Seleção de Documentos para LILACS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seleção de Documentos para LILACS"

Transcrição

1 Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo da LILACS Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS

2 Seleção de Documentos para LILACS Apresentação O guia de seleção de documentos rege a avaliação de documentos que podem ser incluídos na LILACS. Critérios de seleção são indispensáveis para garantir a integridade, compatibilidade e qualidade dos registros da base de dados, mantendo um equilíbrio entre a rigidez e a tolerância extremas, evitando a inclusão indesejada de documentos, assim como a exclusão daqueles relevantes.

3 Seleção de Documentos para LILACS Critérios LILACS possui critérios gerais para a seleção de documentos. É responsabilidade de cada Coordenador de base (sub-regional, nacional ou temática) criar e publicar critérios próprios de seleção de documentos para sua base. Os documentos de interesse local ou que não cumpram os critérios da LILACS devem ser incluídos somente nas bases de dados nacionais ou temáticas.

4 Seleção de Documentos para LILACS O que incluir na LILACS Informação científica e técnica na área de Ciências da Saúde: Artigos de revistas Livros Teses Relatórios técnicos Legislação sanitária Estatísticas Manuais e guias Boletins epidemiológicos Material educativo Material apresentado em Congressos, Seminários, Reuniões, etc. Bibliografias Filmes, Gravação em vídeo, Registros sonoros não musicais; Separatas de artigos de revistas não indexadas na LILACS.

5 Seleção de Documentos para LILACS Critérios gerais Tipo e importância do conteúdo Deve ser de natureza técnico-científica, preferencialmente pesquisas básicas ou aplicadas, e documentos técnicos e normativos de agências governamentais ou organismos internacionais. Os documentos ingressados na LILACS devem ser úteis para: auxiliar a tomada de decisões em saúde; elaborar projetos ou estabelecer programas de saúde; resolver problemas específicos do país ou Região; servir como referência ou consulta; treinar pessoal da área da saúde; avaliar atividades, procedimentos, métodos.

6 Seleção de Documentos para LILACS Critérios gerais Qualidade e Validade do conteúdo O conteúdo deve possuir rigor metodológico, de modo que possa ser replicado. Em caso de dúvida no processo de controle de qualidade, verifique se o documento é proveniente de instituição reconhecida na área, que possa dar respaldo ao conteúdo do documento. Caso tenha acesso a especialistas da área, solicite um parecer com relação a qualidade e validade do conteúdo em análise.

7 Seleção de Documentos para LILACS Critérios gerais - Escopo da LILACS Cobertura Temática Áreas relacionadas à saúde, tais como Medicina, Saúde Pública, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, etc.. Em áreas afins como Engenharia Sanitária, Farmácia e Química, Medicina Veterinária, Biologia, Ecologia e Ambiente deve-se incluir apenas os documentos de interesse à saúde humana. O conteúdo do documento deve estar relacionado à área das Ciências da Saúde, podendo ser representado por um ou mais descritores do DeCS.

8 Seleção de Documentos para LILACS Critérios gerais - Escopo da LILACS Cobertura Cronológica Inclui documentos publicados a partir de 1982, dando-se preferência aos mais recentes. Cobertura Geográfica Inclui documentos publicados nos países da América Latina e Caribe e também aqueles produzidos pela Organização Pan-Americana da Saúde, seus Programas e Centros Especializados. Não são incluídos documentos sobre a América Latina e Caribe publicados em países fora da Região, visto que a maioria desses documentos já estão contemplados nas bases de dados internacionais.

9 Seleção de Documentos para LILACS Critérios gerais - Escopo da LILACS Cobertura Idiomática Serão considerados para a inclusão documentos nos idiomas espanhol, português, inglês e francês. Documentos publicados em diferentes idiomas e fisicamente separados devem ter todas as versões registradas na LILACS. Exemplo: documentos da Organização Pan-Americana da Saúde.

10 Preciso incluir documentos de meu repositório ou base de dados institucional na LILACS? SIM! Se o documento atende aos critérios de seleção LILACS, com certeza SIM. Um mesmo documento pode ser registrado em mais de uma base de dados, sem necessidade de duplicação do registro. Nota: toda literatura técnica ou institucional, principalmente políticas de saúde nacionais, relatórios técnicos, manuais, informes, guias de prática clínica, estudos epidemiológicos, etc. deve ser incluída na LILACS por se tratar de literatura não convencional, única e de muito interesse aos pesquisadores e tomadores de decisão em saúde.

