Meios de Comunicação de Dados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meios de Comunicação de Dados."

Transcrição

1 Meios de Comunicação de Dados

2 Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados

3 Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um problema para a maioria das empresas que possuem seus dados estruturados através de redes de computadores. O avanço e a criação de tecnologias que buscam solucionar estas questões têm sido um dos maiores desafios na área da computação. Algoritmos criptográficos, protocolos de segurança, meios de comunicação seguros, são alguns dos itens primordiais para que esta informação possa trafegar em ambientes livres de interferências externas.

4 Acesso Remoto Acesso remoto consiste em permitir que se controle um computador à distância desde que o mesmo esteja conectado à INTERNET. Com isso pode-se visualizar a área de trabalho desse computador e controlá-lo como se estivesse sentado nele.

5 Por que utilizar Acesso Remoto? Com o surgimento da INTERNET e do crescimento das redes de computadores, o conceito de longe e perto é reduzido a quase um detalhe e não mais a uma dificuldade. Conseguimos comunicar com qualquer parte do mundo. Mas e quando um problema acontece? Ainda temos que nos deslocar até o local para resolver, ou seja, a distância volta a ser uma dificuldade. E se pudéssemos controlar um computador à distância como se estivéssemos sentado à frente dele, mas sem a necessidade de sair do lugar?. É exatamente isso que o acesso remoto nos permite fazer. Mas para que isso funcione são necessários algumas configurações e que o computador esteja acessível, ou seja, o computador deve estar conectado à uma rede sendo essa rede a INTERNET ou uma REDE LOCAL.

6 Por que utilizar Acesso Remoto? O acesso remoto permite a resolução de vários problemas do cotidiano na área de suporte em TI, desde que o problema não esteja relacionado com a conectividade do computador, uma vez que para controlar um computador remotamente deve-se garantir que ele esteja acessível. Algumas situações onde o AR pode ajudar: Atualização de softwares e sistemas; Configurações de programas e sistemas; Correções de erros esporádicos ( aleatórios) Situações onde o AR não pode ajudar: Problemas que impedem o acesso a INTERNET ou a REDE LOCAL, ou seja, sem conectividade.

7 Dial-Up (Acesso Discado) Nos anos 90, quase todos os usuários residenciais acessavam a internet por meio de linhas telefônicas analógicas utilizando um modem discado. Atualmente usuários de países não desenvolvidos e de áreas rurais (onde o acesso à banda larga é indisponível) ainda têm acesso à internet discada (KUROSE; ROSS, 2003). Emprega-se o termo dial-up porque o software do usuário na verdade disca (em inglês Dial) um numero de telefone do ISP (Internet Service Provider) e realiza uma ligação telefônica tradicional com o ISP (por exemplo, AOL). O computador é ligado a um modem discado que, por sua vez, é conectado à linha telefônica analógica da residência, onde essa linha telefônica é composta por cabos de cobre trançados e é a mesma linha telefônica utilizada para fazer ligações comuns. O modem da residência converte a saída digital do computador em um formato analógico apropriado para transmissão pela linha telefônica analógica. Na outra extremidade da conexão, um modem do ISP converte o sinal analógico em forma digital para inserir dados no roteador do ISP.

8 Dial-Up (Acesso Discado) O acesso discado oferece uma taxa máxima de 56kbit/s, enquanto um usuário utiliza o modem para navegar na internet, ninguém mais poderá realizar ou receber ligações nessa linha, porque o acesso discado bloqueia a linha comum do usuário (KUROSE; ROSS;2003). DSL A tecnologia DSL, já está bem presente no mercado com capacidade de suportar comunicação digital em altas velocidades. De fato, a tecnologia DSL forma um conjunto de tecnologias, identificadas por uma letra prefixo (ADSL, VDSL, HDSL e SDSL). Frequentemente, nos referimos ao conjunto como xdsl, onde x pode ser substituído por Asymmetrical, Very high bit rate, High Bit Rate, Symetric (PALUDETTO, 2001).

