Substantivos são palavras variáveis que designam seres visíveis ou não, animados ou não ações, estados, sentimentos, desejos, ideias.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Substantivos são palavras variáveis que designam seres visíveis ou não, animados ou não ações, estados, sentimentos, desejos, ideias."

Transcrição

1 SUBSTANTIVO

2 Substantivos são palavras variáveis que designam seres visíveis ou não, animados ou não ações, estados, sentimentos, desejos, ideias. AMOR

3 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às pessoas Elisa Marcos

4 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às qualidades A beleza das flores. A grandeza do mundo.

5 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos sentimentos A amizade. O amor.

6 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos objetos Os tênis. A caixa.

7 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos lugares. O aeroporto. A lanchonete.

8 Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: a todos os seres vivos, sejam reais ou imaginários. O saci A fada O Papai Noel O homem

9 PALAVRA SUBSTANTIVADA Todas as classes gramaticais podem ser substantivadas, dentro de um contexto linguístico, bastando, para isso, antepor-lhes um artigo. Era-lhe familiar o canto matinal e o amanhecer.

10 Outros exemplos: No Rio, flaflu pode ser sinônimo de confusão. Pode dar flaflu na festa, na praia, no cinema... Mas aqui não tem nada de confuso. É só combinar o liso e o listrado, o preto e o branco, o vermelho e o verde. Faz parte do jogo. In Revista Capricho, nº 9, 1991.

11 CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO Os substantivos classificam-se em: comuns próprios concretos abstratos coletivos

12 Substantivos comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo. bolo açúcar

13 Substantivos próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentro da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula. Japão Campinas

14 Substantivos concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir. Enfim, designam seres de existência independente, sejam reais ou fictícios. A beleza (substantivo abstrato) existe na pessoa ou coisa que é bela. O amor (substantivo abstrato) existe na pessoa que ama.

15 Em geral, substantivo abstrato deriva de verbo ou adjetivo. belo beleza amar - amor

16 Só na frase, dentro de um contexto, pode-se classificar um substantivo como concreto ou abstrato. A palavra isolada pode confundir. A construção daquele prédio demorou um ano. Aquela construção tem dois andares.

17 RESPONDA: Os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos (Deus, saci, sereia etc) são substantivos abstratos ou concretos?

18 RESPOSTA: Os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos são considerados concretos porque são tomados sempre como seres dotados de vida própria.

19 Substantivos coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma espécie. ANTOLOGIA PINACOTECA Conjunto de trechos literários em prosa ou em verso Conjunto de pinturas, telas

20 Pinacoteca de São Paulo

21 COLETIVOS HEMEROTECA CÁFILA / RÉCUA Coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série Conjunto de camelos

22 COLETIVOS ARMADA FROTA de navios de guerra de caminhões de transporte, navios de guerra

23 COLETIVOS ESQUADRILHA PANAPANÁ / PANAPANÃ Conjunto de aviões Conjunto de borboletas

24 COLETIVOS RESMA REVOADA Conjunto de 500 folhas de papel Conjunto de pássaros

25 CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO QUANTO À FORMAÇÃO Primitivos Derivados Simples Compostos

26 Substantivos primitivos são aqueles que dão origem a outras palavras. livro + -aria livro livraria

27 Substantivos derivados são os que se originam de outras palavras. árvore + -edo árvore arvoredo

28 pedreg- + -ulho pedra pedregulho

29 Substantivos simples: são os formados por apenas uma palavra. Homem

30 Substantivos compostos: são formados por mais de uma palavra. lobisomem lobo + homem Alteração do latim lupus homo, homem lobo.

31 Função sintática do substantivo O substantivo figura na frase como núcleo das seguintes funções sintáticas: - sujeito; - objeto direto; - objeto indireto; - predicativo do sujeito e do objeto; - complemento nominal; - adjunto adverbial; - agente da passiva; - aposto e - vocativo.

32 Recebemos a participação de seu casamento. FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

33 Recebemos a participação de seu casamento. Núcleo do objeto direto e do complemento nominal FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

34 Demonstra por mim um amor de mãe. FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

35 Demonstra por mim um amor de mãe. Núcleo do objeto direto e do adjunto adnominal FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

36 EXERCÍCIOS

37 1. Substitua nas frases a seguir a palavra e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo: O juiz exigiu que a partida terminasse. O juiz exigiu o término da partida.

38 a) O piloto espera que os passageiros compreendam. b) Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem. c) Ela só queria que os filhos se divertissem. d) O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente. e) Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais. f) A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato. g) O juiz exigiu que os sem-terras devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.

39 Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade, FAMÍLIA, e a seguir responda às questões propostas. Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo.

40 A família (1980), Fernando Botero (pintor colombiano). O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

41 Fernando Botero pintor colombiano.

42 Carlos Drummond de Andrade

43 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. 1. O poema é construído a partir de um processo chamado enumeração, que consiste numa exposição ou relação metódica de vários elementos. a) Que classe de palavras predomina nessa enumeração? b) Como consequência, o texto é predominantemente nominal ou verbal? A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

44 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. 2. Na 1ª estrofe, entre os membros da família são mencionados a mulher, as crianças, os empregados, os animais. Só não é mencionado explicitamente o homem, que também deve fazer parte da família. a) Levante hipóteses: Por que, provavelmente, a menção ao homem não foi explicitada? A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde A mulher que trata de tudo e a felicidade.

45 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. b) Apesar de o homem não ter sido mencionado de modo explícito, é possível metonimicamente supor sua presença, por meio de alguns nomes. Levante hipóteses: Que substantivos podem estar relacionados ao homem? A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

46 3. O poema está organizado em três partes, correspondentes a três estrofes. Em cada uma delas são mencionados certos aspectos da família retratada. Compare essas estrofes, observando os substantivos empregados em cada uma delas e assinale as afirmativas corretas.

47 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. a) Na 1ª estrofe, são mencionados alguns dos seres que vivem na família, incluindose os empregados e até os animais. b) A 2ª estrofe em parte caracteriza os objetos e, em parte, os hábitos e costumes da família. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

48 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. c) Os hábitos familiares continuam sendo caracterizados na 3ª estrofe, que também descreve o relacionamento social dos membros da família. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

49 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. 4. Na enumeração de seres animados e inanimados, apenas um deles, a mulher, se repete em todas as estrofes, sempre acompanhado da oração adjetiva que trata de tudo. De acordo com o sentido geral do texto, que papel tem a mulher nessa família? A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

50 5. Observe que, no poema, predominam substantivos, quase todos concretos. Note, no entanto, que, na última estrofe, depois de repetir mais uma vez A mulher que trata de tudo, acrescentou-se o verso: e a felicidade. a) Que novos sentidos esse substantivo acrescenta ao texto? b) Levante hipóteses: Sabendo-se que uma parte dos substantivos abstratos denomina sentimentos, aspirações e ações, por que a felicidade estaria associada à mulher?

51 FLEXÃO DO SUBSTANTIVO Gênero: masculino e feminino

52 Gênero do substantivo A flexão do gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou pelo acréscimo da desinência a: lobo loba mestre mestra autor autora

53 EXCEÇÕES avô avó órfão órfã leão leoa valentão valentona

54 SUBSTANTIVOS UNIFORMES Há substantivos que têm uma única forma para indicar os gêneros: epiceno; comum-de-dois gêneros e sobrecomum.

55 EPICENO Designa animais e algumas plantas e possui uma só forma para o gênero. Para indicar o sexo, usam-se as palavras macho e fêmea. mamão macho mamão fêmea

56 EPICENO a cobra macho a cobra fêmea

57 Comum-de-dois Possui apenas uma forma para indicar ambos os gêneros. Para distingui-los, usamos os artigos o diante do masculino e a diante do feminino. a pianista o pianista

58 SOBRECOMUM Possui uma única forma um só gênero para designar pessoas de ambos os sexos. a criança a pessoa

59 SOBRECOMUM a vítima o apóstolo

60 RESPONDA: O que é correto: presidente ou presidenta?

61 RESPONDA: O feminino de elefante é elefoa?

62 Atenção!! O elefante não se dá bem com a elefoa O título deste post teve a intenção de, por meio de uma brincadeira, dizer que não existe o substantivo feminino elefoa. Claro que é comum muita gente falar assim, mas não é o correto.

63 Há substantivos cujo sentido varia com a mudança de gênero o grama a grama unidade de massa relva

64 o rádio a rádio aparelho a estação emissora

65 o capital a capital dinheiro cidade principal do estado

66 o cabeça a cabeça o chefe parte do corpo

67 o moral a moral ânimo bons costumes

68 SÃO MASCULINAS: Palavras que oferecem dúvidas quanto ao gênero o alvará o dó (= pena) o eclipse o antílope o lança-perfume o plasma o champanha o formicida o guaraná

69 Não confunda! Agravamento substantivo masculino Agravante adjetivo e substantivo feminino.

Morfossintaxe: forma e função

Morfossintaxe: forma e função O Substantivo Substantivo são palavras que designam seres visíveis ou não -, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. Morfossintaxe: forma e função Falar é uma atividade tão habitual e natural, que

Leia mais

SUBSTANTIVOS CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO

SUBSTANTIVOS CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO SUBSTANTIVOS CLASSIFICAÇÃO E FLEXÃO Antônio é uma padeiro muito distraído, vive esquecendo o nome do que faz em seu estabelecimento. Na cozinha, ele prepara a massa. De tempos em tempos, ele fala para

Leia mais

Substantivos. Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro.

Substantivos. Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro. Classes Gramaticais Substantivos Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro. Objetos: Compraram livros / Acredita-se em duendes. Complemento

Leia mais

SUBSTANTIVO. Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho

SUBSTANTIVO. Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho SUBSTANTIVO Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho Não há oposição ou diferenças entre os autores quanto à divisão e descrição das classes gramaticais. Segundo Cegalla (2000), há dez classes de palavras

Leia mais

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos SUBSTANTIVO Profa. Luana Lemos CONCEITO Dá-se o nome de SUBSTANTIVO a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras podem ser simples,

Leia mais

AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso CLASSES GRAMATICAIS São reconhecidas normativamente dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos: substantivo;

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves SUBSTANTIVO Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE SUBSTANTIVO 6º Ano Prof.ª: Caliana Medeiros DEFINIÇÃO Classe de palavra variáveis que designam seres, coisas, lugares, instituições, nações, estados, qualidades e ações. Concretos

Leia mais

SUBSTANTIVOS PROFESSORA TAMIRES

SUBSTANTIVOS PROFESSORA TAMIRES SUBSTANTIVOS PROFESSORA TAMIRES TUDO O QUE EXISTE TEM UM NOME SUBSTANTIVO É A PALAVRA COM QUE DESIGNAMOS OU NOMEAMOS OS SERES EM GERAL A) Nomes de pessoas, de lugares, de uma espécie etc: homem cidade

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

Lista de exercícios de LP 1-6º ano

Lista de exercícios de LP 1-6º ano LISTA 1 1) Substantivos. 2) Adjetivos. Explique: Substantivos Por meio dos substantivos, tudo aquilo que existe no mundo pode receber um nome. Esta é a principal função dos substantivos: dar nome aos seres

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Substantivo Conceito É a palavra que nomeia tudo: sentimentos, ações, qualidades e seres em geral. Flexiona-se em gênero e número, além de assumir a categoria de

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Substantivo. Profª: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Substantivo. Profª: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense- CDS Ensino Fundamental II 2º Bimestre Substantivo Profª: Caliana Medeiros. Substantivo É a classe de palavra que nomeia os seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades,

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

Português / 2º ano SUBSTANTIVO

Português / 2º ano SUBSTANTIVO Nome: Nº: Turma: Português 2º ano Substantivo Mérope Mar/09 Português / 2º ano SUBSTANTIVO As gramáticas definem o substantivo como a palavra que serve para designar os seres em geral, reais ou imaginários.

Leia mais

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau.

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. s O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. A definição de substantivo é: a palavra que dá nome

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e a seguir responda à questão proposta.

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e a seguir responda à questão proposta. Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e a seguir responda à questão proposta. Família Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. a cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato,

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

Substantivos. Clarice Francisco de Paula Maria Júlia Costa da Silva Nelma Rodrigues Rocha Lopes Rosicléia dos Santos Amorim

Substantivos. Clarice Francisco de Paula Maria Júlia Costa da Silva Nelma Rodrigues Rocha Lopes Rosicléia dos Santos Amorim Substantivos Clarice Francisco de Paula Maria Júlia Costa da Silva Nelma Rodrigues Rocha Lopes Rosicléia dos Santos Amorim Faculdade Iseib BH 2º semestre/2013 SUBSTANTIVO É a palavra que dá nome a pessoas,

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Mediadores de Leitura

Mediadores de Leitura Mediadores de Leitura Encontro 4: Poema Poesia jogo verbal 12 terça tarde - setembro 2017 Formadora: Alda Beraldo Roteiro duração da oficina: 3 h Encontro 4 - Terça-feira período da tarde - Leitura literária

Leia mais

Como se identifica um nome?

Como se identifica um nome? Língua Portuguesa 7º Ano Como se identifica um nome? Um nome admite quase sempre ser acompanhado de um artigo definido. Mesmo que o artigo não esteja presente, experimentamos colocá-lo antes da palavra.

Leia mais

José. Nota: Nome: Nº: Turma: Ano/Série: 3. Valor: Disciplina: Literatura. Professor: Marcelo Ramos

José. Nota: Nome: Nº: Turma: Ano/Série: 3. Valor: Disciplina: Literatura. Professor: Marcelo Ramos Nome: Nº: Turma: Nota: Ano/Série: 3 DATA: Trabalho: Professor: Marcelo Ramos Disciplina: Literatura Valor: Vejo-te em seda e nácar, e tão de orvalho trêmula, que penso ver, efêmera, toda a Beleza em lágrimas

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone Termos ligados ao nome (complemento nominal, adjunto adnominal e aposto) e o vocativo Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone 2 Regência Nominal Designa a relação existente

Leia mais

Adjunto adnominal Complemento nominal

Adjunto adnominal Complemento nominal PORTUGUÊS aula Adjunto adnominal Complemento nominal Complemento COMPLEMENTO NOMINAL nominal TERMO QUE COMPLETA O SENTIDO DE UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO. SEMPRE INICIADO POR UMA PREPOSIÇÃO.

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S P R O N O M E S R E L A T I V O S PRONOMES RELATIVOS: São pronomes que retomam um substantivo (ou outro pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. CARACTERÍSTICAS: Os pronomes

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

Funcionamento da Língua

Funcionamento da Língua 1 Legenda as imagens com as palavras do quadro. junta magote esquadrilha 2 Liga cada nome colectivo ao seu significado. nomes colectivos grupo 1 Nomeia os grupos indicados pelos nomes colectivos. multidão

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

1- Substantivo (nomeia seres)

1- Substantivo (nomeia seres) 1- Substantivo (nomeia seres) Classificação: 1- Concreto (Tudo que existe até na imaginação): Brasil, bruxa,... calor,... 2- Abstrato (Todas as sensações ou sentimentos): Amor, 3- Comum (Que nomeia espécie):

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

Recuperação do 1º Semestre- 2015

Recuperação do 1º Semestre- 2015 Recuperação do 1º Semestre- 2015 Disciplina: Língua Portuguesa Série: 8.ano Professor: Giovana Nome do aluno: Orientações: Para a realização da avaliação de Recuperação Semestral o aluno deverá estudar

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Correção do exercício para o III Simulado 2017.

Correção do exercício para o III Simulado 2017. Correção do exercício para o III Simulado 2017. Dos dois pontos neste simulado rumo à futura aprovação no ENEM! Danúzia Aranha Caro aluno, Neste material, você terá acesso a esquemas e observações que

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. INTRODUÇÃO À SINTAXE Frase Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo

Leia mais

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros.

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Habilidades: - Identificar os elementos para a construção da forma feminina dos substantivos. - Classificar e reconhecer as características

Leia mais

6. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo

6. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo 6. o ANO ENSINO MÉDIO Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo A A Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. Aula 13.1 Conteúdo Substantivo Coletivo Habilidade Identificar e classificar

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Os adjetivos são palavras que atribuem características (qualidades, estados, aparência) aos seres. Nas frases, funcionam como especificadores do substantivo (do

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

Aula 7 Substantivo II Flexão de gênero e variação de grau. Professor Guga Valente

Aula 7 Substantivo II Flexão de gênero e variação de grau. Professor Guga Valente Aula 7 Substantivo II Flexão de gênero e variação de grau Professor Guga Valente Circuito fechado - Pai - Hmmm? - Como é o feminino de sexo? - O quê? - O feminino de sexo. - Não tem. - Sexo não tem feminino?

Leia mais

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº.: Data: / / 2º. Bimestre Ensino Fundamental

Leia mais

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo Classes de palavras Profª. Lenise Colégio Objetivo Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser ana palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,

Leia mais

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: 2 de abril de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim?

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? 01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? ( A ) objeto indireto ( D ) complemento nominal ( B ) sujeito ( E ) Agente da passiva 02) (EPUSP)

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Vespertino De 13 a 17 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Roteiro semanal. 5º ano Vespertino De 13 a 17 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Roteiro semanal 5º ano Vespertino De 13 a 17 de abril Goiânia, 13 de abril de 2015. Professora: Nome: Segunda-feira 13/04/2015 Ciências - Estudar para prova Goiânia, 14 de abril de 2015. Professora: Nome:

Leia mais

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas.

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Classes Gramaticais Adjetivos SIMPLES grande, belo, manso, leal. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. PRIMITIVOS bom, humano, fácil. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Gêneros

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária 1º Período (67aulas, aproximadamente) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS /Planificação anual 5ºano, de acordo com as metas: conteúdos essenciais a trabalhar com os alunos. O programa homologado

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 22/11/17 Nota: Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 20

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

Planificação Anual Português 5.º ano

Planificação Anual Português 5.º ano AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Planificação Anual Português 5.º ano Ano Letivo 2017/2018 Manual adotado: Livro Aberto 5.º ano, Porto Editora 1.º período: aulas previstas (+/-

Leia mais

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 1- Substantivo (nomeia seres) Classificação: 1- Concreto (Tudo que existe até na imaginação): Brasil, bruxa,... calor,... 2- Abstrato (Todas as sensações ou sentimentos):

Leia mais

Conteúdo a ser estudado. Prova de 00 a 8,0 pontos. Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág. 56 a 89 Módulo 3 Pág. 104 a 141

Conteúdo a ser estudado. Prova de 00 a 8,0 pontos. Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág. 56 a 89 Módulo 3 Pág. 104 a 141 Série Disciplina Conteúdo a ser estudado Prova de 00 a 8,0 pontos. Trabalho de 00 a 2,0 pontos. 6 ANO LÍNGUA PORTUGUESA - VESPERTINO TRABALHO DE ZERO A DOIS PONTOS Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág.

Leia mais

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch. Luiz Arthur Pagani

Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch. Luiz Arthur Pagani Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch Luiz Arthur Pagani 1 nomes substantivos & adjetivos: Embora, nas gramáticas do português, o adjetivo e o substantivo sejam considerados

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido.

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. TERMOS INTEGRANTES São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. 1. OBJETO DIRETO: complemento que se liga ao verbo sem preposição. Exemplos: Dois incêndios destruíram

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico.

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. 1º Período (13 semanas) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano Metas Oralidade Conteúdos Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. Leitura

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015 Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino Pronome relativo Prof.ª Caliana Medeiros Caicó/RN 05/10/2015 Tente Outra Vez Raul Seixas Veja! Não diga que a canção Está perdida Tenha fé em Deus

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA 1) Determine a quantidade de fonemas e de letras das palavras: a) carro- b) avião- c) motocicleta- d) caminhão- e) kombi-

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

Extensivo Aula 4 Apostila 1. Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral

Extensivo Aula 4 Apostila 1. Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral Extensivo Aula 4 Apostila 1 Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral As Dez Classes Gramaticais Esquemas 1) Substantivo aula 2 2) Verbo aula 6 Determinantes nominais aula 4 3) Artigo 4) Adjetivo 5) Pronome

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II Bárbara da Silva Português Aula 54 Predicado II Predicado Nominal Apresenta as seguintes características: a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo; b) É formado por um verbo de ligação mais

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Termos acessórios da oração Apesar de prescindíveis são necessários para

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO PROFESSORA ANA PIMENTEL 1) Dê a Função Sintática do Pronome Relativo (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto

Leia mais

A coisa mais bela do mundo. Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais bela?

A coisa mais bela do mundo. Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais bela? Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T ata: D 12/8/09 A coisa mais bela do mundo Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais

Leia mais

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara Luiz Arthur Pagani 1 nomes substantivos & adjetivos: os nomes portugueses se dividem, do ponto de vista funcional, em substantivos e adjetivos.

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

Correção do exercício para a I Avaliação.

Correção do exercício para a I Avaliação. Correção do exercício para a I Avaliação. Caro aluno, Neste material, você terá acesso a esquemas e observações que foram vistos durante o estudo dos conteúdos para a I Avaliação. Bons estudos! 01. Para

Leia mais