INSTITUTO PRESBITERIANO DE CABO FRIO = XIX EXPRESSART PROJETO GERAL Tema: 500 anos da Reforma Protestante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO PRESBITERIANO DE CABO FRIO = XIX EXPRESSART PROJETO GERAL Tema: 500 anos da Reforma Protestante"

Transcrição

1 INSTITUTO PRESBITERIANO DE CABO FRIO = XIX EXPRESSART PROJETO GERAL Tema: 500 anos da Reforma Protestante 1. INTRODUÇÃO A Reforma Protestante, ocorrida em 1517, foi um dos marcos da História Moderna. É parte constitutiva das transformações que começaram a ocorrer a partir do século XIV, iniciadas com o Renascimento e que se consolidaram com o Iluminismo, que teve seu ápice no século XVIII. Ela não surgiu de uma única insatisfação. Desde o século XII os valdenses, liderados por Pedro Valdo buscavam um retorno às práticas da Igreja Cristã Primitiva. No século XIV John Wycliffe e Jan Huss, defendiam a ideia de que a Igreja deveria se ater as questões espirituais e não ostentar tanta riqueza. Num mundo onde Estado e Igreja se fundiam e controlavam todas as ações de âmbito político, econômico, social e religioso, a Reforma colaborou para legar às gerações futuras a conquista da liberdade de expressão, nas diversas áreas das ciências, política, educação, humanidades e na religião. Com isso, ajudou a promover a ruptura entre Estado e Igreja, o que permitiu a ascensão da liberdade de pensamento. Uma liberdade para promover o retorno da Igreja aos padrões bíblicos do Novo Testamento. A luta de Martinho Lutero, ao anexar as 95 teses, teve desdobramentos para a comunidade cristã, e para toda a sociedade. Sua tradução do Novo Testamento para o alemão iniciou a concretização de uma revolução inimaginável para a época, permitir que todo cristão tivesse livre acesso a interpretação da Bíblia. Foi esse o primeiro passo para que cada nação tivesse a Escritura em seu próprio idioma, uma verdadeira democratização da fé cristã. A Imprensa, criada em 1456, por Gutemberg, facilitou sua divulgação. 2. JUSTIFICATIVA Com o advento das Grandes Navegações a possibilidade de expandir horizontes e conquistas começou a mudar significativamente a geopolítica. Os Estados-nações começaram a se organizar e a Europa a se fragmentar em países independentes politicamente. Os novos soberanos não queriam mais se submeter a outro poder.

2 A intelectualidade também estava em transformação. Os humanistas cristãos começaram a buscar nas Escrituras Sagradas e nas línguas originais em que foi escrita, respaldo para as ações da Igreja. Além disso, a Igreja não atendia mais as expectativas do povo. Essas mudanças ajudaram a cunhar o mundo que conhecemos e são matéria de estudo das Ciências Humanas, além de ter deixado importante legado para todas as áreas do saber. Dessa forma, é singular a oportunidade de no ano de comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante trazer o tema para o XIX Expressart. Mas, o que a Reforma tem a ver com a escola e o aprendizado? Os reformadores sabiam que se as pessoas que não tivessem acesso à escolarização, não poderiam ler e interpretar por si mesmas. Assim, a conquista do acesso à Escritura não estaria completa. A criação de escolas ao lado das igrejas, a fundação de universidades como Oxford, Harvard, Yale e Princeton, esta última presbiteriana, permitiram a consolidação da visão desse e de outros reformadores, de que cada cristão deveria ter livre interpretação das Escrituras. Dessa forma, uma escola confessional como o Instituto Presbiteriano, que é de confissão Reformada e calvinista, entende que deve possibilitar aos seus alunos um contato estreito com o advento da Reforma Protestante e seus desdobramentos. E fará isso ao longo de 2017, ao transferir conhecimento e promover vivências aos seus alunos por meio da interdisciplinaridade. 3. OBJETIVO GERAL Despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento histórico da Reforma Protestante, para que analisem, critiquem e compreendam as mudanças ocorridas no campo religioso, político, econômico e social que colaboraram para formar o Mundo Moderno. O projeto tem como base os Cinco Pilares da Reforma Protestante, as atividades propostas objetivam levar os alunos a se apropriarem do contexto histórico que antecedeu a ação dos reformadores. A descrição dos Cinco Pilares 1 : Sola Fide Somente a Fé. É a afirmação de que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano. Segundo a tradição reformada é o artigo pelo qual a igreja é sustentada. A justiça do Evangelho de que não nos envergonhamos é o poder de Deus para salvação. É do princípio ao fim pela fé pois, conforme Paulo nos diz em Romanos: O justo viverá pela fé. A fé que justifica o homem é dom de Deus, é o meio pelo qual a justiça de Cristo é imputada ao pecador. Não há glória humana nisso. Pela fé somente, os pecados do homem são lançados sobre Cristo, o verdadeiro justo de Deus, que na Cruz cumpriu toda justiça de Deus. Daí o homem, no tribunal de Deus, ser declarado, de uma vez por todas, justo diante de Deus. A Igreja que quer se manter de pé tem de viver pela fé somente. Sola Scriptura Somente a Escritura. 1 Fonte dos Cinco Pilares: em 03/02/ em 03/02/2017.

3 A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja. Acreditamos em sua Inspiração, Autoridade, Inerrância, Clareza, Necessidade e Suficiência. É somente a Escritura que encontramos a história da salvação. É somente na Escritura que encontramos Jesus representado de várias formas e prometido de várias maneiras no Antigo Testamento, visto e cumprido no Novo Testamento. É somente na Escritura que encontramos o fundamento da nossa Teologia, seja ela sistemática, bíblica, apologética, hermenêutica, exegética ou pastoral. É somente na Escritura que encontramos o que precisamos para conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e o Evangelho, para sustentar a fé e nortear a vida cristã. SolusChristus Somente Cristo. Somente Cristo foi a reação da Reforma contra os sacerdotes que afirmavam sua posição especial para mediar a graça e o perdão de Deus por meio dos sacramentos. A Reforma defendeu que a mediação entre o homem e Deus é feita somente por Jesus Cristo. A salvação do pecador e obra de Cristo. A vida de Jesus sem pecado expiou os homens de seus pecados. Isto trouxe justificação e colocou o homem em uma nova posição com o Pai. A posição de filho por meio da reconciliação. Jesus Cristo é o único salvador. Cristo é central na Reforma Protestante. Sola Gratia Somente a Graça. Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também o próprio Cristo em Sua encarnação. E é o Espírito Santo quem aplica a graça ao coração do pecador. A teologia divide a graça em comum e especial. A graça comum é aquela que é comunicada a todos os homens. É a que dá aos homens bênçãos sem medida. A chuva de Deus cai sobre justos e injustos. A graça especial é soteriológica, pois é por meio dela que o homem é salvo. É a comunicação da salvação de Deus ao pecador. O termo sola gratia refere-se a tudo que o homem possui, e, em especial, à salvação, que é pela graça somente. É pela graça somente que o homem é eleito, regenerado, justificado, santificado e glorificado. É pela graça somente que o homem recebe os dons espirituais e talentos que são usados em favor do Reino. É pela graça somente que o homem recebe as bênçãos de Deus. Soli Deo Gloria Somente a Deus a Glória. Soli Deo Gloria é o pilar da Reforma Protestante que afirma que o homem foi criado para a glória de Deus. Como o homem foi criado para dar glória a Deus tudo que ele faz deve ser destinado à glória de Deus. Soli Deo Gloria é o princípio pelo qual toda glória é dada a Deus no processo de salvação. A vida do cristão é vivida diante de Deus e sob sua autoridade. Isso é para a glória de Deus. A ele seja a glória eternamente! Amém. O grito dos reformadores foi para que a igreja voltasse aos moldes do Cristianismo primitivo. Que a Igreja retomasse à simplicidade do Evangelho. Que a Igreja vivesse apenas a Graça. Que a Igreja vivesse apenas para a glória de Deus. Esse deve ser o nosso grito ao comemorar a Reforma Protestante!

4 Os Cinco Pilares estão presentes na Rosa de Lutero 2, e ela estará em nossas publicações durante este ano comemorativo: 2

5 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos, que representam as metas a serem atingidas com o presente projeto, devem levar os alunos a refletir sobre a influência e repercussões da Reforma Protestante, desde que ocorreu em 1517, até os dias atuais. Como parte do aprendizado, os alunos produzirão redações, desenhos, trabalhos artísticos, seminários, dramatizações, poemas, músicas, etc que representem os princípios da Reforma Protestante e sua História. As metas são: Cinco Pilares da Reforma Protestante Aplicação dos Cinco Pilares da Reforma Protestante, por cada professor no decorrer do desenvolvimento das disciplinas. Museu IPCF 500 anos da Reforma Protestante Montar, com o material produzido pelos alunos, o Museu IPCF 500 anos da Reforma Protestante, que deverá ficar exposto durante todo o mês de outubro. Noite de Talentos As disciplinas de Filosofia, Sociologia e Religião prepararão material que condense vida, ética e pensamento dos reformadores, como forma de inspiração para peças teatrais, jograis, poesias, músicas e obras artísticas a serem elaboradas para a Noite de Talentos. Olimpíada de Matemática Organizar a Olimpíada de Matemática e interagir com o tema do presente projeto. Concurso de Redação Promover o Concurso de Redação sobre os 500 anos da Reforma Protestante em duas fases. Cada turma terá um ganhador e o prêmio será entregue no dia da Noite de Talentos. Grafitti comemorativo dos 500 anos da Reforma Protestante Realizar com os alunos Grafitti nos muros da escola, especialmente do campo de futebol. Coral do Instituto Presbiteriano de Cabo Frio Criação do Coral do Instituto Presbiteriano para execução do Hino Castelo Forte, de autoria de Martinho Lutero, durante o Culto Solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. Projeto do Monumento aos 500 anos da Reforma Apresentar junto ao Município o Projeto do Monumento aos 500 anos da Reforma, que postula que a praça defronte a Igreja Presbiteriana de Cabo Frio seja transformada na Praça dos 500 anos da Reforma Protestante com a instalação de um monumento e placa comemorativa. 5. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM ABERTURA DO ANO LETIVO Semana de Exposição do tema: Dia: 6/2/2017 Socialização Dia:8/2/2017 Aula Magna Rev. Joe Woody

6 Dia: 9/2/2017 Exibição do filme Lutero 9/2/2017 Dia: 10/2/2017 Apresentação do Projeto 5.2 OLÍMPÍADA DE MATEMÁTICA COM ATIVIDADES DE COMPETIÇÃO (Biologia, Ciências, Química, Física e Educação Física). Dia:8/4/2017 O governo brasileiro instituiu a Lei Biênio da Matemática, 2017/2018 Gomes de Sousa, como objetivo de popularizar a matemática, incentivar a pesquisa e a inovação do país. O Instituto Presbiteriano está alinhado a este objetivo e bienalmente promove entre seus alunos sua Olimpíada de Matemática. Este ano os professores proporão aos alunos, além das atividades de competição, a pesquisa da biografia de matemáticos contemporâneos a Reforma Protestante. Exercício este que demonstrará, ao lado de todo esforço acadêmico em prol do tema, a relevância das mudanças que ocorreram pós Reforma, especialmente para o mundo científico. 5.3 NOITE DE TALENTOS (Filosofia, Sociologia e Religião) Dia:24/6/2017 A Noite de Talentos é o espaço onde os alunos apresentarão parte das suas produções sobre o tema desenvolvido. São peças teatrais, jograis, corais, músicas, pantomimas, material artístico em geral. Este ano, na ocasião, também será feita a entrega do prêmio aos ganhadores do Concurso de Redação promovido no interior de cada classe. PÚBLICO ALVO: Alunos, pais, professores, demais funcionários do IPCF, membros da Igreja e comunidade. 5.4 CONCURSO DE REDAÇÃO (Português, Literatura, Inglês e Espanhol) Tema: 500 anos da Reforma Protestante Fase 1: Elaboração Em dia a ser determinado os alunos desenvolverão o tema especificado. Fase 2: Entrega do Prêmio por turma Data: 24/6/2017 Os alunos classificados só saberão o resultado do concurso na Noite de Talentos, quando receberão seus prêmios. 5.5 GRAFITTI NOS MUROS DA ESCOLA (Artes, Geografia e História) Data: Entrega em Outubro/2017 Tema: As mudanças ocorridas no mundo após a Reforma Protestante

7 A proposta é atualizar imagens e mensagens que ilustrem as mudanças ocorridas na política, economia, sociedade e religião. Uma passagem do tempo na pintura muralista, tendo em vista consolidar o tema 500 anos da Reforma Protestante. Os alunos, com auxílio da disciplina de Arte e Educação, Geografia e História, executarão o grafitti. Os professores responsáveis buscarão levantar patrocínio de tintas látex, spray, pinceis e solventes, necessário à realização do trabalho. 5.6 CULTO SOLENE pelos 500 anos da Reforma Protestante Dia: 31/10/ h Inauguração do Monumento 3 em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante,a ser instalado na praça pública defronte a Igreja Presbiteriana de Cabo Frio. Culto com a Participação do Coral do Instituto Presbiteriano de Cabo Frio. 6 - ATIVIDADES PROPOSTAS POR DISCIPLINA 6.1 Artes Confecção de mural grafite Pinturas em telas Releitura das pinturas da época Atividades com materiais reaproveitáveis 6.2 Biologia Vídeos, aulas de campo, seminários, debates em sala de aula e pesquisas direcionadas. 6.3 Ciências Ensino Fundamental Vídeos, aulas de campo, seminários, debates em sala de aula e pesquisas direcionadas. 6.4 Espanhol Análise de poesias e letras de hinos. Estudo de versículos bíblicos com análise de vocabulários em diferentes versões bíblicas na língua espanhola. Pesquisa de biografias das personalidades envolvidas na Reforma Protestante. Influência da Reforma no Mundo Hispânico. 3 A inauguração do Monumento está condicionada a aprovação do Projeto do mesmo por parte da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

8 6.5 Filosofia Seguindo os passos de Lutero. Redação. 6.6 Física Sua importância para a história. Os cientistas da época. A contribuição do que foi desenvolvido na ciência para a atualidade. Realização de experimentos. 6.7 Geografia Ensino Fundamental A sociedade Europeia antes e depois da Reforma Protestante Redação Reconhecer nos mapas as mudanças na Geopolítica da Europa Política e Economia na Europa da Reforma Redação Reconhecer nos mapas as mudanças na Geopolítica da Europa 6.8 História Ensino Fundamental 6º Ano: A História da Reforma em Quadrinhos uma forma diferente e divertida de conhecer. Desenhos a serem expostos no Museu dos 500 anos da Reforma Protestante : 7º Ano: Lutero e Calvino divergências e convergências. Seminário e Painel para o Museu dos 500 anos da Reforma Protestante. 8º Ano: Personagens que ajudaram a mudar o mundo: John Wycliffe, Jan Hus, Martinho Lutero, Jerônimo Savanarola, João Calvino, Úlrico Zwinglio, Guilherme Farel, John Knox, Theodore de Bèze, George Wishart, Felipe Melanchthon e Martin Bucer. Galeria para o Museu dos 500 anos da Reforma Protestante 9º Ano: As 95 teses de Lutero, os Cinco Pilares da Reforma Protestante e o Selo de Lutero. Museu dos 500 anos da Reforma Protestante -

9 1º Ano: As mudanças religiosas ocorridas nos séculos XV e XVI, o ápice de um mundo em movimento. Redação. 2º Ano: A Reforma Protestante a Revolução Científica e a Modernidade: a construção de um novo mundo. Redação. 3º Ano: Cosmovisões em conflito: Renascimento e Reforma Protestante. Redação. Obs.: As redações produzidas pelo serão pontuadas e podem fazer parte do Concurso de Redação.Fica a critério de o aluno inscrever a redação produzida na disciplina de História. 6.9 Inglês Assunto: O impacto da Reforma Protestante na literatura Inglesa e Americana Objetivo: Trabalhar com os alunos os aspectos culturais e literários antes e depois da Reforma. Como influenciou a vida dos ingleses e norte americanos na produção literária Literatura Trabalhar com diversas traduções da Bíblia em Português. Redações Matemática Ensino Fundamental Elaborar uma música (ou paródia) em cima do tema abordado mencionando a cor de sua equipe e o seu matemático. Criar um grito de guerra. Confeccionar uma bandeira. Explanar sobre o matemático de sua equipe (por música, teatro...) Desenvolver jogos dinâmicos, divididos por turmas, levando em consideração as idades dos alunos, suas vivências e o grau de complexidade abordado em cada um desses jogos. Redações. Desenhos e pinturas retratando a Reforma em figuras geométricas. Pesquisa de biografias dos matemáticos contemporâneos à época da Reforma Português Ensino Fundamental

10 6º Ano: Acróstico Inteligente, Pensando a Reforma, Pesquisa e História em Quadrinhos. 7º Ano: Poemas, Jograis e Hinos. 8º Ano: Júri Simulado - Os Cinco Pilares da Reforma Protestante Teatro 9º Ano: Júri Simulado A Igreja Católica X Martinho Lutero: e se a Reforma não tivesse acontecido? Obs.: Será permitido o uso do dicionário nas atividades do Ensino Fundamental II. Trabalhar as diferentes versões bíblicas Química Redação: A ciência e a Reforma Protestante e como a reforma influenciou a ciência. Redação: A contribuição da Reforma para educação. Pesquisa sobre personalidades que se destacam até os dias atuais relacionados a Reforma Protestante Religião Apresentar a Reforma Protestante, no contexto da crise religiosa do século XVI e seus impactos na Europa Ocidental e no mundo. Expor os eventos ocorridos a partir do período dos pré-reformadores até Lutero, Calvino e Zwinglio. Familiarizar os alunos com os Cinco Pilares da Reforma e sua aplicabilidade até os dias de hoje Sociologia Impacto Social da Reforma Protestante Redação Educação Física Desenvolver atividades esportivas dentro da Olimpíada de Matemática. 7. ATIVIDADES GERAIS 7.1 Sarau Literário Homenagem ao dia das Mães Dia: 6/5/2017

11 7.2 Garage Sale Bazar Dia: 27/5/ Gincana Esportiva Homenagem ao dia dos Pais Dia: 5/8/2017

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54 Sumário Sumário detalhado...4 Prefácio à quarta edição... 11 Como usar este livro... 14 1. A Reforma: uma introdução... 17 2. O cristianismo no final da Idade Média... 41 3. O humanismo e a Reforma...

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de 2014 Comunicando sempre - Jesus, a fonte da água viva AReformaLuterana MartinhoLutero Martinho Lutero nasceu na pequena cidade de Eisleben, na Alemanha, no

Leia mais

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI.

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI. REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI INTRODUÇÃO CONTEXTO: Transição feudo-capitalista. Crise do poder clerical na Europa Ocidental. Crise do pensamento teocêntrico europeu. DEFINIÇÃO Quebra do monopólio católico

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

Ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas, ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano.

Ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas, ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano. Ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas, ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano. A forma mais espectacular de ressurgência ocorre quando

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa.

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. REFORMA PROTESTANTE 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. 1.2- Processo final de formação das monarquias nacionais absolutistas. 1.3- Grandes navegações: transformações econômicas,

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

Sola gratia Sola fide Soli Deo Gloria Solus Christus tela 1

Sola gratia Sola fide Soli Deo Gloria Solus Christus tela 1 19.11.2017 - tela 1 1. Pois ela é perfeita. Assim pode nos alimentar e fortalecer nossa alma 2. Pois ela é digna de confiança. Assim pode nos conduzir com sabedoria Salmo 19:7-11 3. Pois ela é justa. Assim

Leia mais

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus.

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus. Como estudamos anteriormente, no final de Idade Média e início da Idade Moderna, muitas pessoas estavam insatisfeitas com os abusos da Igreja. Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos

Leia mais

Leitura responsiva na sala de aula.

Leitura responsiva na sala de aula. 1 2 Leitura responsiva na sala de aula. 3 Zúinglio(1484-1531)- Zurique Calvino (1509-1564)- Genebra Dividida em Cantões numa federação; 4 Línguas: Françês; Alemão, italiano e Romanisch; Os cantões lutavam

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE OTESTANT IDADE MODERNA Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do

Leia mais

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos 1 REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos Introdução Dentro de alguns anos, será comemorado o 500º aniversário da Reforma do Século XVI. Com tantas mudanças que o mundo experimentou

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Soli Deo Gloria Martinho Lutero Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu,

Leia mais

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p Resenhas 407 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun 2015 - p. 159-162 408 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI

Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI Jornada Proposta 01 CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL 02 DIVERSIDADE PROTESTANTE 03 FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS 04 PRESSUPOSTOS E CONTRAPONTOS 05 FORMULANDO

Leia mais

JOÃO CALVINO O REFORMADOR

JOÃO CALVINO O REFORMADOR UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EAD CURSO DE TEOLOGIA WELINTON MUNHOZ JOÃO CALVINO O REFORMADOR RIBEIRÃO PRETO 2013 JOÃO CALVINO O REFORMADOR Welinton Munhoz 1 Introdução 500 anos de João Calvino:

Leia mais

Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.

Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc. Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc. Mas o dinheiro nunca poderá comprar a verdadeira felicidade e paz. Além do mais, existe

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo As Reformas Religiosas

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO DE EMRC - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 7.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas nos seguintes domínios: Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 1º ano EM DISCIPLINA: Filosofia 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : As origens da Filosofia 1 Diálogos entre arte e filosofia; 2 Mito: Uma leitura do mundo 3 O Teatro grego e a filosofia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO GABINETE DO DEP. JOSÉ DE ARIMATEIA

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO GABINETE DO DEP. JOSÉ DE ARIMATEIA GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO GABINETE DO DEP. JOSÉ DE ARIMATEIA Moção A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia faz inserir na ata de seus trabalhos esta Moção de Congratulação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/18 TURMA: 9º Ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 1 - Capítulo 1 A primeira Guerra Mundial. Unidade 2 Capítulo 1 Brasil: Primeira

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02/2017 a 28/04/17 TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 1 - Poder e exclusão no mundo da Indústria A Primeira Guerra Mundial A revolução

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

REFORMA E CONTRA-REFORMA

REFORMA E CONTRA-REFORMA REFORMA E CONTRA-REFORMA As reformas religiosas no século XVI Crises religiosas anteriores ao século XVI Séculos XII-XIII: Heresia dos Cátaros (França). Século XIV: John Wycliff contesta a autoridade do

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Leia mais

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam... Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam... O trecho do versículo 1 do Salmos 127 expressa bem o sentimento que nos move nestes 147 anos. Formar o ser humano de maneira integral,

Leia mais

Calendário do 3º trimestre 2017

Calendário do 3º trimestre 2017 6º ANO 11/09 14/09 18/09 20/09 Matemática Português Produção de Texto História 05/10 10/10 17/10 19/10 Ed. física Espanhol Filosofia Geografia O Teste de Ciências será substituído por apresentações de

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

Críticas à Igreja Católica

Críticas à Igreja Católica Reforma Protestante Críticas à Igreja Católica Vida desregrada dos cardeais, bispos e padres; Venda de cargos religiosos e de relíquias da Igreja; Venda de indulgências; Na França e na Alemanha o baixo

Leia mais

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA?

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? No século XVI, as críticas ao comportamento de integrantes do clero e à Igreja não ficaram restritas aos chamados reformadores. Muitos reclamavam uma profunda da Igreja

Leia mais

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos A Igreja Presbiteriana: Quanto à sua teologia, as igrejas presbiterianas são herdeiras do pensamento do reformador

Leia mais

ANOS DA REFORMA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE CAMPINAS

ANOS DA REFORMA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE CAMPINAS 233 2017-500 ANOS DA REFORMA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE CAMPINAS Assembleia Geral Ordinária 12 de março de 2017 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar 2017/ 2018 História 7º/8º Ano Informação aos Encarregados de Educação Descritores localização no tempo Instrumentos de Avaliação Fichas de Avaliação

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

SUMÁRIO. O que podemos aprender com Martinho Lutero hoje?...11 Franklin Ferreira. Primeira dentada: Maldade Segunda dentada: Meninada...

SUMÁRIO. O que podemos aprender com Martinho Lutero hoje?...11 Franklin Ferreira. Primeira dentada: Maldade Segunda dentada: Meninada... SUMÁRIO Agradecimentos...9 O que podemos aprender com Martinho Lutero hoje?...11 Franklin Ferreira Cuidado com o Tiago...15 Prelúdio...23 Martinho... 29 Primeira dentada: Maldade... 93 Segunda dentada:

Leia mais

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam

latim se baseava na possibilidade de manter a comunicação entre povos que falavam línguas distintas. Por outro lado, os analfabetos, que constituíam Sumário Introdução... 7 A Bíblia traduzida... 11 A distância que separa os primeiros leitores dos modernos... 15 Confirmação arqueológica... 19 A exegese e a interpretação da Bíblia... 25 Onde está a vontade

Leia mais

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI.

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. Foi um movimento iniciado em 1517, pelo monge alemão Martinho Lutero, contra a venda de indulgências e outras práticas defendidas

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental.

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental. E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental. Inserir: Numero de alunos envolvidos (aproximado) Professores envolvidos Projeto:

Leia mais

Patrick Antonio Rosa. O Deus das Escrituras

Patrick Antonio Rosa. O Deus das Escrituras Patrick Antonio Rosa O Deus das Escrituras FICHA TÉCNICA Autor Patrick Antonio Rosa Título O Deus das Escrituras Capa Patrick Antonio Rosa Revisão e diagramação Patrick Antonio Rosa CDD 212 Natureza de

Leia mais

Orientação de estudo 3 bimestre

Orientação de estudo 3 bimestre Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar o capítulo sobre Expansão comercial e marítima europeia

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1 - Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26 SUMÁRIO Esboço analítico... 13 Prefácio... 21 Introdução... 23 Abreviaturas... 26 PARTE UM: ORIENTAÇÃO 1. O modelo da palavra pessoal... 28 2. Senhorio e Palavra... 32 PARTE DOIS: A PALAVRA DE DEUS NA

Leia mais

Crise da Igreja Católica

Crise da Igreja Católica Páginas 43 à 54. Crise da Igreja Católica Idade Média Influência espiritual, política e administrativa. Com o absolutismo o poder foi transferindose, o que não aconteceu sem alguns conflitos entre Estado

Leia mais

A Bíblia e a Reforma Protestante

A Bíblia e a Reforma Protestante A Bíblia e a Reforma Protestante Antes de começar... A Reforma Protestante foi deflagrada no Século XVI. Mas a história da Igreja Cristã não começa no Século XVI. A igreja (ἐκκλησία) é construída progressivamente

Leia mais

Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores 2018

Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores 2018 Encontro Pedagógico Declaração de Fé e Valores Como instituição confessional e conforme seu Regimento, rege-se pelos princípios da ética e da fé cristã reformada e desenvolvem suas atividades em ambiente

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 Mausoléu nacional - 17 reis estão enterrados ali - + 3.000 túmulos de figuras britânicas: - Isaac Newton - Lawrence Olivier -

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

TEOLOGIA EMENTAS - 5ª ETAPA

TEOLOGIA EMENTAS - 5ª ETAPA TEOLOGIA EMENTAS - ETAPA Histórico-cultural ENEX00615 Estudo Comparado das Confissões Análise crítica dos documentos confessionais produzidos no contexto do protestantismo histórico em seus pontos mais

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO

CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO Bíblia, Confissão de Fé e Catecismos A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honório de Almeida e Dc. Denis do Prado Netto Bem aventurado

Leia mais

PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE

PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE A Contribuição da Reforma para a Universidade Augustus Nicodemus Lopes A Cosmovisão Cristão 2Coríntios 10:3-5 Embora no mundo, nosso entendimento dele é sobrenatural

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho

DÚVIDA. A dúvida e seu impacto nas nossas vidas. 3 de 4. Pedro Siena & Eduardo Carvalho DÚVIDA A dúvida e seu impacto nas nossas vidas 3 de 4 Pedro Siena & Eduardo Carvalho Nossos Encontros 1 Dúvida 2 Foco 3 Fundamentos 4 4 Discernimento Ação Ação Discernimento Fundamentos Foco Dúvida Ação

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

I. Horário das aulas de Reforço Conforme comunicado divulgado em 4/8/2011.

I. Horário das aulas de Reforço Conforme comunicado divulgado em 4/8/2011. COLEGIO NOVO ATENEU 16/8/2011 Senhores pais ou responsáveis A seguir, informações referentes ao 3º bimestre. Nas aulas de reforço a participação é obrigatória para aqueles alunos cuja soma das médias do

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

A EBD/IPN VIRTUAL. 01 Aula 01 Tema da Aula

A EBD/IPN VIRTUAL. 01 Aula 01 Tema da Aula A EBD/IPN VIRTUAL SysEBD SISTEMA ACADÊMICO EBD/IPN Revista do Aluno (Site EBD & AppN) Plano de Curso Apresentações das Aulas Materiais de Estudo Controle de Frequência 01 Aula 01 Tema da Aula SOLA GRATIA

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade.

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O Espírito pode soprar sobre nossa superficialidade, trazendo até nós alimento de águas profundas. A Reforma

Leia mais

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 25 de setembro Pastoral Eucaristia comemorativa dos 50 anos das FMA em Vendas e de abertura do ano letivo. 26

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação

Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Educação Moral e religiosa católica ANO DE ESCOLARIDADE: 7º Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais