AULA 2: Fontes de Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 2: Fontes de Informação"

Transcrição

1 Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 2: Fontes de Informação Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte

2 o que são? Fontes de informação para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem dados ( valor sem significado) e informações ( dado com significado); - geram ideias e conhecimento ( informação estruturada e contextualizada); - possibilitam o desenvolvimento de uma ideia; - ajudam a evitar duplicação de trabalhos; - economizam tempo e recursos (materiais, humanos e financeiros).

3 Tipos de fontes de informação: Fontes informais de informação (canais de comunicação não estruturados): contatos pessoais, comunicações orais, internet (em parte: mensagens eletrônicas, listas de discussão, fóruns), mídia etc. Fontes formais de informação (canais de comunicação estruturados): publicações impressas ou eletrônicas, objetos (amostras minerais, obras de arte, peças de museu) etc.

4 Tipos de fontes de informação: Fontes Primárias: informação nova ou original, não submetida a interpretação ou condensação (revistas, livros, teses etc.) Fontes Secundárias: dados ou informação organizada segundo esquemas determinados. Produtos de análise de fontes primárias submetidas a descrição, condensação ou qualquer tipo de reorganização (revisões, dicionários, enciclopédias, bases e banco de dados etc.) Fontes Terciárias: recompilação da informação contida nas fontes primárias e secundárias, dentro de um critério de organização, para torná-las mais acessíveis aos usuários (bibliografias, índices, abstracts etc.)

5 Produção de fontes formais de informação escritas: Desenvolvimento de um TRABALHO CIENTÍFICO teórico ou experimental Elaboração do respectivo TRABALHO ESCRITO: tcc, dissertação, tese etc. Publicação do artigo em uma REVISTA CIENTÍFICA (periódico científico) Elaboração do trabalho escrito para divulgação científica = FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO Divulgação da Revista Científica em BASE(S) DE DADOS

6 Onde encontrar fontes de informação escritas: Fontes impressas: Originais (bibliotecas) Via Comut e SCAD (comutação bibliográfica) Fontes digitais (CD-ROM, disco, fita etc): Fontes eletrônicas: Sítios eletrônicos / bases de dados Ferramentas de busca Portais (UFPR, CAPES, IBICT...) Gerenciadores de bibliografia (ex: endnote)

7 FONTES DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICAS: Bases de dados, banco de dados: o que são? bases de dados são sistemas que podem guardar grandes quantidades de informação de uma forma estruturada, consultadas tão rapidamente quanto possível, por maior que seja a quantidade de informação armazenada. São bibliotecas virtuais. são armazenadas por meios ópticos ou magnéticos e acessadas local ou remotamente. as bases de dados podem ser de acesso público ou restrito. as bases de dados, reunidas, formam os bancos de dados

8 FONTES DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICAS: Bases de dados (BD): Revistas Científicas (periódicos) Livros (e-books) Revistas Científicas (periódicos) Livros (e-books) Serviços Outros Serviços Outros Base de Dados X Base de Dados Y há BD relacionadas a governos, ex; Medline dos EUA; há BD fruto de cooperação entre países, ex: Scielo da América Latina e Caribe; há BD vinculadas a empresas, ex: Science Direct e Scopus da Elsevier; Web of Science da Thomson Reuters).

9 Classificação das bases de dados: bases de dados referenciais: remetem às fontes primárias. bases de dados bibliográficos: incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Informam aos usuários o que foi publicado e onde se publicou. bases de dados catalográficos: representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. bases de diretórios: informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros.

10 Classificação das bases de dados (contin.): bases de dados de fontes: contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. bases de dados numéricos: incluem dados numéricos e estatísticos. bases de dados de texto completo: contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. bases de dados textuais e numéricos: mistura de dados textuais e numéricos. bases de dados gráficos: apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos.

11 Classificação das bases de dados (contin.): bases de dados de fontes: (contin) bases de dados de periódicos: bases de dados de teses: bases de dados de patentes: bases de dados de normas técnicas: bases de dados legislativos:

12 FONTES DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICAS: Ferramentas de busca, portais, gerenciadores de bibliografia, o que são? ferramentas de busca são programas especializados em localizar informações na internet, a partir de termos específicos, e gerar uma lista de Web pages. Vinculados a portais, a bases de dados ou sítios independentes. Exemplo:

13 Como otimizar a busca em bases de dados usando ferramentas de busca? Operadores booleanos AND, OR ou NOT: são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa: AND: um e outro (ex: medicamentos AND idosos) OR: um ou outro (ex: medicamentos OR idosos) NOT: um e não outro (ex: medicamentos NOT idosos)

14 FONTES DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICAS: Ferramentas de busca, portais, gerenciadores de bibliografia, o que são? portais são sítios eletrônicos que funcionam como centro aglutinador e distribuidor de conteúdos de outros sítios ou subsítios. Podem conter ou não uma ferramenta de busca. Exemplo:

15 FONTES DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICAS: Ferramentas de busca, portais, gerenciadores de bibliografia, o que são? gerenciadores de bibliografia (reference manager) são programas que permitem buscar trabalhos científicos e armazená-los em um banco de dados próprio. Além de criar o banco de dados, esses aplicativos organizam as citações durante a redação de textos e acrescentam ao final do texto a lista de referências utilizadas. Podem ser gratuitos ou não. Ex: endnote, mendeley etc.

16 Portais: PORTAL BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil publicações periódicas, bases de dados, teses, dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

17 O Portal da CAPES (contin.):

18 Os recursos disponíveis na UFPR: SIBI: Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná 19 bibliotecas: 1 sede administrativa, 17 universitárias e 1 de ensino médio e profissionalizante: 15 em Curitiba 4 externas (Palotina, Pontal do Paraná, Matinhos, Jandaia do Sul) O portal da Informação (

19 O Portal da informação da UFPR:

20 Recursos de busca na internet (contin.): Alguns recursos possíveis, independente da ferramenta da busca: palavras, frases ou questões; consulta a índices em listas de assuntos específicos ou categorias (que remetem a subcategorias) disponíveis na tela principal ("home page"); uso de expressões booleanas (and, or, not, nor) para buscas avançadas; uso de aspas (" ") na recuperação de frases ou expressões; uso de asterisco (*) como truncamento de palavras (radicais); diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas; uso de sinais + (mais) e - (menos) para determinar a presença ou ausência de termos.

21 Dispor de algum tempo para planejar o acesso às fontes de informação reflete em menores custos e maior eficiência na coleta, tratamento e análise da informação = ESTRATÉGIA DE BUSCA.

22 Chega por hoje? Então... Até a próxima aula!

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

PESQUISA ACADÊMICA: estratégia de pesquisa e bases de dados Karolayne Lima

PESQUISA ACADÊMICA: estratégia de pesquisa e bases de dados Karolayne Lima PESQUISA ACADÊMICA: estratégia de pesquisa e bases de dados Karolayne Lima karoll@ufpr.br bibca@ufpr.br AGENDA 1. Início da pesquisa: o que você precisa saber / delimitações 2. Estratégias de pesquisa:

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

Pesquisa em Bases de Dados

Pesquisa em Bases de Dados Pesquisa em Bases de Dados Tópicos Pesquisa parte 1 (conceitual): Fontes de Informação, De que forma buscar informações, Termo de pesquisa, Operadores Booleanos, Truncagem e Frases Exatas Pesquisa parte

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz

Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. A Arte de Pesquisar. Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde A Arte de Pesquisar Luciana Danielli Claudete Fernandes de Queiroz Bibliotecárias Fundação Oswaldo Cruz CTIC/ICICT Setembro/2017 A Arte de

