Constituição da República Federativa do Brasil 1988

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Constituição da República Federativa do Brasil 1988"

Transcrição

1 Constituição da República Federativa do Brasil 1988 Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VII - garantia de padrão de qualidade; Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: II autorização e avaliação de qualidade pelo poder público;

2 -Em 1995, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso: Lei 9.131/95 Art. 3º - (...) o MEC fará realizar avaliações periódicas das instituições e dos cursos de nível superior, fazendo uso de procedimentos e critérios abrangentes dos diversos fatores que determinam a qualidade e a eficiência das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Exame Nacional de Cursos (ENC) PROVÃO. USP, UNESP e Unicamp - Participantes do PROVÃO

3 Art. 9o A União incumbir-se-á de: VI assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VIII assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

4 -Em, 2004, no governo do então presidente Luiz I. Lula da Silva, substituição do PROVÃO pelo SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) Objetivo: Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX da LDB.

5 -Em, 2004, no governo do então presidente Luiz I. Lula da Silva, substituição do PROVÃO pelo SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) Objetivo: Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX da LDB.

6 -1995 / governo FHC - ENC Provão / governo Lula - SINAES/Enade -UNESP, em sessão da CCG de 02/09/04, por unanimidade (Despacho 215/04-CCG) a participação da UNESP dar-se-á sem prejuízo de sua manifestação crítica perante o INEP, no que diz respeito ao conteúdo e à forma do processo e do instrumento de avaliação do desempenho do aluno.

7 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX da LDB. Em 2008, o MEC, através do INEP, adota alguns indicadores da qualidade do ensino na graduação, os quais passariam a compor o SINAES: Conceitos ENADE, CPC, IDD e IGC.

8 A PROGRAD realizou em 22 e 23 de setembro de 2008, em Águas de Lindóia, Seminário para esclarecimento acerca dos novos indicadores adotados pelo INEP para a avaliação de cursos (CPC, IDD e IGC), bem como discussão sobre a participação da UNESP no ENADE, componente do SINAES. Neste seminário, os oito grupos de discussão ali formados reafirmaram a importância da UNESP continuar participando de um processo de avaliação de Ensino no nível nacional, mas determinou que fosse criada uma comissão que deveria analisar os novos indicadores então propostos pelo INEP, assim como a própria concepção de avaliação presente nos instrumentos adotados pelo INEP e pelo MEC.

9 A PROGRAD realizou em 22 e 23 de setembro de 2008, em Águas de Lindóia, Seminário para esclarecimento acerca dos novos indicadores adotados pelo INEP para a avaliação de cursos (CPC, IDD e IGC), bem como discussão sobre a participação da UNESP no ENADE, componente do SINAES.

10 Neste seminário, os oito grupos de discussão ali formados reafirmaram a importância da UNESP continuar participando de um processo de avaliação de Ensino no nível nacional, mas determinou que fosse criada uma comissão que deveria analisar os novos indicadores então propostos pelo INEP, assim como a própria concepção de avaliação presente nos instrumentos adotados pelo INEP e pelo MEC.

11 CEAES Comissão de Estudos da Avaliação do Ensino Superior

12 Os novos indicadores utilizados pelo INEP/MEC representam um avanço em relação aos anteriormente utilizados (...) Contudo, e a despeito do avanço nos instrumentos e metodologia utilizados na avaliação dos cursos e instituições, muitas questões se colocam, a começar pelo CPC. Junho/2009 Relatório com estudo e sugestões ao processo. 06/agosto/ CCG

13 O Documento foi apresentado ao Magnífico Reitor e a todos os membros do Gabinete, em 30 de setembro de Após tomar ciência dos trabalhos da CEAES, a reitoria da UNESP determinou que ao documento fossem dados os encaminhamentos nele sugeridos: envio do material ao CRUESP, ao Conselho Estadual de Educação e ao INEP/MEC, para que estes considerassem as contribuições ali presentes. Junho/2009 Relatório com estudo e sugestões ao processo. 06/agosto/ CCG

14 Reuniões COG USP 2009 Inep 02/02/2010 CEE 3/3/2010 (todas estaduais+municipais) FORGRAD RJ 04/2010 FORGRAD-nac 05/2010 Inep 05/2010 e 06/2011 Junho/2009 Relatório com estudo e sugestões ao processo. 06/agosto/ CCG

15 Junho/2009 Relatório com estudo e sugestões ao processo. Junho/2010 Relatório com os desdobramentos das ações. Junho/2011 Ofício com esclarecimentos sobre novas mudanças.

16 - Desde 2009, a prova é censitária, não mais amostral. Muito embora a lei federal que regulamenta o SINAES preveja o procedimento amostral, o INEP comprometeu-se, desde que haja recursos orçamentários, a aplicar a prova pelo procedimento censitário. -Desde a implantação do SINAES, as diretrizes da prova são definidas por uma Comissão Assessora de Área, constituída por professores universitários, respeitando-se a representatividade das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas/particulares/confessionais e regiões administrativas do país. Desde 2009, atendendo a sugestões da Unesp e de demais instituições, além da definição das diretrizes das provas, as universidades também participam da elaboração e supervisão das provas, via BNI -Banco Nacional de Itens e Comissões Assessoras integradas por professores das Universidades. - Desde 2010, o INEP alterou as proporções e pesos de alguns componentes do CPC. - Desde 2010, o cálculo do conceito ENADE é obtido a partir do desempenho dos concluintes na prova ENADE. Não mais faz parte desse cálculo o IDD e, consequentemente, não mais faz parte desse cálculo o desempenho dos alunos ingressantes na mesma prova. - Desde 2010, o Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão regulador da Educação no nível estadual, incorporou aos seus procedimentos de regulação a avaliação realizada pelo INEP (antiga reivindicação da Unesp). Deste modo, cursos com CPC conceito 4 ou 5 têm sua autorização de funcionamento automaticamente renovada, sem que para isso tenham que se submeter aos trâmites a que até então eram obrigados. -Desde 2010, o questionário que até então era enviado ao aluno pelo INEP pelo correio e preenchido pelo aluno sob condições não adequadas quando da realização da prova, passou a ser respondido on line e em período anterior à prova. Desse questionário são obtidos indicadores socioeconômicos e dados relativos ao curso. - Desde 2011, o preenchimento do questionário acima referido é obrigatório. Cabe ao aluno supervisionar e conferir sua inscrição no ENADE e a obtenção do cartão de acesso ao local das provas está condicionada à conferência de sua inscrição e ao preenchimento do questionário. - Desde 2011, os alunos ingressantes não mais fazem a prova que é aplicada aos alunos concluintes. O IDD passará a ser calculado a partir da nota do aluno ingressante no ENEM, e não mais a partir do desempenho do aluno ingressante na mesma prova aplicada aos concluintes. Esse novo procedimento, reivindicação da Unesp, além de permitir economia nos custos de aplicação das provas, minimiza os efeitos de eventuais boicotes à prova ENADE e, consequentemente, aos cálculos dos conceitos CPC e IGC.

17 - Desde 2009, a prova é censitária, não mais amostral. Muito embora a lei federal que regulamenta o SINAES preveja o procedimento amostral, o INEP comprometeu-se, desde que haja recursos orçamentários, a aplicar a prova pelo procedimento censitário.

18 -Desde a implantação do SINAES, as diretrizes da prova são definidas por uma Comissão Assessora de Área, constituída por professores universitários, respeitando-se a representatividade das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas/particulares/ confessionais e regiões administrativas do país. Desde 2009, atendendo a sugestões da Unesp e de demais instituições, além da definição das diretrizes das provas, as universidades também participam da elaboração e supervisão das provas, via BNI -Banco Nacional de Itens e Comissões Assessoras integradas por professores das Universidades.

19 -Desde 2010, o INEP alterou as proporções e pesos de alguns componentes do CPC. -Desde 2010, o cálculo do conceito ENADE é obtido a partir do desempenho dos concluintes na prova ENADE. Não mais faz parte desse cálculo o IDD e, consequentemente, não mais faz parte desse cálculo o desempenho dos alunos ingressantes na mesma prova.

20 - Desde 2010, o Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão regulador da Educação no nível estadual, incorporou aos seus procedimentos de regulação a avaliação realizada pelo INEP (antiga reivindicação da Unesp). Deste modo, cursos com ENADE conceito 4 ou 5 têm sua autorização de funcionamento automaticamente renovada, sem que para isso tenham que se submeter aos trâmites a que até então eram obrigados.

21 -Desde 2010, o questionário que até então era enviado ao aluno pelo INEP pelo correio e preenchido pelo aluno sob condições não adequadas quando da realização da prova, passou a ser respondido on line e em período anterior à prova. Desse questionário são obtidos indicadores socioeconômicos e dados relativos ao curso.