9 Vamos ver o vídeo! Meios de Comunicação de Dados

10 ADSL Dial-Up (Acesso Discado) A primeira tecnologia do conjunto foi a Asymmetrical DSL (ADSL). Assim como o modem convencional, a tecnologia ADSL prove altas taxas de transmissão maiores (em bit/s) na direção de descida ou em downstream (da internet para o computador do usuário) do que na direção de subida ou upstream (do computador do usuário para internet). Esta é a razão dessa tecnologia ser denominada assimétrica. Contudo, diferentemente da assimetria dos modems convencionais, as especificações das implementações ADSL dividem de maneira desigual a largura de banda do canal local do usuário. (FOROUZAN)

11 ADSL Dial-Up (Acesso Discado) A ADSL pode ser usada em residências, pequenos escritórios e grandes organizações, devido à grande variedade de velocidades suportadas. Sua taxa de transmissão varia em função da distância entre o modem doméstico e o modem do ISP, da bitola da linha de par trançado e do grau de interferência eletromagnética. Em uma linha de alta qualidade, é possível atingir uma taxa de transmissão máxima de 8 Mbit/s, se a distância entre a residência do usuário final e o ISP for menor que três mil metros. Entretanto, a taxa de transmissão cai para aproximadamente 2 Mbit/s se a distância for de seis mil metros (KUROSE; ROSS, 2003).

12 ADSL Dial-Up (Acesso Discado) A ADSL pode ser usada em residências, pequenos escritórios e grandes organizações, devido à grande variedade de velocidades suportadas. Sua taxa de transmissão varia em função da distância entre o modem doméstico e o modem do ISP, da bitola da linha de par trançado e do grau de interferência eletromagnética. Em uma linha de alta qualidade, é possível atingir uma taxa de transmissão máxima de 8 Mbit/s, se a distância entre a residência do usuário final e o ISP for menor que três mil metros. Entretanto, a taxa de transmissão cai para aproximadamente 2 Mbit/s se a distância for de seis mil metros (KUROSE; ROSS, 2003). A ADSL é limitada a localidades onde os usuários estejam a uma distância entre 2,7 e 5,5 km da central telefônica, ou seja, não se espera encontrar tal tecnologia fora de centros urbanos (KUROSE, ROSS, 2003).

13 VDSL Dial-Up (Acesso Discado) A tecnologia VDSL (Very high bit rate Digital Subscriber Line) usa modems especiais para aumentar a capacidade digital das linhas de telefones comuns em casa ou no escritório. A velocidade e a qualidade da transferência de dados dependem em grande parte da condição das linhas telefônicas e da distância entre o usuário final e a central telefônica. VDSL é também tecnologia assimétrica, ou seja, permite taxas de transmissão diferentes para upstream e downstream, assim como ADSL (BERNAL; SERGIO; FALBRIARD, 2002). Isso permite acessar a Internet com taxas mais rápidas para downstream e taxas menores para upstream. Atualmente, a tecnologia VDSL pode fornecer uma taxa de transmissão de até 50 a 55 Mbit/s para downstream e 1,5 a 2, 5 Mbit/s (ou mais) para upstream. É uma alternativa bastante similar a ADSL, entretanto, admite cabo coaxial, fibra óptica ou par trançado com meios de transmissão para comunicação a curtas distancias 300 a 1800m.

14 O que é PPPoE? Meios de Comunicação de Dados Dial-Up (Acesso Discado) PPPoE é a sigla em inglês para Point-to-Point Protocol over Ethernet que se refere a um protocolo de rede para conexão de usuários que trabalha com a tecnologia Ethernet, utilizada para ligar uma placa de rede a um ou vários usuários em uma rede LAN através de uma linha DSL. Esse protocolo é bastante utilizado por conta da facilidade para identificar o usuário conectado e controlar as suas ações, após ele ter se autenticado pela primeira vez. Esses controles envolvem o gerenciamento de banda e o número do MAC do cable modem, possibilitando também o bloqueio ou desbloqueio com mais rapidez.

15 O que é PPPoE? Meios de Comunicação de Dados Dial-Up (Acesso Discado) O protocolo PPPoE é derivado do protocolo PPP, utilizado amplamente em um passado recente por provedores de serviços de internet para permitir conexões "discadas" ou "tuneladas" para acesso à Internet. Sua finalidade é facilitar a transmissão de pacotes de dados entre ligações ponto a ponto. Combinando a Ethernet com o protocolo PPP, temos um modelo eficiente para gerar uma conexão separada com um servidor remoto para cada um dos usuários. É possível também criar conexões dial-up e de discagem por demanda utilizando o PPPoE. Conexões que utilizam o PPPoE podem ser terminadas tanto nos modems como nos computadores, dependendo do acesso ao modo roteado PPPoE no modem. Assim, utilizando um modem de banda larga e o PPPoE, os usuários de LAN podem ter acesso autenticado de maneira individual a redes de dados de alta velocidade.

16 Dial-up VS ADSL A grande diferença para os acessos dial-up é que os modems de ADSL utilizam uma banda mais alargada. Os modems dialup apenas utilizavam a banda destinada à voz, enquanto os modems ADSL funcionam em frequências mais elevadas do espectro da linha, deixando o canal de voz desimpedido.

17 DÚVIDAS...

18

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto Computadores Digitais 2 Linguagens de Programação DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista ATENÇÃO Esta apresentação foi retirada e adaptada dos seguintes trabalhos: Notas de aula do Prof. Miguel Campista da

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas Redes de Computadores Tecnologias de redes metropolitanas Tecnologias de redes metropolitanas! FDDI Fiber Distributed Data Interface! DQDB Distributed Queue Dual Bus! SDH/SONET Synchronous Digital Hierarchy/Synchronous

Leia mais

Gerenciamento de Infra Estrutura. Prof André Fernando Treff Topologia de Rede Infra Estrutura de Acesso a Internet

Gerenciamento de Infra Estrutura. Prof André Fernando Treff Topologia de Rede Infra Estrutura de Acesso a Internet Gerenciamento de Infra Estrutura Prof André Fernando Treff Topologia de Rede Infra Estrutura de Acesso a Internet REDES DE ACESSO Vamos agora considerar as redes de acesso enlaces físicos que conectam

Leia mais

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani ISDN - Conceitos ISDN é uma rede que fornece conectividade digital fim-a-fim, oferecendo suporte a uma ampla gama de serviços, como voz e dados.

Leia mais

Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT

Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT A Referencias www.teleco.com.br www.dslforum.org ANSI T1.423 e UIT G.992 são normas que padronizam o A A A tecnologia A (Asymetric Digital Subscriber Line) foi desenvolvida para prover acesso de dados

Leia mais

XDSL. Prof. Marco Cazarotto

XDSL. Prof. Marco Cazarotto XDSL Prof. Marco Cazarotto Introdução Com a crescente demanda por serviços de Internet, a tecnologia das conexões pelo sistema de discagem mostrava sinais de desgaste: Velocidade extremamente limitada;

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 3 Rede Digital de Serviços Integrados RDSI/ISDN Sumário Premissas;

Leia mais

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Redes Domésticas Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Roteiro Nossa Conexão (Brasil) O que é uma rede doméstica Redes Locais - LAN Home Area Network - HAN Tecnologias Ethernet e Wifi WiFi x Wired Contratação

Leia mais

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE Tecnologias de Rede de Acesso e CORE 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Plano Temático Introdução às Tecnologias de Rede de Acesso Core Network/

Leia mais

Modem ADSL. Resumo de Configurações

Modem ADSL. Resumo de Configurações Modem ADSL Resumo de Configurações Introdução ADSL: Linha digital assimétrica. Assimetria: velocidade de download diferente da velocidade de upload. Exemplo: Ao contratar um plano ADSL Velox apelidado

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

Transmissão de Dados. Largura de Banda. Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011

Transmissão de Dados. Largura de Banda. Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011 Largura de Banda Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011 1 Definição: Importância É definida como a quantidade de informações que flui através da conexão de rede durante um certo período de tempo. 2

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo leandrocamargo@ifsul.edu.br www.leandrocamargo.com.br Redes de Computadores História Como e onde

