ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO"

Transcrição

1 INSTITUTO DEFEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO I INTRODUÇÃO AO PAISAGISMO

2 INTRODUÇÃO O homem e a natureza A necessidade de contato com o verde O papel da vegetação no reestabelecimento da relação entre o homem e o meio ambiente

3 A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO NO MEIO URBANO Proporciona bem estar psicológico ao homem; Proporciona melhor efeito estético; Proporciona sombra para pedestres e veículos; As árvores protegem e direcionam o vento; Amortecem o som e amenizam a poluição sonora; Reduzem o impacto da água da chuva e o escoamento superficial; Auxiliam na diminuição da temperatura; Atraem fauna.

4 Fonte: Pinterest.

5 Fonte: Pinterest.

6 CONCEITOS E DEFINIÇÕES PAISAGEM: refere-se ao espaço de terreno abrangido em um lance de vista, ou extensão territorial a partir de um ponto determinado. Pode ser classificada em: Natural: sem a intervenção do homem; Artificial: planejada, ou seja, um jardim. A concepção inicial mais comum de jardim está ligada à ideia de um espaço pequeno, ideal e privativo.

7 CONCEITOS E DEFINIÇÕES PAISAGISMO: é uma atividade que organiza os espaços externos com o objetivo de proporcionar bem-estar aos seres humanos e de atender às suas necessidades, conservando os recursos desses espaços. Combina conhecimentos de ciência e arte.

8 CONHECIMENTOS BÁSICOS REQUERIDOS NO PAISAGISMO: Conhecimentos científicos Manejo dos recursos naturais: Ecologia, Biologia, Botânica, Geologia e Geografia; Técnicas de cultivo: Fitopatologia, Entomologia, Adubação, Fisiologia Vegetal, Solos, Nutrição de Plantas, Climatologia, Produção de mudas, etc. Organização de espaços: Arquitetura e Urbanismo

9 COMPONENTES DO PAISAGISMO Planejamento Paisagístico Espaço livre: é toda área geográfica (solo ou água) que não é coberta por edificações ou outras estruturas permanentes; Área verde: é um tipo específico de espaço livre, ou seja, aquele coberto predominantemente, por estrato vegetal. O termo área verde aplica-se a diversos tipos de espaços urbanos que têm em comum: serem abertos, serem acessíveis, serem relacionados com saúde e recreação.

10 COMPONENTES DO PAISAGISMO São consideradas áreas verdes urbanas (públicas ou particulares): Jardins Parques Praças Bosques Alamedas Balneários Campings Cemitérios Aeroportos Margens de rios Outros...

11 Parque do Ibirapuera São Paulo Fonte: Google Imagens.

12

13

14

15

16

17 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES Jardins de representação: áreas ligadas à ornamentação sem finalidade recreacional e de menor importância do ponto de vista ecológico. São os jardins de prédios públicos, de igrejas, etc.

18 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES Jardins de vizinhança: áreas para recreação, que podem ter alguns equipamentos recreacionais, esportivos ou mesmo de lazer passivo (bancos). Sua área mínima é de m². Devem estar distantes no máximo 500 m das residências dos usuários.

19 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES Parques de bairro: áreas com a mesma finalidade que os parques de vizinhança, mas com equipamento que requer maior espaço, área mínima de 10 há e devem estar a no máximo 1km de distância das casas dos usuários.

20 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES Unidades de Conservação: áreas destinadas exclusivamente à conservação, podendo, eventualmente, ter algum equipamento recreacional para uso pouco intensivo. Encaixam-se nesta categoria as APAs, as áreas de proteção de mananciais e as áreas de proteção paisagística.

21 Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga Presidente Figueiredo/AM Fonte: Google Imagens.

22 CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS VERDES Áreas verdes de acompanhamento viário: áreas sem caráter conservacionista ou recreacional, tendo apenas função ornamental, mas podendo interagir no ambiente urbano. Ex: canteiros de avenidas, rotatórias, etc.

23 Avenida Parque Itacoatiara/AM Foto: Iane Gomes

24 ÍNDICE DE ÁREA VERDE É o total de áreas verdes de um determinado local (m²) dividido pelo seu número de habitantes (m²/habitante), ou seja, é a relação entre a quantidade de área verde de uma cidade e sua respectiva população. Considera-se adequado um índice de 10 m² a 13 m² de área verde/habitante. É importante saber como essas áreas verdes são distribuídas.

25 DIVISÕES DO PAISAGISMO Micropaisagismo Paisagismo realizado em pequenos espaços, pode ser desenvolvido por um só profissional, sendo predominantemente artístico, com soluções técnicas simples. Apresenta as seguintes características: Escala visual pequena; A principal preocupação é a estética; Visualizado em jardins internos, vasos, floreiras, arborização em vias públicas, praças públicas, etc.; Áreas menores que m². (Pires, 2008)

26

27

28 Frieburg - Alemanha Foto: Luís Antônio de A. Pinto

29 DIVISÕES DO PAISAGISMO Macropaisagismo Consiste no trabalho realizado em grandes espaços. Quase sempre, é um trabalho de equipe, por que envolve problemas técnicos complexos e multidisciplinares, apresenta as seguintes características: Escala visual maior; Preocupação principal é a preservação da natureza; Visualizado em parques metropolitanos, reservas, controle da erosão urbana, etc.; Áreas maiores que m². (Pires, 2008)

30 PLANEJAMENTO PAISAGÍSTICO Refere-se ao processo contínuo que se empenha em fazer o melhor uso, para a população, de uma área limitada da superfície terrestre, conservando sua produtividade e beleza, e considerando os aspectos ambientais. O planejamento de um jardim deve estar integrado ao planejamento da residência. Deve ser considerado antes da construção, reforma ou expansão.

