Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação"

Transcrição

1 Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação

2 Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação e câmbio. Diretor de negócios do grupo Comex Online, professor universitário e consultor da Thomson Reuters. Autor de diversos artigos e palestrante em eventos de comércio exterior. De 2010 a 2014 escreveu mais de 25 cursos de comércio exterior e logística para diversas instituições de ensino em São Paulo Livro: Estratégias para Atuação em Comércio Exterior pela Editora SENAC,2013.

3 Introdução à Exportação

4 Tópicos a serem abordados: Forças Proativas e Reativas. Aspecto Comercial. Aspecto Administrativo. Fluxograma da Exportação. Segurança Logística OEA. DUE Declaração Única de Exportação.

5 Porque optar pela exportação na sua empresa? Forças Proativas Forças Reativas Aumento do lucro. Produto único e diferenciado. Vantagem tecnológica. Vantagem logística. Benefícios fiscais. Pressões competitivas. Excesso de produção. Queda nas vendas do mercado interno. Proximidade de clientes e mercado.

6 Segurança na Cadeia Logística - OEA OEA: Operador Econômico Autorizado Essa ferramenta é de vital importância para o comércio exterior, pois garante de forma segura a cadeia logística do comércio exterior. Além disso, o despachante aduaneiro é o único operador pessoa física que faz. parte dessa operação

7 DUE: Declaração Única de Exportação. Esse sistema está em implantação e, a partir do segundo semestre deverá substituir todos os sistemas da exportação como: RE, DDE e DSE.

8 Premissas Básicas Aspecto Comercial: Promoção da empresa e/ou do produto em feiras de negócios, internet, federações de classe, MRE (Secom s), Apex, etc. Identificar o mercado potencial. Noções das leis do país de destino. Fatores de diferenciação cultural (idioma, religião e educação).

9 Planejamento interno (pesquisa do mercado destino, formação de preços para exportação, embalagens, etc). Melhor maneira de operar: direta, via distribuidor, via agente. Envio de catálogos comerciais/amostras. Viagens e, Crédito X Investimento.

10 Aspecto Administrativo: Registro no RADAR da RFB. Submodalidade Expressa Submodalidade limitada Submodalidade ilimitada Condução do processo de habilitação por meio de PROCESSO DIGITAL. Registro no REI (registro de importador e exportador da SECEX). Sempre na primeira operação e não gera número.

11 Fluxograma de Exportação

12 Resumo Final Foram analisadas os fatores proativos e reativos para se exportar. Logo após as premissas básicas de como fazer, passado pelos aspectos comerciais e administrativos. Finalizamos observando o fluxo das informações na exportação.

13 Despacho Aduaneiro de Exportação

14 Tópicos a serem abordados: Conceito de Despacho Aduaneiro. Tipos de Registros de Exportação. Tipos de Despacho Aduaneiro de Exportação. Território Aduaneiro.

15 Despacho Aduaneiro de Exportação Procedimento que visa à apuração da regularidade da exportação, objetivando o desembaraço aduaneiro e a saída da mercadoria do País. Esse procedimento se aplica a toda e qualquer mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportação. Exceção mala diplomática ou consular

16 IN SRF 028/1994 Art.1º A mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior, a título definitivo ou não, fica sujeita a despacho de exportação. 1º Sujeita-se, ainda, a despacho de exportação a mercadoria que, importada a título não definitivo, deva ser objeto de reexportação, ou seja, de retorno ao exterior. 2º Entende-se por despacho aduaneiro de exportação, o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço aduaneiro de mercadoria destinada ao exterior, conforme disposto nesta Instrução.

17 Art.2º O despacho de exportação será processado através do Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX 1º O despacho somente poderá ter início após o registro de exportação RE no SISCOMEX, e dentro do prazo de validade desse registro. A seguir trataremos das demais considerações da IN SRF 28/1994 e Portaria SECEX 23/2011 que disciplina a exportação.

18 Controle administrativo Portaria Secex 23/2011: Registro de operação de crédito RC: exportação com prazo de pagamento superior a 180 dias do embarque (exportação financiada) ou incidência de juros. Registro de venda RV: produtos negociados em bolsas internacionais de mercadorias (commodities).

19 Tipos de Despacho Aduaneiro de Exportação Registro de exportação- RE (Siscomex/Novoex): conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal, que caracteriza a operação de exportação de uma mercadoria e define o seu enquadramento legal. Validade: 60 dias.

20 Declaração para despacho de exportação DDE/DE (Siscomex exportação WEB/Sisbacen): marca o início do despacho aduaneiro e deverá ser apresentada à unidade da Receita Federal competente onde esteja ocorrendo a liberação e/ou embarque. Validade: 15 dias. DDE anterior ao embarque; DDE posterior ao embarque (combustível, consumo a bordo, duty free). Declaração simplificada de exportação DSE (Siscomex/Sisbacen).

21 Despacho com DSE: Sempre anterior ao embarque Poderá ser utilizada no despacho aduaneiro de bens: Exportados por pessoa física ou jurídica, com ou sem cobertura cambial, até o limite de US$ 50 mil; Exportação temporária; Reexportação; Devolução; Bagagem desacompanhada. Despacho DSE sem registro no Siscomex: Urna Funerária; DSE formulário (papel).

22 Local para Realização do Despacho Aduaneiro de Exportação Zona primária: Portos alfandegados; Aeroportos alfandegados; Pontos de fronteira alfandegados. Zona secundária: Parte restante do território aduaneiro: Portos Secos. Com essa estrutura a disposição do exportador, pode-se processar o trânsito aduaneiro na exportação, a critério do exportador e segundo sua estratégia operacional.

23 Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação Redex permanente Recinto alfandegado apenas para exportação: Uso comum de vários exportadores armazéns; Fiscalização da RFB em caráter permanente. Redex Eventual: Solicitação prévia do exportador via Siscomex; Análise e Deferimento pela Unidade da RFB jurisdicionante.

24 Resumo Final Vimos que o despacho aduaneiro consiste na fase de liberação, burocrática, de um produto/bem através da aduana localizada em locais pré- determinados dentro do território aduaneiro. Sendo que nesta fase temos algumas formas de se atuar, bem como liberar a carga.

25 Procedimentos de Exportação

26 Tópicos a serem abordados: Procedimentos na Exportação. Documentação que instrui o despacho aduaneiro na exportação. Presença de Carga. Canais de Parametrização. Montagem de Envelope.

27 Exportador Despachante Aduaneiro Registra a DDE/DSE Depositário Armazém Informa a presença de carga Transportador Registra os dados de embarque

28 Despacho Aduaneiro de Exportação Início do Despacho e embarque da mercadoria: Após a fatura pró-forma ter o aceite do importador, a fatura comercial é emitida pelo exportador. Aguarda-se a prontidão da mercadoria. Estando pronta, o frete é contratado (a responsabilidade pelo contrato dependerá da incoterm negociada).

29 Solicitar o Booking para o transportador da carga (reserva de praça). Com o booking em mãos, o exportador se planejará com as datas (DEAD LINE) e iniciará os procedimentos operacionais; Retirada do container vazio (terminal de container vazio) para a ovação/estufagem da carga;

30 Para esse trâmite o exportador contratará uma transportadora rodoviária para fazer o transporte: Retirada container vazio x ovação/estufagem x Redex ou porto seco ou porto. Caso a carga tenha madeira, deverá receber o tratamento de FUMIGAÇÃO.

31 Após a ovação/estufagem do container o exportador emitirá a NF-e, cuja base legal é a TIPI e deve conter os dados da negociação da exportação, como: CFOP, importador, descrição e quantidade do produto, classificação fiscal, valor unitário e total em moeda nacional, pesos líquido e bruto, tipo de volume e sua quantidade. Este documento acompanhará a mercadoria até o último ponto dentro do território nacional antes do embarque.

32 Há portos que recebem a mercadoria sem a necessidade prévia de agendamento. Outros, porém, somente com a confirmação da abertura do gate (booking), o container/carga, poderá ser recepcionada. Nesses portos, a transportadora deverá solicitar a programação para recepção conforme o booking e somente após recebimento do dia e hora, o caminhão poderá entregar o container/carga no porto.

33 Com a entrada do container no porto a responsabilidade da operação passa para o Despachante Aduaneiro, iniciando o Despacho Aduaneiro de Exportação propriamente dito. Nesse momento o exportador possui os seguintes documentos para enviar ao Despachante Aduaneiro: Fatura Comercial ou Instrução de Embarque, Packing List, Booking e Nota Fiscal. De posse desses documentos o primeiro passo é a análise e verificação se todas as informações estão de acordo.

34 Vamos organizar: Exportador Fatura Comercial Solicita Booking ao Transportador Contrata transportadora para o frete interno Container vazio x Ovação/Estufagem x Armazém Caso a carga tenha embalagem de madeira solicitar a Fumigação Recepcionar o container no porto Documentos para o Despachante: Fatura Comercial, Packing List, Booking e Nota Fiscal

35 Com base na Fatura Comercial ou Instrução de Embarque, Packing List e Nota Fiscal, todos documentos emitidos pelo exportador, o Despachante Aduaneiro inicia a confecção e registro do RE Registro de Exportação, no Siscomex. Com o RE registrado e efetivado, tem início, também no Siscomex, o registro da DDE Declaração para Despacho de Exportação.

36 O registro da Declaração de Exportação DDE marca o início do Despacho Aduaneiro de Exportação. Uma DDE pode conter um ou mais RE: Desde que contenha: o mesmo exportador, moeda, condição de venda, URF de despacho e embarque.

37 Após o registro do RE e DDE é elaborado o rascunho do conhecimento de embarque, este documento chamamos de Draft de BL. O draft de BL deve conter todos os dados da carga que será embarcada, como: exportador, consignatário, notificado, descrição da carga, quantidade de volumes, nome do veículo, portos de embarque e destino, pesos bruto e liquido, cubagem, número, lacre e tara do container, RE, DDE, NCM, e as cláusulas necessárias. Esse documento deverá ser confeccionado e enviado junto com o extrato da DDE, dentro do prazo estipulado no booking, chamado dead line de draft.

38 O que já fizemos? Retirada e ovação/estufagem da carga. Confecção e Registro da RE, DDE e draft do B/L. Entrega do container no porto. Com todas essas etapas efetivadas, o próximo passo é solicitar ao recinto a presença de carga. Para que o recinto dê a presença devemos apresentar: extrato da DDE e Packing List.

39 Presença da Carga Pelo Fiel Depositário em recinto alfandegado; Pelo administrador, em Redex permanente; Pelo exportador, em Redex Eventual. A presença de carga significa que a carga esta dentro do recinto alfandegado. O recinto lança o numero da DDE no SISCOMEX. Com a presença de carga efetivada no sistema, o exportador ou seu representante deverá ENVIAR A DECLARAÇÃO PARA DESPACHO, via SISCOMEX.

40 Seleção Parametrizada Após a envio da declaração via sistema (SISCOMEX), será feita a parametrização. O Despachante Aduaneiro aguardará a parametrização para verificar qual o procedimento deverá ser adotado. Canais de Parametrização: Verde desembaraço automático pelo sistema. Laranja exame documental. Vermelho exame documental e verificação da mercadoria.

41 Documentos para Instrução das Declarações para Despacho Relação dos documentos a serem entregues na Unidade da RFB: Registro de Exportação RE. Declaração de Exportação DDE. Nota Fiscal. Packing List. Outros exigidos por legislação local.

42 Resumo Final Passamos pelo passo a passo no ato do despacho aduaneiro de exportação, bem como sua forma de seleção do processo para fiscalização, incluindo os documentos necessários para instruir o registro e declaração da exportação.

43 Seleção Aduaneira

44 Tópicos a serem abordados: Conferência Aduaneira. Fluxo de Seleção Aduaneira. Conceito de Desembaraço Aduaneiro. Averbação. Comprovante de Exportação. Resumo das Etapas de Exportação.

45 Conferência Aduaneira Para os canais laranja e vermelho, os envelopes deverão ser entregues na RFB e serão distribuídos para o AFRFB, para que possa dar andamento no despacho aduaneiro. A Conferência aduaneira tem a finalidade de: Identificar o exportador. Verificar a mercadoria: sua natureza, a classificação fiscal, a quantificação e o preço. Confirmar o cumprimento de todas as obrigações fiscais e outras, exigíveis em razão da exportação.

