Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora"

Transcrição

1 Aprimorando os Conhecimentos de letricidade Lista 3 Campo létrico Linhas de Força Campo létrico de uma sfera Condutora 1. (UFRS-004) Duas cargas elétricas, A e B, sendo A de C e B de 4C, encontram-se em um campo elétrico uniforme. ual das alternativas representa corretamente as forças exercidas sobre as cargas A e B pelo campo elétrico? SOLUÇÃO: Imagine nesta região um campo elétrico como mostrado abaixo. Como a carga A é positiva a força FA e o campo FA = A. terão a mesma direção e sentido A força FB terá a mesma direção, porém, o sentido contrário do campo. FB = B. Como B > A FB > FA RSPOSTA (B). (UC-004) Considere um uadrado de centro na origem dos eixos coordenados e lados, paralelos aos eixos x e y, medindo cm. Colouemos nos vértices do uadrado as seguintes cargas puntiformes: no ponto (1, 1) carga ; no ponto ( 1, 1), carga ; no ponto ( 1, 1), carga + e no ponto (1, 1), carga +. No ponto (0,0), o campo elétrico produzido pelas uatro cargas tem: a) direção y e sentido positivo. b) direção y e sentido negativo. c) direção x e sentido positivo. d) direção x e sentido negativo. SOLUÇÃO: Observe as cargas dispostas nos vértices do uadrado.

2 Os campos elétricos gerados pelas cargas A, B, C e D, no centro do uadrado, estão representados na figura. Desta forma, o campo elétrico resultante no ponto (0, 0) terá direção (y) vertical e sentido para cima (positivo). RSPOSTA (A) 3. (FIC-000) Uma carga elétrica de 1,0 x 10 4 C é colocada em um ponto de um campo elétrico de intensidade 1,0 x 10 3 N/C. Logo, esta carga está sujeita a uma força cujo módulo é: a) 1,0 x 10 5 N d) 1,0 x 10 N b) 1,0 x 10 3 N e) 1,0 x 10 3 N c) 1,0 x 10 1 N SOLUÇÃO: Utilizando-se a definição do campo elétrico: F F. F 1 x 10 x 1 x 10 F 1 x 10 N RSPOSTA (C) 4. (UNIFOR/96) Uma carga elétrica de 5,0 x 10 8 C, colocada num ponto de um campo elétrico, fica sujeita a uma força eletrostática de módulo igual a 4,0 x 10 6 N. Outra carga elétrica de 3,5 x 10 8 C, colocada no mesmo ponto do campo elétrico, fica sujeita a uma força eletrostática cujo módulo, em newtons, vale a),0 x 10 5 c) 4,0 x 10 6 e) 1,4 x 10 6 b) 5,7 x 10 6 d),8 x 10 6 SOLUÇÃO: A intensidade do campo elétrico no ponto é: F 0 4 x 10 5 x x 10 1 N C A intensidade do campo elétrico não depende da carga de prova. Assim, se a carga de prova for substituída por outra, o campo elétrico continua o mesmo. A nova força elétrica será: F1 = 1. F1 = 3,5 x 10 8 x 8 x 10 1 F,8 x 10 6 N RSPOSTA (D) 5. (MACK-00) Nos pontos A e B da figura são colocadas, respectivamente, as cargas elétricas puntiformes 3 e +. No ponto P o vetor campo elétrico resultante tem intensidade: 5 1d a) c) e) 9d b) d) 1d 4 3d 7 18d SOLUÇÃO: Na figura, estão representados os campos elétricos no ponto P devidos às cargas elétricas puntiformes A e B. A 3 (3d) 3 9d A 3d

3 B (d) B 4d Calculando-se a intensidade do campo elétrico resultante no ponto P: R 3d 4d R 1d RSPOSTA (C) 6. (UFC) Considerando a configuração de cargas puntiformes e de mesmo módulo, mostrada na figura, o valor de y no ponto P, onde x e y são as x coordenadas do campo elétrico da configuração, vale: a) 1 b) 3 c) d) 4 e) zero SOLUÇÃO: Observe os campos elétricos gerados pelas cargas no ponto P. As componentes verticais se anulam enuanto as componentes horizontais apontam para a direita. Desta forma y = 0 e y x 0, logo 0 x RSPOSTA () 7. (UNIFOR 95) Uma peuena partícula de massa 0,1 g e carga C cai sob a ação exclusiva da gravidade terrestre. Adota-se g = 10 m/s. No instante em ue está com velocidade de,0 m/s, entra em uma região do espaço em ue há um campo elétrico uniforme vertical e passa a se mover com velocidade constante. O campo elétrico tem módulo a) N/C e aponta para baixo. b) N/C e aponta para cima. c) N/C e aponta para baixo. d) N/C e aponta para cima. e). 10 N/C e aponta para cima. SOLUÇÃO: Como a velocidade passa a ser constante a partícula fica em euilíbrio dinâmico. As forças ue atuam na partícula: Como o peso é vertical para baixo, a força elétrica tem ue ser vertical para cima, visto ue a resultante é nula.

4 Assim o campo elétrico tem a mesma direção e sentido da força elétrica. R = 0 F = P = mg = mg 4 10 x10 6 x10 5x10 N/ C vertical para cima RSPOSTA (B) 8. (AFA-003) Um elétron desloca-se na direção x, com velocidade inicial. ntre os pontos x 1 e x, existe um campo elétrico uniforme, conforme mostra a figura abaixo. Desprezando o peso do elétron, assinale a alternativa ue MLHOR descreve o módulo da velocidade v do elétron em função de sua posição x. a) c) b) d) SOLUÇÃO: Analisando-se o movimento do elétron conclui-se ue: 1) ntre x = 0 e x = x1 O movimento é uniforme, v = v0 = constante, pois não há forças atuando no elétron. (R = 0) ) ntre x = x1 e x = x O movimento é uniformemente retardado, velocidade decrescente, visto ue a força elétrica é resultante e está contrária ao movimento. 3) Para x > x

5 Como não existe campo elétrico nesta região (x > x), a força elétrica é nula e a velocidade volta a ser constante. O gráfico de v x t para o movimento do elétron é: v vo 0 x RSPOSTA (B) 9. (UC-98) Considere as afirmativas referentes a campo elétrico e linhas de força. I. As linhas de força em um campo elétrico podem se interceptar em um ponto. II. m cada ponto o vetor campo elétrico é tangente à linha de força. Marue: a) se somente I é correta. c) se somente II é correta. b) se I e II são falsas. d) se I e II são corretas. SOLUÇÃO: Sobre as linhas de força: As linhas de força de um campo elétrico não podem se interceptar. Afirmativa I (falsa). O campo elétrico é sempre tangente à linha de força. Afirmativa II (verdadeira). RSPOSTA (C) 10. (UFRS) A figura mostra uma esfera de raio R no interior de uma casca esférica de raio R, ambas metálicas e interligadas por um fio condutor. uando o sistema foi carregado com carga elétrica total, esta se distribuirá de modo ue a carga da esfera interna seja: 4 a) b) 5 c) d) 3 5 e) zero SOLUÇÃO: A esfera de raio R e a casca esférica de raio R são condutoras. uando interligadas por um fio condutor formam um condutor esférico com a forma mostrada na figura. A carga em excesso, em um condutor, localiza-se na superfície externa do condutor. Deste modo, a carga na esfera interna é nula. RSPOSTA () (PUC-MG-99) Uma esfera condutora está colocada em um campo elétrico constante de 5,0 N/C produzido por uma placa extensa, carregada com carga positiva distribuída uniformemente:

