UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Fichamento da parte I do livro de Albert Hourani Uma história dos povos árabes Antonio Sergio Ackel Barbosa 2016

2 A SUCESSÃO DE MAOMÉ A figura do khalifa A primeira questão que se levantou com a morte de Muhammad foi a razão de se continuar com as comunidades. Alguns homens defendiam que aqueles que aceitaram o Islã, deveriam seguir seu próprio caminho na obediência a Deus. Outros, do contrário, defendiam que o Islã era um todo formado por muçulmanos que seguiriam o modelo de vida que Muhammad instituiu e que este modelo será mantido por aqueles que eram mais próximos ao Profeta. Esta diferença de crenças deu início à guerras apóstatas, Riddah, um rápido e vasto poder de conversão e coerção religiosa que os coraixitas (tribo de Muhammad) se estabeleceram. Nos anos seguintes, a liderança que havia em Medina tinha dois objetivos: (i) espalhar da maior forma a seriedade do Islam por todas as tribos; (ii) organizar ataques nos impérios para expressar o poder muçulmano (p.199). (HODGSON,1974). Abu Bakr, o Sucessor do Mensageiro de Deus e o califado de Quraysh. ( ) Abu Bakr, antes mesmo da morte de Muhammad, já nutria uma ambição pessoal de tornar-se Seu sucessor. Entendeu que, sem uma nomeação do Profeta, ele precisaria convencer a oposição para alcançar seu objetivo. Elaborou manobras políticas para evitar votações e fez alianças com outros clãs, que fizeram com que Abu Bakr se tornasse o primeiro califa. Há teorias controversas a respeito do direito que um coraixita tem sobre o cargo de sucessão do Profeta. (MADELUNG, 1996) Umar Ibn Abd-al-Khattab ( ) 'By God, we did not find any case stronger than for the oath of allegiance to Abu Bakr. Umar Ibn Abdal-Khattab in Madelung (1996) Após a morte de Abu Bakr, Umar foi reconhecido como seu sucessor. Seu califado foi decisivo para as conquistas árabes, do Egito ao Irã. Ainda que seu governo tenha tido alguns deslizes, Umar reforçou o Islã como base da vida Árabe. Muhammad deixara ainda muitas questões sobre o desenvolvimento de Medina. Pouco depois de sua morte, toda a Arábia, o Império Sassânida, a província síria e a egípcia e o Império Bizantino haviam sido conquistados. HODGSON, 1974) A aceitação do domínio árabe O fato do Islam ser jovem entre tantas religiões e estar à frente do seu tempo, permitiu-lhe agir com rigidez. (Lévi-Strauss apud DJAÏT, 1985) A busca pela expansão religiosa, os muçulmanos iam de vilarejo em vilarejo propagando sua fé. Em alguns acampamentos se estabeleciam como Basra e Kufa, no Iraque e Fustat, no Egito. Em 711, quando a maioria dos espanhóis se converteu ao Islã, toda a população europeia-ocidental: Itália, partes da França, estrangeiros da Alemanha, Polônia, ainda praticavam o politeísmo. (BULLIET, 2016) Para alguns, a substituição de gregos e iranianos por árabes até trazia vantagens, pois aqueles contrários, portanto dissidentes, ao governo religioso bizantino, podiam achar mais fácil viver sob um governo de uma nova religião imparcial e alheia à fé cristã. (HOURANI, 2007)

