Organização Ergonômica do Layout
|
|
|
- Gabriel Henrique da Cunha Nunes
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Organização Ergonômica do Layout
2 Objetivo da elaboração do Layout A organização do Layout é o resultado final de um estudo sistemático que procura uma combinação ótima de todas as instalações, materiais e pessoas que concorrem para a fabricação de um produto ou para a execução de um serviço, dentro de um espaço disponível.
3 Objetivo da elaboração do Layout A falta dessa combinação pode resultar em: Aumento do número de acidentes; Perda de produtividade por número excessivo de movimentos e deslocamentos que não agregam valor ao produto; Desconforto e eventuais lesões de músculos e ligamentos.
4 Etapas do desenvolvimento do Layout 1. Localização onde será implantado? Aspectos importantes a serem observados neste estágio: Direção dos ventos, efeito dos solstícios e equinócios, cursos d água. 2. Arranjo físico geral quais os fluxos e inter-relações entre as áreas? Deve-se ter um estudo detalhado do fluxo da produção, desde a entrada da matéria-prima até o produto acabado. Deve-se atentar e evitar ao máximo o cruzamento de fluxos. Deve-se prever possíveis adaptações futuras no layout.
5 Etapas do desenvolvimento do Layout 3. Arranjo físico detalhado onde ficará exatamente cada máquina? Dentro do espaço físico disponibilizado previamente deve-se detalhar o espaço de cada máquina, o espaço para passagem de empilhadeiras, o espaço para pedestres. 4. Implantação Nesta etapa deve-se planejar e programar a implantação do layout. Deve-se ainda programar a revisão do layout, afim de acompanhar o dinamismo do mercado e obter uma melhoria contínua.
6 Atualização do Layout O Layout tem que ser revisado sempre que houver: Mudanças no mercado de consumo; Novos produtos ou serviços; Substituição de equipamentos; Melhoria nas condições de trabalho; Programas de prevenção de acidentes; Introdução de novos métodos de organização, controles e tendências; Programas de redução de custos.
7 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho O ser humano necessita de espaço mínimo para trabalhar Área necessária para a movimentação do corpo Área necessária para a movimentação em volta da máquina ou equipamento Necessidade de segurança, para se evitar o choque do corpo contra partes do equipamento Espaço individual, onde não deve ter ninguém para o incomodar
8 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho No entanto, o ser humano necessita de certa proximidade Estudos indicam que, se por um lado a proximidade excessiva pode trazer desconforto, o distanciamento excessivo também pode ser desconfortável.
9 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho Trabalho mental não combina com ruído alto, nem com calor, nem com odores As atividades intelectuais são prejudicadas quando o ambiente está fora do nível de conforto.
10 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho Trabalho com empenho visual não combina com ambiente escuro e nem com reflexos nos olhos No ambiente de trabalho é necessário que haja boa iluminação sem reflexos, caso contrário, os mecanismos de adaptação do corpo serão acionados, o que mais tarde pode gerar fadiga.
11 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho É desejável que exista certa flexibilidade postural Percorrer grandes distâncias cansa, e mesmo as pequenas, quando repetidas diversas vezes ao dia, podem cansar e ocasionar a fadiga. Deve respeitar a área de alcance.
12 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho É desejável que exista certa flexibilidade postural Percorrer grandes distâncias cansa, e mesmo as pequenas, quando repetidas diversas vezes ao dia, podem cansar e ocasionar a fadiga. Deve respeitar a área de alcance.
13 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho A racionalidade das tarefas traz benefícios A racionalidade na organização das tarefas e dos fluxos poupa tempo e esforços, aumentando a produtividade e diminuindo a fadiga.
14 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho Ninguém gosta de ser vigiado As pessoas não se adaptam a trabalharem sendo observadas pelas costas. Além de gerar ansiedade e tensão, isto causa a sensação de estar sendo vigiado.
