MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) INFORMAÇÕES GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) INFORMAÇÕES GERAIS"

Transcrição

1 MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) Estágios Profissionais Erasmus INFORMAÇÕES GERAIS O Erasmus dá a possibilidade aos estudantes do ensino superior, independentemente do grau académico que frequentem, de realizarem um estágio curricular ou extracurricular, de 3 a 12 meses, em contexto de trabalho. Estes estágios podem decorrer numa empresa ou numa Instituição de Ensino Superior, sendo que nesta última o estudante não vai realizar um período de estudos, vai adquirir uma experiência de trabalho. Objectivos Os objectivos deste tipo de mobilidade são: Ajudar os estudantes a adaptarem se aos requisitos do mercado laboral na UE; Permitir que os estudantes desenvolvam aptidões específicas incluindo as de línguas e melhorem o seu conhecimento sobre a cultura económica e social de determinado país e num contexto de aquisição de experiência de trabalho; Promover a cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e empresas; Contribuir para o desenvolvimento de jovens qualificados, de espírito aberto e internacionalmente experientes como futuros profissionais. Países onde os estágios podem ser realizados Todos os estados membros da União Europeia, os países em fase de adesão e os países da EFTA EEE (Islândia, Liechtenstein e Noruega). Entidades de Acolhimento (EA) elegíveis para Estágios Profissionais: Qualquer empresa do sector público ou privado que exerça uma actividade económica, independentemente da dimensão, do estatuto jurídico ou do sector económico em que opere, incluindo a economia social. Uma Instituição de Ensino Superior pode ser a EA para um estágio profissional Erasmus. Neste contexto, o estudante não vai realizar um período de estudos, vai adquirir experiência de trabalho. Não são elegíveis como entidades de acolhimento: Instituições Europeias (incluindo Agências Europeias); Organizações gestoras de Programas Europeus (a fim de evitar conflitos de interesse e/ou duplo financiamento); Representações diplomáticas do país de origem do estudante, sedeadas no país de acolhimento, (embaixadas, consulados, etc.)

2 REGULAMENTO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (FCT/UNL) ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS (SMP) PARA ESTUDANTES DA FCT/UNL Destinatários Alunos da FCT/UNL de Nacionalidade Portuguesa ou com residência permanente em Portugal e que tenham obtido, no mínimo, 60 ECTS ou que já estejam no 2º ano. Os estudantes que já realizaram uma mobilidade Erasmus de estudos (SMS) ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (que se iniciou em 2007) ou ao abrigo do Programa Socrates II ( ), são elegíveis para este tipo de mobilidade. Não são elegíveis aqueles que realizaram um Estágio Leonardo Da Vinci ao abrigo do Programa Sócrates II ( ). Em qualquer uma das actividades ERASMUS, Estudos ou Estágios, um aluno só poderá realizar uma de cada tipo: uma mobilidade em Estudos (SMS), uma mobilidade em Estágios (SMP), uma mobilidade estudos ERASMUS MUNDUS. Acordos institucionais Para a mobilidade de estágios profissionais não existe a necessidade de serem estabelecidos acordos interinstitucionais entre a UNL e a Entidade de Acolhimento (EA) uma vez que estarão legalmente ligados pelo Programa de Estágio Individual (Training Agreement). Programa de Estágio Individual e Compromisso de Qualidade Antes de qualquer estudante iniciar o seu período de mobilidade, a FCT/UNL assegurará que o programa de estágio profissional, a ser cumprido no estrangeiro, é válido, no que respeita ao grau ou diploma que o estudante está a frequentar, e que o mesmo será conducente ao total reconhecimento, quando satisfatoriamente executado. É necessário o estudante acordar com o Coordenador Erasmus do seu curso, e, se aplicável, com o seu orientador de estágio na FCT/UNL, e o responsável na EA um programa de estágio. Cada estudante deve possuir um Programa de Estágio Profissional (doc.), o qual deve ser assinado pela FCT/UNL, pela entidade de acolhimento e pelo estudante, antes do início da mobilidade.

3 Este programa de estágio identifica as actividades a desenvolver, as competências a adquirir e as tarefas a desempenhar pelo estudante na EA, e a forma como será avaliado o estágio. O Compromisso de Qualidade (Quality Commitment) para Estágios Profissionais Erasmus é um documento padrão que estabelece as funções e as responsabilidades das partes envolvidas no período de estágio e deve estar anexo ao Programa de Estágio do estudante. Reconhecimento Académico do Período de Estágio O estágio profissional Erasmus pode fazer parte do plano curricular do estudante (estágio curricular) ou pode ser um estágio extra curricular. Em qualquer um dos casos a FCT/UNL garante o reconhecimento formal do período de estágio no estrangeiro desde que a mobilidade tenha tido a aprovação prévia do Coordenador Erasmus do curso, o estagiário tenha cumprido o plano de trabalho definido inicialmente e no final do período de estágio a entidade de acolhimento tenha enviado à FCT/UNL a aprovação final do estagiário. Esta avaliação será encaminhada para o Coordenador Erasmus do curso do estudante. Assim, em caso de estágio curricular, o período de estágio será reconhecido através da atribuição de ECTS desde que esses créditos tenham sido previamente aprovados e identificados pelo Coordenador Erasmus do Curso, no Programa de Estágio Individual (Training Agreement). Em caso de estágio extra curricular o período de estágio será reconhecido, apenas, no Suplemento ao Diploma. Alteração ao Programa de Estágio Individual (Training Agreement) O estudante terá de comunicar, ao Coordenador Erasmus do seu curso, qualquer proposta de alteração ao programa de estágio individual previamente definido e aprovado. A alteração deverá constar de documento escrito (Ficha de Alteração a disponibilizar pela SAE/DA), assinado pelo Coordenador Erasmus do curso, pelo estudante e pelo responsável na entidade de acolhimento. Prazo para Entrega de documentos A entrega de documentos necessários ao reconhecimento do período de mobilidade é da responsabilidade do estudante que compromete se a entregá los ao seu Coordenador Erasmus e/ou Orientador de Estágio na FCT/UNL no prazo de 1 mês após terminar o seu estágio. Como encontrar o local de estágio Os estudantes são responsáveis por encontrar o seu local de estágio e iniciar os primeiros contactos com entidades do seu interesse e de acordo com o trabalho que pretendem desenvolver.

4 Podem contactar instituições do seu interesse, docentes ou coordenadores de curso. Também podem consultar alguns sites de procura de estágios. Algumas sugestões para procura de entidades de acolhimento ou estágios: Eures o Portal Europeu da Mobilidade Profissional ( egory=481) Europlacement ( Euro Science jobs ( Meios de procura de emprego na Europa ( ) Careers in Europe ( Aspectos referentes a alojamento, viagens, assistência médica, etc Todas estas questões são da responsabilidade do estagiário tendo sempre presente que deverá desenvolver todos os esforços para que o seu estágio tenha início na data definida no Programa de Estágio Individual (Training Agreement). Dado que não existe qualquer acordo ou protocolo institucional com a entidade de acolhimento, a FCT não tem condições de assegurar alojamento para o estagiário. Para obter assistência médica no estrangeiro deverá solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) que é gratuito e válido por um ano. Poderá fazê lo nos seguintes locais: Loja do Cidadão, Segurança Social ou qualquer outra instituição em que está inscrito. Aconselha se uma leitura atenta da informação constante em m/cartaoeuropeudesegurodoenca.htm O Seguro Escolar da FCT/UNL cobre os riscos inerentes às actividades do estágio no País de destino desde que essas actividades sejam desenvolvidas no âmbito do curso Estágio Curricular. PROCESSO DE CANDIDATURA À BOLSA DO ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS PARA ESTUDANTES DA FCT/UNL Nota: Os interessados em realizar este tipo de estágio (SMP) sem bolsa não necessitam de cumprir o estipulado neste processo de candidatura a bolsa e, podem, em qualquer altura, formalizar o seu interesse junto da da Divisão Académica, desde que já disponham de entidade de acolhimento e do acordo prévio do Orientador na FCT/UNL e/ou Coordenador Erasmus do seu curso. Prazo de candidatura O período de candidatura à bolsa é definido pela FCT/UNL. No ano de 2010 decorrerá até 26 de Julho.

