A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO"

Transcrição

1 A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

2 CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do capital: capital, trabalho assalariado e Estado. (MESZÁROS) Capital - não possui mais a força expansionista que gozou durante o século XX em busca do crescente mais-valor. Trabalho assalariado - força de trabalho apresenta-se numa crescente precarização estrutural Estado- quase totalmente privatizado

3 CRISE DO CAPITAL Mundialização do capital - produção e reprodução do capital em escala mundial, orientada cada vez mais pela forma mais absurda e fetichizada do capital portador de juros. Capital que se valoriza sem sair da esfera financeira(d D ), sem a mediação da produção de mercadorias(d M D ).

4 CRISE DO CAPITAL Conseqüências imediatas dessa forma de acumulação de capital: desregulamentação das finanças ; crescimento da dívida pública; surgimento de novos atores financeiros (fundos mútuos, fundos de pensão e companhia de seguros); indústria bélica; desemprego estrutural; precarização do trabalho; guerras; destruição ambiental.

5 PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Segundo a OIT (2009) - 50 milhões de desempregados no mundo. Cerca de 1,5 bilhão de trabalhadores sofrerão forte erosão salarial e ampliação do desemprego.

6 PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Na China, 26 milhões de ex-trabalhadores rurais que estavam trabalhando nas indústrias das cidades perderam seus empregos nos últimos meses de 2008 e no início de 2009 e não encontram trabalhos disponível no campo, desencadeando uma nova ondas de revoltas operárias naquele país. Na América Latina, a OIT acrescenta que, devido à crise, até 2,4 milhões de pessoas poderão entrar nas filas do desemprego regional em 2009, somando-se aos quase 16 milhões hoje desempregados.

7 PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Osúltimos40anosdoBrasilsãosinônimosde: privatização, informalidade, precarização das relações e condições de trabalho, destruição dos direitos sociais, estratégias empresariais (terceirização, subcontratação, relocalizações industriais), recuo da responsabilidade estatal, refilantropização das políticas sociais, neoliberalismo, ou seja, ressonâncias particulares das contradições universais da acumulação capitalista recente.

8 PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Nova morfologia da classe trabalhadora compreende desde o operariado industrial e rural clássicos, em processo de encolhimento, até os assalariados de serviços, os novos contingentes de homens e mulheres terceirizados, subcontratados, temporários que se ampliam. (ANTUNES, 2007,p.14)

9 O Serviço Social diante da crise do capital e da precarização estrutural do trabalho Serviço Social resistência político e teórica contra a doce melodia pós-moderna. Diretrizes Curriculares centralidade da categoria questão social.

10 SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL O Serviço Social se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como uma profissão interventiva no âmbito da questão social, expressa pelas contradições do da relação capital versus trabalho.

11 Serviço Social e questão social Modo de produção capitalista relação contraditória entre capital e trabalho. Questão Social Lei Geral da Acumulação Capitalista Produção da superpopulação relativa exército industrial de reserva.

12 LEI GERAL DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA Acumular capital é aumentar proletariado. Proletariado assalariado que produz e expande o capital e é descartado quando se torna supérfluo às necessidades de expansão do capital. Produção progressiva da superpopulação relativa.

13 Lei Geral da Acumulação Capitalista Modo de produção capitalista [...] o trabalhador existe para as necessidades de expansão dos valores existentes, em vez de a riqueza material existir para as necessidades de desenvolvimento do trabalhador. (MARX, 2002, p. 724) Objetivo do modo de produção capitalista: Diminuir a parte variável do capital. Aumentar a parte constante do capital.

14 Lei Geral da Acumulação Capitalista Superpopulação relativa de trabalhadores [...] aumentando e acelerando os efeitos da acumulação, a centralização amplia e acelera ao mesmo tempo as transformações na composição técnica do capital, as quais aumentam a parte constante à custa da parte variável, reduzindo assim a procura relativa de trabalho.(marx, 2002, p. 731) Produção de riqueza versus aumento de trabalhadores supérfluos(produção de miséria). Produção da população excedente condição vital do modo de produção especificamente capitalista.

