O CONTEXTO HISTÓRICO E O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CONTEXTO HISTÓRICO E O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA"

Transcrição

1 O CONTEXTO HISTÓRICO E O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA Mariana Vasconcelos da Silva maryvasc@hotmail.com Discente Bacharel em Geografia UNESP/FCT - Campus de Presidente Prudente Resumo: O trabalho visa relatar o contexto histórico do município de Ilha Solteira, desde a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que pela necessidade de abrigar os trabalhadores, construíram a cidade sendo a mesma administrada por anos pela CESP, enfatizando como aquele grande vazio se tornou um grande canteiro de obras, abrigando mais de 30 mil pessoas e com poucos anos depois se tornou uma das Estâncias Turística do Estado de São Paulo, atualmente a cidade possui uma infraestrutura em desenvolvimento, com bons hotéis, pousadas e ranchos para alugar, restaurantes e lanchonetes, onde os turistas podem usufruir assim de boas hospedagens, a cidade também tem vários atrativos naturais, como praias, parques, zoológicos e grandes eventos acadêmicos e culturais durante o ano, atraindo muitos visitantes para a o município. Palavra-chave: CESP; Ilha Solteira; turismo, infraestrutura. INTRODUÇÃO A partir da metade do século XIX, o Brasil precisava de infraestrutura, principalmente de energia para continuar a crescer industrialmente, na época o país tinha uma capacidade geradora deficiente de energia elétrica e por causa de algumas longas estiagens, sofreram na época uma grave crise no fornecimento de eletricidade, e essas companhias de concessionárias dos serviços de energia elétrica existente na época não estavam acompanhando o ritmo de crescimento do país. Os estudos sobre o aproveitamento do potencial hidráulico do Salto de Urubupungá, no rio Paraná, foram elaborados pela CIBPU - Comissão Interestadual da Bacia do Paraná- Uruguai, e em janeiro de 1955, a CIBPU encomendou a Società Edison, de Milão, estudos iniciais a respeito das quedas de Urubupungá, e em 1960 a empresa italiana apresentou o projeto propondo a construção das Usinas de Jupía e Ilha Solteira.

2 A construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, iniciada em meados da década de 1960, marcou o começo da fase das grandes obras. Esse conjunto na época de sua construção era o maior complexo hidrelétrica do Hemisfério Sul e quando iniciou a construção da Usina de Ilha Solteira, ela foi considerada a sexta maior hidrelétrica do mundo, tendo como potência final a Usina de Ilha Solteira, com KW. Porém necessitava abrigar todos esses trabalhadores, resolveu assim criar um núcleo urbano permanente, que deu origem a cidade de Ilha Solteira, o nome da Usina e do núcleo urbano, originou-se de uma ilha fluvial denominada Ilha Solteira, existente no rio Paraná, o núcleo começou a receber seus primeiros moradores em 1968 e ainda parecia um grande canteiro de obra. A administração da área residencial de Ilha Solteira era de responsabilidade exclusiva da CESP, Ilha Solteira foi distrito da cidade de Pereira Barreto até a emancipação em 30 de dezembro de Foi elevada à categoria de Estância Turística em 13 de Abril de 2000 e decretada Ilha Capital da Cultura através do Decreto nº 2241, em 29 de Junho de 2001 e no dia 29 de Abril de 2005, através da Lei Complementar nº 877/2000, foi elevada à Comarca. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Ilha Solteira recebeu essa denominação pela a existência de uma ilha situada a 800m da UHE Ilha Solteira e a 12 km dela existe um tipo de arquipélago fluvial com cinco ilhas e cujo nome e Cinco ilhas, por estar sozinha, foi denominada Ilha Solteira. Essa Ilha é repleta de espécies nativas da flora e fauna, possuí 2000m de comprimento e cerca de 300 m de largura. A Lei n.º 1125, de 06 de fevereiro de 2004 a declara como Área de Proteção Ambiental. O nome da Usina hidrelétrica e da cidade originou de uma ilha fluvial denominada Ilha Solteira, existente no rio Paraná, cuja tendência é desaparecer, uma vez que sua superfície diminui a cada ano, em decorrência da erosão provocada pelas cheias do rio Paraná. Ilha Solteira se localiza na margem paulista do rio Paraná, no extremo noroeste do Estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, há 600 km da capital de São Paulo, com a seguinte posição geografia: Longitude: 51º W e Latitude: 20º S. Municípios Limítrofes: Norte - Município de Rubinéia

3 Sul - Município de Itapura Leste- Município de Pereira Barreto Oeste- Município de Selvíria (MS) Nordeste - Município de Suzanapólis Sudeste - Município de Andradina Fig1. Localização Geográfica de Ilha Solteira. Fonte: Localização de Ilha Solteira. Disponivel em< Acessado em 22 de outubro de CONTEXTO HISTÓRICO O início das obras de Ilha Solteira deu-se antes do término da Usina de Jupiá, sendo a distância entre os dois canteiros de obras pouco mais de 60 km, possibilitou que a equipe de Jupiá realiza-se o planejamento de Ilha Solteira podendo assim construí-la em seguida. O canteiro de obras de Ilha Solteira nasceu em 1967, os equipamentos usados muitos foram fabricados no Brasil, porém houve a necessidade de importar outros como turbinas e geradores, o porte do canteiro de obras da Usina de Ilha Solteira parecia de um complexo industrial, sendo o maior implantado até então no país.

4 A construção dessa usina de grande porte, em uma região carente do apoio dos grandes centros urbanos, exigia a edificação de alojamentos de solteiros, de vilas operárias e de instalações para a residência dos operadores das máquinas. O núcleo urbano de Ilha Solteira foi construído em terras pertencentes ao município paulista de Pereira Barreto. No dia 15 de outubro de 1968 os primeiros trabalhadores chegaram e se instalaram para construir a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, ocuparam suas casas no núcleo residencial, que foi elaborado para que a população ficasse em torno de habitantes, em cerca de casas e os alojamentos para os solteiros, o núcleo já contava com o planejamento para que toda a população tivesse infraestrutura sanitária, elétrica, comunicações, saúde e educação. As obras de terraplanagem haviam sido iniciadas em 1966 e a construção das habitações em 1967, mas a cidade parecia um acampamento em construção, com tantos maquinários trabalhando a todo tempo, quando ainda seus primeiros moradores chegaram. Fig2. Foto da cidade de Ilha Solteira em construção. Fonte: Museu Virtual de Fotos Históricas de Ilha Solteira e Região. Disponivel em < Acessado em 10 de julho de 2011.

5 Fig3. Contrução de prédios e da caixa da água. Fonte: Museu Virtual de Fotos Históricas de Ilha Solteira e Região. Disponivel em < Acessado em 10 de julho de Fig4. Vista da Construção do núcleo urbano de Ilha Solteira. Fonte: Museu Virtual de Fotos Históricas de Ilha Solteira e Região. Disponivel em < Acessado em 10 de julho de A qualquer pessoa que desempenha alguma atividade ligada à construção de barragens dá-se o nome de barrageiro. Esta denominação se refere aos trabalhadores do canteiro de obras de uma usina, serviam de moradia para esses funcionários as casas e os alojamentos, com toda a infraestrutura, porém a zona habitacional, formada por quadras

6 simétricas compostas por casas do mesmo nível, obedecia ao critério que agrupava a população em seis níveis de categoria profissional, como mostra o quadro a seguir: Quadro1. A profissão e seu respectivo nível do imóvel. Nível Categoria Profissional Exemplos de Cargos 1 Operários não especializados Serventes, ajudantes, vigias, zeladores. 2 Funcionários que exercem profissões manuais especializadas Carpinteiros, pintores, soldadores. encanadores, 3 Auxiliares administrativos Chefes de turma, encarregados, Mestre de obra e ficais. 4 Assistentes técnicos Auxiliares de enfermagem, desenhistas, projetistas, inspetores, professores de ensino primário. 5 Técnico-administrativo ou cargos de chefia 6 Nível universitário de todas as profissões liberais Agrimensores, professores de ensino técnico. Médicos, engenheiros, arquitetos, professores do ensino médio, assistentes sociais, orientadores educacionais e pedagógicos. Fonte: CESP. Ilha Solteira A Cidade e a Usina. SP, Quadro 2. Características das casas de Ilha solteira Tipo de Área em m² habitação Lote Área Alpendre Programa Coberta Nível 1 108,00 32,64 8,40 Sala, ½ dormitórios, cozinha, banheira, tanque, alpendre, área de frente e de fundo.

7 Nível 2 132,00 44,90 16,10 Sala, 2/3 dormitórios, cozinha, banheiro, lavanderia, alpendres, área de frente e fundo. Nível 3 132,00 44,90 16,10 Idem, com melhoramentos internos e esquadrias. Nível 4 188,00 67,68 18,80+13,96 p/auto Nível 5 300,00 105,52 29,20+21,44 p/auto Nível 6 560,00 152,00 34,00+28,00 p/auto Sala, 3 dormitórios, cozinha, banheira, lavanderia, alpendres, área de frente e de fundo, garagem. Sala, 3 dormitórios, cozinha, banheiro, lavanderia, dormitório e banheiro para emprega, alpendres, área de frente e garagem, área lateral de serviços e área de fundo para extensão. Sala de estar, sala de jantar, 4 dormitórios, banheiro, lavado, copa, cozinha, lavanderia, dormitório e banheiro para empregada, alpendres, área de frente, garagem, área lateral de serviços e área de fundo para extensão. Fonte: CESP. Ilha Solteira A Cidade e a Usina. SP, Quanto a origem dos habitantes de Ilha Solteira, cerca de 70% deles era de procedência da região de Urubupungá, em um raio de 100 km, cerca de 25% dos trabalhadores era das demais cidades do interior do Estado de São Paulo e apenas os 5% restantes eram provenientes de outros Estados do país, do Norte, do Nordeste e do Sul, e essa população somente aumentava com os anos porem começou a diminuir com a finalização da Usina, como mostra o quadro:

8 Quadro 3. Evolução da população de Ilha Solteira. Mês/ Ano N de Habitantes Agosto/ Novembro/ Março/ Março/ Março/ Abril/ Maio/ Setembro/ Dezembro/ Dezembro/ Dezembro/ Dezembro/ Fonte: CESP. Ilha Solteira A Cidade e a Usina. SP, A partir das obras, muitos trabalhadores deixaram a cidade. A emancipação de Ilha Solteira foi em 30 de dezembro de 1991e foi elevada à categoria de Estância Turística em 13 de Abril de TURISMO EM ILHA SOLTEIRA Estância turística é um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos, devem dispor de infraestrutura e serviços à atividade turística, os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo. Os recursos turísticos existentes em Ilha Solteira atraem visitantes de várias localidades proximas e ainda de outros Estados que aqui vêm para desfrutar dos rios para a prática de esporte e lazer e das atrações culturais e técnico-científicas.

9 O turismo é um fenômeno social é complexo é diversificado, a partir do momento em que começaram os estudos científicos do turismo, muitas definições tem sido dadas durante os anos, a primeira definição remonta-se ao ano de 1911, que o economista austríaco Hermann Von Schullern descreve que Turismo é o conceito que compreende todos os processos, especialmente os econômicos, que se manifestam na chegada, na permanência e na saída do turista de um determinado município, país, ou estado. Para OMT - Organização Mundial do Turismo / World Tourism Organization (OMT /WTO), 1991 é: O turismo compreende as atividades desenvolvidas pelas pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual, por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios, ou outros. Ilha Solteira tem vários atrativos turísticos naturais e artificiais, a cidade é única,e foi totalmente planejada e administrada pela CESP por anos, tem um povo hospitaleiro, aberto a todos que a visitam, têm como marco o Turismo, a Tecnologia e a Cultura. A Cidade possui praias artificiais e três grandes rios: o Rio Paraná, o Rio Tietê e o Rio São José dos Dourados que propiciam a prática de esportes náuticos, pesca esportiva e lazer as famílias e aos seus visitantes, há vários eventos culturais e beneficentes realizados pelo poder público ou pela comunidade, eventos acadêmicos proporcionados pela comunidade cientifica como, por exemplo, a UNESP Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, atrai um grande contingente de turistas. Alguns Exemplos dos Atrativos Turísticos em Ilha Solteira: Ilha Solteira É uma ilha fluvial situada a 800m da jusante da UHE, batizada assim, devido à existência a 12 quilômetros dela, de um arquipélago fluvial com cinco ilhas, cujo nome é Cinco Ilhas. Desta forma, a ilha em questão, por estar sozinha, foi denominada Ilha Solteira.

10 Fig5. Ilha Solteira Fonte: Google Earth Rio São José dos Dourados Por ser um rio de corredeiras, favorecia a piracema do dourado, peixe que lhe que lhe da o nome, que entrava através do Paraná, procurando a cabeceira do rio São José dos Dourados para a desova (antes da UHE Ilha Solteira). Rio Tietê O rio Tietê possui km de extensão. Nasce no município de Salesópolis - SP, numa altitude de 1.030m a 22 km do Oceano Atlântico e desemboca no Rio Paraná no município de Itapura. Rio Paraná O Rio Paraná é formado pelo encontro das águas dos rios Grande e Paranaíba.

11 Fig 6. Localização das Praias Fonte: Praia Catarina Local de lazer destinado às comunidades local e regional. Possui infraestrutura como quiosque e área para camping, recebe grande contigente de turista principalmente no final de semana ou quando há realizações de eventos no local. Fig 7. Fotos da Praia Fonte: Praia Marina Atualmente, o local contém infraestrutura voltada para a prática do windsurfe, Jet ski, prancha a vela, motor e canchas, ainda têm um bar e lanchonete com todos os serviços. Reservatório Ilha Solteira

12 Com o represamento do rio Paraná pela Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, formou um grande reservatório. Zoológico de Ilha Solteira O Centro de Conservação da Fauna Silvestre, zoológico, foi construído em 1979, pela administração da CESP, com a finalidade de abrigar melhor alguns animais provenientes do enchimento dos Reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira. Fig. 8 Entrada do zoológico Fonte: CONCLUSÃO O município possui grandes atrativos turísticos, e estão investindo para melhorar a infraestrutura, não somente a prefeitura, mas a população local, também estam melhorando seus serviços e comércios, com abertura de mais hotéis, pousadas e restaurantes houve para absorver esse aumento des turistas no município, não somente para esses atrativos naturais, também ocorre na cidade grandes eventos culturais e acadêmicos realizados pela prefeitura ou pela universidade e faculdades presentes na cidade, como por exemplo, a UNESP, que realizam eventos, encontros, semanas e congressos. Tem também dois eventos de grande repercussão regional que e a FAPIC, onde e comemorado o aniversário da cidade com grandes atrações, realizado na semana do dia 15 de outrubro, e o outro e o MOTOFEST, grande encontro dos motoqueiros, esse último evento sempre se encontra lotado e essas pessoas vêm prestigiar o evento de varias partes do Brasil, dinamizando assim a economia local. A cidade passou por uma evolução muito rapida, principalmente se compararmos a mesma com outras cidades da região, Ilha Solteira tem uma história rica e possui grandes atrativos naturais e cada vez mais chama atenção dos turistas, proporcionando assim melhoras ao município e a sua população e para todos os visitantes da Estância Turistica de Ilha Solteira. ¹- Eixo Tematico: Geografica Econômica

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOULLÓN, R. C. Planejamento do espaço turístico. Bauru: EDUSC,2002, 278p. CASTRO, I. E. Paisagem e Turismo. De estética, nostalgia e política. IN:YÁZIGI, E. Abdo (org). Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, CESP. Ilha Solteira A Cidade e a Usina. SP, CRUZ, R. C. A. As paisagens artificiais criadas pelo turismo. IN: YÁZIGI, E. Abdo (org.). Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, RODRIGUES, A. B. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

Canteiro de obras A estância turística de Ilha Solteira

Canteiro de obras A estância turística de Ilha Solteira Canteiro de obras A estância turística de Ilha Solteira Construction site A resort Town of Ilha Solteira Mariana Vasconcelos da Silva Castro * Resumo: A cidade de Ilha Solteira foi construída e administrada

Leia mais

Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER. Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019. Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio

Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER. Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019. Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio Primeiro de Maio Categoria Cidades Publicado em 22/02/2019 Foto: Stephano Casanova / Prefeitura de Primeiro de Maio TERRA DE TRABALHO E LAZER Primeiro de Maio é rodeada pelas águas da represa da hidrelétrica

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

O Turismo em Panorama-SP: Transformações a partir da Construção da Usina Hidrelétrica Sergio Motta.

O Turismo em Panorama-SP: Transformações a partir da Construção da Usina Hidrelétrica Sergio Motta. O Turismo em Panorama-SP: Transformações a partir da Construção da Usina Hidrelétrica Sergio Motta. Claudemira Azevedo Ito e Willian Ribeiro da Silva, UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia- Campus

Leia mais

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 AGENDA 08:30 Boas vindas / Apresentação 08:45 Pauta da Reunião: Apresentação do Vídeo Institucional;

Leia mais

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação!

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação! ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER SECRETARIA MUNICPAL DE CULTURA E TURISMO - (SECTUR) BEM-VINDO A SANTO ANTONIO DE LEVERGER - MT Claudete Ferreira de Castro Santos

Leia mais

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena Santa Helena Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019 Balneário Terra das Águas - CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural

Leia mais

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil).

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil). Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-5 ATIVIDADES TURÍSTICAS E QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE EPITÁCIO (ESTADO DE SÃO

Leia mais

ILHA SOLTEIRA. Um caso típico de povoamento e urbanização (*)

ILHA SOLTEIRA. Um caso típico de povoamento e urbanização (*) ILHA SOLTEIRA. Um caso típico de povoamento e urbanização () (Resumo). JOSE; OSCAR BEOZZO. da Faculdade "Auxilium" de Filosofia de Lins (SP). No trabalho examinamos a exigência trazida pela construção

Leia mais

Dossier Promocional. Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve

Dossier Promocional. Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve Dossier Promocional Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Empreendimento 3. Características Gerais do Empreendimento 2 1. Contexto e Oportunidade

Leia mais

101

101 PORTO XAVIER 101 PORTO XAVIER Após a decadência do sistema reducional, o território onde se localiza o atual município de Porto Xavier, embora tenha permanecido poucos indígenas, recebeu a chegada gradativa

Leia mais

TIPOLOGIAS DO TURISMO E DOS LUGARES TURÍSTICOS

TIPOLOGIAS DO TURISMO E DOS LUGARES TURÍSTICOS TIPOLOGIAS DO TURISMO E DOS LUGARES TURÍSTICOS PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO TURISMO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - UFPR Conceitos básicos: ócio, recreação, turismo,

Leia mais

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes Bandeirantes Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019 Parque do Povo - FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas

Leia mais

GABARITO PROVA OBJETIVA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVA IGUAÇU. Edital n 01/2010 NÍVEL: FUNDAMENTAL INCOMPLETO

GABARITO PROVA OBJETIVA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVA IGUAÇU. Edital n 01/2010 NÍVEL: FUNDAMENTAL INCOMPLETO NÍVEL: FUNDAMENTAL INCOMPLETO CARGOS: ARMADOR/ AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/ BOMBEIRO HIDRAÚLICO/ CARPINTEIRO/ ELETRICISTA/ JARDINEIRO/ MANILHEIRO/ MARCENEIRO/ MECÂNICA DE MÁQUINA PESADA/ OPERADOR DE ACABADORA/

Leia mais

C a m p u s d e Ilh a S o lt e ir a ANEXO I

C a m p u s d e Ilh a S o lt e ir a ANEXO I ANEXO I Doação do Laboratório CESP de Engenharia Civil Ilha Solteira para o Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia Campus de Ilha Solteira UNESP O LCEC Laboratório CESP de Engenharia

Leia mais

Itaipulândia ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019. Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR

Itaipulândia ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019. Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR Itaipulândia Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 Foto: Leonardo Frederico Sguarezi / Acervo EPR ITAIPULÂNDIA: DE BEM COM A NATUREZA Jovem, responsável e promissora. Assim é Itaipulândia, cidade de

Leia mais

Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá

Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá ALUNO(A): ATIVIDADE INSTRUMENTAL PROFESSOR(A): EMILLY DATA: / /2017 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 7º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá Situada no rio Corumbá, distante cerca de

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO 06 DE MARÇO DE 2019.

LAUDO DE AVALIAÇÃO 06 DE MARÇO DE 2019. LAUDO DE AVALIAÇÃO IMÓVEL AVALIANDO: Terreno com edificações. LOCALIZAÇÃO: Sorocaba - SP. MATRÍCULA: 20.437. ÁREA TOTAL: 15.000,00 m². MATRÍCULA: 11.144. ÁREA TOTAL: 28.650,30 m². 06 DE MARÇO DE 2019.

Leia mais

1 - PROGRAMAÇÃO: 2 - CATEGORIAS: PRÓ - Masculino. Feminino

1 - PROGRAMAÇÃO: 2 - CATEGORIAS: PRÓ - Masculino. Feminino 1 - PROGRAMAÇÃO: DIA: 18 de fevereiro de 2018 (domingo) HORA - 07:00 às 08:30 h Confirmação de Inscrição LOCAL Av Beira Mar / Molhe Norte (descida Avenida Getúlio Vargas) HORA 9:00 h - LARGADA 2 - CATEGORIAS:

Leia mais

BAIXADA SANTISTA. Serviços 1 Supervisor de telemarketing e atendimento C.L.T. Bertioga Graduação 6

BAIXADA SANTISTA. Serviços 1 Supervisor de telemarketing e atendimento C.L.T. Bertioga Graduação 6 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade Supervisor de telemarketing e atendimento C.L.T. Bertioga Graduação 6 Supervisor de vendas comercial C.L.T. Bertioga

Leia mais

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018 Edição N 746 Caderno I

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018 Edição N 746 Caderno I Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018 Edição N 746 Caderno I ANEXO 19 QUADRO DE PESSOAL ORGÃO OU ENTIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL AMERICO BRASILIENSE DATA: 31.12.2017 DENOMINAÇÃO QUANTIDADE DE QUANTITATIVOS

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário ANDERSON TAVARES DE OLIVEIRA Nº CPF / CNPJ 99920387720 Nome Empreendimento CONDOMÍNIO CHATEAU BOUGANVILLE

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário CRISTINA CARDOSO ROCHA Nº CPF / CNPJ 85455768700 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 104.087,95

Leia mais

Report DGBZ. São Paulo. Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena. Maio/2017

Report DGBZ. São Paulo. Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena. Maio/2017 Report São Paulo Maio/2017 Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena 02 Qual é o perfil do comprador de imóveis em bairros da Zona Oeste de São Paulo? Panorama

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA POPULAÇÃO DIRETAMENTE ATINGIDA DE SALTO DA DIVISA, MINAS GERAIS, BRASIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DA

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

A TEMPERATURA E A UMIDADE DO AR EM NOVA ANDRADINA/MS EM AGOSTO DE 2008 ÀS 20h 1

A TEMPERATURA E A UMIDADE DO AR EM NOVA ANDRADINA/MS EM AGOSTO DE 2008 ÀS 20h 1 A TEMPERATURA E A UMIDADE DO AR EM NOVA ANDRADINA/MS EM AGOSTO DE 2008 ÀS 20h 1 Janaína Lopes Moreira janainamoreira1991@hotmail.com UNESP- Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia,

Leia mais

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília edileneamerico@hotmail.com José Luis Santos Neto CEB Distribuição jluisneto@uol.com.br Fernando Luiz Araújo Sobrinho Prof. Doutor

Leia mais

A Área ( AIAR) (1) I Várzea do Rio Atibaia

A Área ( AIAR) (1) I Várzea do Rio Atibaia Anexo A.15 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR Nº /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO - ÁREAS DE INTERESSE AMBIENTAL RELEVANTE DISPOSIÇÕES INCIDENTES Área ( AIAR) (1) Restrições ( Usos,

Leia mais

LOCAL Avenida Nereu Ramos, (Bali Hai / Pantai) - Praia de Itacolomi

LOCAL Avenida Nereu Ramos, (Bali Hai / Pantai) - Praia de Itacolomi 1 PROGRAMAÇÃO: DIA 09/02 (Sábado) HORA 10:00 às 13:00h Confirmação de Inscrição LOCAL Avenida Nereu Ramos, 2970 - (Bali Hai / Pantai) - Praia de Itacolomi HORA 14:00h Largada COMO CHEGAR? 2 CATEGORIAS:

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. O turismo formal em Minas Gerais a 2010

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. O turismo formal em Minas Gerais a 2010 SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS O turismo formal em Minas Gerais - 2006 a 2010 Ficha técnica Realização: Governo do Estado de Minas Gerais Governador Antônio Augusto Junho Anastasia Secretaria

Leia mais

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Usinas Hidrelétricas. Prof. Marco Saidel

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Usinas Hidrelétricas. Prof. Marco Saidel PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Usinas Hidrelétricas Prof. Marco Saidel Geração hidrelétrica Conceitos básicos de hidrologia: Bacia hidrográfica Área da

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Proponente / Comprador FERNANDA FERREIRA DA SILVA Nº CPF / CNPJ 33466030838 Nome Empreendimento Valor Compra

Leia mais

ANEXO II TABELA DE REENQUADRAMENTO. Quadro de Cargos Efetivos Escolaridade Nível Superior

ANEXO II TABELA DE REENQUADRAMENTO. Quadro de Cargos Efetivos Escolaridade Nível Superior ANEXO II TABELA REENQUADRAMENTO Quadro de Cargos Efetivos Escolaridade Nível Superior Emprego inexistente Analista Ambiental Assistente de Contabilidade Analista Econômico e Financeiro Economista Analista

Leia mais

Uso múltiplo das águas na bacia do Rio Pinheiros

Uso múltiplo das águas na bacia do Rio Pinheiros Departamento de Tecnologia da Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo ESTÚDIO ÚNICO E INTEGRADO 2014 - AUP156 e AUP152 Uso múltiplo das águas na bacia do Rio Pinheiros

Leia mais

Manual de Organização

Manual de Organização ÍNDICE GERAL Descrição Pag. Introdução... 3 II. Plano de Cargos e Vencimentos... 10 1. Quadros de Especificação de Classes de Cargos de Provimento em Comissão... 11 Administrador de Creche... 12 Analista

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação da Propriedade Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Proponente AILTON CARLOS NIZA Nº CPF / CNPJ 49262831668 Nome Condomínio Valor de Compra e Venda R$ 1.500.000,00

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário CARLOS SANCHES MENA Nº CPF / CNPJ 31858422191 Nome Empreendimento ED. TORRE ATLANTICA Valor Compra Venda

Leia mais

Pesquisa sobre o Turismo de Verão

Pesquisa sobre o Turismo de Verão Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Pesquisa sobre o Turismo de Verão Um panorama sobre o turista que contribui para a movimentação da economia no período de verão na região da Grande Florianópolis

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário Alberto De Maio Nº CPF / CNPJ 43710018900 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 259.469,03 Data

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador ELIAS MIRANDA Nº CPF / CNPJ 04144134822 Nome Empreendimento Parque Residencial Primavera Valor Compra Venda R$ 120.954,47 Data

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário CONSTRUTORA IBÉRICA LTDA CNPJ do Proponente / Comprador / Garantidor

Leia mais

Mínimo de 5 dia(s) Mínimo de. 10 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 5 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 5 dia(s) Mínimo de

Mínimo de 5 dia(s) Mínimo de. 10 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 5 dia(s) Mínimo de. 7 dia(s) Mínimo de. 5 dia(s) Mínimo de Residencial Ana Paula 1 dormitório(s) sendo: Quarto; Cozinha; (Antes) 01/11/2016 17/12/2016 US$ 40,00 NATAL - REVEILLON 18/12/2016 03/01/2017 US$ 120,00 Janeiro 03/01/2017 31/01/2017 US$ 110,00 Fevereiro

Leia mais

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Administração Pública 20 Corretor de imóveis Autônomo Araçatuba Ensino Fundamental 0

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Administração Pública 20 Corretor de imóveis Autônomo Araçatuba Ensino Fundamental 0 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade Administração Pública 20 Corretor de imóveis Autônomo Araçatuba Ensino Fundamental 0 Administração Pública 1 Faxineiro

Leia mais

ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS:

ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS: Prof. Samuel Matos ENERGIA EÓLICA DE SERGIPE PARQUE EÓLICO DA BARRA DOS COQUEIROS: inaugurada em 29 de janeiro de 2013, a Usina Eólica no município de Barra dos Coqueiros foi construída através do Programa

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário Rosane Lemos Mendes Nº CPF / CNPJ 39261972004 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 200.000,00 Data

Leia mais

7.1.6 Origem/Motivação: Promover a integração da comunidade e comemorar a emancipação político

7.1.6 Origem/Motivação: Promover a integração da comunidade e comemorar a emancipação político 7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES Eugênio de Castro 7.1 Aspectos Gerais 7.1.1 Identificação: Festa de Aniversário do Município 7.1.2 Denominação mais freqüente: Festa Popular

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário THIAGO ALVES DERRICO Nº CPF / CNPJ 21604625864 Nome Empreendimento Edifício Parque Pedra Bonita Valor

Leia mais

FRONTEIRAS E TERRORIALIDADES DO TURISMO: CASO DE PANORAMA-SP. Eixo temático: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES FRONTEIRIÇAS

FRONTEIRAS E TERRORIALIDADES DO TURISMO: CASO DE PANORAMA-SP. Eixo temático: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES FRONTEIRIÇAS FRONTEIRAS E TERRORIALIDADES DO TURISMO: CASO DE PANORAMA-SP Willian Ribeiro da Silva 1 Claudemira Azevedo Ito 2 Eixo temático: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES FRONTEIRIÇAS RESUMO: Na atualidade, a atividade

Leia mais

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS ELÉTRICOS PARA A SELEÇÃO DE CONDUTORES

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS ELÉTRICOS PARA A SELEÇÃO DE CONDUTORES CAPÍTULO 2 PARÂMETROS ELÉTRICOS PARA A SELEÇÃO DE CONDUTORES Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO Para iniciar todo projeto para o fornecimento de energia elétrica em instalações internas

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário MARCO ANTONIO CAVALLARO Nº CPF / CNPJ 08685624835 Nome Empreendimento Condominio Residencial Quinta

Leia mais

OBRAS DE DESVIO DE RIO E ASPECTOS DE SEGURANÇA OPERACIONAL DURANTE CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS

OBRAS DE DESVIO DE RIO E ASPECTOS DE SEGURANÇA OPERACIONAL DURANTE CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS OBRAS DE DESVIO DE RIO E ASPECTOS DE SEGURANÇA OPERACIONAL DURANTE CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS ERTON CARVALHO COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB PRESIDENTE HONORÁRIO * Desvio - Critérios de Projeto * Etapas

Leia mais

Unidades de Conservação

Unidades de Conservação Unidades de Conservação Unidades de conservação Unidades de conservação Um dos mais significativos programas de conservação ambiental está sendo implantado pela CESP; porém, poucas pessoas podem perceber

Leia mais

Estação Náutica do Baixo Guadiana

Estação Náutica do Baixo Guadiana Estação Náutica do Baixo Guadiana Vila Real de Santo António*Castro Marim*Alcoutim*Mértola*Ayamonte Lisboa, 15 de março de 2019 As Estações Náuticas de Portugal São uma rede de oferta turística náutica

Leia mais

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Regime de Contratação Outros 1 Psicólogo do trabalho C.L.T. Caraguatatuba Graduação 3

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Regime de Contratação Outros 1 Psicólogo do trabalho C.L.T. Caraguatatuba Graduação 3 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade Outros 1 Psicólogo do trabalho C.L.T. Caraguatatuba Graduação 3 Outros 1 Professor de história no ensino médio

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário LUIZ CARLOS GONCALVES DE SOUZA Nº CPF / CNPJ 70733449700 Nome Empreendimento COND AGUAS CLARAS Valor

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2019-01-14 11:24:45 / Página 1 of 6 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL.

UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL. Guaraqueçaba Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL. Em tupi-guarani, Guaraqueçaba significa "Lugar do Guará", uma ave

Leia mais

O mercado Imobiliário no Interior

O mercado Imobiliário no Interior O mercado Imobiliário no Interior Joaquim Ribeiro 21/09/2011 São José do Rio Preto São José do Rio Preto São José do Rio Preto Localização: Altitude: Temperatura: Hidrografia: Sudeste do Brasil e Noroeste

Leia mais

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS 1 TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS Graciele da Silva Neiva 1 ; Prof. Dr. Marcos Kazuo Matushima 2 Área

Leia mais

Nota Técnica Ref.: Caracteriza a delimitação geográfica da Indicação de Procedência Paraty, para o produto cachaça. 1-Apresentação 2-Introdução

Nota Técnica Ref.: Caracteriza a delimitação geográfica da Indicação de Procedência Paraty, para o produto cachaça. 1-Apresentação 2-Introdução Nota Técnica Ref.: Caracteriza a delimitação geográfica da Indicação de Procedência Paraty, para o produto cachaça. 1-Apresentação A presente Nota Técnica caracteriza o meio físico e cultural onde se desenvolve

Leia mais

1 - Chave identificação do laudo: Balneário Rincão. Fachada. 100,00 12,00 Regular. Construção - Unidade Autônoma 0,00. área não averbada:

1 - Chave identificação do laudo: Balneário Rincão. Fachada. 100,00 12,00 Regular. Construção - Unidade Autônoma 0,00. área não averbada: LAUDO DE AVALIAÇÃO 2 Cliente PARECER Bairro Município 1 Chave identificação do laudo: Solicitante: SABINO LUIZ PIRES Zona Sul Balneário Rincão Modelo uso comparativo Operação Empresa: Cisz Eng. ISOLADO

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Empreendedor / Incorporador CONSTRUTORA MARKA LTDA CNPJ do Empreendedor 03058991000151 Nome Empreendimento

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário Fernanda Schmitz Schneider Nº CPF / CNPJ 03181891940 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 300.000,00

Leia mais

PAULO DIAS DA SILVA ROCHA

PAULO DIAS DA SILVA ROCHA LAUDO DE AVALIAÇÃO 2 Cliente PARECER Tipo de Plano Solicitante: REVER Operação ISOLADO Banco Santander 0 Fachada 4 IMÓVEL Área (m²) Apartamento tipo Apto. 00 Box 503A Total Tipo de Imóvel Área privativa

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação da Propriedade Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Proponente ANTONIO CARLOS ALVES RIBEIRO Nº CPF / CNPJ 77835581604 Nome Empreendimento Valor de Compra

Leia mais

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP FEVEREIRO 2009 Localização da Bacia Rio Teles Pires Estudos de Inventário - Aproveitamentos Identificados UHE FOZ DO APIACÁS AMAZONAS 208 MATO GROSSO Juara Nova Monte Verde

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2018-08-22 03:58:33 / Página 1 of 9 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

O PACUERA é uma exigência do Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA

O PACUERA é uma exigência do Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA Informações e orientações básicas sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA) da Usina Hidrelétrica Serra do Facão O PACUERA é uma exigência do Licenciamento

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário JOSELENE MENDES RODRIGUES Nº CPF / CNPJ 55727930510 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 85.000,00

Leia mais

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS MACROZONEAMENTO URBANO MR MACROZONA RURAL PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo promover o desenvolvimento agropecuário, promover a integração e convivência entre a área rural e urbana, com

Leia mais

Candói - Alagado TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE. Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019. Salto Curucaca - Foto: Prefeitura de Candói

Candói - Alagado TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE. Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019. Salto Curucaca - Foto: Prefeitura de Candói Candói - Alagado Categoria Cidades Publicado em 21/03/2019 Salto Curucaca - TERRA DA FESTA NACIONAL DO CHARQUE Candói está situada na região central do Paraná. Cercada de usinas e lagos artificiais criados

Leia mais

INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO

INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO Nossa atual aposta em São Leopoldo Nossa empresa 36 apartamentos 30 apartamentos de 2 dormitórios 6 apartamentos de 1 dormitório AlbaRio é uma empresa que trabalha na incorporação

Leia mais

TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS. A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez.

TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS. A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez. TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS Code: 05.008 A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez. 1 Universidade Federal de Minas Gerais; 2 RBE 21/11/2017

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação da Propriedade Proponente AILTON RODRIGO DA TRINDADE Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Nº CPF / CNPJ 28325055898 Valor de Compra e Venda R$ 400.000,00

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

Dados de Barra Velha 2014

Dados de Barra Velha 2014 Dados de Barra Velha 2014 Localização É a primeira praia vista pela BR 101 no sentido norte/sul do Estado. Divisas: Araquari, São João do Itaperiú, Luiz Alves e Piçarras. População: Barra Velha possui

Leia mais

DOC Nº 21 - LAUDO(S) DE AVALIAÇÃO ATUAL

DOC Nº 21 - LAUDO(S) DE AVALIAÇÃO ATUAL DOC Nº 21 - LAUDO(S) DE AVALIAÇÃO ATUAL Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador Jamerson Cabral Nº CPF / CNPJ 03692982925 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$

Leia mais

Estado: Cidade mais próxima: Número de habitantes: Distância à sede da construtora: km. Aeroporto mais próximo da obra

Estado: Cidade mais próxima: Número de habitantes: Distância à sede da construtora: km. Aeroporto mais próximo da obra Relatório de visita técnica ao local das obras (levar máquina fotográfica) Este relatório é próprio para serviços e obras de grande porte que se situem fora da área de atuação normal da empresa. A. DADOS

Leia mais

CARLOS GILBERTO FERRARI

CARLOS GILBERTO FERRARI LAUDO DE AVALIAÇÃO R. JOSÉ HONÓRIO LOURES PARECER Modelo Custo 1 Chave identificação do laudo: INDRA ou MONTREAL nome empresa Operação Indra ou Montreal Empresa: ISOLADO Solicitante: Banco Santander 80

Leia mais

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Prestador de Serviços. Comércio 1 Vendedor em domicílio C.L.T. Andradina Ensino Médio 0

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Prestador de Serviços. Comércio 1 Vendedor em domicílio C.L.T. Andradina Ensino Médio 0 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Comércio 1 Recepcionista, em geral Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade Experiência (Em Meses) Comércio 1 Vendedor em domicílio C.L.T. Andradina Ensino

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia Funchal Madeira

Dossier Promocional. Moradia Funchal Madeira Dossier Promocional Moradia Funchal Madeira 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

PÁGINA 21 :: SALTO 320 ANOS :: JORNAL TAPERÁ SALTO, 16 DE JUNHO DE 2018

PÁGINA 21 :: SALTO 320 ANOS :: JORNAL TAPERÁ SALTO, 16 DE JUNHO DE 2018 PÁGINA 21 :: SALTO 320 ANOS :: JORNAL TAPERÁ SALTO, 16 DE JUNHO DE 2018 PÁGINA 22 :: SALTO 320 ANOS :: JORNAL TAPERÁ SALTO, 16 DE JUNHO DE 2018 Parcerias com iniciativa privada podem ajudar Salto a ter

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário Ricardo Urbano Nº CPF / CNPJ 97478911900 Nome Empreendimento, Condomínio Residencial Oasis Valor Compra

Leia mais

Bairro Município UF. Fachada. 4 - IMÓVEL Tipo de Imóvel Padrão Construtivo Conservação Idade Aparente. Sobrado em cond. fechado Médio-alto Bom Nova

Bairro Município UF. Fachada. 4 - IMÓVEL Tipo de Imóvel Padrão Construtivo Conservação Idade Aparente. Sobrado em cond. fechado Médio-alto Bom Nova LAUDO DE AVALIAÇÃO PARECER 1 - Tipo de Plano Solicitante: RUA ANTÔNIO BUGLIOLI JD. DOS MANACÁS Banco Santander 63 #REF! Operação ISOLADO 2 - Cliente CPF ### Fachada 4 - IMÓVEL Tipo de Imóvel Padrão Construtivo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL DESPACHO Nº 440, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2014.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL DESPACHO Nº 440, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2014. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL DESPACHO Nº 440, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2014. O PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL, no uso das atribuições

Leia mais

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Bacias Hidrográficas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas

Leia mais

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS

PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS PANORAMA GERAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAIS O Brasil possui no total 4.466 empreendimentos em operação, totalizando 141.798.700 kw de potência instalada. Está prevista para os próximos anos

Leia mais

Exemplos de antigas áreas de mineração recuperadas / reabilitadas

Exemplos de antigas áreas de mineração recuperadas / reabilitadas Exemplos de antigas áreas de mineração recuperadas / reabilitadas Reflorestamento com espécies nativas Reflorestamento comercial com espécies exóticas Implantação do sistema de drenagem; Estabilização

Leia mais

MARÍLIA. Regime de Contratação Construção Civil 1 Engenheiro civil (edificações) C.L.T. Assis Graduação 1

MARÍLIA. Regime de Contratação Construção Civil 1 Engenheiro civil (edificações) C.L.T. Assis Graduação 1 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade Construção Civil 1 Engenheiro civil (edificações) Assis Graduação 1 Comércio 2 Experiência (Em Meses) Assis Trabalhador

Leia mais

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO QUINTA EM CALDAS DE AREGOS - RESENDE

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO QUINTA EM CALDAS DE AREGOS - RESENDE OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO QUINTA EM CALDAS DE AREGOS - RESENDE Julho de 2016 O IMÓVEL Localização > Zona inserida no, no concelho de Resende, um local marcado pela paisagem única do Rio Douro e por

Leia mais

João Pessoa. Região Leste: Praias

João Pessoa. Região Leste: Praias João Pessoa Região Leste: Praias Índice Manaíra 04 Tambaú 06 Bessa 08 Cabo Branco 10 Penha 12 Praia do Sol 13 Praia do Seixas 15 Barra de Gramame 17 2 Região Leste: PRAIAS O bairro de Manaíra Conheça um

Leia mais

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2016

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS DO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2016 A Prefeitura da Estância Turística de, usando de suas atribuições legais, torna pública a CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

Leia mais

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO BACIA DO RIO PARANAÍBA OUT/2014 SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretário Alceu José Torres Marques

Leia mais

IFSP- FT1 Fragmentos sobre a história do turismo

IFSP- FT1 Fragmentos sobre a história do turismo IFSP- FT1 Fragmentos sobre a história do turismo Atrativo turístico é todo elemento material ou imaterial com capacidade própria ou em combinação com outros de atrair visitantes a uma determinada localidade.

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador CARLOS ANDRE MACEDO DE OLIVEIRA Nº CPF / CNPJ 74544187400 Nome Empreendimento EDIFÍCIO ATHENA Valor Compra Venda R$ 260.000,00

Leia mais