5 Bolsa O valor da bolsa (consultar tabela) varia consoante a duração do período de mobilidade e do país de destino. A FCT/UNL ainda não tem informação sobre o financiamento para o ano de 2010/2011 nem sobre o número de bolsas a serem atribuídas pela Reitoria da UNL. Duração da mobilidade O período de mobilidade pode ter uma duração mínima de 3 meses e máxima de 12 meses. Na FCT/UNL, e para efeitos de candidatura a bolsa, o apoio financeiro será atribuído pelo tempo efectivo de mobilidade. Os estágios financiados devem terminar até 30 de Setembro de Processo de selecção para efeitos de atribuição de bolsa (O estágio poderá ser realizado independentemente de vir a ser atribuída qualquer bolsa) Será dada prioridade aos estudantes que comprovem, até à data limite de candidatura, através de carta de aceitação (ver doc.), dispor de entidade de acolhimento no País de destino. Os estudantes são ordenados em função dos seguintes critérios: a) Média do aluno em relação à média geral de todos os alunos do seu curso; b) Número de ECTS já realizado, a dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até ao final do semestre anterior ao momento da candidatura; c) Menor número de anos de matrículas para atingir aquele número de ECTS; d) A atribuição da bolsa será feita pelo período da duração da mobilidade. Devolução de bolsa Haverá sempre direito a devolução de bolsa caso a duração do período de estágio e/ou o Programa de Estágio não seja cumprido na íntegra: Caso não seja concretizada a duração total da mobilidade inicialmente prevista, será devolvido o valor equivalente ao período de estágio não realizado. A duração mínima de 3 meses terá de ser sempre cumprida sob pena de devolver o total do valor recebido. A Ficha de Candidatura a Estágio Erasmus Profissional (SMP) (ver doc.) deverá ser assinada e enviada à até ao dia 26 de Julho de da Divisão Académica, 14 de Julho de 2010

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP)

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) I - Informações gerais Estágios Profissionais Erasmus Objectivos Países onde os estágios podem ser realizados

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO)

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) Gabinete Erasmus e de Intercâmbio Página 1 de 8 A Decisão 2006/1729/CE do Parlamento Europeu e do Conselho estabelece no

Leia mais

Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS)

Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) Lista de questões frequentes (FAQ) actualizada no mês

Leia mais

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS OBJECTIVOS DO SUBPROGRAMA SECTORIAL ERASMUS O Programa Erasmus é um subprograma do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que teve início no dia 01 de Janeiro de 2007

Leia mais

GUIA DO ESTÁGIO ERASMUS

GUIA DO ESTÁGIO ERASMUS GUIA DO ESTÁGIO ERASMUS A UNIVERSIDADE DA MADEIRA, através do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme) / ERASMUS, permite que os seus estudantes realizem um período de Estágio

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo A Universidade de Coimbra tem ao dispor dos seus estudantes diversos programas de mobilidade que lhes proporcionam

Leia mais

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2012-2013 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS +

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS + REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS + ARTIGO 1º Âmbito 1. O presente regulamento estabelece o regime aplicável aos programas de intercâmbio e mobilidade de estudantes das Escolas do Turismo de Portugal.

Leia mais

Sessão de Esclarecimento ERASMUS+

Sessão de Esclarecimento ERASMUS+ Divisão Académica Secção de Acolhimento e Mobilidade (SAM) Sessão de Esclarecimento ERASMUS+ 2018/2019 07/02/2018 O Erasmus SMS - Estudos - podem fazer disciplinas e o trabalho/projeto para a tese; O Erasmus

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado. Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado. Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem GUIA DE CANDIDATURA PARA MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA ESTÁGIOS ERASMUS+ (SMP)

Leia mais

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Guia do Estudante Mobilidade de Estudantes Nacionais Normas Gerais A mobilidade de estudantes inclui duas vertentes de atividade: realização de estudos

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 29.03.2017 14:30h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 24-02-2016 17:00h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 04.04. 15:00h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC IPC

Leia mais

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes Nacionais Normas Gerais A mobilidade de estudantes inclui duas vertentes de atividade: Realização de estudos ou formações

