Apanhar o Pau de Madeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apanhar o Pau de Madeira"

Transcrição

1 Apanhar o Pau de Madeira Descrição Geral Nesta actividade, os estudantes devem gerar e recolher dados relativos ao tempo de reacção para apanhar um pau de madeira. A seguir, os estudantes devem fazer a análise estatística dos dados recolhidos e traçar e interpretar um diagrama de extremos e quartis. Objectivos: Representar graficamente e interpretar diagramas de extremos e quartis Construir um resumo de cinco números de dados variáveis únicos Materiais: TI-Nspire CAS Calculator-Based Ranger 2 (CBR 2 ) ou Go! Motion Pau de madeira (régua de madeira ou cabo de uma vassoura) Prato de papel ou cartão Capacidades adquiridas com o TI-Nspire CAS: Professor / estudante deve conseguir realizar o seguinte*: Recolher dados com um sensor de movimento Ajustar os eixos durante a visualização de um gráfico Determinar as coordenadas dos pontos num diagrama de dispersão Guardar os valores como variáveis *Consulte o Apêndice Recolha de Dados Procedimento Configuração 1. Divida a turma em grupos de três e atribua as tarefas seguintes: a. Deixar cair o pau de madeira b. Apanhar o pau de madeira c. Configurar, executar TI-Nspire CAS e registar os dados. 2. Peça aos estudantes para abrirem o ficheiro GetStick.tns em TI-Nspire CAS. O Problema 1 contém uma Introdução à actividade incluindo descrição geral e objectivos. 3. O Problema 2 contém informação sobre a configuração e instruções para a recolha de dados. 4. Prepare a actividade conforme indicado na imagem. Peça aos estudantes para colarem um prato de papel ou um cartão à extremidade do cabo de uma vassoura ou de uma régua de madeira. 5. Os estudantes devem, em seguida, colocar o detector de movimento no chão directamente por baixo do prato. A seguir, devem medir a distância entre o chão e o prato. O sensor de movimento deve ser ligado directamente à porta USB do TI-Nspire CAS.

2 6. A Página 6 do Problema 2 está configurada para os estudantes recolherem os dados. Os estudantes devem iniciar a ferramenta de recolha de dados clicando sobre o gráfico e, em seguida, devem clicar sobre o menu de acção. A seguir, devem seleccionar a ferramenta de recolha de dados e então o ecrã será apresentado. 7. Para reiniciar a ferramenta de recolha de dados, prima. Todas as execuções actuais e guardadas serão apagadas. 8. A unidade de medida predefinida da ferramenta de recolha de dados é o metro. 9. A predefinição permite fazer leituras cada 0.4 segundos durante um total de 20 segundos. Pode parar a recolha de dados em qualquer altura clicando sobre. 10. Quando o CBR 2 estiver ligado ao TI-Nspire CAS, o dispositivo começa imediatamente a fazer leituras. As leituras, embora possam ser visualizadas na parte superior do ecrã, ainda não estão a ser guardadas. Para iniciar o registo dos dados, os estudantes devem clicar sobre. Recolha de Dados 1. Peça a um estudante para segurar a régua de madeira de forma a que o prato ou o cartão fique posicionado a aproximadamente um metro de distância do sensor de movimento. Certifique-se de que o prato/cartão fica situado directamente sobre o sensor de movimento. 2. Um outro estudante deve estar preparado para apanhar a régua de madeira assim que esta seja libertada. Os estudantes devem ter cuidado quando deixam cair e apanham o pau de madeira de forma a assegurar que o espaço entre o sensor de movimento e o prato esteja sempre livre. 3. O sensor de movimento deve ser configurado por um terceiro estudante e o colega que está a segurar a régua de madeira deve seleccionar quando estiver pronto para iniciar a recolha de dados. O estudante responsável por apanhar o pau de madeira deve estar atento ao pau de madeira e apanhá-lo o mais depressa possível quando este começar a cair. Deve igualmente tentar fazer com que o pau de madeira não oscile quando o apanhar. O sensor de movimento demorará 20 segundos para recolher os dados, por isso o tempo para deixar cair o pau de madeira pode variar de tentativa para tentativa dependendo da pessoa responsável por esta acção. Os estudantes responsáveis por deixarem cair o pau de madeira não devem indicar que o irão fazer ao estudante que o apanhará. 4. Após o sensor de movimento concluir a recolha de dados, o TI-Nspire CAS registará uma tabela dos dados apresentando igualmente um gráfico de distância/tempo.

3 5. Para traçar os valores no gráfico, os estudantes podem clicar sobre e deslocar-se para baixo até Point (Ponto) e, em seguida, Point On (Ponto Em),. Para obter as coordenadas de qualquer ponto do gráfico, podem deslocar o cursor sobre qualquer ponto do gráfico. Os valores dos pontos podem ser verificados com os dados da folha de dados. 6. Peça aos estudantes para registarem o valor x para Tempo Final na tabela de dados assim como Tempo Inicial. Para obter Tempo de Reacção, peça aos estudantes para subtraírem o tempo inicial do tempo final. 7. Peça aos estudantes para guardarem a tentativa clicando sobre. Após guardarem os dados, os estudantes devem realizar novamente a actividade trocando de posições. 8. Após cada estudante de cada grupo ter realizado 5 tentativas, deverão calcular o tempo de reacção médio das 5 tentativas para cada estudante e registar a média na tabela de dados. Análise 1. Peça aos estudantes para introduzirem os tempos de reacção médios para toda a turma no software TI-Nspire CAS de forma a que os dados possam ser analisados. Os estudantes podem registar os dados nas Página 7, 8 e 9 do Problema 2. Estudante 1 Estudante 2 Estudante 3 Tentativa 1 Tentativa 2 Tentativa 3 Tentativa 4 Tentativa 5 2. Digite Tempo de Reacção na primeira coluna da página 11 do Problema 2. Peça aos estudantes para introduzirem os tempos de reacção médios para cada estudante da turma nesta coluna. 3. Para calcular as estatísticas dos resultados, os estudantes devem clicar sobre e seleccionar One-Variable Statistics (Estatísticas de Uma Variável). Devem seleccionar a lista A e clicar sobre OK. Os dados recolhidos são apresentados na lista A, por isso verifique se as Listas X1 indicam a. Os estudantes devem digitar 1 para a lista de Frequência e, em seguida, clicar sobre OK. As estatísticas serão apresentadas nas listas C e D. O significado é indicado em x. 4. É construído um diagrama de extremos e quartis utilizando o Mínimo, o primeiro quartil (Q1), a mediana, o terceiro quartil (Q3) e o Máximo. Estes valores são também indicados pelo cálculo das Estatísticas de Uma Variável. Peça aos estudantes para registarem os resultados estatísticos na Página 12 e, em seguida, devem construir um diagrama de extremos e quartis utilizando estes números numa folha de papel.