46 Etapas: Exame documental: verificação dos documentos. Verificação da mercadoria: verificação física da carga. Será realizada na presença do exportador ou do seu Despachante Aduaneiro.

47 Interrupção Temporária: Até o cumprimento das exigências legais, quando caracterizada fraude relativa a preço, peso, medida, classificação e qualidade da mercadoria. Interrupção Definitiva: Quando for mercadoria com saída proibida, vedada ou suspensa.

48 Desembaraço Aduaneiro Ato pelo qual é registrada a conclusão da conferência aduaneira e autorizado o embarque ou a transposição de fronteira da mercadoria. Todos os procedimentos até o desembaraço aduaneiro deverão ocorrer até a data limite informada para liberação da carga, ou seja, até o dead line de liberação. Isso é importante para que aconteça o embarque da carga no navio reservado.

49 Fluxo

50 Fluxo

51 Dados Embarcados Após o desembaraço aduaneiro, a carga está pronta para o embarque. O Despachante Aduaneiro deverá acompanhar com o agente de carga ou armador a confirmação de embarque da mercadoria. Assim que o navio sai do porto, o agente de carga ou armador tem 7 dias para incluir, no Siscomex, os dados embarcados. Significa que a carga liberada foi embarcada no navio informado na Declaração de exportação.

52 Averbação É o ato final do Despacho Aduaneiro de Exportação e consiste na confirmação, pela fiscalização aduaneira, do embarque da mercadoria ou transposição de fronteira: Automática; Manual, com divergência. Averbação automática: Quando as informações lançadas no SISCOMEX pelo transportador são as mesmas lançadas na DDE pelo Despachante Aduaneiro.

53 Na averbação manual com divergência, o AFRFB: Exigirá do transportador ou exportador a documentação ou as correções necessárias; Procederá ao registro da recepção dos novos documentos; Procederá ao registro das divergências.

54 Retificação de DDE/RE Averbado Retificação de DDE averbado: A pedido do exportador por ofício. Retificação de RE averbado: A pedido do exportador por ofício.

55 Comprovante de Exportação Concluída a operação de exportação, com a sua averbação no Siscomex, será fornecido ao exportador, quando solicitado, o documento comprobatório da exportação, emitido pelo Siscomex, na Unidade de despacho da mercadoria.

56 Resumo da Etapas no Despacho Registro de Exportação; Registro da DDE; Confirmação da Presença de Carga; Entrega dos envelope/documentos para a RFB; Parametrização; Desembaraço Aduaneiro; Registro dos Dados de Embarque; Averbação de Embarque; Emissão CE Comprovante de Exportação.

57 Resumo Final Esta fase consistiu em mostrar o fluxo de seleção e a forma de conferência aduaneira, bem como a etapa posterior de Averbação e emissão do Comprovante de Exportação, finalizando o processo de liberação e a carga passando a estar apta para embarque ao exterior.

58 Documentação a Confeccionar

59 Tópicos a serem abordados: Documentação Fiscal; Documentação Comercial; Documentação Logística.

60 Retirada do Conhecimento de Carga BL / AWB / CRT Após confirmação do embarque marítimo, é efetuado o pagamento das taxas de capatazia e de liberação do BL, e dependendo da condição também o frete; O embarque rodoviário é efetuado no próprio estabelecimento do produtor, ou em local préestabelecido pelo importador. A liberação da mercadoria para embarque é feita mediante a verificação física e documental realizada pelo Auditor da Receita Federal nos terminais aduaneiros de fronteira.

61 No embarque aéreo a liberação do conhecimento é feita mediante o pagamento das taxas e dependendo da negociação também o frete.

62 Documentos Os documentos confeccionados pelo Exportador ou seu Despachante Aduaneiro: Fatura Comercial / Commercial Invoice; Romaneio de Carga / Packing List; Certificado de Origem.

63 O Certificado de fumigação é emitido pela empresa autorizada pelo MAPA. E o Conhecimento de embarque será emitido pela agência de carga/ armador. O Despachante Aduaneiro deve confeccionar todos os documentos que a carta de crédito (L/C) solicita. Os documentos devem ser enviados para o importador ou para o banco em vias originais.

64 Resumo Final Analisamos os conceitos de cada documento que instrui o despacho, inclusive classificando em: fiscal, comercial e logístico.

65 Pontos de Atenção

66 Dicas e Cuidados. Tópicos a serem abordados:

67 Dicas e Cuidados Utilização de sistemas de Gestão. Antecipação das etapas quando possível. Análise criteriosa da documentação. Correta aplicação da classificação fiscal (sendo que a decisão final e responsabilidade sempre será do exportador. Parcerias com agentes embarcadores/cooperação. Avaliar Zona Primária versus Portos Secos. Analisar o uso de regimes aduaneiros especiais. Sempre sugerir a contratação de seguro.

68 Resumo Final Nesta fase abordamos alguns pontos de atenção que são importantes no processo de despacho aduaneiro e também na exportação como um todo. Importante dizer que sempre que possível, deve-se revisar o processo, ou seja, uma pessoa confecciona e outra revisa.

69 Contatos Portal de Ensino: Facebook: Telefone:

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1 - PLANEJAMENTO Novos mercados Mais lucros Mais empregos Maior escala de produção e vendas Separar uma parte da produção para o mercado interno

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle do comércio

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves No que diz respeito às operações de importação e exportação de bens envolve frequentemente a contratação de serviços de terceiros, o reconhecimento

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO CoordenaçãoGeral de Planejamento, Organização e Avaliação

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INSTITUTO MERCOSUL Ariane Canestraro a. Eleger o melhor meio de Transporte: Aéreo urgências x tarifas premium Marítimo LCL / FCL

Leia mais

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação

Leia mais

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Como Evitar Problemas, Multas, Atrasos e Custos Extras em uma Importação? Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana)

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) DESPACHO ADUANEIRO Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) Um despachante oficial em Portugal é um representante por

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

ISH ASSESSORIA ADUANEIRA O MUNDO EM SUAS MÃOS

ISH ASSESSORIA ADUANEIRA O MUNDO EM SUAS MÃOS William Silva Import Brokerage Department Rod. Anhanguera, Km 100.5, s/n Vila Boa Vista, Campinas SP, 13065-005 Cel: (19) 99293-7662 / Tel: (19) 3397-7662 Site: www.ishassessoriaaduaneira.com.br E-mail:

Leia mais

Métodos de Importação para Pesquisa Científica

Métodos de Importação para Pesquisa Científica Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul Métodos de Importação para Pesquisa Científica Setor de Importação FUNDECT Marcelo Alves Teixeira importacao@fundect.ms.gov.br

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Agência para a Promoção de Investimento e Exportações MANUAL DO EXPORTADOR Procedimentos Administrativos Luanda, 10 de Julho de 2015 INDICE I. INTRODUÇÃO 2 II. PREAMBULO...2 III.

Leia mais

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Maurício Miguel Manfré Advogado; Mestrando em Direito e Negócios Internacionais; MBA em Negócios Internacionais; Especialista em Administração de Negócios; Autor do

Leia mais

Exportação Passo a Passo

Exportação Passo a Passo Sumário 3 4 5 6 1. INTRODUÇÃO 7 2. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPORTADORA POR QUE EXPORTAR? 9 2.1. A internacionalização da empresa 10 2.2. Etapas da internacionalização da empresa 2.3. Considerações importantes

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: EXPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 10/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de

Leia mais

Dúvidas. Remessas Expressas Perguntas e Respostas. 1 O que é? 2 Tributação. 3 Valor Máximo dos bens. 4 Bens que podem ser enviados

Dúvidas. Remessas Expressas Perguntas e Respostas. 1 O que é? 2 Tributação. 3 Valor Máximo dos bens. 4 Bens que podem ser enviados Dúvidas Remessas Expressas Perguntas e Respostas 1 O que é? 2 Tributação 3 Valor Máximo dos bens 4 Bens que podem ser enviados 5 Bens que NÃO podem ser enviados 6 Diferença entre Remessa Expressa e Postal

Leia mais

VOL. I. Importação e Exportação

VOL. I. Importação e Exportação Coleção de Importação e Exportação VOL. I Tratamento Administrativo e Aduaneiro da Importação e Exportação José Marcelo Fernandes Araújo Analista de Exportação pela Olivetti do Brasil S/A - Analista de

Leia mais

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Exportação de Mercado UNME SEBRAE/PA Exportação É a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território aduaneiro brasileiro. (Maluf, 2000) A exportação ocorre com a saída da mercadoria

Leia mais

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD Manutenção de Processos de Importação - Follow.Net usuário ativo: rafael.pontes@grupocimex.com.br Abertura Operacional Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs Area de Negócios do Cliente: Cliente:

Leia mais

DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR.

DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR. DESPACHOS ADUANEIROS SUPRINDO A NECESSIDADE CADA VEZ MAIS EXIGENTE E DINÂMICA DO COMERCIO EXTERIOR. EMPRESA Nosso objetivo é personalizar o atendimento para cada empresa, dando-as exclusividade com células

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR 1ª Entrega do Novo Processo de Importação DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE Substitui: Declaração de Importação DI. Declaração Simplificada de Importação DSI. Licença de Importação

Leia mais

ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal

ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal 0800.7183810 Apresentação do Professor Marco Antonio da Silva www.comexonline.com.br marco.silva@comexonline.com.br

Leia mais

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Apresentação do Professor Professor: João Marcos Andrade. Despachante Aduaneiro desde 1998, formado em Administração de Empresas pela Facet Faculdades

Leia mais

OEA. pelo mundo. Cerca de 70 países já possuem a certificação OEA devidamente integrada e outros 16 programas estão em desenvolvimento.

OEA. pelo mundo. Cerca de 70 países já possuem a certificação OEA devidamente integrada e outros 16 programas estão em desenvolvimento. Certificação OEA O que é OEA? A sigla OEA significa Operador Econômico Autorizado. Tratase de um reconhecimento, por parte das autoridades aduaneiras do Brasil, de que uma empresa possui adequados mecanismos

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. 1ª Entrega do Novo Processo de Importação PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR 1ª Entrega do Novo Processo de Importação DUIMP DECLARAÇÃO ÚNICA DE IMPORTAÇÃO 1ª Versão: 02 de Outubro de 2018 2ª Versão: 18 de Dezembro de 2018 SUBSTITUI: DECLARAÇÃO

Leia mais

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados. 1 IMPORTAR FÁCIL IMPORTAÇÃO FÁCIL: SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

Leia mais

JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx

JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx Exportação Passo a Passo Conceitos Básicos (1/4) Benefícios da Exportação Antecipação à concorrência internacional Competitividade para enfrentar produtos estrangeiros

Leia mais

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Regime Simplificado de Exportação para MPEs O QUE É? - Regime pelo qual a Micro e

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL MULTIMODAL. OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NA OPERAÇÃO MULTIMODAL NO BRASIL.

OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL MULTIMODAL. OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NA OPERAÇÃO MULTIMODAL NO BRASIL. OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL MULTIMODAL. OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NA OPERAÇÃO MULTIMODAL NO BRASIL. Alexandre de Moura Marques Diretor Comercial e de Operações 1) Legislação Aduaneira Regime Especial

Leia mais

COMPARATIVO. Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014

COMPARATIVO. Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014 COMPARATIVO Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014 Disciplina os procedimentos de controle aduaneiro de carga aérea procedente

Leia mais

Exporta Fácil. Comercialização para o exterior

Exporta Fácil. Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Preparar a Exportação e postar via Comercialização para o exterior Comercialização para o exterior Invoices

Leia mais

Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice)

Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice) Declaração Única de Exportação (DU-E) Manual de Manifestação de Dados de Embarque (registro por webservice) I Apresentação No novo modelo de exportação, operacionalizado por meio do Portal Único Siscomex

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/12 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA Legislação: A) Instrução Normativa RFB nº 1.603/2.015; B) Instrução Normativa RFB nº 1.745/2.017; C) Portaria Coana nº 123/2.015. MODALIDADES: a) Pessoa

Leia mais

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária;

O Siscomex. O Sistema tem como gestores: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, responsável pelas áreas aduaneira e tributária; O Siscomex O Sistema Integrado de Comércio Exterior teve seu início em 1992, informatizando os processos de exportação. Em 1997 entrou em vigor o Siscomex importação e o sistema se consolidou com a criação

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017 (Publicado(a) no DOU de 26/09/2017, seção 1, pág. 17) Altera a Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, a Instrução Normativa RFB

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE DOU de 26/09/2017, seção 1, pág. 17)

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE DOU de 26/09/2017, seção 1, pág. 17) CIRCULAR SINDICOMIS SI/299/17 INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1742, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017 DOU de 26/09/2017, seção 1, pág. 17) Altera a Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, a Instrução

Leia mais

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior.