3 Uthman Ibn Affan ( ) Até ser esfaqueado em Medina por um prisioneiro de guerra persa em 644, Umar governou teve um califado com fama bélica e violenta. Uthman, eleito por seis companheiros do Profeta, o terceiro khalifa teve um reinado próspero com invasões desde o Chipre até as terras Bizantina e desde o leste do Mediterrâneo até o norte da África, atual Líbia. No leste, tropas muçulmanas ocuparam parte da Armênia, chegaram no Cáucaso, e estabeleceram suas regras em parte do Irã, do Afeganistão e da Índia. (ARMSTRONG, 2002) Ali Ibn Abi Talib ( ) Em 656, Uthman é assassinado por rebeldes muçulmanos que aclamaram Ali o quarto khalifa. Alguns acreditavam que Muhammad teria querido que seu sucessor fosse Ali ibn Abi Talib, seu parente mais próximo. Estabeleceu-se em Kufa e seus dissidentes em Basra. Por conta de alianças mal feitas e não aprovadas por seus defensores, Ali foi assassinado. (HODGSON, 1974) Rashidun é o grupo dos quatro califas que, além de seus sucessores imediatos, foram seus companheiros em vida. O CALIFADO DE DAMASCO Mu awiya O assassinato de Ali em 661 e o estabelecimento do califado de seu rival Mu awiya, primo de Uthman e governador Árabe da Síria, é geralmente visto como advento da dinastia Omíada, o primeiro estado islâmico construído explicitamente sobre reivindicações de uma família (Banu Umayya) do direito de governar. (BERKEY, 2003) Omíadas Os Omíadas não se referiam a eles como um regime muçulmano. Ao invés, concebiam-se eles mesmos como um regime de crentes - muʾminūn - liderado por seu comandante, amīr al-muʾminīn. (DONNER, 2016) diz que, sob o governo dos Omíadas o Islã nunca conseguiu manter seus elementos constitutivos: política, cultura, religião e economia, equilibrados. Tinha uma visão puramente religiosa. (DJAÏT, 1985) Abd al-malik ( ) Como com qualquer outra insígnia de autoridade - como a construção do Domo da Rocha em Jerusalém e a cunhagem omíada - este califado utilizou-se da poesia para consolidar sua autoridade. (DONNER, 2016)

4 Masjid - mesquita O termo muçulmano também refere aquele que se reune com o seus. A reunião entre homens muçulmanos para oração e exortação em grupo e nas sextas-feiras, ao meio-dia, reunião nas masjid. Salat (orações cinco vezes por dia). (HITTI, 1970) Domo da Rocha O uso da escrita como a única imagem em moedas foi uma inovação ousada, que a população, no entanto, aceitou, mostrando sua confiança no novo poder. Em outros lugares públicos, um simbolismo comparável de poder muçulmano foi exibido: no Domo da Rocha, construído em Jerusalém, para garantir a continuidade do Islã. (HITTI, 1970) (i) os textos corânicos mais antigos que existem, são versos inscritos no Domo da rocha; (ii) o Domo mostra a um importante estágio de cristalização de uma identidade islâmica; (iii) a construção do Domo representa também uma reconstrução do templo antigo, afirmando que Maomé e seus seguidores aceitaram a lei judaica. (BERKEY, 2003) Mawali O governo dos Omíadas teve uma característica singular: a conversão um não-árabe à sua religião. Houve uma adesão pequena destes convertidos mawali mas rapidamente assumiram papéis fundamentais no exército, no governo e na administração, até mesmo no ensino religioso. (BERKEY, 2003) Shi at Ali - Xiitas Defendiam que o Profeta havia designado seu sobrinho Ali como herdeiro político, pois o líder da umma deve ser da família do Profeta. Estes seriam conhecidos como os partidários de Ali, shi at Ali, ou simplesmente Shia, Xiitas. (SONN, 2010) O CALIFADO DE BAGDÁ Abu l Abbas ( ) O movimento Abássida foi uma resposta direta - um entre muitas - à turbulência religiosa de que permeava do século VIII, mas o seu próprio êxito gerou tensão entre seus califas desequilibrando o terreno religioso,, de forma que tiveram que buscar novas justificações para a suas regras. A família Abássida tomou o nome tomou seu nome de al Abbas, um tio paterno de Maomé. the Abbasids (who were called caliphs) adopted the pre-islamic Persian model of kingship in which the monarch was considered the shadow of God on earth. A invasão Mongol marcou o fim da unidade política islâmica e do califado abássida.

5 Diwan O caráter religioso da comunidade Árabe foi pressuposto no exército de Umar, um departamento governamental chamado diwan, que deu um status social a todos os muçulmanos, mesmo aqueles que perderam nas guerras Riddah. Junto com as comunidades de Medina e Mecca, um status social baseado nano na descencia mas na fé. (NOLDEKE, 2013) Kharaj e Jizya Em 640, Umar, o segundo califa, expulsou os judeus e os cristãos da Arábia, cumprindo assim o desejo expresso pelo Profeta: "Duas religiões não deve co-existir na Arábia." Um século após a morte de o Profeta do Islã, juristas muçulmanos determinaram o princípio da «protecção» traduzido em impostos que os judeus e os cristãos tinham de pagar o impostos individual (jizya) e um imposto sobre a propriedade (kharaj). Estes impostos asseguravam o direito que não-muçulmano, agora dhimmi, poderia obter para de viver na terra do Islã. Para ele não haveria recurso contra um muçulmano; um muçulmano não seria executado pelo assassinato de um infiel, enquanto que um infiel que, pelo contrário, ser executado pelo assassinato de um muçulmano. Muito longo, de fato, a lista de proibições e humilhações resultantes deste acordo de protecção-resgate. Para o não-muçulmano, é proibido de possuir livros religiosos muçulmanos, para discuti-los com os muçulmanos, ter criados muçulmanos, para um muçulmano não pode apresentar à autoridade de um não-muçulmano. Casamento ou relações sexuais entre um judeu ou um cristão e uma muçulmana seria punida com a morte. E a mesma punição está prevista para um muçulmano que se tornasse cristão. (DELCAMBRE, 2005) Autoridade divina, o Alcorão - sunna e hadith Em meados do século VIII havia um grupo de estudiosos cuja autoridade para identificar e interpretar as fontes da lei islâmica era reconhecida por todos. Em Medina, por exemplo, havia uma escola de pensamento legal islâmico desenvolvida com base em práticas locais e tendo em conta as interpretações das escrituras e relatórios, os hadiths, das pessoas locais sobre o que o Profeta disse ou fez (sua normativa ou prática exemplar ou sunna). (SONN, 2010) Sunismo Ainda que o Xiismo acreditava que Ali era o primeiro sucessor legítimo do Profeta, a maioria dos muçulmanos, os Sunitas, acreditava que os primeiros califas eram apenas o rashidun.

6 A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE O fim da unidade política Várias dinastias autônomas, por exemplo, Tulunidas, ( ), Ibn-Tulun, e eus filhos eram praticamente os governantes independentes do Egito; Samanidas, no Curasão ( ), governantes persas que cultivaram a cultura e língua persa que viria a ser o meio para um crescimento do grande movimento de misticismo sufi na era medieval do Islã. O Buyids, xiitas originários da região sul do Mar Cáspio, em meados do século X e, embora com posições reconhecidas pelos califas, governaram as províncias centrais do império islâmico por mais de um século e desenvolveram sua própria forma doutrinária. A fragmentação do poder político representava a ameaça mais séria à unidade islâmica, e a última autoridade dos califas, no regime Fatímida. (MADELUNG, 1997) UNIDADE DE FÉ E LINGUAGEM Alto califado ( ) A sociedade islamizada formou um único estado vasto, o califado, com um único idioma cada vez mais dominante da ciência e da cultura árabe. A religião islâmica estava sendo formulada por um movimento múltiplo criativo de Muçulmanos, cristãos, judeus implantaram tradições de várias origens pré-islâmicas Período Islâmico médio ( ) Estabelecimento de uma civilização internacional espalhando para além das áreas Irano-semitas. A grande expansão da sociedade islamizada, acontece com base em uma descentralização do poder e da cultura de duas línguas principais, persa e árabe. A língua Árabe pôde ser preservada por causa do Alcorão, os Árabes mantiveram, mesmo entre os turcos e iranianos, uma língua culta da elite e esta é a mesma lígua usatilizada para orações até hoje. (DJAÏT, 1985) A poesia arabe No período pré-islâmico, durante o período de conquista religiosa, para qualquer lugar que os missionários cristãos ou judeus fossem, era inconcebível que não levassem consigo algum tipo de literatura religiosa, seja em hebraico, aramaico, etíope e, de vez em quando, provavelmente também, em grego. Os rabinos e o clero eram, portanto, obrigados a traduzir orações, liturgias, hinos e homilias para o árabe. É bastante improvável que eles nunca tenham expressado seus próprios escritos teológicos em árabe, como pode ser visto a partir obras siríacas existentes de antigos clérigos de árabes. Como a arte de escrever entre os habitantes de Meca e de Medina na idade de Muhammad era incomum, o islamismo traz um único documento pré-islâmico que é o Alcorão, a Palavra de Deus. Um discurso que se impõe como discurso pela própria força. Muhammed, em sua pregação, convence muitas pessoas e vence contestações retóricas e poéticas contrárias.(nöldeke, 2013)

7 O MUNDO ISLÂMICO O conceito de nacionalismo Absorvendo as principais características de cultura persa e helênica, o Islã perdeu a maior parte de seu próprio caráter original, ainda que com latente espírito do deserto, tinha o carimbo do nacionalismo árabe, com isto, tomou um lugar importante na unidade cultural que ligava o sul da Europa com o Próximo Oriente. (HITTI, 1970) A ARTICULAÇÃO DO ISLÃ A busca de conhecimento religioso todos os campos de investigação religiosa e especialmente o de memorização Alcorão constituía o ilm, o conhecimento do que é certo. A recolha, elaboração e transmissão de tais ilm era a principal atividade dos piedosos. Califado versus Imanato Assim como os Sunitas, os Xiitas queriam experimentar Deus tão diretamente quanto os muçulmanos da primeira comunidade, que haviam testemunhado a revelação do Alcorão ao Profeta. O símbolo da divindade inspirada era o imã, querefletia todos os sentimentos dos xiitas. A doutrina do imanato também demonstrou extrema dificuldade impor a divindade em meio às condições trágicas da vida política normal. Os Xiitas acreditavam que cada um dos imãs tinha sido assassinado pelo califa de sua época. (ARMSTRONG, 2002) O PODER E A JUSTIÇA DE DEUS, O pensamento a partir do Alcorão, a Charia Para o islamismo, a charia é a não separação entre religião e direito, todas as leis são fundamentadas na religião e baseadas nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos. O Alcorão, que é a revelação do Profeta, Sunna, que são os textos e os hadith que são os dizeres do Profeta,, ijma é o processo de consenso e o itjihad, o raciocinio independente. O CAMINHO DOS MÍSTICOS Sufismo, movimento religioso, criado por Abdallah ibn al-mubarak e Ibrahim ibn Adham que cristalizou uma tradição ascética islâmica. (HODGSON, 1974) O CAMINHO DA RAZÃO A visão cientista, a tradução e a filosofia Com efeito, embora o poder político inevitavelmente desapareceria, mas as realizações intelectuais seriam um legado duradouro do império islâmico. Mesmo antes da época de Harun al-rashid, traduções de textos clássicos já haviam sido feitas. Eram textos que haviam permanecido em bibliotecas egípcias após o declínio da Grécia clássica e Roma, e incluia as obras médicas de Galeno e Hipócrates e Ptolomeu. O valor dos textos foi imediatamente reconhecido no mundo islâmico, e o trabalho de tradução foi considerado tão importante que uma família de tradutores cristãos, Hunayn b. Ishaq (d. 873) e seu filho e sobrinho, alcançou a fama generalizada pelo seu trabalho. Eles melhoraram traduções anteriores e expandiram as obras disponíveis em árabe para incluir as de Aristóteles e Platão. (SONN, 2010)

8 Referências Biliográficas ARMSTRONG, K. (2002) Islam - A Short History. Modern Library: New York. BERKEY, J. (2003) The Formation of Islam Religion and Society in the Near East, Cambridge University Press: Cambridge. BORRUT, A & DONNER, F. (2016) Christian and others in the Umayyad State. The Oriental Institutte of the University of Chicago: Chicago. BULLIET, R. (2004) THE CASE FOR Islamo-Christian Civilization. Columbia University Press: New York. DELCAMBRE, A. (2005) Inside Islam. Marquette University Press: Wisconsin. DJAIT, H. (1985) Europe and Islam. University of California Press: Berkeley. HITTI, P. (1970) The History of Arabs - From the Earliest Times to the Present. Macmillan Education UK: London. HODGSON, M. (1974) The Venture of Islam. The University of Chicago Press: Chicago. HOURANI, A. (2007) Uma História dos Povos Árabes. Companhia das Letras: São Paulo. MADELUNG, W (1997) The succession to Muhammad - A study of the early Caliphate. Cambridge University Press: Cambridge. NÖLDEKE, T. (2013) The History of Qur an. Brill: Boston. SONN, T (2010) Islam - A Brief History. Wiley-Blackwell: Sussex.

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos O Islã Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos As condições da Arábia antes do Islã Península de desertos; Os árabes eram na sua maioria pastores nômades e coletores de

Leia mais

Distante e Diferente

Distante e Diferente ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas

Leia mais

Amanda Pereira Dias. As Dinastias árabes e a legitimação do poder dos califas na Espanha Muçulmana. (FFLCH-USP mestranda).

Amanda Pereira Dias. As Dinastias árabes e a legitimação do poder dos califas na Espanha Muçulmana. (FFLCH-USP mestranda). Amanda Pereira Dias. As Dinastias árabes e a legitimação do poder dos califas na Espanha Muçulmana. (FFLCH-USP mestranda). O presente texto pretende refletir sobre a estruturação do império árabe com ênfase

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 1 EM Prova Bimestral 2º Bimestre IMPÉRIO BIZANTINO Governo com caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. Crise iconoclasta: descontentamento

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

AVERRÓIS. Catarina Belo. O essencial sobre IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA

AVERRÓIS. Catarina Belo. O essencial sobre IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA Catarina Belo O essencial sobre AVERRÓIS IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA 1 AVERRÓIS NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ISLÂMICO E OCIDENTAL No panorama da filosofia islâmica medieval, Averróis ocupa um lugar de

Leia mais

O Nascimento e expansão do islã

O Nascimento e expansão do islã O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

OS ÁRABES E O ISLAMISMO OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de

Leia mais

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam

Leia mais

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam grupos

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo História Medieval Material Teórico O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva Profa. Paula Regina La Rosa Veiga Revisão Textual: Profa.

Leia mais

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA IMPORTANTE O Colégio Ágape preza pelos princípios cristãos, isso norteia sua metodologia, disciplina e modelo de ensino. Sendo assim, em todas as disciplinas

Leia mais

Islamismo: Origem e Desenvolvimento

Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo Acredita-se que o islamismo já tenha ultrapassado 1.200 milhões de seguidores, ou seja, mantendo-se o crescimento atual, de cada quatro pessoas na terra uma

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO

Leia mais

As Profecias de Muhammad

As Profecias de Muhammad As Profecias de Muhammad نبوءات ليب مد ص االله عليه وسلم [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Uma das formas na qual uma pessoa prova sua missão profética

Leia mais

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as Heresias: Qualquer interpretação teológica contrária

Leia mais

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou Cidade Muçulmana Antonio Castelnou Introdução Desde finais do século II d.c., Roma vinha perdendo seu caráter de capital única, já que os tetrarcas, que compartilhavam a administração imperial com Diocleciano

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

Os árabes e o Islamismo

Os árabes e o Islamismo IDADE MÉDIA Os árabes e o Islamismo Na península arábica, durante a Idade Média, surgiria uma das principais religiões do mundo atual e a religião que mais cresce na atualidade, o Islamismo. Na época Medieval

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo TH 2 Formação do Império Islâmico PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo Antecedentes Históricos povo Árabe Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no

Leia mais

Maqsura da Mesquita de Córdoba. Lygia Rocco out/nov. 2010

Maqsura da Mesquita de Córdoba. Lygia Rocco out/nov. 2010 A mais antiga maqsura conhecida é a do califa c Utmān Ibn c Affān (23-35H./644-656) na grande mesquita de Medina, que era uma parede com aberturas e que permitia que a congregação pudesse ver o imām enquanto

Leia mais

Nacionalismo e Religião por José Farhat

Nacionalismo e Religião por José Farhat Nacionalismo e Religião por José Farhat Falar em Nação e Nacionalismo, em se tratando do mundo árabe, é aquilatar quanta carga de influência exerce a Religião sobre estes conceitos. Nação é uma comunidade

Leia mais

TEXTO PARA REFLEXÃO AULA 3: O ÁRABE EM BUSCA DA PRÓPRIA IDENTIDADE. Nacionalismo e Religião por José Farhat

TEXTO PARA REFLEXÃO AULA 3: O ÁRABE EM BUSCA DA PRÓPRIA IDENTIDADE. Nacionalismo e Religião por José Farhat TEXTO PARA REFLEXÃO AULA 3: O ÁRABE EM BUSCA DA PRÓPRIA IDENTIDADE Nacionalismo e Religião por José Farhat Falar em Nação e Nacionalismo, em se tratando do mundo árabe, é aquilatar quanta carga de influência

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: IMPÉRIO BIZANTINO ÁRABES IMPÉRIO CAROLÍNGIO Lista de exercícios 1 - O império bizantino corresponde ao império Romano

Leia mais

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã.

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. A Alta Idade Média - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. -Invasores germânicos fundaram reinos em diversas regiões que antes eram

Leia mais

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO OS FRANCOS Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo. Conquista e unificação da Gália Distribuição de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO

AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO 1. Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por Maomé, é necessário: conhecer: a) a atuação das seitas religiosas sunita e xiita, que contribuíram para a

Leia mais

Aula 3 - Religião e fundamentalismo

Aula 3 - Religião e fundamentalismo Aula 3 - Religião e fundamentalismo Religiões monoteístas Religiões monoteístas são aquelas em que se acredita na existência de uma única entidade divina, criadora do mundo. Há monoteísmos em diversas

Leia mais

Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Lygia Rocco out/nov. 2010

Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Lygia Rocco out/nov. 2010 23 Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Na Grande Mesquita de Damasco além dos revestimentos e colunas, encontramos painéis folhados e as grelhas das janelas em mármore esculpido. 24 Grelhas esculpidas

Leia mais

A biografia de Imam Ashafií

A biografia de Imam Ashafií 1436 A biografia de Imam Ashafií ترمجة إمام الشافيع)رمحه اهلل( Reviser's name: Mubin Fakir 1 A biografia de Imam ashafií Imam Al-Shafi'i o Pai do Usul al-fiqh No estudo de fiqh, jurisprudência islâmica,

Leia mais

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso.

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. A PENÍNSULA ARÁBICA ATÉ O SÉCULO VII d. C. Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. . A CAABA

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos Aula 5 Alta Idade Média 1 Império Bizantino Setor 1606 2 Reino dos Francos 3 Origens do Islamismo 4 A Europa Feudal ealvespr@gmail.com 1.1 Império Romano do Ocidente Hipódromo Catedral de Santa Sofia Constantinopla

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma:

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma: História Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10 Nome: Nº: Turma: 1. Conteúdos a serem abordados no 3º bimestre: História Geral 1. Unificação e expansão islâmica (Cap. 15). 2. Reinos

Leia mais

Lygia Rocco out/nov. 2010

Lygia Rocco out/nov. 2010 48 49 Mosaico da nave em Salonica S. Demétrios entre o bispo e o alto-dignatário 50 Muralhas de Theodosius II (412 d.c.) Mosaico do piso da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, em Madaba (Jordânia), representando

Leia mais

AULA 2: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA ÁRABE

AULA 2: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA ÁRABE AULA 2: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA ÁRABE PALESTRANTE: Profª Dra. Arlene Clemesha (USP) PARTE II: A FORMAÇÃO DE UM MUNDO ÁRABE * Arlene E. Clemesha *O texto pode ser reproduzido desde que citada a fonte como:

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Comparar a Educação Medieval no Ocidente e no Oriente 2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Influência da Escola

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital FENÍCIOS ISRAEL EGITO IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

ESCRAVIDÃO NO ISLÃ: FUNÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO ESCRAVO NA SOCIEDADE MUÇULMANA RESUMO

ESCRAVIDÃO NO ISLÃ: FUNÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO ESCRAVO NA SOCIEDADE MUÇULMANA RESUMO 1 ESCRAVIDÃO NO ISLÃ: FUNÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO ESCRAVO NA SOCIEDADE MUÇULMANA Cássio Ricardo Hipólito da Silva Campos 1 RESUMO O presente artigo tem como objetivo o estudo das funções e significações

Leia mais

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado Programa DRAFT 16/10/2016 Conselho Gestor 1. FORMATO O período de realização do curso será de 07 a 11 de novembro de 2016 e será dividido

Leia mais

Grande Mesquita de Hassan II

Grande Mesquita de Hassan II Grande Mesquita de Hassan II (1990/93, Casablanca Marrocos) Segunda mesquita maior do mundo Cidades islâmicas Fundadas ou transformadas pelos árabes, do Atlântico até a Índia, as cidades muçulmanas eram