11 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS É a principal fonte e guia para a avaliação de revistas para indexação na LILACS. Trata dos requisitos que as revistas devem possuir para serem indexadas e contrapartidas do editor e da LILACS. É realizada pelos membros representantes do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos, tendo por base pareceres de especialistas adhoc, e relatórios de avaliação de constituição do corpo editorial e revisores.

12 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Conteúdo O mérito científico de um periódico é o principal fator para a seleção de um novo título. Os seguintes fatores de qualidade são considerados: - validade; - importância; - originalidade do tema; - contribuição para a área temática em questão, e - estrutura do trabalho científico.

13 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Conteúdo Revistas das áreas de saúde como Engenharia Sanitária, Farmácia e Bioquímica, Biologia e Veterinária podem ser indexadas, se houver desdobramentos dessas ciências para a saúde humana. Nesses casos, os artigos serão analisados seletivamente. É obrigatória a publicação de 50% de artigos originais por fascículo.

14 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Tipo de artigos Artigo original: artigos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais, teóricos ou observacionais relativos a área das Ciências da Saúde, e inclui análise descritiva e/ou inferências de dados próprios. Metanálises, estudos de natureza estatística e epidemiológica, qualitativa, artigo de reflexão ou análise de aspectos filosóficos, éticos ou sociais relacionados à área de Ciências da Saúde; Artigo de revisão da literatura: utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais sobre uma particular área de estudo; realizado de maneira sistemática e ordenada; Relatos de casos com discussões fundamentadas em pesquisas científicas.

15 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Não serão indexados: Periódicos que publicam predominantemente artigos traduzidos ou apresentados em outros periódicos, exceto no caso de publicações em idiomas de difícil acesso; Relatórios de atividades de sociedades ou associações científicas, resumos, notícias e recensões; Boletins de notícias ou publicações dirigidas a temas organizacionais e informativos; Periódicos de caráter comercial e/ou de divulgação.

16 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Revisão por pares Toda contribuição à revista deve receber avaliação por pares. Ela é a avaliação crítica dos manuscritos submetidos à revista por especialistas, que compõem o corpo de revisores. O periódico deve especificar formalmente qual é o procedimento de arbitragem adotado para aprovação de artigos. É obrigatória a indicação das principais datas do processo de arbitragem, incluindo as datas de recepção e aprovação.

17 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Comitê Editorial O periódico deve possuir um Comitê Editorial reconhecidamente idôneo. Sua composição deve ser pública e seus integrantes devem ser especialistas com experiência reconhecida na área, incluindo membros de instituições estrangeiras de reconhecido prestígio. Deve-se indicar a instituição, a cidade e o país a qual o membro do corpo editorial pertence. Um Comitê Editorial com integrantes vinculados predominantemente a uma instituição ou a uma região geográfica será analisado pelo Comitê de Seleção Nacional, pois periódicos com caráter institucional ou local podem não ser considerados para indexação na LILACS.

18 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Regularidade de publicação O periódico deve ser publicado pontualmente de acordo com a periodicidade estabelecida. Periodicidade A periodicidade é um indicador do fluxo da produção científica da área específica coberta pela revista. Na área das Ciências da Saúde, é recomendável que o periódico seja, no mínimo, trimestral. Periódicos com mais de seis meses de atraso não serão incluídos no processo de seleção. Periódicos com um ano ou mais de atraso deixarão de ser indexados na LILACS.

19 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Tempo de existência O periódico deve ter pelo menos três fascículos publicados. A coleção do título aprovado deve iniciar-se a partir do fascículo analisado e aprovado, cabendo ao Comitê de Seleção Nacional a decisão de agregar os números retrospectivos. Se não houver fascículo publicado referente ao ano da submissão para LILACS, a revista não será considerada para avaliação.

20 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Normalização Os periódicos devem: Especificar a(s) norma(s) seguida(s) para apresentação e estruturação dos textos e referências, de modo que seja possível a avaliação da obediência à normalização proposta; Possuir formato de apresentação compatível com as normas para publicações de artigos científicos; Conter resumos e descritores dos trabalhos no idioma do texto e em inglês. Recomenda-se o uso do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde para seleção de descritores; Ter registro de ISSN (International Standard Serial Number);

21 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Instruções aos autores Incluir nas Instruções aos Autores orientações sobre: processo de seleção de trabalhos (revisão por pares); afiliação institucional do(s) autor(es); indicação das fontes de financiamento das pesquisas; identificação de responsabilidade do autor pelo conteúdo do trabalho; conflitos de interesse que possam interferir nos resultados da pesquisa; exigência de parecer de comitê de ética reconhecido pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) para estudos de experimentação humana e animal; normas adotadas no periódico, incluindo orientações sobre apresentação de resumos e seleção de descritores; classificação das seções existentes no periódico; exigência de registro dos estudos de Ensaios Clínicos em base de dados conforme recomendação aos editores da LILACS e SCIELO.

22 Nas Instruções aos Autores, deve-se recomendar a inclusão do nome da base de dados, sigla e/ou número do Ensaio Clínico para serem inseridos ao final do(s) resumo(s) do artigo.

23 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Apresentação gráfica O periódico deve ter qualidade na apresentação gráfica, ilustrações e impressão. O formato de apresentação é muito importante para garantir o acesso ao documento, seja por meio impresso ou eletrônico. Procedimentos para Submissão do Periódico à Avaliação Para submeter uma revista à seleção LILACS, identificar a instituição coordenadora nacional ou temática e seguir os procedimentos específicos de cada coordenação. Na próxima aula abordaremos os procedimentos para submissão do periódico à avaliação LILACS Brasil. Para avaliação de periódicos específicos nas áreas de Enfermagem, Odontologia e Psicologia, consultar as redes temáticas correspondentes.

24 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Itens analisados para a avaliação de periódicos Recursos O editor do periódico poderá recorrer da decisão do Comitê de Seleção Nacional, tanto nos casos de inclusão como de exclusão. O parecer final será enviado ao editor do periódico. Readmissão Para readmissão, a revista deverá ser submetida novamente ao processo de avaliação, apresentando os três fascículos consecutivos mais recentes. A readmissão não será aceita imediatamente após a exclusão de um título da LILACS.

25 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Avaliação de permanência de títulos Periodicamente as revistas LILACS são avaliadas para identificar sua permanência na coleção de acordo com os critérios de seleção e permanência de periódicos LILACS. Toda mudança realizada no periódico em relação a periodicidade, título, ISSN, pontualidade na publicação, escopo da revista e outros, devem ser comunicados a LILACS e ao Coordenador nacional ou temático para que esses títulos não sejam considerados para exclusão da coleção. A exclusão será feita após parecer do Comitê de Avaliação e Seleção Nacional e envio de comunicação ao editor. Não havendo resposta em tempo hábil, entende-se que o periódico deseja interromper a indexação na LILACS.

26 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Compromisso dos editores Como contrapartida à indexação e disseminação internacional, os editores científicos dos periódicos ingressados na LILACS têm o compromisso de manter a atualização e o padrão dos periódicos indexados. A BIREME, signatária da Declaração de Salvador sobre Acesso Aberto, promove e incentiva a publicação do texto completo de todos os documentos indexados na LILACS. Dessa forma, recomenda-se a seleção de periódicos que, de antemão, aceitem e promovam o acesso integral ao conteúdo de seus periódicos. Consultar o Coordenador nacional ou temático para maiores informações.

27 Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Compromisso dos editores Os editores de periódicos impressos selecionados para a LILACS devem: - Enviar um exemplar de doação a cada novo fascículo publicado ao Centro Cooperante indexador e também à BIREME (no caso de revistas brasileiras) e ao Centro Coordenador nacional ou temático, e; - Disponibilizar o texto completo de cada artigo via iniciativa LILACS-Express. Os editores de periódicos online selecionados para a LILACS devem: - Disponibilizar o texto completo de cada artigo via iniciativa LILACS-Express; - Informar o Centro Cooperante quanto a disponibilidade de um novo fascículo para descrição e indexação assim que ele seja publicado; - Garantir o acesso ao texto completo via publicação em servidor estável e confiável. Evitar mudanças de endereço das URLs ou informar sempre que estas ocorrerem, para manutenção do acesso ao texto completo

28 Cada Centro Coordenador Nacional define os Critérios de Seleção Regionais e se responsabiliza também pelo Processo de Seleção de suas revistas (exceto Psicologia que seleciona títulos de sua área temática). Depois que as revistas foram selecionadas, o CCN informa as novas revistas que deverão ser incluídas na LILACS. Estas serão validadas e inseridas na SeCS também. Para informar a LILACS, o Coordenador da rede deve completar o Formulário para cadastro de revistas para indexação na LILACS.

29 Vamos praticar um pouco? Exercícios: Aula 3: Seleção de documentos para LILACS

30 Ver mais Metodologia LILACS Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados LILACS Recomendação sobre Acesso Aberto e Conteúdo Online na LILACS Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Procedimentos para Submissão do Periódico à Avaliação

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM)

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) III Workshop sobre Efeitos da Radiação Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de uso Aeroespacial Apresentação:

Leia mais

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas A BDENF Base de dados em Enfermagem foi criada em 1986 com o objetivo de coletar

Leia mais

Regulamento da Revista Thema

Regulamento da Revista Thema Regulamento da Revista Thema Capítulo I - Da finalidade e objetivo Art. 1 o - A Revista Thema é publicada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) através da Pró-Reitoria

Leia mais

NORMAS GERAIS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS- VI CONGRESSO CIENTÍFICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

NORMAS GERAIS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS- VI CONGRESSO CIENTÍFICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG NORMAS GERAIS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS- VI CONGRESSO CIENTÍFICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG 1. Poderão enviar trabalhos científicos acadêmicos e profissionais graduados nas áreas de Ciências

Leia mais

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP XVI ENCEP Joinville, 19 de Maio 2010 Apresentação Introdução

Leia mais

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1.A Revista Norte Nordeste de Cardiologia (RNNC) segue em linhas gerais as recomendações editoriais dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 1/2017 PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS VINCULADOS A PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO FILIADOS À ANPEPP A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP - divulga o Edital de Apoio

Leia mais

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes

Indexadores: o que são e qual sua importância? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Rejane Raffo Klaes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA REITORIA DE PESQUISA IV Fórum F de Editores de Periódicos Científicos da UFRGS Indexadores: o que são e qual sua importância? Rejane Raffo Klaes Bibliotecária,

Leia mais

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS São Paulo Janeiro / 2016 APRESENTAÇÃO Este guia tem a função de auxiliar os editores no envio de solicitação de atualização

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SARA MEDEIROS SILVA saraamedeiros@gmail.com PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: A BIBLIOTECA ESCOLAR FLORIANÓPOLIS,

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS

Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS Anexo 2 BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico da produção científica da América Latina e Caribe: o sistema de bases de dados LILACS O núcleo principal da produção científico

Leia mais

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS castrore@bireme.ops-oms.org X Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC Mini-curso São Pedro,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS FLORIANÓPOLIS, 2016 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

Periódicos brasileiros: critérios de Indexação do SciELO

Periódicos brasileiros: critérios de Indexação do SciELO São Carlos, 25 de Agosto de 2015 Periódicos brasileiros: critérios de Indexação do SciELO Solange Santos Programa SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP Lançamento Portal de Periódicos da UFScar Universidade

Leia mais

REVISTA ELETRÔNICA PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ISSN:

REVISTA ELETRÔNICA PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ISSN: REVISTA ELETRÔNICA PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ISSN: 1984-5693 A Revista eletrônica "Perspectivas da Ciência e Tecnologia" é um periódico técnico-científico do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Prazo final para lançamento do edital: 6.04.2017. A Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia

Leia mais

Diretrizes para Submissão de Artigos ao IX CONAC & CONES

Diretrizes para Submissão de Artigos ao IX CONAC & CONES Diretrizes para Submissão de Artigos ao IX CONAC & CONES Os interessados em apresentar Trabalhos Acadêmicos durante o IX CONAC & CONES Congresso Nacional do Conhecimento & Congresso Nacional de Estudantes

Leia mais

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013.

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013. EDITAL 2012 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital e convoca os interessados a apresentarem propostas nos termos

Leia mais

Qualis Ciências Humanas

Qualis Ciências Humanas Qualis Ciências Humanas Profa. Dra. Gladis Massini-Cagliari UNESP/Araraquara - CNPq Maio / 2011 Objetivo: discussão de alguns problemas relativos à classificação do Qualis Ciências Humanas Ciências Humanas:

Leia mais

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL Nº 023/PRPGP/UFSM, DE 03 DE ABRIL DE 2012 Programa Especial de Incentivo às Revistas Científicas

Leia mais

Revista do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista - IPA. Edital de chamada de artigos científicos (02/2016) Justiça & Sociedade

Revista do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista - IPA. Edital de chamada de artigos científicos (02/2016) Justiça & Sociedade Edital de chamada de artigos científicos (02/2016) Justiça & Metodista IPA - RS A coordenação do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista IPA torna público o edital de chamada de artigos científicos

Leia mais

REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA

REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA REGIMENTO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS I - DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA Art 1º. A Revista História & Perspectivas foi criada em 1988, pelo Curso de Graduação em História e atualmente

Leia mais

O encaminhamento do manuscrito deverá ser feito de forma eletrônica pelo portal de periódicos da Universidade Estadual de Londrina.

O encaminhamento do manuscrito deverá ser feito de forma eletrônica pelo portal de periódicos da Universidade Estadual de Londrina. DIRETRIZES PARA AUTORES Orientações gerais Atenta às tendências no campo das publicações científicas, a Revista Espaço Para a Saúde passa a adotar os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a

Leia mais

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMPORTAMENTO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº088/2016 Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

Política Editorial de Periódicos Científicos da UTFPR

Política Editorial de Periódicos Científicos da UTFPR ENCONTRO DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UTFPR 2016 Política Editorial de Periódicos Científicos da UTFPR Emanuelle Torino Cenário das publicações (2014) 33 periódicos AP CM CT GP MD Pesquisa

Leia mais

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SUELI SOLOVY Projeto de Revista Científica em meio eletrônico: GASTRONOMIA FLORIANÓPOLIS 2013 SUELI SOLOVY

Leia mais

Regras para envio de resumos de trabalhos científicos

Regras para envio de resumos de trabalhos científicos Regras para envio de resumos de trabalhos científicos A temática do(s) evento(s) é Telessaúde Transformando Realidades: tendências e impactos. O CBTms2017 aceitará trabalhos científicos para apresentação

Leia mais

EDITAL AUXÍLIO PUBLICAÇÃO & EDITORAÇÃO 2013 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF

EDITAL AUXÍLIO PUBLICAÇÃO & EDITORAÇÃO 2013 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF EDITAL AUXÍLIO PUBLICAÇÃO & EDITORAÇÃO 2013 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF Os produtos de publicação científica (artigos, livros e capítulos de livros) são o resultado de um processo que exige uma

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Serviço de Informação Científica e Tecnológica Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Serviço de Informação Científica e Tecnológica Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. Chamada 01/2011 Número Temático sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações Geoespaciais para a Agropecuária 1. Chamada A revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, editada sob a égide da Empresa Brasileira

Leia mais

CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA. Diretrizes aos Autores

CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA. Diretrizes aos Autores CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA Diretrizes aos Autores A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia aceita artigos nos idiomas português e espanhol, relativos ao seu escopo, nas seguintes

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC PFAUPE 2015 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. Realização: Curso de Graduação e Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Univali.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. Realização: Curso de Graduação e Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Univali. FCGTURH IV FÓRUM CIENTÍFICO DE GASTRONOMIA, TURISMO E HOTELARIA BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC 23 a 25 DE NOVEMBRO DE 2016 Tema: GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA GASTRONOMIA, TURISMO E HOTELARIA NORMAS

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS REVISTA ERÁRIO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS REVISTA ERÁRIO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS REVISTA ERÁRIO A Revista Erário, periódico eletrônico vinculado à Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Cultural, convida a comunidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N 31/2016 SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N 31/2016 SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N 31/2016 SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, PRPGPE, torna público ao corpo docente do Centro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Revoga a Resolução Nº 01/2005, desta Câmara, e dá nova

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: FONTES DE INFORMAÇÃO EM MEDICINA FLORIANÓPOLIS, 2015. UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL Nº 06/2017 PROPI/IFRN APOIO INSTITUCIONAL À TRADUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO O Pró-Reitor de Pesquisa e

Leia mais

Quadro 1: EQUIVALÊNCIA ENTRE CONCEITOS E NOTAS. 1 Insuficiente. 2 Regular. 3 Bom. 4 Muito Bom. 5 Excelente

Quadro 1: EQUIVALÊNCIA ENTRE CONCEITOS E NOTAS. 1 Insuficiente. 2 Regular. 3 Bom. 4 Muito Bom. 5 Excelente 1 A Comissão de Avaliação Setorial da área de Medicina deverá transformar os CONCEITOS (insuficiente, regular, bom, muito bom, excelente) em NOTAS, de acordo com o quadro abaixo, para cada uma das cinco

Leia mais

Faculdade de Ciências Empresariais Colegiado Curso de Administração

Faculdade de Ciências Empresariais Colegiado Curso de Administração EDITAL DE SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM FOCO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS FACEMP 3ª EDIÇÃO EDIÇÃO 2016 ADMINISTRAÇÃO EM FOCO

Leia mais

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS INSCRIÇÃO DE TRABALHOS A 11ª JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DA UFPI proporcionará aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos de Odontologia, a oportunidade de apresentar e discutir estudos e pesquisas

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/2017 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Universidade Santa Úrsula - USU - do Rio de Janeiro, por intermédio

Leia mais

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares.

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Maria Anália da Conceição 1 ; Sueli MitikoYano Suga 2; Maria Eduarda S. Puga; 3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA BARBARA FONTES DA CUNHA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA BARBARA FONTES DA CUNHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA BARBARA FONTES DA CUNHA Projeto de Revista Científica: Revista Moda&Beleza Florianópolis, 2012 BARBARA FONTES

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 39/CS, DE 4 DE OUTUBRO DE 2013.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 39/CS, DE 4 DE OUTUBRO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 39/CS, DE 4 DE OUTUBRO DE 2013. Aprova o Regulamento da Política Editorial do Instituto Federal

Leia mais

3 REQUISITOS DOS CANDIDATOS

3 REQUISITOS DOS CANDIDATOS PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO PNPD, ASSOCIADO AO PROGRAMA DE ENGENHARIA CIVIL (PEC) DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE)

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO 1. OBJETIVOS A política de desenvolvimento da coleção tem os seguintes objetivos: Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo em todos os

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. Das instruções para o envio do resumo 1.1 Para submeter um resumo é obrigatório estar inscrito no V Simpósio Norte Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada e o IV

Leia mais

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Objetivo: Aplicar procedimentos para gerar arquivos para envio à LILACS e cópias de segurança Conteúdo desta aula Acesso aos registros para envio à LILACS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO- BRASILEIRO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO- BRASILEIRO CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO- BRASILEIRO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA O Programa de Bolsas de Iniciação Científica tem como objetivo incentivar

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil(AEMED-BR) e a Associação do Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro(AEMED-RJ) tornam público o presente edital

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição)

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) A Revista Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 02/2014 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO A PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR

EDITAL INTERNO Nº 02/2014 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO A PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR EDITAL INTERNO Nº 02/2014 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO A PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,

Leia mais

Faculdade de Medicina do ABC

Faculdade de Medicina do ABC Faculdade de Medicina do ABC Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Edital para Preenchimento da Cota Institucional de Bolsa de Pós-Doutorado CAPES A Faculdade de Medicina do ABC faz saber que

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS MEIO AMBIENTE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 001/15

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS MEIO AMBIENTE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 001/15 EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS MEIO AMBIENTE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 001/15 A Direção Geral da Faculdade do Espírito Santo Multivix Cachoeiro de Itapemirim, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem GRUPO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - GPEn PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM PIC-ENF ICV MODALIDADE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL 001/2017 O Instituto Educacional Santo Agostinho

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL DE APOIO A PUBLICAÇÃO APUB EDITAL Nº 03/PROP/2013 A Universidade CEUMA, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROP), torna público o presente edital e convida docentes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >>

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS. USE O NAVEGADOR << GOOGLE CHROME ou MOZILLA FIREFOX >> 1 INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS METADADOS USE O NAVEGADOR > 1- O autor responsável pela submissão ao acessar novamente a Reuol com login e senha encontrará o

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT 1 FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT EDITAL 02/2016 A Faculdade Metropolitana de Manaus,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA INTERDISCIPLINAR ANO BASE Considerações sobre a entrada de periódicos para o Qualis

ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA INTERDISCIPLINAR ANO BASE Considerações sobre a entrada de periódicos para o Qualis Ministério da Educação Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 CEP 70040-020 - Brasília, DF Área Interdisciplinar: 45.inte@capes.gov.br

Leia mais

2.1. Serão avaliados projetos com realização nos municípios de Catalão e Ouvidor, no Estado de Goiás; e Cubatão, no Estado de São Paulo.

2.1. Serão avaliados projetos com realização nos municípios de Catalão e Ouvidor, no Estado de Goiás; e Cubatão, no Estado de São Paulo. MANUAL PARA APOIO A PROJETOS SOCIAIS - SELEÇÃO 2016/2017 NEGÓCIOS NIÓBIO E FOSFATOS 1. APRESENTAÇÃO 1.1. Iniciativas sociais são parte do compromisso dos negócios de Nióbio e Fosfatos com as comunidades

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO 1 POLÍTICA DE SELEÇÃO 1.1 Objetivos Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo de acordo com cada curso; Identificar os elementos adequados à formação

Leia mais

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE REVISTAS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE APOIO ÀS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS CIENTÍFICAS DA UFG (PROAPUPEC XII)

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE REVISTAS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE APOIO ÀS PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS CIENTÍFICAS DA UFG (PROAPUPEC XII) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL EDITAL PRPG/BC Nº01/2014 GOIÂNIA, 23 de abril de 2014. INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE REVISTAS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO CHAMADA DE INTERESSADOS EM CONTRIBUIR COM A FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RECEITAS CULINÁRIAS CASEIRAS PARA O GUIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO EDITORA/PROEC/UFPR Nº 02/2017, DE 20 DE MARÇO DE 2017 ESTABELECE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E DE PROPOSTAS DE TRADUÇÃO PARA PUBLICAÇÃO A Universidade Federal do Paraná

Leia mais

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER A Comissão Organizadora do XXIX Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) composta por estudantes de medicina

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES CHAMADA DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES CHAMADA DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO E HOSPITALIDADE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES CHAMADA DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO O Núcleo de Iniciação

Leia mais

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16)

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Âmbito da Publicação A revista Territorium é publicada anualmente pela

Leia mais

NORMAS EDITORIAIS PARA A ELABORAÇÃO DE TEXTOS A SEREM ENVIADOS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS EDITORIAIS PARA A ELABORAÇÃO DE TEXTOS A SEREM ENVIADOS PARA PUBLICAÇÃO Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte Ano 1, Número 1, 2003 NORMAS EDITORIAIS PARA A ELABORAÇÃO DE TEXTOS A SEREM ENVIADOS PARA PUBLICAÇÃO A Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte visa

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 a 30 de junho de 2016, as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS Objetivos Gerais do Trabalho Contratação de empresa especializada para realizar a Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA FCMS-JF/HMTJ /2

PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA FCMS-JF/HMTJ /2 EDITAL NDCT Nº 02/2016 PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA FCMS-JF/HMTJ - 2016/2 Seleção pública de propostas para apoio às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Ciências da Saúde O

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional Abel L. Packer SciELO, Coordenação Operacional Consultor em Informação e Comunicação em Ciência Fundação da Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Dilva Páscoa De Marco Fazzioni

FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Dilva Páscoa De Marco Fazzioni FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA JARDINAGEM Florianópolis, 31 de outubro de 2013 2 PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA JARDINAGEM

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIGITAÇÃO DE TEXTO Espaçamento de 1,5 (exceto notas de rodapé, referências, legendas das Figuras e Tabelas, natureza (tipo do trabalho,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 Curitiba, 25 de março de 2015. A COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Seminário sobre o desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2009 Setembro 2010 ANTECEDENTES Em 2010, a Revista de Saúde Pública, iniciada

Leia mais

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP

SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP SEGUNDA CONVOCATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA TIP Estamos convocando para o envio de propostas de artigos para serem publicados na segunda edição da nossa revista digital Trabajos de Investigación

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia. Angelita Margarida Falacio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia. Angelita Margarida Falacio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia Projeto de Revista Científica em meio eletrônico Revista Regência Florianópolis 2011 Area do Conhecimento:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: REVISTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: REVISTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA CIN5034 EDITORAÇÃO CIENTÍFICA BIANCA

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

PORTARIA DA PROPPEX nº 002/2007

PORTARIA DA PROPPEX nº 002/2007 PORTARIA DA PROPPEX nº 002/2007 O Prof. Dr. Paulo Rogério Stella, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Fundação Santo André, no uso de suas atribuições legais, constantes no Regimento Geral

Leia mais

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Bolsas para estágios de pesquisa e ensino (júnior e sênior), no âmbito do Convênio de cooperação entre o

Leia mais