Representação de Transporte, Siscoserv e Assessoria em Comércio Exterior. SOBRE NÓS Somos uma empresa especializada em despachos aduaneiros de exportação e importação, em todos os regimes e modalidades: Admissão Temporária, Exportação Temporária, Drawback, Entreposto Aduaneiro,

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo

Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo Portal Único de Comércio Exterior Novo Tratamento Administrativo TRATAMENTO ADMINISTRATIVO nas operações de comércio exterior Controle governamental por órgão distinto da RFB nas importações e exportações

Leia mais

Aprendendo a Exportar Registro de Exportação, Registro de Exportação Simplificada e Registro de Crédito. Vision Co.

Aprendendo a Exportar Registro de Exportação, Registro de Exportação Simplificada e Registro de Crédito. Vision Co. Aprendendo a Exportar Registro de Exportação, Registro de Exportação Simplificada e Registro de Crédito Vision Co. Grupo Giovanni Pizzighini, Beatriz Assakawa, Renata Tsumura, Lucas Jordani, Lucas Progin,

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Formado em Administração com ênfase em comércio exterior, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro

COANA - Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro. Siscomex Trânsito Módulo Aduaneiro 2017 1 Índice ÍNDICE 2 1.Solicitar/Registrar MIC-DTA de saída 4 1.1 Solicitação de um MIC-DTA de saída: Neste tipo de declaração de trânsito, o beneficiário será o transportador. 4 1.2 Preenchimento dos

Leia mais

Aprendendo a Exportar Exportafácil. Correios

Aprendendo a Exportar Exportafácil. Correios Aprendendo a Exportar Exportafácil Correios Grupo Marcela Cristina de Paiva MELHOR CORREIO DO MUNDO REVISTA FORBES FATURAMENTO 2009: aprox. R$ 11 BILHÕES 85% FLUXO POSTAL DA AMÉRICA LATINA MAIOR EMPREGADOR

Leia mais

PORTAL DO CLIENTE. Fazendo a diferença para sempre fazer melhor!

PORTAL DO CLIENTE. Fazendo a diferença para sempre fazer melhor! PORTAL DO CLIENTE Fazendo a diferença para sempre fazer melhor! Cadastro de novos clientes O cadastro de novos clientes deve ser efetuado diretamente no site: www.portoitapoa.com. br, posteriormente o

Leia mais

TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar

TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar FIRJAN INTERNACIONAL CONVIDA: SÉRIE TIRA-DÚVIDAS COMÉRCIO EXTERIOR TEMA: Como tirar o RADAR, passo fundamental para você começar a exportar ou importar RADAR ou HABILITAÇÃO NO SISCOMEX? Habilitação no

Leia mais

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL CURSO FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL Carga horária: 360h

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: MONITORAR AGENCIAMENTO DE CARGAS ELABORADO EM: 13/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 015/2018 MFZ /07/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 015/2018 MFZ /07/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 015/2018 MFZ-01-00 141 30/07/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Assunto: Estabelece os procedimentos operacionais das exportações de mercadorias

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Portal Único de Comércio Exterior. Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Portal Único de Comércio Exterior Alexandre da Rocha Zambrano Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Agenda I. Cenário Base II. Diretrizes do Portal III. Novo Cenário IV. Exportação V. Importação

Leia mais

T p i o p s o d e d expo p r o tação

T p i o p s o d e d expo p r o tação Tipos de exportação Docente: Fernanda Lisboa Processos de importação e exportação Santos / SP Exportações livres A maioria das exportações brasileiras estão livres de quaisquer restrições, controles ou

Leia mais

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

Estrutura societária TÓPICOS 40% 60% 51% 49% 4) Novos Procedimentos para Emissão de Credencial de Acesso;

Estrutura societária TÓPICOS 40% 60% 51% 49% 4) Novos Procedimentos para Emissão de Credencial de Acesso; 1º FÓRUM - 2018 Estrutura societária TÓPICOS 1) Números RIOgaleão Cargo; 2) Revisão da Tabela de Serviços Cargo; 49% 51% 3) Mudanças nos Procedimentos Trazidas Pelo Novo Regimento Interno da RFB: Atribuições

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E

Portal Único de Comércio Exterior. Novo Processo de Exportação DU-E Portal Único de Comércio Exterior Novo Processo de Exportação DU-E Benefícios aos exportadores Eliminação de documentos. Integração com a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Redução de custos e consequente

Leia mais

PAGAMENTOS INTERNACIONAIS

PAGAMENTOS INTERNACIONAIS International Business Centers Brazilian Network PAGAMENTOS INTERNACIONAIS Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 ANO XXVIII - 2017 2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO... Pág. 06 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA GNRE... Pág. 07 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO Sumário 1. Introdução 2. Nacionalização

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Apresentação do Professor Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

TARIFA DE SERVIÇOS. cobrança sobre o valor da mercadoria (CI)

TARIFA DE SERVIÇOS. cobrança sobre o valor da mercadoria (CI) TARIFA DE SERVIÇOS 1. ARMAZENAGEM 1.1. Armazenagem de Carga es Armazenagem (1º período de 10 dias) cobrança sobre o valor da mercadoria (CI) 0,267 % Armazenagem (após 11º dia) cobrança sobre o valor da

Leia mais

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI)

Declaração de Importação (DI) Desembaraço Aduaneiro. NCM Habilitação SISCOMEX. Tratamento Administrativo. Deferida. Licença de Importação (LI) 1 Desembaraçada Desembaraço Aduaneiro Deferida Vinculada à DI Declaração de Importação (DI) NCM Habilitação SISCOMEX Tratamento Administrativo Importação Dispensada de Licenciamento Deferida Licença de

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 066/2012 MFZ /09/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 066/2012 MFZ /09/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR COM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/02/2014 APROVADO

Leia mais

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC

Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Licenciamento Direto de Importação LDI DFPC Acesso aos Sistemas SISCOMEX e VICOMEX Para emissão do Licenciamento de Importação, a empresa deve providenciar sua habilitação no SISCOMEX, junto à SRF, conforme

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos

Leia mais

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios 0800.7183810 O programa Comex INfoco visa gratuitamente democratizar conhecimentos, ao mesmo tempo que promove a integração de pessoas

Leia mais

CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS

CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS Habilitação dos Intervenientes no Comércio Exterior Comexleis treinamentos Ass. Com. Exterior Ltda TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS Carga horária:

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL

TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO IMPORTA FÁCIL 1. OBJETO DO TERMO 1.1. Este TERMO apresenta as condições gerais de prestação dos serviços de entrega desembaraço aduaneiro, consignados

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018. Subsecretaria Responsável: Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana)

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018. Subsecretaria Responsável: Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana) CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018 Brasília, 27 de novembro de 2018. Assunto: Edição de Instrução Normativa que estabelece requisitos e condições para a realização de operações de importação por conta e ordem

Leia mais

ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário

ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário ATI ELETRÔNICA Manual do Usuário Objetivo O objetivo do projeto é dar mais agilidade e segurança no processo de entrada dos documentos fiscais exigidos pela Receita Federal no sistema AWS. Este projeto

Leia mais

ADUANEIRO JORGE ADVOGADOS ASSOCIADOS.

ADUANEIRO JORGE ADVOGADOS ASSOCIADOS. ADUANEIRO ESPECIALISTAS EM DIREITO ADUANEIRO Contando com a vasta experiência da Sócia Dra. Maria de Lourdes Pereira Jorge que se aposentou como Auditora Fiscal da Receita Federal, enquanto ocupava o cargo

Leia mais

RADIOATIVOS. Importação & Distribuição

RADIOATIVOS. Importação & Distribuição RADIOATIVOS Importação & Distribuição Formado em Comércio Exterior em Berkeley College com especialização no Middlesex College. Atuo na area de supply chain há 10 anos e 7 anos especialista em radioativos.

Leia mais