O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX"

Transcrição

1 PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica: Laila Gonçalves França - Bolsista PBIC/UEG Introdução Este projeto tem por objetivo analisar, teórica e criticamente, a relação entre literatura e pensamento filosófico na ficção brasileira do século XX, especificamente nas obras Grande sertão: veredas (1956), de Guimarães Rosa, A paixão segundo G. H. (1964) e A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, A luz no subsolo (1936) e Dias perdidos (1943), de Lúcio Cardoso e Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar. Nesse sentido, o projeto busca compreender o contexto histórico-ideológico no qual se inserem as obras investigadas, de modo a vislumbrar o espírito de época que as envolve bem como averiguar os procedimentos literários e estilísticos através dos quais as obras foram engendradas, visando a entender o modo como tais procedimentos vêm a produzir o sentido filosófico e ideológico do todo estético. Pretende-se, através desta pesquisa, dinamizar o estudo e as discussões acadêmicas em torno da especificidade do discurso literário e de sua relação com o discurso filosófico. Em última instância, espera-se que esse estudo possa contribuir para o trabalho de outros pesquisadores, em diversos níveis, no sentido de oferecer-lhes mais uma alternativa de enfoque do literário e de aprofundamento nas questões de ordem epistemológica. Com vistas a esse intento, serão produzidos artigos científicos a serem publicados em periódicos especializados e apresentados em eventos da área. OBJETIVOS a) compreender o contexto histórico-ideológico no qual se inserem as obras investigadas, de modo a vislumbrar o espírito de época que as envolve; b) averiguar os procedimentos literários e estilísticos através dos quais as obras foram engendradas, visando a entender o modo como tais procedimentos vêm a produzir o sentido filosófico e ideológico do todo estético;

2 c) investigar a dialogação entre o conhecimento literário e o conhecimento filosófico que pode ser depreendida de cada obra analisada; d) reconhecer, nas obras literárias, as imagens das idéias filosóficas; e) conceber a personagem literária como existência significante; f) conceber o autor literário como instância de criação de uma visão filosófica ou ideológica sobre a realidade ético-cognitiva; g) compreender a historicidade e a especificidade da arte literária a partir de uma perspectiva que considere os aspectos internos (formais e conteudísticos) das obras. RESULTADOS Esta pesquisa visa a contribuir para a discussão teórica e crítica em torno da literatura brasileira, especialmente no âmbito universitário. Com vistas a esse intento, serão produzidos artigos científicos a serem publicados em periódicos especializados e apresentados em eventos da área. Pretende-se dinamizar o estudo e as discussões acadêmicas em torno da especificidade do discurso literário e de sua relação com o discurso filosófico. Em última instância, espera-se que esse estudo possa contribuir para o trabalho de outros pesquisadores, em diversos níveis, no sentido de oferecer-lhes mais uma alternativa de enfoque do literário e de aprofundamento nas questões de ordem epistemológica. Metodologia Primeira parte: Foram trabalhados textos que discutiam a relação entre arte/literatura e filosofia Textos: Poesia e pensamento abstrato, de Paul Valéry; Constelações, de Adauto Novaes; Problemas da poética de Dostoiévski, de Bakhtin; Dostoiévski: a ficção como pensamento, de Boris Schnaidermann. Textos: A república, de Platão (Livros III e X); Crítica da faculdade do juízo estética, de Kant; Estética, de Hegel.

3 Leitura complementar: Idea: a evolução do conceito de belo, de Erwin Panofsky; Kant: juízo estético e reflexão, de Ricardo Ribeiro Terra; O que está vivo e o que está morto na estética de Hegel, de Gerd Bornheim; Teoria da arte, de Harold Osborne. Textos: O nascimento da tragédia, de Nietzsche; A origem da obra de arte, de Heidegger. Leitura complementar: A filosofia da arte, de Jean Lacoste. Textos: Teoria estética, de Theodor Adorno; O fim da modernidade, Gianni Vattimo; A obra de arte na era de sua reprodutibilidade de técnica, de Walter Benjamin. A imagem literária da ideia filosófica Apresentação de trabalho: Um grito para o céu: arte e pensamento em Crônica da casa assassinada (dissertação de mestrado) Textos: No tempo do niilismo e outros ensaios, de Benedito Nunes; Estética da criação verbal; Bakhtin e outros textos a serem definidos. A ideia de homem no pensamento filosófico Texto: Paidéia, de Werner Jaeger e outros textos a serem definidos. Textos: O existencialismo é um humanismo, de Sartre; Sobre o humanismo, O que é metafísica? E Sobre a essência do fundamento, Heidegger. Leitura complementar: Ser e tempo, de Heidegger; textos de Benedito Nunes; O existencialismo na ficção brasileira, de José Fernandes. Texto: Fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty. Leitura complementar: texto de Marilena Chauí. Análise de obras literárias Discussão de Lavoura Arcaica Discussão de A luz no subsolo Discussão de Dias perdidos Discussão de A paixão segundo G.H. Discussão de A hora da estrela Discussão de Grande sertão: veredas. Quarta parte: Produção de artigos

4 Setembro Outubro / 2009 Quinta parte: Colóquio Novembro / Discussão O projeto O diálogo entre literatura e filosofia na ficção brasileira do século XX, propõe uma discussão sobre a ideia de homem configurada a partir da literatura existencialista seus principais filósofos são Jean-Paul-Sartre que defende em seu ensaio: O existencialismo é um humanismo que o homem é responsável por todos os homens e pela sua própria existência e Heidegger acredita que é por meio da linguagem que o homem se aperfeiçoa como um ser racional refletindo assim, sobre seus atos e se desenvolvendo como ser humano e Merleau- Ponty em fenomenologia da percepção defende a ideia da intersubjetividade, ou seja, por meio do contato com o outro que o ser conhece a si mesmo. Conclusão O projeto de pesquisa O diálogo entre literatura e filosofia na ficção brasileira do século XX, é um projeto que trabalha com a literatura do início do século XX, tentando observar pontos importantes dessa literatura e da filosofia, sobretudo, a existencialista, a busca do ser pela existência e pela linguagem. Nesse sentido, os acadêmicos desenvolvem pesquisas que comprovam esses aspectos dentro das obras analisadas, tendo em vista que literatura e filosofia possuem leis próprias e modos de fazer diferentes. Referências ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa 70,1970. BAKHTIN, Michail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. de Aurora Foroni Bernardini et alii. 3 ed. São Paulo : Unesp/Hucitec,1993 CARDOSO, Lúcio. Dias perdidos. 2 ed. Rio de Janeiro : José Olympio, 1970.

5 . A luz no subsolo. 2 ed. Rio de Janeiro : Expressão e Cultura / Instituto Nacional do Livro,1971. FERNANDES, José. O existencialismo na ficção brasileira. Goiânia. Editora: UFG, HEIDEGGER, Martin. Os pensadores. Lisboa: Guimarães Editores, Ser e tempo. Trad. de Márcia de Sá Cavalcante. 2 ed. Petrópolis : Vozes,1990. LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo GH. 7 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, A hora da estrela. 14. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo : Martins Fontes,1999. NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 3 ed. São Paulo : Companhia das Letras,1989. NOVAES, Adauto. Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, NUNES, Benedito. O dorso do tigre. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, No tempo do Niilismo e outros ensaios. São Paulo: Ática, ROSA, Guimarães: Grande sertão veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, SARTRE, Jean - Paul. O existencialismo é um Humanismo. In:. O s pensadores. Trad. Virgílio Ferreira. Lisboa: Editorial Presença, STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Trad. de Celeste Alda Galeão. 3 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro VALÉRY, Paul. Variedades. Org. João Alexandre Barbosa. São Paulo: Iluminuras, 1999.

6

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Obras de Heidegger HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In: A caminho da linguagem. Trad. Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.. A questão da técnica.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper.

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper. PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof: Priscila Rossinetti Rufinoni Período: diurno Ementa: Apresentar as questões e problemas epistemológicos impostos pela modernidade.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

4ª ETAPA. Componente Curricular: Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia.

4ª ETAPA. Componente Curricular: Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia. ETAPA Componente Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Avaliação da Aprendizagem Estuda a avaliação escolar, com identificação dos alicerces teóricos da avaliação classificatória e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 1º semestre de 2017 Disciplina obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0248 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Eduardo Brandão Carga horária: 120h

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

UNIDADE ACADÊMICA: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA SUBUNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROFESSOR(A): AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA

UNIDADE ACADÊMICA: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA SUBUNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROFESSOR(A): AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA UNIDADE ACADÊMICA: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA SUBUNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PROFESSOR(A): AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA PLANO DE ATIVIDADE ACADÊMICA CÓDIGO DISCIPLINA LTAB004

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Sobre a noção de experiência Este curso visa estudar a noção de experiência, herdada da filosofia moderna,

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais

Homologação final das inscrições TÍTULO DO ANTEPROJETO LÍNGUAS

Homologação final das inscrições TÍTULO DO ANTEPROJETO LÍNGUAS INSTITUTO DE, S E CULTURA IFAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM Processo Seletivo 2018 Mestrado Filosofia UFOP Linhas de Pesquisa: 1- Estética e Filosofia da Arte 2- Ética e Filosofia Política 3- metafísica

Leia mais

ESTUDO DOS TRÊS CAPÍTULOS INICIAIS DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO O DRAMA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR (1989), DE BENEDITO NUNES

ESTUDO DOS TRÊS CAPÍTULOS INICIAIS DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO O DRAMA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR (1989), DE BENEDITO NUNES ESTUDO DOS TRÊS CAPÍTULOS INICIAIS DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO O DRAMA DA LINGUAGEM: UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR (1989), DE BENEDITO NUNES Anderson Pereira PIBIC/UFPA Profª. Drª. Maria de Fatima do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FILOSOFIA Código da Disciplina: NDC 141 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo das Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia.

3ª ETAPA. Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia. ETAPA Componente exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente Escola e Currículo Estudo geral das teorias do currículo: desde a origem do campo, as teorias tradicionais,

Leia mais

Programa do curso. Turma diurna

Programa do curso. Turma diurna ÉTICA Quadrimestre letivo: 3/2014 Prof. Dr. Flamarion Caldeira Ramos T-P-I: 4-0-4 Carga Horária: 48 horas Ementa: Trata-se de disciplina com a qual se pretende discutir as condições de possibilidade da

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates Introdução à Filosofia I.EMENTA Noções introdutórias ao Filosofar: origem e invenção. Agostinho de Hipona e a razão. Aristóteles e a superação do paradigma da Academia. Avicena e a filosofia árabemuçulmana.

Leia mais

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA PLANO ANALÍTICO DE HERMENÊUTICA Docente 2º Ano, 2º Semestre de 2018 Carga horária total: 64. Carga horária semanal: 4 (Pedro Cebola Mazi) pedrocebola@ymail.com

Leia mais

Apresentação O que é fenomenologia?

Apresentação O que é fenomenologia? Apresentação O que é fenomenologia? Antonio Balbino Marçal Lima SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, ABM., org. Apresentação O que é fenomenologia? In: Ensaios sobre fenomenologia: Husserl,

Leia mais

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da disciplina: Caracterização da disciplina NHH2007-13 Nome da disciplina: Estética Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da turma: Turma: Turno: Noturno

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 CÓDIGO 6FIL072 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME FILOSOFIA CURSO SÉRIE EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª CARGA HORÁRIA SEMESTRE/OFERTA HABILITAÇÃO(ÕES)

Leia mais

Período: Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I

Período: Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I Período: 2017.1 Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) CURSO: Os abstracionismos dos anos 1950-60, no Brasil: entendimentos, diversidade

Leia mais

Título: ARTE E VERDADE EM HEIDEGGER

Título: ARTE E VERDADE EM HEIDEGGER ESTÉTICA I 1º Semestre de 2019 Disciplina obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Profº Marco Aurélio Werle Carga Horária: 120h Créditos: 06

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE Componente Curricular: MITOCRÍTICA E MITANÁLISE Carga Horária: 45 HORAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO: CCH DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO NOME 6 FIL 104 ÉTICA CURSO SÉRIE DIREITO 1ª CARGA HORÁRIA T P TOTA L 30 h 30h

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO 2015-1 Filosofia Módulo C Ementa Módulo 1 Carga Horária: 64 h Discussão sobre as condições de elaboração dos conhecimentos científicos. Entendimento dos

Leia mais

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação Programa de Ensino Nome da disciplina: Literatura Infanto-juvenil Código da disciplina: CMA 6008 Horas/aula semanais: 4 Total de horas/aula: 72 Pré-requisito: Não há Curso a que se destina: Letras, Artes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2017 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do Curso de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. Marco Aurélio Werle Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL NÚMERO DE CRÉDITOS: 08 créditos CARGA HORÁRIA: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: Dr. Marcio Roberto Pereira EMENTA A proposta

Leia mais

Faculdade de Letras. STL Teoria da Literatura I - OB Carga horária: 60 horas - 04 créditos. Atenção I. EMENTA:

Faculdade de Letras. STL Teoria da Literatura I - OB Carga horária: 60 horas - 04 créditos. Atenção I. EMENTA: Faculdade de Letras STL-004 - Teoria da Literatura I - OB Carga horária: 60 horas - 04 créditos I. EMENTA: Atenção Este conteúdo é equivalente para a (s) seguinte (s) disciplina (s): Estrutura da Obra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE DISCIPLINA: Análise do Discurso CARGA HORÁRIA: 45 horas PROFESSORA: Dra. Laura Maria Silva Araújo

Leia mais

NA PÁGINA 3 DO EDITAL ONDE SE LÊ: DO NÚMERO DE VAGAS

NA PÁGINA 3 DO EDITAL ONDE SE LÊ: DO NÚMERO DE VAGAS Errata 01 que insere vagas no Doutorado para a professora Maria de Fátima do Nascimento e altera as condições das vagas da professora Tânia Maria Pereira Sarmento Pantoja NA PÁGINA 3 DO EDITAL ONDE SE

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017 FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Disciplina: Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade Professora: Ms. Jucimeire

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 18047-5 Estudos dirigidos de Filosofia 2 Professor responsável: Francisco Prata Gaspar Objetivos gerais: Orientar o estudante no exercićio de uma pra tica de leitura meto dica

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Curso / Núcleo Temático: Teologia /Núcleo de Ética e Cidadania (NEC) PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Ética e Cidadania I Professor (es): DRT: Etapa: 1ª. 2h/aulas semanais Semestre Letivo: 2º/2014 Estudo

Leia mais

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski.

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. 1 Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. Ementa: Trata-se de apresentar e discutir perspectivas teóricas a respeito das relações entre História e

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS MINISTÉRIO GOIÁS FACULDADE DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR RESPONSÁVEL: Leila Borges Dias Santos CARGA

Leia mais

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores:

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: Segunda Revolução Industrial (meados do século XIX ); Novas concepções filosóficas e ideológicas (positivismo científico, psicologia, o liberalismo

Leia mais

Palavras-chave: Benedito Nunes. Crítica Literária. Clarice Lispector. Romance Brasileiro.

Palavras-chave: Benedito Nunes. Crítica Literária. Clarice Lispector. Romance Brasileiro. BENEDITO NUNES E O ESTUDO DA OBRA DE CLARICE LISPECTOR Maria de Fatima do Nascimento 1 /UFPA RESUMO: O presente trabalho objetiva fazer algumas considerações sobre o estudo de Benedito Nunes (1929-2011)

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

ANO LETIVO DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. 6 FIL 075 Antropologia Filosófica

ANO LETIVO DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. 6 FIL 075 Antropologia Filosófica PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH ANO LETIVO DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO NOME 6 FIL 075 Antropologia Filosófica CURSO SÉRIE Filosofia 1ª. CARGA HORÁRIA ANUAL SEM/OFERTA

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno

PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno Barnett Newman, Obelisco partido, 1963/69. Ementa: Apresentar as questões e os problemas

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Formação discursiva, Formação ideológica Formações ideológicas Conjunto de valores e crenças a partir dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2013 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica Diretoria de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Leia mais

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência EXISTENCIALISMO A existência precede a essência 1 Existencialismo Contexto histórico Importante corrente francesa pós guerra (50-60). Exerceu grande influência na filosofia, literatura, teatro e cinema.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: Filosofia. DEPARTAMENTO:

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 180440 A HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 Professor responsável: ELIANE CHRISTINA DE SOUZA Objetivos gerais: Estudo sistemático e aquisição de conhecimentos acerca das filosofias

Leia mais

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO Inscrição Título do Projeto RESULTADO A EXPRESSÃO DO INEXPRIMÍVEL NA ARTE: SOBRE O TEOR COGNITIVO DO CONCEITO DE CONTEÚDO DE VERDADE DAS D001 OBRAS DE ARTE E SUA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Disciplina: Seminário de Introdução ao Curso de Pedagogia Carga Horária: 15 h Créditos:1.0.0 Currículo do Curso de Pedagogia. Questões da profissão de Pedagogo. Instâncias da UFPI e suas competências,

Leia mais

PEDAGOGIA. CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO REIS VELLOSO (CMRV) TIPO DE CURSO: 1ª Licenciatura BLOCO: I

PEDAGOGIA. CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO REIS VELLOSO (CMRV) TIPO DE CURSO: 1ª Licenciatura BLOCO: I PEDAGOGIA DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA CARGA HORÁRIA: 15h CRÉDITOS: 1.0.0 Currículo do Curso de Pedagogia. Questões da profissão de Pedagogo. Instâncias da UFPI e suas competências,

Leia mais

TÍTULO: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANA: RESSONÂNCIAS SCHILLERIANAS

TÍTULO: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANA: RESSONÂNCIAS SCHILLERIANAS TÍTULO: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANA: RESSONÂNCIAS SCHILLERIANAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO E/OU CULTURA. Título: FENOMENOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO E/OU CULTURA. Título: FENOMENOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO E/OU CULTURA Título: FENOMENOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Início das atividades do projeto: 22/04/2013 Encerramento

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PLANO DE DISCIPLINA CURSO: Artes Visuais DISCIPLINA: Filosofia CÓDIGO: CARGA HORÁRIA GERAL: 60h CH TEÓRICA:

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO

PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO 2016 2017 Unidade Curricular: Docente responsável: Respectiva carga lectiva na UC: ECTS: Estética I (DE) Professor Auxiliar João Peneda 1.5 h 3 ECTS 1 Objectivos de Aprendizagem

Leia mais

Pensando Bem: Vivendo Melhor

Pensando Bem: Vivendo Melhor Abril Março Pensando Bem: Vivendo Melhor Introdução ao Filosofar EQUIPE PEDAGÓGICA: Professor / Coordenador: Juarez Gomes Sofiste. Bolsistas: Carolina Andrade e Juber Pacífico. CRONOGRAMA: Módulo I: O

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30 Código HL 012 Nome da disciplina VI Turma A 3ª: 07h30-09h30 6ª: 10h30-12h30 Pedro Dolabela Programa resumido Falaremos do romance no Brasil entre 1964 e 1980 sob uma série de perspectivas simultâneas:

Leia mais

TEORIA LITERÁRIA II Prof. Ariovaldo Vidal 2º semestre de 2017

TEORIA LITERÁRIA II Prof. Ariovaldo Vidal 2º semestre de 2017 TEORIA LITERÁRIA II Prof. Ariovaldo Vidal 2º semestre de 2017 1. Objetivos do curso A partir da tradição de leitura analítica do poema iniciada por Antonio Candido e continuada por Davi Arrigucci Jr.,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO E EXPRESSÃO II (FACOMB BIBLIOTECONOMIA) PROFESSOR RESPONSÁVEL: KÊNIA RODRIGUES CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 JORNALISMO Disciplina: História da Arte e da Cultura Núcleo Temático: Humanidades e Ciências Código da Disciplina: 121.3211.1 Professor(es):

Leia mais

GRUPO PET FILOSOFIA DA UNIOESTE

GRUPO PET FILOSOFIA DA UNIOESTE GRUPO PET FILOSOFIA DA UNIOESTE Angélica Lúcia Engelsing, Angelo Eduardo da Silva, Christiano Tortatto, Mauricio Smiderle. E-mail: angelo-e@hotmail.com Curso de Filosofia, UNIOESTE Campus Toledo, Paraná.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 ANO LETIVO CÓDIGO 6EST101 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão CURSO SÉRIE Filosofia 3ª.

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

CADERNO DE RESUMOS DA JORNADA HEIDEGGER

CADERNO DE RESUMOS DA JORNADA HEIDEGGER ISSN 2317-7411 CADERNO DE RESUMOS DA JORNADA HEIDEGGER VOLUME 5, 2013 Publicação do NEXT-Núcleo de Estudos sobre Existência Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Caicó RN CADERNO DE RESUMOS DA

Leia mais

* Compreender as noções essências de Filosofia, Lógica, Filosofia das Ciências e Cultura;

* Compreender as noções essências de Filosofia, Lógica, Filosofia das Ciências e Cultura; Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Filosofia Educador: João Nascimento Borges Filho 1- DISCIPLINA:

Leia mais

1) O problema da crítica do conhecimento: a distinção acrítica de sujeito-objeto

1) O problema da crítica do conhecimento: a distinção acrítica de sujeito-objeto TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II 2º Semestre de 2014 Disciplina Optativa Destinada: alunos de filosofia Código: FLF0279 Pré-requisito: FLF0278 Prof. Dr. Luiz Repa Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

Oeuvres Complètes. Org. Colli-Montinari, 14 v. Paris, Ed. Gallimard, 1977.

Oeuvres Complètes. Org. Colli-Montinari, 14 v. Paris, Ed. Gallimard, 1977. BIBLIOGRAFIA Obras de Nietzsche Oeuvres Complètes. Org. Colli-Montinari, 14 v. Paris, Ed. Gallimard, 1977. Tome II - Considérations Inactuelles (1872-1874) La Volonté de Puissance ( org.postumamente).

Leia mais

Maria Luiza Costa

Maria Luiza Costa 45 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Maria Luiza Costa m_luiza@pop.com.br Brasília-DF 2008 46 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Resumo Maria Luiza Costa 1 m_luiza@pop.com.br Este trabalho pretende

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. A escrita neo-realista: análise sócio-estilística dos romances de Carlos de Oliveira e Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1981.. Os cravos de abril In.

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989. ALMEIDA, António Ramos de. A arte e a vida. Porto: Latina Editora, 1945. CÉSAR, Maria Cecília

Leia mais

Filosofia da existência: Existencialismo

Filosofia da existência: Existencialismo Filosofia da existência: Existencialismo No século XX, o pensamento sobre o ser humano assumiu novas perspectivas, com a visão de Martin Heidegger e Jean Paul Sartre. As raízes dessas ideias surgiram um

Leia mais

Disciplinas ministradas em outros cursos

Disciplinas ministradas em outros cursos Disciplinas ministradas em outros cursos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACOMB BIBLIOTECONOMIA NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO E EXPRESSÃO II PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 4º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Literatura Brasileira III 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Visão das estéticas modernas do pré-modernismo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Período: 88.2 89.2 EMENTA: Linhas gerais da Vanguarda Européia; coordenadas históricas do Brasil do século XX. Antecedentes da Semana de Arte Moderna e aspectos estético e ideológicos do Movimento Modernista

Leia mais

Ambientalismo, política e novas subjetividades

Ambientalismo, política e novas subjetividades UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA Profa. Dra. Samira Feldman Marzochi Ambientalismo, política e novas subjetividades Subjetividade é tema que aparece nas

Leia mais

??0 2 ' 3*= (A B?);' ) 2<? 0"C- *D 2()2 ' 3 (E F BG?HA)GG? ) =!J4 KK &) A) ' * + 2 / ) ' ) C;H<AH(A?

??0 2 ' 3*= (A B?);' ) 2<? 0C- *D 2()2 ' 3 (E F BG?HA)GG? ) =!J4 KK &) A) ' * + 2 / ) ' ) C;H<AH(A? ! "# $% &' (")' *&( +, -).)*" / 0 0-1 2$3#)' " 4 ' 5+ 2-67 8 &9+, -)"' ' 4 $3' 2 4) $%**:" *2**2 ' ;'

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. José Arthur Giannotti

Leia mais

COLÓQUIO DE ESTÉTICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

COLÓQUIO DE ESTÉTICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COLÓQUIO DE ESTÉTICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA REALIZAÇÃO PROCAD/CAPES 03-06 OUTUBRO IFAC/UFOP ORGANIZAÇÃO CÍNTIA VIEIRA DA SILVA IMACULADA KANGUSSU PEDRO GALÉ VLADIMIR VIEIRA COORDENAÇÃO GERAL DO PROCAD

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

5 Referências citadas

5 Referências citadas 5 Referências citadas ALTHUSSER, Louis (1972). Montesquieu a Política e a História. Editorial Presença. ARGAN, Giulio Carlo (2003). História da Arte Italiana. 3 volumes. Cosac Naify.. Giulio Carlo (1992).

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Filosofia, Artes e Cultura Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Filosofia, Artes e Cultura Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas MESTRADO EM ARTES CÊNICAS - 2016-1 PLANO DE AULA Disciplina: ART 003 - Tópicos de Pesquisa em Estética, Crítica e História das Artes Curso: Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no século XX: elementos

Leia mais

Programa provisório. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Curso: Estética e filosofia da arte Profª.

Programa provisório. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Curso: Estética e filosofia da arte Profª. Programa provisório UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Curso: Estética e filosofia da arte Profª. Priscila Rufinoni Mimesis, estética, arte Com o mesmo espelho não se pode refletir diferentes

Leia mais

FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA

FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA FILOSOFIA 1ª SÉRIE 7-FILOSOFIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Apresentar ao aluno o modo de pensar filosófico, mostrar o conhecimento

Leia mais

PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Movimento fenomenológico hermenêutico para o diálogo com professores de Viana do Castelo

PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Movimento fenomenológico hermenêutico para o diálogo com professores de Viana do Castelo PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Movimento fenomenológico hermenêutico para o diálogo com professores de Viana do Castelo Experiência de uma pesquisadora brasileira no CMIA de Viana do Castelo Denise Lemke

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0115 Sem pré-requisito Prof. Dr. Mauríco Cardoso Keinert Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Filosofia Geral 2º Semestre de 2015 (Período Diurno) Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino Prof. Dr. Homero Silveira

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Fenomenológica Existencial I Código: PSI25 Professor: Julliana Cíntia de Omena Nicácio E-mail: julliana.nicacio@fasete.edu.br

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais