E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante"

Transcrição

1 ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Guia do Estudante

2 Mobilidade de Estudantes Nacionais Normas Gerais A mobilidade de estudantes inclui duas vertentes de atividade: realização de estudos ou formações em estabelecimentos de ensino superior; realização de estágios em empresas, centros de formação e de investigação (estágios profissionais). Critérios de elegibilidade Os estudantes ERASMUS devem ser nacionais de um Estado-membro da União Europeia ou de outro país participante no programa ou indivíduos oficialmente reconhecidos por Portugal como refugiados, apátridas ou residentes permanentes. A autorização de residência permanente em Portugal é concedida, nos termos dos artigos 85º do DL n.º 34/2003 de 25 de Fevereiro, aos estrangeiros que residam em território Português há pelo menos 6 ou 10 anos consecutivos conforme se trate, respectivamente, de cidadãos de países de língua oficial portuguesa ou de outros países. O estudante deverá estar matriculado numa instituição de ensino superior e estar a frequentar estudos de ensino superior que conduzam a um grau reconhecido (desde a licenciatura ao doutoramento). O estudante pode concorrer ao programa a partir do segundo ano de estudos de ensino superior. Um estudante nacional de um país participante que está temporariamente a residir noutro país participante com o propósito de prosseguir um programa educativo numa instituição de ensino superior é elegível para efectuar um período de mobilidade para o seu país de origem. Período de Mobilidade O período de mobilidade para realização de estudos tem uma duração mínima de três meses e máxima de um ano letivo. No caso dos estágios, o período de mobilidade é entre 2 e 12 meses.

3 Pagamento de Propinas Os estudantes ERASMUS estão isentos do pagamento de propinas, matrículas, exames e acesso a laboratórios e bibliotecas na instituição de acolhimento. O pagamento de qualquer bolsa nacional ou empréstimo a estudantes deverá ser mantido durante o período de estudos no estrangeiro. Reconhecimento Académico Completo A instituição de origem deverá reconhecer na íntegra os períodos de estudos e de estágios profissionais Erasmus que integram o currículo dos estudantes, através de créditos ECTS. O reconhecimento será baseado no Plano de Estudos aprovado por todas as partes antes do início do período de mobilidade. Para a mobilidade de estágios profissionais que não façam parte do currículo, a instituição deve reconhecer esse período de mobilidade através do seu registo no Suplemento ao Diploma do estudante. Para a Mobilidade de Estudos ou Formações em estabelecimentos de ensino superior, cada estudante deverá ter antes do início da mobilidade um Programa de Estudos (Learning Agreement), que é acordado e assinado pela instituição de origem, pela instituição de acolhimento e pelo estudante e uma Carta de Estudante Erasmus descrevendo os direitos e obrigações relativos ao período de estudos no estrangeiro. No caso dos Estágios Profissionais, o estudante deverá receber antes da sua partida um Acordo de Estágio Profissional (Training Agreement), de acordo com o programa de estágio profissional a ser executado. Ao programa de estágio, assinado pela instituição de origem, pela organização de acolhimento e pelo estudante, é anexado o Compromisso de Qualidade (Quality Commitment) que descreve os respectivos direitos e obrigações de todas as partes que intervêm no estágio. Qualquer revisão ou alteração do Programa de Estudos ou do Programa de Estágios Profissionais deve ser finalizada e formalizada dentro de 30 dias, a contar da chegada do estudante. Universidades em concurso Os estudantes podem concorrer às Universidades com as quais existe um Acordo Bilateral válido durante o ano letivo a que se refere a candidatura. Financiamento do Programa O financiamento das bolsas é atribuído pela Agência Nacional para o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

4 Regime das bolsas Cada estudante só pode usufruir uma única vez de uma bolsa de mobilidade para um período de estudos, podendo ainda beneficiar de uma bolsa de mobilidade para um período de estágio profissional. Processo de candidatura O processo de candidatura na Faculdade de Farmácia decorre em Fevereiro de cada ano para o ano letivo seguinte. Podem candidatar-se os estudantes que cumpram as regras de elegibilidade e os critérios indicados no Aviso de Candidatura aberto anualmente pela Coordenadora do Programa Erasmus na FFUL. Os estudantes podem apresentar a sua candidatura a uma das três vertentes Mobilidade para Realização de Unidades Curriculares, Mobilidade para Formação em Prática Hospitalar ou em Iniciação à Investigação e Mobilidade para Estágio Profissional. Documentos necessários para a formalização da candidatura: Boletim de candidatura, devidamente preenchido, datado e assinado Curriculum Vitae Europass (Inglês/Francês), datado e assinado Declaração comprovativa do nível de conhecimentos linguísticos, de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Declaração emitida pelos representantes legais, confirmando o conhecimento da candidatura do(a) aluno(a) ao programa ERASMUS. Seriação dos candidatos Terminado o processo de candidatura e de seleção, os candidatos são seriados em função dos seguintes critérios: Média aritmética simples das unidades curriculares realizadas na FFUL até ao final do ano letivo imediatamente anterior à candidatura. Conhecimento linguístico do país a que se candidata. Colaboração de investigação na FFUL. A lista de seriação é divulgada no site da Faculdade. Preparação da mobilidade Candidatura à Instituição de Acolhimento Após a definição do plano de estudo, a Faculdade remete à universidade de acolhimento os formulários Application Form, Learning Agreement e outros

5 documentos que forem solicitados pelas instituições de acolhimento. Algumas instituições exigem que a candidatura seja feita online. Alojamento Compete ao estudante contactar a instituição de acolhimento, a fim de conseguir alojamento durante o período de mobilidade. De um modo geral as instituições disponibilizam nos respectivos sítios informação sobre alojamentos, quer em residências universitárias, quer em residências particulares. Cartão Europeu de Seguro de Doença Os estudantes devem ser portadores do Cartão Europeu de Seguro de Doença. O cartão é solicitado no Centro Distrital de Segurança Social da área de residência do estudante, junto do subsistema de saúde (ADSE, SAMS, etc.) e nas Lojas do Cidadão. O cartão é emitido dentro de cerca de 7 dias úteis após a receção do pedido. Seguro de responsabilidade civil Os estudantes devem possuir um Seguro de Responsabilidade Civil. Este seguro pode ser obtido através de uma extensão do Seguro Escolar para a modalidade Alunos Erasmus ou pode ser feito particularmente. Vacinas Algumas universidades exigem aos estudantes estrangeiros alguns tipos de vacinação (Hepatite B, Hepatite A, por exemplo). Viagens Os estudantes que adquiram os bilhetes na TAP podem transportar mais 10 kg, sem qualquer custo. Para beneficiar desta promoção, as reservas podem ser efetuadas em qualquer canal TAP ou nas Agências de Viagens, devendo os estudantes apresentar, no check-in, o respetivo cartão de estudante universitário ou carta comprovativa de inscrição em programa de intercâmbio europeu. Montante e Atribuição das Bolsas O montante das bolsas é fixado anualmente pela Agência Nacional, e varia consoante o país e o número de meses de mobilidade. O Programa não garante a atribuição de bolsas a todos os estudantes selecionados. O bolseiro ERASMUS recebe 80% da bolsa no início da mobilidade, sendo os restantes 20% pagos no final, após apresentação da Declaração de Estadia e do preenchimento online do Relatório de Estudante. O pagamento da bolsa é feito por transferência bancária. Estudantes bolsa zero A mobilidade ERASMUS admite estudantes de bolsa zero, tanto para o período de estudos como para o período de estágio profissional. Os estudantes de bolsa zero devem preencher todos os critérios para participar num período de mobilidade e estão obrigados ao cumprimento das regras de mobilidade tal como os estudantes que recebem bolsa de mobilidade.

6 Assinatura do Contrato Erasmus O preenchimento da Ficha de Estudante é obrigatório. Juntamente com a Ficha de Estudante, os estudantes devem entregar cópia do Cartão de Cidadão e cópia do NIB. Os estudantes ou os seus legítimos procuradores são contactados pela Divisão Académica para assinatura do Contrato ERASMUS. Regresso à Faculdade Estudantes que realizaram Unidades Curriculares O estudante deve entregar na Divisão Académica a Declaração de Estadia e o certificado relativo às unidades curriculares emitido pela universidade de acolhimento. Estudantes que realizaram Formação em Iniciação à Investigação Para além da Declaração de Estadia e da Ficha de Avaliação, o estudante deve entregar na Divisão Académica um exemplar do trabalho de estágio, referindo que a sua realização ocorreu ao abrigo do Programa ERASMUS e identificando as duas Faculdades envolvidas e os respetivos Coordenadores. Estudantes que realizaram Formação em Prática Hospitalar Para além da Declaração de Estadia e da Ficha de Avaliação, o estudante deve entregar na Divisão Académica um relatório síntese sobre a Prática Hospitalar, referindo que a sua realização ocorreu ao abrigo do Programa ERASMUS e identificando as duas Faculdades envolvidas e os respetivos Coordenadores. Check-list Antes da partida Certificar-se que foram preenchidos todos os requisitos exigidos pela instituição de acolhimento Levar os documentos exigidos pela instituição de acolhimento Solicitar alojamento Levar os seguintes documentos: Cartão de Cidadão ou Passaporte Cartão Europeu de Seguro de Doença Seguro de Responsabilidade Civil Confirmação da aceitação na Universidade de Acolhimento Fotografias Comprovativo de Vacinas (no caso em que estas sejam exigidas pela universidade de acolhimento)

7 Chegada à Instituição de Acolhimento Informar a FFUL da chegada. Regresso à Faculdade Entregar os seguintes documentos, uma semana após o regresso: Declaração de Estadia Certificado de unidades curriculares Trabalho de estágio ou Relatório sobre a Prática Hospitalar Ficha de Avaliação O trabalho é entregue depois de corrigido pelo cotutor da FFUL. Informações Adicionais Área Académica Apoio ao ERASMUS Avenida Prof. Gama Pinto Lisboa Portugal Telefone (ext. 361) Fax Correio Eletrónico erasmus@ff.ul.pt

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

E R A S M U S + Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes Nacionais Normas Gerais A mobilidade de estudantes inclui duas vertentes de atividade: Realização de estudos ou formações

Leia mais

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade

Leia mais

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS

GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS GUIA PARA A MOBILIDADE ERASMUS OBJECTIVOS DO SUBPROGRAMA SECTORIAL ERASMUS O Programa Erasmus é um subprograma do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que teve início no dia 01 de Janeiro de 2007

Leia mais

E R A S M U S Guia do Estudante ERASMUS. Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

E R A S M U S Guia do Estudante ERASMUS. Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante ERASMUS Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Guia do Estudante Normas Gerais A mobilidade de estudantes, uma das acções mais frequentes do Programa, inclui duas vertentes de actividade: realização

Leia mais

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Preâmbulo O Programa de Mobilidade de Estudantes SÓCRATES/ERASMUS é uma iniciativa da União Europeia que visa incentivar o intercâmbio internacional de estudantes

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo A Universidade de Coimbra tem ao dispor dos seus estudantes diversos programas de mobilidade que lhes proporcionam

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional para estágio dos estudantes

Leia mais

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS E AGORA? 1. ACEITAR A COLOCAÇÃO ERASMUS 2. PREPARAR O PROCESSO INDIVIDUAL 3. CONTACTOS COM A INSTITUIÇÃO ONDE FUI COLOCADO 4.

Leia mais

Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa

Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa Regulamento de Mobilidade Erasmus Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa Artigo 1º Objeto e âmbito de aplicação 1. No sentido de

Leia mais

REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES

REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES REGULAMENTO ERASMUS+ CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DAS MOBILIDADES Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as regras específicas do Programa de Mobilidade ERASMUS+, doravante designado por Programa, na

Leia mais

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS Página 1 PARTE A) PREPARAÇÃO DA MOBILIDADE - ANTES DE IR 1. Escolha da Instituição de Ensino Superior (IES) e período de mobilidade 1.1.Como escolher

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade Internacional,

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 Nomeação dos estudantes junto da instituição de acolhimento 1ª etapa Candidatura direta à instituição de acolhimento Confirmação de prazos; Documentos de candidatura;

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 24-02-2016 17:00h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC

Leia mais

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa,

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

Escola Superior de Biotecnologia. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Escola Superior de Biotecnologia. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais 1 Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus /2018

GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus /2018 GUIA PRÁTICO de mobilidade de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus + 2017/2018 A leitura deste Guia é importante mas não dispensa a leitura das Normas de Funcionamento do Programa Serviços de Ciência

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS. Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus?

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS. Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus? FAQ PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MOBILIDADE ERASMUS Quais são os prazos de candidatura para fazer mobilidade Erasmus? As candidaturas a mobilidade SMS são abertas pelo coordenador institucional e publicitadas

Leia mais

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS Atualizado a 01 de fevereiro de 2016 Página 1 PARTE A) PREPARAÇÃO DA MOBILIDADE - ANTES DE IR 1. Escolha da Instituição de Ensino Superior (IES) e período

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade

Leia mais

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI Programa ERASMUS+ Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS+ O (a) estudante tem de estar obrigatoriamente inscrito(a), pelo menos, no segundo ano do curso que frequenta (esta

Leia mais

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2012-2013 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2017/2018 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2017/2018 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 017/018 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT Avisam-se os interessados de que no período de 5 a 16 de Dezembro

Leia mais

Universidade Lusófona do Porto

Universidade Lusófona do Porto Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo Regulamento 1. Requisitos a cumprir para candidatura a) Não ser detentor de grau académico universitário; b) Não beneficiar de outra bolsa de estudo ou vantagem

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Guia de Candidatura I. Introdução 1. Âmbito do Programa O Programa Almeida Garrett pretende incentivar a cooperação entre instituições de ensino superior,

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2018/2019 O QUE É O PROGRAMA ERASMUS+? O ERASMUS+ consiste num Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto (2014-2020). O programa E+ Educação e Formação

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2018 O concurso objeto do presente regulamento visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL

REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Rua Rodrigues Faria, 7 e 7A 1300-501 Lisboa, Portugal Telf.: +351 213 964 086 Fax.: +351 213 950 567 E-mail: estal@estal.pt Site: www.estal.pt REGULAMENTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL No cumprimento do art.º

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 5 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

Este dossiê contém os mais importantes documentos de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus.

Este dossiê contém os mais importantes documentos de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus. Caro estudante Erasmus, Este dossiê contém os mais importantes documentos de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus. O IPP e a tua Escola esperam que desfrutes desta oportunidade e que tires

Leia mais

Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+.

Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+. Caro estudante Erasmus, Este dossiê contém as mais importantes informações de que irás necessitar durante a tua estadia Erasmus+. A sua leitura não dispensa a consulta ao Regulamento de Mobilidade do IPP,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Mobilidade Internacional para Estudos REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional para estudos

Leia mais

Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa

Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO O Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, Lisboa (PDPIUL), foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 6 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

Programas de Mobilidade ERASMUS +

Programas de Mobilidade ERASMUS + Programas de Mobilidade ERASMUS + 1 Programas de Mobilidade ERASMUS+ e Outras mobilidades Os Programas de Mobilidade consistem em protocolos de cooperação com outras Instituições do Ensino Superior (IES)

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Apresentação do Programa Erasmus Coordenadora de Mobilidade Outgoing Profª Cristina Firmino (Gab. 64, ESGHT - Faro -

Apresentação do Programa Erasmus Coordenadora de Mobilidade Outgoing Profª Cristina Firmino (Gab. 64, ESGHT - Faro - Apresentação do Programa Erasmus+ 2017-18 Coordenadora de Mobilidade Outgoing Profª Cristina Firmino (Gab. 64, ESGHT - Faro - cfirmino@ualg.pt) Acrónimo do nome oficial em língua Inglesa: European Region

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado. Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado. Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM Dr. José Timóteo Montalvão Machado Programa ERASMUS+ Acção-chave 1 Mobilidade para aprendizagem GUIA DE CANDIDATURA PARA MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA ESTÁGIOS ERASMUS+ (SMP)

Leia mais

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2018/2019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2018/2019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 018/019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS Avisam-se os interessados de que no período de 4 a 14 de Dezembro

Leia mais

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTÁGIO ERASMUS

A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTÁGIO ERASMUS A MINHA CANDIDATURA FOI APROVADA PARA REALIZAR UM PERÍODO DE ESTÁGIO ERASMUS 1. PREPARAR O PROCESSO INDIVIDUAL 2. DOCUMENTOS E AGORA? 3. PRAZOS 4. BOLSA ERASMUS, 5. ENCARGOS 6. DURANTE A MOBILIDADE (ALTERAÇÕES,

Leia mais

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015

Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores para 2014/2015 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional

Leia mais

Guia orientador do Programa Vasco da Gama

Guia orientador do Programa Vasco da Gama GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMAS DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES Guia orientador do Programa Vasco da Gama 2019/2020 1 SUMÁRIO 1. PROGRAMA DE MOBILIDADE VASCO DA GAMA 2. CONDIÇÕES Á MOBILIDADE

Leia mais

Projeto de Regulamento Interno do Programa Erasmus+ da Universidade da Beira Interior

Projeto de Regulamento Interno do Programa Erasmus+ da Universidade da Beira Interior Projeto de Regulamento Interno do Programa Erasmus+ da Universidade da Beira Interior O Projeto de Regulamento Interno do Programa Erasmus+ da Universidade da Beira Interior nos termos do artigo 101.º

Leia mais

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2018/2019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2018/2019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 018/019 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E TRAINEESHIPS Avisam-se os interessados de que no período de 4 a 14 de Dezembro

Leia mais

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique Universidade Portucalense Infante D. Henrique Bolsas de Estudo Regulamento 1. Requisitos a cumprir para candidatura a) Não ser detentor de grau académico universitário; b) Não beneficiar de outra bolsa

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO)

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) Gabinete Erasmus e de Intercâmbio Página 1 de 8 A Decisão 2006/1729/CE do Parlamento Europeu e do Conselho estabelece no

Leia mais

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) INFORMAÇÕES GERAIS

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) INFORMAÇÕES GERAIS MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) Estágios Profissionais Erasmus INFORMAÇÕES GERAIS O Erasmus dá a possibilidade aos estudantes do ensino

Leia mais

Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Universidade Portucalense Infante D. Henrique Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Universidade Portucalense Infante D. Henrique 1. Requisitos a cumprir para candidatura a) Não ser detentor de grau académico

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 29.03.2017 14:30h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 04.04. 15:00h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC IPC

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.:

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: Visto de Estada Temporária para permanências períodos superiores a 3 meses; frequência de programas de estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional não remunerado, voluntariado. Documentação

Leia mais

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2016/2017 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT

PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 2016/2017 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT PROGRAMA Erasmus + ANO LECTIVO 016/017 CANDIDATURAS PARA AS AÇÕES TRABALHO DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA HOSPITALAR E WORK PLACEMENT Avisam-se os interessados de que no período de 18 de Janeiro

Leia mais

PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ERASMUS Informação Oficial da Página da Agência Nacional PROALV www.proalv.pt Entidade responsável em Portugal pela gestão do Programa Programa de Aprendizagem ao

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSAS DE DOUTORAMENTO NO ÂMBITO DO PDICSS DA FMUP

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSAS DE DOUTORAMENTO NO ÂMBITO DO PDICSS DA FMUP AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSAS DE DOUTORAMENTO NO ÂMBITO DO PDICSS DA FMUP O Programa de Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS) foi selecionado

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.:

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: Visto de Estada Temporária no âmbito de transferências de cidadãos nacionais de Estados partes na Organização Mundial do Comércio (OMC), no contexto da prestação de serviços ou formação profissional Documentação

Leia mais

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDOS REGULAMENTO Aprovado no Conselho Científico de 2 de julho de 2014 CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de )

Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações. (Versão de ) Manual de Procedimentos para Pedidos de Financiamento ao Centro de Matemática e Aplicações (Versão de 5-2-2014) Os membros do Centro de Matemática e Aplicações (CMA) podem solicitar financiamento para

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial

Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial Carta de nominação Cópia do formulário de aplicação online. Cópia do passaporte (1º e 2º folhas). Learning Agreement assinado pelo

Leia mais

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 REGIME DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO TUIÇÃO/CURSO NO ENSINO NO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve

Leia mais

Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS)

Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS. Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) Divisão Académica (DA) Secção de Apoio ao Estudante (SAE) Programa ERASMUS Mobilidade de Estudantes para Estudos - (Students Mobility for Study -SMS) Lista de questões frequentes (FAQ) actualizada no mês

Leia mais

Preâmbulo. O LLP-ERASMUS surge no âmbito do programa de ação de educação da comunidade europeia

Preâmbulo. O LLP-ERASMUS surge no âmbito do programa de ação de educação da comunidade europeia REGULAMENTO PROGRAMA LLP-ERASMUS-ESTESL-IPL Preâmbulo O LLP-ERASMUS surge no âmbito do programa de ação de educação da comunidade europeia de Fevereiro de 1976, através do lançamento de um programa piloto

Leia mais

como outros programas de Mobilidade Internacional sem financiamento, tendo como destinatários estudantes dos 1º e 2º ciclos.

como outros programas de Mobilidade Internacional sem financiamento, tendo como destinatários estudantes dos 1º e 2º ciclos. MOBILIDADE INTERNACIONAL (ESTUDOS) I ÂMBITO REGULAMENTO 1. O presente regulamento aplica-se a todos os estudantes selecionados pela FEG para realização de um período de estudos numa Universidade estrangeira,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável à gestão de atividades resultantes de programas nacionais e internacionais de mobilidade de estudantes e. II OBJETIVOS Assegurar as atividades de mobilidade de estudantes

Leia mais

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa.

Artigo 2º Conceito de Estudante Internacional 1. É estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Artigo 1º Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento tem como objetivo dar cumprimento ao artigo 14º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 março e aplica-se exclusivamente aos estudantes internacionais

Leia mais

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso

Leia mais

Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação. Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT

Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação. Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos: Bolsa Fulbright para Investigação Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT para o ano académico 2017/2018 1.Bolsa Fulbright para Investigação Apoio

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica

AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI Faculdade de Farmácia Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica 1. Numerus clausus: 1ª Fase: 0 vagas 2ª Fase: 1º

Leia mais

Regulamento do Programa Erasmus +

Regulamento do Programa Erasmus + Regulamento do Programa Erasmus + Projeto Novas competências para o futuro IV O que é o Erasmus +? Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito PORTARIA N.º 401/2007, DE 5 DE ABRIL, ALTERADA PELA PORTARIA N.º 232-A/2013, DE 22 DE JULHO, E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Mobilidade Incoming na Universidade de Coimbra Resposta a Questões Mais Frequentes

Mobilidade Incoming na Universidade de Coimbra Resposta a Questões Mais Frequentes Fui selecionado/a para realizar um período de Mobilidade na Universidade de Coimbra. O que devo fazer para me candidatar? Parabéns pela sua seleção! Para se candidatar à Universidade de Coimbra deve seguir

Leia mais

REGULAMENTO DO CANDIDATO E ESTUDANTE ERASMUS+

REGULAMENTO DO CANDIDATO E ESTUDANTE ERASMUS+ 1 DATA: 15-12-2016 ELABORADO: Isabel Silva APROVADO: José Guilherme Victorino ASSUNTO: Regulamento do candidato e estudante Erasmus+ REGULAMENTO DO CANDIDATO E ESTUDANTE ERASMUS+ Programa de Mobilidade

Leia mais

Changing lives. Opening minds.

Changing lives. Opening minds. Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2017/2018 Jan 2018 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Núcleo de Relações Internacionais Erasmus+: Programa da União

Leia mais

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTÁGIO

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTÁGIO GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTÁGIO Atualizado a 02/10/2017 Página 1 INTRODUÇÃO O ERASMUS+ é um programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, para todos os

Leia mais

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP)

MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) MOBILIDADE DE ESTUDANTES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL ERASMUS ERASMUS PLACEMENT (SMP) I - Informações gerais Estágios Profissionais Erasmus Objectivos Países onde os estágios podem ser realizados

Leia mais