Nº 33 - Julho newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº 33 - Julho newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal"

Transcrição

1 Nº 33 - Julho 2014 newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA

2 02 EDITORIAL Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. Mahatma Gandhi Começaram as férias para alguns e para outros irão iniciar-se em breve. Dentro de cerca de um mês alunos e formandos estarão todos de férias. As escolas ficam mortas Este ano letivo que passou ficou marcado por muitas coisas boas que fizemos. Por exemplo, pela nossa participação no Campeonato Nacional das Profissões. A nossa formanda Valéria Sousa do Curso de Técnico/a de Pastelaria, fez soar o nome da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora, E.M., conquistando a medalha de bronze com a prova de Pastelaria, no Campeonato das Profissões, Skills Portugal 2014 que decorreu no Porto. Mas, a escola teve muitos mais vencedores ao longo do ano. São vencedores todos os jovens que tiveram 0 (zero) faltas ao longo do ano. São vencedores todos os jovens que tiveram 0(zero) UFCD em atraso. São vencedores todos os que ousaram participar em competições. São vencedores todos os Jovens que nunca desistiram. São vencedores todos os Jovens que tiveram aproveitamento. São vencedores todos os jovens que demoram cerca duas horas para assistir à formação e não faltam. São vencedores todos os Jovens mais seniores que realizaram uma exposição aberta ao público de uma qualidade extraordinária. São vencedores todos os nossos jovens que estudam e trabalham. São vencedores todos os nossos jovens que foram pais e não desistiram. São vencedores todos os nossos jovens que ultrapassaram situações pessoais, muito duras, mas que não desistiram. São vencedores todos aqueles que tiveram o desejo de regressar à escola e vencer! Parabéns vencedores. Vocês são o nosso orgulho. Boas férias. Adelino Serras Diretor-Geral

3 ENSINO 03 Projeto Uma Aventura Uma Aventura no Palácio da Pena No âmbito do projeto Uma Aventura, os alunos do Projeto realizaram diversas atividades para além da leitura do livro Uma Aventura no Palácio da Pena, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Este projeto teve como objetivo principal fomentar o gosto pela leitura. Algumas das atividades realizadas incluíram o preenchimento de um guião de leitura, pesquisas diversas e visionamento do DVD da série Uma Aventura no Palácio da Pena. Estas atividades foram realizadas ao longo do 2.º e 3.º períodos. O projeto terminou com a realização de uma visita de estudo, durante o mês de maio, onde os alunos das turmas G, H, I e J puderam visitar o Palácio da Pena, bem como a Vila de Sintra, o Cabo da Roca, a praia do Guincho, a Boca do Inferno e Cascais. Os objetivos da visita de estudo, que incluíam entre outros a identificação dos locais referidos na obra abordada durante as aulas, foram plenamente alcançados. Consideramos portanto que a realização da mesma foi profícua na medida que os alunos tomaram consciência de uma outra realidade através da vivência de novas experiências. Destacamos ainda a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo da visita de estudo, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores. Finalmente resta ressalvar a grande satisfação, relatada pelos próprios alunos, pela participação nesta grande AVENTURA!

4 04 ENSINO Aprendizagem Dinâmica A escola deverá ser um espaço importante para irradiar os comportamentos e atitudes de discriminação na qual se formará uma sociedade inclusiva competente defendendo os direitos enquanto cidadãos e acima de tudo seres humanos. Uma escola será tanto mais inclusiva quanto maior for a qualidade dos serviços que presta. Para que a qualidade da escola aumente é necessária a colaboração entre os intervenientes, nomeadamente, entre profissionais, entre alunos e entre a escola e a família (Ainscow, 1995; Correia, 2003). A pró-atividade proporciona aditamentos que levam posteriormente a reformas sociais tornando-a inovadora e vanguardista. Quando isso acontece dilui-se a opacidade de uma sociedade refrescando-a, proporcionando nas pessoas a procura de um caminho de oportunidades igualitárias para todos. Sendo os professores os pró-ativos das estratégias aplicativas da aprendizagem do aluno, é neles que recai o trabalho a ser desenvolvido sobre as suas potencialidades, capacidades, ritmos de aprendizagem, expetativas e a apropriação dos saberes, através dos recursos e adequação de currículos. Formação A preocupação da formação de professores historicamente é recente e remonta às décadas de 60 e 70 do século passado, caracterizada pelo alargamento da escolaridade obrigatória. Na formação inicial, os docentes e todos os constituintes pertencentes à comunidade educativa, requerem mais e melhor formação especializada no sentido de possibilitar outra perceção e concomitantemente dar respostas às problemáticas que os discentes expõem e que metodologias aplicativas, estratégias e atividades adequadas necessitam de ser ostentadas e/ou adotadas para dar respostas.

5 ENSINO 05 A nível funcional, a formação de professores visa capacitar cidadãos para posterior desempenho de certas funções. Uma das maiores responsabilidades de qualquer profissão é identificar a natureza das suas práticas. É esta a chave que permite ao profissional orientar adequadamente os seus esforços. Hoje, a complexidade crescente das funções a desempenhar pelos professores, as profundas alterações políticas, económicas, sociais e, muito especialmente, tecnológicas experimentadas pelas sociedades modernas, exigem que a formação contínua faça parte integrante de qualquer sistema coerente de formação de professores. operacionalize de acordo com o idealismo da inclusão, ou seja, que se centralize na turma no seu todo, não individualizando; que o processo de ensino e aprendizagem seja devidamente planeado e não se reduza unicamente às competências do aluno; que incite os colegas a pôr em prática técnicas e estratégias de ensino e pedagogias de aprendizagem diferenciadas e adequadas. O mesmo autor refere que, o perfil destes profissionais passa pela competência de ser capaz de se certificar como um indivíduo indutor de renovação de práticas pedagógicas. Neste sentido, devem as hierarquias superiores, nomeadamente, os órgãos de gestão proporcionar à sociedade educativa a formação adequada à aquisição de competências que devam contribuir para dar as respostas a todos os alunos que apresentem necessidades. Segundo Calvinho (2011, p.23). Presentemente, as sociedades educativas impõem ao professor a rescisão com os métodos tradicionais e que

6 06 INTERVENÇÃO Educação Ambiental no Projecto No âmbito do Programa de Educação Ambiental 2013/2014, os alunos das turmas G, H, I e J da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora e sob a coordenação da professora Rita Amado, participaram nos Concursos Embalagens no Amarelo e Papel/Cartão no Azulão tendo obtido 180 Kg de embalagens e 260Kg de papel/cartão. Para nós estes números são um orgulho e uma vitória, pois os nossos alunos não estavam sensibilizados para estas práticas. Temos a certeza que esta participação mudou atitudes e por cada mudança, por mínima que seja, deixa-nos feliz e com a certeza que estamos no bom caminho.

7 PARCERIAS 07 Gincana da Amizade 2014 Desenvolveu-se no dia 31 de maio, o projeto de educação na escola E.B. 1, nº1 e Jardim de Infância n.º 2 de Casal de Cambra, com muita animação e diversão na escola. A organização teve como responsáveis a Associação de Pais e o professor de Educação Física da Escola Intercultural e das Profissões. A agenda previa leituras e registos com o objetivo de favorecer o acesso ao referencial teórico que fundamentou a proposta de arte-educação desenvolvida junto às crianças, Encarregados de Educação e comunidade educativa. Estiveram na escola neste dia crianças cujas idades variavam dos 3 aos 15 anos, pais, professores e cidadãos pertencentes à freguesia local. A nossa escola fez-se representar pelo professor Amílcar e os estagiários António Silva e Joelson Mendes. Houve várias apresentações: Danças, Cantares, Tiro com Arco, Boccia, Futsal e Jogos Tradicionais. O evento envolveu ainda 12 bancadas de diversos ramos profissionais, entre elas estava a bancada da nossa escola. Para finalizar, foi servido aquele almoço com os famosos pratos típicos. Somos da opinião que a arte deve estar ao serviço dos de mais conhecimentos a serem construídos na escola. Embora, entendamos ser a arte um campo de conhecimento em si e que não precisa necessariamente de estar ao serviço das diferentes áreas do currículo. É fundamental para a participação social efetiva dos cidadãos, pois é por esse meio que o homem recebe informação, elabora visões de mundo, produz conhecimento. Paulo Freire (1970).

8 08 DESENVOLVIMENTO SkillsPortugal Medalha de Bronze O Diretor-Geral, Eng.º Adelino Serras, divulgou e homenageou os formandos e formadores, que participaram no Campeonato Nacional da Profissões 2014.

9 DESENVOLVIMENTO 09

10 10 DESENVOLVIMENTO Final do ano lectivo - Programa AmaSénior Dia 30 de Junho encerra o ano lectivo do Programa AmaSénior, pelo que, este é um mês cheio de actividades. 6 de Junho Almoço convívio promovido pela Câmara Municipal da Amadora, que envolve todos as entidades que desenvolvem o Programa AmaSénior. O almoço decorreu em Salvaterra de Magos, na Quinta do Escaroupim. 19 de Junho Teve lugar a inauguração da exposição colectiva de trabalhos deste programa, no Centro Multigeracional da Amadora, situado na Brandoa. A Escola Intercultural e das Profissões, participou com peças das turmas de Artes Decorativas, Trapos e Agulhas e turma de Cozinha e esteve presente na inauguração.

11 DESENVOLVIMENTO de Junho As turmas de Actividade Física - Põe-te a Mexer - organizaram o já habitual almoço de fecho do ano lectivo. 25 de Junho Decorreu na Escola Intercultural e das Profissões o almoço de encerramento do ano lectivo, que contou com a participação de 55 pessoas. O almoço foi preparado pela turma de Cozinha/ Pastelaria TCP1 e o serviço de mesa assegurado pelas turmas de Mesa/Bar, ambas as turmas supervisionadas pelos formadores das respectivas áreas.

12 12 DESENVOLVIMENTO Passatempo Sim, criar uma árvore DÁ FRUTOS Esta foi uma atividade promovida pela Compal e pela Tetra Pak em parceria com o Programa EcoEscola e teve como objetivo chamar a atenção para a importância de deposição de embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC. Foi-nos proposto que construíssemos uma árvore a partir de embalagens da Tetra Pak, identificadas com o selo. As escolas mais criativas recebem prémios para tornar a escola ainda mais amiga do ambiente. O Projeto e a formadora Elisabete Martins aceitaram o desafio e o resultado foi este:

13 AGENDA 13 EIPDA aberta no mês de Agosto A EIPDA durante o mês de Agosto encontra-se aberta. Os formandos e alunos em férias poderão usufruir de um espaço de leitura, de acesso gratuito à internet e possibilidade de praticar vários jogos disponíveis na sala de lazer.

14 Sede Rua Henrique de Paiva Couceiro, nº10 Venda Nova, Amadora Tel.: Fax: Pólo da Reboleira Av. Dr. José Pontes Reboleira, Amadora Tel.: Fax: Pólo da Brandoa Rua Luís Vaz de Camões, Espaço 5 Brandoa, Amadora Tel.: Fax: eipdanewsletter@escolaintercultural.pt ficha técnica Direção: Adelino Serras Coordenação: Sílvia Marques Design e Paginação: Joana Fernandes Nesta edição colaboraram: Ana Ferreira, Dália Miranda, David Santos, Fernando Calvinho, Paula Pereira e Rita Amado.

Nº 31 - Maio newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 31 - Maio newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 31 - Maio 2014 newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Hoje, quando confrontado com o editorial deste

Leia mais

Nº 32 - Junho newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 32 - Junho newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 32 - Junho 2014 newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL O ano de 2013 foi um marco de dificuldades em

Leia mais

Nº 15 - Janeiro GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 15 - Janeiro GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 15 - Janeiro 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Carta à EIPDA Futura Os sonhos são

Leia mais

Nº 12 - Outubro GRATUITO newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 12 - Outubro GRATUITO newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 12 - Outubro 2012 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Oficina dos Sabores Restaurante

Leia mais

Nº 43 - Maio newsletter E I P D A. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 43 - Maio newsletter E I P D A. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 43 - Maio 2015 newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A 02 Festejos, comemorações, o assinalar do 25 Abril. Assim vai ser mais um ano. Mas, este ano está a ser diferente,

Leia mais

Nº 13 - Novembro GRATUITO. newsletter ENSINO PARCERIAS. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 13 - Novembro GRATUITO. newsletter ENSINO PARCERIAS. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 13 - Novembro 2012 - GRATUITO copywright Escola Intercultural, empresa municipal newsletter E ENSINO I INTERVENÇÃO P PARCERIAS D A DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL No mundo complexo em que vivemos,

Leia mais

18 a 22 de dezembro de Direção. O Nuno está de parabéns! Agradecemos a todos os intervenientes o trabalho desenvolvido.

18 a 22 de dezembro de Direção. O Nuno está de parabéns! Agradecemos a todos os intervenientes o trabalho desenvolvido. 18 a 22 de dezembro de 2017 Direção O Nuno está de parabéns! Agradecemos a todos os intervenientes o trabalho desenvolvido. Equipa TEIP 16 EB1 / JI Nº5 E o mês de dezembro foi em Cheio para a nossa escola!!

Leia mais

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Somos o que fazemos É tempo de férias

Leia mais

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto ABRIL ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores No âmbito da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e HACCP Segurança Alimentar, conducente à Certificação da

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Actividades Recepção aos novos alunos Acolher alunos e pais 15 de Setembro Professores e Pais e alunos do Professores e 100 Observação das Diálogo

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO

PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO Março / Abril Bienvenue au collège Dr. Carlos Pinto Ferreira Ana Pia, Iolanda Azevedo, Abílio Santos Professora Sofia Pinto Silva Turma 8.ºD Turma SELF 1 7 a 9 Dia Internacional

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

Um novo conceito em entretenimento educativo

Um novo conceito em entretenimento educativo Um novo conceito em entretenimento educativo Quem Somos A CSV Educação Digital Ltda é pioneira no desenvolvimento de ferramentas educativas de impacto socioambiental. Nosso principal objetivo é ajudar

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

Escola EB 2,3 professor João Fernandes Pratas, Samora Correia. Memória Descritiva e Justificativa.

Escola EB 2,3 professor João Fernandes Pratas, Samora Correia. Memória Descritiva e Justificativa. Escola EB 2,3 professor João Fernandes Pratas, Samora Correia Memória Descritiva e Justificativa. 1 INTRODUÇÃO Refere-se a presente memória descritiva e justificativa ao projecto de construção de uma árvore,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2012/2013

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2012/2013 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 03 a 13 de Setembro) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo Todas as educadoras

Leia mais

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop Participações em Competições / Exibições Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES DESPORTIVAS Um estilo de vida com atividade física está associado a benefícios

Leia mais

Biblioteca Escolar Ana Fortuna

Biblioteca Escolar Ana Fortuna 06 a 10 de fevereiro Biblioteca Escolar Ana Fortuna CONCURSO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, está a decorrer, na nossa biblioteca, um concurso subordinado ao tema Alimentação

Leia mais

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel Agrupamento De s Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel 1 Introdução Planos anual e plurianual de actividades documentos de planeamento, que definem, em função do projecto educativo, os objectivos,

Leia mais

Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves

Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves ISSN: 1645-7528 Nº 40 - Município de Chaves - Maio de 2010 - Distribuição gratuita - www.chaves.pt Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves pág. 12 Nova ETAR de Chaves pág. 3 Rede Ibérica de Entidades

Leia mais

Jornal Dá a Vez e Dá a Voz

Jornal Dá a Vez e Dá a Voz Jornal Dá a Vez e Dá a Voz Grupo de Inclusão AGOSTO 2018 Nº 117 CAO COLÓNIA BEM-ESTAR E SÉNIOR AGOSTO 2018 Na semana de 23 a 27 de Julho, os grupos Bem-Estar e Sénior do CAO tiveram mais uma semana de

Leia mais

SECÇÃO D Parte 1 Plano de Intervenção: Atividades Desporto Escolar

SECÇÃO D Parte 1 Plano de Intervenção: Atividades Desporto Escolar SECÇÃO D Parte 1 Plano de Intervenção: Atividades Grupo de Educação Física: Escola Secundária c/ 3º ciclo de Amora - Proposta para 2013-2017 -! 1. Introdução A proposta de Plano Anual de Atividades (PAA)

Leia mais

CONFERÊNCIA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FACE AOS DESAFIOS DO ALARGAMENTO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA INCLUSIVA

CONFERÊNCIA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FACE AOS DESAFIOS DO ALARGAMENTO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA INCLUSIVA CONFERÊNCIA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FACE AOS DESAFIOS DO ALARGAMENTO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA INCLUSIVA COMO FORMAR PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI? Célia Sousa celia.sousa@ipleiria.pt

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES As datas ou atividades previstas poderão ser alteradas de acordo com o interesse das crianças Conteúdos Objetivos Atividades Setembro Dia 04 Receção das crianças Dia 23 Outono Fazer sentir às crianças

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2017/2018 FORMAÇÃO ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCUMENTAÇÃO. Vem descobrir a EUROPA! Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE

OFERTA FORMATIVA 2017/2018 FORMAÇÃO ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCUMENTAÇÃO. Vem descobrir a EUROPA! Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE OFERTA FORMATIVA 2017/2018 FORMAÇÃO INFORMAÇÃO CONTEÚDOS ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCUMENTAÇÃO Vem descobrir a EUROPA! Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE Centro de Informação Europeia Jacques

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Universidade de Aveiro Departamento de Educação. Organização e Gestão Escolar Prof. António Neto Mendes Ana Vieira (nºmec: 31080) Bruna Marques (nº mec: 38642) Sumário Enquadramento histórico: Três grandes

Leia mais

O IPPON ZITO. Associação de judo Distrito Santarém. Página informativa Associação de Judo Distrito de Santarém

O IPPON ZITO. Associação de judo Distrito Santarém. Página informativa Associação de Judo Distrito de Santarém Associação de judo Distrito Santarém ajudosantarem@gmail.com/http://judoajdsantarem.com/ Calendário Desportivo AJDS 1º Semestre 2018 O IPPON ZITO Data Atividade Local 09/01 Treino Associativo de Katas

Leia mais

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Opção de Análises Químico-Biológicas) pela Faculdade de

Leia mais

NEWSLETTER JUNHO 2017 VISITA DE ESTUDO À BOUNCE PORTUGAL

NEWSLETTER JUNHO 2017 VISITA DE ESTUDO À BOUNCE PORTUGAL VISITA DE ESTUDO À BOUNCE PORTUGAL No dia 6 de junho à tarde, visitamos à Bounce Portugal, um espaço com mais de 100 trampolins interligados e rigorosamente protegidos. Foi num ambiente contagiante, de

Leia mais

CONHECER DEBATER APRENDER A EUROPA 2018/2019. Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE

CONHECER DEBATER APRENDER A EUROPA 2018/2019. Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE CONHECER DEBATER APRENDER A EUROPA 2018/2019 Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / MNE Centro de Informação Europeia Jacques Delors - DGAE /MNE ÍNDICE Centro de Informação Europeia Jacques

Leia mais

OFERTA FORMATIVA ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA

OFERTA FORMATIVA ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE /MNE OFERTA FORMATIVA 2016/2017 INFORMAÇÃO DOCUMENTAÇÃO CONTEÚDOS FORMAÇÃO Vem descobrir a EUROPA com o Centro de Informação Europeia

Leia mais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais Projecto de Experiências Pré- Profissionais Introdução 3 1. Suporte Legal.3 2. Conceito de Experiências Pré-Profissionais.4 3. Objectivos...4 a) Gerais...4 b) Específicos.. 4 4. Proposta de realização

Leia mais

Plano Anual Documento Orientador

Plano Anual Documento Orientador Insignare Associação de Ensino e Formação Plano Anual Documento Orientador Actividades de Enriquecimento Curricular 1ºCiclo Animação Cultural É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL. EB Quinta da Condessa 22 de janeiro de 2019

ASSEMBLEIA GERAL. EB Quinta da Condessa 22 de janeiro de 2019 ASSEMBLEIA GERAL EB Quinta da Condessa 22 de janeiro de 2019 Bem-vindos, Pais! Ordem de trabalhos da 1.ª Assembleia Geral do presente ano letivo: Apresentação e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento

Leia mais

Projeto SuperTmatik Cálculo Mental e SuperTmatik QuiZmatemática

Projeto SuperTmatik Cálculo Mental e SuperTmatik QuiZmatemática (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto SuperTmatik Cálculo Mental e SuperTmatik QuiZmatemática Responsáveis: Professores do primeiro ciclo e

Leia mais

Projeto SuperTmatik Cálculo Mental. SuperTmatik QuiZmatemática

Projeto SuperTmatik Cálculo Mental. SuperTmatik QuiZmatemática Projeto SuperTmatik Cálculo Mental e SuperTmatik QuiZmatemática 2014/2015 Responsáveis: Professores do primeiro ciclo e de matemática Coordenadoras: Paula Forte e Isabel Rodrigues 0 Índice 1. Introdução

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Comunicação Escola/Família. Condições Físicas, de Higiene e de Segurança. Componente de Apoio à Família.

Leia mais

Um novo conceito em entretenimento educativo

Um novo conceito em entretenimento educativo Um novo conceito em entretenimento educativo Quem Somos A CSV Educação Digital Ltda é pioneira no desenvolvimento de ferramentas educativas de impacto socioambiental. Nosso principal objetivo é ajudar

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Calendarização Actividades Objectivos Intervenientes Recursos Dia 2 de setembro Dias 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de setembro Recepção das crianças à escola Reunião de pais e Encarregados de Educação Dia 23

Leia mais

ProJeto Carta de Princípios

ProJeto Carta de Princípios Carta de Princípios O Projeto 12-15 é definido e garantido por um conjunto de princípios e valores que enquadram o seu funcionamento e estabelecem as premissas e fundamentos que o norteiam, de modo a estabelecer

Leia mais

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO )

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJETO PEDAGÓGICO DO CATL ( EXTENSÃO DE HORÁRIO E INTERRUPÇÕES LETIVAS ) A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) ANIMADORA SOCIO CULTURAL MARIA JOSÉ MAGÉSSI ANO LETIVO 2018

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 O Plano Anual de Actividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das actividades es, para um ano lectivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os objectivos

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA Relatório Ano letivo 2017/2018 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sistematizada as atividades realizadas no âmbito do Programa de Educação

Leia mais

Acordo de Colaboração

Acordo de Colaboração Acordo de Colaboração Extensão de horário das actividades de animação e de apoio à família na educação Pré-escolar nos Jardins do Agrupamento de Escolas de Samora Correia Considerando que: A Educação Pré-escolar,

Leia mais

BOLETIM DA BE. O Regresso à Biblioteca. BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

BOLETIM DA BE. O Regresso à Biblioteca. BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornaremse cidadãos responsáveis In Manifesto da Biblioteca Escolar,

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar

Avaliação da biblioteca escolar Avaliação da biblioteca escolar 29-213 21 Avaliação -- -- 211 D. Gestão da biblioteca escolar Avaliação D.1 Articulação da BE com a escola/agrupamento. Acesso e serviços prestados pela BE. 2.83 D.2 Condições

Leia mais

Nesta edição: Ano de experiência Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento da ESMAVC

Nesta edição: Ano de experiência Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento da ESMAVC E S C O L A S E C U N D Á R I A M A R I A A M Á L I A V A Z D E C A R V A L H O NEWSLETTER Edição especial PAFC Ano letivo 2017/2018 Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular Gratuita Somos uma escola

Leia mais

Regulamento Quadro de Excelência, Quadro de Honra e Quadro de Valor

Regulamento Quadro de Excelência, Quadro de Honra e Quadro de Valor AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEGÕES, CANHA E STO ISIDRO Regulamento Quadro de Excelência, Quadro de Honra e Quadro de Valor A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. Aristóteles Agrupamento

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA SELETIVA DE PILHAS NAS ESCOLAS 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA SELETIVA DE PILHAS NAS ESCOLAS 2012 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA SELETIVA DE PILHAS NAS ESCOLAS 2012 RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM Julho de 2012 INTRODUÇÃO A Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, EIM, responsável pela gestão

Leia mais

Ano IV Nº 2 Edição de Natal 2015 Natal Concerto de Natal

Ano IV Nº 2 Edição de Natal 2015 Natal Concerto de Natal Ano IV Nº 2 Edição de Natal 2015 Natal Soa a palavra nos sinos, / E que tropel nos sentidos, /Que vendaval de emoções! Miguel Torga Concerto de Natal No dia 17 de dezembro, pelas 12 horas, no polivalente

Leia mais

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017 Setembro Acolhimento das crianças Organização dos espaços Regras e rotinas Promover a adaptação e readaptação das crianças Criar laços de afecto e confiança entre os adultos, as crianças e as famílias

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA e-mail: mem@mail.telepac.pt Índice ordinal (2005-2011) (2005) Niza, S. (2005). Editorial. Escola Moderna, 23 (5), 3-4. Mata Pereira, M. (2005). O Currículo por Competências: A construção de um instrumento

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES 0 DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES Na planificação das atividades daremos continuidade ao projeto Crescer, Brincar e Aprender, do Departamento Pré Escolar que se concretizará também

Leia mais

PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES

PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES Face à necessidade de assegurar a ocupação plena dos alunos, durante o seu horário letivo, decidimos no âmbito da organização do ano letivo 2011/2012, desenvolver

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer

Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer 1 Caraterização da Associação Juvenil Tá a Mexer A Associação Juvenil Tá a Mexer é uma associação sem fins lucrativos, sediada no concelho da

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Vieira

Leia mais

Circular nº 8/2012. Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão

Circular nº 8/2012. Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão Circular nº 8/2012 Data: 8 de Junho 2012 Assunto: Programa de Férias de Verão Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças que já frequentam a

Leia mais

Construir Caminhos para o Sucesso

Construir Caminhos para o Sucesso Construir Caminhos para o Sucesso Seminário Nacional do Programa Mais Sucesso Escolar 27-10-2010 1 Estrutura da apresentação Em Sala de Aula Exterior à Sala de Aula Outros recursos Serviço de Psicologia

Leia mais

PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO

PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO 2015 2016 PROJETO A + 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Praça Carolina Santiago 4910-603 VILARELHO TEL.258 719 250 FAX 258 721 303 E-Mail: secretaria@aecm.edu.pt

Leia mais

Férias em Ação. INSCRIÇÕES: Câmara Municipal da Amadora Ver locais e horários na pág. 8

Férias em Ação. INSCRIÇÕES: Câmara Municipal da Amadora Ver locais e horários na pág. 8 2018 Férias em Ação Destinatários: dos 8 aos 15 anos ESGRIMA, BUBBLE FOOTBALL, CANOAGEM, BASEBOL, TAG RUGBY, PISCINA, HÓQUEI SUBAQUÁTICO, MINI-GOLF, HÓQUEI EM CAMPO, BOCCIA, GOALBALL, SPEEDMINTON, TÉNIS

Leia mais

2ª Edição. Concurso. Árvores de Natal. Exposição de trabalhos de 18 de Dezembro 2010 a 30 de Janeiro de Agrupamento de Escolas de D.

2ª Edição. Concurso. Árvores de Natal. Exposição de trabalhos de 18 de Dezembro 2010 a 30 de Janeiro de Agrupamento de Escolas de D. 2ª Edição Concurso Árvores de Natal Exposição de trabalhos de 18 de Dezembro 2010 a 30 de Janeiro de 2011 SINTRA MUSEU DE ARTE MODERNA Colecção Berardo Agrupamento de Escolas de D. Fernando II Ano Lectivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2010 - DEPARTAMENTO: 1º Ciclo PCA1 Coordenador(a): Fernando Martins Tel/Tem:

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 10/2011. Ser Professor No Processo de Mudança: Um Saber a Ser Conquistado. Modalidade: Oficina de Formação

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 10/2011. Ser Professor No Processo de Mudança: Um Saber a Ser Conquistado. Modalidade: Oficina de Formação Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Ação n.º 10/2011 Ser Professor No Processo de Mudança: Um Saber a Ser Conquistado Modalidade:

Leia mais

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994)

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) 15 de Maio de 2009 (AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) Escolas de contextos de desenvolvimento diversos: É constituído por mais 14 estabelecimentos de educação e ensino, com um

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Ações com escola segura Tipologia: Colóquio/Conferência/Seminário/Jornadas Pedagógicas 3-01-2018 23-03-2018 Estado: Aprovada (15-11-2017) Direção APEE EB QSJ ; Coordenação de Estabelecimento. Docentes;

Leia mais

Departamento de Expressões

Departamento de Expressões 7 a 11 de novembro 10 Departamento de Expressões No passado dia 2 de novembro, numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Cultura, o Agrupamento Ordem de Sant Iago teve a oportunidade de

Leia mais

"A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados" para o que terá em conta as seguintes orientações:

A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados para o que terá em conta as seguintes orientações: PLANO ACTIVIDADES 2009 1. NOTA INTRODUTÓRIA "A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados" para o que terá em conta as seguintes orientações: 1 - Preservação, defesa

Leia mais

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas Programa de Férias Da Páscoa 2015 Inscrições Abertas Atividades Morangos 23 de Março a 6 de abril Programa atividades Morangos Inscrições: a inscrição deverá ser feita por e-mail (www.morangos.pt), por

Leia mais

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola BALANÇO DO PROJECTO 2009-2010 Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola Apresentação do Projecto a Ler+ em Conselho Pedagógico de 1.09.09

Leia mais

li 5 a 1 M U N I C Í P I O 0 julho PESODARÉGUA m 2 ofni L re A za P L I otr C o I pse N D U arutlu M C A D N E G A

li 5 a 1 M U N I C Í P I O 0 julho PESODARÉGUA m 2 ofni L re A za P L I otr C o I pse N D U arutlu M C A D N E G A 2015 AGENDA MUNICIPAL julho M U N I C Í P I O PESODARÉGUA Cultura Desporto Lazer Info mail julho2015 Q 1 Q 2 S 3 S 4 D 5 S 6 T 7 Q 8 Q 9 S 10 S 11 D 12 S 13 T 14 Q 15 Q 16 S 17 S 18 D 19 S 20 T 21 Q 22

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DESIGNAÇÃO DO PROJECTO. Férias Desportivas Portimão

1. INTRODUÇÃO 2. DESIGNAÇÃO DO PROJECTO. Férias Desportivas Portimão 1. INTRODUÇÃO O projeto Férias Desportivas é uma iniciativa ímpar no nosso País, quer pela longevidade do mesmo, quer pela qualidade como tem sido desenhado e desenvolvido. As gentes do Concelho identificam-se

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos REGIMENTO INTERNO Centro Escolar de Arruda dos Vinhos 1 Artigo 1.º Definição 1. A Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares situa-se no Centro Escolar de Arruda dos Vinhos, do Agrupamento de Escolas de Arruda

Leia mais

Eu PARTICIPO! Eu brinco! Eu sou Eu escolho! Eu aprendo!

Eu PARTICIPO! Eu brinco! Eu sou Eu escolho! Eu aprendo! Eu aprendo! Eu PARTICIPO! Eu brinco! Eu sou ouvid@! Eu escolho! Nao paramos de brincar porque envelhecemos; envelhecemos porque paramos de brincar. George Bernard Shaw Eu PARTICIPO! Eu brinco! Eu sou ouvid@!

Leia mais

Zangão Digital Agrupamento de Escolas de Colmeias

Zangão Digital Agrupamento de Escolas de Colmeias Zangão Digital Agrupamento de Escolas de Colmeias Abril 2014 NESTA EDI ÇÃO : Palestra sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos 2 Visita de Estudo a Leiria 3 Comenius 5 EMRC em Ação!! 8 Palestra

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago 2018/19 www.aveordemsantiago.pt 37 37 de 31 de Maio a 7 de Junho EB 1 nº 7 de Setúbal A RRA I AL do AEOS A Escola Básica 1 nº 7 de Setúbal, participou no Arraial

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE Relatório de Reflexão Critica do Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2011/2012 1ºPeríodo Índice Índice 2 Introdução 3 Grau execução e de satisfação 4 Participação dos agentes

Leia mais

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO.

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. PROJETO CURRICULAR ESCOLA ANO LETIVO 2017/2018 A educação artística promove e contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade,

Leia mais

"A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados" para o que terá em conta as seguintes orientações:

A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados para o que terá em conta as seguintes orientações: PLANO ACTIVIDADES 2008 1. NOTA INTRODUTÓRIA "A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados" para o que terá em conta as seguintes orientações: 1 - Preservação, defesa

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica Maio/Junho - 2016 Formadora: Maria de Lurdes Freitas Costa Formandos: Artur Manuel Freire Abreu Carlos Jorge Mamede Carvalheira Almeida Fernanda Paula Magalhães Vale Marques Isabel

Leia mais

Regulamento para Concurso de Seleção de Participantes

Regulamento para Concurso de Seleção de Participantes Regulamento para Concurso de Seleção de Participantes 1/5 Regulamento para Concurso de Seleção de Participantes O presente regulamento apresenta as regras de participação no concurso de acesso ao Campo

Leia mais

Quadros de Valor, Mérito e Excelência. Regulamento

Quadros de Valor, Mérito e Excelência. Regulamento Quadros de Valor, Mérito e Excelência Regulamento Os quadros de valor e de Excelência são criados no âmbito do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, como incentivo ao sucesso escolar e educativo, visando

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar

Avaliação da biblioteca escolar Avaliação da biblioteca escolar 2009-2013 2010 B. Leitura e literacia Avaliação 4 2011 D. Gestão da biblioteca escolar Avaliação D.1 Articulação da BE com a escola/agrupamento. Acesso e serviços prestados

Leia mais

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS 1 Medidas a implementar: Projeto PEDAGOGIA (Pedagogia e Comportamento) Projeto PARES (Pais de Alto Rendimento EScolar)

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17 ACTIVIDADE Receção aos alunos do 1º ano e Pré-escolar (Reunião de Pais e Enc. De Educação do JI e 1º ano) EIXO DE INTERVENÇÃO * escola/ família/comunid ade. - Gestão e organização. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015/2016. Vem descobrir a EUROPA. com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors

OFERTA FORMATIVA 2015/2016. Vem descobrir a EUROPA. com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE /MNE OFERTA FORMATIVA 2015/2016 Inês Casais CIEJD Vem descobrir a EUROPA com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors Centro de Informação Europeia

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA RELATÓRIO DE ACTIVIDADE ANO LECTIVO 2010/2011 Porto, 30 de Novembro de 2011 A. Órgãos Sociais ano lectivo 2010/2011 B. Pais Representantes no Conselho Geral ano lectivo 2010/2011 C. Associados ano lectivo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de São Gonçalo

Agrupamento de Escolas de São Gonçalo Taxa média de retenção no 2.º ano de escolaridade de 12% no ano letivo 2014/2015 e de 11,6% no ano letivo 2015/2016. 1.º e 2.º anos. 3. Designação da Apoio educativo coadjuvante nas turmas de 1.º e 2.º

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES ANUAL 2.º PERÍODO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES ANUAL 2.º PERÍODO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES ANUAL 2.º PERÍODO ANO LETIVO 2017/2018 ÍNDICE Introdução... 3 1. Análise do grau de execução do PAA (2017/2018 2.º período)... 3 1.1. Análise global... 3 1.2.

Leia mais

Escola Sénior do Mundo Rural

Escola Sénior do Mundo Rural Escola Sénior do Mundo Rural - 2007 O ano de 2007 iniciou-se com a inauguração no dia 15 de Janeiro do pólo da Escola Sénior do Mundo Rural: "Pólo das Ilhas". Na abertura da Escola estiveram presentes

Leia mais

ZAMBUJAL MELHORA Reunião da Rede LUDEN Jorge Neves, 22/06/2012, Amadora Participação da Agência Portuguesa do Ambiente no Programa de Ação Zambujal

ZAMBUJAL MELHORA Reunião da Rede LUDEN Jorge Neves, 22/06/2012, Amadora Participação da Agência Portuguesa do Ambiente no Programa de Ação Zambujal ZAMBUJAL MELHORA Reunião da Rede LUDEN Jorge Neves, 22/06/2012, Amadora Participação da Agência Portuguesa do Ambiente no Programa de Ação Zambujal Melhora Localização A sede da Agência Portuguesa do Ambiente

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EQUIPA INTERDISCIPLINAR PLANO DE INTERVENÇÃO ANOS LECTIVOS 2009/2010 e 2010/2011 ÍNDICE Nota Introdutória.. 3 Parte I - Caracterização..4 1.1 Caracterização do Ambiente Interno.4

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Penacova. Critérios gerais de constituição de grupos e turmas/elaboração de horários para ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Penacova. Critérios gerais de constituição de grupos e turmas/elaboração de horários para ano letivo 2015/2016 Critérios gerais de constituição de grupos e turmas/elaboração de horários para ano letivo 2015/2016 No âmbito da distribuição de serviço docente o Conselho Pedagógico reunido em 10 de julho de 2015, definiu,

Leia mais