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente

Leia mais

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL

Leia mais

Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos

Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos 1 Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos Curso apresentado por Andrea Piccini e Lygia Rocco para o Instituto da Cultura Árabe out.nov. 2010 Aula 1 2 Arquitetura Árabe Seu Início e seus

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente;

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente; Os muçulmanos eram um povo semi-nómada e politeísta; Não tinham unidade política; Por volta do ano 610 Maomé afirma ter tido uma visão : o anjo Gabriel afirmou que Maomé era o único mensageiro de um Deus

Leia mais

As Profecias do Alcorão

As Profecias do Alcorão As Profecias do Alcorão نبوءات القرآن [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 O Alcorão contém muitas profecias que foram cumpridas, mas 1 nessa discussão,

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá ISLAMISMO Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá MAOMÉ OU MOHAMMED Maomé (em áraabe:muḥammad ou Moḥammed; Meca. 570 - Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político árabe.

Leia mais

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo TH 2 Formação do Império Islâmico PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo Antecedentes Históricos povo Árabe Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no

Leia mais

01.De acordo com o que você estudou, qual o significado da coroação de Carlos Magno pelo papa e da auto coroação de Napoleão Bonaparte?

01.De acordo com o que você estudou, qual o significado da coroação de Carlos Magno pelo papa e da auto coroação de Napoleão Bonaparte? Aluno(a): Nº Disciplina: História Professor (a): Barros Dutra Lista de História. Avaliação dia 30 de setembro de 2016 P2, 3º. Bimestre 1ª. Série 01.De acordo com o que você estudou, qual o significado

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO

PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO 1) [RS] Quaisquer que sejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos estão de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Trabalho de Regulação 1 bimestre

Trabalho de Regulação 1 bimestre Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 1 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que foi a Crise do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO 7º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ANO LETIVO 2016/2017 Domínio 1. Das sociedades recoletoras

Leia mais

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

Liberdade. Religiosa. No Mundo

Liberdade. Religiosa. No Mundo Liberdade Religiosa No Mundo 8.1- DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 10/12/1948 Palais de Chaillot Paris França 58 Países membros da ONU Artigo 18: Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento,

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Panorama da Cultura Árabe

Panorama da Cultura Árabe MÓDULO II: Os Árabes: História e Atualidade Coordenação: Profs. Drs. Arlene Clemesha, José Arbex Jr e Murched Taha AULA 5: DO NACIONALISMO DO SÉCULO XX À ATUALIDADE Coordenação: Dr. José Farhat Nacionalismo

Leia mais

"Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)".

Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos). Breve história do Conflito Árabe (Palestino)/ Israelense A Torah nos ensina: "Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)". "Na verdade, os palestinos

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Islamismo - Baixa Idade Média Exercícios

Islamismo - Baixa Idade Média Exercícios Aluno: Ass. Prof.: Série: 7º ano Código/Nº: Data: / / 2016 Sem.: 2º Trimestre Disciplina: História Prof.: Fernanda da Silva Rodrigues Rossi Islamismo - Baixa Idade Média Exercícios 1) Observe a imagem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): N o

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Planificação Anual. Calendarização (50 m) previsão. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação.

Planificação Anual. Calendarização (50 m) previsão. Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação. Planificação Anual Professor: Alda Almeida Disciplina: História Ano: 7.º Turmas: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação A História enquanto

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como

Leia mais

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América História 6 th grade Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América A Núbia e o Reino de Cuxe 1. Migrações 2. Os primeiros habitantes da América a. Teorias sobre a ocupação

Leia mais

A HISTÓRIA DE UM POVO NASCIDO NO DESERTO

A HISTÓRIA DE UM POVO NASCIDO NO DESERTO Aumentar a fonte Diminuir a fonte MUNDO ÁRABE A HISTÓRIA DE UM POVO NASCIDO NO DESERTO O profeta Maomé funda o islamismo, há 1,4 mil anos, na região da península Arábica, e dá origem à população árabe

Leia mais

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA Antecedentes: Crise do Império Romano: Crise do escravismo; Declínio da produção e crises econômicas; Altos custos do Estado; Instabilidade política e militar; Ampliação do latifúndio;

Leia mais