6 Nessas condições, é CORRTO afirmar ue haverá dentro da esfera um campo cuja intensidade é: a) maior ue 5,0 N/C. b) menor ue 5,0 N/C mas não nula. c) igual a 5,0 N/C. d) nula, mas a carga total na esfera é também nula. e) nula, mas a carga total na esfera não é nula. SOLUÇÃO: A placa extensa carregada positivamente polariza a esfera. No interior da esfera o campo elétrico é nulo. A esfera está polarizada, mas não está carregada. RSPOSTA (D) 1. (MACK) No vácuo 9 N. m, colocam-se as cargas A = C e B = C, C respectivamente nos pontos A e B representados na figura. O campo elétrico no ponto C tem módulo igual a: a) N/C b) N/C c) N/C d) N/C e) N/C SOLUÇÃO: Represente os vetores campo elétrico das cargas A e B no ponto C. Módulos dos vetores campo elétrico no ponto C 9 6 KA 9 x10 x 48x10 A A 1 A = 7 x 10 5 N/C d (4 x10 ) A 9 6 KB 9 x10 x16 x10 B B 1 B = 36 x 10 5 N/C db ( x10 ) Campo elétrico resultante no ponto C 5 7 x10 36x 5 R A B R 10 R = 45 x 10 5 N/C RSPOSTA (D) 13. (MACK-003) Um peueno corpo, de massa m gramas e eletrizado com carga coulombs, está sujeito à ação de uma força elétrica de intensidade igual à de seu próprio peso. ssa força se deve à existência de um campo elétrico uniforme, paralelo ao campo gravitacional, também suposto uniforme na região onde as observações foram feitas. Considerando ue tal corpo esteja em euilíbrio, devido exclusivamente às ações do campo elétrico e do campo gravitacional ( g = 10m/s ), podemos afirmar ue a intensidade do vetor campo elétrico é:

7 m a) 1,0. 10 N / C d) 1,0. 10 b) 1 m 1,0. 10 N / C e) c) 1, m N/C SOLUÇÃO: Como há euilíbrio: 1, N / C m N / C m Felet = P = mg = 10 3 m. 10 = 1,0 x 10 m (N/C) RSPOSTA (A) 14. (UFPI-003) A figura mostra dois planos de cargas, infinitos, de densidades superficiais uniformes, 1 e, respectivamente. Os planos são paralelos e situados no vácuo. Nos pontos P e, o campo elétrico é dado pelos vetores P e, mostrados na figura. O módulo de P é maior ue o módulo de ( P > ). O campo elétrico de um plano de cargas infinito e de densidade superficial tem seu módulo dado por =, sendo o a permissividade elétrica do vácuo. Por isso é correto afirmar ue a situação mostrada na figura só é possível se: a) 1 é positivo, é negativo e 1 <. b) 1 é negativo, é negativo e 1 >. c) 1 é positivo, é positivo e 1 <. d) 1 é negativo, é positivo e 1 >. e) 1 é positivo, é positivo e 1 =. 0 SOLUÇÃO: O ponto P é um ponto entre as placas. Se o campo é para direita a placa 1 é POSITIVA e a placa é NGATIVA. 1 (positivo) e (negativo). No ponto os vetores são: 1 Como é para esuerda > 1 > 1 RSPOSTA (A) 15. (UC) Duas esferas metálicas isoladas, uma maciça e outra oca, estão eletrizadas. A afirmação correta é: a) Na esfera maciça, a carga concentra-se no centro e, na oca, a carga distribui-se pela superfície interna. b) Na esfera oca, a carga espalha-se pela superfície interna e, na maciça, pela superfície externa. c) m ambos os casos, as cargas espalham-se pelas superfícies externas das esferas. d) Na esfera maciça, as cargas espalham-se por toda a esfera e, na oca, apenas na parte onde existe metal. SOLUÇÃO: m um corpo condutor, maciço ou oco, as cargas, em excesso, localizam-se em sua superfície externa.

8 RSPOSTA (C) GABARITO 01 B 0 A 03 C 04 D 05 C B 08 B 09 C D 1 D 13 A 14 A 15 C

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I 1 (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 2 Campo elétrico N2 Nota 1. Em certa região existe um vetor campo elétrico vertical e orientado

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA 1. (Fatec 2008) Um elétron é colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considerando desprezível o peso do elétron, pode-se afirmar que este: a)

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª Lista 2 Campo Elétrico 1. Em certa região existe um vetor campo

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme

Campo Elétrico Uniforme Campo Elétrico Uniforme 1. (Upf 2012) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 9

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM LISTA DE EXERCÍCIOS Recuperação 3 TRIM 2018 1.Na figura a seguir, Q=20μC e q =1,5μC são cargas puntiformes no vácuo. O trabalho realizado pela forca elétrica em levar à carga q do ponto A ao o ponto B

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

Eletricidade lista de exercícios

Eletricidade lista de exercícios Eletricidade lista de exercícios Requisito: leitura da seção 9.6 do livro B. Alvarenga (além do conhecimento da última lição: linhas de força e superfícies equipotenciais.) 1. (BA) Uma carga positiva Q

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Ufg 2014) Um capacitor de placas paralelas é formado por duas placas metálicas grandes ligadas a um gerador ue mantém uma diferença de potencial tal ue o campo elétrico uniforme gerado no interior

Leia mais

3 º ANO LISTA COMPLEMENTAR CAMPO ELÉTRICO PROF. MORAES

3 º ANO LISTA COMPLEMENTAR CAMPO ELÉTRICO PROF. MORAES 1 - (UFU MG) A antipartícula do elétron é o pósitron. Ambos possuem a mesma massa, cargas elétricas de igual magnitude, porém sinais contrários. Sob a ação de um campo elétrico uniforme, o pósitron sofre

Leia mais

Aula 3 Campo Elétrico

Aula 3 Campo Elétrico Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 4-, 4-, 4-8 S. -6, -8, 4-7 T. 18-4, 18-5 Aula Campo

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 1 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO Fixação 1) Qual dos seguintes gráficos melhor representa a intensidade (E) do campo elétrico de uma carga pontual em função da distância (d) entre a carga

Leia mais

e q2 0 respectivamente nos pontos A e B, conforme a figura a seguir.

e q2 0 respectivamente nos pontos A e B, conforme a figura a seguir. 6 1. Uma partícula de carga q e massa 10 kg foi colocada num ponto próximo à superfície da Terra onde existe um campo elétrico uniforme, vertical e ascendente de intensidade 5 E 10 N. Sabendo que a partícula

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F.

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. FORÇA ELÉTRICA 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico 1. (Pucrj 2010) O que acontece com a força entre duas cargas

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

Estudante: Turma: Data: / /

Estudante: Turma: Data: / / OLÉGIO MRIST - PTOS E MINS 3º NO O ENSINO MÉIO - 013 Professoras: leidiana ias e Rosimeire orges ª REUPERÇÃO UTÔNOM Roteiro de Estudos uestões Estudante: Turma: ata: / / 01 - (UEFS ) O campo elétrico entre

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força 1) (Faap-1996) A figura mostra, em corte longitudinal, um objeto metálico oco, eletricamente carregado. Em qual das regiões

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Upf 01) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 1 10 N C, na direção vertical

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

Lista 01 Parte II. Capítulo 28

Lista 01 Parte II. Capítulo 28 Lista 01 Parte II Capítulo 28 01) Qual é o fluxo elétrico através de cada uma das superfícies (a), (b), (c) e (d) presentes na figura abaixo? 02) Uma carga positiva Q está localizada no centro de um cilindro

Leia mais

LISTA COMPLETA PROVA 01

LISTA COMPLETA PROVA 01 LISTA COMPLETA PROVA 1 CAPÍTULO 3 5E. Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a uma distância de 3, x 1 3 m uma da outra, são largadas a partir do repouso. O módulo da aceleração inicial da primeira

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim GOIÂNIA, / 04 / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Prova: 07/04/18 L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma 1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma trajetória circular de raio R. Um outro satélite, também em órbita da Terra, descreve trajetória

Leia mais

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico FÍSICA BÁSICA III Aula 2: Campo Elétrico Campo Elétrico Como duas partículas carregadas podem interagir mesmo estando no vácuo? Dizemos que uma partícula carregada produz um campo elétrico ao seu redor.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. "Foco, Força e Fé

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. Foco, Força e Fé 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2019 Valor: Nota: "Foco, Força e Fé 1 - (Unifesp) Duas

Leia mais

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico)

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico) 1. (G1) Defina Campo e cite 2 exemplos. 2. (G1) Defina "Campo elétrico". 3. (G1) Por que os prótons possuem carga positiva e os elétrons possuem carga negativa? 4. (Udesc 97) Na figura a seguir aparece

Leia mais

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo 2016 - Prof. Adson Filizzola 01. A figura ilustra dois pêndulos elétricos feitos com esferas condutoras de mesmo raio. Elas foram eletrizadas por contato com

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIÍIA UNIVSIDAD ATÓLIA D GOIÁS DPATAMNTO D MATMÁTIA ÍSIA Professores: dson Vaz e enato Medeiros XÍIOS NOTA D AULA I Goiânia - X Í I O S. O esuema abaio mostra três cargas puntiformes fias, no vácuo.

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Relembrando... A LEI DE COULOMB PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1 T.1 (UFPA-74) O trabalho para deslocar uma carga elétrica sobre uma superfície eqüipotencial: a) depende do valor da carga; b) depende da distância que a carga terá de percorrer;

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (FAMERP SP/2015) A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA + - + + + + + A B + d + q q - - - - - Q q P d 6.V 5.V V -V c 2.d3.d 4.d 5.d 6.d d 4.V 3.V 2.V Q>0-2.V -3.V -4.V Q

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera.

a) diminui 1 x J. b) aumenta 1 x J. c) diminui 2 x J. d) aumenta 2 x J. e) não se altera. 1. A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo. Uma das partículas está fixa em uma posição, enquanto a outra

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO I) RESUMO DO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO Cargas elétricas em repouso criam nas suas proximidades campos eletrostáticos. Cada carga cria em particular um campo elétrico em determinado ponto.

Leia mais

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante?

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante? Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 30 de outubro de 2016 LISTA DE EXERCÍCIOS 2: ASSUNTOS: FORÇA DE COULOMB, CAMPO ELÉTRICO, CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR CARGA PONTUAL - DISTRIBUIÇÃO DISCRETA DE CARGAS, CAMPO

Leia mais

Física. Eletrostática. Professor Alexei Muller.

Física. Eletrostática. Professor Alexei Muller. Física Eletrostática Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB F = k.q.q 9 2 2 k 0 = 9.10 N.m / C d 2 www.acasadoconcurseiro.com.br 3 Variando somente as

Leia mais

1 a PROVA Gabarito. Solução:

1 a PROVA Gabarito. Solução: INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III FIS 123) TURMA: T02 SEMESTRE: 2 o /2012 1 a PROVA Gabarito 1. Três partículas carregadas

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre 1º ano FÍSICA Prof. Cícero º Bimestre 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas cargas elétricas, q1 1μC e q 4 μc, estão no vácuo, fixas nos pontos 1 e, e separadas por uma distância d 60 cm, como mostra a figura abaixo.

Leia mais

Capítulo 23: Lei de Gauss

Capítulo 23: Lei de Gauss Capítulo 23: Lei de Gauss O Fluxo de um Campo Elétrico A Lei de Gauss A Lei de Gauss e a Lei de Coulomb Um Condutor Carregado A Lei de Gauss: Simetria Cilíndrica A Lei de Gauss: Simetria Plana A Lei de

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: ísica I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 4 Revisão - Eletrostática N2 Nota 01 - (UVEST SP) A lei de conservação da carga elétrica pode

Leia mais

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial.