Leia mais

PTC º semestre Redes de Comunicação. Prof. Marcio Eisencraft

PTC º semestre Redes de Comunicação. Prof. Marcio Eisencraft PTC 3450 1º semestre 2017 Redes de Comunicação Prof. Marcio Eisencraft (marcio@lcs.poli.usp.br) PTC 3450 - Aula 01 1. Introdução às redes e à Internet 1.1 O que é a Internet? 1.2 A periferia da Internet

Leia mais

Serviços de Telecomunicações para Utilizadores Residenciais

Serviços de Telecomunicações para Utilizadores Residenciais Serviços de Telecomunicações para Utilizadores Residenciais Estudantes & Autores: Henrique A. Sousa up201505343@fe.up.pt Manuel M. Mendonça up201503414@fe.up.pt João B. Matos up201504878@fe.up.pt Pedro

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

IPTV. Fundamentos e Sistemas Multimídia. Alex da Costa Castro e Fabiano Rocha Abreu UFF Universidade Federal Fluminense Profª.

IPTV. Fundamentos e Sistemas Multimídia. Alex da Costa Castro e Fabiano Rocha Abreu UFF Universidade Federal Fluminense Profª. IPTV Fundamentos e Sistemas Multimídia Alex da Costa Castro e Fabiano Rocha Abreu UFF Universidade Federal Fluminense Profª.: Débora IPTV Introdução Serviços IPTV Componentes da Infra-estrutura da Rede

Leia mais

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Objetivos Gerais da Cadeira Compreender a comunicação de dados entre locais remotos através de conceitos e procedimentos envolvidos na conexão de computadores, meios e dispositivos de redes. Objetivos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

WIDE AREA NETWORK - WAN

WIDE AREA NETWORK - WAN unidade J Olá! Nesta aula, você irá estudar os principais conceitos e características relacionadas com as redes WAN e MAN. Ao final, você será capaz de diferenciar as duas redes, além de compreender suas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º. Ementa PLANO DE ENSINO Disciplina: Redes de Acesso Carga Horária: 100h Período: 5º Ementa Redes de acesso telefônico com cabos metálicos. Noções de projeto de redes metálicas. Tecnologias de acesso telefônico

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Meios de Transmissão de Dados

Meios de Transmissão de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Meios de Transmissão de Dados Aluna: Melissa Bonfim Alcantud Prof.: Alexandre Cassimiro

Leia mais

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Aluna: Pamela Nascimento da Silva Professor: Alexandre Curso: ADS - 2º Semestre

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Redes de computadores Evolução tecnológica nos últimos séculos XVIII - Grandes sistemas mecânicos XIX - Máquina a vapor XX Processamento e transmissão de informação: Radio, TV, Telefone,

Leia mais

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO - SP PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE Aluno: João Jakybalis Neto Prof.: Alexandre Cassimiro Andreani Disciplina:

Leia mais

Parâmetros de Comparação entre Redes

Parâmetros de Comparação entre Redes Parâmetros de Comparação entre Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários:

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários: 1. O que são e quais as principais funções (vantagens) dos Patch Panels? Patch Panels são painéis de conexão utilizados para a manobra de interligação entre os pontos da rede e os equipamentos concentradores

Leia mais

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO - SP PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE Aluno: João Jakybalis Neto Prof.: Alexandre Cassimiro Andreani Disciplina:

Leia mais

WISE Indústria de Telecomunicações TSW800TP+

WISE Indústria de Telecomunicações TSW800TP+ WISE Indústria de Telecomunicações TSW800TP+ www.wi.com.br Produtodesenvolvido efabricadono Brasil,sem similar nacional. TSW800TP+ O TSW800TP+ é um instrumento de teste modular desenvolvido com tecnologia

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos de Informática para Redes. Configurando a Rede. Sistema Decimal. Sistema Binário. Sistema Decimal

Introdução. Conceitos Básicos de Informática para Redes. Configurando a Rede. Sistema Decimal. Sistema Binário. Sistema Decimal Introdução Conceitos Básicos de Informática para Redes Prof. Alexandre Beletti Ferreira Conhecer as configurações de redes de um computador pessoal Estabelecer configurações Solucionar erros Configurando

Leia mais

TECNOLOGIA VOIP. Palavras Chaves: internet, Voip, redes de computadores, web. Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho

TECNOLOGIA VOIP. Palavras Chaves: internet, Voip, redes de computadores, web. Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho TECNOLOGIA VOIP Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho RESUMO A pesquisa aborda a sigla VOIP, seu significado, conceitos e características envolvidas, funcionamento e aplicações

Leia mais

Câmera DS-2CD2620F-IZS

Câmera DS-2CD2620F-IZS Câmera DS-2CD2620F-IZS Configurações de câmera de rede pela LAN Para visualizar e configurar a câmera através de uma LAN, você precisa conectar a câmera de rede na mesma sub-rede com seu computador e instalar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7)

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7) (Networking) (Capítulo 7) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto A possibilidade de conectar vários computadores resulta em tantos benefícios que esta se tornou

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke. Informática Internet / Intranet Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE REDES E INTERNET Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de

Leia mais

Informática. Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke. Informática Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ACESSO À DISTÂNCIA A COMPUTADORES, TRANSFERÊNCIA

Leia mais

CONCEITOS DE CABOS COMPUTACIONAIS PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA

CONCEITOS DE CABOS COMPUTACIONAIS PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA CONCEITOS DE CABOS COMPUTACIONAIS PROF. DR. PAULO ROBERTO SCHROEDER DE SOUZA 1 2 Uma empresa relativamente informatizada finca seus pilares sobre depósitos de dados setoriais e globais e que são manipulados

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

Alexandre Dal Forno Diretor de Produtos

Alexandre Dal Forno Diretor de Produtos Serviços Corporativos Convergentes Alexandre Dal Forno Diretor de Produtos 2 Sumário A Intelig Telecom Portfólio Completo 3 A Intelig Telecom A Rede Intelig Telecom Investimento de R$ 2,8 bilhões em infra-estrutura

Leia mais

Leitura Complementar: Redes de Acesso

Leitura Complementar: Redes de Acesso Leitura Complementar: Redes de Acesso Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br Redes de Acesso? Agenda Introdução Visão de uma Rede Broadband A Rede de Acesso Tecnologias de rede de acesso Crescimento da

Leia mais

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Topologia de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Etimologicamente a palavra topologia deriva do grego, Topos = forma e Logos = estudo, portanto, a palavra topologia significa o estudo das

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis Beatriz Vieira VOIP Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis VOIP Surgiu ainda no início da década de 1990 Se tornou

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace: Protocolos ponto-a-ponto Prof. Rodrigo de Souza Couto Camada de Enlace Relembrando... Tipos diferentes de canais de comunicação: Canal ponto-a-ponto Uma estação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Introdução

REDES DE COMPUTADORES. Introdução REDES DE COMPUTADORES Introdução Parte 02 geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Ementa UNIDADE I Introdução às redes de computadores 1.1 Visão geral de protocolos, pilha de protocolos e

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Tecnologias de Interligação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Protocolos da camada

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem um dos outros

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos. Setembro Conceitos fundamentais Evolução das Redes (parte II)

Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos. Setembro Conceitos fundamentais Evolução das Redes (parte II) Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Setembro 2006 Conceitos fundamentais Evolução das Redes (parte II) Sumário???? Módulo I: Conceitos fundamentais Tecnologias de Rede-parte II Rede Global Redes de

Leia mais

Capítulo 1. Redes de computadores e a Internet

Capítulo 1. Redes de computadores e a Internet INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Disciplina: Arquitetura de redes de computadores e Tecnologia de Implementação de Redes Professor: M. Sc. Rodrigo Ronner T.

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina. Redes de Computadores RES 12502

Instituto Federal de Santa Catarina. Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores RES 12502 2014 2 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas pela Editora Pearson para o livro Redes de

Leia mais

Redes de Computadores. Redes de Computadores ADSL / XDSL. Protocolos de Redes. Aula 9 ADSL FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA

Redes de Computadores. Redes de Computadores ADSL / XDSL. Protocolos de Redes. Aula 9 ADSL FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Redes de Computadores Protocolos de Redes Redes de Computadores Aula 9 / XDSL Introdução A tecnologia (Asymmetric Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimétrica de Assinante) opera com transmissões

Leia mais

Configuração. Utilitário de Configuração Baseado na Web

Configuração. Utilitário de Configuração Baseado na Web Configuração Essa seção vai mostrar-lhe como configurar seu roteador wireless D-Link utilizando o utilitário de configuração baseado na web. Utilitário de Configuração Baseado na Web Para acessar o utilitário

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

27/05/2014 REDES LOCAIS

27/05/2014 REDES LOCAIS REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,

Leia mais

Voz sobre IP VoIP telefonia IP telefonia Internet telefonia em banda larga voz sobre banda larga Públicas Privadas Telefonia IP

Voz sobre IP VoIP telefonia IP telefonia Internet telefonia em banda larga voz sobre banda larga Públicas Privadas Telefonia IP Voz sobre IP Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

Palestra sobre Wireless

Palestra sobre Wireless Palestra sobre Wireless LUIZ HENRIQUE COLETTO e-mail: henrique@cirp.usp.br Seção Técnica de Manutenção Apresentação Os avanços da comunicação nos últimos anos, possibilitaram o surgimento de várias tecnologias,

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Princípios de comunicação de dados

Princípios de comunicação de dados Princípios de comunicação de dados Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 16 de Março de 2010 Prof. Tiago (IFSC) Cabeamento

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores

Disciplina: Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof. Leonardo Meirelles Alves Modelo de comunicação Aula 03-1 / 47 Modelo de Comunicação Com aumento na quantidade e no tamanho das redes e de implementações diferentes

Leia mais

Redes de Computadores Prof. Ivair Teixeira ivair.teixeira@aedu.com

Redes de Computadores Prof. Ivair Teixeira ivair.teixeira@aedu.com Redes de Computadores Prof. Ivair Teixeira ivair.teixeira@aedu.com Nesta Aula Nessa Aula Digitalização de sinais analógicos Codificação. Bibliografia: RSCD - Stallings, William - Redes e Sistemas de Comunicação

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro A Internet no Park Way Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro Conteúdo 1. Demanda de Internet no Park Way 2. Conceitos tecnológicos 3. Ofertas recebidas Definições Velocidade ( Banda

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Call Detail Record (CDR) Um Call Detail Record é um relatório que mostra as chamadas realizadas e recebidas de um determinado usuário ou conta.

Call Detail Record (CDR) Um Call Detail Record é um relatório que mostra as chamadas realizadas e recebidas de um determinado usuário ou conta. Glossário de termo usados em telefonia VOIP Adaptador de Telefone Analógico (ATA) Um equipamento conhecido como Adaptador VoIP, Adaptador Telefônico ou simplesmente ATA que é conectado em uma conexão de

Leia mais

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business.

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business. Índice Introdução Como posso eu estabelecer um roteador VoIP da empresa de pequeno porte de Cisco usando o serviço de Internet DSL? Informações Relacionadas Introdução Este artigo é um em uma série para

Leia mais

Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento

Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento Revisão Desempenho e requisitos de aplicações Arquitetura hierárquica, multinível Organização em camadas Propriedades e características Encapsulamento Desempenho Latência (comprimento, tempo) Tempo de

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 7

Prof. Marcelo Cunha Parte 7 Prof. Marcelo Cunha Parte 7 www.marcelomachado.com Cabos Elétricos Coaxiais Pares trançados Ópticos Fibras ópticas Um dos primeiros tipos de cabo a ser utilizado em redes; Características: Núcleo de cobre

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I - Atenuação & Largura de Banda por Helcio Wagner da Silva. p.1/24 Introdução Nenhum meio de transmissão é capaz de transmitir sinais sem que parte da energia desses sinais se perca

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução aos Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos Guiados Conclusão 2 Introdução Nível

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Open Systems Interconnection

Open Systems Interconnection Introdução 0 A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. 0 Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é primário, o outro,

Leia mais

Protocolos de Redes de Computadores

Protocolos de Redes de Computadores Protocolos de Redes de Computadores Princípios da Comunicação Elementos da comunicação EMISSOR MEIO DE COMUNICAÇÃO RECEPTOR Redes de Computadores A evolução dos Sistemas de Computação Sistemas Compartilhados

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais