ANP estabelece a Resolução 15 que regula o setor de distribuição do produto, que ainda tem seu uso restrito.

10 Em 2008, é criada a NBR , que estabelece normas de segurança para áreas de armazenamento de Gás LP. Em 2009, com um esforço hercúleo do Setor de Distribuição a manutenção e requalificação de botijões é duplicada. Em 2010, a ANP conclui o programa de recadastramento das revendas e, em parceria com o Sindigás, desenvolve o Programa Gás Legal. Ocorre a inclusão de gases combustíveis no Programa de Edificações Eficientes e a realização do 1º Enagás (Encontro Nacional do Setor de Gás LP). Em 2011, continua a retomada do setor, com a redução em 53% do número de revendas de Gás LP informais. Comercialização de Gás LP bate recorde 7,1 milhões de toneladas. Realização da segunda edição do Enagás. Em 2012, Sindigás celebra os 75 anos de Brasil e o Centenário mundial do Gás LP, Enagás chega à sua terceira edição e a ANP em parceria com as associadas ao Sindigás lançam o Programa Gás Legal na Escola.

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Janeiro ª Edição

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Janeiro ª Edição GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO eiro 2019 32ª Edição Resumo Executivo Este documento foi desenvolvido pelo Sindigás com o objetivo de compilar dados públicos do mercado brasileiro

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento 2012

Panorama do setor de Gás LP em movimento 2012 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Panorama do setor de Gás LP em

Leia mais

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES Aspectos da Regulamentação do setor de GLP Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública

Leia mais

Inspeção de fundo. Recipientes Industriais. Felipe Alexandre Paiva Feitosa

Inspeção de fundo. Recipientes Industriais. Felipe Alexandre Paiva Feitosa Inspeção de fundo Recipientes Industriais Flávio Pastorello - Felipe Alexandre Paiva Feitosa Antonio Damiani - Ultragaz Ultragaz Transmac Breve histórico das empresas envolvidas Este projeto foi desenvolvido

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO AGOSTO 2018 32ª Edição Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. JUNHO ª Edição

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. JUNHO ª Edição PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO JUNHO 2018 31ª Edição 1 Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

- PORTARIA MINFRA Nº 843, DE DOU 1º

- PORTARIA MINFRA Nº 843, DE DOU 1º - PORTARIA MINFRA Nº 843, DE 31.10.1990 - DOU 1º.11.1990 RESOLVE: Autorizar, às pessoas jurídicas, o exercício da atividade de distribuidor de Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP). Nota: A Portaria MME nº

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. AGOSTO ª Edição

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. AGOSTO ª Edição PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO AGOSTO 2017 27ª Edição 1 Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. OUTUBRO ª Edição

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. OUTUBRO ª Edição PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO OUTUBRO 2017 28ª Edição 1 Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

REQUALIFICAÇÃO DE RECIPIENTES NO BRASIL, UM PROGRAMA DE SUCESSO!

REQUALIFICAÇÃO DE RECIPIENTES NO BRASIL, UM PROGRAMA DE SUCESSO! REQUALIFICAÇÃO DE RECIPIENTES NO BRASIL, UM PROGRAMA DE SUCESSO! LUIZ ANTONIO DANIELE DAL Consultoria e Gestão Empresarial Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo Associadas

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. FEVEREIRO ª Edição

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. FEVEREIRO ª Edição PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO FEVEREIRO 2018 29ª Edição Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. ABRIL ª Edição

PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. ABRIL ª Edição PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO ABRIL 2018 30ª Edição 1 Resumo executivo Este estudo foi elaborado com o objetivo de entender melhor o mercado brasileiro de GLP no que se refere à evolução de consumo,

Leia mais

Válvula Bloqueadora. Felipe Alexandre Paiva Feitosa

Válvula Bloqueadora. Felipe Alexandre Paiva Feitosa Válvula Bloqueadora Marcos C. Siqueira Mirko Hlebanja Felipe Alexandre Paiva Feitosa Ultragaz Drava Metais Ultragaz Breve histórico das empresas envolvidas Este projeto foi desenvolvido através de uma

Leia mais

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Maio ª Edição

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Maio ª Edição GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO Maio 2019 3ª Edição Resumo Executivo Este documento foi desenvolvido pelo Sindigás com o objetivo de compilar dados públicos do mercado brasileiro

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Consolidado ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Consolidado ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Panorama do setor de Gás LP em

Leia mais

Central Móvel para Eventos Temporários. Categoria Projetos de Instalações

Central Móvel para Eventos Temporários. Categoria Projetos de Instalações Central Móvel para Eventos Temporários Categoria Projetos de Instalações Participantes: Antônio Ricardo Batista Alves ARBA-Engenharia Antônio Carlos Pereira Basílio Ultragaz Darlene Gomes Souza Ultragaz

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 14, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 14, DE DOU RESOLUÇÃO ANP Nº 14, DE 06-07-2006 DOU 07-07-2006 O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso de suas atribuições, tendo em vista as disposições da Lei

Leia mais

PORTARIA Nº 0843, DE 31 DE OUTUBRO DE 1990

PORTARIA Nº 0843, DE 31 DE OUTUBRO DE 1990 MINISTÉRIO DA INFRA-ESTRUTURA PORTARIA Nº 0843, DE 31 DE OUTUBRO DE 1990 RESOLVE: Autorizar, às pessoas jurídicas, o exercício da atividade de distribuidor de Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP). O MINISTRO

Leia mais

Tinta de Secagem Rápida

Tinta de Secagem Rápida Tinta de Secagem Rápida Uma tinta desenvolvida para uso em dias de chuva Categoria: Produção Flávio Pastorello Ultragaz Marcos Cesar Siqueira Ultragaz Mauro Matsuda Ultragaz Wellington Melo Ultragaz William

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Mercado Brasileiro de Gás LP Panorama

Leia mais

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017 PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017 TÍTULO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA WEB PARA ACOMPANHAMENTO DOS RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE AÇO PARA GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) PARA

Leia mais

Novo bico de enchimento dos recipientes industriais (P-20 e P-45) Categoria - Produção e S.S.M.A.

Novo bico de enchimento dos recipientes industriais (P-20 e P-45) Categoria - Produção e S.S.M.A. Novo bico de enchimento dos recipientes industriais (P-20 e P-45) Categoria - Produção e S.S.M.A. Ultragaz Diogo Malfi da Silva Flavio Pastorello Marcio Carrara Breve histórico das empresas envolvidas

Leia mais

Limpador de válvula P13

Limpador de válvula P13 Limpador de válvula P13 Um sistema de limpeza automática que aspira lacres, etiquetas e demais resíduos sólidos depositados nas válvulas. Categoria: Produção Flávio Pastorello Ultragaz Mauro Matsuda Ultragaz

Leia mais

O gás extrapola a cozinha Seg, 06 de Setembro de :16 - Última atualização Seg, 06 de Setembro de :16

O gás extrapola a cozinha Seg, 06 de Setembro de :16 - Última atualização Seg, 06 de Setembro de :16 Fonte: Jornal do Comércio Jefferson Klein As empresas do segmento de gás LP (liquefeito de petróleo) trabalham em estratégias para que cada vez mais o produto amplie sua utilização e não fique apenas na

Leia mais

O Novo Marco Regulatório da Indústria do. Gás Natural no Brasil e seus Desafios

O Novo Marco Regulatório da Indústria do. Gás Natural no Brasil e seus Desafios Seminário Latino-Americano e do Caribe de Petróleo e Gás O Novo Marco Regulatório da Indústria do Gás Natural no Brasil e seus Desafios Helder Queiroz Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural

Leia mais

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Março ª Edição

GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO. Março ª Edição GLP EM MOVIMENTO PANORAMA DO SETOR DE GLP EM MOVIMENTO Março 2019 33ª Edição Resumo Executivo Este documento foi desenvolvido pelo Sindigás com o objetivo de compilar dados públicos do mercado brasileiro

Leia mais

Estudo sobre a pesagem dos botijões de 13 kg vazios que retornam do consumidor

Estudo sobre a pesagem dos botijões de 13 kg vazios que retornam do consumidor Estudo sobre a pesagem dos botijões de 13 kg vazios que retornam do consumidor Categoria: Produção Participantes: SINDIGÁS - SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Janeiro ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Janeiro ª Edição Panorama do setor de Gás LP em movimento Janeiro 2015 12ª Edição 700.000 600.000 500.000 400.000 300.000 200.000 100.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 600.535 455.197 470.100 455.324 414.118

Leia mais

Projetos de Instalações

Projetos de Instalações Prêmio GLP Inovação 2014 Skid Homogeneizador Categoria: Projetos de Instalações 1/9 Skid Homogeneizador categoria Projetos de Instalações Breve histórico da empresa Sobre a Liquigás A Liquigás, uma empresa

Leia mais

CILINDRO P-5 PARA UTILIZAÇÃO DA FASE LÍQUIDA DO GÁS LP

CILINDRO P-5 PARA UTILIZAÇÃO DA FASE LÍQUIDA DO GÁS LP Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2016 CILINDRO P-5 PARA UTILIZAÇÃO DA FASE LÍQUIDA DO GÁS LP Categoria: Inovação INTRODUÇÃO Liquigás Distribuidora A Liquigás Distribuidora S.A. é uma sociedade anônima

Leia mais

Soluções estratégicas em economia

Soluções estratégicas em economia Soluções estratégicas em economia Impactos Econômicos da Resolução 05/15 da ANP Fórum Permanente do Gás LP 7º Encontro Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2015 Resolução n 05/15 da ANP Obrigatoriedade de formação

Leia mais

Sistema de gerenciamento de produção

Sistema de gerenciamento de produção Sistema de gerenciamento de produção Sistema de gestão da produção de envase P-13 e Industrial. Categoria: Gestão Flávio Pastorello - Ultragaz Mauro Mamoru Matsuda - Ultragaz Rodrigo Fernandes de Castro

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro 2015 17ª Edição 700.000 600.000 500.000 400.000 300.000 200.000 100.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 600.535 455.197 470.100 455.324 414.118

Leia mais

Panorama do setor de GLP em movimento Junho ª Edição

Panorama do setor de GLP em movimento Junho ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Mercado Brasileiro de Gás LP Panorama

Leia mais

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 BLOCO III INFRAESTRUTURA: desafios para o abastecimento Luiz Theodoro

Leia mais

Iluminação do tipo LED de áreas interna e externa para Bases de Produção

Iluminação do tipo LED de áreas interna e externa para Bases de Produção PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA *Edição 2016* Participante: Cia Ultragaz S.A. Categoria: Infraestrutura Título: Iluminação do tipo LED de áreas interna e externa para Bases de Produção Participantes:

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril ª Edição Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril 2016 19ª Edição 700.000 600.000 500.000 400.000 300.000 200.000 100.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 600.535 455.197 470.100 455.324 414.118

Leia mais

Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP. Encontro Técnico do GLP de de dezembro de 2015 São Paulo - SP

Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP. Encontro Técnico do GLP de de dezembro de 2015 São Paulo - SP Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP Encontro Técnico do GLP de 2015 09 de dezembro de 2015 São Paulo - SP Fiscalização do Abastecimento 2 Agentes Econômicos Sujeitos à Fiscalização

Leia mais

(17) (17) (17)

(17) (17) (17) Junho - 2017 Missão da empresa: A Calipe Comercial Ltda. - ME é uma empresa atacadista, que possui sede própria sediada e fundada em São José do Rio Preto, no noroeste paulista, desde 1990. A Empresa comercializa

Leia mais

QUADRO DE REGULAGEM PARA VAZÕES ACIMA DE 500 KG/H COM DECANTADOR DE GLP CONTENDO BÓIA DE SEGURANÇA CONTRA A PASSAGEM DE GLP NA FASE LÍQUIDA

QUADRO DE REGULAGEM PARA VAZÕES ACIMA DE 500 KG/H COM DECANTADOR DE GLP CONTENDO BÓIA DE SEGURANÇA CONTRA A PASSAGEM DE GLP NA FASE LÍQUIDA PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015 QUADRO DE REGULAGEM PARA VAZÕES ACIMA DE 500 KG/H COM DECANTADOR DE GLP CONTENDO BÓIA DE SEGURANÇA CONTRA A PASSAGEM DE GLP NA FASE LÍQUIDA PARTICIPANTES: - RODRIGO

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Fevereiro ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Fevereiro ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Mercado Brasileiro de Gás LP Panorama

Leia mais

Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP

Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP AGENDAApresentação Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP Brasília 06-06- 2.008 Eng. Marcos C. Siqueira AGENDA Agenda Panorama Geral Situação Atual - Conciliação Etapas

Leia mais

verdades sobre o preço do GLP

verdades sobre o preço do GLP 10 verdades sobre o preço do GLP Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública 1 No Brasil, de acordo com o IBGE, 95% dos lares utilizam o GLP para cocção. O setor de GLP é considerado

Leia mais

Sistema de gerenciamento de produção

Sistema de gerenciamento de produção Sistema de gerenciamento de produção Sistema de gestão da produção de envase P-13 e Industrial. Categoria: Gestão Flávio Pastorello - Ultragaz Mauro Mamoru Matsuda - Ultragaz Rodrigo Fernandes de Castro

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Dezembro ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Panorama do setor de Gás LP em

Leia mais

Estudo sobre o Dimensionamento de Estoques nas Cadeias de Gás LP

Estudo sobre o Dimensionamento de Estoques nas Cadeias de Gás LP PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2016 Estudo sobre o Dimensionamento de Estoques nas Cadeias de Gás LP Categoria: Infraestrutura Participantes: SINDIGÁS - SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS

Leia mais

Limpador de válvula P13

Limpador de válvula P13 GRUPO ULTRA S.A Limpador de válvula P13 Prêmio GLP - Inovação 30/09/2013 Gerência de Produção Base de Produção Barueri Vinicius Ibiapino Dione Carlos Aldo Cesar Cleber Monteiro Ailton Paixão Ricardo dos

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril ª Edição Panorama do setor de Gás LP em movimento Abril 2015 13ª Edição 700.000 600.000 500.000 400.000 300.000 200.000 100.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 600.535 455.197 470.100 455.324 414.118

Leia mais

Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP

Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP CIA ULTRAGAZ Sistema de secagem a Baixas temperaturas Categoria Aplicações de Gás LP Participantes: Cesar Nagumo Novas Aplicações - Ultragaz Denis Monteiro Novas Aplicações - Ultragaz Jonas Bordignon MM

Leia mais

TÍTULO: GUIA DE REFERÊNCIA REGULAMENTAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE DESTROCA DE RECIPIENTES

TÍTULO: GUIA DE REFERÊNCIA REGULAMENTAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE DESTROCA DE RECIPIENTES PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017 TÍTULO: GUIA DE REFERÊNCIA REGULAMENTAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE DESTROCA DE RECIPIENTES CATEGORIA: GESTÃO PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017 TÍTULO:

Leia mais

Panorama do setor de Gás LP em movimento Agosto ª Edição

Panorama do setor de Gás LP em movimento Agosto ª Edição 21,261 24,672 28,197 31,013 33,350 34,678 36,651 6,341 6,543 6,827 7,394 8,184 8,609 9,764 9,967 10,210 10,250 7,455 7,678 7,880 8,103 8,306 8,528 8,731 8,954 9,177 9,399 Panorama do setor de Gás LP em

Leia mais

SEÇÃO 3 - COMERCIALIZAÇÃO

SEÇÃO 3 - COMERCIALIZAÇÃO SEÇÃO 3 - COMERCIALIZAÇÃO Distribuição de Derivados de Petróleo 3.1 Bases de Distribuição 3.2 Vendas das Distribuidoras Revenda de Derivados de Petróleo 3.3 Postos Revendedores 3.4 Transportadores-Revendedores-Retalhistas

Leia mais

A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS

A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS Montevideo, 12 de novembro de 2009. Cenário do Brasil o Área - 8.5 milhões de km 2 o 2007: População

Leia mais

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. *Edição 2015*

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. *Edição 2015* PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA *Edição 2015* Participante: Categoria: Cia Ultragaz S.A. Logística Título Previsibilidade da Conta Frete 2 PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA *Edição 2015* Participante:

Leia mais

4 Logística da Indústria do Petróleo

4 Logística da Indústria do Petróleo 4 Logística da Indústria do Petróleo Este capítulo vai apresentar as características da logística do petróleo no Brasil, sua distribuição, transporte e localização geográfica das refinarias e bases de

Leia mais

Licitação de Gasodutos de Transporte

Licitação de Gasodutos de Transporte Mesa Redonda sobre Energia no Brasil : O inicio de uma nova era energética? Licitação de Gasodutos de Transporte Melissa Cristina Mathias José Cesário Cecchi Superintendência de Comercialização e Movimentação

Leia mais

PRÊMIO GLP DE INOVAÇAO E TECNOLOGIA PROJETO: Balsa de armazenamento de recipientes para Gás LP. CATEGORIA: Projeto de instalações

PRÊMIO GLP DE INOVAÇAO E TECNOLOGIA PROJETO: Balsa de armazenamento de recipientes para Gás LP. CATEGORIA: Projeto de instalações PRÊMIO GLP DE INOVAÇAO E TECNOLOGIA 2012 PROJETO: Balsa de armazenamento de recipientes para Gás LP CATEGORIA: Projeto de instalações AUTOR(ES): Comitê de Inovação da Fogás 1. Breve Histórico 2. Problemas

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

Oportunidades do GLP no Brasil

Oportunidades do GLP no Brasil Oportunidades do GLP no Brasil GLP no Brasil: a indústria do GLP :: 100% do território nacional :: 95% residências :: 56 milhões de lares :: 33 milhões de botijões vendidos mensalmente :: 7,1 milhões de

Leia mais

Disciplina: Logística Empresarial Professor: Guillermo Asper Alunos: Alexandre Helou Manoella Alves Marisa Nepomuceno Grupo Roxo A PETROBRAS

Disciplina: Logística Empresarial Professor: Guillermo Asper Alunos: Alexandre Helou Manoella Alves Marisa Nepomuceno Grupo Roxo A PETROBRAS Universidade de Brasília UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação FACE Departamento de Administração ADM Disciplina: Logística Empresarial Professor:

Leia mais

TRANSVASO MONITORADO

TRANSVASO MONITORADO TRANSVASO MONITORADO Prêmio GLP - Inovação Categoria PROJETOS DE INSTALAÇÕES Empresa: CIA ULTRAGAZ S/A Autores: Eng. William Digilio Alves Marcos Vinicius Deusdara Costa Ultragaz Breve histórico da empresa

Leia mais

Estudo Técnico sobre a Utilização do Gás LP em Equipamentos com uso Restrito por Resolução da ANP

Estudo Técnico sobre a Utilização do Gás LP em Equipamentos com uso Restrito por Resolução da ANP Estudo Técnico sobre a Utilização do Gás LP em Equipamentos com uso Restrito por Resolução da ANP Categoria: Aplicações do GLP Participantes: SINDIGÁS - SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE

Leia mais

São Paulo quer mudar a matriz energética brasileira com a ampliação do uso do gás natural

São Paulo quer mudar a matriz energética brasileira com a ampliação do uso do gás natural Agência de Notícias Brasil-Árabe - SP 30/01/2004-07:00 São Paulo quer mudar a matriz energética brasileira com a ampliação do uso do gás natural Após a descoberta, pela Petrobras, de uma enorme jazida

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011

RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011 O Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, no uso de suas atribuições,

Leia mais

VAPORIZADOR HIBRIDO ATMOSFÉRICO E ELÉTRICO (PROTÓTIPO)

VAPORIZADOR HIBRIDO ATMOSFÉRICO E ELÉTRICO (PROTÓTIPO) PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015 VAPORIZADOR HIBRIDO ATMOSFÉRICO E ELÉTRICO (PROTÓTIPO) PARTICIPANTES: - RODRIGO NEVES - COPAGAZ - VANDERLEI MARCELINO VM TECNOLOGIA CATEGORIAS: - PROJETOS DE INSTALAÇÕES

Leia mais

Sistema Eletrônico Automático para Leitura da Tara do Recipiente

Sistema Eletrônico Automático para Leitura da Tara do Recipiente GRUPO ULTRA S.A Sistema Eletrônico Automático para Leitura da Tara do Recipiente Prêmio GLP - Inovação Categoria - Produção Gerência de Produção Corporativa -Flavio Pastorello - José Antonio Trevine -

Leia mais

Programa Temático 2022 Combustíveis

Programa Temático 2022 Combustíveis Programa Temático 2022 Combustíveis Objetivo 0054 Expandir e modernizar o parque nacional de refino e adequar a infraestrutura industrial no exterior, de modo a buscar atender integralmente o mercado interno

Leia mais

Estação de tratamento de água

Estação de tratamento de água Estação de tratamento de água Um sistema para tratamento de água proveniente de processos industriais Categoria: Meio Ambiente Flávio Pastorello Ultragaz Mauro Matsuda Ultragaz Wellington Melo Ultragaz

Leia mais

Equipamento para promover a retirada de resíduos internos dos Recipientes P20 e P-16 utilizados em empilhadeiras

Equipamento para promover a retirada de resíduos internos dos Recipientes P20 e P-16 utilizados em empilhadeiras Equipamento para promover a retirada de resíduos internos dos Recipientes P20 e P-16 utilizados em empilhadeiras Melhoria na retirada de resíduos internos em recipientes P-16 e P-20 que podem causar danos

Leia mais

CATEGORIA: LOGÍSTICA

CATEGORIA: LOGÍSTICA PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017 TÍTULO: VIABILIDADE DO AUMENTO DA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA NO TRANSPORTE DE GÁS LP GRANEL CATEGORIA: LOGÍSTICA PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2017

Leia mais

Categoria: Segurança

Categoria: Segurança PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2014 COMPANHIA ULTRAGAZ S/A. Sistema para distanciar recipientes de GLP tipo P13 durante carregamento em lanças telescópicas Categoria: Segurança 12/08/2014 Participantes:

Leia mais

Taller de Estadísticas Energéticas TALLER DE ESTADÍSTICAS ENERGÉTICAS JOINT OIL DATA INITIATIVE (JODI)

Taller de Estadísticas Energéticas TALLER DE ESTADÍSTICAS ENERGÉTICAS JOINT OIL DATA INITIATIVE (JODI) Taller de Estadísticas Energéticas TALLER DE ESTADÍSTICAS ENERGÉTICAS JOINT OIL DATA INITIATIVE (JODI) Ney Cunha Superintendente Adjunto de Planejamento e Pesquisa da ANP 1 APRESENTAÇÃO Indústria do Petróleo

Leia mais

34º Congresso da AIGLP. GLP no Brasil. Francisco Nelson Castro Neves Superintendente de Fiscalização do Abastecimento. 21 de março de 2019

34º Congresso da AIGLP. GLP no Brasil. Francisco Nelson Castro Neves Superintendente de Fiscalização do Abastecimento. 21 de março de 2019 34º Congresso da AIGLP GLP no Brasil Francisco Nelson Castro Neves Superintendente de Fiscalização do Abastecimento 21 de março de 2019 A AGÊNCIA MISSÃO Regular as atividades econômicas das indústrias

Leia mais

PROJETOS DE INSTALAÇÕES

PROJETOS DE INSTALAÇÕES Central Inteligente Prêmio GLP - Inovação Categoria PROJETOS DE INSTALAÇÕES Empresa: Companhia Ultragaz S/A Parceiro: A Machado Me Autores: Laércio Rodrigues da Silva Amauri Machado Breve histórico das

Leia mais

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS Rosângela Moreira de Araujo Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos Atribuições da ANP Lei 9.478, de 06 de agosto de 1997 - implementar a política nacional de petróleo e gás g natural,

Leia mais

O Dia, 19 de junho de Por: Martha Imenes

O Dia, 19 de junho de Por: Martha Imenes O Dia, 19 de junho de 2019 Agência altera regulamento e preço do gás natural deve cair no Rio Com nova regulamentação, empresas poderão construir os próprios dutos. Faixa de consumidor livre cai de 100

Leia mais

Aspectos regulatórios envolvendo o Gás para Crescer: Distribuição e Comercialização

Aspectos regulatórios envolvendo o Gás para Crescer: Distribuição e Comercialização Aspectos regulatórios envolvendo o Gás para Crescer: Distribuição e Comercialização Carina Lopes Couto Superintendente de Regulação dos Serviços de Gás Canalizado Agenda Histórico Gás Para Crescer: Contextualização

Leia mais

Petrobras eleva preço da gasolina em 2,25% nas refinarias

Petrobras eleva preço da gasolina em 2,25% nas refinarias Petrobras eleva preço da gasolina em 2,25% nas refinarias Petrobras anunciou a elevação de 2,25% no preço da gasolina comercializada nas refinarias. Com a alta, o litro da gasolina A nas refinarias passará

Leia mais

Melhorias no Processo

Melhorias no Processo PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - EDIÇÃO 2015 - Melhorias no Processo de Requalificação de Recipientes Transportáveis de Gás LP de 13 kg PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2015 PARTICIPANTES:

Leia mais

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROJETO: Maior Capacidade de GLP a Granel no Brasil. CATEGORIA: Logística

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROJETO: Maior Capacidade de GLP a Granel no Brasil. CATEGORIA: Logística PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015 PROJETO: Maior Capacidade de GLP a Granel no Brasil CATEGORIA: Logística AUTOR (ES): Comitê de Inovação da Fogás 1. Breve Histórico História A família Benchimol

Leia mais

RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO Ano II - Nº 17 - Dezembro

RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO Ano II - Nº 17 - Dezembro RELATÓRIO ABEGÁS MERCADO E DISTRIBUIÇÃO Ano II - Nº 17 - Dezembro - 2008 Sumário Panorama... 4... 5 Expediente Diretoria Executiva ABEGÁS - Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado

Leia mais

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP MATERIAL DIDÁTICO Termos de uso Este material é parte do treinamento de Obrigações Legais do Revendedor de Gás LP, ministrado pela Escola do Gás através

Leia mais

Fórum Permanente do Gás LP 6º Encontro. Introdução ao Gás LP Eng. Fernando Cörner, D.Sc. Consultor de Desenvolvimento CIA. ULTRAGAZ S.A.

Fórum Permanente do Gás LP 6º Encontro. Introdução ao Gás LP Eng. Fernando Cörner, D.Sc. Consultor de Desenvolvimento CIA. ULTRAGAZ S.A. Fórum Permanente do Gás LP 6º Encontro Introdução ao Gás LP Eng. Fernando Cörner, D.Sc. Consultor de Desenvolvimento CIA. ULTRAGAZ S.A. Centro de Convenções Brasil 21 Brasília - DF, 24/03/2014 Gás Liquefeito

Leia mais

sobre o preço do GLP empresarial

sobre o preço do GLP empresarial 10verdades sobre o preço do GLP empresarial Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública 1 No Brasil, de acordo com o IBGE, 95% dos lares utilizam o GLP para cocção, por isso é considerado

Leia mais

MÁQUINA DE RETIRADA DE VÁLVULA P13

MÁQUINA DE RETIRADA DE VÁLVULA P13 PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2017 MÁQUINA DE RETIRADA DE VÁLVULA P13 Categoria: Processo Participantes: Eduardo Pereira Soares - Base de Produção de Capuava Jose Antônio Roberto - Base de Produção

Leia mais

Ultrapar Participações S.A.

Ultrapar Participações S.A. Ultrapar Participações S.A. 3 rd Itaú BBA Commodities Conference Setembro 2011 1 > Previsões acerca de eventos futuros Este documento pode conter previsões acerca de eventos futuros. Tais previsões refletem

Leia mais

Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados

Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (SFI) São Paulo, 18/05/2017

Leia mais

Desafios e Oportunidades no Setor Sucroenergético: Perspectivas para os produtos derivados da cana-de-açúcar

Desafios e Oportunidades no Setor Sucroenergético: Perspectivas para os produtos derivados da cana-de-açúcar Desafios e Oportunidades no Setor Sucroenergético: Perspectivas para os produtos derivados da cana-de-açúcar Paulo Andrés Trucco da Cunha Jales, 07 de Outubro de 2016. Índice 1ª Ciclo da Cana-de-açúcar

Leia mais

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos"

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos" Tema: Energia Legislação Federal INCIDÊNCIA FRENTE ÀS Decreto-Lei nº 4.295, de 13.05.1942, que estabelece

Leia mais

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO MENSAL ACOMPANHAMENTO DE CONJUNTURA: GÁS E TERMOELÉTRICAS 1 FEVEREIRO DE 2012 Nivalde J. de Castro Daniel C. L. Langone Índice 1-OFERTA

Leia mais

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA

BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA BRASIL INFRAESTRUTURA BÁSICA TRANSPORTES FONTES DE ENERGIA TELECOMUNICAÇÕES O principal meio de transporte no Brasil é o rodoviário, responsável por cerca de 60% dos deslocamentos de cargas. TRANSPORTES

Leia mais

ENG-ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO

ENG-ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO ENG-ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO SISTEMAS DE PRODUÇÃO, REFINO E TRANSPORTE DE PETRÓLEO SENAI-RJ HISTORICO DO PETROLEO Prof. Dr. Ricardo N. AYUP ZOUAIN ricardo.ayup@ufrgs.br 02 de dezembro de 2011 1.1. HISTÓRICO

Leia mais

Programa Acidente Zero

Programa Acidente Zero Programa Acidente Zero Prêmio GLP - Inovação Categoria Saúde Ocupacional 22/09/2016 Autores do Projeto Filial: Barueri Aldo Cesar Cerqueira Carlos Henrique Laé Dione Carlos Oliveira Juliana Porto Heloiza

Leia mais

BLOCO III INFRAESTRUTURA: desafios para o abastecimento

BLOCO III INFRAESTRUTURA: desafios para o abastecimento BLOCO III INFRAESTRUTURA: desafios para o abastecimento 8 de março de 2017 Observância às normais concorrenciais Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Sindigás obedecem às normas previstas no

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gandu publica:

Prefeitura Municipal de Gandu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1994 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preço Nº 017/2018 - Processo Administrativo Nº 070/2018 - Pregão Presencial Nº 006/2018/SRP - Objeto: Gás Cozinha.

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU 1 de 4 27/12/2016 16:09 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE 20.12.2011 - DOU 22.12.2011 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL

Leia mais

II SEMINÁRIO BIODIESEL

II SEMINÁRIO BIODIESEL II SEMINÁRIO BIODIESEL Associação Pernambucana de Ciências Agronômicas Recife, 4 de maio de 2010 Meio Ambiente, Crédito de Carbono e Qualidade de Vida Mauro Motta Laporte ANP SFI/NE O QUE É A ANP (Lei

Leia mais

Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS. Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO

Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS. Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Portaria Interministerial nº /MME/MCT/MDIC fl. 1 Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Art.

Leia mais

CUT-Central Única dos Trabalhadores FUP Federação Única dos Petroleiros

CUT-Central Única dos Trabalhadores FUP Federação Única dos Petroleiros Seminário Conteúdo Local no Setor Petroleo Impactos Sobre o Emprego na cadeia Produtiva do Setor Petróleo Brasilia Camara Federal 27.11.2012 João Antônio de Moraes Coordenador Geral FUP www.cut.org.br

Leia mais