ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!"

Transcrição

1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO Educando para a Modernidade desde 1967 PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO ALUNO (A): Campo elétrico ELETROSTÁTICA 5) As figuras mostram 3 pares de cargas, a, b, c e d, f e g, e a configuração das linhas de força para o campo elétrico correspondente a cada par. 1) Considere as afirmativas a seguir: I A direção do vetor campo elétrico, em um determinado ponto do espaço, coincide sempre com a direção da força que atua sobre uma carga de prova colocada no mesmo ponto. II Cargas negativas, colocadas em um campo elétrico, tenderão a se mover em sentido contrário ao do campo. III A intensidade do campo elétrico criado por uma carga pontual é, em cada ponto, diretamente proporcional ao quadrado da carga que o criou e inversamente proporcional à distância do ponto à carga. IV A intensidade do campo elétrico pode ser expressa em Newton/Coulomb. Dentre elas, quais são as verdadeiras e quais são as falsas? 2) Na figura, o ponto p está equidistante das cargas fixas +Q e Q. Qual dos vetores indica a direção e o sentido do campo elétrico em P, devido a essas cargas? (A) A (B) B (C) C (D) D (E) E 3) Qual dos gráficos melhor representa o módulo do vetor campo elétrico E, num ponto P nas proximidades de uma carga elétrica puntiforme, em função da distância d entre a carga e P? (Considere a carga elétrica no vácuo.) 4) Duas cargas puntiformes de C e C estão fixas e separadas entre si, no vácuo, pela distância de 6 cm. Determinar a intensidade do vetor campo elétrico no ponto médio M do segmento que une as cargas. Com relação aos sinais das cargas, é CORRETO afirmar que (A) a, f e g são negativas. (B) b, f e g são positivas. (C) b, c e d são positivas. (D) a, c e d são positivas. (E) c, d, f e g são negativas. 6) Partículas (núcleo de um átomo de Hélio), partículas (elétrons) e radiação (onda eletromagnética) penetram, com velocidades comparáveis, perpendicularmente a um campo elétrico uniforme existente numa região do espaço, descrevendo as trajetórias esquematizadas na figura. (A) Reproduza a figura anterior e associe α, β e γ. (B) Qual é o sentido do campo elétrico? 7) O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica em um ponto P é igual a E. Dobrando-se a distância entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga e dobrando-se também o valor da carga, o módulo do vetor campo elétrico, nesse ponto, muda para (A) 8E (B) E/4 (C) 2E (D) 4E (E) E/2

2 8) Duas cargas elétricas +Q e -9Q estão localizadas, respectivamente, nos pontos M e N indicados no esquema a seguir. 12) O diagrama representa a intensidade do campo elétrico, originado por uma carga Q, puntiforme, fixa no vácuo, em função da distância à carga. Considerando os pontos 1, 2, 3 e 4 marcados no esquema, o campo elétrico resultante da ação dessas cargas elétricas é nulo (A) somente no ponto1. (B) somente no ponto 2. (C) somente nos pontos 1 e 2. (D) somente nos pontos 3 e 4. (E) nos pontos 1, 2, 3 e 4. 9) Sabendo-se que o vetor campo elétrico no ponto A é nulo, a relação entre d 1 e d 2. Determine (A) o valor da carga Q que origina o campo. (B) a intensidade do campo elétrico situado num ponto P, a 50 cm da carga Q. (C) a intensidade da força elétrica que atua numa carga q = C, colocada no ponto P. 13) Um campo elétrico apresenta em um ponto P de uma região a intensidade de N/C, direção horizontal e sentido da esquerda para a direita. Determinar a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que atua sobre uma carga puntiforme q, colocada no ponto P, nos seguintes casos: (A) q = 2 µc (B) q = - 3 µc (A) d1/d2 = 4. (B) d1/d2 = 1. (C) d1/d2 = ¼. (D) d1/d2 = 2. (E) d1/d2 = ½. 10) Uma carga elétrica puntiforme com 4,0 µc, que é colocada em um ponto P do vácuo, fica sujeita a uma força elétrica de intensidade 1,2 N. O campo elétrico nesse ponto P tem intensidade de (A) 3, N/C. (B) 2, N/C. (C) 1, N/C. (D) 4, N/C. (E) 4, N/C. 11) Uma carga Q = -4 µc, fixa, encontra-se no vácuo, conforme figura. 14) Em dois vértices de um triângulo equilátero de lado 0,3 m se encontram duas cargas positivas Q = 4 µc. Determinar o módulo do vetor campo elétrico resultante no outro vértice. 15) Determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor campo elétrico nos pontos P 1 e P 2, criado por uma carga puntiforme, fixa, Q = 8µC, localizada no vácuo, conforme indica a figura. 16) Nos vértices de um quadrado de 0,1 m de lado colocam-se quatro cargas de módulos iguais a 2 µc, conforme indica a figura. Determine a intensidade do vetor campo elétrico resultante no centro do quadrado. Determinar, num ponto P, a 20 cm da carga (A) a intensidade, a direção e o sentido do campo elétrico. (B) a intensidade, a direção e sentido da força elétrica que atua numa carga q = 5 µc, colocada no ponto P.

3 17) A figura mostra um corpo eletrizado com uma carga Q, tendo em suas proximidades uma esfera metálica oca. 22) (A) Um corpo metálico está eletrizado com uma certa carga. Duas pequenas esferas metálicas idênticas, A e B, sustentadas por hastes isolantes, são postas em contato com esse corpo, nas posições mostradas na figura. A carga que A adquire é maior, menor ou igual à adquirida por B? Por quê? (A) É correto afirmar que há um campo elétrico no ponto P1? (B) E no ponto P2? Por quê? (C) E no ponto P3? Explique. (B) E, supondo que A e B, inicialmente descarregadas, sejam colocadas em contato com uma esfera eletrizada? 18) Uma gaiola metálica está eletrizada com uma certa carga. Duas pessoas, A e B, encontram-se em contato com essa gaiola, nas posições mostradas na figura. 23) Duas placas metálicas paralelas, eletrizadas com cargas de sinais contrários, estão colocadas no vácuo a 10 cm de distância uma da outra. O campo elétrico produzido pelas placas tem intensidade N/C. Uma carga elétrica puntiforme de 2 µc e massa kg é abandonada na placa positiva. (A) Por que os cabelos de A se apresentam eriçados? (B) Por que, em B, esse efeito não é observado? 19) Suponha que você esteja no interior de um automóvel, durante uma tempestade na qual se observa a ocorrência de um número muito grande de raios. Para que você melhor se protegesse contra a ação desses raios, seria melhor sair do carro ou permanecer nele? Explique. 20) Duas nuvens, próximas uma da outra, encontramse eletrizadas com cargas de sinais contrários. (A) Antes de ocorrer um raio de uma nuvem para a outra, o ar entre elas é isolante ou condutor? (B) E no instante em que ocorre um raio entre as nuvens? 21) Num ponto situado a 3 m do centro de uma esfera de raio 1 m, eletrizada positivamente, localizada no vácuo, o vetor campo elétrico tem intensidade N/C. Determine a carga elétrica distribuída na superfície da esfera. Supondo desprezível a força de atração gravitacional sobre a carga elétrica, determinar (A) a força atuante sobre a carga elétrica. (B) a aceleração da carga elétrica. (C) a velocidade com que a carga elétrica atinge a placa negativa. 24) Uma esfera condutora de 0,2m de raio está carregada com uma carga de -6 µc. Determine a intensidade do campo elétrico nos pontos A, B e C, situados, respectivamente, a 0,1 m, 0,2 m e 0,6 m do centro da esfera.

4 25) Considere uma esfera condutora de raio 20 cm. 29) A figura mostra a configuração de quatro cargas elétricas puntiforme: q1, q2, q3 e q4. No ponto P indicado, o campo elétrico tem a seguinte orientação: Ela se encontra carregada eletrostaticamente com uma carga de C. Determinar a intensidade do vetor campo elétrico nos pontos A, B e C, localizados conforme indica a figura. 26) As cargas puntiforme q1 = 20 µc e q2 = 64 µc estão fixas no vácuo, respectivamente, nos pontos A e B. O campo elétrico resultante no ponto P tem intensidade de (A) horizontal, da esquerda para a direita. (B) horizontal, da direita para a esquerda. (C) vertical, de baixo para cima. (D) vertical, de cima para baixo. (E) nenhuma, pois o campo é nulo. 30) Considere a figura abaixo, onde E é o vetor campo elétrico resultante em A, gerado pelas cargas fixas Q1 e Q2. F é a força elétrica na carga de prova q, colocada em A. (A) 3, N/C. (B) 3, N/C. (C) 4, N/C. (D) 4, N/C. (E) 5, N/C. 27) A figura mostra, em corte longitudinal, um objeto metálico oco, eletricamente carregado. Em qual das regiões assinaladas há maior concentração de carga? Dadas as alternativas, indique a CORRETA. (A) Q1 < 0, Q2 > 0 e q < 0. (B) Q1 > 0, Q2 < 0 e q > 0. (C) Q1> 0, Q2 > 0 e q < 0. (D) Q1 > 0, Q2 < 0 e q < 0. (E) Q1 < 0, Q2 < 0 e q > 0. (A) E (B) D (C) C (D) B (E) A 31) A figura representa a seção reta de uma esfera condutora de raio igual a 2,5 cm, carregada positivamente. A partir do centro O da esfera, achamse situados os pontos A, B, C e D, tais que AO = AB = BC = CD = 1,0 cm. 28) Duas cargas elétricas de módulos iguais, q, porém de sinais contrátios, geram no ponto O um campo elétrico resultante E. Qual o vetor que melhor representa esse campo elétrico? Escolha a opção que contenha valores coerentes, numa mesma unidade, para os campos elétricos nos pontos A, B, C e D, NESSA ORDEM. (A) 4,0; 3,0; 2,0; 1,0. (B) 16,0; 9,0; 4,0; 1,0. (C) zero; zero; 3,0; 4,0. (D) zero; zero; 26,0; 9,0.

5 32) Em um experimento, o professor Ladeira observa o movimento de uma gota de óleo eletricamente carregada, entre duas placas metálicas paralelas, posicionada horizontalmente. A placa superior tem carga positiva e a inferior, negativa, como representado nesta figura. 35) A figura representa as linhas de campo elétrico de duas cargas puntiformes. Com base na análise da figura, crie uma relação entre os módulos das cargas A e B. Justifique. Considere que o campo elétrico entre as placas é uniforme e que a gota está apenas sob a ação desse campo e da gravidade. Para um certo valor do campo elétrico, o professor Ladeira observa que a gota cais com velocidade constante. Com base nessa situação, é CORRETO afirmar que a carga da gota é (A) negativa e a resultante das forças sobre a gota não é nula. (B) positiva e a resultante das forças sobre a gota é nula. (C) negativa e a resultante das forças sobre a gota é nula. (D) positiva e a resultante das forças sobre a gota não é nula. 33) Quais das seguintes afirmações, referentes a um condutor eletrizado em equilíbrio eletrostático, estão corretas? I Em todos os pontos do interior do condutor, o campo elétrico é nulo, independente de ele ser maciço ou oco. II Na superfície do condutor e nas suas vizinhanças, o vetor campo elétrico é perpendicular à superfície. III No caso de um condutor elétrico, livre de influências de outros corpos, a intensidade do vetor campo elétrico em pontos externos é calculada considerando toda sua carga concentrada em seu centro. 34) O poder das pontas é uma consequência da forma como as partículas portadoras de carga elétrica se distribuem na superfície de um condutor. Em um dado condutor carregada, em equilíbrio eletrostático, é CORRETO afirmar que, em relação ao restante da superfície, nas pontas, (A) a quantidade e a densidade de cargas são sempre maiores. (B) a quantidade e a densidade de cargas são sempre menores. (C) a quantidade e a densidade de cargas são sempre iguais. (D) a quantidade de cargas é sempre maior, mas a densidade de cargas é sempre menor. (E) a quantidade de cargas é sempre menor, mas a densidade de cargas é sempre maior. 36) A figura mostra duas cargas pontuais, Q1 e Q2. Elas estão fixas nas suas posições e a uma distância de 1,00 m entre si. No ponto P, que está a uma distância de 0,50 m da carga Q2, o campo elétrico é nulo. Sendo Q2 = + 1,0 x 10-7 C, calcule o valor da carga Q1. (A) 9 x 10-7 C. (B) + 9 x 10-7 C. (C) 3 x 10-7 C. (D) + 3 x 10-7 C 37) O inventor do para-raios, o norte americano Benjamin Franklin, estudioso de fenômenos elétricos, em 1752, relacionou-os aos fenômenos atmosféricos, realizando a seguinte experiência: Durante uma tempestade, Franklin soltou uma pipa em cuja ponta de metal estava amarrada a extremidade de um longo fio de seda; da outra extremidade do fio, próxima de Franklin, pendia uma chave de metal. Ocorreu, então, o seguinte fenômeno: quando a pipa captou a eletricidade atmosférica, o toque de Franklin na chave, com os nós dos dedos, produziu faíscas elétricas. Esse fenômeno ocorre sempre porque, em um condutor, (A) as cargas se movimentam, dando origem a uma corrente elétrica constante na sua superfície. (B) as cargas se acumulam nas suas regiões pontiagudas, originando um campo elétrico muito intenso e uma consequente fuga de cargas. (C) as cargas se distribuem uniformemente sobre sua superfície externa, fazendo com que em pontos exteriores o campo elétrico seja igual ao gerado por uma carga pontual de mesmo valor. (D) as cargas positivas se afastam das negativas, dando origem a um campo elétrico no seu interior. (E) as cargas se distribuem uniformemente sobre sua superfície externa, tornando nulo o campo elétrico em seu interior.

6 38) Em uma cartilha fornecida pelos DETRANs do país é alertado sobre o risco em caso de acidente se cabos elétricos estarem em contato com os veículos. Nesta cartilha há um erro conceitual quando é afirmado que: No interior dos veículos, as pessoas estão seguras, desde que os pneus estejam intactos e não haja nenhum contato com o chão. Se o cabo estiver sobre o veículo, elas podem ser eletrocutadas ao tocar o solo. Isso já não ocorre se permanecerem no seu interior, pois o mesmo está isolado pelos pneus. Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, p. 25/São Paulo: ABRAMET 2005 Assinale a alternativa correta que proporciona uma justificativa cientificamente adequada para a situação descrita na cartilha. (A) As pessoas jamais estarão seguras, pois os pneus não têm isolamento adequado. (B) As pessoas devem permanecer no interior do carro porque estão blindadas eletricamente, independente de estarem isoladas pelos pneus. (C) Os pneus devem estar cheios de ar, caso contrário não haverá isolamento. (D) Se as pessoas estiverem com calçados de borracha elas podem saltar do carro. 39) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora utiliza pequenas gotas de tinta, que podem ser eletricamente neutras ou eletrizadas positivamente. Essas gotas são jogadas entre as placas defletoras da impressora, região onde existe um campo elétrico uniforme, atingindo, então o papel para formar as letras. A figura mostra três gotas de tinta, que são lançadas para baixo a partir do emissor. Após atravessar a região entre as placas, essas gotas vão impregnar o papel. (O campo elétrico uniforme está representado por apenas uma linha de força.) 40) A figura representa um cabo coaxial, muito usado em conexões de TV a cabo e rede de computadores. Observando a foto, é possível ver a camada metálica central, uma capa plástica, uma malha metálica trançada e a cobertura isolante branca. Este cabo é mais caro que um fio de cobre comum. Sua utilidade é que (A) por ter várias camadas, é mais difícil arrebentar, proporcionando maior segurança e durabilidade. (B) ele proporciona um ótimo isolamento térmico, evitando curto circuito devido ao aquecimento dos fios. (C) como as fibras óticas, sua capacidade de transmissão de dados é muito grande em comparação com um fio de cobre. (D) a malha metálica externa proporciona uma blindagem eletrostática, evitando interferências elétricas externas na informação que viaja no fio. 41) Uma carga elétrica Q > 0 gera um campo elétrico E. Num ponto P, imerso nesse campo, coloca-se uma carga puntiforme q, a uma distância r de Q, que fica sujeita a uma força elétrica F. Considerando esse enunciado, as alternativas abaixo estão CORRETAS, exceto (A) Se q > 0, os vetores E e F possuem o mesmo sentido. (B) Se q < 0, os vetores E e F possuem sentidos contrários. (C) Se q < 0 ou q > 0, o campo elétrico E em P independe de q. (D) Se q < 0, os vetores E e F no ponto P se anulam. Pelos desvios sofridos, é CORRETO dizer que a gota 1, a 2 e a 3 estão, respectivamente, (A) carregada negativamente, neutra e carregada positivamente. (B) neutra, carregada positivamente e carregada negativamente. (C) carregada positivamente, neutra e carregada negativamente. (D) carregada positivamente, carregada negativamente e neutra. 42) Uma carga Q geradora de um campo elétrico é colocada em uma região do espaço e, em um ponto próximo dessa carga, é colocada uma carga de prova q. Assinale a alternativa CORRETA. (A) Se o valor da carga q for alterado, a força elétrica atuante em q não se altera. (B) O vetor campo elétrico que atua na carga q não depende de q. (C) O vetor campo elétrico nas cercanias de Q não varia. (D) O vetor campo elétrico que atua na carga q depende do sinal de q.

7 43) Os relâmpagos e os trovões são consequência de descargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que seguem: I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo. II. O trovão é uma consequência da expansão do ar aquecido. III. Numa descarga elétrica, a corrente é invisível, sendo o relâmpago consequência da ionização do ar. Dentre as afirmações (A) somente I é correta. (B) somente II é correta. (C) somente III é correta. (D) somente I e III são corretas. (E) I, II e III são corretas. 44) De acordo com os conhecimentos de eletricidade estudados, ocorrem descargas elétricas entre as nuvens e a Terra quando (A) o ar se torna condutor, porque foi ultrapassado o valor de sua rigidez dielétrica. (B) diminui muito a rigidez dielétrica do ar devido ao acúmulo de cargas elétricas nas nuvens. (C) se torna nula a diferença de potencial entre as nuvens e a Terra, porque estão carregadas com cargas de sinais contrários. (D) diminui o campo elétrico na região devido à eletrização da superfície terrestre por indução. (E) o valor do campo elétrico praticamente não oscila devido ao acúmulo de cargas elétricas nas nuvens. RESPOSTAS 1) I V, II V, III F, IV V 2) C 3) E 4) N/C. 5) D 6) (A) partícula alfa: sofre desvio para cima, partícula beta: desvio para baixo, e partícula gama: não sofre desvio. (B) vertical, de baixo para cima. 7) E 8) A 9) D 10) A 11) (A) intensidade: N/C; direção: da reta que passa por Q e P; sentido: campo de aproximação (para a esquerda) (B) intensidade: 4,5 N, direção: a mesma de E; sentido: o mesmo de E 12) (A) C (B) 2, N/C (C) 4, N 13) (A) F = 1,2 N, direção horizontal, F com mesmo sentido de E. (B) F = 1,8 N, direção horizontal, F com sentido contrário ao de E. 14) N/C 15) em P 1- intensidade: 1, N/C; direção: da reta que passa por Q e P 1; sentido: de afastamento (para a direita) Em P 2- intensidade: 7, N/C, direção: da reta que passa por Q e P 2; sentido: de afastamento (para a esquerda) 16) N/C 17) (A) sim (B) sim (C) não 18) (A) porque, ao tocar a superfície externa da gaiola, A recebe carga elétrica. (B) por causa da blindagem eletrostática produzida pela gaiola. 19) permanecer nele. 20) (A) isolante (B) condutor 21) C. 22) (A) menor (B) igual 23) (A) 120 N (B) 2, m/s² (C) ~2, m/s 24) E A = 0, E B = 6, N/C, E C = 1, N/C. 25) E A = 0, E B = 4, N/C, E C = 2, N/C. 26) B 27) B 28) E 5 29) B 30) D 31) D 32) C 33) I, II e III 34) A 35) Q B = 2 Q A. A carga B é o dobro da carga A, pois saem dela o dobro das linhas de campo em relação à carga A. 36) A 37) B 38) B 39) C 40) D 41) B 42) B 43) E 44) A

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 1 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO Fixação 1) Qual dos seguintes gráficos melhor representa a intensidade (E) do campo elétrico de uma carga pontual em função da distância (d) entre a carga

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico)

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico) 1. (G1) Defina Campo e cite 2 exemplos. 2. (G1) Defina "Campo elétrico". 3. (G1) Por que os prótons possuem carga positiva e os elétrons possuem carga negativa? 4. (Udesc 97) Na figura a seguir aparece

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª Lista 2 Campo Elétrico 1. Em certa região existe um vetor campo

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

Exercício 3) A formação de cargas elétrica em objetos quotidianos é mais comum em dias secos ou úmidos? Justifique a sua resposta.

Exercício 3) A formação de cargas elétrica em objetos quotidianos é mais comum em dias secos ou úmidos? Justifique a sua resposta. Exercícios Parte teórica Exercício 1) Uma esfera carregada, chamada A, com uma carga 1q, toca sequencialmente em outras 4 esferas (B, C, D e E) carregadas conforme a figura abaixo. Qual será a carga final

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA 1. (Fatec 2008) Um elétron é colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considerando desprezível o peso do elétron, pode-se afirmar que este: a)

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (FAMERP SP/2015) A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I 1 (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente

Leia mais

3º Série Turma: FG e ADM

3º Série Turma: FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Física Professor (a): Marcos Vinicius 3º Série Turma: FG e ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico 1. (Pucrj 2010) O que acontece com a força entre duas cargas

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme

Campo Elétrico Uniforme Campo Elétrico Uniforme 1. (Upf 2012) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 9

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo 2016 - Prof. Adson Filizzola 01. A figura ilustra dois pêndulos elétricos feitos com esferas condutoras de mesmo raio. Elas foram eletrizadas por contato com

Leia mais

Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático

Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático 1.0 Condutor em Equilíbrio Eletrostático Não ocorre movimento ordenado de cargas elétricas em relação a um referencial fixo no condutor. O campo

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série. Campo Elétrico

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série. Campo Elétrico Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série Campo Elétrico Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido. FÍSICA, 3ª Série Campo Elétrico Campo Elétrico

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora Aprimorando os Conhecimentos de letricidade Lista 3 Campo létrico Linhas de Força Campo létrico de uma sfera Condutora 1. (UFRS-004) Duas cargas elétricas, A e B, sendo A de C e B de 4C, encontram-se em

Leia mais

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial.

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial. EETROSTÁTIC 01 Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela: a) só pode ser positiva b) não pode ser criada nem destruída c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) só pode existir como

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO Vidro Lã e- Neutro Neutro Vidro + + + + + + + - - - - - Lã - - - - - Neutro A B A B A B Antes Durante Depois A B A B A B Antes Durante Depois Indutor

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA + - + + + + + A B + d + q q - - - - - Q q P d 6.V 5.V V -V c 2.d3.d 4.d 5.d 6.d d 4.V 3.V 2.V Q>0-2.V -3.V -4.V Q

Leia mais

Eletrização por atrito

Eletrização por atrito Eletrização por atrito Quando do atrito entre dois corpos, a energia aplicada é suficiente para que um corpo transfira elétrons para o outro, tornando um corpo carregado positivamente e o outro negativamente.

Leia mais

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano? 2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:

Leia mais

1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1

1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1 Nome do aluno Turma Nº Questões Disciplina Trimestre Trabalho Data 1º ANO 17 FÍSICA 1º Lista 1 1. (UECE-1997) A matéria, em seu estado normal, não manifesta propriedades elétricas. No atual estágio de

Leia mais

01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons:

01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons: Arrastão 2 o EM sem resolução 01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons: 02-(UEPG-PR) Considere quatro esferas metálicas idênticas

Leia mais

1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?

1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera? 1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera? 2 - Na eletrosfera de um átomo de carbono temos 6 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?

Leia mais

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA Educando para a Modernidade desde 1967 DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO:

Leia mais

Cap. 1 Princípios da Eletrostática

Cap. 1 Princípios da Eletrostática Cap. 1 Princípios da Eletrostática Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Sumário 1 - Princípios da Eletrostática 1.1

Leia mais

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100 QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre 1º ano FÍSICA Prof. Cícero º Bimestre 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas cargas elétricas, q1 1μC e q 4 μc, estão no vácuo, fixas nos pontos 1 e, e separadas por uma distância d 60 cm, como mostra a figura abaixo.

Leia mais

(a) 1,2 N. (b) 2,4 N. (c) 3,6 N. (d) 1, N. (e) 3, N.

(a) 1,2 N. (b) 2,4 N. (c) 3,6 N. (d) 1, N. (e) 3, N. ONGEP PRÉ-VESTIBULAR POPULAR FÍSICA EXTENSIVO e SEMI-EXTENSIVO 2005 Prof o Walescko ELETROSTÁTICA - Lista 1 01) (Cescem-SP) Uma observação comum em nossa vida diária diz respeito à atração de pequenos

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano.

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Valor do trabalho: 10 pontos NOTA: Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Trabalho de recuperação paralela de Física Setor A Prof. Douglas Rizzi Data: / / INSTRUÇÕES GERAIS: Responda os testes com atenção

Leia mais

Exercícios de Eletrização

Exercícios de Eletrização Exercícios de Eletrização 1-Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (e = 1,6. 10 19 C). a) 1,6. 10 12 C b) 1,6. 10 12 C c) 16. 10 10 C d) 16. 10 7 C

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F.

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. FORÇA ELÉTRICA 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação

Leia mais

ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB

ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB 1. (Ufrj 98) Três pequenas esferas metálicas idênticas, A, B e C, estão suspensas, por fios isolantes, a três suportes. Para testar se elas estão carregadas,

Leia mais

CONDUTORES CONDUTORES

CONDUTORES CONDUTORES CONDUTORES 1. (Uftm 2012) Considere uma esfera oca metálica eletrizada. Na condição de equilíbrio eletrostático, a) o vetor campo elétrico no interior da esfera não é nulo. b) o potencial elétrico em um

Leia mais

Campo Elétrico intensidade E 10 N C.

Campo Elétrico intensidade E 10 N C. Campo Elétrico 017 6 1. (Espcex (Aman) 017) Uma partícula de carga q e massa 10 kg foi colocada num ponto próximo à superfície da Terra onde existe um campo elétrico uniforme, vertical e ascendente de

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO Prof. Hans R. Zimermann

CAMPO ELÉTRICO Prof. Hans R. Zimermann CAMPO ELÉTRICO Prof. Hans R. Zimermann Adaptado de Professor Rogério Andrade - UFC Resumo:Apresentação em Power Point sobre campo elétrico, Lei de Coulomb, raios etc. Fonte: Pion Ligado na Física (pion.sbfisica.org.br)

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Física Ano: 2º Professor (a): Marcos Vinicius Turma: 2º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

LEI DE COULOMB. estão amarradas à extremidade de um fio isolante. A carga q possui massa m gira em uma trajetória de raio R fixa.

LEI DE COULOMB. estão amarradas à extremidade de um fio isolante. A carga q possui massa m gira em uma trajetória de raio R fixa. Prof.Silveira LEI DE COULOMB 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas pequenas esferas condutoras idênticas estão eletrizadas. A primeira esfera tem uma carga de Q e a segunda uma carga de 6Q. As duas esferas estão separadas

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série Campo Elétrico

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série Campo Elétrico Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série Campo Elétrico FÍSICA, 3ª Série Campo Elétrico Campo Elétrico CAMPO ELÉTRICO Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor

Leia mais

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS.

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: / / TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA I NOME: O SENHOR é a minha luz e a minha

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força 1) (Faap-1996) A figura mostra, em corte longitudinal, um objeto metálico oco, eletricamente carregado. Em qual das regiões

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA. Campo Elétrico

ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA. Campo Elétrico ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA Campo Elétrico Professor: Danilo Carvalho de Gouveia Slides elaborados a partir da aula do prof. Amaury Menezes e referências complementares 1 CONCEITO DE CAMPO É uma alteração

Leia mais

Trabalho e Potencial Elétrico

Trabalho e Potencial Elétrico Parte I Trabalho e Potencial Elétrico 1 (Ufrj 011) Um íon de massa m e carga elétrica q incide sobre um segundo íon, de mesma massa m e mesma carga q De início, enquanto a separação entre eles é grande

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 2-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 2ª série EM A Data: 03/03/2017. Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo LISTA EXTRA 2-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 2ª série EM A Data: 03/03/2017. Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo LISTA EXTRA 2-1º Bimestre/2017 Disciplina: Física A 2ª série EM A Data: 03/03/2017 Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: A atividade deve ser respondida e mantida no caderno.

Leia mais

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária.

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária. FÍSICA I Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA O SIMULADO DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA O SIMULADO DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 1. (Cesgranrio 90) Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", é atraída por um pente plástico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga elétrica da esfera é: a)

Leia mais

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N.

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N. ONGEP PRÉ-VESTIBULAR POPULAR FÍSICA EXTENSIVO 2005 Prof o Walescko ELETROSTÁTICA - Lista 2 01) Considerando-se a distribuição de cargas da figura a seguir e admitindo-se que as cargas Q sejam idênticas,

Leia mais

ATIVIDADE DE ELETROSTÁTICA PROFESSOR: EWERTON BARROS

ATIVIDADE DE ELETROSTÁTICA PROFESSOR: EWERTON BARROS ATIVIDADE DE ELETROSTÁTICA PROFESSOR: EWERTON BARROS 01) Leia com atenção a tira do gato Garfield mostrada abaixo e analise as afirmativas que se seguem. I - Garfield, ao esfregar suas patas no carpete

Leia mais

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Trabalho Recuperação 1º semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Carga elétrica - Força

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Eletrostática I (Lei de Coulomb e Campo elétrico)

Eletrostática I (Lei de Coulomb e Campo elétrico) Eletrostática I (Lei de Coulomb e Campo elétrico) 1) (Fuvest 95) O campo elétrico de uma carga puntiforme em repouso tem, nos pontos A e B, as direções e sentidos indicados pelas flechas na figura a seguir.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 12.º Ano Turma A e B Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído

Leia mais

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton Imersão Total ITA ETAPA Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton PROVA DIAGNÓSTICO 1. Três formigas estão localizadas nos vértices de um triângulo eqüilátero cujos lados medem a. Elas

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina:FÍSICA Ano: 2012 Professor (a):marcos VINICIUS Turma: 3º ano Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

TD DE FÍSICA 2 Questões de Campo elétrico PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Questões de Campo elétrico PROF.: João Vitor 1. (Udesc 2014) Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às de campo magnético. I. As linhas de força do campo elétrico se estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 9 Força magnética ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Nos casos indicados a seguir, cada

Leia mais

Campo elétrico. Parte I. Página 1 1,6 10 C,

Campo elétrico. Parte I.  Página 1 1,6 10 C, Parte I Campo elétrico 1. (Uftm 2012) Um elétron é abandonado entre duas placas paralelas, eletrizadas por meio de uma bateria, conforme o esquema representado. carregadas, semelhantes a um capacitor de

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO I) RESUMO DO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO Cargas elétricas em repouso criam nas suas proximidades campos eletrostáticos. Cada carga cria em particular um campo elétrico em determinado ponto.

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Estudante: Turma: Data: / /

Estudante: Turma: Data: / / OLÉGIO MRIST - PTOS E MINS 3º NO O ENSINO MÉIO - 013 Professoras: leidiana ias e Rosimeire orges ª REUPERÇÃO UTÔNOM Roteiro de Estudos uestões Estudante: Turma: ata: / / 01 - (UEFS ) O campo elétrico entre

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ELETROSTÁSTICA. Acesse: A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

EXERCÍCIOS DE ELETROSTÁSTICA. Acesse:  A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos. EXERCÍCIOS DE ELETROSTÁSTICA. Acesse: www.professorarnon.com A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos. 1.Calcule o valor do campo elétrico num ponto do espaço, sabendo

Leia mais

Do que somos feitos? >>Vídeo: Física- Química- Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)<<

Do que somos feitos? >>Vídeo: Física- Química- Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)<< Prof. Gabriel Aká Do que somos feitos? >>Vídeo: Física Química Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)>Átomo

Leia mais

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância.

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância. Campo Elétrico Campo elétrico: O campo elétrico desempenha o papel de transmissor de interações entre cargas elétrica, ou seja, é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON 1. A figura a seguir mostra a posição inicial de uma espira retangular acoplada a um eixo de rotação, sob a ação de um campo magnético originado por ímãs permanentes, e percorrida

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Lista de Eletrostática - Ufpel Ufrgs Ufrs Ufsm

Lista de Eletrostática - Ufpel Ufrgs Ufrs Ufsm Lista de Eletrostática - Ufpel Ufrgs Ufrs Ufsm 1. (Ufrs 1997) Uma partícula, com carga elétrica q, encontra-se a uma distância d de outra partícula, com carga -3q. Chamando de F1 o módulo da força elétrica

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1 1. (Fuvest 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de

Leia mais

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ

MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ MARATONA PISM 3 PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ TÓPICO 1 - ELETROMAGNETISMO FORÇA ELÉTRICA ELETROSTÁTICA CAMPO ELÉTRICO ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA POTENCIAL ELÉTRICO MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO EXEMPLO 1

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. Dado: calor latente de fusão da água = 3,5 x 10 5 J/kg. A) 100 B) 180 D) Zero C) 240 E) 210

PROVA DE FÍSICA II. Dado: calor latente de fusão da água = 3,5 x 10 5 J/kg. A) 100 B) 180 D) Zero C) 240 E) 210 PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais como fatores

Leia mais

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico Disciplina: Física 3 Professor: Joniel Alves Lista de Exercícios de Potencial Elétrico 1) Um elétron se move de um ponto i para um ponto f, na direção de um campo elétrico uniforme. Durante este deslocamento

Leia mais

Eletrização (Fepar 2016)

Eletrização (Fepar 2016) Eletrização 017 1. (Fepar 016) O ano de 014 entrou para a história de São Paulo como o ano da seca. Os níveis dos reservatórios de todo o Estado caíram, e em muitas cidades os moradores enfrentaram torneiras

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

PAZ E BEM. C) Isolante, passa a ser um condutor, e o corpo se descarrega.

PAZ E BEM. C) Isolante, passa a ser um condutor, e o corpo se descarrega. Exercícios de Física 3 ano ensino médio Março 2016 Professor Arnon Rihs PAZ E BEM QUESTÃO 1. Em dias em que a umidade do ar é baixa, é comum observarmos faíscas elétricas saltarem do nosso corpo para o

Leia mais

Campo criado por uma carga puntiforme

Campo criado por uma carga puntiforme Campo criado por uma carga puntiforme 1 Fig.35.1 35.1. A Fig. 35.1 representa uma carga Q e um ponto P do seu campo elétrico onde é colocada uma carga q. Analise as afirmativas abaixo, observando se elas

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 EXERCÍCIOS PARA ESTUDO 1. (Fuvest) O circuito a seguir mostra uma bateria de 6V e resistência interna desprezível, alimentando quatro resistências, em paralelo duas a duas. Cada uma das resistências vale

Leia mais

REVISÃO ELETROSTÁTICA PROFESSOR: CESAR STAUDINGER

REVISÃO ELETROSTÁTICA PROFESSOR: CESAR STAUDINGER PROFESSOR: CESAR STAUDINGER 01. (UFPE-1998) Duas esferas condutoras A e B possuem a mesma carga Q. Uma terceira esfera, C, inicialmente descarregada e idêntica às esferas A e B, é colocada em contato com

Leia mais

TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA E ENERGIA POTENCIAL

TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA E ENERGIA POTENCIAL TRLHO D FORÇ ELÉTRIC E ENERGI POTENCIL 1. (OF 006) Um corpo esférico, condutor, oco, de espessura irrelevante e com carga total nula tem um raio R = 50,0 cm e envolve um corpo esférico, a ele concêntrico,

Leia mais

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 1 1 Sendo a carga elementar e = 1,6.10-19 C, a quantidade de elétrons que passa condutor nos 10 s vale 3,75.10 17. 2 2 A corrente

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1. (Ufsm 2014) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa

Leia mais