15 Conceitos básicos relacionados ao ser humano e ao Layout de seu local de trabalho Ambientes de concentração devem ser respeitados Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrarem em ambientes onde há grande movimentação, ruído, principalmente o da conversação.
16 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 1. Deve-se prever espaços mínimos compatíveis com o tipo de serviço; Espaços para os movimentos das máquinas Espaço para manutenção Espaço do acesso da matéria-prima Espaço do refugo, limalha Espaço do produto acabado Espaço do operador da máquina 2. Deve-se evitar grandes distâncias entre as pessoas; A interação entre as pessoas é importante, para finalidade sociais, de comunicação e eventualmente até de segurança.
17 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 3. Deve-se reduzir ao mínimo a movimentação das pessoas; Embora seja desejável a flexibilidade postural, movimentação em excesso equivale a desperdício de energia em atividades que não incorporam valores ao produto. 4. Deve-se ajustar o posicionamento das pessoas de acordo com sua interdependência no trabalho; A subordinação e interdependência entre setores deve ser prevista e facilitada ao máximo as suas comunicações.
18 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 5. Produto no fluxo correto; A organização deve ser de tal forma que o produto tenha um fluxo crescente ao longo da mesma, em uma única direção, evitando ao máximo o retorno e o cruzamento entre fluxos. 6. Considerar as 3 dimensões: altura, distância mínima látero-lateral e distância ântero-posterior; Um estudo antropométrico é muito importante neste caso, mas a regra geral para o local de trabalho é adequar para as pessoas mais altas e a disposição dos comandos para as pessoas mais baixas.
19 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 7. Evitar contatos acidentais do corpo humano com partes da máquina; Um estudo de segurança é necessário para cada máquina,afim de que pontas e partes móveis não atinjam o operador. As partes próximas ao operador devem ter bordas arredondadas. 8. Trabalho intelectual longe do barulho; A recomendação é localizar este ambiente de trabalho longe de ruas movimentadas, longe de oficinas mecânicas, e se possível providencia vidros duplos a vácuo para garantir o isolamento acústico.
20 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 9. Garantir que atividades intelectuais estejam bem afastadas de fontes de calor ou de odor. Na inexistência de ar condicionado, garantir que esta atividade seja feita em áreas bem ventiladas, evitando por exemplo, escritórios imediatamente abaixo de telhados, especialmente se a telha for de amianto. 10. Alto empenho visual: mais próximo da luz natural; O ambiente de trabalho deve ser confortável, não podendo ser escuro provocando esforço da visão, e nem claro de mais provocando reflexos.
21 Regras Básicas de Ergonomia na Organização do Layout 11. Evitar a luz direta do sol no posto de trabalho; Deve estudar a posição do sol ao longo do dia e evitar a exposição direto do funcionário a luz solar, providenciando ambientes cobertos e persianas se for o caso. 12. Faixas demarcatórias; Manter sempre as áreas industriais bem demarcadas, de forma a preservar a organização, limpeza e a segurança no ambiente de trabalho. 13. Mesa da supervisão: visível para os trabalhadores; Situar a mesa de supervisão em posição tal que os subordinados possam ver o supervisor.
22 Especificações técnicas da máquina humana para a organização do Layout
23 Especificações técnicas da máquina humana para a organização do Layout
24 Especificações técnicas da máquina humana para a organização do Layout
25 Especificações técnicas da máquina humana para a organização do Layout
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Layout & Antropometria
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA Layout & Antropometria Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia
A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho
A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ Secretário da SOBES Presidente da ABPA-SP [email protected]
1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO
1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO A Ergonomia é a adaptação do trabalho as características psicofisiológicas do trabalhador. São problemas comuns de Ergonomia: 1. Mobiliário administrativo
ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação
ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação Análise Ergonômica do Trabalho - AET Ponto 02 Mario S. Ferreira Agosto, 2012 CONCEITUAÇÃO Análise Ergonômica do Trabalho Desdobramentos e consequências físicas e psicofisiológicas
Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto
Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho
SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III
ANEXO III RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS O mobiliário deve estar de acordo com as informações contidas nas determinações da Norma Regulamentadora 17, que estabelece: 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura
ARRANJO FÍSICO / LAYOUT
ARRANJO FÍSICO / LAYOUT Disciplina: Organização de Sistemas e Métodos Instituto Educacional de Monte Alto IEMA Faculdade de Monte Alto - FAN Prof. Marcio R. G. de Vazzi LAYOUT OU ARRANJO FÍSICO Pode ser
NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Arranjo Físico e Instalações, Aspectos Ergonômicos, Sinalização, Procedimentos de Trabalho e Segurança e Capacitação Clarice I. Lorenzi Eng. de
E r g o n o m i a. m e r i n c c e. u f s c. b r ERGONOMIA. Ergonomia
ERGONOMIA m m e r i n o @ c c e. u f s c. b r Ergonomia Demanda de melhorias Trabalho humanizado pessoas - evolução exigências reivindicação por melhores condições de trabalho aporte da outras ciências
ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO
ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO HISTÓRICO A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina, pois: - ele não é um dispositivo mecânico; - ele não transforma energia como uma máquina a vapor;
Ficha Informativa + Segurança
Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 22 - Riscos Ergonómicos. Equipamentos dotados de Visor Os equipamentos dotados de visor, na atualidade, como instrumentos de trabalho, fazem parte
Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções
Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções 2017 Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções Autores: Maurélio José Witkoski Victor R. L. Aguiar www.univille.br/mestrados www.sebrae.com.br
ENGENHARIA DE SEGURANÇA
ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A
Mapa de Risco da Empresa :
Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da
Projeto detalhado de Arranjo Físico. Decisão 3
Projeto detalhado de Arranjo Físico Decisão 3 Decisão de Arranjo Físico O que faz um bom arranjo físico? Segurança do processo: perigo de danos ou de sigilo. Extensão do fluxo: deve ser canalizado pelo
Planejamento de Espaços. Professor: Daniel Moura Disciplina: Projeto de Fábrica e Layout Curso: Graduação em Engenharia de Produção
Planejamento de Espaços Professor: Daniel Moura Disciplina: Projeto de Fábrica e Layout Curso: Graduação em Engenharia de Produção Porque estudar postos de trabalho... Limpeza Conforto Porque estudar o
Seção 4: Layout e fluxo de materiais
Seção 4: Layout e fluxo de materiais Nesta seção, será observada a importância da definição de um layout condizente com as mercadorias armazenadas e movimentadas, O layout pode gerar um índice maior de
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ELETRÔNICA DO BRASIL SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ELETRÔNICA DO BRASIL SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HELENA DE GEUS SCHLEDER IDALIA VALÉRIO FELIZ PAULO MONTES LUZ
ILUMINAÇÃO NATURAL RECOMENDAÇÕES PARA PROJETO PAULO SERGIO SCARAZZATO
ILUMINAÇÃO NATURAL RECOMENDAÇÕES PARA PROJETO PAULO SERGIO SCARAZZATO 1. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA COM A UTILIZAÇÃO DA LUZ NATURAL RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA COM
ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17
ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas
Ergonomia aplicada ao trabalho
Ergonomia exerce um papel importante no projeto de novos ambientes, bem como nas soluções corretivas em máquinas e equipamentos, favorecendo medidas de prevenção que facilitam procedimentos de trabalho
2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador?
2Utilização de computadores, tablets e telemóveis Trabalha com um computador? Caso trabalhe com um computador e, em particular, esteja mais de 4 horas por dia ou 20 horas por semana em frente a estes equipamentos,
Máquinas e Equipamentos NR - 12
Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho
ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde
Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e
equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho Para avaliar a adaptação das condições de
Em anexo a NR 17 falando sobre ergonomia e seu anexo II para as maiores vítimas de descaso do empregador quanto a saúde dos funcionários: O operador de telemarketing. NR 17 - ERGONOMIA Publicação D.O.U.
Higiene e segurança no trabalho
Higiene e segurança no trabalho Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: [email protected] / Site: www.veniciopaulo.com O que é Ergonomia? Ergonomia é um termo que deriva do grego ergon, que
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
Mapa de Risco da Empresa :
Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LUMÍNICO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES COM LUXÍMETRO
ENGENHARIAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LUMÍNICO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES COM LUXÍMETRO ZAFRA, Jennifer Carolina G. Estudante do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura ILATIT UNILA; E-mail: [email protected];
Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público
Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon [email protected]
Administração da Produção e Operações
Administração da Produção e Operações 1 Administração da Produção e Operações Professor: Marco Machado 1º Semestre 2011 Aula 04 - Estudo de Tempos, Movimentos e Métodos 4- Estudo de Tempos e Métodos: 1.
Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17
Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Tudo que se diz respeito à ergonomia e conforto ao trabalho está respaldado na portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, Norma Regulamentadora nº 17 - Ergonomia,
PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08
PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS
Professor Rodrigo de Aquino Gomes
Professor Rodrigo de Aquino Gomes Os homens sempre procuraram adaptar a natureza às suas necessidades, modificando-a e criando meios artificiais, quando ela não fosse conveniente Exemplo: O homem pré histórico,
AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DOS VÁRIOS AMBIENTES DO CAMPUS DA UNUCET - ANÁPOLIS
AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DOS VÁRIOS AMBIENTES DO CAMPUS DA UNUCET - ANÁPOLIS Weslley Oliveira de Araújo¹; Maria Joselma de Moraes²; Israel Candido da Silva 2 1 Colaborador, graduando do Curso de Engenharia
Radiação visível - iluminação
Iluminação Radiação visível - iluminação É a faixa do espectro eletromagnético capaz de ser detectada pelo olho humano. A sensibilidade do olho a esta região visível varia, dependendo do comprimento de
LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE
LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 08 de Junho de 2016. SUMÁRIO
Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação
Salvador, 07 de agosto de 2007. Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação Autores: Assis Brasil R. de Macedo Junior Cristina L. P. Ferreira Travassos Hiram
Modificações nas Normas Regulamentadoras e seus impactos na escolha de máquinas e equipamentos S I N D U S C O N S P 1 7 / 1 2 /
Modificações nas Normas Regulamentadoras e seus impactos na escolha de máquinas e equipamentos S I N D U S C O N S P 1 7 / 1 2 / 2 0 1 0 Montagem CARACTERÍSTICAS de pré-moldados Fotografias do Acidente
Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr
Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É
LAUDO ERGONÔMICO. Empresa: ROTHENBERG COM. DE PERFUM. E COSM. LTDA CNPJ:
1 LAUDO ERGONÔMICO Empresa: ROTHENBERG COM. DE PERFUM. E COSM. LTDA CNPJ: 2 LAUDO ERGONÔMICO Empresa : ROTHENBERG COM. DE PERFUM. E COSM. LTDA Endereço : CNPJ : Atividade : Com. de Perfumes e Cosméticos
ANEXO A: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA FUNCIONÁRIOS
ANEXO A: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA FUNCIONÁRIOS 382 383 384 385 ANEXO B: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA PACIENTES 386 387 388 389 ANEXO C: EXEMPLO DE TABULAÇÕES DA APO DO HU 390 391 MATERNIDADE
NORMA REGULAMENTADORA 17
NORMA REGULAMENTADORA 17 De acordo com a resolução da última Plenária Nacional da FENASPS, sobre jornada de trabalho, cumprimento das 30 horas, orientamos os Sindicatos Estaduais a reivindicarem junto
Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.
Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar
Design. O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:
Design Padrão de Resposta O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: A A ideia de que desenvolvimento sustentável pode ser entendido como proposta ou processo que atende
AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS
AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi realizado visando apurar níveis de ruídos Na Seção Técnica de Saúde da FEIS. As queixas dos funcionários referem-se
O Dimensionamento do Centro de Produção
O Dimensionamento do Centro de Produção (posto de trabalho) Antropometria estática - refere-se a medidas gerais de segmentos corporais, estando o indivíduo em posição estática; Antropometria dinâmica refere-se
NR10 - INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE: é nesta norma que estão contidos itens voltados para iluminação.
NR10 - INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE: é nesta norma que estão contidos itens voltados para iluminação. Das normas NR 10 são citadas abaixo as normas voltadas para a iluminação: 10.2.3.3. Os postos
Lilian do Nascimento Silva
CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian
Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018
Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação
MERCHANDISING II. We create chemistry
MERCHANDISING II We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: MARKETING Conceitos de marketing Marketing no varejo Perfil de consumidor no varejo Marketing digital no varejo O que o consumidor valoriza
INDÍCE: 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARAS MANUAIS DEFINIÇÃO OBJETIVO 5 3.
1 INDÍCE: 1. QUANDO SURGIU A ERGONOMIA. 2 1.1 DEFINIÇÃO 2 1.2 A ERGONOMIA ESTUDA A SITUAÇÃO DE TRABALHO 2 1.3 ONDE PODEMOS APLICAR UM ESTUDO ERGÔNOMICO 2 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E
ERGONOMIA ESPAÇO INTERPESSOAL PROXÊMICA LAY OUT SETORIZAÇÃO FLUXOS. Professora Arabella Galvão
ERGONOMIA ESPAÇO INTERPESSOAL PROXÊMICA LAY OUT SETORIZAÇÃO FLUXOS Professora Arabella Galvão ESPAÇO INTERPESSOAL Estudos psicofísicos mostram que tanto a distância excessiva quanto a proximidade excessiva
ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho
ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento
ANEXO I DA NR-17 TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT 1. Objetivo e campo de aplicação 1.1. Esta Norma objetiva estabelecer parâmetros e diretrizes
ANEXO I DA NR-17 TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT 1. Objetivo e campo de aplicação 1.1. Esta Norma objetiva estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho operadores
DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA
DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA Ergonomia UFCG CCT Curso de Design Professor Natã Morais ERGONIOMIA = ERGON = trabalho + NOMOS = regras, leis (Murell). A ergonomia é o estudo da adaptação do produto ao homem. Envolve
Ergonomia. Introdução à Engenharia de Produção
Ergonomia Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento: 2 Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia
ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud
ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS
RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA PADARIA E CONFEITARIA NO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA PADARIA E CONFEITARIA NO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 1. INTRODUÇÃO O pão foi um dos primeiros alimentos manufaturado pela humanidade, e sua produção vem
Projeto de Iluminação de Interiores. Sidney Vieira Camargo
Projeto de Iluminação de Interiores Sidney Vieira Camargo A importância da Iluminação. Cada vez mais o homem vem desenvolvendo métodos de iluminação, tendo em vista o conforto visual e o exercício de suas
QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS?
REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA E NA NOSSA 4 EMPRESA? QUAIS EPI s QUE UTILIZAMOS? 1 REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA PLANO DE EMERGÊNCIA 4 INTERNO Pontos nevrálgicos - Incluem instalações que podem, devido
Ergonomia. O que é ergonomia??? Ergonomia. Ergonomia 25/05/2015
O que é ergonomia??? É o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entreohomemeamáquina. 1 A ergonomia preocupa-se com os aspectos fisiológicos
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Cristiano Bonifácio Ferreira 1 ; Luciano José Minette 2 ; Amaury Paulo de Souza 3 ; Rodrigo Ferreira
MANUAL DE INSTRUÇÕES EXTRATOR DE SUCOS INOX MODELO
MANUAL DE INSTRUÇÕES EXTRATOR DE SUCOS INOX MODELO ES SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Segurança... 3 1.2 Principais Componentes... 5 1.3 Características Técnicas... 6 2. Instalação e Pré-Operação... 6 2.1
A NOVA NR 12 E OS PRINCIPIOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
A NOVA NR 12 E OS PRINCIPIOS DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Hildeberto Bezerra Nobre Junior Auditor Fiscal do Trabalho Botucatu Abril/2010 ACIDENTES COM MÁQUINAS NO BRASIL Cenário Avanço tecnológico
CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia
CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia Temos como compromisso oferecer soluções especialmente voltadas às necessidades
Sistema de correr Schüco TropTec AS 39 SC.SF. Informações gerais sobre o sistema
Sistema de correr Schüco TropTec AS 39 SC.SF Informações gerais sobre o sistema Índice 4 Schüco Propriedades técnicas Propriedades técnicas Schüco TropTec AS 39 SC.SF O sistema de correr em alumínio Schüco
DESENHO TÉCNICO IV SÍMBOLOS ELÉTRICOS
DESENHO TÉCNICO IV SÍMBOLOS ELÉTRICOS 2009.2 Profa. Carolina Puttini e Prof. Gustavo Costa Locação dos Pontos Elétricos Recomendações: Fazer o desenho utilizando um gabarito específico para projetos de
Layout / Arranjo Físico. Posicionamento físico: Disposição dentro de um ambiente ou de um local
Layout / Arranjo Físico - Posicionamento físico de recursos transformadores; Posicionamento físico: Disposição dentro de um ambiente ou de um local Recursos transformadores: Instalações, máquinas, equipamentos,
EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO
EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO Conforto térmico conforto térmico de um ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma e/ou pela maioria das pessoas. Está relacionada
Questões assunto 10. 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são:
Questões assunto 10 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são: a) 5%, 50% e 95%; b) 5%, 95% e mediana; c) 95% e 50%; d) 5% e
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE COSTURA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO PARANÁ
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE COSTURA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO PARANÁ THAYLA KAMILA DA SILVA GARDINA RESUMO Para desenvolver a função de costureira, é preciso adotar postura sentada, nem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO RE-ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA DE ENLATADOS Área de concentração: Gestão de Produção
Segurança a e Saúde no Trabalho
Treinamento para membros da CIPA Objetivos: Fornecer aos participantes as noções básicas sobre acidentes e doenças ocupacionais decorrentes da exposição aos riscos existentes nos locais de trabalho CIPA:
Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo
Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Biomecânica I Para se realizar um movimento são acionados diversos músculos, ligamentos e articulações do corpo. Os músculos fornecem força, os ligamentos desempenham funções
Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017
Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Instalações Prediais de Água Quente Como todo projeto, em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 7198 Projeto e execução de instalações
Maior Segurança e Produtividade em suas Operações
Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Sejam manuais ou automatizadas, operações de corte a plasma emitem radiação e gases que apresentam riscos ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR
- Fazer uso do cinto de segurança tipo para quedista, trava quedas presos em cabo guia independente. - Cadeira presa em cabo guia independente, exclusivo para cadeira. As manivelas da cadeira devem possuir
NORMA REGULAMENTADORA N.º
SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle
ERGONOMIA ERGONOMIA 1
ERGONOMIA ERGONOMIA 1 Ergonomia ERGONOMIA 2 1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA 1.1 - Origem e evolução da ergonomia O QUE É ERGONOMIA? Adaptação do trabalho ao homem; No sentido etimológico do termo: Ergonomia
Processos de Projeto. Processos de Projeto. Tipos de Processos. Processo Jobbing. O que é um Mapa de Processo?
Processos de Projeto Tipos de Processos de Manufatura Layout de Produção São os que lidam com produtos variados; Customizados; Período de tempo para fazer o produto ou o serviço é relativamente longo;
ARRANJOS FÍSICOS OU LAYOUT. Aulas 6 e 7 - Regina Meyer Branski
ARRANJOS FÍSICOS OU LAYOUT Aulas 6 e 7 - Regina Meyer Branski Modelo Geral da Gestão de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES AMBIENTE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO OBJETIVOS