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial. EETROSTÁTIC 01 Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela: a) só pode ser positiva b) não pode ser criada nem destruída c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) só pode existir como

Leia mais

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano? 2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:

Leia mais

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018 Física Teórica II Prova 1 1º. semestre de 2018 14/04/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Terceira Lista - Potencial Elétrico

Terceira Lista - Potencial Elétrico Terceira Lista - Potencial Elétrico FGE211 - Física III Sumário Uma força F é conservativa se a integral de linha da força através de um caminho fechado é nula: F d r = 0 A mudança em energia potencial

Leia mais

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1. (Ufsm 2014) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS05 P DE ELETROMAGNETISMO 5.03.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET7F Profª Elisabete N Moraes LEI DE GAUSS Lei de Gauss - apresentação Método alternativo

Leia mais

Capítulo 3. 1-Campo Elétrico - comparação com o campo gravitacional. Vamos Estudar Física

Capítulo 3. 1-Campo Elétrico - comparação com o campo gravitacional. Vamos Estudar Física apítulo 3 1-ampo Elétrico - comparação com o campo gravitacional Todos nós já ouvimos no dia-a-dia a palavra campo gravitacional e em particular campo gravitacional terrestre. Sabemos que qualquer corpo

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss Eletricidade e Magnetismo Fluxo Elétrico Lei De Gauss 1. A figura seguinte mostra uma seção de uma barra cilíndrica de plástico infinitamente longo, com uma densidade linear de carga positiva uniforme.

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 04 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura.

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura. AFA/EFOMM - Lista de exercícios - M2 Prof Xuxa Força elétrica Tarefa 01 (Unifesp) Uma estudante notou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, equidistantes entre

Leia mais

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100 QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

Aula 5: Lei de Gauss. Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7 S. 23-2, 23-3, 23-4, 23-6 T. 19-2, 19-4

Aula 5: Lei de Gauss. Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7 S. 23-2, 23-3, 23-4, 23-6 T. 19-2, 19-4 Universidade Federal do Paraná etor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7. 23-2, 23-3, 23-4,

Leia mais

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico)

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico) QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

De acordo com o sistema de eixos representado acima, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.

De acordo com o sistema de eixos representado acima, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta. Professor: Luciano Dias 1-(PUC-PR) Uma carga positiva q se movimenta em um campo magnético uniforme com velocidade. Levando em conta a convenção a seguir, foram representadas três hipóteses com respeito

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico Disciplina: Física 3 Professor: Joniel Alves Lista de Exercícios de Potencial Elétrico 1) Um elétron se move de um ponto i para um ponto f, na direção de um campo elétrico uniforme. Durante este deslocamento

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO Educando para a

Leia mais

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Cargas elétricas 1. Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5,0. 10 13 elétrons. Considerando a carga elementar e=1,6. 10-19, qual será a carga

Leia mais

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno:

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno: Colégio Planeta Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / 018 04 Aluno(a): ª Série Turma: Turno: 01 - (UEG GO/015) Uma carga Q está fixa no espaço, a uma distância d dela existe um ponto P, no qual é colocada

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 13 (pág. 114) AD TM TC. Aula 14 (pág. 114) AD TM TC. Aula 15 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 13 (pág. 114) AD TM TC. Aula 14 (pág. 114) AD TM TC. Aula 15 (pág. ísica Setor rof.: Índice-controle de studo ula 13 (pág. 114) D TM T ula 14 (pág. 114) D TM T ula 15 (pág. 116) D TM T ula 16 (pág. 116) D TM T ula 17 (pág. 116) D TM T ula 18 (pág. 116) D TM T ula 19 (pág.

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio 1. (Pucsp) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton Imersão Total ITA ETAPA Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton PROVA DIAGNÓSTICO 1. Três formigas estão localizadas nos vértices de um triângulo eqüilátero cujos lados medem a. Elas

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico 1. (UFMG) Um isolante elétrico: a) não

Leia mais

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA 1-(Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2. 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir

Leia mais

TD DE FÍSICA 2 Questões de Campo elétrico PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Questões de Campo elétrico PROF.: João Vitor 1. (Udesc 2014) Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às de campo magnético. I. As linhas de força do campo elétrico se estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral. Data: 01/08/2018 Valor: Nota: 1 - (PUC) Os corpos eletrizados

Leia mais