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA 31 REGULAMENTO ENQUADRAMENTO Nos termos do disposto no Regulamento do programa ERASMUS+ Mobilidade de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes do

Leia mais

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Preâmbulo O Programa de Mobilidade de Estudantes SÓCRATES/ERASMUS é uma iniciativa da União Europeia que visa incentivar o intercâmbio internacional de estudantes

Leia mais

Sessão de Esclarecimento ERASMUS+

Sessão de Esclarecimento ERASMUS+ Sessão de Esclarecimento ERASMUS+ 2017/2018 08/02/2017 O Erasmus SMS Estudos - podem fazer disciplinas e o trabalho/projeto para a tese; O Erasmus SMT Estágios - não podem fazer disciplinas, mas podem

Leia mais

Erasmus+ O Erasmus a KA1 KA2 KA3

Erasmus+ O Erasmus a KA1 KA2 KA3 Erasmus+ O Erasmus+ é o Programa da União Europeia no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto. Foi aprovado pelo Parlamento Europeu a 19 de novembro de 2013 e tem a vigência de 7 anos

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo O Programa de mobilidade Erasmus é uma iniciativa da União Europeia que visa incentivar o intercâmbio internacional

Leia mais

GUIA DO CANDIDATO AO PROGRAMA ERASMUS PERÍODO DE ESTUDOS E ESTÁGIO

GUIA DO CANDIDATO AO PROGRAMA ERASMUS PERÍODO DE ESTUDOS E ESTÁGIO GUIA DO CANDIDATO AO PROGRAMA ERASMUS PERÍODO DE ESTUDOS E ESTÁGIO Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Índice Página O que é o programa

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

PROGRAMA ERASMUS + Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Leia mais

Changing lives. Opening minds.

Changing lives. Opening minds. Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2017/2018 Jan 2018 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Núcleo de Relações Internacionais Erasmus+: Programa da União

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS Informação Oficial da Página da Agência Nacional PROALV www.proalv.pt Entidade responsável em Portugal pela gestão do Programa Programa de Aprendizagem ao

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Guia de Candidatura I. Introdução 1. Âmbito do Programa O Programa Almeida Garrett pretende incentivar a cooperação entre instituições de ensino superior,

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade Internacional,

Leia mais

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

Aspetos Introdutórios

Aspetos Introdutórios Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa PROGRAMA ERASMUS + 2014/2020 Regulamento Aspetos Introdutórios 1. A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) deu início ao seu primeiro

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Objetivos

Leia mais

Regulamento Programa Almeida Garrett

Regulamento Programa Almeida Garrett Regulamento Programa Almeida Garrett 1º (Âmbito) 1. O programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário. 2. No quadro da mobilidade de

Leia mais

Regulamento do Programa. Almeida Garrett

Regulamento do Programa. Almeida Garrett Regulamento do Programa Almeida Garrett 2011/2012 1º (Âmbito) 1. O programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário. 2. No quadro da mobilidade

Leia mais

Guia orientador do Programa Vasco da Gama

Guia orientador do Programa Vasco da Gama GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMAS DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES Guia orientador do Programa Vasco da Gama 2019/2020 1 SUMÁRIO 1. PROGRAMA DE MOBILIDADE VASCO DA GAMA 2. CONDIÇÕES Á MOBILIDADE

Leia mais

Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019

Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019 Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019 Objetivos do Programa - Estudar numa Instituição de Ensino Superior de um país europeu, beneficiando no plano educacional,

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS. Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus?

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS. Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus? FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus? As candidaturas a mobilidade SMS são abertas pelo coordenador institucional e publicitadas

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional

Leia mais

Sessão de Esclarecimento

Sessão de Esclarecimento Divisão Académica Secção de Acolhimento e Mobilidade (SAM) Sessão de Esclarecimento 2019/2020 O Erasmus SMS - Estudos - podem fazer disciplinas e o trabalho/projeto para a tese; O Erasmus SMT - Estágios

Leia mais

DESPACHO. ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL

DESPACHO. ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL DESPACHO N.º 29/2013 Data: 2013/06/21 Para conhecimento de: Pessoal Docente, Discente e não Docente ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL 2012-2014. No

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 O QUE É O PROGRAMA ERASMUS+? O programa ERASMUS PLUS (ERASMUS+) é uma nova abordagem de um programa integrado, que engloba vários Programas Europeus num só, e dá

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 Nomeação dos estudantes junto da instituição de acolhimento 1ª etapa Candidatura direta à instituição de acolhimento Confirmação de prazos; Documentos de candidatura;

Leia mais

GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus /2018

GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus /2018 GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus + 2017/2018 A leitura deste Guia é importante mas não dispensa a leitura das Normas de Funcionamento do Programa Serviços de Ciência

Leia mais

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional para estágio dos estudantes

Leia mais

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde APROVADO EM REUNIÃO CC 10.07.2018 MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo Iº Enquadramento O

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019. EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019. O REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA, no uso de suas atribuições, torna público, por intermédio deste Edital, abertura de inscrições para acadêmicos

Leia mais

Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing

Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing E r a s m u s + Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing 1.º Âmbito de Aplicação 1. Esta norma aplica-se à mobilidade Erasmus para estudos e para estágio;

Leia mais

O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI

O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI Albino Oliveira O que é o Programa Leonardo da Vinci? É um Programa Comunitário de Acção em Matéria de Formação Profissional que agora se encontra na sua segunda fase (01 de

Leia mais

Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing

Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing E r a s m u s + Norma para o Reconhecimento e Validação do Período de Estudos e/ou Estágio de Alunos Outgoing 1.º Âmbito de Aplicação 1. Esta norma aplica-se à mobilidade Erasmus para estudos e para estágio;

Leia mais

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional 1 Uma porta aberta para a Europa Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional Albino Oliveira Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto 2 1 Cinco tipos de Acção Mobilidade

Leia mais

Escola Superior de Biotecnologia. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Escola Superior de Biotecnologia. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais 1 Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS E AGORA? 1. ACEITAR A COLOCAÇÃO ERASMUS 2. PREPARAR O PROCESSO INDIVIDUAL 3. CONTACTOS COM A INSTITUIÇÃO ONDE FUI COLOCADO 4.

Leia mais

PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR

PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR 1 PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR 4º EDIÇÃO 2011/2012 2 PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR O Programa de Estágios Extra curricular (PEEC) é um programa de estágios extra curricular para

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS REITORIA EDITAL Nº 23, DE 15 DE MARÇO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS REITORIA EDITAL Nº 23, DE 15 DE MARÇO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS REITORIA EDITAL Nº 23, DE 15 DE MARÇO DE 2018 O REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA, no uso de suas atribuições, torna público, por intermédio deste

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável à gestão de atividades resultantes de programas nacionais e internacionais de mobilidade de estudantes e. II OBJETIVOS Assegurar as atividades de mobilidade de estudantes

Leia mais

REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES

REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as regras específicas do Programa de Mobilidade ERASMUS+, doravante designado por Programa, na

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018 O concurso objeto do presente regulamento visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC)

Leia mais

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI Programa ERASMUS+ Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS+ O (a) estudante tem de estar obrigatoriamente inscrito(a), pelo menos, no segundo ano do curso que frequenta (esta

Leia mais

Regulamento do Programa Almeida Garrett 2015/2016

Regulamento do Programa Almeida Garrett 2015/2016 Regulamento do Programa Almeida Garrett 2015/2016 1º (Âmbito) 1. O programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário. 2. No quadro da mobilidade

Leia mais

Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC)

Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) Faculdade de Ciências da U.Porto Ano 2016/2017 Regulamento 2 O QUE É O PROGRAMA PEEC DA FCUP? O Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) é um programa de

Leia mais

Regulamento de Estágios para o Primeiro e Segundo Ciclo Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais 2008 / 2009

Regulamento de Estágios para o Primeiro e Segundo Ciclo Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais 2008 / 2009 Regulamento de Estágios para o Primeiro e Segundo Ciclo Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais 2008 / 2009 Âmbito O presente Regulamento de Estágios é válido para os alunos dos Cursos de

Leia mais

Programa Erasmus + International Credit Mobility GUIA DE CANDIDATURA PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE

Programa Erasmus + International Credit Mobility GUIA DE CANDIDATURA PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE Programa Erasmus + International Credit Mobility GUIA DE CANDIDATURA PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE 1. International Credit Mobility O que é?... 3 2. Atuais Universidades Parceiras... 3 3. Regras de Admissão...