4 5. Responda às perguntas do Teste de Compreensão do Problema Qual é o intervalo dos valores em que metade 50% dos dados estão posicionados? 2. Peça aos estudantes para analisarem em grupos a configuração da caixa do diagrama de extremos e quartis. O que indica a configuração da caixa em relação ao tempo de reacção médio? 3. Onde está situada a linha mediana? Que informação pode ser retirada da linha mediana acerca dos dados centrais do conjunto de dados? 4. Quantos estudantes foram incluídos nos dados? 5. Quantos estudantes se encontravam no primeiro quartil? 2 º quartil? 3º quartil? 4º quartil? 6. Quantos estudantes se encontravam entre o primeiro e o terceiro quartis? 7. Quais são os tempos de reacção médios maiores e menores da turma? 8. Se o gráfico apresentar um segmento ( bigode ) mais curto do que o outro, explique à turma o seu significado em relação aos tempos de reacção. 9. O que aconteceria ao diagrama de extremos e quartis se alguém apresentasse um tempo de reacção maior do que qualquer dos outros tempos? Quais seriam as alterações no diagrama de extremos e quartis? 10. Observe novamente os dados das 5 tentativas. Há alguma tendência repetitiva em relação aos dados? Os estudantes foram mais rápidos de uma tentativa para a outra? Foram mais lentos? Explique o que possa ter causado a variação. 11. Peça aos estudantes para compararem o tempo de reacção médio das 5 tentativas com o diagrama de extremos e quartis. Qual a correspondência entre o tempo de reacção e o gráfico? Peça aos estudantes para utilizarem a equação d = 2 gt, apresentada na página 13, em que d = é a distância da queda. Determine a distância da queda do pau de madeira antes de ser apanhado. A pergunta é apresentada na Página 14 do Problema 3.

5 NOTAS PARA O PROFESSOR E SOLUÇÕES A maior parte das respostas poderá variar dependendo dos dados recolhidos. As respostas que não podem variar são apresentadas aqui. 1. Uma caixa mais curta significa que os dados estão localizados e uma caixa mais comprida significa que os dados estão mais dispersos. 2. As respostas podem variar, mas a mediana indicará se os dados estão distribuídos uniformemente em relação à mediana (simetricamente distribuídos). 3. Os dados estão concentrados junto ao segmento ( bigode ) mais curto. 4. Uma vez que este valor é maior em relação aos outros tempos de reacção, o segmento ( bigode ) à direita aumentaria, demonstrando que os dados estão mais dispersos entre a maioria dos dados e este valor extremo.

Pontos, Rectas e Declives

Pontos, Rectas e Declives Pontos, Rectas e Declives ID: 8106 Tempo necessário 45 minutos Descrição Geral da Actividade Os estudantes serão introduzidos nos conceitos base no plano Cartesiano, ao deslocar um ponto no plano de coordenadas

Leia mais

Actividade 3 Sensores de temperatura: qual é a temperatura?

Actividade 3 Sensores de temperatura: qual é a temperatura? Actividade 3 Sensores de temperatura: qual é a temperatura? Conceitos matemáticos Materiais Equação linear real Recolha e análise dos dados de temperatura Elaboração e interpretação de gráficos Conceitos

Leia mais

Estudo do movimento de dois corpos ao longo de um plano inclinado

Estudo do movimento de dois corpos ao longo de um plano inclinado Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Departamento de Física Estudo do movimento de dois corpos ao longo de um plano inclinado Trabalho realizado por: Helena Mateus Maria José Beleza Vera Oliveira

Leia mais

Ficheiros associados:

Ficheiros associados: 1 AL 1.1. QUEDA LIVRE: FORÇA GRAVÍTICA E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Movimento de queda livre; Forças; Massa; Velocidade e Aceleração da gravidade Ficheiros

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Guião do vídeo. Será necessário uma força para que um corpo se mova?

Guião do vídeo. Será necessário uma força para que um corpo se mova? Guião do vídeo Será necessário uma força para que um corpo se mova? Olívia de Fátima Carneiro Cunha Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva Índice Introdução... 3 Parte I Protocolo experimental... 4 Actividade

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

Uso de Sensores na Sala de Aula BOLA SALTITANTE

Uso de Sensores na Sala de Aula BOLA SALTITANTE Função explorada: Quadrática BOLA SALTITANTE Conceitos da vida real tais como queda livre e objectos saltitantes, gravidade, e aceleração constante são exemplos de funções parabólicas. Esta actividade

Leia mais

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a e começar a jogar.

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a  e começar a jogar. Manual do Utilizador Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a http://mega.ist.utl.pt/~jsnl/sudoku/ e começar a jogar. O que preciso para jogar? Precisa de um computador, ligação

Leia mais

COMEÇAR AQUI. Pretende ligar a impressora a uma rede sem fios? Sem fios USB Com fios. Utilize a Configuração e ligação sem fios.

COMEÇAR AQUI. Pretende ligar a impressora a uma rede sem fios? Sem fios USB Com fios. Utilize a Configuração e ligação sem fios. COMEÇAR AQUI Se responder sim a qualquer destas perguntas, vá para a secção indicada para obter instruções de Configuração e Ligação. Pretende ligar a impressora a uma rede sem fios? Utilize a Configuração

Leia mais

Trânsito Forças e Movimento : Lei fundamental da dinâmica NOME: Nº TURMA: DATA: / /2009

Trânsito Forças e Movimento : Lei fundamental da dinâmica NOME: Nº TURMA: DATA: / /2009 Objectivo O objectivo desta actividade é verificar o que acontece com a aceleração de um corpo quando a resultante da força aplicada no corpo permanece constante, mas a massa do sistema é alterado. Questões

Leia mais

Ficheiros âssociâdos:

Ficheiros âssociâdos: Ficha do professor Domínio - Mecâ nicâ 1 AL 1.1. QUEDA LIVRE: FORÇA GRAVÍTICA E ACELERA- ÇÃO DA GRAVIDADE Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Movimento de queda livre; Forças; Massa; Velocidade

Leia mais

Domínio - Mecânica AL 1.3. MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO: VELOCIDADE E DESLOCAMENTO

Domínio - Mecânica AL 1.3. MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO: VELOCIDADE E DESLOCAMENTO Ficha do professor Domínio - Mecânica AL 1.3. MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO: VELOCIDADE E DESLOCAMENTO Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Velocidade; Deslocamento; Força de atrito; ª Lei

Leia mais

Guia de consulta rápida

Guia de consulta rápida Guia de consulta rápida Rider O Rider inclui um painel táctil. Pode clicar no painel para utilizar o dispositivo ou usar o botão de hardware. 1 BACK 2 4 LAP PAGE 3 1 Alimentação/Voltar/ Pausa/Parar ( /BACK/

Leia mais

Para cima e Para baixo: Movimento Harmónico Amortecido

Para cima e Para baixo: Movimento Harmónico Amortecido Descrição Geral Para cima e Para baixo: Movimento Harmónico Amortecido Quando um objecto ressalta preso a uma mola, as forças de resistência como o atrito diminuem a velocidade do objecto. Este efeito

Leia mais

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho:

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Identificação do trabalho (Capa) Relatório Simplificado AL 1.2. Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme Nome dos membros

Leia mais

Ficheiros âssociâdos:

Ficheiros âssociâdos: Ficha do professor AL 1.2. FORÇAS OS MOVIMETOS RETILÍEOS ACELERADO E UIFORME Autora: Fernanda eri TI-spire Palavras-chave: Forças; Inércia; Massa; Velocidade e Aceleração da gravidade Ficheiros âssociâdos:

Leia mais

Objetivo Gerâl. 1. Metâs Específicâs. 2. Introduçâ o Teo ricâ. 3. Previsâ o AL 1.2- ATRITO ESTÁTICO E ATRITO CINÉTICO.

Objetivo Gerâl. 1. Metâs Específicâs. 2. Introduçâ o Teo ricâ. 3. Previsâ o AL 1.2- ATRITO ESTÁTICO E ATRITO CINÉTICO. AL 1.2- ATRITO ESTÁTICO E ATRITO CINÉTICO Autora : Fernanda Neri TI-Nspire Objetivo Gerâl Concluir que as forças de atrito entre sólidos dependem dos materiais das superfícies em contacto, mas não da área

Leia mais

ESCALAS DE TEMPERATURA (Proporcionalidade Directa)

ESCALAS DE TEMPERATURA (Proporcionalidade Directa) ESCALAS DE TEMPERATURA (Proporcionalidade Directa) Citações: Utilização das tecnologias na aprendizagem da Matemática Todos os alunos devem aprender a utilizar não só a calculadora elementar mas também,

Leia mais

Instalação do Rotary Attachment

Instalação do Rotary Attachment Instalação do Rotary Attachment Modo de instalação: 1 - Para a instalação do Rotary attachment desça a mesa de recorta até que fique no ponto mais baixo possível e desligue a laser. 2 - Coloque o Rotary

Leia mais

40 Guia do utilizador AM

40 Guia do utilizador AM 40 Guia do utilizador AM Cardio 40 1 2 3 1 Iluminação / Alimentação ( / ) Mantenha este botão premido para ligar ou desligar o dispositivo. Prima para ativar a luz de fundo. 2 Voltar ( ) Prima este botão

Leia mais

Modem e Rede local Manual do utilizador

Modem e Rede local Manual do utilizador Modem e Rede local Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem

Leia mais

Física e Química A. Nomes: N.º s : T.ª: Como neutralizar resíduos de ácidos/bases do laboratório de Química da escola?

Física e Química A. Nomes: N.º s : T.ª: Como neutralizar resíduos de ácidos/bases do laboratório de Química da escola? Física e Química A 11ºAno - Química AL.2.3. Neutralização: uma reacção de ácido-base Ano lectivo: 2010/2011 Nomes: N.º s : T.ª: PARTE I - Introdução Questão problema Como identificar se os resíduos são

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

Manual de início rápido SE888

Manual de início rápido SE888 Manual de início rápido SE888 O que está na caixa Estação de base Nota * Em sistemas com vários telefones, há telefones, carregadores e transformadores adicionais. ** Em alguns países, é necessário ligar

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

Instalação. Ponto de acesso sem fios NETGEAR ac WAC120. Conteúdo da embalagem. NETGEAR, Inc. 350 East Plumeria Drive San Jose, CA USA

Instalação. Ponto de acesso sem fios NETGEAR ac WAC120. Conteúdo da embalagem. NETGEAR, Inc. 350 East Plumeria Drive San Jose, CA USA Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Guião básico do Tracker

Guião básico do Tracker Guião básico do Tracker O Tracker é um software de distribuição gratuita, de aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source

Leia mais

Solidificação e fusão da água

Solidificação e fusão da água Solidificação e fusão da água A temperatura de solidificação é a temperatura à qual a substância passa de líquido a sólido. Temperatura de ebulição é a temperatura à qual a substância passa de sólido a

Leia mais

SIMULAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM PÁRA-QUEDISTA

SIMULAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM PÁRA-QUEDISTA Centro de Formação Entre Homem e Cávado Amares e Terras de Bouro Oficina de Formação: Trabalho Prático na Perspectiva dos Novos Programas de Física e Química, Matemática e Biologia. Uma Abordagem à Experimentação

Leia mais

Câmara. Câmara Cube de Rede. Manual de utilização rápida-português. Este manual de utilização rápida aplica-se a: DS-2CD2412F-I (W),

Câmara. Câmara Cube de Rede. Manual de utilização rápida-português. Este manual de utilização rápida aplica-se a: DS-2CD2412F-I (W), Câmara Câmara Cube de Rede Manual de utilização rápida-português Este manual de utilização rápida aplica-se a: DS-2CD2412F-I (W), UD.6L0201B1273A01EU 1 Informações regulamentares Declaração de Conformidade

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I (2016-2007) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO Analisar a 2ª lei de Newton, aplicada a um sistema de 2 massas ligadas por um fio que

Leia mais

Disk Station. DS109j,DS109, DS109+ Guia de Instalação Rápida

Disk Station. DS109j,DS109, DS109+ Guia de Instalação Rápida Disk Station DS109j,DS109, DS109+ Guia de Instalação Rápida INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este manual em local seguro, para futuras

Leia mais

Estatística e Folha de Cálculo MATERIAIS DE APOIO ÀS SESSÕES PRÁTICAS. Grupo de Trabalho T 3 da Associação de Professores de Matemática 1

Estatística e Folha de Cálculo MATERIAIS DE APOIO ÀS SESSÕES PRÁTICAS. Grupo de Trabalho T 3 da Associação de Professores de Matemática 1 MATERIAIS DE APOIO ÀS SESSÕES PRÁTICAS Grupo de Trabalho T 3 da Associação de Professores de Matemática 1 I- EMISSÕES DE CO 2 E O FUTURO DO MUNDO Começa por abrir o ficheiro TOP 20 CO2_PIB. Para além de

Leia mais

Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone?

Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone? Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone? Date : 23 de Dezembro de 2016 Perdeu fotografias no seu smartphone Android? Não sabe onde estão os contactos, mails e ficheiros no seu iphone?

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP 1 Índice Parte 1. Preparativos... 4 Parte 2. Instalação... 4 2.1 Cabo serial... 5 2.2 Cabo serial com conversor

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Disk Station DS509+ Guia de Instalação Rápida

Disk Station DS509+ Guia de Instalação Rápida Disk Station DS509+ Guia de Instalação Rápida INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este manual em local seguro, para futuras consultas. Mantenha

Leia mais

EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS

EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS 2 PORTUGUÊS EM4591 Repetidor Wi-Fi universal com WPS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição geral do dispositivo... 2 2.0 Onde

Leia mais

Disk Station. Guia de Instalação Rápida DS409+, DS409. ID do documento: Synology_QIG_4bay2_

Disk Station. Guia de Instalação Rápida DS409+, DS409. ID do documento: Synology_QIG_4bay2_ Disk Station DS409+, DS409 Guia de Instalação Rápida ID do documento: Synology_QIG_4bay2_20090616 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

Guia de consulta rápida

Guia de consulta rápida 210 Guia de consulta rápida m Rider 210 O Rider 210 está equipado com um barómetro que apresenta a altitude em tempo real. Este dispositivo possui três botões que são utilizados para várias funções. Funções

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

Características da Câmara de Slim 320. Instalar a Câmara de Slim 320

Características da Câmara de Slim 320. Instalar a Câmara de Slim 320 Características da Câmara de Slim 320 1 2 Indicador LED Quando a Slim 320 é ligada o indicador LED acende-se. Objectiva Ajustar a focagem através da rotação da objectiva. Instalar a Câmara de Slim 320

Leia mais

Atualizar o Firmware para o Transmissor Sem Fios WT 7

Atualizar o Firmware para o Transmissor Sem Fios WT 7 Atualizar o Firmware para o Transmissor Sem Fios WT 7 Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para o transmissor sem fios WT 7. Se não estiver confiante

Leia mais

Fi ch a do p ro fe s so r

Fi ch a do p ro fe s so r AL 2.3 Atrito e variação de Energia Mecânica TI-Nspire Autora : Fernanda Neri Palavras-chave: Energia Cinética; Energia Potencial; Transferência de energia; Transformação de energia; Energia Mecânica;

Leia mais

ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO

ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO 1. Questão Problema Um carro encontra-se parado no cimo de uma rampa. Acidentalmente é destravado e começa a descer a rampa. Como se relaciona a energia

Leia mais

LW313 Sweex Wireless 300N Adapter USB

LW313 Sweex Wireless 300N Adapter USB LW313 Sweex Wireless 300N Adapter USB Note! Não expor o Sweex Wireless 300N Adapter USB a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar

Leia mais

Câmara. Câmara Bullet de Rede. Manual de utilização rápida---português

Câmara. Câmara Bullet de Rede. Manual de utilização rápida---português Câmara Câmara Bullet de Rede Manual de utilização rápida---português Este manual de utilização rápida aplica-se a: DS-2CD2612F-I(S), UD.6L0201B1272A01EU 1 Informações regulamentares Declaração de Conformidade

Leia mais

Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits

Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits Para a instalação de Pin Pad modelo serial com cabo conversor serial-usb, recomendamos o uso do cabo FCA-6 da marca FEASSO. Veja o Apêndice D para

Leia mais

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo:

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo: 6 ESQUEMA DO CAPÍTULO Estatística Descritiva 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

60 Guia do utilizador

60 Guia do utilizador 60 Guia do utilizador PT Cardio 60 1 2 3 1 Iluminação / Alimentação ( / ) Mantenha premido para ligar o dispositivo. Para desligar o dispositivo, mantenha o botão premido para aceder ao submenu e utilize

Leia mais

Autora: Fernanda Neri

Autora: Fernanda Neri AL 1.3. COLISÕES Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Forças; Massa; Velocidade, Momento linear, Coeficiente de restituição Ficheiros associados: colisões_atividade_professor; colisões_photogate_atividade_aluno;

Leia mais

Recurso Didáctico. Dossier Técnico Pedagógico Projecto: 5742/2008/22 Acção: 5742/2008/

Recurso Didáctico. Dossier Técnico Pedagógico Projecto: 5742/2008/22 Acção: 5742/2008/ Pág Megaexpansão, Ensino e Formação Profissional em Novas Tecnologias, Lda. Rua Praça de Touros, 26 2500-67 Caldas da Rainha NIPC 503 807 4 Correio Electrónico [email protected] www.megaexpansao.pt

Leia mais

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008 Estatística Lousã, 07 de Março de 08 A estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar conclusões e fazer previsões. Recolha, organização e representação

Leia mais

Actividade Laboratorial Física Bloco 2 (11º / 12º ano) Escola Secundària Aurélia de Sousa

Actividade Laboratorial Física Bloco 2 (11º / 12º ano) Escola Secundària Aurélia de Sousa AL 1.2 Salto para a piscina O que se pretende Escola Secundària Aurélia de Sousa 1. Projectar um escorrega para um aquaparque, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina.

Leia mais

ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_

ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_ ID do documento: Synology_QIG_2bayCL_20100319 INSTRUÇ Õ ES DE SEGURANÇ A Leia cuidadosamente estas instruções de segurança antes de utilizar e guarde este manual em local seguro, para futuras consultas.

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Guia de actualização de software para o Vodafone Smart V8

Guia de actualização de software para o Vodafone Smart V8 Importante Deve efectuar uma cópia (backup) dos seus dados do telefone antes de iniciar a actualização de software, apesar da informação contida na memória do seu telefone não ser apagada. Os dados que

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Atualizar o Firmware das Câmaras Digitais SLR (Armazenamento em Massa) Macintosh

Atualizar o Firmware das Câmaras Digitais SLR (Armazenamento em Massa) Macintosh Atualizar o Firmware das Câmaras Digitais SLR (Armazenamento em Massa) Macintosh Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de

Leia mais

MATEMÁTICA. Sistemas de Equações Dinamizadores: Bola Saltitante

MATEMÁTICA. Sistemas de Equações Dinamizadores: Bola Saltitante Curso09: Matemática experimental no 3º ciclo: um desafio e uma necessidade MATEMÁTICA Sistemas de Equações Dinamizadores: Eduardo Cunha, Escola Secundária de Barcelos e Grupo T3 da APM Lineares Maria José

Leia mais

Acesso à rede minedu

Acesso à rede minedu O presente manual tem como objetivo documentar todos os passos necessários para a configuração da rede minedu nos dispositivos com o do sistema operativo Windows 10 e Android. 01.09.2018 Configuração da

Leia mais

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Date : 31 de Agosto de 2015 Há funcionalidades que são muito simples de fazer num sistema operativo e mais complicado de activar num outro diferente. Deixamos hoje

Leia mais