O que é VoIP? Manual do Protocolo VoIP para Iniciantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é VoIP? Manual do Protocolo VoIP para Iniciantes"

Transcrição

1 O que é VoIP? Manual do Protocolo VoIP para Iniciantes

2 O que é exatamente o protocolo VoIP? A comunicação e a tecnologia usada na comunicação compõem o eixo de todas as operações comerciais. Na Grandstream, sabemos disso e, ano após ano, continuamos fornecendo com grande sucesso soluções premiadas de comunicação unificada. Se você costuma usar métodos analógicos, de início, o VoIP pode parecer um pouco complicado. Por isso, criamos este manual para iniciantes, que apresenta as noções básicas para tornar essa transição mais fácil. Este manual fornece informações gerais sobre como a mudança para o VoIP pode gerar economias de tempo e dinheiro, além de aumentar sua produtividade. As soluções VoIP também são excelentes pelo controle que proporcionam às empresas sobre sua infraestrutura de comunicação. A mudança para o VoIP pode gerar economias de tempo e dinheiro, e ajudar a aumentar a produtividade em sua organização. Reduza as despesas de sua organização com comunicação. Unifique suas equipes e melhore sua produtividade. Utilize a tecnologia mais avançada disponível.

3 A rede VoIP De maneira simples, toda a comunicação VoIP é enviada em pacotes (blocos de dados) por redes locais (LAN) e redes de longa distância (WAN), em contraste com os cabos tradicionais de cobre. A ideia pode ser estranha, mas, provavelmente, você interage e usa LANs e WANs em seus negócios todos os dias. A rede de sua empresa ou organização é um exemplo de LAN, e a Internet é um exemplo de WAN. Ao usar o modelo VoIP, em vez de ter um provedor de serviços analógicos ou digitais tradicionais, é necessário um provedor de VoIP. O provedor de VoIP atribui endereços IP estáticos aos seus dispositivos, permitindo sua identificação com o mesmo número sempre que são chamados. Esses endereços IP estáticos conectam seus dispositivos com o mundo externo e os tornam acessíveis para outras pessoas. Para ver uma lista de provedores de VoIP parceiros da Grandstream, clique aqui. O protocolo VoIP oferece muitas vantagens para as empresas; uma das mais atraentes é a redução do custo total com a comunicação. O mundo dos negócios está cada vez mais globalizado, e as empresas precisam acompanhar essa tendência e continuar acessíveis. A Grandstream oferece soluções VoIP completas; nossa linha de produtos inclui: Telefones IP para pequenas empresas e grandes corporações Telefones IP multimídia Android Soluções completas de conferência IP com vídeo e áudio PBXs IP ATAs e gateways Soluções de vigilância IP All Grandstream devices are easily configured and customized via the user-friendly Web GUI.

4 Protocols e codecs Se você já pesquisou algo sobre o VoIP, provavelmente ouviu falar dos codecs. A maioria dos codecs têm nomes que incluem somente acrônimos e números. Para escolher a melhor solução VoIP, você não precisa saber tudo sobre protocolos e codecs, apenas as noções básicas. O protocolo de voz determina como seu pacote de dados de voz é enviado pela rede. O protocolo SIP (Session Initiation Protocol) é o mais comum e mais citado, compatível com a grande maioria dos dispositivos e tecnologias VoIP. Os codecs são métodos de operação responsáveis por transformar a transmissão de voz analógica vinda do aparelho em um pacote digital para transferência pela rede. Os codecs de voz determinam a qualidade do som e a largura de banda necessária para enviar o pacote pela rede. Os telefones normalmente são compatíveis com vários codecs, do codec de voz em HD G.722, que chega a até 64 Kbps, ao G.729, de qualidade inferior, com 8 Kbps. O que tudo isso significa para você? Todos os terminais, PBXs IP e outros dispositivos que formarão sua solução VoIP devem funcionar usando os mesmos codecs. Em geral, a utilização dos mesmos codecs é uma boa indicação de compatibilidade.

5 Comunicação unificada O termo comunicação unificada refere-se à inclusão de toda a comunicação sob o mesmo controle integrado. Com a unificação da comunicação de sua empresa, é possível combinar recursos analógicos e redes IP, agilizando toda a comunicação enviada e recebida. Ao selecionar um produto para simplificar seus recursos de comunicação, é importante considerar a estrutura de suas redes LAN e WAN. VoIP e LAN Internamente, o VoIP passa pelas linhas IP dentro da LAN de sua organização. Embora todas as redes sejam configuradas de acordo com as necessidades individuais de cada organização, a configuração será basicamente igual à dos produtos de VoIP. A maioria dos produtos de VoIP pode ser gerenciada e configurada em uma interface gráfica do usuário na Web, chamada de interface Web. Para acessar a interface Web, basta digitar o endereço IP do dispositivo (o endereço do dispositivo na rede) em qualquer navegador da Web para abrir uma página de entrada. Depois de fazer o login, você poderá editar e ajustar as funções, a configuração e os recursos dos telefones. Do ponto de vista técnico, é isso que torna o VoIP incrivelmente competitivo. Ele se integra perfeitamente à rede local da organização, sendo capaz de se comunicar com os outros dispositivos de maneira mais eficiente e efetiva. VoIP e WAN Parece ótimo ter um sistema de comunicação totalmente integrado em sua organização! Embora a comunicação interna seja importante, você também precisará usar o VoIP para se comunicar com o mundo externo. As redes VoIP precisam estar conectadas à Internet e exigem contas SIP ou troncos SIP, que podem ser adquiridos de um provedor de VoIP. Conforme o VoIP se torna mais comum, muitos provedores de cabo e Internet residencial também estão oferecendo, além de serviços analógicos e digitais, opções de VoIP. Com esses provedores, você pode manter as mesmas linhas, números e recursos que teria normalmente por meio de um sistema telefônico preexistente, mas com um custo muito menor, graças à transmissão da comunicação via Internet.

6 FXO and FXS Network Integration Muitas organizações fazem a transição para o VoIP, mas continuam usando as linhas POTS preexistentes. Pode haver muitos motivos para isso, como ter os benefícios de uma rede VoIP local e, ao mesmo tempo, usar linhas POTS externas, ou simplesmente aproveitar os investimentos feitos no sistema antigo por mais alguns anos. Ao tratar desse tipo de rede, talvez você ouça os termos FXO ou FXS aplicados a portas, PBXs IP, gateways e ATAs. Para conectar uma linha telefônica analógica convencional a um sistema de VoIP, é necessário um gateway FXO (ou um ATA). Ele possibilita a conexão da linha FXS analógica de entrada, a linha do provedor de telefonia, com a porta FXO do gateway. A linha telefônica analógica é então convertida para o protocolo VoIP. Essa é uma ótima opção para organizações que desejam tirar proveito dos recursos e da economia de uma rede VoIP unificada interna, mas que não têm acesso à Internet para suportar a entrada e saída de grandes volumes de dados. Os gateways FXS e ATAs podem ser usados para proteger os investimentos em comunicação que ainda são funcionais. São ferramentas que conectam um ou mais dispositivos à rede e ao sistema de VoIP internos ou até para conectar todo o sistema tradicional a um provedor de VoIP ou de serviços de telefonia da Internet (ITSP). Essa é uma das maneiras mais eficientes de reduzir custos e, ao mesmo tempo, manter o sistema existente.

7 Vantagens do VoIP O VoIP é uma ferramenta inovadora para manter uma vantagem competitiva em termos de comunicação e colaboração. Você tira proveito de muitos recursos telefônicos avançados sem precisar pagar taxas adicionais, e a configuração da rede é simples e escalonável. Seus funcionários terão um aumento de produtividade e flexibilidade em toda a rede. Menos cabos. Menos hardware. Menos problemas. Quando a comunicação é feita via fiação de cobre ou POTS, o sinal deve percorrer longas distâncias físicas, o que pode causar falhas. A comunicação por meio da nuvem possibilita menos pontos de transferência e uma comunicação mais confiável. Com menos cabos, há menos inconveniências e uma redução do tempo e dos recursos necessários para organizar e manter a fiação de todo o edifício e da rede. Como os dispositivos VoIP se conectam diretamente à rede, a configuração pode ser feita acessando as interfaces Web dos dispositivos correspondentes no navegador. Além disso, é fácil configurar a adição, remoção, edição e modificação de linhas, ramais e conexões com os terminados pela interface Web do PBX IP. Facilidade de expansão Externamente, o upgrade e a implementação da infraestrutura de VoIP é muito mais fácil do que pode parecer, pois ela é menos dependente das linhas telefônicas funcionais e de linhas POTS externas. Além disso, o custo operacional é muito reduzido por não usar os provedores de telefonia tradicionais, que exigem linhas analógicas de cobre. Internamente, a expansão é muito simples, pois basta ter uma conexão de Internet para conectar o telefone. Você não precisa de quilômetros de linhas telefônicas de cobre de um ponto para outro. Para configurar novos dispositivos e ramais bastam alguns cliques do mouse, e mesmo os PBX IP de pequeno porte permitem um grande número de chamadas simultâneas e terminais, em comparação com os PBX tradicionais equivalentes.

8 Recursos e dispositivos Nas redes VoIP, você tem todos os recursos de telefonia disponíveis em uma rede tradicional, e muito mais. Alguns exemplos: chamada em espera para transferência, encaminhamento de chamadas, toque em grupo, voz em HD e conferência. Além disso, como a maior parte da rede VoIP funciona via software e não hardware, recursos avançados estão disponíveis até nos terminais mais básicos. Assim, todos os funcionários podem utilizar e tirar proveito de recursos avançados de telefonia, aumentando sua produtividade e simplificando as operações. Você também pode acessar e compartilhar documentos, organizar e participar de espa ços virtuais de reunião. É possível encaminhar faxes e mensagens de voz para as contas de específicas associadas a determinados ramais. Não é necessário ter uma linha de telefone fixo para se conectar à rede VoIP. Dessa maneira, os funcionários que estão viajando ou que trabalham remotamente podem se conectar à rede de onde estiverem, desde que tenham acesso à Internet. Você também pode vincular seu celular ao seu ramal do trabalho por meio de um aplicativo de softphone gratuito para receber chamadas fora do escritório ou em trânsito. Como essa tecnologia se baseia em um sistema de rede/internet, ela oferece recursos de telefonia mais avançados para a integração com uma conexão IP de rede. Como a maior parte da rede VoIP funciona via software e não hardware, recursos avançados estão disponíveis até nos terminais mais básicos.

9 Muito além do telefone! É importante ter os terminais mais adequados para cada ambiente. Você não usaria um telefone de mesa com uma linha em uma sala de reuniões, nem colocaria um telefone para conferências em um canteiro de obras, certo? Felizmente, a facilidade de implementação do VoIP torna fácil descobrir qual é a solução correta para seu ambiente. Como se isso não fosse suficiente, a tecnologia VoIP não se limita somente aos telefones. Trata-se de uma solução para toda a sua comunicação empresarial, incluindo dados e vídeo. Veja a seguir alguns dos vários dispositivos e terminais que tornam o VoIP excelente, além de alguns exemplos de como eles podem ser implementados em sua empresa. Telefone IP de mesa A base da comunicação em qualquer ambiente, esses telefones têm uma ampla gama de funcionalidades adequadas às várias funções em uma organização. Mas, essencialmente, eles são os telefones de mesa empresariais padrão. Os requisitos do telefone de um recepcionista são muito diferentes dos requisitos do telefone da equipe de cozinha: número de linhas, recursos de conferência, recursos de chamada e volume de chamadas são algumas características do telefone que devem ser consideradas. Os telefones IP de mesa são ideais para escritórios, estações de trabalho e, claro, nas mesas. Você pode examinar algumas de nossas soluções de mesa aqui. Telefone IP com vídeo Os telefones IP com vídeo são semelhantes aos telefones IP de mesa, mas têm a capacidade de se conectar a transmissões de vídeo, conferências, outros telefones com vídeo e também softwares de conferência virtual. Esses telefones são excelentes para realizar reuniões frente a frente ou participar de videoconferências. Definitivamente, uma ótima opção para funcionários remotos ou gerentes que precisam de uma solução de comunicação multifuncional. Além disso, esses dispositivos oferecem soluções residenciais complexas; por exemplo, com a possibilidade de conectar dispositivos de vigilância IP, como câmeras nas portas de entrada. Também são uma ótima opção como telefones empresariais para executivos.

10 PBX IP O PBX IP oferece muitos dos recursos do PBX padrão, mas para dispositivos e serviços IP. O PBX IP é o cérebro que unifica as redes que enviam e recebem voz, vídeo e dados. A maioria dos PBXs IP conta com inúmeros recursos e pode lidar com grandes volumes de chamadas e transferências de dados. Como exemplo, examine o PBX IP da série UCM6200 e os recursos que ele oferece. Os PBXs IP da série UCM6100 são ótimos para pequenas e médias empresas e complexos residenciais. São capazes de lidar com até 500 terminais SIP, controlar 60 chamadas simultâneas, hospedar conferências com até 32 pessoas, e oferecem muitos outros recursos competitivos para empresas de pequeno e médio porte. Ao escolher um PBX IP, é importante considerar as limitações e o volume de sua empresa, tanto atuais quanto futuros. Por serem baseados na tecnologia IP, grande parte dos PBXs IP permite um grande crescimento de acordo com o tamanho da empresa. Dispositivos para conferências empresariais em HD Tradicionalmente, a videoconferência era um recurso limitado a grandes empresas. Porém, com a eficiência de custos das soluções VoIP, hoje ela está disponível para pequenas empresas, start-ups e grandes corporações. As soluções de conferência IP superam as funcionalidades dos dispositivos analógicos mais antigos. Por exemplo, o GVC3200/3202 da Grandstream pode se conectar a Google Hangouts, Skype e outras entradas de vídeo de softwares corporativos de conferência. A série GVC3200 também é capaz de se conectar a sua rede via Wi-Fi, proporcionando um espaço de reuniões flexível sem a necessidade de fiação. Gateways e ATAs O VoIP pode ser implementado facilmente em sistemas existentes devido à flexibilidade de manter os terminais e dispositivos em uso. Com os gateways e ATAs (adaptadores de telefone analógico), é possível conectar os dispositivos de terminal existentes à nova rede VoIP. Além disso, esses dispositivos normalmente suportam recursos de telefonia que funcionam em todos os telefones conectados a ela. São ótimas opções para tirar proveito da rede VoIP e, ao mesmo tempo, manter os dispositivos antigos ou no caso de uma integração gradual até chegar a uma rede VoIP completa. O ATA é uma opção ideal para telefones analógicos individuais de um pequeno escritório ou até em sua residência.

11 A escolha certa Para escolher seus dispositivos VoIP e a configuração da rede, é preciso refletir e planejar tudo com cuidado. Considere as funções existentes na organização e a rede que você deseja criar. De que tipo de funcionalidade de chamada você acha que cada uma dessas funções precisa? Qual é o volume de chamadas atual? Qual é o crescimento previsto para os próximos anos??? Sua escolha permitirá esse crescimento? A tecnologia VoIP possibilita uma expansão incrivelmente eficiente. Pense na possibilidade de mapear sua organização por funções ou departamentos e classificar as necessidades de volume e recursos de chamadas. Considere os recursos de chamada de que você precisa e que você tem Solução centralizada da Grandstream atualmente, além dos recursos desejados. E, principalmente, investigue e entenda os diversos recursos e funções que os vários terminais VoIP oferecem, e como é possível implementálos. A Grandstream tem uma ampla variedade de dispositivos VoIP com ênfase no fornecimento de recursos avançados. Para ter uma ideia do que o mercado oferece, dê uma olhada through a few products in each of our categories.

12 Acrônimos e definições ATA adaptador de telefone analógico. Possibilita a conexão de dispositivos existentes aos sistemas de VoIP. Atendimento automático sistema de respostas automáticas que recebe comandos para lidar com as chamadas recebidas. BYOD Bring Your Own Device ou iniciativas traga seu próprio dispositivo. Às vezes, os provedores de VoIP permitem que o usuário forneça seu próprio equipamento ou ATA. Codec método usado para fragmentar as informações analógicas de voz do aparelho em pacotes digitais. CDR registros de informações de chamadas. Incluem os detalhes de cada chamada, como a duração, a origem, o destino e outras informações. DHCP Dynamic Host Control Protocol, Protocolo de comunicação que permite aos administradores de rede coordenar e distribuir endereços IP de um ponto centralizado. DID discagem direta interna. Serviço que permite a atribuição de números de telefone individuais a cada pessoa na rede local. Neutralização de eco processo de remoção de eco da comunicação por voz para melhorar a qualidade. IP Internet Protocol ou protocolo de Internet. Endereço virtual dos dispositivos. PBX IP a versão VoIP do centro telefônico com ramais públicos que possibilita o uso de ramais e o controle de chamadas. ITSP provedor de serviços de telefonia de Internet. Empresa que oferece serviços de telecomunicações baseados na tecnologia VoIP. IVR resposta interativa de voz. Software que permite que um operador automático entenda e auxilie a pessoa na linha. Tremulação variação no tempo necessário para os pacotes serem transferidos de um ponto para outro. Latência tempo necessário para que um pacote alcance seu destino. Normalmente expresso em milissegundos. POE Power over Ethernet. Potência fornecida a um dispositivo através do cabo Ethernet, em contraste com um adaptador tradicional. POTS sserviço telefônico comum. O serviço tradicional existente. Protocol a forma como seus pacotes de dados de voz são enviados pela rede IP. O protocolo mais comum é o SIP. PSTN rede pública de telefonia comutada pública. Rede de operadoras locais, internacionais e interurbanas que formam a rede de telefonia tradicional. SIP protocolo de inicialização de sessão. O protocolo de VoIP mais comum. Troncos SIP uso do VoIP para facilitar a conexão de um PBX tradicional à Internet. A Internet substitui o tronco telefônico convencional, permitindo que a empresa se comunique com assinantes do RPTC tradicional. Softphone telefone IP que funciona por meio de um software em vez de um telefone de mesa via hardware/software. STUN Simple Transversal of UDP through Nats.Protocolo que assiste dispositivos por trás de um firewall ou roteador NAT. Comutador dispositivo que mantém o registro dos endereços MAC de todos os dispositivos conectados a ele e que direciona os dados recebidos de todas as portas de entrada para uma porta de saída específica. VoIP Voz e dados transmitidos pela Internet Grandstream Networks, Inc. Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviço, marcas registradas ou marcas de serviço registradas são propriedade de seus respectivos detentores.

Manual completo do UCM. Soluções de PBX IP

Manual completo do UCM. Soluções de PBX IP Manual completo do UCM Soluções de PBX IP Quais as vantagens de implementar a comunicação No mundo de hoje, a adoção de uma solução de comunicação unificada que integre aplicações de voz, vídeo, dados

Leia mais

Call Detail Record (CDR) Um Call Detail Record é um relatório que mostra as chamadas realizadas e recebidas de um determinado usuário ou conta.

Call Detail Record (CDR) Um Call Detail Record é um relatório que mostra as chamadas realizadas e recebidas de um determinado usuário ou conta. Glossário de termo usados em telefonia VOIP Adaptador de Telefone Analógico (ATA) Um equipamento conhecido como Adaptador VoIP, Adaptador Telefônico ou simplesmente ATA que é conectado em uma conexão de

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

TECNOLOGIA VOIP. Palavras Chaves: internet, Voip, redes de computadores, web. Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho

TECNOLOGIA VOIP. Palavras Chaves: internet, Voip, redes de computadores, web. Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho TECNOLOGIA VOIP Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho RESUMO A pesquisa aborda a sigla VOIP, seu significado, conceitos e características envolvidas, funcionamento e aplicações

Leia mais

Utilizando IP na iluminação Cênica

Utilizando IP na iluminação Cênica Utilizando IP na iluminação Cênica (Conectando software DOT2 on PC e interface LUMIKIT) Por Marco Gonçalves IP (Internet Protocol) O que é IP (Internet Protocol) ou o Protocolo da Internet, a máscara de

Leia mais

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0 VigorTalk ATA Quick Start Guide Versão 1.0 Verifique o conteúdo da embalagem Uma VigorTalk; O Quick Start Guide do VigorTalk (este documento); CD incluindo o Manual do Usuário do VigorTalk; Um cabo de

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Roteamento e Comutação Material adaptado pelo Prof. Kleber Rezende Presentation_ID 1 Capítulo 1 1.0 Introdução 1.1 Projeto de LAN 1.2 O ambiente comutado 1.3 Resumo

Leia mais

TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS Português ENTRE EM CONTATO innovaphone AG Böblinger Str. 76 D-71065 Sindelfingen Tel. +49 7031 73009-0 Fax +49 7031 73009-9 [email protected] www.innovaphone.com

Leia mais

SOLUÇÕES INTELIGENTES EM TELEFONIA

SOLUÇÕES INTELIGENTES EM TELEFONIA SOLUÇÕES INTELIGENTES EM TELEFONIA APRESENTAÇÃO DIGITAL APRESENTAÇÃO DITEL Trazemos soluções na área de telefonia desde 2001 e por nos dedicarmos ao atendimento personalizado dos nossos clientes, que transformamos

Leia mais

Configurando sua conta no Panasonic KX-HDV130X

Configurando sua conta no Panasonic KX-HDV130X Configurando sua conta no Panasonic KX-HDV130X Configurar seu Telefone IP na Rede Local Aprenda configurar a seu Panasonic KX-HDV130X na sua Rede Local Telefone IP Computador Adaptador de Energia Cabo Ethernet

Leia mais

Extensão de linhas analógicas através de gateways IP sem uso de servidor SIP

Extensão de linhas analógicas através de gateways IP sem uso de servidor SIP Extensão de linhas analógicas através de gateways IP sem uso de servidor SIP Cenário Gateway ponto-a-ponto: Extendendo linhas analógicas sobre IP com os GATEWAYS GXW410X FXO & GXW400X FXS DESCRIÇÃO Esta

Leia mais

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani ISDN - Conceitos ISDN é uma rede que fornece conectividade digital fim-a-fim, oferecendo suporte a uma ampla gama de serviços, como voz e dados.

Leia mais

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO Principais Características Aplicações Típicas Modular, de acordo com o cenário que será utilizado 2 portas Ethernet Giga 10 contas SIP + quantidade máxima

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA GRANDSTREAM GXW4004 Configurando o computador para acessar o ATA Acessando Configurando 1. Configurando o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o

Leia mais

Conhecimento. Knowledgebase. Parcerias. Para interligar pessoas e não somente dispositivos.

Conhecimento. Knowledgebase. Parcerias. Para interligar pessoas e não somente dispositivos. Conhecimento Para interligar pessoas e não somente dispositivos. Knowledgebase Base de conhecimentos aprendida ao longo de uma década. Conhecimento para propiciar eficiência e conforto a nossos clientes.

Leia mais

8 DICAS. para uma implantação VoIP segura

8 DICAS. para uma implantação VoIP segura 8 DICAS para uma implantação VoIP segura SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R 1 - Tenha o equipamento adequado.... 4 2 - Conheça seu tráfego (Volume de

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

Voz sobre IP VoIP telefonia IP telefonia Internet telefonia em banda larga voz sobre banda larga Públicas Privadas Telefonia IP

Voz sobre IP VoIP telefonia IP telefonia Internet telefonia em banda larga voz sobre banda larga Públicas Privadas Telefonia IP Voz sobre IP Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana

Leia mais

IP Office: Uma Solução de Comunicação IP Completa para Companhias de Porte Médio

IP Office: Uma Solução de Comunicação IP Completa para Companhias de Porte Médio IP Office: Uma Solução de Comunicação IP Completa para Companhias de Porte Médio 091813 Os Benefícios de uma Solução de Colaboração Clientes Servir uma base maior Ser mais responsivo Ampliar a Satisfação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco

Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Adicionar

Leia mais

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO Principais Características Aplicações Típicas Modular, de acordo com o cenário que será utilizado 2 portas Ethernet Giga 10 contas SIP + quantidade máxima

Leia mais

Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem. Por que escolher 3CX?

Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem. Por que escolher 3CX? Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem Por que escolher 3CX? 3CX: Sua Plataforma de Comunicações Unificadas PABX baseado em Software Multiplataforma: Windows, Linux, Nuvem, Mini Aparelho

Leia mais

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS COMUNICAÇÕES SIMPLIFICADAS SISTEMA TETRA MTS4 DIMETRA EXPRESS SISTEMA TETRA MTS2 DIMETRA EXPRESS A ATIVIDADE EMPRESARIAL JÁ É SUFICIENTEMENTE

Leia mais

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2000 APRESENTAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto Leucotron, construído sob as normas ISO 9001 com tecnologia de ponta, aprovado de acordo com as normas de telecomunicações vigentes. Este Manual

Leia mais

asterisk based ipbx CENTRAL TELEFÔNICA ip

asterisk based ipbx CENTRAL TELEFÔNICA ip asterisk based ipbx CENTRAL TELEFÔNICA ip O que posso fazer com o IPBX? Agregar a um custo extremamente reduzido, diversas funcionalidades encontradas em PABX proprietários sem a necessidade de substituir

Leia mais

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis Beatriz Vieira VOIP Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis VOIP Surgiu ainda no início da década de 1990 Se tornou

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [email protected] 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA ROUTER TAITELL 102 o computador para acessar o ATA Acessando 1. o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador que será utilizado esteja com

Leia mais

Configurando HT503 com V S-GWM400G

Configurando HT503 com V S-GWM400G Configurando HT503 com V S-GWM400G Olá galera! Iremos hoje configurar, o equipamento chamado HT503, entroncado com o módulo VS-GWM400G. Antes de começarmos, irei falar um pouco sobre cada um deles. - VS-GWM400G

Leia mais

Aula 05. Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio slide 1 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio 1. Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e quais são as principais

Leia mais

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R Um novo mundo de opções.... 4 Comunicação

Leia mais

Use o assistente de configuração do SPA9000 para configurar o SPA400

Use o assistente de configuração do SPA9000 para configurar o SPA400 Use o assistente de configuração do SPA9000 para configurar o SPA400 Índice Introdução Como você usa o assistente de configuração para que o SPA9000 instale o SPA400 na rede PBX? Como você configura o

Leia mais

Central de Comunicações Unificadas Servidor: Com processador para embarcar qualquer

Central de Comunicações Unificadas Servidor: Com processador para embarcar qualquer SERVIDOR COM GATEWAY MODULAR INTEGRADO Principais Características Aplicações Típicas All-in-one: Servidor e gateway modular em um único PBX IP e PABX appliance. Central de Comunicações Unificadas Servidor:

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.

Leia mais

Configurando HT503 com servidor Issabel

Configurando HT503 com servidor Issabel Configurando HT503 com servidor Issabel Olá pessoal! Este é mais um tutorial da Lojamundi. Vamos ensiná-lo a configurar o ATA HT503, com o servidor Issabel. Ainda não tem o HT503? Clique aqui O que é o

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos [email protected] 2016-1 Em pouco tempo, uma diversidade de tecnologias de comunicação de voz sobre redes comutadas por pacotes se espalhou mundo afora.

Leia mais

Vantagens e cenários de implementação

Vantagens e cenários de implementação TitanvoX Vantagens e cenários de implementação 1 índice A siptel Siptel 3 VANTAGENS VOIP E TITANVOX O que é VoIP 4 Quais as vantagens que voip proporciona 5 Quais as vantagens da TitanvoX 6 CENÁRIOS TITANVOX

Leia mais

Família de protocolos H.323

Família de protocolos H.323 Família de protocolos H.323 Carlos Gustavo A. da Rocha Histórico Grupo de trabalho ITU-T formado em maio de 1995 Objetivo: Provide a mechanism for transporting multimedia applications over LANs Versão

Leia mais

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções H.323 MGCP Informações Relacionadas Introdução O H.323 e o Media

Leia mais

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais características 24 canais FXS Suporte a chamadas VoIP (SBC)* Cancelamento de eco Failover de rotas Suporte SNMP CDR personalizável Design clean e facilidade de

Leia mais

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configuração Diagrama de Rede

Leia mais

- Conectar um cabo da LAN do gateway na placa de rede do micro que será utilizado para a configuração.

- Conectar um cabo da LAN do gateway na placa de rede do micro que será utilizado para a configuração. Procedimento de ponto-a-ponto com uma linha publica A linha publica que esta instalada fisicamente no gateway B FXO será atendida no Gateway A FXS ou o Gateway A FXS irá fazer uma ligação usando a linha

Leia mais

Configurando GXW4104 com servidor Issabel

Configurando GXW4104 com servidor Issabel Configurando GXW4104 com servidor Issabel Olá pessoal! Este é mais um tutorial da Lojamundi. Vamos ensiná-lo a configurar o Gateway GXW4104 de 4 portas FXO. Ainda não tem o GXW4104 da Grandstream? Clique

Leia mais

Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes VoIP

Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes VoIP USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGABIT Principais características Aplicações típicas 4 portas de redes Gigabit Ethernet: Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes

Leia mais

Terminais Leucotron DESEMPENHO DESIGN NO MESMO ESPAÇO

Terminais Leucotron DESEMPENHO DESIGN NO MESMO ESPAÇO Terminais Leucotron DESEMPENHO e DESIGN NO MESMO ESPAÇO Com o telefone orbit.go IP é possível realizar ligações telefônicas como se estivesse utilizando um aparelho telefônico convencional. Condições básicas

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurando GXW 4104 com Asterisk (Ponto a Ponto) A Grandstream Networks Inc é reconhecida mundialmente como, uma empresa inovadora e tem um dos melhores custos benefícios do setor de telefonia IP, sendo

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão. Ambiente corporativo Expansão a cada 5 chamadas simultâneas, adquiridas

Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão. Ambiente corporativo Expansão a cada 5 chamadas simultâneas, adquiridas USER MEDIA GATEWAY DE BAIXO CUSTO Principais características Aplicações típicas Link E1/T1 modular: vendido com 10 chamadas Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão Ambiente

Leia mais

TeamViewer Manual Wake-on-LAN

TeamViewer Manual Wake-on-LAN TeamViewer Manual Wake-on-LAN Rev 11.1-201601 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN 3 2 Requisitos 5 3 Configuração do Windows 6 3.1 Configuração

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores Objetivos Gerais da Cadeira Apresentar a camada de enlace e suas principais tecnologias de comutação em LAN, MAN, e WAN. Objetivos Específicos da Cadeira Entender os conceitos fundamentais sobre a camada

Leia mais

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa INTRODUÇÃO Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Serviço de Telefonia VoIP da UNESP. O que é, Como vai funcionar,

Serviço de Telefonia VoIP da UNESP. O que é, Como vai funcionar, Serviço de Telefonia VoIP da UNESP O que é, Como vai funcionar, Tarifação, Quem vai pagar, etc,??!! Por: Lazaro Geraldo Calestini STI Unesp Campus de Rio Claro-SP. Fevereiro 2011 O que é Telefonia VoIP

Leia mais

NGC. VOIP Manager PABX IP

NGC. VOIP Manager PABX IP NGC VOIP Manager PABX IP FACILIDADES BÁSICAS Agenda da telefonista Mudança de Ramais Backup de configuração Múltiplos planos de Bloqueio de chamadas numeração e DDR Cadeado eletrônico Música de espera

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

IPS 200 GPN. Principais características. Visão geral IP PHONE SERIES

IPS 200 GPN. Principais características. Visão geral IP PHONE SERIES IP PHONE SERIES Principais características Suporta até 3 linhas SIP Display LCD com luz de fundo de 2.8 132 x 64 pixels Suporta voz em HD Disponível com alimentação via Ethernet (PoE) Provisionamento automático

Leia mais

Guia de referência: Modelo de RFP para implantação de telefonia IP

Guia de referência: Modelo de RFP para implantação de telefonia IP Guia de referência: Modelo de RFP para implantação de telefonia IP SUMÁRIO Introdução.... 3 1. Definição das funcionalidades.... 4 2. Central PABX IP.... 5 2. Detalhamento técnico (pré-requisitos)....

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um

Leia mais

Roteador UAP-AC-M. Conteúdo do pacote.

Roteador UAP-AC-M. Conteúdo do pacote. Roteador UAP-AC-M Conteúdo do pacote Nós recomendamos que você proteja sua rede de ambientes externos extremos com o cabo Ethernet blindado de grau industrial da Ubiquiti Networks. A proteção do cabo deve

Leia mais

Modem ADSL. Resumo de Configurações

Modem ADSL. Resumo de Configurações Modem ADSL Resumo de Configurações Introdução ADSL: Linha digital assimétrica. Assimetria: velocidade de download diferente da velocidade de upload. Exemplo: Ao contratar um plano ADSL Velox apelidado

Leia mais

Guia rápido de configuração.

Guia rápido de configuração. SOFTPHONE VOICEFREE Guia rápido de configuração. Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Janeiro 2017 Manual de configuração Softphone Voicefree Uso interno e de clientes Tellfree Elaborado por: Vagner Reser

Leia mais

Conecte se e assuma o controle

Conecte se e assuma o controle Conecte se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Oferecemos compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

Extensão de linhas analógicas Configuração de extensão de linhas analógicas sobre IP com os GATEWAYS FXO & FXS.

Extensão de linhas analógicas Configuração de extensão de linhas analógicas sobre IP com os GATEWAYS FXO & FXS. Configuração de extensão de linhas analógicas sobre IP com os GATEWAYS FXO & FXS. Descrição: No diagrama, usuários remotos em Fortaleza tem telefones analógicos conectados ao GXW400x (portas FXS), enquanto

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

Configurando HT503 com Elastix

Configurando HT503 com Elastix Configurando HT503 com Elastix Olá galera, hoje iremos aprender como configurar um HT503 com elastix. Antes de começarmos com os procedimentos necessários, irei falar um pouco sobre o HT503. -Sobre o HT503

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido HGW - 2501GNP-RC 80 2.11n W i r e l e ss G a t e wa y wi th 1 1 ac & HPNA Guia de Início Rápido Detalhes do Login padrão IP Address http://192.168.1.1 User Name super visor Password z yad1234 Louças Firm

Leia mais

v 19 INTELIGÊNCIA TI TELECOM

v 19 INTELIGÊNCIA TI TELECOM v 19 INTELIGÊNCIA TI TELECOM Índice v 19 Índice Gestão Plena IP FIXA MÓVEL Inúmeras funcionalidades para interligar pessoas, independente da tecnologia utilizada. Índice Gestão Plena Gestão dos Recursos

Leia mais

Manual Utilização Planos BNT. Acesso ao Painel BNT:

Manual Utilização Planos BNT. Acesso ao Painel BNT: Manual Utilização Planos BNT Acesso ao Painel BNT: http://sip.falebnt.com.br/index.php?ui_language=brazilian Obs: Você receberá um Email com o Usuário e Senha de sua Conta BNT, após a Assinatura de um

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Asterisk para Raspberry Pi

Asterisk para Raspberry Pi Asterisk para Raspberry Pi Gateway VoIP GSM com Chan_dongle Um gateway GSM VoIP altamente acessível pode ser obtido usando Huawei E155X ou modems USB compatíveis e chan_dongle, fornecendo chamadas de entrada

Leia mais

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação Senstar Symphony 7.1 Guia de Instalação Índice Índice Introdução... 3 Symphony Server...3 Symphony Client...3 Xnet... 3...4 Symphony Server requisitos...4 Symphony Client requisitos... 4 Symphony Web Client

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Topologia Objetivos Parte 1: Registrar as informações de configuração IP de um PC Parte 2: Usar o Wireshark para capturar consultas e respostas

Leia mais

UMG SERVER MODULAR PRO

UMG SERVER MODULAR PRO SERVIDOR DE ALTO PROCESSAMENTO E GATEWAY MODULAR INTEGRADO Principais Características Aplicações Típicas All-in-one: Servidor e gateway modular em um único PBX IP e PABX equipamento Plataforma para desenvolvimento

Leia mais

TELEFONIA VOIP. Prof. Marco Cazarotto

TELEFONIA VOIP. Prof. Marco Cazarotto TELEFONIA VOIP Prof. Marco Cazarotto Telecomunicação Atual Rede de Dados Atual Hierarquia do Sistema VoIP Motivação Redução nos custos; Evolução do comércio eletrônico; Novos serviços com aplicações avançadas;

Leia mais

Configurando a Comunicação entre Remote, CIP 850 e Central de Portaria.

Configurando a Comunicação entre Remote, CIP 850 e Central de Portaria. Configurando a Comunicação entre Remote, CIP 850 e Central de Portaria. Santa Rita do Sapucaí, 10 de junho de 2019. Este tutorial demonstra o passo a passo a se fazer para que a central de portaria (CP

Leia mais

Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização?

Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização? Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização? Date : 14 de Julho de 2017 Alguma vez ouviu falar sobre port forwarding ou encaminhamento baseado em portos lógicos, aplicado em configurações para

Leia mais