QUALIDADE DE SOFTWARE. Prof. Emiliano Monteiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUALIDADE DE SOFTWARE. Prof. Emiliano Monteiro"

Transcrição

1 QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Emiliano Monteiro

2 Conceitos Básicos O que é qualidade? Existem diversas definições. Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito Qualidade, de forma simplista, significa que o produto deve esta de acordo com a especificação.

3 Conceitos Básicos Qualidade de software é definida pelo IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers) como "o grau com que um sistema, componente ou processo atende aos requisitos especificados e às expectativas ou necessidades de clientes ou usuários". Já a ISO (The International Standards Organization) define qualidade como "a totalidade de características de um produto ou serviço que comprovam sua capacidade de satisfazer necessidades especificadas ou implícitas"

4 Atributos relacionados com a qualidade Correção: Um software precisa funcionar corretamente. Um software correto é aquele que satisfaz a sua especificação e que não possui falhas ou erros. Validade: Um software válido é aquele cuja especificação satisfaz aos requisitos dos usuários e da organização, isto é, está de acordo com as necessidades dos usuários. Robustez: O software deve prever que o usuário pode agir de forma não esperada e deve ser capaz de resistir a estas eventuais situações incomuns, sem apresentar falhas.

5 Atributos relacionados com a qualidade Confiabilidade: Um software correto e robusto ganha a confiança dos usuários uma vez que ele deve se comportar como esperado e não falha em situações inesperadas. Eficiência: O software deve realizar suas tarefas em um tempo adequado à complexidade de cada uma delas. A utilização dos recursos de hardware (memória, disco, tráfego de rede) também deve ser feita de forma eficiente. Reusabilidade: Diversos componentes de um software devem poder ser reutilizados por outras aplicações.

6 Atributos relacionados com a qualidade Usabilidade: O software precisa ser fácil de aprender e de usar, permitir maior produtividade do usuário, flexibilidade de utilização, flexibilidade de aplicação e proporcionar satisfação de uso. Manutenibilidade: Todo software precisa de manutenção, seja para corrigir erros ou atender a novos requisitos. O software deve ser fácil de manter para que estas correções ou atualizações sejam feitas com sucesso. Evolutibilidade: Todo software precisa evoluir para atender novos requisitos, para incorporar novas tecnologias ou para expansão de sua funcionalidade.

7 Atributos relacionados com a qualidade Portabilidade: O software deve poder ser executado no maior número possível de equipamentos de hardware. Interoperabilidade: Software em diferentes plataformas devem poder interagir entre si. Esta qualidade é essencial em sistemas distribuídos uma vez que o software pode estar sendo executado em diferentes computadores e sistemas operacionais. É interessante que diferentes elementos de software distintos possam ser utilizados em ambos. Por exemplo, uma certo arquivo com uma imagem feita num aplicativo deve poder ser vista em outros aplicativos. Conhecida também como compatibilidade.

8 Primeiros sinais de preocupação com qualidade Egito antigo, uso do padrão de medida cubito - O resultado foi que as suas obras tinham precisão na ordem de 0,05% Na frança as catedrais eram construídas com compassos simples e cordas com nós em intervalos regulares. A revolução industrial iniciou o processo de melhoria contínua. Na década de 1920 surge o controle estatístico de produção. Na década de 1940, surge a ISO (International Standard Organization), o Japão se destaca com diversas contribuições para a qualidade como: o método 5S e o diagrama de causa e efeito ou diagrama de ishikawa.

9 Diagrama de causa e efeito Ambientais Humanos Ventania Falta de treinamento Acidentes de trabalho Métodos Insumos Materiais vencidos Equipamentos

10 Crise de software Termo cunhado por Roger Pressman. A complexidade do projeto tem influência direta na qualidade do produto final. As máquinas estão várias vezes mais poderosas, o desenvolvimento de software não acompanhou esse desenvolvimento.

11 Problemas encontrados nos projetos de software Cronograma furado! Projeto com muitas dificuldades e finalmente são descontinuados Interoperabilidade de módulos não funcionam Software que não fazem o que é esperado Softwares que são difíceis de usar e são abandonados Softwares que param de funcionar inexplicadamente

12 A importância do projeto e dos requisitos Ao término de um projeto existem respostas para quase todas as dúvidas sobre como será realizado o projeto. A delimitação de escopo para o levantamento de requisitos auxilia na diminuição da volatilidade dos requisitos, os requisitos ficam voláteis quandos os usuários os mudam constantemente, pior ainda quando essas mudanças ocorrem nas fases de codificação. As metodologias utilizadas no projeto ajudam a mostrar um caminho.

13 Definição de Crosby (1992) A qualidade é a conformidade aos requisitos

14 3 fatores que podem mudar a definição de Corby 1)A qualidade de um produto é dada pela diferença entre as caracterśticas observadas e as características que foram especificadas para sua construção 2)Erros de medição que podemos controlar 3)Pontos de vista de diferentes stakeholders(clientes)

15 O papel da qualidade é satisfazer o cliente Como definir esta subjetividade? Veja o exemplo: quais critérios são usados para a compra de um carro? Quais critérios são usados para a construção de um carro? Incluir o custo na equação.

16 Quando não corrigir um problema é aceitável? 1)quando implica em aumento de custo sem retorno ao investimento 2) Defeitos aceitáveis, como nos jogos 3)A complexidade de determinado software nos obriga a usar outro menos complexo diminuindo custo e treinamento, veja o exemplo do uso de interfaces caracteres contra interfaces gráficas

17 Alguns fatores podem levar a erros de construção Complexidade do projeto e produto final Quantidade de recursos humanos envolvidos no projeto Ferramentas utilizadas Técnicas utilizadas Custos e prazos para a construção Custos e prazo para detecção e correção de erros

18 Defeito Defeito é uma imperfeição física (ou lógica) de um produto. O defeito é parte integrante de um produto acabado. Programas defeituosos são programas que não se comportam como o esperado.

19 Falha É o produto não desejado gerado pelo defeito ou uma condição não desejada. A falha pode ser causada pelo defeito ou por eventos externos como: corrupção de uma base de dados, problemas com a memória, etc.

20 Ruído de medição da qualidade Interferências na medição

21 Isolamento e estabilização Isolar um defeito significa identificar as condições nas quais o defeito ocorre, principalmente identificando linha(s) de código que originam o defeito. O uso de Add watch, breakpoint e Tracers auxiliam nesse processo. Estabilizar um software é aplicar correções para que os defeitos sejam neutralizados, diminuídos ou corrigidos. As aplicações de service packs são um exemplo disso.

22 SWEBOK O Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK) descreve conhecimentos geralmente aceitos sobre engenharia de software. Suas 15 áreas de conhecimento (KAs) resumem conceitos básicos e incluem uma lista de referência apontando para informações mais detalhadas. Ele pode ser baixado em: É um padrão internacional : ISO 19759:2005

23 SWEBOK - áreas de conhecimento Processo de engenharia de software Requisitos de software Design de software Construção de software Teste de software Manutenção de software Gerenciamento de configuração de software Gerenciamento de engenharia de software Modelos e métodos de engenharia de software Qualidade do software Prática profissional em engenharia de software Economia de engenharia de software Fundações computacionais Fundamentos matemáticos Fundações de engenharia

24 SWEBOK - Disciplinas relacionadas Engenharia Informática Engenharia de sistemas Gerenciamento de Projetos Gestão da Qualidade Administração Geral Ciência da Computação Matemática

25 Qualidade de software, alguns tópicos do swebok Qualidade de software Fundamentos da qualidade de software Processos de gerência de qualidade de software Considerações práticas Valor e custo Garantia da qualidade Verificações e validações Auditoria Requisitos Caracterização de defeitos Gerenciamento

26 Gerenciamento da qualidade Visa assegurar que o nível de qualidade requerido é atingido pelo software. Envolve a definição apropriada de procedimentos e padrões de qualidade. Deve proporcionar uma cultura da qualidade onde esta seja vista como uma responsabilidade de cada um dos envolvidos. Não é apenas reduzir defeitos, mas garantir outras qualidades do produto.

27 Como garantir a qualidade? Com métodos e ferramentas de análise, projeto, codificação e teste; Com revisões técnicas formais que são aplicadas durante cada fase da engenharia de software; Usando uma estratégia de teste de múltiplas fases; No controle da documentação do software e das mudanças feitas nela; Com um procedimento para garantir a adequação aos padrões de desenvolvimento de software, se eles forem aplicados; Com mecanismos de medição e divulgação de resultados.

28 Especificação de requisitos = base para qualidade O SRS (Software Requirements Specification) é basicamente a compreensão de uma organização e cliente (por escrito) de um requisitos do sistema para este potencial cliente e realizado em determinado ponto no tempo (geralmente) antes de qualquer projeto real ou trabalho de desenvolvimento tenha início. É uma apólice de seguro de duas vias, que assegura que tanto ao cliente como para a organização entender as necessidades de ambas as partes.

29 Exercícios para discussão 1. Dois clientes compra um mesmo carro, terão eles opiniões diferentes sobre o veículo, isso é um exemplo de ruído de medição?

30 Exercícios para discussão 2. Um programa que não tem defeitos pode falhar?

31 Exercícios para discussão 3. Qual a diferença entre isolar defeitos e isolar falhas?

32 Exercícios para discussão 4. Uma planilha foi utilizada por um usuário para abrir um arquivo MP3, e com isso o software foi abortado, onde está o defeito? a)na interface gráfica do usuário b)no treinamento do usuário c) nas mensagens ao usuários d)na programação do software e) na documentação do software

33 Referências bibliográficas

Prof. Emiliano S. Monteiro

Prof. Emiliano S. Monteiro Prof. Emiliano S. Monteiro O que é qualidade? Existem diversas definições... 1. Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes 2. Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes

Leia mais

Prof. Emiliano S. Monteiro

Prof. Emiliano S. Monteiro Prof. Emiliano S. Monteiro O estudo da qualidade permite possamos monitorar os produtos de software, detectar problemas mais cedo e criar a cultura do aprimoramento constante. A qualidade de software começa

Leia mais

O SWEBOK (2004) Guide to the SoftWare Engineering Body of Knowledge (SWEBOK) Editores: Patrocinadores: Alain Abran. James W. Moore.

O SWEBOK (2004) Guide to the SoftWare Engineering Body of Knowledge (SWEBOK) Editores: Patrocinadores: Alain Abran. James W. Moore. AGENDA 1. O SWEBOK 2. O IEEE 3. OBJETIVOS DO SWEBOK 4. PÚBLICO-ALVO 5. CONCEITO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 6. O PROJETO SWEBOK 7. ÁREAS DE CONHECIMENTO (KNOWLEDGE AREAS) 8. ESTRUTURA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Leia mais

Introdução INTRODUÇÃO AO SWEBOK. Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Introdução a Computação e Engenharia de Software

Introdução INTRODUÇÃO AO SWEBOK. Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Introdução a Computação e Engenharia de Software INTRODUÇÃO AO SWEBOK Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Origens do corpo de conhecimentos da Engenharia de Software: Engenharia da Computação Ciência da

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. Professor: Paulo Vencio

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. Professor: Paulo Vencio FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE Professor: Paulo Vencio Bibliografia: Como o assunto é cobrado: Conceito de forma geral Bibliografia Específica Aplicação do Conceito Conteúdo Programático: Conceito

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Introdução Engenharia de Software O principal objetivo da Engenharia de Software (ES) é ajudar a produzir software de qualidade; QUALIDADE DE SOFTWARE Empresas que desenvolvem software de qualidade são

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Imagem Clássica Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma visão sobre o que é a engenharia

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Visão Geral Profa.Paulo C. Masiero masiero@icmc.usp.br ICMC/USP Algumas Dúvidas... Como são desenvolvidos os softwares? Estamos sendo bem sucedidos nos softwares que construímos?

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br http://olaria.ucpel.tche.br/venecian

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Agenda Visão Geral de Qualidade Qualidade Aplicada ao Software

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL Profa. Andrea Padovan Jubileu Engenharia de Software Processo de Software ISO/IEC 12207 Segundo a IEEE 1 : (1) A aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com PAE: Armando M. Toda armando.toda@gmail.com Qualidade de Software n O que é qualidade de software? Visão

Leia mais

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Engenharia de Software Onipresença/DEPENDÊNCIA de computadores Computador = Software Aspectos POSITIVOS Aspectos NEGATIVOS

Leia mais

Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO

Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO Qualidade de Software QUALIDADE DE SOFTWARE PRODUTO O que é Qualidade de Software Produto? Boa fabricação. Deve durar muito. Bom desempenho. Utilizável tanto em UNIX quanto em DOS. Adaptável às minhas

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade de Software Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br

Leia mais

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Contém as seguintes partes, sobre o título genérico de Engenharia de Software Qualidade do Produto Parte 1 Modelo de Qualidade Parte 2 Métricas Externas

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes

ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes ISO/IEC 12207: Verificação, Validação e Testes Verificação, Validação e Testes Os processos de verificação e validação fazem parte dos processos de apoio do ciclo de vida que devem ser aplicados ao longo

Leia mais

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Teste de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Tópicos da Aula Ø Teste de Software Ø Terminologia e Conceitos Básicos Ø Técnicas e Critérios de Teste Ø Técnicas

Leia mais

Normas Relacionadas ao Teste de Software

Normas Relacionadas ao Teste de Software Normas Relacionadas ao Teste de Software Vinicius V. Pessoni viniciuspessoni@gmail.com Roteiro Apresentação Introdução Normas ISO 9126 ISO/IEC 12207 IEEE 829 Conclusão Espaço para Dúvidas Introdução Introdução

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 12 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 12-31/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software (Caps. 2, 3 e 4 do Pressman) Estratégias e técnicas de teste

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE 2 NORMAS VISÃO GERAL Como já vimos em outras

Leia mais

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva

Qualidade de Pacote de Software. Avaliação do Sistema DreamWeaver. Material preparado por Débora M. B. Paiva Qualidade de Pacote de Software Avaliação do Sistema DreamWeaver Material preparado por Débora M. B. Paiva Visão Geral Introdução Definição dos Requisitos de Qualidade Preparação da Avaliação de Qualidade

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Visão Geral de Engenharia de Software

Visão Geral de Engenharia de Software Visão Geral de Engenharia de Software Ricardo de Almeida Falbo Ontologias para Engenharia de Software Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Engenharia de Software: Definição

Leia mais

Qualidade de software. Prof. Emiliano Monteiro

Qualidade de software. Prof. Emiliano Monteiro Qualidade de software Prof. Emiliano Monteiro Por que realizar revisões por pares? 1. Para melhorar a qualidade. 2. Captura 80% de todos os erros se feito corretamente. 3. Captura erros de codificação

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de:

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: a) Um erro b)

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos

Leia mais

Conceitos Iniciais. Gestão, Gerente e as Organizações

Conceitos Iniciais. Gestão, Gerente e as Organizações Conceitos Iniciais Gestão, Gerente e as Organizações 1 Conteúdo Parte 1 Motivação da disciplina Visão geral de qualidade de sw Conceitos iniciais de GP O gerente Estruturas organizacionais Parte 2 ISO

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

As 10 Áreas da Engenharia de Software, Conforme o SWEBOK Prof. Elias Ferreira

As 10 Áreas da Engenharia de Software, Conforme o SWEBOK Prof. Elias Ferreira As 10 Áreas da Engenharia de Software, Conforme o SWEBOK Prof. Elias Ferreira Educação de iniciação profissional validada e legitimada pela sociedade Registro da adequação à prática através de certificação

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Qualidade de Software: Visão Geral. SSC 121-Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

Qualidade de Software: Visão Geral. SSC 121-Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa Qualidade de : Visão Geral SSC 121-Engenharia de 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Qualidade de Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações Existem muitas definições

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software Engenharia de Software Aula 02 Introdução a Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br ou disciplina.eduardo@gmail.com 7 Março de 2018 Bibliografia

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Lista de Exercícios AV2 Questão 1 Quais os 2 aspectos que, basicamente, a qualidade de software é avaliada? Questão 1 Resposta

Leia mais

QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE

QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software QUALIDADE DE SOFTWARE Princípios de Engenharia de Software Afinal o que é Software? Segundo o dicionário de Informática: Suporte lógico, suporte de programação. Conjunto de programas, métodos e procedimentos,

Leia mais

Engenharia de Software.

Engenharia de Software. Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Engenharia de Software 1

Engenharia de Software 1 Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Arapiraca Engenharia de Software 1 02 - Introdução Alexandre de Andrade Barbosa alexandre.barbosa@arapiraca.ufal.br Alexandre de Andrade Barbosa alexandre.barbosa@arapiraca.ufal.br

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Disciplina: INF 6054 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução

Leia mais

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos Qualidade de Software Profª Rafaella Matos Introdução a qualidade de software Relatório do Caos Em 1995 o relatório do caos revelou dados alarmantes sobre investimentos feitos em softwares Relatório do

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora TESTES DE SOFTWARE 1 Teste de software É uma atividade crítica na garantia de qualidade de software; Quatro dimensões: Estado do teste ( o momento ); Técnica do teste ( como vou testar ); Metas do testes

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

Qualidade de Software: Visão Geral. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

Qualidade de Software: Visão Geral. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa Qualidade de : Visão Geral Engenharia de Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2017 Qualidade de Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações. Existem muitas definições de qualidade

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Qualidade de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Qualidade de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa Qualidade de Software Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Sumário Apresentação do Plano de Ensino História Definição Principais pensadores Pilares da qualidade 2 Apresentação do Plano

Leia mais

Ciclo de vida: fases x atividades

Ciclo de vida: fases x atividades Ciclo de vida Fase de definição Análise e Especificação Estudo de Viabilidade Estimativas Planejamento Fase de desenvolvimento Design Implementação e integração Verificação e Validação Fase de operação

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Teste de Software Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Processo de Testes de Software Possibilitar aos profissionais maior visibilidade e organização dos trabalhos. Representa uma estruturação de etapas,

Leia mais

GQS CONCEITOS. André Luís Duarte. exatasfepi.com.br

GQS CONCEITOS. André Luís Duarte. exatasfepi.com.br exatasfepi.com.br GQS CONCEITOS André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Qualidade de software Introdução Conceitos Qualidade

Leia mais

Crise do Software. Crise de tecnologia - hardware caminha mais rápido que o software

Crise do Software. Crise de tecnologia - hardware caminha mais rápido que o software Crise do Software Crise de tecnologia - hardware caminha mais rápido que o software Crise de oferta - demanda é maior que a capacidade de desenvolvimento Crise de manutenção - projeto mal feito e recursos

Leia mais

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0>

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0> Projeto Integrador Documento Visão Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor

Leia mais

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC dovicchi@inf.ufsc.br http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino Engenharia de Software Prof. Me. Clodoaldo Brasilino clodoaldo.neto@ifpi.edu.br Acompanhamento da Disciplina 1. Introdução à Engenharia de Software 2. Processos de Software e Projetos 3. Projeto de Software

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que são testes? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2016 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

AN INTRODUCTION TO SOFTWARE ENGINEERING

AN INTRODUCTION TO SOFTWARE ENGINEERING AN INTRODUCTION TO SOFTWARE ENGINEERING Ian Sommerville, 8º edição Capítulo 1 Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos "Se eu soubesse o que eu estava fazendo, não seria chamada pesquisa." (Albert Einstein)

Leia mais

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução.

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Clarindo Pádua 2 Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE/ SISTEMAS DE SOFTWARE CMP1280/CMP1250 Prof. Me. Fábio Assunção Introdução à Engenharia de Requisitos REQUISITOS Descrições do que o sistema deve fazer, os serviços oferecidos pelo

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste de Software Verificação e validação Testes de desenvolvimento Testes de release Testes de usuário Desenvolvimento dirigido a testes Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN ROGÉRIO FEROLDI MIORANDO KARINA ROSSINI Objetivos da disciplina Permitir aos alunos o entendimento

Leia mais

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha - Áreas Relembrando... Redes de computadores evoluem cada vez mais para um ambiente complexo, com diversas entidades de hardware e software envolvidas no seu funcionamento

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

Verificação de Máquinas de Medir por Coordenadas

Verificação de Máquinas de Medir por Coordenadas Formação Avançada em Metrologia 3D Verificação de Máquinas de Medir por Coordenadas Material Informativo sobre Medição 3D Introdução As máquinas de medir por coordenadas são o recurso mais poderoso que

Leia mais

CYPETERM. publicadas pela ADENE. Questionário de Avaliação da Qualidade do Software Julho de 2009

CYPETERM. publicadas pela ADENE. Questionário de Avaliação da Qualidade do Software Julho de 2009 CYPETERM Software desenvolvido para Portugal especificamente para dar resposta ao projecto de verificação das características de comportamento térmico dos edifícios de acordo com o Decreto-Lei nº 80/2006

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio. Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio. Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia Professor: Kleber Manrique Trevisani Alunos : Érico, Murillo Thomazini, Vitória Lina Engenharia

Leia mais

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Estratégias de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Estratégias de Teste Tipos de Estratégias de Teste 2 Estratégias de teste Define as fases em que

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software. Professor Joerllys Sérgio

Introdução a Engenharia de Software. Professor Joerllys Sérgio Introdução a Engenharia de Software Professor Joerllys Sérgio Objetos Introduzir Engenharia de Software e mostrar sua importância. Apresentar respostas para questões chave em engenharia de software. Introduzir

Leia mais

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 Engenharia de Software 2o. Semestre

Leia mais

Professor: João Augusto

Professor: João Augusto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - CAMPUS LAGES Aula 01: Introdução a Análise e Projeto de Sistemas Professor: João Augusto PLANO DE ENSINO

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Diferentes conjuntos de etapas que envolvem métodos, ferramentas e procedimentos utilizados no desenvolvimento de software CiclodeVidaClássico Prototipação Modelo Espiral

Leia mais

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE 1 2 FATORES DE QUALIDADE OPERAÇÃO DO PRODUTO CORRETITUDE (FAZ O QUE EU QUERO?) CONFIABILIDADE (SE COMPORTA COM PRECISÃO?) EFICIÊNCIA (RODARÁ TÃO BEM QUANTO POSSÍVEL?) INTEGRIDADE

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais