RELIGIÃO E LITERATURA EM IFIGÊNIA. Compreendendo as entrelinhas do mito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELIGIÃO E LITERATURA EM IFIGÊNIA. Compreendendo as entrelinhas do mito"

Transcrição

1 RELIGIÃO E LITERATURA EM IFIGÊNIA Compreendendo as entrelinhas do mito

2 IFIGÊNIA EM ÁULIS Autor: Eurípedes Nascido em Salamina, provavelmente em 484 a.c. Teve educação primorosa: filosofia, música, poesia... Diferentemente de Sófocles, manteve-se longe da vida política, mas não evitou referências à vida política de seu tempo. Sua primeira tragédia foi representada em 455. Exerceu sua profissão durante mais de 50 anos, tendo sido premiado apenas cinco vezes. Escreveu 92 dramas, mas só nos restaram 17 tragédias e uma sátira. Morreu na Macedônia, onde foi viver a convite do rei Arquelau, em 406 a.c. Quando Sófocles soube de sua morte, estava para iniciar uma encenação e apresentouse de luto, assim como todos os atores.

3 RECONSTRUINDO A HISTÓRIA Exército grego esperando condições climáticas favoráveis para embarcar e atacar Troia; Fome e desânimo; Saque de animais sagrados para alimentar os homens famintos; Morte do cervo consagrado aos deuses; Exigência de um sacrifício humano, pelos deuses, para reparar tamanho insulto: a morte da filha primogênita de Agamenon, o rei que lidera os exércitos gregos; Dramas pessoais enfrentados por: Agamenon (pai); Clitemnestra (mãe); Menelau (irmão de Agamenon e esposo traído por Páris, rei de Troia, que lhe rouba Helena, sua esposa, episódio que é o estopim para a guerra); Aquiles (que acaba sendo metido na história por uma mentira de Agamenon à sua esposa); Ifigênia.

4 DRAMAS PESSOAIS QUE SE TRANSFORMAM Agamenon: inicialmente reage mal ao desígnio do oráculo. Manda uma carta para chamar Ifigênia. Depois, manda outra para desfazer a primeira. Quando Menelau, seu irmão, está também disposto a não sacrificar a sobrinha, o pai percebe o peso de seu cargo e entende que deve realmente sacrificar a filha. Menelau: hesita entre o papel de tio e o de homem de guerra. Estranha o comportamento final do irmão, ainda que o desejasse inicialmente. Clitemnestra: é irmã de Helena, o pivô da guerra, esposa do rei Agamenon e mãe de Ifigênia. Deve pensar e agir como? Está no centro do conflito de forma intensa e sofre desesperadamente. É a única personagem que mantém sempre a mesma postura: é mãe e quer proteger sua filha. Pede a ajuda a Aquiles, enfrenta o marido. Não aceita a vontade divina. No final do texto original, Artemis consola Clitemnestra, dizendo que a filha fora salva, visto que a deusa, no último momento, substitui-a por um cervo. O texto que temos tem seu final modificado posteriormente.

5 IFIGÊNIA Personagem cativante: muito jovem, mas feminina, afetuosa, desejosa de casar-se, como todas as moças de seu tempo. Para ela, a vida parece uma festa. Nutre um grande amor pelo pai e percebe sua perturbação: Mas agora você é todo meu. Não pense nas suas preocupações. Subitamente, percebe a extensão de seu drama e encontra-se diante da morte iminente. E essa vem ao seu encontro por meio do pai que ama com tanta ternura. Então se rebela, implora pela própria vida, maldiz Páris, chora, reza, chama o pai de ímpio, mas é a última palavra contra ele. E chora a própria morte. Quando Aquiles comunica a Clitemnestra que o exército quer o sacrifício, Ifigênia permanece surda e muda, perdida num sonho. De repente, começa a falar e pede callma à mãe, visto que é inútil teimar e obstinar-se contra a necessidade: Toda a Grécia olha para mim.

6 O DESTINO DE IFIGÊNIA Em sua Poética, Arsitóteles acusou Eurípedes de incoerência porque lhe pareceu arbitrário a mudança imprevista de Ifigênia. Eurípedes era melhor psicólogo que o filósofo... É notável a transformação que ocorre na alma da protagonista. O pensamento de ser a salvadora, a heroína, de ir para a morte diante do olhar de todos, conforta a jovem. A tomada de Troia e a vitória dos gregos sobre os troianos valerão para ela tanto quanto a alegria do casamento e dos filhos, único destino que lhe caberia. Ifigênia caminha para a morte como para uma festa. Pede às virgens que cantem o hino a Artemis. Os elementos para o sacrifício a inebriam. Ifigênia torna-se espetáculo para si mesma, autora de uma personagem: ela mesma. O sacrifício de si a fascina em sua grandeza e magnitude.

7 QUESTIONAMENTOS QUE INQUIETAM: Nossas escolhas não são neutras. O que fazer entre o interesse particular e o coletivo? O que o povo espera de seus governantes? Uma jovem pode ser capaz de tomar decisões de vital importância? Lembrar o caso das meninas de 12 anos que se prostituíam... O caso despertou a indignação da ONU: crianças não podem tomar certas decisões, devem ser protegidas. Nós também nos imaginamos como heróis das nossas vidas? Por que o heroísmo vence o medo? Ifigênia fez a melhor escolha? Quando temos certeza de que escolhemos o melhor caminho?

8 O MITO: O PAPEL DOS DEUSES Os deuses atuam diretamente no mundo material do filme; De que modo isso acontece? E o que sucede quando as regras impostas pelos deuses são desrespeitadas?

9 O MITO: O PAPEL DOS DEUSES De que forma isso se relaciona com aquilo que estamos estudando sobre os mitos religiosos? O que significa para as sociedades de nossos antepassados acreditar nos deuses? De que maneira poderíamos aproximar o mundo dos mitos religiosos dessa época com o mundo mágico de Harry Potter, por exemplo?

10 OS MITOS RELIGIOSOS: SEUS RESQUÍCIOS EM NOSSA FÉ ATUAL Poderíamos dizer que esse comportamento dos gregos é primitivo e pouco evoluído, que se eles conhecessem a ciência como nós conhecemos, não cairiam nessas histórias, etc., certo? Mas os cristãos que esperam a intervenção mágica de Deus nas suas vidas não estão agindo do mesmo modo? Acreditar que Deus pode alterar a ordem concreta do nosso mundo não é algo semelhante à fé dos gregos apresentada no filme? Contudo, se despirmos o Deus cristão desse poder mágico, é possível ainda seguir acreditando em Deus? Que Deus seria esse?

11 O PODER DO MITO E DA RELIGIÃO: A ÉTICA Mas, para além de Uma explicação sobre o funcionamento da realidade; Uma receita para controlar o mundo; E de uma história que oferece um sentido para as coisas e para a própria existência, os mitos religiosos trazem consigo um outro elemento importantíssimo para as sociedades humanas. Que elemento seria esse? A ética! A lei que rege (ou que deveria reger) o comportamento de todas as pessoas. A vontade dos deuses torna-se o fundamento para as leis: tal lei/ regra/ costume é certo, porque os deuses querem assim ; E quando não agimos de acordo com a vontade deles, somos castigados; Mas se Deus ou as divindades não podem agir diretamente sobre o mundo físico, como podemos ter certeza sobre o que eles acham ser o certo ou o errado? Como podemos fazer para não apequenarmos a nossa vida a partir de uma interpretação equivocada do vontade divina?

12 DEUS Juntando as duas perguntas deixadas em aberto a respeito de Deus, poderíamos indagar: quem é o Deus cristão? Ou, o que é mais ou menos a mesma coisa, qual é a sua vontade para a gente??

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? 2014 GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

A História da Grécia é dividida em três períodos:

A História da Grécia é dividida em três períodos: A História da Grécia é dividida em três períodos: Período Homérico Corresponde ao período de povoamento até a Formação das Cidades-estados Período Arcaico Corresponde a formação das cidades-estados as

Leia mais

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO

O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO. Estudantes do 3º EJA MÉDIO O QUE A GENTE QUER MURAL P(R)O(F)ÉTICO Estudantes do 3º EJA MÉDIO 2 3 APRESENTAÇÃO Os poemas que se seguem foram escritos pelos estudantes do 3º EJA A do Ensino Médio da Escola Estadual Dionysio Costa

Leia mais

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Gêneros Literários Drama Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Rituais a Dionísio, Deus grego da arte, da representação e das orgias, no séc. VI a.c;

Leia mais

Como surgiram os MITOS?

Como surgiram os MITOS? PENSAMENTO MÍTICO MITO MITO Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso.

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia MITO E RAZÃO A passagem do mito à Filosofia O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore,

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

ANÁLISE MÚSICA QUE DEUS BOSS AC

ANÁLISE MÚSICA QUE DEUS BOSS AC ANÁLISE MÚSICA QUE DEUS BOSS AC LETRA Há perguntas que têm que ser feitas... Quem quer que sejas, onde quer que estejas, Diz-me se é este o mundo que desejas, Homens rezam, acreditam, morrem por ti, Dizem

Leia mais

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti Maria e seu SIM Dercio Angelo Berti Maria e seu sim 1 REFLETINDO Maria nos revela a proximidade com Deus. Seu SIM, dado no momento certo, fez do seu cotidiano um ato contínuo de gratidão a Deus. Há uma

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

O poder da magia da rosa abrindo caminhos no amor

O poder da magia da rosa abrindo caminhos no amor O poder da magia da rosa abrindo caminhos no amor A Simpatia da Sarah para casar e ser feliz! Segundo a Sarah, minha amiga que tem um pé na tradição cigana, ninguém merece ficar sofrendo por amor, seja

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte:

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte: Exemplo de perguntas Exemplos de respostas Fonte: http://www.welcomingschools.org/resources/challengingquestions/ Porque é que o Martim gosta de rosa? Não há "cores de meninos" ou "cores de meninas". As

Leia mais

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ 16 de janeiro HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ Bom dia. E boa semana. Hoje começamos o nosso dia com a Palavra de Deus. Penso que sabes o que quer dizer A Palavra de Deus é aquela palavrinha que lemos e escutamos

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1 NOTA 1. Nas alternativas abaixo escreva V nas VERDADEIRAS e F nas FALSAS: (1,0) I. ( ) A máscara passou

Leia mais

A Mística do Educador:

A Mística do Educador: A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano Compreender o ser humano, a partir de sua realidade, buscando a formação integral do estudante. Vislumbrar as variadas dimensões do homem, especialmente

Leia mais

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007)

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) História no Cinema para Vestibulandos Ano 10 (2013) Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) Odir Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon 03 2010 Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta,

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa - 1.5.2016 A paz de Cristo A paz de Cristo Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Tu nos dás a tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz. Para

Leia mais

Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos

Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos Para debater Pelo mito do Gênesis, o mundo judaico-cristão é criado bom. Em algum momento,

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II (UEL) Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

Capítulo 14 (p. 263)

Capítulo 14 (p. 263) Capítulo 14 (p. 263) O imperador Otávio Augusto Aconteceu durante o período do fim da repúbica romana e estabeleceu o início de um novo regime político o Império. Aproveitando-se do seu poder, ele promoveu

Leia mais

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro O Rei de Raiden City vai ter um filho! Todos estão eufóricos, só que o filho mais velho do rei Jonas e a outra esposa do rei que sobretudo e a mãe de Jonas, que se chama Sátina,

Leia mais

Conhecimento que leva à adoração

Conhecimento que leva à adoração Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens Conhecimento que leva à adoração IECC 09 de janeiro 1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

A & C. Agradecemos confirmação até ao dia de Maio de 2012. A & C. Foi num momento especial que nos cruzamos,

A & C. Agradecemos confirmação até ao dia de Maio de 2012. A & C. Foi num momento especial que nos cruzamos, Primeiro foi o conhecimento, depois a amizade, seguiu-se um encontro, depois outro e outros mais e finalmente o amor, que nos une agora e para sempre. Será com a palavra sim que daremos início aquele que

Leia mais

1. SALMO DIAGNÓSTICO (SALMO 1) 2. SALMO DO REPROVADO (SALMO 32) 3. SALMO DO AFLITO (SALMO 5) SALMOS QUE LIDAM COM INSATISFAÇÕES PESSOAIS...

1. SALMO DIAGNÓSTICO (SALMO 1) 2. SALMO DO REPROVADO (SALMO 32) 3. SALMO DO AFLITO (SALMO 5) SALMOS QUE LIDAM COM INSATISFAÇÕES PESSOAIS... 1. SALMO DIAGNÓSTICO (SALMO 1) 2. SALMO DO REPROVADO (SALMO 32) 3. SALMO DO AFLITO (SALMO 5) SALMOS QUE LIDAM COM INSATISFAÇÕES PESSOAIS... 1. SALMO DIAGNÓSTICO (SALMO 1) 2. SALMO DO REPROVADO (SALMO 32)

Leia mais

5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto

5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto 5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto Você já adiou por muito tempo algum empreendimento ou atividade e depois acabou sendo forçado a tomar uma atitude? Talvez você se veja nessa situação

Leia mais

A redenção do trabalho

A redenção do trabalho A redenção do trabalho Como conectar o nosso trabalho com o trabalho de Deus? O cristão deve olhar para tudo na vida a partir de 4 perspectivas Criação Queda Redenção Consumação O cristão deve olhar para

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: JUlHO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

Um olhar estético sobre as tragédias gregas. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Um olhar estético sobre as tragédias gregas. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Um olhar estético sobre as tragédias gregas Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com O QUE APRENDEMOS COM AS TRAGÉDIAS Uma visão política ou sociológica das cidades-estados gregas Uma manifestação

Leia mais

exemplo de Cecília e pelo modo como ela falava das maravilhas de Deus. Até pagãos se converteram. conseguia falar foi levantar as duas mãos: numa das

exemplo de Cecília e pelo modo como ela falava das maravilhas de Deus. Até pagãos se converteram. conseguia falar foi levantar as duas mãos: numa das Enquanto sofria os castigos dolorosos e continuava firme em seu amor por Jesus muita gente vinha visitá-la e saía crendo e amando Jesus pelo exemplo de Cecília e pelo modo como ela falava das maravilhas

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES Edenevando Almeida A resposta está dentro de você. Um homem foi a casa de seu amigo e disse que precisava de algo, o amigo disse: " O que você precisa estar

Leia mais

Mensagem do dia Insistir

Mensagem do dia Insistir Mensagem do dia Insistir Mensagem do Meu Anjo Insistir Por Paulo Roberto Gaefke Para os grandes conflitos da alma, uma tomada de decisão. Para a ausência de soluções, uma nova experiência. Para a desilusão

Leia mais

Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk

Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk Quando fui convidada a escrever uma matéria sobre a Eliana Chaves, não sabia nem por onde começar. Não imaginava que aquela aluna do curso de filosofia da

Leia mais

Por que Natal Vintage?

Por que Natal Vintage? Por que Natal Vintage? ü Vintage é uma palavra emprestada do mundo da moda e da decoração que tem sido utilizada para referir-se a um estilo retrô, que embora antigo, vale no mundo contemporâneo como algo

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

Mascara caseira que clareia a pele

Mascara caseira que clareia a pele Mascara caseira que clareia a pele Se você andou abusando do sol e ganhou de presente umas manchas na pele, ressecamento ou o aspecto envelhecido, não se desespere. Trago-lhe uma super receita de máscara

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

roteiro de desenvolvimento espiritual MÓDULO 04 - O Caráter Cristão

roteiro de desenvolvimento espiritual MÓDULO 04 - O Caráter Cristão roteiro de desenvolvimento espiritual - a Material produzido pela Rede de Discipulado da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Maringá Todos os direitos reservados fevereiro/2008 O caráter cristão C Começaremos

Leia mais

ALDO CALVET TEATRO. CARMELA - ( Corta ) Sem percorrer o mundo e sem experimentar a vida?

ALDO CALVET TEATRO. CARMELA - ( Corta ) Sem percorrer o mundo e sem experimentar a vida? SUBLIME MENTIRA PERSONAGENS: GISELA - mãe CARMELA - filha CONRADO - o noivo JÚLIA - criada CENÁRIO: Sala de residência de família abastada. ÉPOCA: 1928 AÇÃO: São Luis do Maranhão TRECHOS: Drama romântico

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

AS MUSAS MARCOS ROBERTO

AS MUSAS MARCOS ROBERTO AS MUSAS MARCOS ROBERTO NA MITOLOGIA GREGA, CADA EVENTO OU ACONTECIMENTO É COMUMENTE LIGADO À ENTIDADES DIVINAS. ASSIM, TUDO ERA PERSONIFICADO, DESDE UMA SIMPLES BRISA ATÉ UMA TEMPESTADE DE RAIOS, TUDO

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral ORAÇÃO Refrão meditativo: Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor! Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor! 1. ABERTURA - Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar, (bis) - Vem, não demores mais, vem nos libertar.

Leia mais

Nome: Sexo: Idade: Data: / /

Nome: Sexo: Idade: Data: / / pág 1 de 5 Nome: Sexo: Idade: Data: / / Este questionário é constituído por 28 questões sobre experiências que pode ter na sua vida diária. Nós pretendemos saber com que frequência é confrontado com essas

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido Fé antropológica Não é possível uma vida sem sentido O que vimos na última aula? Nunca estamos satisfeitos: somos insaciáveis No nível do afeto No nível do conhecimento Revendo a última aula Quando estamos

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

A Palavra de Deus de hoje, começa com um convite à alegria: - é anunciada para nós uma Boa Notícia: a vida e missão de Jesus, o Ungido, o Filho de

A Palavra de Deus de hoje, começa com um convite à alegria: - é anunciada para nós uma Boa Notícia: a vida e missão de Jesus, o Ungido, o Filho de Marcos 1,1-8 A Palavra de Deus de hoje, começa com um convite à alegria: - é anunciada para nós uma Boa Notícia: a vida e missão de Jesus, o Ungido, o Filho de Deus. Para entender a riqueza desta primeira

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Como tudo começou Capítulo 2 Ligando pontos Capítulo 3 O início dos estudos para o concurso da magistratura...

SUMÁRIO. Capítulo 1 Como tudo começou Capítulo 2 Ligando pontos Capítulo 3 O início dos estudos para o concurso da magistratura... SUMÁRIO Capítulo 1 Como tudo começou... 17 Capítulo 2 Ligando pontos... 23 Capítulo 3 O início dos estudos para o concurso da magistratura... 27 Capítulo 4 O concurso de delegado... 31 Capítulo 5 Os estudos

Leia mais

ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares

ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares AN O ANTES NUNCA, DO QUE TARDE DEMAIS! Obra Teatral de Carlos José Soares o Literária ata Soares OC. ento Social. Dois casais discutem a vida conjugal, sofrendo a influências mútuas. Os temas casamento,

Leia mais

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida.

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. O banho real do amor Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. Para encontrar e ser encontrado(a) por alguém, para esquentar o relacionamento, para

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 12/06 2/06/16 /16 TEMA: O POVO DE DEUS Quebra Gelo Versículo Chave: Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. FAÇA O QUE EU FAÇO- Participantes em círculo. O primeiro inventa

Leia mais

Sobre a infertilidade e o desejo de ter filhos. Julieta Quayle

Sobre a infertilidade e o desejo de ter filhos. Julieta Quayle Sobre a infertilidade e o desejo de ter filhos Julieta Quayle A maternidade na contemporaneidade e a clínica da infertilidade A grande questão que nunca foi respondida e que eu mesmo ainda não fui capaz

Leia mais

Monte o kit chama amor

Monte o kit chama amor Monte o kit chama amor Junte o pode do cristal com o incenso certo e crie um poderoso Kit Chama amor e paixão. Uma receita mágica e poderosa que cria o clima de amor que você busca na sua vida. Fácil de

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora?

A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? A segunda epístola de João é dirigida a uma pastora? Por Alexandra Greenley A segunda carta de João é dirigida "à senhora eleita e aos seus filhos".

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - O termo constitucionalismo está ligado à ideia de Constituição - independentemente de como, de fato, esta

Leia mais

APRESENTAÇÃO O GAROTO DA VARANDA

APRESENTAÇÃO O GAROTO DA VARANDA APRESENTAÇÃO O GAROTO DA VARANDA O Projeto Infâncias, prevê a realização de 03 episódios do gênero ficção, abordando temáticas sociais a partir de perspectivas do universo infantil, representando a forma

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart ESSÊNCIAS DE POESIAS Cristina Goulart 1ª EDIÇÃO LONDRINA- PARANÁ 2013 1 TUDO SE MOVE EM TORNO DAS PALAVRAS. SUA VIDA, SEU MOMENTO E SUA CRIATIVIDADE. TUDO SE TRANSFORMA ATRAVÉS DE DEUS, SEU BEM MAIOR.

Leia mais

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor.

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Uma Boa Prenda Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Prenda essa que pode Ser dada por um qualquer Seja rico ou seja pobre Simples homem ou mulher.

Leia mais

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação.

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. Esta semana, a lição da Escola Sabatina tem o título de Adão e Jesus Vamos nos concentrar em três questões: 1. Os frutos

Leia mais

Sair da nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de. inferioridade (cf. EG 79). animadora.

Sair da nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de. inferioridade (cf. EG 79). animadora. Sair nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de inferioride (cf. EG 79). Cais parti mil maneiras fugi do vosso amor Pr0por algo a alguém que Ir mais além do

Leia mais

3. DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER?

3. DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? 3. DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? André Vieira Permito-me iniciar este relato dizendo que ele, em seu desenvolvimento, não traz uma linearidade do

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

Família Presente de Deus, Lugar de Amor

Família Presente de Deus, Lugar de Amor Família Presente de Deus, Lugar de Amor Amadas irmãs e amados irmãos, Paz e Bem! É com felicidade que trazemos mais este presente para a IMMF do Brasil: mais um encarte no caderno de formação! Um material

Leia mais

Nossa companhia foi fundada por meio de uma FILOSOFIA que perpetua há 51 anos: DEUS em primeiro FAMÍLIA em segundo CARREIRA em terceiro Versículo,

Nossa companhia foi fundada por meio de uma FILOSOFIA que perpetua há 51 anos: DEUS em primeiro FAMÍLIA em segundo CARREIRA em terceiro Versículo, Sejam Bem-Vindas Nossa companhia foi fundada por meio de uma FILOSOFIA que perpetua há 51 anos: DEUS em primeiro FAMÍLIA em segundo CARREIRA em terceiro Versículo, Oração e hino do dia Momento Quente

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 9 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,

Leia mais

coleção Conversas ESPECIAL Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas ESPECIAL Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas ESPECIAL Eu do não meu suporto marido. mais O apanhar que eu faço Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. Essa Coleção CONVERSAS Especial é uma homenagem

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO DE EMRC - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 7.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas nos seguintes domínios: Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da

Leia mais

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS Índice 1. UM ANJO JUNTO À FONTE... 5 2. DESCENDÊNCIA ABENÇOADA... 6 3. ESCUTA-NOS NA AFLIÇÃO... 7 4. ALERTA-NOS NO PECADO... 8 5. ESCUTA A VOZ DOS PEQUENINOS... 9 6. CHAMA-NOS CONSTANTEMENTE... 10 7. DEUS

Leia mais