Leia mais

Bases de Dados Guia para as principais bases de dados

Bases de Dados Guia para as principais bases de dados Bases de Dados Guia para as principais bases de dados Equipe Seção de Referência e Atendimento ao Usuário Eliana de Cássia Aquareli Cordeiro Chefe de Seção Bernadete de L. da C. B. F. Filho Técnico para

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

AGENDA. O quê pesquisar? Onde pesquisar? Como pesquisar? perfil de interesse levantamento bibliográfico. fontes de informação bases de dados

AGENDA. O quê pesquisar? Onde pesquisar? Como pesquisar? perfil de interesse levantamento bibliográfico. fontes de informação bases de dados AGENDA O quê pesquisar? perfil de interesse levantamento bibliográfico Como pesquisar? estratégias de busca operadores booleanos truncagens Onde pesquisar? fontes de informação bases de dados 2 COMO PESQUISAR?

Leia mais

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CURSO DE ENFERMAGEM Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 jguedes@ufpr.br PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE USUÁRIOS - SiBi/ UFPR

Leia mais

Oficina. Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina. Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Modos de acesso; Tipos de bases de dados; Repositório

Leia mais

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Traçando o perfil; Perfil de interesse; Modos

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2015 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas;

Leia mais

TREINAMENTO. Portal de Periódicos da Capes. Mais de 33 mil títulos aguardam sua pesquisa!

TREINAMENTO. Portal de Periódicos da Capes. Mais de 33 mil títulos aguardam sua pesquisa! TREINAMENTO Portal de Periódicos da Capes Mais de 33 mil títulos aguardam sua pesquisa! O que é? O que é Capes? Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/historico.htm

Leia mais

OFICINA: ORIENTAÇÕES PARA O USO DE BASE DE DADOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LETRAS

OFICINA: ORIENTAÇÕES PARA O USO DE BASE DE DADOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LETRAS OFICINA: ORIENTAÇÕES PARA O USO DE BASE DE DADOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LETRAS Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP V WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Abril - 2013 AGENDA O que são bases

Leia mais

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação 1.1. Tipologia 1.1. Tipologia Podemos identificar três tipos de informação de carácter científico: Informação primária artigos científicos, teses, relatórios Informação secundária livros e artigos de revisão

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos da Capes? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 37.000

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 121 Informação Bibliográfica 2015 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo Conhecimento Opinião

Leia mais

Internet como ambiente de pesquisa

Internet como ambiente de pesquisa Internet como ambiente de pesquisa Internet Aceleração da difusão do conhecimento; Cooperação entre pessoas e instituições; Agrega eficiência e rapidez ao processo de criação científica. Estratégia de

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa. APRESENTAÇÃO 2 Fontes de Informação

Leia mais

PME-3598 Introdução ao Projeto Integrado

PME-3598 Introdução ao Projeto Integrado PME-3598 Introdução ao Projeto Integrado Fontes de Informação & Outras Formas de Apoio Prof. Alberto Hernandez Neto Prof. Roberto Ramos Jr. Roteiro: 1. Objetivos da Pesquisa Bibliográfica 2. Seleção de

Leia mais

Introdução ao SBUFRGS

Introdução ao SBUFRGS Introdução ao SBUFRGS Guia básico para uso das bibliotecas da UFRGS Marina Plentz bibliotecária BIBIPH Porto Alegre, 28 de agosto de 2018 Sumário SBUFRGS SABi BIBIPH Recursos de pesquisa Formatação de

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Como acessar Como buscar Guia de Consulta Rápida A ferramenta de busca O acesso é através do site da Biblioteca: www.pucrs.br/biblioteca ou diretamente através do endereço http:// ATENÇÃO: O acesso a todos

Leia mais

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Os acervos nas bibliotecas da UFG são compostos por: Livros Periódicos (jornais, revistas científicas e de generalidades) CDs DVDs Fitas em

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet

Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet Dora Regina Seben de Siqueira Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Aglaé de Lima Fierli Bibliotecária responsável pela unidade CCESA e pelo manual de

Leia mais

Publicações Científicas

Publicações Científicas Publicações Científicas Bases de Dados Métricas e Indicadores de Qualidade Gerenciadores de citações e referências Elisabeth Dudziak SIBiUSP Abril 2016 Bases de Dados Multidisciplinares Veja mais >>> Bases

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES IPEN CNEN/SP BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES IPEN CNEN/SP BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES IPEN CNEN/SP BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ Tutorial de utilização do gerenciador de referencias bibliográficas EndNote

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES 1 Conteúdo Portal Periódicos CAPES Fator de Impacto FI Índice H Portal de Periódicos da CAPES 2 Portal de Periódicos

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0 CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.0 Brasília, maio de 1998 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO...3 II REDE CCN...4 2.1 Introdução...4 2.2 Objetivos...5 2.3 Conceitos...5

Leia mais

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line BASES DE DADOS Bases de dados são um agrupamento de informações organizadas para fácil acesso. Tem por objetivo, fornecer informação

Leia mais

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento Biblioteca A Faculdade dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. O acesso

Leia mais

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.)

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.) I Ao longo da existências das bibliotecas, é seus respectivos serviços, sempre obteve-se de base de dados,catálogos,arquivos e lista de leitores assim todos tipos de base de dados. 1951 - Bases de dados

Leia mais

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science

17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a Web of Science OP Portal Capes e a 17/08/2010 O Portal de Periódicos da Capes e a 1 Alguns dados... http://www.periodicos.capes.gov.br O Portal de periódicos foi criado pela CAPES em 2000, permitindo acesso online a

Leia mais

PCU - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

PCU - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Serviço de Biblioteca e Informação PCU - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS Equipe Responsável pela Elaboração: Ana Mara Marques da Cunha Prado

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO FACULDADE IETEC Biblioteca BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2016 A Biblioteca está localizada no térreo da Faculdade Ietec Funciona de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h e de 16h às 20h45

Leia mais

TUTORIAL RIIF GOIANO:

TUTORIAL RIIF GOIANO: TUTORIAL RIIF GOIANO: Como Navegar & Pesquisar Elaboração: Daniel Rodrigues Guimarães Hevellin Estrela Johnathan Pereira Alves Diniz Morgana Bruno Henrique Guimarães Patrícia Regina de Oliveira Goiânia

Leia mais

Professor Ms. Rodrigo Bozza

Professor Ms. Rodrigo Bozza METODOLOGIA BUSCA POR FONTES DE INFORMAÇÃO Professor Ms. Rodrigo Bozza BUSCA POR FONTES DE INFORMAÇÃO Objetivos: Identificar o problema; Desenvolver hipóteses; Desenvolver o método. BUSCA POR FONTES DE

Leia mais

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES BIBLIOTECA DO CENTRO CULTURAL UNIVATES Introdução ao Portal de Periódicos da Capes Módulo II: Estratégias de busca Bibliotecária Nalin F. Silveira CRB 10/2186 nalin.silveira@univates.br

Leia mais

CONTEÚDOS. 1 O que é a Web of Science? 2 Registo 3 Pesquisa 4 Resultados de pesquisa 5 Personalizar

CONTEÚDOS. 1 O que é a Web of Science? 2 Registo 3 Pesquisa 4 Resultados de pesquisa 5 Personalizar FORMAÇÃO DE UTILIZADORES 2018 CONTEÚDOS 1 O que é a Web of Science? 2 Registo 3 Pesquisa 4 Resultados de pesquisa 5 Personalizar 1 O que é a Web of Science? > É uma plataforma de bases de dados de referência

Leia mais

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca.

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. GUIA DO USUÁRIO Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES O acervo

Leia mais

Belo Horizonte/MG 2018

Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE FELUMA Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO OBJETIVO Definir critérios que possibilitem a formação do acervo de

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DE DISCIPLINA PROFNIT - MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTE LECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO

AVALIAÇÃO NACIONAL DE DISCIPLINA PROFNIT - MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTE LECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO Pág. 1/7 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas.

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária Normalização de Trabalhos Acadêmicos Josiane Costa - Bibliotecária Porto Alegre, 2017 O que é ABNT? A Associação Brasileira de Normas técnicas é uma entidade criada na década de 40 com a missão de oferecer

Leia mais

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Sejam bem-vindos à UFSM! Biblioteca Central - Setor de Referência USUÁRIOS - O uso da Biblioteca (consulta ao acervo, acesso à Internet, acesso

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GUIA DE SELEÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A BVS-EPS - 1 ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE

Leia mais

Informações para a Carta de Serviços Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) Bibliotecas (exceto Biblioteca Central BC)

Informações para a Carta de Serviços Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) Bibliotecas (exceto Biblioteca Central BC) Informações para a Carta de Serviços Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) Bibliotecas (exceto Biblioteca Central BC) 1 Biblioteca do Centro de Estudos do Mar (CEM) 2 Biblioteca

Leia mais

Fontes de produção científica

Fontes de produção científica Fontes de produção científica Patrícia Ruiz Spyere PATRÍCIA RUIZ SPYERE Levantamento bibliográfico PATRÍCIA RUIZ SPYERE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas

Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas Tutorial para buscas no catálogos dos acervos nas bibliotecas Os acervos nas bibliotecas da UFG são compostos por: Livros Periódicos (revistas científicas) Jornais Revistas de generalidades CDs DVDs Fitas

Leia mais

Seleção de fontes de informação científica

Seleção de fontes de informação científica Informação Científica Tipologia de documentos Fontes de informação Alguns tópicos para obter melhores resultados na pesquisa 2 Informação científica É uma informação certificada e validada por especialistas

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico

Campus Itaperuna. Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito. Relatório de Periódico Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu Universidade Iguaçu Curso de Graduação em Direito Campus Itaperuna Relatório de Periódico Formulário Eletrônico Requisitos Legais 1 Maio/2015 RELAÇÃO DOS PERIÓDICOS

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO SUZANO JANEIRO DE 2019 CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA Relatório Anual 2018 da Biblioteca do IFSP - Câmpus Suzano

Leia mais

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio EndNote Basic Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br Novembro/2015 EndNote Gerenciador de Referências Bibliográficas; Software da Thomson

Leia mais

Bem Vindos!

Bem Vindos! Bem Vindos! 2015 PESQUISA EM BASES DE DADOS Roteiro de Acesso Roteiro de Acesso às Plataformas de Pesquisa caminho para pesquisa nas bases de dados disponíveis à Comunidade Acadêmica da Universidade. Passando

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL MARÍLIA 2016 Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme A Biblioteca Regional de Medicina Bireme é o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA LITERATURA CIENTÍFICA OBTENÇÃO INTERPRETAÇÃO REDAÇÃO LITERATURA CIENTÍFICA Conhecimento científico Metodologia Científica Regras definias Controle Compreensão do fenômeno Reprodutibilidade

Leia mais

Bases de Dados Numéricas

Bases de Dados Numéricas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação Bases de Dados Numéricas Disciplina: Recursos Informacionais II Docente: Profª. Drª. Brasilina Passarelli

Leia mais

apresentação dos Trabalhos de Conclusão (Dissertação/Tese) Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

apresentação dos Trabalhos de Conclusão (Dissertação/Tese) Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP, Araraquara Normas para apresentação dos Trabalhos de Conclusão (Dissertação/Tese) Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Rosemeire Cristina Linhari

Leia mais

PCU PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

PCU PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO PCU PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS Equipe Responsável pela Elaboração: Ana Mara Marques da Cunha Prado

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um

Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um Qualidade da pesquisa na internet Pesquisar é realizar uma investigação com a finalidade de descobrir fatos relacionados a um assunto, a um tema. Segundo Gil, (2010), pesquisa é um procedimento racional

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD Luciane Meire Ribeiro STRAUD Biblioteca FCAV (Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação) 1. Introdução: Definição de FI (em

Leia mais

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública - 1o.sem. 2016 1 Entre

Leia mais

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO Pablo Matias Bandeira Mestre em Ciência da Informação (UFPB) Arquivista do Sistema Correio de Comunicação Editor Adjunto da PBCIB Este trabalho apresenta

Leia mais

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários É um software gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics que está

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO SBD/MAE

GUIA DO USUÁRIO SBD/MAE GUIA DO USUÁRIO SBD/MAE BREVE DESCRIÇÃO Com acervo altamente valioso em sua especialidade, o Serviço de Biblioteca e Documentação do MAE/USP oferece apoio as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão

Leia mais

Motivação. Gestão de Referências Bibliográficas em Artigos e Monografias com o. O que é o EndNote? Objetivo do Minicurso

Motivação. Gestão de Referências Bibliográficas em Artigos e Monografias com o. O que é o EndNote? Objetivo do Minicurso Semana de Tecnologia da Informação IFBA Campus Vitória da Conquista 04 a 07 de junho de 2013 Motivação Gestão de Referências Bibliográficas em Artigos e Monografias com o Prof. MSc Pablo Freire Matos Informática

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos Professores: Sergio Oliveira Neise

Leia mais

Todo homem, por natureza, quer saber. Aristóteles

Todo homem, por natureza, quer saber. Aristóteles Todo homem, por natureza, quer saber. Aristóteles Missão A Universidade Católica de Brasília tem como missão atuar solidária e efe vamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO [DATA] SITE OMAR ROSA CONESUL INFORMÁTICA

MANUAL DO USUÁRIO [DATA] SITE OMAR ROSA CONESUL INFORMÁTICA MANUAL DO USUÁRIO SITE OMAR ROSA CONESUL INFORMÁTICA [DATA] Sumário Tela inicial do site - Home Page... 2 Seção de identificação Logon Área dos capelães... 2 Seção Bem-Vindo... 2 Seção Eventos e Notícias...

Leia mais

Aproveite ao máximo seu acesso ao ScienceDirect

Aproveite ao máximo seu acesso ao ScienceDirect 1 Aproveite ao máximo seu acesso ao ScienceDirect University Logo Present Future 2 ScienceDirect Estamos aqui para ajudar você a aproveitar ao máximo seu acesso ao ScienceDirect. ScienceDirect oferece

Leia mais

BASE DE DADOS BIBLIV (ACERVO INTERNO): MANUAL

BASE DE DADOS BIBLIV (ACERVO INTERNO): MANUAL BASE DE DADOS BIBLIV (ACERVO INTERNO): MANUAL MARÍLIA 2016 BIBLIV: Base de dados da Biblioteca da Famema que contém dados bibliográficos do acervo de livros, teses, folhetos, eventos e audiovisuais (CD-

Leia mais

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis ATHENA Banco de dados bibliográfico UNESP Permite fazer pesquisas

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos

II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos Informação científica e tecnológica para pesquisas acadêmicas e científicas 2012 Cintia Braga F. Pinheiro cintiabfp@ffclrp.usp.br tecnológica Introdução

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM OBSERVAÇÕES RELEVANTES PARA A EXECUÇÃO / APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NO PPGEM-PUC

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano)

SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiano (RIIF Goiano) participa do movimento mundial de

Leia mais

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas?

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas? Bibliografia descrição do conhecimento dos livros quanto à edição, papel e tipo; notícia acerca das obras de determinado autor ou assunto» Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora Todos os trabalhos

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

Abreviaturas de Periódicos

Abreviaturas de Periódicos Abreviaturas de Periódicos Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva A abreviatura de periódicos tem a finalidade de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

Leia mais