15 SERVIÇO SOCIAL Serviço Social (profissão) mecanismo institucional utilizado pelo Estado para responder às refrações da questão social, por meio das políticas sociais. O Serviço Social profissional não se resume a questão social, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa.(netto, 1992)

16 Serviço Social Em cada época do desenvolvimento capitalista, a questão social apresenta refrações em consonância com as determinações próprias da exploração da força de trabalho e deacordocomomodelodeprodução. Otávio Ianni (2000, p. 35) [...] o mesmo processo de amplas proporções que expressa a globalização do capitalismo expressa também a globalização da questão social.

17 Serviço Social e mudanças no mundo do trabalho: novos desafios. Mudanças societárias exigem do Serviço Social: novas demandas para a profissão; reconfiguração da intervenção profissional; novos espaços de intervenção e legitimação; novas atribuições.

18 Mundo do Trabalho e Políticas Sociais Precarização das relações e condições de trabalho. Perda dos padrões de proteção social dos trabalhadores e dos segmentos sociais vulneráveis. As expressões da questão social tornaram-se alvo de ações solidárias e da filantropia. Emergência da filantropia e do terceiro setor nos anos 1990 e 2000.

19 Mundo do Trabalho e Políticas Sociais Despolitização da questão social alternativas privatistas para enfrentar a questão social. Subalternidade e produção da desigualdade em todos os setores da vida social (econômica, política, cultural, social, gênero, etnia, classe). (YAZBEK, 2001).

20 Serviço Social e Mundo do Trabalho: desafios para intervenção profissional Desafios para as políticas sociais Preservar a vinculação entre os direitos conquistados e a efetivação das políticas sociais. Evitar a refilantropização, como desresponsabilização do Estado pelas ações em virtude de transferi-las para a sociedade civil. Evitar a focalização das políticas setoriais com atenção apenas às camadas mais pauperizadas. Consolidação e criação de espaços de participação e deliberação destinados a zelar pelos direitos conquistados.

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política Rosa Luxemburgo Vladimir Lênin Nikolai Bukharin capitalismo mobilidade e transformação atividade econômica desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil.

Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil. Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil. Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal 30 de Junho de 2015 Profa. Dra. Mirlene Simões

Leia mais

MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA

MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA Economia Política MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E MOVIMENTO DO CAPITAL Acumulação

Leia mais

A ECONOMIA SOLIDÁRIA PRECISA ORGANIZAR SEU BRAÇO FINANCEIRO.

A ECONOMIA SOLIDÁRIA PRECISA ORGANIZAR SEU BRAÇO FINANCEIRO. A ECONOMIA SOLIDÁRIA PRECISA ORGANIZAR SEU BRAÇO FINANCEIRO. ¹Dayvid Souza Santos Ao passar dos tempos, as mutações do capital, percorrem um caminho para a concentrar suas ações no mercado financeiro.

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO ETIM Nome da Disciplina: Sociologia IV Curso: Período: 4º ano Carga Horária: 2 a/s - 40 h/a 33 h/r Docente Responsável: DADOS DA DISCIPLINA EMENTA Significado do mundo do trabalho na construção

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa As mudanças no mundo do trabalho impulsionaram o reposicionamento das empresas exigindo novas definições para o processo de produção e de gestão das relações de trabalho.

Leia mais

A crise, o desemprego e alguns desafios atuais*

A crise, o desemprego e alguns desafios atuais* A crise, o desemprego e alguns desafios atuais* Crisis, unemployment and some current challenges Ricardo Antunes** Resumo: Este texto pretende indicar algumas das tendências presentes na crise atual e

Leia mais

LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII. Adam Smith

LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII. Adam Smith LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII Adam Smith Princípios do Estado Liberal: Individualismo; Liberdade; Propriedade Privada; O poder não deveria estar centrado no Estado, principalmente no que dizia respeito

Leia mais

LEMARX Curso de Economia Política

LEMARX Curso de Economia Política LEMARX Curso de Economia Política 25 de setembro de 2010 CAPÍTULO 5: ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E O MOVIMENTO DO CAPITAL CAPÍTULO 6: MAIS VALIA, LUCRO E QUEDA DA TAXA DE LUCRO A PRODUÇÃO NÃO PODE PARAR EM

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia 3ª Jornada de Serviço Social do INCA Direitos Sociais e Integralidade em Saúde Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia Letícia Batista Silva Assistente Social HCII/INCA Rio de Janeiro, 1 de julho

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS.

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. Aluna: Marcela Dias Affonso Orientador: Márcia Regina

Leia mais

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo Parte I DA CRISE DO ESTADO PROVIDÊNCIA AO NEOLIBERALISMO Crise do Estado Providência

Leia mais

Crescimento Econômico. Desenvolvimento

Crescimento Econômico. Desenvolvimento Crescimento Econômico E Desenvolvimento A glorificação da sociedade de consumo impõe a cultura de massas no lugar da cultura popular. E constrói o individualismo feroz, que detona a noção de individualidade,

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Ref.: Capítulo XXI, vol. 3, de O Capital de Karl Marx e cap. 1 de A finança mundializada de François Chesnais 1 Economia Vulgar É bem conhecida a duplicidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL

AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL OS SINDICATOS EXISTIRÃO ATÉ O FIM DO SÉCULO XXI? A Centralidade do Trabalho no Marxismo Clássico Objetivos: Apresentar teorização

Leia mais

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Seminário TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL:O REDIMENSIONAMENTO DA PROFISSÃO ANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS

Leia mais

João Genaro Finamor Neto UFRGS

João Genaro Finamor Neto UFRGS A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho UFRGS gefinamor@gmail.com Introdução

Leia mais

Análise Micro-Econômica I

Análise Micro-Econômica I Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária SEMANAL 020019 IV 04 04 Turma Nome da Disciplina - Curso 2009.2 ECONOMIA DO TRABALHO MENSAL 60 PRÉ-REQUISITO: Análise Micro-Econômica I 1 EMENTA: Conceitos

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Abstração-dedução e aproximações sucessivas não difere Marx dos clássicos e neoclássicos, porém Diferenciar essência de aparência

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Os modelos de estrutura de mercado Explica de que forma estão divididas as mais variadas atividades produtivas, de acordo com algumas características.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas

DIREITO DO TRABALHO. Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas DIREITO DO TRABALHO Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas O trabalho é forma de relação entre os homens em sociedade e a natureza. é a essência do homem,

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 08 Capítulo 2 A economia-mundo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com O Acordo de Bretton Woods Contexto histórico Fim da 2ª Guerra Mundial: Europa e Japão devastados

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Profa. Ma. Laura Santos A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital Objetivos Entender a expansão do movimento operário.

Leia mais

A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O CARÁTER EXPLOSIVO DO FENÔMENO DO DESEMPREGO NA ATUALIDADE

A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O CARÁTER EXPLOSIVO DO FENÔMENO DO DESEMPREGO NA ATUALIDADE A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O CARÁTER EXPLOSIVO DO FENÔMENO DO DESEMPREGO NA ATUALIDADE Angélica Luiza Silva Bezerra 1 RESUMO Este artigo traz a discussão sobre o caráter explosivo do desemprego mediante

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 Sistema político econômico que tem como principal foco a acumulação de capitais, ou seja, moedas, recursos ou produtos que de alguma forma representem o

Leia mais

O conceito de Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente O Trabalho Decente O conceito de Trabalho Decente Atualmente a metade dos trabalhadores de todo o mundo (1,4 bilhão de pessoas) vive com menos de 2 dólares ao dia e portanto, é pobre quase 20% é extremamente

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais IFISP/UFPel Disciplina: Fundamentos de Sociologia Professor: Francisco E. B. Vargas Pelotas, abril de

Leia mais

A TERRITORIALIDADE DOS TRABALHADORES CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO.

A TERRITORIALIDADE DOS TRABALHADORES CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO. A TERRITORIALIDADE DOS TRABALHADORES CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO. Letícia Roberta Trombeta leticiaroberta89@hotmail.com Graduanda do Bacharelado em Geografia Universidade

Leia mais

TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL O cenário atual e suas incidências no processo de trabalho dos assistentes sociais

TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL O cenário atual e suas incidências no processo de trabalho dos assistentes sociais TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL O cenário atual e suas incidências no processo de trabalho dos assistentes sociais Maria Elizabete Gomes do Vale 1 Resumo O artigo pretende discutir os impactos da reestruturação

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

Três Soluções para o Problema Econômico 26 Tradição 27 Comando 29 O mercado 30

Três Soluções para o Problema Econômico 26 Tradição 27 Comando 29 O mercado 30 SUMÁRIO Capítulo 1 O Problema Econômico 21 O Indivíduo e a Sociedade 22 A divisão do trabalho 23 Economia e escassez 23 As tarefas da sociedade econômica 24 Produção e Distribuição 24 Mobilização de esforços

Leia mais

Reestruturação produtiva e desemprego estrutural: o acirramento da questão social Angélica Luiza Silva Becerra 1

Reestruturação produtiva e desemprego estrutural: o acirramento da questão social Angélica Luiza Silva Becerra 1 Reestruturação produtiva e desemprego estrutural: o acirramento da questão social Angélica Luiza Silva Becerra 1 angelicamcz@yahoo.com.br Modalidad del trabajo: Eje temático: Palabras claves: Resultado

Leia mais

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 2S/2010 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO SEMESTRE: 4º N DE CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 68 HS/AULAS

Leia mais

Precarização do trabalho feminino: a realidade das mulheres no mundo do trabalho

Precarização do trabalho feminino: a realidade das mulheres no mundo do trabalho Precarização do trabalho feminino: a realidade das mulheres no mundo do trabalho Sara Diniz Nascimento 1 Resumo: Este artigo aborda sobre a precarização do trabalho feminino tendo como contexto a reestruturação

Leia mais

A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização

A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização Giovanni Alves* É nosso intuito tecermos brevíssimas reflexões sobre o candente tema "Globalização e Estado", procurando salientar

Leia mais

Economí'a submersa. Os neoclássicos ortodoxos, mais conservadores, valorizam a liberdade

Economí'a submersa. Os neoclássicos ortodoxos, mais conservadores, valorizam a liberdade Economí'a submersa Antonio David Cattani * Bico, subemprego, trabalho autônomo, economia informal, economia submersa. São muitos os nomes que a imprensa e os especialistas dão para um mesmo fenômeno: o

Leia mais

1.4 OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS E A NOVA PAUTA HERMENTÊNTICA DO DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO. A

1.4 OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS E A NOVA PAUTA HERMENTÊNTICA DO DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO. A DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO JURÍDICO- TRABALHISTA PROFESSOR: Prof. Dr. Everaldo Gaspar Lopes de Andrade CARGA HORÁRIA: 04 créditos 60h/aula 1. EMENTA 1. A HISTÓRIA DO TRABALHO HUMANO. DO APOGEU

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

A crise estrutural do capital na economia brasileira e o fenômeno da uberização. David Deccache

A crise estrutural do capital na economia brasileira e o fenômeno da uberização. David Deccache A crise estrutural do capital na economia brasileira e o fenômeno da uberização David Deccache I. Como a crise se apresenta? Conjuntura e manifestação da crise estrutural Como a crise se apresenta? A grande

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Cursos de Ciências Sociais Pelotas, setembro de 2014 O Mercado

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

III Curso de Introdução ao Marxismo

III Curso de Introdução ao Marxismo III Curso de Introdução ao Marxismo A crítica do capital e as contradições da sociedade burguesa Salvador 24 de abril de 2010 Sumário 1. Economia Política Clássica 2. Trabalho e Formação do Ser Social

Leia mais

ECONOMIA DO TRABALHO CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ECONOMIA DO TRABALHO CIÊNCIAS ECONÔMICAS Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020019 4 4 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina ECONOMIA DO TRABALHO Curso CIÊNCIAS ECONÔMICAS Análise Micro Econômica I Conceitos e medidas, Indicadores

Leia mais

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História ECSA Escola de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Serviço Social Política Social : Fundamentos e História Palestrante: Professora Patricia Nicola 1 OBJETIVO O livro é uma excelente introdução teórica

Leia mais

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Adriana da Silva 1 Jaqueline Garcia Valéria Patrícia Turim Schulz Amália Madureira Paschoal 2 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a família

Leia mais

U N I V ER S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

U N I V ER S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Principais conceitos e aspectos dos processos de crescimento e desenvolvimento econômico. Abordagem histórica, teórica e institucional comparativa do desenvolvimento econômico. Novas estratégias

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CONCEITOS BÁSICOS DE GLOBALIZAÇÃO fenômeno que começou com as grandes navegações. ganhou grande destaque com a revolução industrial. sofreu grande

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Mesa de Diálogo e controvérsia - (número 2) amos diante de uma grande crise econômico-financeira:

Leia mais

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine PROFESSOR : Arnoldo Hoyos ALUNA Alessandra Libretti O autor Sumário Introdução Parte I Quando falávamos de nos em termos sociais

Leia mais

O Brasil no início do século XX

O Brasil no início do século XX O Brasil no início do século XX Crise de 1929 reorganização das esferas estatal e econômica no Brasil ; Década de 1920 deslocamento da economia agro-exportadora industrialização impulsionado pela 1ª Guerra

Leia mais

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 2017: Centenário da Revolução Russa! Introdução Aspectos

Leia mais

A ATUALIDADE DO DEBATE SOBRE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO

A ATUALIDADE DO DEBATE SOBRE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO José Ricardo Ramalho, Roberto Véras de Oliveira A ATUALIDADE DO DEBATE SOBRE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO DOSSIÊ José Ricardo Ramalho * Roberto Véras de Oliveira ** * Doutor em Ciências Sociais

Leia mais

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E MARXISMO A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE A DOMINAÇÃO DE TEORIAS CONSERVADORAS NA ACADEMIA AS IDÉIAS DOMINANTES DE CADA ÉPOCA SÃO AS IDÉIAS DA CLASSE DOMINANTE

Leia mais

RESENHA. Rebeldia com horizonte de emancipação ou pela proteção do trabalho?

RESENHA. Rebeldia com horizonte de emancipação ou pela proteção do trabalho? RESENHA Rebeldia com horizonte de emancipação ou pela proteção do trabalho? BRAGA, Ruy. Rebeldia do Precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. São Paulo: Boitempo, 2017. 269 p. Franci Gomes Cardoso

Leia mais

CRISE, TRABALHO E MIGRAÇÕES Léa Francesconi Departamento de Geografia- FFLCH-USP Professora, INTRODUÇÃO. OS NÚMEROS DA MIGRAÇÃO.

CRISE, TRABALHO E MIGRAÇÕES Léa Francesconi Departamento de Geografia- FFLCH-USP Professora, INTRODUÇÃO. OS NÚMEROS DA MIGRAÇÃO. CRISE, TRABALHO E MIGRAÇÕES Léa Francesconi Departamento de Geografia- FFLCH-USP Professora, leafran@usp.br INTRODUÇÃO. OS NÚMEROS DA MIGRAÇÃO. Palavras-chave: Crise, mobilidade do trabalho, migrações.

Leia mais

Este número da Revista Serviço Social & Sociedade chega ao público

Este número da Revista Serviço Social & Sociedade chega ao público EDITORIAL Editorial http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.162 Desafios para o Serviço Social em tempo de avanços do conservadorismo Challenges for social work in advance time of conservative Maria Carmelita

Leia mais

Pinheiro falou também sobre as recomendações da OIT para resolver esse problema.

Pinheiro falou também sobre as recomendações da OIT para resolver esse problema. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou que a paridade salarial entre mulheres e homens vai levar mais de 70 anos para ser alcançada. A nível global, a diferença diminuiu apenas 0,6% entre

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

DESEMPREGO, INFORMALIDADE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

DESEMPREGO, INFORMALIDADE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO DESEMPREGO, INFORMALIDADE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO Karine Carneiro de Oliveira Silva 1 Mônica Duarte Cavaignac 2 RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar expressões

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2018.2 Turma: 03339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX FILOSOFIA DO SÉCULO XIX A contribuição intelectual de Marx. Sociedade compreendida como uma totalidade histórica. Sistema econômico-social, político e cultural ideológico num determinado momento histórico.

Leia mais

Da liberdade e de sua negação. A questão é muito complicada. Apresenta-se em sequência algumas ideias chaves.

Da liberdade e de sua negação. A questão é muito complicada. Apresenta-se em sequência algumas ideias chaves. Da liberdade e de sua negação A questão é muito complicada. Apresenta-se em sequência algumas ideias chaves. 1 Segundo o liberalismo Os filósofos políticos liberais distinguem, com frequência, um conceito

Leia mais

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Marxismo de Karl Marx Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Karl Marx (1818-1883). Obras principais: Manifesto Comunista (1847-1848). O Capital em 3 volumes.volume 1(1867) Volume 2 e 3 publicado por

Leia mais

Exercícios Fenômenos Sociais

Exercícios Fenômenos Sociais Exercícios Fenômenos Sociais 1. Ao fazer uso da sociologia de Max Weber, podemos afirmar que fenômenos sociais como, por exemplo, a moda, a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia capitalista,

Leia mais

Sociais pela Unicamp. Membro do grupo de pesquisa Novas Metamorfoses do Mundo do Trabalho Unicamp/CNPq.

Sociais pela Unicamp. Membro do grupo de pesquisa Novas Metamorfoses do Mundo do Trabalho Unicamp/CNPq. I SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA: O CAMPO DA HISTÓRIA: reflexões teóricas e práticas Docentes Mesa Redonda Trabalho e Trabalhadores na Contemporaneidade A Precarização do Trabalho em Geral no Capitalismo

Leia mais

Saiba mais em

Saiba mais em Saiba mais em www.dieese.org.br PEC 06/2019 DEBATE NO SINDIJUS/MS Campo Grande, 27 de Abril de 2019 Dezembro 2016 Março 2017 Julho 2017 Desde 2017... Pec do TETO (EC 95) Novo regime fiscal que limita os

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO III. Karl Marx. Profa. Enimar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO III. Karl Marx. Profa. Enimar EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO III Karl Marx Profa. Enimar As práticas liberais levaram alguns países nas últimas décadas do século XVIII e na primeira do Séc. XIX a elevados índices de crescimento econômico.

Leia mais

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo R O C H A O processo de desenvolvimento do Capitalismo Origens do Capitalismo O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu na Europa. Surgiu com a ascensão da burguesia entre os séculos XV e

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

Processo Seletivo Sociologia

Processo Seletivo Sociologia Sociologia 1) Gabarito oficial definitivo sem distribuição dos pontos - Questão 1 Em Marx, a definição de classe social refere-se à condição social daquele que possui ou não a propriedade privada dos meios

Leia mais

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as

A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as A sociedade e a história têm como base O TRABALHO HUMANO TRABALHO é o intercâmbio (relação) HOMEM E NATUREZA OBJETIVO: produzir e reproduzir as condições materiais (econômicas) da vida social TODAS AS

Leia mais

A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL

A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Professor: Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

5. Comentários finais

5. Comentários finais 88 5. Comentários finais O desenvolvimento da cidade de Manaus deu-se, em grande escala, com a implantação da Zona Franca e seu Pólo Industrial. Porém, hoje, no contexto da reestruturação produtiva e da

Leia mais

Os desafios da implementação do SUAS e os impactos sobre o trabalho profissional

Os desafios da implementação do SUAS e os impactos sobre o trabalho profissional Os desafios da implementação do SUAS e os impactos sobre o trabalho profissional 39º. ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DO MARANHÃO SÃO LUIS / MA MAIO/18 O Cenário do golpe: Há algo fora do lugar AMEACAS

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade;

As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade; A DINÂMICA INDUSTRIAL E A CONCENTRAÇÃO FINANCEIRA 1 A Dinâmica Industrial As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade; As cidades negras; Mudanças nas relações sociais;

Leia mais

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula Marcoccia UEPG pa.tyleo12@gmailcom PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues UTP maria.pereira@utp.br RESUMO:

Leia mais

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade Marcos Machry Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial I Revolução Industrial (1760 1860) - Capitalismo Industrial - O pioneirismo da INGLATERRA Era do carvão, ferro e vapor

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL PROFº MELK SOUZA

A GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL PROFº MELK SOUZA A GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL PROFº MELK SOUZA Globalização no Brasil- aspectos econômicos e sociais O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização

Leia mais

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Professor Chicão DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Temas da aula O Capitalismo Fases do desenvolvimento do Capitalismo: Comercial, Industrial, Financeiro, Informacional Globalização

Leia mais