Fontes de Informação em Psicologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fontes de Informação em Psicologia"

Transcrição

1 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Fontes de Informação em Psicologia Maria Imaculada Cardoso Sampaio 07 de abril de de 2011

2 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Vamos falar de: Quando utilizar evidências? Onde estão as melhores evidências? Como identificar boas evidências? Como ler boas evidências? Como gerar boas evidências?

3 Evidências no tratamento clínico

4 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Evidências na definição de políticas de saúde

5 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Evidências na definição de políticas de saúde

6 Evidências na gestão pública

7 Práticas Baseadas em Ciências Sociais Colaboração Campbell, organização internacional criada segundo o modelo da Colaboração Cochrane. Fundada em 2000, na Filadélfia (Pensilvânia) como apoio aos políticos, gestores e demais profissionais na tomada de decisão com informação qualificada em relação aos programas, oferece serviços e ações para as áreas de Educação, Serviços Sociais, Psicologia, Criminologia, Economia. Sánchez-Meca, J.; Boruch, R. F.; Petrosino, A.; & Rosa, A. I. (2002). La Colaboración Campbell y la práctica basada en la evidencia. Papeles del Psicólogo, 83,

8

9 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA O que são boas evidências? Revisões sistemáticas Ensaios controlados Estudos de caso Opiniões pessoais Relatos de experiência O que varia é o grau de credibilidade de cada um desses estudos

10 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Hierarquia Tradicional das Evidências 1) Revisões sistemáticas e metanálises 2) Ensaios clínicos aleatorizados (randomizados) com resultados definitivos (intervalos de confiança que não se sobreponham ao limiar do efeito clinicamente significativo) 3) Ensaios clínicos aleatorizados (randomizados) não definitivos (estimativa pontual que sugere um efeito clinicamente significativo, mas com intervalos de confiança que superam o limiar para esse efeito) 4) Estudos de coorte 5) Estudos de caso controle 6) Estudos transversais 7) Relatos de casos Greenhalgh, T. 2008). Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 3.ed. Porto Alegre: Artmed.

11 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Evidências vêm despertando o interesse no país

12 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA ONDE BUSCAR BOAS EVIDÊNCIAS NA ÁREA DE PSICOLOGIA PsycInfo MedLine Web of Science Biblioteca Cochrane PSICODOC BVS-Psi e BVS ULAPSI Portais de texto completo: SciELO, PePSIC e RedAlyc

13 O que precisamos saber para usar as bases de dados? Termos organizados, segundo um método, no qual é possível especificar as relações entre conceitos com o propósito de facilitar o acesso à informação. O mais reconhecido internacionalmente na área da Psicologia é o Thesaurus of Psychological Index Terms, editado pela American Psychological Association (APA), desde 1973.

14 No Brasil - Terminologia Psi, disponível na BVS-Psi ( Apresenta o termo principal, a versão em inglês e espanhol, o termo que, embora equivalente, não deve ser utilizado, o termo geral, o específico e os termos relacionados. Terminologias

15 DECS - BIREME Utilizado pela rede BVS e por grande parte das revistas que estão no SCIELO

16 Operadores Lógicos ou Booleanos AND = combina dois ou mais termos selecionados para busca quando se quer que ambos estejam presentes em cada um dos registros recuperados. Ex.: anxiety and stress São recuperados os registros indexados nos dois conceitos ansiedade e stress.

17 Operadores Lógicos ou Booleanos OR = operador que amplia o resultado da busca, permitindo que sejam recuperados registros com pelo menos um dos termos selecionados para busca. Ex.: anxiety or stress São recuperados os registros tanto sobre ansiedade como sobre stress.

18 Operadores Lógicos ou Booleanos NOT = operador que indica exclusão de um determinado termo na busca, restringindo a pesquisa. Ex.: anxiety not stress São recuperados apenas os registros sobre ansiedade.

19 Operadores de Proximidade Variam de acordo com a base de dados Fonte: ISI Proceedings:

20 Operadores de Proximidade

21 PsycINFO Desenvolvida pela American Psychological Association APA ( PsycINFO reúne um conjunto de bases de dados que organiza e dissemina artigos, livros, teses e outros documentos de na área da Psicologia e campos correlacionados, desde 1887 até o presente. Cobre cerca de 1300 periódicos em 25 línguas diferentes. O acesso é restrito, mediante assinatura.

22 PsycINFO 06 de setembro de 2010 A consulta ao vocabulário controlado (tesauro) torna a busca mais específica e seletiva

23 PsycINFO Cadeia do termo Depressão Pós-Parto. Termos não utilizados, termo geral e os termos relacionados

24 PsycINFO Estratégia de busca mais geral, mas com limitação de campo (uso do tesauro)

25 279 registros recuperados PsycINFO

26 PsycINFO Estratégia de busca com utilização de operadores booleanos e de truncagem, sem limite do campo

27 Tesauro de Psicologia Elemento de truncagem

28 BVS-Psi Estratégia de busca

29 BVS-Psi

30 Texto completo no SciELO

31

32 Alto número de registros recuperados

33 Resumo estruturado: informação organizada

34 Recuperação de muitos registros Revisão sistemática com metanálise

35 Restringir utilizando a pesquisa avançada de caiu para 332

36 Como ler boas evidências? Existem roteiros para se analisar artigos! Greenhalgh, Trisha. (2008). Como ler artigos científicos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. Como gerar boas evidências dos nossos estudos? Resumos elaborados de acordo com as normas. Estudos bem delineados. Metodologias bem descritas. Resultados apresentados corretamente e de forma completa.

37

38 Como fazer boas evidências? Gerando bons artigos científicos!

39 Partes importantes do artigo: Resumo Um bom resumo possibilita uma maior divulgação do artigo no meio acadêmico (bases de dados, eventos). O resumo esclarece sobre as principais partes do artigo. Objetivo: problema apresentado de modo afirmativo, não incluir referências. Método: participantes, material, procedimentos especiais. Resultados: mais importantes em resposta aos objetivos. Discussão/Conclusão ou considerações finais.

40 Partes importantes do artigo científico INTRODUÇÃO Na introdução, os autores devem descrever o problema estudado, inserindo o assunto, evidenciado por meio de citações pesquisas e teorias anteriores que se relacionam com a questão. Perguntas que a introdução deve responder o que as pesquisas anteriores ensinaram? o que a presente pesquisa adicionará? por que essa adição será importante? por que será necessária a realização da pesquisa? já existe uma ou mais revisões sistemáticas do assunto? foi discutida a necessidade da pesquisa baseada nos resultados desta revisão?

41 INTRODUÇÃO Perguntas que a introdução deve responder (continuação) como a hipótese e o delineamento experimental se relacionam com o problema? (No caso de estudos experimentais); foram incluídos artigos históricos ou clássicos? foram incluídos estudos nacionais? foram incluídos artigos publicados nos países latinoamericanos? foi obedecida uma cronologia na apresentação das ideias revisadas? quais são os objetivos (gerais e/ou específicos) do trabalho? Qual é o problema que está sendo respondido? o problema e as hipóteses foram justificados teoricamente?

42 Partes importantes do artigo: Metodologia É a parte do artigo que demonstra como a pesquisa foi desenvolvida. Em seu desenvolvimento é respondida a pergunta: como o problema do trabalho foi estudado? São descritos os materiais (instrumentos, aparatos) e os procedimentos utilizados A finalidade é mostrar o quê e como foi feito o estudo para chegar aos resultados obtidos.

43 Partes importantes do artigo: Metodologia A metodologia usualmente é apresentada na ordem cronológica que o trabalho foi desenvolvido. É dividida em subseções. Normalmente essas subseções incluem descrições dos participantes, dos equipamentos (ou materiais) e do procedimento. No caso de experimentos complexos uma descrição mais detalhada, pode ajudar o leitor a encontrar informações específicas. Se for uma pesquisa experimental deve permitir que os procedimentos sejam repetidos por outro pesquisador, nas mesmas condições descritas, replicar o experimento, obtendo os mesmos resultados.

44 Partes importantes do artigo: Resultados Os resultados da pesquisa são a essência do trabalho científico e devem ser descritos no tempo pretérito. Os resultados mostram o que o autor encontrou quando estudou o problema. O tratamento estatístico utilizado deve ser descrito. Os resultados devem ser apresentados de forma clara, objetiva, lógica e precisa, recorrendo-se ao uso de figuras ou tabelas para melhor ilustração das informações. Ou então, simplesmente descrever em texto os dados encontrados. Tabelas e figuras devem ser apresentadas de acordo com normas nacionais e/ou internacionais.