31 FASES DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO ESTUDO PRELIMINAR Pesquisa popular Levantamento planialtimétrico e cadastral Análise do solo Levantamento climático *A ser melhor estudado na elaboração do projeto individual

32 ESTUDO PRELIMINAR PESQUISA POPULAR Refere-se às condições sociais do público a quem se destinará a obra; Deve questionar os costumes, gostos e necessidades dos usuários; É feita por meio de conversas com o contratante usando ou não um formulário;

33 ESTUDO PRELIMINAR PESQUISA POPULAR Deve abordar aspectos como: Função do jardim: relaxamento, abrigar coleções, festas, conforto ambiental, embelezamento, etc.; Período de uso principal: dia, noite ou ambos; Tipo de privacidade: murado, cercado ou aberto; Presença de animais: cachorros, gatos, atração de pássaros, peixes, tartarugas; Tipo de família: presença de crianças, idosos, outros;

34 ESTUDO PRELIMINAR PESQUISA POPULAR Deve abordar aspectos como: Estilo do jardim: formal ou informal, europeu, oriental, tropical, misto, etc.; Nível de manutenção: baixa, média ou alta; Elementos de construção: lago, chafariz, estátuas, bancos, mesas, piscina, ripados, brinquedos, churrasqueira, poço, pedras, área calçada, pergolados, etc;

35 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL Refere-se à avaliação minuciosa da área a ser ajardinada, que resulta em um desenho feito em escala, reproduzindo, como se fosse um retrato, tudo o que já existe no terreno a ser ajardinado.

36 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL O levantamento altimétrico registra o grau de declividade do terreno, ilustrando o desenho em curvas de nível.

37

38 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL O levantamento planimétrico registra o perímetro do terreno e todos os elementos naturais nele existentes, como construções, canteiros, etc.

39

40 ESTUDO PRELIMINAR ANÁLISE DO SOLO É importante para verificar a real necessidade de calcário e fertilizantes, de acordo com as espécies que serão cultivadas; É realizada apenas em jardins de grandes dimensões;

41 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTO CLIMÁTICO Temperatura Umidade Ventos

42 FASES DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO ANTE-PROJETO Distribuição espacial Elementos naturais Parte hidráulica e elétrica Análise *A ser melhor estudado na elaboração do projeto individual

43 ANTE-PROJETO DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL Consiste em dividir a área total em espaços menores conforme cada tipo de uso, formando vários tipos de ambientes estrategicamente localizados.

44 JARDIM PARA LAZER CONTEMPLATIVO

45 JARDIM PARA LAZER RECREATIVO

46 ANTE-PROJETO ELEMENTOS NATURAIS Recursos hídricos Formações rochosas Flora nativa Edificações já existentes

47 ANTE-PROJETO PARTE HIDRÁULICA E ELÉTRICA Parte Hidráulica: envolve a água necessária à irrigação das plantas; Parte elétrica: iluminação baixa e alta, pontos de tomada e demais itens relacionados

48 FASES DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO PROJETO DEFINITIVO OU EXECUTIVO Planta executiva de arquitetura e de engenharia civil Projeto botânico Memorial descritivo Manual técnico de implantação e manutenção do jardim Proposta de serviço *A ser melhor estudado na elaboração do projeto individual

49 PROJETO DEFINITIVO É a apresentação dos desenhos, dos cortes, do detalhamento e dos memoriais desenvolvidos com base no ante-projeto.

50 ELEMENTOS QUE COMPÕES UM PROJETO DE PAISAGISMO ELEMENTOS NATURAIS São aqueles existentes ou plantados no local, compostos por uma combinação de componentes físicos e biológicos. Água Solo Clima Plantas Animais ELEMENTOS ARTIFICIAIS São aqueles construídos ou colocados pelo homem no ambiente natural Bancos Pergolados Piscinas Vasos Etc.

51 Quais elementos são naturais e quais são artificiais?

52 ELEMENTOS NATURAIS VEGETAÇÃO É constituída por espécies de formas, portes, cores e texturas variadas. São a verdadeira essência do jardim; Por serem seres vivos é preciso considerar seus ciclos de vida e dinâmica.

53 ELEMENTOS NATURAIS Uso paisagístico da vegetação: Efeito isolado: efeito ornamental representado por flores, folhagens, frutos, troncos, galhos e raízes; Maciços: formas e volumes conseguidos com o agrupamento de plantas da mesma espécie ou de espécies diferentes, onde a característica básica é um volume cheio em que o espaço tende a ser ocupado proporcionalmente tanto no sentido horizontal como no vertical.

54 Efeito isolado com vasos e arbustos. FOLHAGENS

55 Maciços

56 ELEMENTOS NATURAIS Uso paisagístico da vegetação: Tufo: volume de plantas mais vazio que o maciço, onde a verticalidade se sobrepõe à horizontalidade; Bordadura: plantas de pequeno porte, dispostas de forma linear, que tendem a compor as bordas de um canteiro, caminho ou outro.

57 Bordadura Tufo

58 ELEMENTOS NATURAIS Uso paisagístico da vegetação: Cerca-viva: formada por plantas de médio a grande porte, dispostas de forma linear, que tendem a fechar ou dividir ambientes, podendo ou não ser podadas; Corbelha: tipo de associação com várias espécies em que acrescenta-se ao volume e à forma, o jogo das cores e texturas, formando desenhos coloridos no jardim.

59 Cerca-viva

60 ELEMENTOS NATURAIS ANIMAIS Alguns são inseridos como aves, peixes, lebres e tartarugas. Outros ocorrem naturalmente como insetos, aracnídeos, aves, répteis e anfíbios.

61 ELEMENTOS NATURAIS ÁGUA É um elemento indispensável como fonte de hidratação das plantas, mas também pode ser utilizada como elemento de decoração em lagos, aquários, tanques, fontes, etc.

62

63 ELEMENTOS NATURAIS OUTROS ELEMENTOS Pedras Móveis Troncos e raízes mortas

64 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS CAMINHOS São locais destinados ao trânsito de pedestres ou veículos, que permitem ao usuário dirigir-se e apreciar um determinado local da paisagem; Devem ocupar a menor área possível e ajudar na delimitação de zonas no jardim; A pavimentação pode ser feita com diferentes materiais: pedras, ladrilhos, tijolos, mosaicos, madeira, etc.

65

66 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS CONSTRUÇÕES PARA LAZER O lazer passivo é desenvolvido sem atividade física programada, como por exemplo uma reunião informal à beira da piscina; O lazer ativo corresponde às atividades em que o exercício e a movimentação são constantes, para tal são necessárias construções específicas no jardim.

67 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS CONSTRUÇÕES PARA LAZER Piscinas Decks Pérgulas Quiosques Estufas Cascatas Pontes

68

69

70 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS ILUMINAÇÃO Jardins também devem ser frequentados à noite, para isso precisam de iluminação apropriada; A iluminação também tem função decorativa e de interação com a vegetação;

71 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS ILUMINAÇÃO Projetores ou spots; Espetos Balizas Postes Luminárias pendentes

72

73 ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS MOBILIÁRIO OBRAS DE ARTE

74

75

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura.

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES Conceitos básicos Paisagem A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. Refere-se ao espaço ou extensão territorial que é possível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura Paisagismo Profª. Renata Canuto de Pinho Introdução Hoje é um ramo em franca expansão devido a expansão do setor imobiliário. O ramo de jardinagem

Leia mais

GRUPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS UTILIZADAS NO PAISAGISMO NOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DA CIDADE DE LAVRAS-MG.

GRUPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS UTILIZADAS NO PAISAGISMO NOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DA CIDADE DE LAVRAS-MG. GRUPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS UTILIZADAS NO PAISAGISMO NOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DA CIDADE DE LAVRAS-MG. PATRÍCIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA 1 ; PAULO ROBERTO CORRÊA LANDGRAF 2 ; PETTERSON BAPTISTA DA

Leia mais

Planejamento do Jardim. Estudos básicos para o Planejamento de um Jardim

Planejamento do Jardim. Estudos básicos para o Planejamento de um Jardim para o Planejamento de um Jardim O Jardim Residencial É um jardim particular, que podem pertencer a uma residência ou serem localizados em condomínios residenciais. Pode ter caracterizações diferentes:

Leia mais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais 916 Eixo Temático ET-03-019 - Meio Ambiente e Recursos Naturais ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DA PRAÇA MARQUÊS DE PARANAGUÁ, MUNÍCIPIO DE PARNAGUÁ-PI Elisângela Pereira de Sousa, Jeandra Pereira

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA A árvore e sua importância para o ambiente urbano. Como uma árvore se desenvolve? Como uma árvore se relaciona com o ambiente? As cidades

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA vegetação importância Projeto do espaço livre >> Projeto dos vazios >> Vegetação vegetação importância vegetação funções Aspectos Paisagísticos Dramaticidade dada

Leia mais

ÁREA: ADMINISTRAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A MANUTENÇÃO DOS PARQUES URBANOS: UM ESTUDO SOBRE OS PARQUES URBANOS DE CAMPO MOURÃO-PR

ÁREA: ADMINISTRAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A MANUTENÇÃO DOS PARQUES URBANOS: UM ESTUDO SOBRE OS PARQUES URBANOS DE CAMPO MOURÃO-PR ÁREA: ADMINISTRAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A MANUTENÇÃO DOS PARQUES URBANOS: UM ESTUDO SOBRE OS PARQUES URBANOS DE CAMPO MOURÃO-PR MORIGI, Josimari de Brito 1 SOUZA, Adalberto Dias de 2 Introdução

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

PAISAGISMO. Antonio Castelnou

PAISAGISMO. Antonio Castelnou PAISAGISMO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por PAISAGEM (do latim pagus = território rural; pelo fr. paysage) pode-se entender tudo aquilo que se vê ou que nossa visão alcança; objeto de nossa percepção,

Leia mais

PAISAGISMO URBANO. Profa. Arq. Walnyce Scalise

PAISAGISMO URBANO. Profa. Arq. Walnyce Scalise PAISAGISMO URBANO Profa. Arq. Walnyce Scalise A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, buscando melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas

Leia mais

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara Uso e ocupação do solo Acessibilidade e Mobilidade Saneamento e Infraestrutura Desenvolvimento Econômico Perímetro Urbano e Parcelamento do solo Habitação Equipamentos e espaços públicos Patrimônio e Meio

Leia mais

Piscina. Quadra Poliesportiva

Piscina. Quadra Poliesportiva Fachada Portaria Piscina Quadra Poliesportiva Quadra de Tênis Churrasqueira com Forno de Pizza Playground Bosque Privativo Salão de Festas Espaço Gourmet Lobby Brinquedoteca Fitness Jogos Teen Jogos Adulto

Leia mais

Jardins pequenos para casas e apartamentos

Jardins pequenos para casas e apartamentos Jardins pequenos para casas e apartamentos Muitas pessoas tem o desejo de possuir uma área verde na sua residência, por isso os jardins pequenos vêm tomado espaço na área de decoração e paisagismo. Para

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016

Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016 Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016 ARBORIZAÇÃO URBANA Um projeto de Arborização Urbana deverá preocupar-se em valorizar os aspectos culturais, ambientais e

Leia mais

Curso de. Paisagismo e Plantas Ornamentais

Curso de. Paisagismo e Plantas Ornamentais Seja Bem Vindo! Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais Carga horária: 60hs 1 Dicas importantes Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer

Leia mais

PURP 53 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP9 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA

PURP 53 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP9 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA AP9 UP2 Folha 1 / 6 AP9 AP9 UP2 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA Folha 2 / 6 VALOR PATRIMONIAL A ATRIBUTOS DE CONFIGURAÇÃO URBANA: TECIDO (MALHA / PARCELAMENTO DO SOLO

Leia mais

5. Área de intervenção 5.1 POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DA ÁREA O município encontra-se em crescimento e desenvolvimento constante. A implantação do projeto neste local dá mais força para o desenvolvimento

Leia mais

A construção da paisagem. Talyta Pontes Martins - Nicole Alódio Lins Santos

A construção da paisagem. Talyta Pontes Martins - Nicole Alódio Lins Santos A construção da paisagem Talyta Pontes Martins - Nicole Alódio Lins Santos As primeiras manifestações do paisagismo: da antiguidade até a idade média O mais famoso jardim da Antiguidade: Jardins suspensos

Leia mais

A CIDADE COMO ESPAÇO VERDE SIGNIFICANDO A IMAGEM DA CIDADE DE CORUPÁ (SC) COMO PRODUTORA DE PLANTAS ORNAMENTAIS

A CIDADE COMO ESPAÇO VERDE SIGNIFICANDO A IMAGEM DA CIDADE DE CORUPÁ (SC) COMO PRODUTORA DE PLANTAS ORNAMENTAIS A CIDADE COMO ESPAÇO VERDE SIGNIFICANDO A IMAGEM DA CIDADE DE CORUPÁ (SC) COMO PRODUTORA DE PLANTAS ORNAMENTAIS ( susan@netuno.com.br ) Susan Eipper ( (afeche@arq.ufsc.br Margareth de Castro Afeche Pimenta

Leia mais

DECRETO Nº DE

DECRETO Nº DE DECRETO Nº 18.859 DE 21-09-2015 DOM 22-09-2015 DISPÕE SOBRE A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL RELATIVA A CRITÉRIOS DE PLANTIOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS EM ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Aula 06 Declividade e estruturação viária Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas de Nível Estrada em serra francesa

Leia mais

Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção

Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção Escadas... Mobiliário/equipamentos... Iluminação... alta... faixa de pedestre... Sinalização... trânsito!!! Trajetos/distâncias... distâncias: rampas,

Leia mais

REVITALIZAÇÃO ARQUITETÔNICA:

REVITALIZAÇÃO ARQUITETÔNICA: Orientadora: Maíra Borges Graff Aluna: Júnia Quésia da Silva Martins TFGIII 10º Período REVITALIZAÇÃO ARQUITETÔNICA: CLUBE DE LAZER EM BRASILÂNDIA DE MINAS INTRODUÇÃO Proposta de Revitalização arquitetônica.

Leia mais

A Haná Garden oferece o que há de melhor em jardim vertical, seja ele preservado, natural ou artificial -, além de soluções para paisagismo e

A Haná Garden oferece o que há de melhor em jardim vertical, seja ele preservado, natural ou artificial -, além de soluções para paisagismo e A Haná Garden oferece o que há de melhor em jardim vertical, seja ele preservado, natural ou artificial -, além de soluções para paisagismo e jardinagem em geral. Somos especialistas em toda a cadeia,

Leia mais

Vista aérea da região de Patamares - foto em junho de 2011

Vista aérea da região de Patamares - foto em junho de 2011 Imagem ilustrativa Imagine acordar bem cedo, ver a beleza do mar e colocar os pés na areia da praia. Levar o seu filho para a escola, bem pertinho de onde você mora, e poder encontrá-lo mais rápido no

Leia mais

dicas essenciais para o seu projeto paisagístico

dicas essenciais para o seu projeto paisagístico dicas essenciais para o seu projeto paisagístico Paisagismo O intuito principal do paisagismo é tornar um terreno atraente e convidativo acrescentando características próprias. Com projetos bem elaborados

Leia mais

CICLOVIA LINHA 15 PRATA: CORREDOR VERDE COMO ELEMENTO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA

CICLOVIA LINHA 15 PRATA: CORREDOR VERDE COMO ELEMENTO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA CICLOVIA LINHA 15 PRATA: CORREDOR VERDE COMO ELEMENTO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA Neila Custódio Michelle Mikaro Juliana Yoshida Mayara Silva 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária No campo do paisagismo,

Leia mais

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: DECRETO ESTADUAL Nº DE 16/10/2018 D.O.E. 17/10/2018.

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: DECRETO ESTADUAL Nº DE 16/10/2018 D.O.E. 17/10/2018. 1 de 7 01 BIO150 - BIOLOGIA BÁSICA I - Ativa BIO263 - BOTÂNICA GERAL - Ativa desde: BIO362 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: EXA418 - QUÍMICA APLICADA À BIOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006 EXA704 - CÁLCULO

Leia mais

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos urbanístico do Brasil dentro de uma região metropolitana de uma

Leia mais

Tema: Ambiente e Renovação em áreas residuais de vias ferroviárias na cidade de São Carlos - SP MENÇÃO HONROSA

Tema: Ambiente e Renovação em áreas residuais de vias ferroviárias na cidade de São Carlos - SP MENÇÃO HONROSA proeu 1º Workshop de projetos em engenharia urbana: da ciência à prática projetual Tema: Ambiente e Renovação em áreas residuais de vias ferroviárias na cidade de São Carlos - SP MENÇÃO HONROSA CAMILA

Leia mais

Praça do Futuro. Valor da obra: Previsão de conclusão da obra: R$ ,12. Dezembro de 2011

Praça do Futuro. Valor da obra: Previsão de conclusão da obra: R$ ,12. Dezembro de 2011 Praça do Futuro O Projeto prevê obras de Reurbanização de forma a dotar a região de um equipamento de lazer múltiplo com vários espaços distintos, tais como: esportes e lazer em geral; espaço para eventos

Leia mais

Suportes ambientais Natureza e território

Suportes ambientais Natureza e território Suportes ambientais Natureza e território Desmatamento Construção de casas na AP Contaminação das nascentes Substituição dos canteiros e hortas por novas áreas construídas Imaginário latente de um parque

Leia mais

TÍTULO: A RELAÇÃO DA VEGETAÇÃO NO MEIO URBANO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: A RELAÇÃO DA VEGETAÇÃO NO MEIO URBANO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A RELAÇÃO DA VEGETAÇÃO NO MEIO URBANO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE ALFENAS-MG

ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE ALFENAS-MG ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE ALFENAS-MG Gustavo Andrade Godoy¹ e Marta Felícia Marujo Ferreira² gugodoy@yahoo.com.br, martafelicia@uol.com.br ¹Graduando em

Leia mais

Conforto e localização à frente de tudo. Meireles

Conforto e localização à frente de tudo. Meireles Conforto e localização à frente de tudo. Meireles Um projeto com a qualidade BSPAR. A BSPAR apresenta o Vanguardia Residencial. Um empreendimento projetado para ser sua nova residência. Como destaque,

Leia mais

Renove suas energias à beira mar. Sinta a paisagem colorindo sua vida.

Renove suas energias à beira mar. Sinta a paisagem colorindo sua vida. Renove suas energias à beira mar. Sinta a paisagem colorindo sua vida. A praia está logo ali. O mar chama para celebrar o prazer de viver. O sol se põe e tinge o céu de tons vibrantes. Relaxe, amanhã tudo

Leia mais

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos Topografia Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. 1 Topografia Definição: É o conjunto de princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizados

Leia mais

ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA.

ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA. Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANIZAÇÃO DO COMPLEXO BERADEIRO, MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PA. Thuanny Paula de Almeida Nascimento, IFPA - Instituto Federal

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

UMA GRANDE OBRA EM EXPOSIÇÃO NO COCÓ.

UMA GRANDE OBRA EM EXPOSIÇÃO NO COCÓ. A INSPIRAÇÃO As linhas, os contornos, os tons, a vista. O encanto de uma das regiões mais bonitas de Fortaleza, o bairro Cocó, serviu de inspiração para a concepção do Moma Condominium. Um empreendimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO. Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018

MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO. Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018 MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018 PRIMEIRO SEMESTRE AG-01 Física 60 Matemática 60 AG-03 Introdução

Leia mais

PLANTA DO PAVIMENTO TIPO

PLANTA DO PAVIMENTO TIPO PLANTA DO PAVIMENTO TIPO BOLOTÁRIO 15 16 17 12 13 14 10 11 08 09 08 04 06 07 05 02 01 03 ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA DA IMPLANTAÇÃO O detalhamento dos serviços, equipamentos e acabamentos que farão parte deste

Leia mais

J a r dim da s Améric a s

J a r dim da s Améric a s J a r dim da s Améric a s A grife de morar SÃO BENEDITO TRAZ PARA CUIABÁ um clássico de beleza, sofisticação e conforto Fotos ilustrativas O Grupo São Benedito apresenta a você o AMERICAN DIAMOND. Um projeto

Leia mais

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS.

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS. DOC. 03/AUP 650/2014 FAUUSP DEPARTAMENTO DE PROJETO Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente AUP 650 ARQUITETURA DA PAISAGEM Disciplina Obrigatória Créditos: (06cr/aula + 02cr/trabalho) 2º Semestre de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA GRADE 1 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2013 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA GRADE 2 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2016 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

Efeitos da vegetação na acústica urbana

Efeitos da vegetação na acústica urbana Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0225 - Conforto Ambiental em Espaços Urbanos Abertos Efeitos da vegetação na acústica urbana

Leia mais

Organizar um happy hour ou. receber os amigos. Preparar. um almoço para a família ou. passar o dia em volta da piscina. Surpreender com um jantar

Organizar um happy hour ou. receber os amigos. Preparar. um almoço para a família ou. passar o dia em volta da piscina. Surpreender com um jantar Organizar um happy hour ou receber os amigos. Preparar um almoço para a família ou passar o dia em volta da piscina. Surpreender com um jantar romântico ou dar aquela festa animada. Seja qual for o motivo

Leia mais

Curso de Educação e Formação Operador de Jardinagem Planificação Anual de Manutenção de Jardins e Relvados (MJR) 1º ano

Curso de Educação e Formação Operador de Jardinagem Planificação Anual de Manutenção de Jardins e Relvados (MJR) 1º ano Curso de Educação e Formação Operador de Jardinagem Planificação Anual de Manutenção de Jardins e Relvados (MJR) 1º ano 2018-2019 Professor: Anabela Navarro 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina O

Leia mais

AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES

AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES A região é uma periferia da capital paulistana, situada entre a serra da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Tem

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores 4 PROGRAMA 4.1 Quadro de Caracterização do Usuário de Campinas Para definir quais os principais usos para a intervenção na área buscou-se entender as principais necessidades de seus moradores e usuários.

Leia mais

Diagnóstico do Parque Augusta

Diagnóstico do Parque Augusta Diagnóstico do Parque Augusta Bruno Massao Carolina Camargo Daniela Gomes Giuliana Takahashi Luciana Santiago ESCRITÓRIO MODELO 2013 Localização Próximo ao local há comércios, universidades (Mackenzie,

Leia mais

Vagas Ocupadas por Curso

Vagas Ocupadas por Curso 0118001 EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL M1 40 23 0118001 EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL M2 40 3 0118001 ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO II T1 40 16 0118001 ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO II T2 40 40 0118002 SOCIOLOGIA

Leia mais

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016 GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016 Disciplinas em Sequência Aconselhada Créditos Carga Per. Obrigatórias Aula Trab. Tot. Horária Ideal LCB0103(5) Morfologia Vegetal 4 0 4 60 1 LCE0108(5)

Leia mais

EXPANSÃO URBANA E CLIMA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO PORTO SEGURO/ASSÚ-RN

EXPANSÃO URBANA E CLIMA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO PORTO SEGURO/ASSÚ-RN Revista do CERES Volume 1, Número 2 2015 http://www.cerescaico.ufrn.br/ceres/ EXPANSÃO URBANA E CLIMA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO PORTO SEGURO/ASSÚ-RN Urban Expansion and Climate: Neighborhood Case Study

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015.

RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015. RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015. Altera a Resolução n. 20/2013 que dispõe sobre condicionantes a serem exigidas na licença ambiental

Leia mais

serviços A Mera possui uma equipe qualificada e apta a atender aos mais variados e exigentes clientes.

serviços A Mera possui uma equipe qualificada e apta a atender aos mais variados e exigentes clientes. Desde 2003 a Mera Arquitetura Paisagística desenvolve projetos paisagísticos para residências e empreendimentos imobiliários, sob o comando dos arquitetos Beatriz e Eduardo Fernandez Mera. Atualmente a

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Concurso Nacional de Projetos - Parques Central e Sul de Águas Claras 2º Lugar Arquiteto responsável: Roberto Zocchio Torresan A área proposta para a implantação do parque Águas Claras apresenta, de forma

Leia mais

Controle de Enchentes e Colheita de Chuva em Microbacia Urbana

Controle de Enchentes e Colheita de Chuva em Microbacia Urbana 3º - Simpósio Internacional em Microbacias Sustentabilidade da Água e Serviços Ambientais Controle de Enchentes e Colheita de Chuva em Microbacia Urbana Valdemir Antonio Rodrigues 17 e 18 de junho de 2010

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ PLANO DIRETOR CAMPUS JATAÍ CIDADE UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ PLANO DIRETOR CAMPUS JATAÍ CIDADE UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ PLANO DIRETOR CAMPUS JATAÍ CIDADE UNIVERSITÁRIA Jataí, GO Junho, 2011 SUMÁRIO Página 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS... 3 2.1. Objetivos

Leia mais

MEMORIAL EXPLICATIVO

MEMORIAL EXPLICATIVO MEMORIAL EXPLICATIVO O Instituto, por ser destinado a pessoas especiais e planejado para atender suas necessidades, deve apresentar uma linguagem diferenciada e funcional. O prédio que se distribui cerca

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CARBON

Leia mais

Componentes físicos Componentes sociais

Componentes físicos Componentes sociais Avaliação Ambiental Na avaliação da qualidade ambiental, os valores simbólicos e latentes são mais importantes que o uso e o aspecto concreto do meio, uma vez que as expectativas e atitudes são fatores

Leia mais

Contexto: Zona Norte. Problema

Contexto: Zona Norte. Problema Contexto: Zona Norte Problema Há mais de 20 anos, estudos apontam a demanda de áreas públicas verdes e de lazer para a Zona Norte da Cidade do Rio do Janeiro - região com altos índices de ocupação urbana.

Leia mais

DISCIPLINA CÓDIGO EMENTA

DISCIPLINA CÓDIGO EMENTA CONSTRUÇÕES RURAIS DEAS 108 Materiais de construção. Técnicas de construção. Projetos: habitações rurais, instalações rurais. Noções de saneamento. Organização de orçamentos. Estrada e eletrificação rural.

Leia mais

PROJETO: SETH REFLORESTA

PROJETO: SETH REFLORESTA PROJETO: SETH REFLORESTA Em uma atitude inusitada em todo o País o SETH (SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO) através de seu Presidente Sergio Paranhos

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

PAISAGISMO PARQUES E JARDINS. Prof. Eliseu Figueiredo Neto

PAISAGISMO PARQUES E JARDINS. Prof. Eliseu Figueiredo Neto PAISAGISMO PARQUES E JARDINS Prof. Eliseu Figueiredo Neto 1 CONCEITOS PAISAGEM Refere-se ao espaço de terreno abrangido em um lance de vista, ou extensão territorial a partir de um ponto determinado. 2

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA DOCENTE: DR. MARCOS ROBERTO MARTINES DISCENTE: TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO SÃO MIGUEL ARCANJO/SP 15/12/2018 ATIVIDADE 1: Coleta

Leia mais

PLANEJAMENTO VERDE: MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

PLANEJAMENTO VERDE: MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL PLANEJAMENTO VERDE: MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Autores: Francisco Augusto Adamowski Chiquetti Guilherme d Almas Souza João Pedro Ferreira Cardnes Miguel Bombonato de Araújo 1. Introdução A temática

Leia mais

PARQUE LINEAR RIBEIRÃOPERUS

PARQUE LINEAR RIBEIRÃOPERUS PARQUE LINEAR RIBEIRÃOPERUS INSERÇÃO URBANA INDICE OBJETIVO DIRETRIZES TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL ANÁLISE E DIAGNÓSTICO REGIONAL E LOCAL PROJETO PAISAGÍSTICO INICIAL PROJETO PAISAGÍSTICO/ ARQUITETÔNICO EXECUTIVO

Leia mais

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária INTERVENÇÃO DE REURBANIZAÇÃO E PAISAGISMO NA ÁREA REMANESCENTE SOB O ELEVADO DO MONOTRILHO DA LINHA 15-PRATA Neila Custódio Michelle Mikaro Juliana Yoshida Mayara Silva (colaboração) 22ª Semana de Tecnologia

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL ANO LETIVO 2018/1

CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL ANO LETIVO 2018/1 CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL ANO LETIVO 2018/1 CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1 BIMESTRE

Leia mais

EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III

EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III EUVG PARQ 5 TMTC III 24.10 ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES TÉCNICA DE ENGENHARIA NATURAL AMRP-AP NATURAIS E ARTIFICIAIS: TALUDE NATURAL é aquele

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG

INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG Saúde, Segurança e Meio Ambiente Bianca da Silva Maia 1 Dayane Gonçalves Ferreira 2 Gislainy Carla

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL: Um Estudo de Caso para a Cidade de Pouso Alegre - MG

ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL: Um Estudo de Caso para a Cidade de Pouso Alegre - MG ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL: Um Estudo de Caso para a Cidade de Pouso Alegre - MG Anelise N. PEREIRA 1 ; João B. TAVARES JR 2 RESUMO Este trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se o índice

Leia mais

Mais do que uma calçada.

Mais do que uma calçada. Mais do que uma calçada. Estudo preliminar para a requalificação da orla da praia da Laginha (Mindelo). UFRN Curso de Arquitetura e Urbanismo Trabalho Final de Graduação 2017.1 Autor: Tiago Silva Ramos

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina AGI Cálculo - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72

Pré-requisito Coreq Disciplina AGI Cálculo - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72 1 de 6 01 - - AGI16101 - Cálculo - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72 AGI16102 - Introdução a Agronomia - Ativa desde: AGI16103 - Química Aplicada a Agronomia - Ativa desde: TEÓRICA 72 AGI16104

Leia mais

Terminologia, Conceitos, definições e esclarecimentos...

Terminologia, Conceitos, definições e esclarecimentos... Terminologia, Conceitos, definições e esclarecimentos......para facilitar a comunicação sobre o Código Florestal Brasileiro!!! por Renata Evangelista de Oliveira FCA-UNESP- Doutorado em Ciência Florestal

Leia mais

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília edileneamerico@hotmail.com José Luis Santos Neto CEB Distribuição jluisneto@uol.com.br Fernando Luiz Araújo Sobrinho Prof. Doutor

Leia mais

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO.

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Arquitetura

Leia mais

UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE

UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE Nome dos autores: Luana Cristina Lehnen Pereira Luana Cristina Lehnen Pereira ¹; Mariela Cristina Ayres de Oliveira²; 1 Aluna do Curso

Leia mais

LCF 5865 Silvicultura Urbana Prof.Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho Aluna: Yukie Kabashima

LCF 5865 Silvicultura Urbana Prof.Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho Aluna: Yukie Kabashima Effect of visitors pressure on soil and vegetation in several different micro-environments in urban parks in Tel Aviv Pariente Sarah, Helena M. Zhevelev ScienceDirect Landscape and Urban Planning LCF 5865

Leia mais

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Debora Cristina LOPES Universidade Federal do Paraná A questão da cobertura vegetal em áreas urbanas possui cada

Leia mais

01/06. Concurso Público Nacional de Projetos Arquitetura e Paisagismo Parques Central e Sul de Águas Claras - DF. Memorial Descritivo

01/06. Concurso Público Nacional de Projetos Arquitetura e Paisagismo Parques Central e Sul de Águas Claras - DF. Memorial Descritivo Memorial Descritivo O eixo principal do parque foi traçado através do estudo da topografia do local, aproveitando as condições naturais e diminuindo a movimentação de terra. Em conjunto com o parque Águas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO LOTEAMENTO FECHADO RECANTO DAS ORQUÍDEAS

MEMORIAL DESCRITIVO LOTEAMENTO FECHADO RECANTO DAS ORQUÍDEAS 1 GENERALIDADES 1.1 A gleba A gleba destinada ao condomínio horizontal de lotes possui superfície de 216.562,58 m², localizado na expansão urbana, as margens da GO 330, a 09 quilômetros da cidade de Petrolina

Leia mais

Os Silvas do Esquina.

Os Silvas do Esquina. Os Silvas do Esquina. O nome do condomínio Esquina das Silvas surgiu pela localização do empreendimento entre duas ruas: Silva Jatahy e Silva Paulet. A homenagem aos nomes destas ruas se dá pelos personagens

Leia mais

Jardins da cidade. Você no meio de tudo que é bom.

Jardins da cidade. Você no meio de tudo que é bom. Breve Lançamento Jardins da cidade. Você no meio de tudo que é bom. Imagem Ilustrativa Existe algo melhor do que viver em meio à natureza, cercado de jardins, bosques, pássaros e muito lazer? Existe algo

Leia mais

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 4 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção...

Leia mais

Foto: Divulgação Ella Iluminação A R Q U I T E T U R A

Foto: Divulgação Ella Iluminação A R Q U I T E T U R A Foto: Divulgação Ella Iluminação 26 a u l a r á p i d a Fotos: Arquivo Neide Senzi A iluminação de baixo para cima (up light) garante dramaticidade, verticalidade e valorização da textura da planta. Jardins

Leia mais

Espaços Livres de Uso Público

Espaços Livres de Uso Público CAPÍTULO 9 Espaços Livres de Uso Público Sem lugar para ficar 9. 1 Estudo de casos 9. 2 137 9. 1 Sem lugar para ficar As ocupações nas áreas de morros ocorrem de modo espontâneo, através de invasões de

Leia mais

RPG GEOGRÁFICO GERENCIANDO E PLANEJANDO UMA CIDADE

RPG GEOGRÁFICO GERENCIANDO E PLANEJANDO UMA CIDADE RPG GEOGRÁFICO GERENCIANDO E PLANEJANDO UMA CIDADE AUTOR: Eduardo Emilio Ricieri Acadêmico em Geografia eduricieri@gmail.com ORIENTADORA: Elaine de Cacia de Lima Frick Professora do Curso de Geografia

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

Água. A evolução do consumo consciente pelo setor de árvores plantadas

Água. A evolução do consumo consciente pelo setor de árvores plantadas Água A evolução do consumo consciente pelo setor de árvores plantadas 1 Indústria de Árvores Plantadas Solução para garantir a conservação dos rios A indústria de árvores plantadas brasileira adota as

Leia mais