22 - Desde 2011, os alunos ingressantes não mais fazem a prova que é aplicada aos alunos concluintes. O IDD passará a ser calculado a partir da nota do aluno ingressante no ENEM, e não mais a partir do desempenho do aluno ingressante na mesma prova aplicada aos concluintes. Esse novo procedimento, reivindicação da Unesp, além de permitir economia nos custos de aplicação das provas, minimiza os efeitos de eventuais boicotes à prova ENADE e, consequentemente, aos cálculos dos conceitos CPC e IGC.

23 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - Instituído pela Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB.

24 Avaliação das IES Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas.

25 PARTICIPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO SINAES E ENADE -Permite às instituições acesso aos editais de programas voltados para a educação superior: Unesp Estadual Programas federais: PET, PIBID, Bolsas graduação, intercâmbio exterior, BNI, etc

26 Avaliação das IES CC Conceito do Curso Visita in loco, pelos pares, capacitados pelo MEC e segundo roteiro de análise. Audiência pública para definição de roteiro de análise, itens, critérios. CI Conceito da Instituição PDI da instituição; suas políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; comunicação com a sociedade; responsabilidade social e inclusão; políticas de pessoal (carreira do corpo docente e técnico administrativo); infraestrutura; planejamento e processos de autoavaliação; política de atendimento aos estudantes; sustentabilidade financeira.

27

28

29

30 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - Instituído pela Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB.

31 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - Instituído pela Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB.

32 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores da Qualidade do Ensino Superior Curso Conceito Preliminar de Curso (CPC) IES Índice Geral de Cursos (IGC) ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

33 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores da Qualidade do Ensino Superior Curso Conceito Preliminar de Curso (CPC) IES Índice Geral de Cursos (IGC) ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

34 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior Curso Conceito Preliminar de Curso (CPC) IES Índice Geral de Cursos (IGC) ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

35 ENADE

36 Questionário do Estudante -Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas, percepção dos estudantes sobre infra estrutura e aspectos didáticos-pedagógicos, percepção dos estudantes sobre a prova. Questionário destinado ao Coordenador - Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

37

38 Nota dos Concluintes (expectativa de conclusão até julho 2013 ou 80% do curso até termino inscrições) Conceito Enade Indicador de qualidade do ensino dos egressos do curso Conceito Enade do curso: a nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na formação geral (25%) e no componente específico (75%).

39 -Instrumentos de avaliação e questionários aplicados: Prova /11 às 13h 4h duração - 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) - 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) - Questionário de percepção sobre a prova

40 O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Atribuição principal: definir as competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE. -As Comissões Assessoras de Área orientam e supervisionam a elaboração das provas e a definição dos gabaritos. -Diretrizes das Provas, no site do Inep

41 O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. Biologia I - Formação Geral: Francisco Fechine Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; João Carlos Salles Pires da Silva, Universidade Federal da Bahia; Márcia Regina Ferreira de Brito Dias, Universidade Estadual de Campinas; Nival Nunes de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Paulo Carlos Du Pin Calmon, Universidade de Brasília; Solange Medina Ketzer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Vera Lúcia Puga, Universidade Federal de Uberlândia. II Biologia: Armando Luís Serra, Universidade Nove de Julho; Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso; Goretti Sônia da Silva, Universidade Católica de Pernambuco; José Carlos de Araujo, Universidade Estadual de Londrina ; Paulo César Motta, Universidade de Brasília; Rosana Mazzoni Buchas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Thierry Ray Jehlen Gasnier, Universidade Federal do Amazonas. -As Comissões Assessoras de Área orientam e supervisionam a elaboração das provas e a definição dos gabaritos. -Diretrizes das Provas no site do Inep

42 O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. UNESP: Em 2011, professores nas Comissões Assessoras das Áreas: Ciências Sociais Educação FísicaF Física História Letras Música Pedagogia Engenharias grupo III Engenharias grupo VI -As Comissões Assessoras de Área orientam e supervisionam a elaboração das provas e a definição dos gabaritos. -Diretrizes das Provas no site do Inep

43 -Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado (lei Sinaes) -O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

44 BOLETIM DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

45 Conceito ENADE -O conceito final de um determinado curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes em formação geral, conforme a expressão: NF = 0,75 x N C,CE + 0,25 x N C,FG Para mais detalhes, consultar Nota Técnica T - Conceito ENADE,, disponível em:

46 Conceito ENADE Cursos Avaliados em 2004, 2007 e 2010 Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Med. Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Zootecnia

47 Conceito ENADE Cursos Avaliados em 2005 e 2008 Arquitetura, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Matemática, Pedagogia, Química.

48 Conceito ENADE Cursos Avaliados em 2006 e 2009 Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciênc. Contábeis, Ciênc. Econômicas, Ciênc. Sociais, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Rel. Internacionais, Teatro, Turismo.

49 Biologia YYY

50 Biologia YYY

51 Biologia YYY

52 Biologia XXX

53 Biologia XXX

54 Biologia XXX

55 Biologia ZZZ

56 Biologia ZZZ

57 Biologia ZZZ

58 O conceito ENADE é uma medida comparativa entre cursos de mesma natureza e pretende dar indicativos da qualidade de ensino nesses cursos, a partir do desempenho dos alunos em uma prova. Um curso de Ciências Biológicas que tenha tido conceito 4, tem alunos de desempenho superior ao de um curso de Ciências Biológicas que tenha tido conceito 2 ou 3. Porém, o conceito 4 desse curso não significa que esses alunos tiveram o mesmo desempenho que alunos de um outro curso, Engenharia por exemplo, que também tenha tido conceito 4.

59

60

61

62

63 Biologia - XXX Biologia - YYY

64 Biologia - XXX Biologia - YYY

65 Biologia - XXX Biologia - ZZZ

66 Biologia XXX

67 Biologia XXX

68 Biologia XXX

69 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior Curso Conceito Preliminar de Curso (CPC) IES Índice Geral de Cursos (IGC) ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

70 Conceito Preliminar de Curso (CPC)

71 Definição Conceito Preliminar de Curso = média ponderada de diversas medidas relativas a qualidade de ensino do curso Foi criado para orientar as visitas de renovação de reconhecimento de curso

72 Componentes CPC Proporção professores doutores = 20% Proporção professores mestres = 5% Proporção em regime tempo integral/parcial = 5% Infra estrutura (questionário alunos) = 5% Organização didático-pedagógica (quest. alunos) = 5% Nota igressantes = 15% Nota concluintes = 15% IDD = 30%

73 Componentes CPC Proporção professores doutores = 20% Proporção professores mestres = 5% Proporção em regime tempo integral/parcial = 5% Infra estrutura (questionário alunos) = 5% Organização didático-pedagógica (quest. alunos) = 5% Nota igressantes = 15% Nota concluintes = 15% IDD = 30% Aulas práticas: os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos? (A) = Sim, em todas elas. / (B) = Sim, na maior parte delas. / (C) = Sim, mas apenas na metade delas. / (D) = Sim, mas em menos da metade delas. / (E) = Não, em nenhuma.

74 Componentes CPC Proporção professores doutores = 20% Proporção professores mestres = 5% Proporção em regime tempo integral/parcial = 5% Infra estrutura (questionário alunos) = 5% Organização didático-pedagógica (quest. alunos) = 5% Nota igressantes = 15% Nota concluintes = 15% IDD = 30% Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina? (A) = Sim, todos contêm. / (B) = Sim, a maior parte contém. / (C) = Sim, mas apenas cerca da metade contém. / (D) = Sim, mas apenas menos da metade contém. / (E) = Não, nenhum contém.

75

76 IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado

77 IDD Idéia: mensurar quanto o curso contribuiu para a formação do aluno, É uma medida de valor adicionado, o quanto o curso agregou ao aluno em termos de formação geral e específica. (diferentes instituições com diferentes perfis de ingressantes)

78 Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado IDD - Tem como propósito trazer às IES informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais IES cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso.

79 O conceito ENADE e o IDD são divulgados em uma escala de 5 (cinco) níveisn CONCEITO 5 DESEMPENHO SUPERIOR... Os cursos podem, ainda, ter SC (sem conceito) como resultado final CONCEITO 1 DESEMPENHO INFERIOR

80 Ingressantes Concluintes Biologia YYY

81 Biologia YYY

82 Ingressantes Concluintes Biologia XXX

83 Biologia XXX

84 Biologia ZZZ

85 Ingressantes Concluintes Biologia ZZZ

86 Índice Geral de Cursos - IGC

87 IGC IGC da IES: Média Ponderada das notas dos cursos de graduação e pósgraduação da instituição. A ponderação de cada uma das notas está associada ao número de matrículas em cada nível de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

88 Cálculo do IGC da IES GRADUAÇÃO: - Foi utilizado o CPC curso i da IES MESTRADO: - Conceito CAPES do curso de pós-graduação i da IES DOUTORADO: - Conceito CAPES do curso de pós-graduação i da IES; - Obs: consideram-se apenas programas de pósgraduação que obtiveram conceito CAPES >3

89 Cálculo do IGC da IES O IGC da IES é obtido a partir da equação: IGC (1 α) β (1 α)(1 β ) = αg + ( M + 5) + ( D ) G, M e D são as notas de graduação, mestrado e doutorado, respectivamente α e β são parâmetros de ponderação referentes ao número de matriculados nos níveis graduação, mestrado e doutorado.

90 Divulgação Distribuição dos Conceitos IGC - Faixas IGC - Contínuo 1 0,0 a a a a

91

92 Principais relatórios Relatórios de IES -Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso - Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Disponíveis em:

93 Biologia XXX

94 Biologia XXX

95 Biologia XXX

96 Biologia XXX

97 Biologia XXX

98

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Portaria Normativa 40 de 2007 republicada em 2010 Capítulo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos ENADE: análise das notas e pontos críticos

Leia mais

Indicadores do Ensino Superior

Indicadores do Ensino Superior INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior SEMINÁRIO

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR- MESTRADO PROFISSIONAL - MPPGAV Disciplina: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaliação Anexo 3 - UERJ / SINAES / ENADE Uma análise preliminar Rio de Janeiro Agosto de 2006 UERJ SINAES ENADE Uma análise preliminar Material elaborado por MARCIA TABORDA SR 1 Com

Leia mais

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017 CPC e IGC 2016 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Novembro 2017 Enfoques da apresentação Processo Avaliativo da Educação Superior realizado pelo Inep no âmbito do Sinaes Síntese

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Identificar mérito e valor das instituições,

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 23 de outubro de 2008 Apresentação aos Estudantes Local: Auditório do Bloco C da Unifebe

ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 23 de outubro de 2008 Apresentação aos Estudantes Local: Auditório do Bloco C da Unifebe ENADE 2008 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 23 de outubro de 2008 Apresentação aos Estudantes Local: Auditório do Bloco C da Unifebe INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

Indicadores do Ensino Superior

Indicadores do Ensino Superior Indicadores do Ensino Superior Indicadores do Ensino Superior Curso Conceito Preliminar de Curso (CPC) IES Índice Geral de Cursos (IGC) Conceito Preliminar de Curso (CPC) Definição Conceito Preliminar

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel Procuradora Educacional Institucional Núcleo de Regulação de Cursos NRC / Progic Universidade Federal de Pelotas pi@ufpel.edu.br paula.moitinho@ufpel.edu.br

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2016

SEMINÁRIO ENADE 2016 SEMINÁRIO ENADE 2016 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) Núcleo de Estatística e Documentação (NED) Comissão Própria de Avaliação (CPA) APRESENTAÇÃO SOBRE

Leia mais

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul)

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) Núcleo de Regulação de Cursos Coordenação de Processos e Informações Institucionais

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

1. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE ESTUDO

1. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE ESTUDO SIC 03/07 Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2007. 1. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE 2007. ESTUDO 2. COMPETÊNCIA. DELEGAÇÃO AO CNE. SÚMULA CNE Nº 01, DE 14

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM DIRETORIA DE ENSINO - PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS ENADE O ENADE (Exame

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Curso de Engenharia de Alimentos Análise comparativa de desempenho do Relatório de Curso -ENADE 2011, entre UNISINOS, UNICAMP e UFRGS. Sonia Maria Martins- TAE/ICTA

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

Resultado do Enade 2016

Resultado do Enade 2016 Resultado do Enade 2016 Diretoria de Avaliação Institucional - Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG Indicadores de Qualidade da Educação Superior São indicadores de qualidade da Educação Superior,

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional SAI

Secretaria de Avaliação Institucional SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul www.ufrgs.br Secretaria de Avaliação Institucional SAI www.ufrgs.br/sai AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Cursos/ Anos e Conceitos 2004 Agronomia 5 Educação Física

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016 Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade Brasília-DF 25 de abril de 2016 Indicador de Desempenho no Enade (IDE) 1 - O Conceito Enade, atualmente, é calculado pela metodologia de

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional SAI

Secretaria de Avaliação Institucional SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul www.ufrgs.br Secretaria de Avaliação Institucional SAI www.ufrgs.br/sai AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Cursos/ Anos e Conceitos 2004 Agronomia 5 Educação Física

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 22. Portaria n 1536, publicada no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019

PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019 PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2019. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017

Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017 Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE AVALIAÇÃO APRESENTAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE NOVEMBRO, 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE NOVEMBRO, 2017 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE 2007-2016 NOVEMBRO, 2017 Apresentação Este relatório contém o resultado da análise do Índice Geral de Cursos (IGC) da UFPE durante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO COGEPLAN COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO COPAC 2 1 Aspectos gerais da avaliação O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no

Leia mais

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019 ENADE 2019 SOBRE O ENADE Aprovado e implementado - 2004 - Lei nº 10.861/2004 SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades das avaliações: 1) Avaliação das IES:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior - ABAMES Rodrigo Capelato 2013 AGENDA

Leia mais

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 ROTEIRO SINAES Princípios e concepções Os Ciclos Avaliativos do Enade e os Indicadores de Qualidade Enade 2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SINAES Responsabilidade : responsabilidade

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES

CURSOS PARTICIPANTES ENADE 2017 ENADE ENADE Enade é componente curricular obrigatório (Lei nº. 10.861/2004), sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular, atestada pela sua efetiva participação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

O Ensino Superior Brasileiro: Avaliação, Supervisão e Regulação 21 e 22 de julho de 2011 Aracaju - SE

O Ensino Superior Brasileiro: Avaliação, Supervisão e Regulação 21 e 22 de julho de 2011 Aracaju - SE O Ensino Superior Brasileiro: Avaliação, Supervisão e Regulação 21 e 22 de julho de 2011 Aracaju - SE A Influência do Censo nos resultados do CPC 23/05/2011 Série especial mostra desafios no crescimento

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal do Rio Grande do Sul no município: PORTO ALEGRE SUMÁRIO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal da Bahia no município: SALVADOR SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição. Suzana Schwerz Funghetto

Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição. Suzana Schwerz Funghetto Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição Suzana Schwerz Funghetto SINAES As finalidades da avaliação no contexto do SINAES são, segundo a Lei: Art.1 1 [...] a melhoria da qualidade da educação

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 Ponta Grossa 2014 REITORIA Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Altair Justino COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA GRUPO DE APOIO TÉCNICO À CPA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2016

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA GRUPO DE APOIO TÉCNICO À CPA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2016 UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA GRUPO DE APOIO TÉCNICO À CPA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 016 ÁREAS DA SAÚDE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Apresentamos à comunidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE DEZEMBRO, 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE DEZEMBRO, 2018 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CIG-PROPLAN ANÁLISE DO IGC DA UFPE 2007-2017 DEZEMBRO, 2018 Apresentação Este relatório contém o resultado da análise do Índice Geral de Cursos (IGC) da UFPE durante

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA DA UEPG SINAES ENADE 2010

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA DA UEPG SINAES ENADE 2010 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA DA UEPG SINAES ENADE 2010 Ponta Grossa 2012 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Ofício Circular PROEN Nº 84/2011. Florianópolis, 21 de novembro de Prezados (as) Senhores (as):

PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Ofício Circular PROEN Nº 84/2011. Florianópolis, 21 de novembro de Prezados (as) Senhores (as): PRÓ-REITORIA DE ENSINO Ofício Circular PROEN Nº 84/2011 Florianópolis, 21 de novembro de 2011. Prezados (as) Senhores (as): Informamos que o INEP divulgou nesta quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento de Desenvolvimento e Avaliação Divisão de Regulação e Avaliação O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Profª

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE. Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE. Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação 1 O que é o ENADE? ENADE é o Exame Nacional de Desempenho

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: GOIANIA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

Brasília, 13/6/2007

Brasília, 13/6/2007 Brasília, 13/6/2007 dilvo.ristoff@inep.gov.br Instrumentos de Informação BASis CENSO matrículas, vagas, infra, docentes, técnicos cursos, etc. Cadastro De Docentes Cadastro Lato Sensu Portal Sinaes CADASTROS:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 86, DE 04 DE OUTUBRO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 86, DE 04 DE OUTUBRO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 86, DE 04 DE OUTUBRO DE 2017 O Vice-Reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, professor Rafael Luiz Ciccarini

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UFMG EM 2019 PELOS CANDIDATOS SELECIONADOS POR MEIO DO SiSU COM BASE NO RESULTADO DO ENEM. A Universidade Federal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA DA UEPG SINAES ENADE 2010

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA DA UEPG SINAES ENADE 2010 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA DA UEPG SINAES ENADE 2010 Ponta Grossa 2012 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

Leia mais