45 Partes importantes do artigo: Resultados Os resultados da pesquisa são a essência do trabalho científico e devem ser descritos no tempo pretérito. Os resultados mostram o que o autor encontrou quando estudou o problema. O tratamento estatístico utilizado deve ser descrito. Os resultados devem ser apresentados de forma clara, objetiva, lógica e precisa, recorrendo-se ao uso de figuras ou tabelas para melhor ilustração das informações. Ou então, simplesmente descrever em texto os dados encontrados. Tabelas e figuras devem ser apresentadas de acordo com normas nacionais e/ou internacionais.

46 Partes importantes do artigo: Discussão ou Considerações Finais ou Conclusões É importante manter uma ordem lógica na apresentação dos resultados obtidos. Por exemplo: Precisar o significado dos resultados obtidos em função das hipóteses e dos objetivos apontadas na introdução. Enfatizar os resultados mais relevantes. Explicar o alcance dos resultados obtidos. Relacionar e confrontar os resultados obtidos com os de estudos similares, previamente publicados. Explicar os resultados negativos também. Resumir as conclusões. Apresentar recomendações do estudo e para outros estudos possíveis.

47 A contradição acompanha toda idéia nova. Risco de nos tornarmos evidencistas. A melhor revisão sistemática possível não permite desprezar a prática clínica (experiência profissional). O ideal é a busca do equilíbrio: uso de uma boa evidência juntamente com a expertise do profissional.

48 A melhor evidência científica não pode eliminar a prática tradicional da Psicologia. Os avanços da informática não podem levar a diminuição da qualidade na coleta de dados de pesquisa. A tomada de decisão não pode prescindir da experiência do profissional. Os pacientes são diferentes. Cada ser humano é único. Não se pode generalizar pessoas. Os guias são para os pacientes comuns. O que é um paciente comum? A individualidade de alguns pacientes neutraliza os resultados de grandes estudos. Não é possível, com certeza, aplicar os benefícios de um grande estudo a um paciente particular.

49 Os protocolos, normas, guias e outros instrumentos não podem ser usados como verdade absoluta, mas como pautas adaptáveis a cada caso individual. A PBE não pode se converter em receita de bolo, para fazer tudo igual, nem em uma clonagem de procedimentos para uso sem reflexão. Há que se tomar cuidado com as evidências patrocinadas por laboratórios farmacêuticos. Muitos dos estudos controlados que geram as evidências são realizados em circunstâncias diferentes do lugar onde a Psicologia é aplicada.

50 Muito obrigada!!!

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento.

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Palavras-chave Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Um bom critério para selecionar as palavras-chaves são os Vocabulários Controlados Termos organizados, segundo um método,

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências

Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Saúde Baseada em Evidências APS Baseada em Evidências Odontologia Baseada em Evidências Decisões Baseadas em Evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS São Paulo 14 novembro 2008 Medicina (Saúde) Baseada

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde BVS BVS Brasil BVS Saúde Pública BVS Atenção Primária à Saúde (Telessaúde) Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Leia mais

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS www.bvs.br www.bireme.br Como e onde buscar informação e evidências para tomada de decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Maio 2009 Contexto Evidências Experiência

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010

Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010 Saúde Baseada em Evidências Tomada de decisões em saúde baseada em evidências Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS Março 2010 O que é Saúde (Medicina) Baseada em Evidências? MBE (SBE) é o uso consciente, explícito

Leia mais

Revisão sistemática: o que é? Como fazer?

Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Profa Dra Graciele Sbruzzi gsbruzzi@hcpa.edu.br Conteúdos Abordados - O que é revisão sistemática e metanálise? - Etapas para a construção de uma revisão sistemática

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado

Leia mais

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia O processo de indexação de periódicos científicos: indexadores nacionais, internacionais e seus critérios Maria Imaculada Cardoso Sampaio Agosto de 2004 isampaio@usp.br Importância em publicar Onde publicar

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Redação Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Estrutura do Artigo Científico Prof. Gilson Yukio Sato satoutfpr.edu.br

Leia mais

AULA 2: Fontes de Informação

AULA 2: Fontes de Informação Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 2: Fontes de Informação Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte o que são? Fontes de informação para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem

Leia mais

A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA

A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA III Reunião de Coordenação da BVS Brasil XI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde A BIBLIOTECA VIRTUAL DA ULAPSI EM PROL DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NA AMÉRICA LATINA Maria Imaculada

Leia mais

medicamentos para uso na prática

medicamentos para uso na prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Fontes de informação sobre medicamentos para uso na prática clínica Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade

Leia mais

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Contribuição da Rede Brasileira para a BVS Belo Horizonte, 17 e 18 novembro 2014 Verônica Abdala abdalave@paho.org Produção

Leia mais

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105:

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: Unidade de Pesquisa Clínica Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: 740-43 Apresentado em 13 de Maio de 2009 Mireile

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa. APRESENTAÇÃO 2 Fontes de Informação

Leia mais

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico.

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico. Plano de ensino 1) Identificação Curso Nutrição Disciplina Leitura e Interpretação de Artigos Científicos na Área da Saúde Carga horária 34h Semestre letivo 01/2012 Professor Franceliane Jobim Benedetti

Leia mais

Pergunta de pesquisa: PBE - Prática Baseada em Evidências. Elisabeth Biruel BIREME/OPAS/OMS

Pergunta de pesquisa: PBE - Prática Baseada em Evidências. Elisabeth Biruel BIREME/OPAS/OMS Pergunta de pesquisa: PBE - Prática Baseada em Evidências Elisabeth Biruel BIREME/OPAS/OMS A busca de evidências... Criação de uma estrutura lógica e organizadas das palavras significativas e/ou termos

Leia mais

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem A trajetória da e a Coleção Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem marziale@eerp.usp.br Órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE EM PICOLOGIA. Maria Imaculada Cardoso Sampaio

A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE EM PICOLOGIA. Maria Imaculada Cardoso Sampaio A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE EM PICOLOGIA Maria Imaculada Cardoso Sampaio isampaio@usp.br IV Reunião BVS Brasil São Paulo, novembro de 2008 Psicologia - preocupação com a qualidade de vida das pessoas Produção

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,

Leia mais

Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC)

Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC) Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Elaboração de Parecer Técnico- Científico (PTC) Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo

Leia mais

Internet como ambiente de pesquisa

Internet como ambiente de pesquisa Internet como ambiente de pesquisa Internet Aceleração da difusão do conhecimento; Cooperação entre pessoas e instituições; Agrega eficiência e rapidez ao processo de criação científica. Estratégia de

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA (ILAACH) ANTROPOLOGIA DIVERSIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA TÍTULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER NOME COMPLETO

Leia mais

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO CAPÍTULO 4- ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Pereira MG. Artigos científicos como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. 4.1 ADVENTO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Comunicação 4.1

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL

ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL ACESSO AS BASES DE DADOS TUTORIAL CONCEITUAÇÃO Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação armazenada. Banco de Dados: Conjunto de Bases

Leia mais

Revisão/Mapeamento Sistemático

Revisão/Mapeamento Sistemático Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SSC0572 - Computadores, Sociedade e Ética Profissional Revisão/Mapeamento Sistemático Prof. Dr. José Carlos Maldonado PAE: Pedro

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS Classificação de confiabilidade dos resultados de trabalhos científicos

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

RESUMO DA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO TÉCNICA DA REUNIÃO BVS-Psi ULAPSI E BVS-Psi ULAPSI BRASIL 05 de maio de 2011

RESUMO DA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO TÉCNICA DA REUNIÃO BVS-Psi ULAPSI E BVS-Psi ULAPSI BRASIL 05 de maio de 2011 RESUMO DA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO TÉCNICA DA REUNIÃO BVS-Psi ULAPSI E BVS-Psi ULAPSI BRASIL 05 de maio de 2011 Local: Conselho Regional de Psicologia Participantes: Acácia Aparecida Angeli (ULAPSI), Ana

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa * Os projetos de pesquisa devem seguir as normas da Comissão Científica da FAMED-PUCRS descrita abaixo: 1- Noções Gerais para Preparação de Protocolos de

Leia mais

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa 2.1. Definir claramente a necessidade de informação 2.1. Definir claramente a necessidade de informação Questões a definir: Qual o objectivo da pesquisa? Qual o nível de exaustividade? Qual o tipo de documento

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos

Leia mais

Projeto de pesquisa. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira

Projeto de pesquisa. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira Projeto de pesquisa Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira DEFINIçãO DO TEMA E DO TíTulO (O QuÊ?) O tema é o assunto que desejamos provar ou desenvolver. Pode surgir de: uma dificuldade prática

Leia mais

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica na SES-SP) http://ses.sp.bvs.br MARCOS HISTÓRICOS Dra. Sueli Saes Lilian Schiavon Coordenação da BVS RIC São Paulo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Disciplina HSM 121- Informação Bibliográfica em Saúde Pública Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br ETAPAS DE PLANEJAMENTO Delimitação do tema Seleção das fontes de busca da informação Identificação

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI

Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI Instituto de Psicologia Biblioteca Dante Moreira Leite Seção Biblioteca Virtual Balanço 2014 BVS-PSI Dezembro/2014 Carla Teresa Angelina Sandra Equipe Ana Rita Roseni Laerton Nilza 83 países acessaram

Leia mais

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2015 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Comissão de Farmácia Comunitária do CRF-PR Nos últimos anos, os farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias ganharam novas ferramentas de trabalho,

Leia mais

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia Reunião sobre Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Avaliação Nacional e Redes Temáticas 28 de abril de 2011 Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil e Regional Rede de Psicologia

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE METODOLOGIA DA PESQUISA Leitura crítica de artigos científicos Artigos científicos Seria correto se todos os artigos publicados fossem cientificamente saudáveis, mas, infelizmente, o padrão de pesquisa

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

INSPEC. Biblioteca Prof. Ruth de Souza Schneider IF/UFRGS Análise realizada em maio de 2013 pela bibliotecária Cleusa Pavan

INSPEC. Biblioteca Prof. Ruth de Souza Schneider IF/UFRGS Análise realizada em maio de 2013 pela bibliotecária Cleusa Pavan INSPEC Biblioteca Prof. Ruth de Souza Schneider IF/UFRGS Análise realizada em maio de 2013 pela bibliotecária Cleusa Pavan Informações gerais Produzida pela Institution of Engineering and Technology (IET).

Leia mais

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard Curso de Metodologia Científica para Residentes e Preceptores da SES/DF - 2008 Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA? EXPLOSÃO

Leia mais

Vocabulário estruturado: DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. Facilitador: Arão Nogueira de Araújo

Vocabulário estruturado: DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. Facilitador: Arão Nogueira de Araújo Vocabulário estruturado: DeCS Descritores em Ciências da Saúde Facilitador: Arão Nogueira de Araújo Salvador 2018 Sumário Importância do uso de descritores 3 Palavra-chave X descritor 4 Informações sobre

Leia mais

Metodologia de Pesquisa em Psicologia II. Profa. Andreia. Aula: 11 e 12 Metodologia - Bibliográfica

Metodologia de Pesquisa em Psicologia II. Profa. Andreia. Aula: 11 e 12 Metodologia - Bibliográfica Metodologia de Pesquisa em Psicologia II Profa. Andreia. Aula: 11 e 12 Metodologia - Bibliográfica Recapitulando Para o nosso projeto temos de rever: - Normas da ABNT ( Ana Paula); - Aula prática sobre

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni

Revisão Sistemática da Literatura. Cynthia Cassoni Revisão Sistemática da Literatura Cynthia Cassoni Pesquisa bibliográfica Procedimento preparatório para a realização de outra pesquisa. Um trabalho em si mesma. Materiais escritos. Diferente da Pesquisa

Leia mais

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo

ACESSO AS BASES DE DADOS. Tutorial. Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo ACESSO AS BASES DE DADOS Tutorial Sistema Integrado de Bibliotecas Pe. Inocente Radrizzani Centro Universitário São Camilo Conceituação Base de Dados: Conjunto de dados interrelacionados, organizados de

Leia mais

EBSCOhost

EBSCOhost EBSCOhost Olá! Carolina Fraga Bibliotecária e especialista em treinamentos da EBSCO cfraga@ebsco.com EBSCO: empresa americana, fundada em 1944, fornece bases de dados, ebooks, audiobooks, solução de descoberta,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Passo Fundo 2013 Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Odontologia

Leia mais

UNIDADE 6 BUSCA DE EVIDÊNCIAS

UNIDADE 6 BUSCA DE EVIDÊNCIAS UNIDADE 6 BUSCA DE EVIDÊNCIAS COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS MINISTÉRIO DA SAÚDE Identificação

Leia mais

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências?

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Evidências para Decisões em Saúde Curso avançado para Bibliotecários Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS veabdala@paho.org Que evidência

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento Por quê? PROJETO DE PESQUISA Aderson Gegler Avaliação do projeto Comissões Ética e Pesquisa Órgãos financiadores Seleção candidatos para pós-graduação Roteiro para o desenvolvimento da pesquisa Antecipar

Leia mais

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Disciplina : LOQ 4088 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Lorena, Fevereiro 2015 1 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Resumo Palavras chaves Título do artigo Autores Identificação dos autores 1. Introdução

Leia mais

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Semana do Livro 2018 EACH - USP Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema 2) Delimitação do tema (objetivos) 3) Justificativa da escolha + motivação

Leia mais

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Que evidência utilizar? Depende do tipo de pergunta (necessidade) que se quer responder e o tempo

Leia mais

4º Congresso Internacional da APEGEL

4º Congresso Internacional da APEGEL 4º Congresso Internacional da APEGEL Maria do Céu Barbieri Figueiredo Escola Superior de Enfermagem do Porto Porto, 7 de Novembro de 2014 Processo através do qual os enfermeiros tomam decisões clínicas

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

Revisão integrativa sobre a intervenção humor em enfermagem

Revisão integrativa sobre a intervenção humor em enfermagem Revisão integrativa sobre a intervenção humor em enfermagem Luís Sousa, CRRN, MSc Helena José, PhD Luanda, 7 de Novembro 2013 Introdução O humor contribui para a saúde e bem-estar das pessoas (José, 2010).

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde

Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde Acesso a Informação e evidência para subsidiar desições em saúde Andreia C. F. do Carmo carmo@unifesp.br Notícia do New York Times de 17 maio 2017 Google, Not the Government, Is Building the Future As

Leia mais

Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança

Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança Apresentação: Natália Moreira Vieira RDC n 9 de 2015 (ANVISA) Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil.

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1 Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior ESCOLHA DO TEMA Tema principal Tema principal Item específico Tema principal Item específico Problema TRANSFORMAR

Leia mais

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Eduardo Ramos Gerente de Desenvolvimento de Contas parao SuldaEuropa& Israel e.ramossilva@elsevier.com Agenda Embase.com O que é? Conteúdo

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

Indicadores de produção científica na USP

Indicadores de produção científica na USP Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2012-11-21 Indicadores de produção científica na USP Seminário Produção Científica Sistema

Leia mais

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CURSO DE ENFERMAGEM Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 jguedes@ufpr.br PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE USUÁRIOS - SiBi/ UFPR

Leia mais

Ementa Projeção H.T.P.

Ementa Projeção H.T.P. TÉCNICAS PROJETIVAS Ementa Projeção H.T.P. I - EMENTA Será estudado neste semestre: Conceito de projeção e de apercepção. Técnicas de investigação da personalidade. Uso adequado e ético dos testes projetivos

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5

Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5 BIREME São Paulo, 24 de março de 2009 Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5 Gerência de Gestão Administrativa (GA) Silvia de Valentin Unidade de Comunicação

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Elisangêlo Aparecido

Leia mais

BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA

BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA BASE DE DADOS DE PSICOLOGIA NACIONAIS Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações http://bdtd2.ibict.br/index.php?option=com_wrapper&itemid=40 Biblioteca Virtual de Saúde http://www.bvs-psi.org.br/

Leia mais

Segunda Opinião Formativa.

Segunda Opinião Formativa. Segunda Opinião Formativa http://aps.bvs.br Maio, 2018 Antecedentes 2017-18 2014 2015 Nota Técnica Nº 50 MS - diretrizes para oferta de atividades de telessaúde Revisão dos Termos de Referência e Fluxo

Leia mais

Seleção de Documentos para LILACS

Seleção de Documentos para LILACS Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal lbcarvalho@fcav.unesp.br CONCEITOS INICIAIS PERGUNTA ABORDAGEM EMPÍRICA RESPOSTA ESTUDO EXPERIMENTAL CIÊNCIA EMPÍRICA

Leia mais

Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional

Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional Profª. Drª Marly Augusto Cardoso Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP e-maile mail: marlyac@usp usp.br Delineamento dos Estudos

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA clauhart@terra.com.br Email: claudia.fernandes@ufpel.tche.br PREVALÊNCIA População examinada quanto a presença ou ausência de

Leia mais

1 Desenho da investigação. 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho

1 Desenho da investigação. 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho 1 Desenho da investigação 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho Definição: Plano e estrutura do trabalho de investigação; Conjunto de directivas associadas ao tipo de estudo escolhido Objectivos:

Leia mais

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016 Epidemiologia Analítica AULA 1 1º semestre de 2016 www.epi.uff.br Como o conhecimento médico é construído? O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um

Leia mais

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 27 junho 2018

Leia mais