Leia mais

Programas de Mobilidade ERASMUS +

Programas de Mobilidade ERASMUS + Programas de Mobilidade ERASMUS + 1 Programas de Mobilidade ERASMUS+ e Outras mobilidades Os Programas de Mobilidade consistem em protocolos de cooperação com outras Instituições do Ensino Superior (IES)

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete de Programas e Relações Internacionais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete de Programas e Relações Internacionais Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) ERASMUS Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS O (a) estudante deverá preencher todos os requisitos enunciados nas Normas

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 6 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

Programa "Vasco da Gama" Regulamento

Programa Vasco da Gama Regulamento Programa "Vasco da Gama" Regulamento Artigo 1.º Âmbito 1. O programa Vasco da Gama é um programa de mobilidade de estudantes entre escolas do ensino politécnico. 2. O intercâmbio de estudantes ao abrigo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 87, DE 06 DE AGOSTO DE 2018.*

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 87, DE 06 DE AGOSTO DE 2018.* EDITAL Nº 87, DE 06 DE AGOSTO DE 2018.* O REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA, no uso de suas atribuições, torna público, por intermédio deste Edital, abertura de inscrições para acadêmicos

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS PELA FEUP AO ABRIGO DO PROGRAMA MOBILE. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS PELA FEUP AO ABRIGO DO PROGRAMA MOBILE. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS PELA FEUP AO ABRIGO DO PROGRAMA MOBILE Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento visa definir as condições de acesso,

Leia mais

Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA

Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA COMISSÃO EUROPEIA DIRECÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA A Comissão

Leia mais

Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa

Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa Artigo 1º Objeto e âmbito de aplicação 1. No sentido de

Leia mais

GUIA DA MOBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO PARA FORMAÇÃO (STT) 2018/2019

GUIA DA MOBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO PARA FORMAÇÃO (STT) 2018/2019 GUIA DA MOBILIDADE DE PESSOAL TÉCNICO PARA FORMAÇÃO (STT) 2018/2019 Divisão de Relações Internacionais 1 INDICE 1. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE APLICÁVEIS AOS TÉCNICOS... 3 2. PROCESSO DE CANDIDATURA STT...

Leia mais

PROGRAMAS DE MOBILIDADE - GUIA DO ALUNO

PROGRAMAS DE MOBILIDADE - GUIA DO ALUNO PROGRAMAS DE MOBILIDADE - GUIA DO ALUNO 1. ENTIDADES COORDENADORAS Coordenador de Mobilidade (área: O511 - Biology (Biological Engineering)) (https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/mebiol/programas-de-mobilidade

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 5 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTÁGIOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde REGULAMENTO

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTÁGIOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde REGULAMENTO APROVADO NA REUNIÃO CC 10.07.2018 MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTÁGIOS Escola de Enfermagem (Lisboa) Instituto de Ciências da Saúde REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objeto O presente

Leia mais

Regulamento de Mobilidade Internacional de Estudantes do Instituto de Estudos Políticos. I. Disposições Gerais. Artigo 1º.

Regulamento de Mobilidade Internacional de Estudantes do Instituto de Estudos Políticos. I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Regulamento de Mobilidade Internacional de Estudantes do Instituto de Estudos Políticos I. Disposições Gerais Artigo 1º (Objecto) 1. O presente Regulamento rege a mobilidade internacional de estudantes

Leia mais

GUIA ESTUDOS ERASMUS

GUIA ESTUDOS ERASMUS GUIA ESTUDOS ERASMUS A UNIVERSIDADE DA MADEIRA, através do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme) / ERASMUS, permite que os seus estudantes realizem um período de Estudos

Leia mais

Regulamento do programa de mobilidade Bolsas Santander Luso-Brasileiras CONVOCATÓRIA 2015

Regulamento do programa de mobilidade Bolsas Santander Luso-Brasileiras CONVOCATÓRIA 2015 Regulamento do programa de mobilidade Bolsas Santander Luso-Brasileiras CONVOCATÓRIA 2015 É do interesse das Instituições de Ensino Superior promover a excelência do ensino, propiciando aos seus estudantes

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dezembro 2018)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dezembro 2018) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dezembro 2018) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus estudantes diferentes Programas de Mobilidade

Leia mais

REGULAMENTO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES MATRICULADOS E INSCRITOS NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO ABRANGIDOS POR PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

REGULAMENTO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES MATRICULADOS E INSCRITOS NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO ABRANGIDOS POR PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL REGULAMENTO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES MATRICULADOS E INSCRITOS NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO ABRANGIDOS POR PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento define o processo

Leia mais

Índice. 1. Programa ERASMUS + // Ação KA1 Informações Gerais Processo de candidatura Seleção e procedimentos posteriores

Índice. 1. Programa ERASMUS + // Ação KA1 Informações Gerais Processo de candidatura Seleção e procedimentos posteriores Viajar pelo Mundo Índice 1. Programa ERASMUS + // Ação KA1 Informações Gerais Processo de candidatura Seleção e procedimentos posteriores 2. Programa Bolsas de mobilidade Santander Ibero-Americanas Informações

Leia mais

Ação Chave 1 Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (EMJMD)

Ação Chave 1 Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (EMJMD) Ação Chave 1 Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (EMJMD) Excelência Qualidade Inovação Internacionalização Instituições de Ensino Superior (IES) Objetivos Programáticos Qualidade Atração Espaço Europeu

Leia mais

REGULAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA / ERASMUS. Enquadramento

REGULAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA / ERASMUS. Enquadramento REGULAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA / ERASMUS Enquadramento Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme - LLP) ERASMUS

Leia mais

LICENCIATURA EM TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL

LICENCIATURA EM TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL LICENCIATURA EM TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL PREÂMBULO A Licenciatura em Teatro e Artes Performativas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (adiante

Leia mais

Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+.

Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+. Caro estudante Erasmus, Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+. A sua leitura não dispensa a consulta ao Regulamento de Mobilidade do IPP,

Leia mais

Estágios Curriculares dos CTESP s

Estágios Curriculares dos CTESP s Regulamento dos Estágios Curriculares dos Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTESP) Regulamento Estágios Curriculares dos CTESP s Versão Data Alteração Ratificação 1.0 07-11-2016 Aprovação Conselho

Leia mais

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa,

Leia mais

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS 20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS ÍNDICE 1. Definição 2. Objectivos 3. Números 4. Pontos Fortes 5. Para saber mais... 1.DEFINIÇÃO ERASMUS Programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes

Leia mais

FICHA METODOLÓGICA INQUÉRITOS AOS ESTUDANTES EM MOBILIDADE

FICHA METODOLÓGICA INQUÉRITOS AOS ESTUDANTES EM MOBILIDADE FICHA METODOLÓGICA INQUÉRITOS AOS ESTUDANTES EM MOBILIDADE Designação interna 1. INQUÉRITO AOS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (Mobilidade IN) ID 8197478) Objetivos Apurar o grau de satisfação dos estudantes

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO O Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, Lisboa (PDPIUL), foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019 O QUE É O PROGRAMA ERASMUS+? O ERASMUS+ consiste num Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto (2014-2020). O programa E+ Educação e Formação

Leia mais

Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) GUIA ERASMUS PERGUNTAS E RESPOSTAS PRÉ-CANDIDATURA

Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) GUIA ERASMUS PERGUNTAS E RESPOSTAS PRÉ-CANDIDATURA Programa ERASMUS Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) GUIA ERASMUS PERGUNTAS E RESPOSTAS PRÉ-CANDIDATURA 1. Quem se pode candidatar à mobilidade Erasmus para estudos?

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de Este regulamento está sujeito a alterações anuais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de Este regulamento está sujeito a alterações anuais Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2016 Este regulamento está sujeito a alterações anuais Bolsa asppa+: Suporte financeiro a um português que, durante um período limitado de tempo, desenvolva um projecto

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais