A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:"

Transcrição

1

2 Conceito Entende-se por Convenção Coletiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o objetivo de estipular condições de trabalho, no âmbito das respectivas representações. A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611: Art Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais do trabalho.

3 Necessidade de previa Assembléia Nos termos do artigo 612 da CLT, os sindicatos só poderão celebrar Convenções Coletivas de Trabalho após a realização e aprovação desta questão, em assembléia Geral, especialmente convocada para esse fim, observando-se o que dispõe os respectivos estatutos. Inclusive, exige o parágrafo único do artigo 612 da CLT que o quórum de comparecimento e votação nas entidades sindicais que tenham mais de (cinco mil) associados seja de pelo menos 1/8 (um oitavo) dos associados, em segunda convocação.

4 Requisitos obrigatórios Nos termos do artigo 613 da CLT, as convenções e os acordos deverão conter obrigatoriamente: a) a designação dos Sindicatos convenentes ou dos sindicatos e empresas acordantes; b) o prazo de vigência; c) as categorias ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos; d) as condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante sua vigência; e) as normas para a conciliação das divergências surgidas entre os convenentes por motivos da aplicação de seus dispositivos;

5 f) as disposições sobre o processo de sua prorrogação e de revisão total ou parcial de seus dispositivos; g) os direitos e deveres dos empregados e empresas; h) as penalidades para os sindicatos convenentes, os empregados e as empresas em caso de violação de seus dispositivos. É importante ressaltar que as Convenções Coletivas de Trabalho, obrigatoriamente, deverão ser celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada para o registro.

6 Depósito Os instrumentos coletivos deverão ser, obrigatoriamente, transmitidos para registro eletrônico pelo Sistema MEDIADOR, disponível no endereço eletrônico do MTE na internet O protocolo do requerimento do registro emitido por meio do Sistema MEDIADOR deverá ser efetuado: na Secretaria de Relações do Trabalho SRT, quando se tratar de norma com abrangência nacional ou interestadual; e nos órgãos regionais do MTE, nos demais casos. Com o registro os instrumentos coletivos ficarão disponí-veis para consulta de qualquer interessado no endereço eletrônico do MTE FONTE PARA DOWNLOAD:

7 Vigência As Convenções Coletivas de trabalho entrarão em vigor 3 (três) dias após a data da entrega da mesma, para registro e arquivamento no Departamento Nacional do Trabalho, em se tratando de instrumento de caráter nacional ou interestadual, ou nos órgãos regionais do Ministério do Trabalho nos demais casos.

8 Duração A convenção Coletiva de Trabalho terá sua duração limitada pelo prazo de até dois anos de vigência. É importante ressaltar que os Tribunais têm considerado inválido qualquer termo aditivo que prorrogue a vigência do instrumento coletivo por prazo indeterminado.

9 Divulgação É obrigatório que cópias autênticas da Convenção Coletiva de Trabalho sejam afixadas, de modo visível, pelos Sindicatos convenentes, nas respectivas sedes e nos estabelecimentos das empresas compreendidas no seu campo de aplicação, dentro de 5 (cinco) dias da data do depósito.

10 Prorrogação e revisão O processo de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação total ou parcial de Convenção Coletiva de Trabalho ficará subordinado, em qualquer caso, à aprovação de Assembléia Geral dos Sindicatos convenentes ou partes acordantes, com observância do disposto no art. 612 da CLT. O instrumento de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação de Convenção ou Acordo será depositado, para fins de registro e arquivamento, na repartição em que o mesmo originariamente foi depositado, observado o disposto no art. 614 da CLT. As modificações introduzidas em Convenção ou Acordo, por força de revisão ou de revogação parcial de suas cláusulas, passarão a vigorar 3 (três) dias após a realização de seu depósito no órgão competente.

11 Controvérsias jurídicas As controvérsias resultantes da aplicação da Convenção coletiva de Trabalho celebrada serão dirimidas pela Justiça do Trabalho.

12 Nossa legislação procurou diferenciar a convenção coletiva, que é pactuada entre sindicatos, do acordo coletivo, que é realizado entre sindicato profissional e empresa ou empresas. No nosso ordenamento jurídico, portanto, convenção e acordo coletivo são inconfundíveis. A primeira tem o âmbito mais amplo e os sujeitos são obrigatoriamente entidades sindicais. Já o segundo é mais restrito, na medida em que abrange, de um lado, o sindicato representativo da categoria dos trabalhadores e, de outro, uma ou mais empresas individualmente consideradas..

13 A diferença entre CCT e ACT parte dos sujeitos envolvidos: Acordo Coletivo é feito entre uma ou mais empresas e o sindicato da categoria profissional Convenção Coletiva o pacto é realizado entre sindicato da categoria profissional, de um lado, e sindicato da categoria econômica, de outro.

14 Poderá ser ajuizada ação de Dissídio Coletivo, quando frustrada a auto-composição de interesses coletivos em negociação promovida diretamente pelos interessados, ou mediante intermediação administrativa do órgão competente do Ministério do Trabalho. LEGISLAÇÃO A SER CONSULTADA:

15 A assistência é devida na rescisão do contrato de trabalho firmado há mais de 1 (um) ano, e consiste em orientar e esclarecer empregado e empregador sobre o cumprimento da lei, assim como zelar pelo efetivo pagamento das parcelas devidas e cumprimento das cláusulas previstas nos ACTs e CCTs. A homologação da rescisão do contrato de trabalho deve ser assistida gratuitamente, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa ou encargo pela prestação da assistência na rescisão contratual.

16 LIMITAÇÃO DA ASSISTÊNCIA Não é devida a assistência na rescisão de contrato de trabalho em que figurem a União, os Estados, os Municípios, suas Autarquias e Fundações de Direito Público. APOSENTADORIA OU MORTE DO EMPREGADO Na ocorrência de morte do empregado, a assistência na rescisão contratual é devida aos beneficiários habilitados perante o órgão previdenciário, reconhecidos judicialmente ou previstos em escritura pública lavrada nos termos do art. 982 do CPC, desde que dela constem os dados necessários à identificação do beneficiário e à comprovação do direito.

17 COMPETÊNCIA São competentes para assistir o empregado na rescisão do contrato de trabalho: 1- O sindicato profissional da categoria; e 2 - A autoridade local do Ministério do Trabalho e Emprego. ASSISTÊNCIA ORDEM DE PREFERÊNCIA A assistência será prestada, preferencialmente, pela entidade sindical, reservando-se aos órgãos locais do Ministério do Trabalho e Emprego o atendimento aos trabalhadores nos seguintes casos: I - Categoria que não tenha representação sindical na localidade; II - Recusa do sindicato na prestação da assistência; e III-Cobrança indevida pelo sindicato para a prestação da assistência.

18

19 Eliane Gerber Diretora Suplente da Regional Sul FENAS Gestao

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de

IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de 15.10.2013 D.O.U.: 16.10.2013 Dispõe sobre o depósito, registro e arquivo de convenções e acordos coletivos de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: NÃO DEVE SER USADO COMO CONTEÚDO DE ESTUDO, NÃO DEVE SER

Leia mais

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 20, DE 24 DE JULHO DE 2015

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 20, DE 24 DE JULHO DE 2015 SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 20, DE 24 DE JULHO DE 2015 Altera dispositivos da Instrução Normativa nº 16, de 15 de outubro de 2013, da Secretaria de Relações do Trabalho.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Convenção e acordo coletivo de trabalho Paulo Moreira 1. CONFLITOS COLETIVOS E FORMAS DE SOLUÇÃO Para uma melhor compreensão do assunto, ora proposto, necessário se faz, comentar

Leia mais

ACORDO COLETIVO. Palavras-chave: Acordo Coletivo- Convenção Coletiva- Celebração de Contrato de Trabalho.

ACORDO COLETIVO. Palavras-chave: Acordo Coletivo- Convenção Coletiva- Celebração de Contrato de Trabalho. ACORDO COLETIVO Roberta da Silva Ramos RADTKE 1 RESUMO As negociações em nível de empresa resultam acordos coletivos cujo âmbito de aplicação é menor; é a empresa ou as empresas que participaram da negociação,

Leia mais

BOLETIM SINDICAL 04 DE TEMA: Acordo coletivo de trabalho. ENVIADO EM 26 de maio de 2009

BOLETIM SINDICAL 04 DE TEMA: Acordo coletivo de trabalho. ENVIADO EM 26 de maio de 2009 BOLETIM SINDICAL 04 DE 2009 TEMA: Acordo coletivo de trabalho ENVIADO EM 26 de maio de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 003/2009 no qual abordamos a convenção coletiva de trabalho, vamos

Leia mais

Negociação Coletiva de Trabalho

Negociação Coletiva de Trabalho NEGOCIAÇÃO Coletiva de Trabalho Negociação Coletiva de Trabalho A Lei da Modernização Trabalhista, Lei nº 13.467/2017, trouxe maior equilíbrio na relação de trabalho, conferindo um protecionismo mais

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR003827/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/09/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR062980/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.019302/2016-32 DATA DO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001572/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/07/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR037041/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.010483/2017-62 DATA DO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002133/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR049820/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46272.003047/2017-82 DATA DO

Leia mais

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 Aprova, revoga, revisa e consolida ementas de orientações normativas da Secretaria de Relações do Trabalho. A Secretária de Relações

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000234/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR017929/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.004830/2009-27 DATA DO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS003026/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 29/11/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR052349/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.014310/2017-13 DATA DO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

Incorporação de Cláusulas Convencionadas nos Contratos Individuais de Trabalho

Incorporação de Cláusulas Convencionadas nos Contratos Individuais de Trabalho Incorporação de Cláusulas Convencionadas nos Contratos Individuais de Trabalho Priscila Gonçalves Cardoso (*) 1. Introdução O presente trabalho, se destina à interpretação do tema relativo à eventual incorporação

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: ULTRATIVIDADE DAS NORMAS COLETIVAS FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP000022/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 02/01/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR074918/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46219.029159/2011-12 DATA

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000815/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 11/11/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR059890/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.010406/2011-36

Leia mais

Como a consulta permite longa digressão de vários aspectos, tentarei ser objetivo na resposta, abordando-a sob os pontos mais relevantes.

Como a consulta permite longa digressão de vários aspectos, tentarei ser objetivo na resposta, abordando-a sob os pontos mais relevantes. PARECER JURÍDICO Esta consultoria fora solicitada pelo senhor Maurício Trovarelli Tornero, na condição de coordenador do Clube de RH de Extrema e Região, a emitir parecer acerca das nuances que giram em

Leia mais

1. SISTEMA SINDICAL PATRONAL COOPERATIVISTA A OCB/ES FECOOP SULENE CNCOOP SERVIÇOS PRESTADOS PELA OCB/ES...

1. SISTEMA SINDICAL PATRONAL COOPERATIVISTA A OCB/ES FECOOP SULENE CNCOOP SERVIÇOS PRESTADOS PELA OCB/ES... Página 1 Página 2 ÍNDICE 1. SISTEMA SINDICAL PATRONAL COOPERATIVISTA... 3 2. A OCB/ES... 4 3. FECOOP SULENE... 4 4. CNCOOP... 5 5. SERVIÇOS PRESTADOS PELA OCB/ES... 5 5.1 ASSISTÊNCIA EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA...

Leia mais

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018 Por este instrumento, o SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO, CNPJ nº 60.989.944/0001-65 e registro sindical nº 4.009/41, com base no município de São Paulo, e sede na Rua Formosa nº 99, nesta Capital,

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000049/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 05/02/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR004094/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.000599/2010-36 DATA DO

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da

Leia mais

Entre as partes de um lado: e, de outro lado:

Entre as partes de um lado: e, de outro lado: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO Entre as partes de um lado: SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO, CNPJ nº 60.266.996/0001-03 e, de outro lado: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde - Legitimidade e interesse: A titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, pois a eles cabe decidir sobre a oportunidade

Leia mais

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO SINDICAL O sistema sindical previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º, estabelece diretrizes baseadas nos seguintes

Leia mais

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO Page 1 of 5 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000211/2013 DATA DE REGISTRO NO MTE: NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR069411/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46290.000413/2013-08 DATA

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001930/2013 DATA DE REGISTRO NO MTE: 12/09/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR048318/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.014907/2013-34 DATA

Leia mais

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à Cláusula septuagésima quarta que trata do Benefício

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE 14.07.2010 D.O.U.: 15.07.2010 Estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho. A SECRETÁRIA

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000883/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR027076/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46334.002370/2009-57 DATA

Leia mais

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher Entenda as SEFIP s 650 e 660 - Quando Usar e Como Preencher Número do Artigo: 3012 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Jul 18, 2017 3:57 PM ENTENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DE RECOLHIMENTO

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: CE000107/2018 DATA DE REGISTRO NO MTE: 05/02/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR004796/2018 NÚMERO DO PROCESSO: 46205.000863/2018-19

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000660/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/11/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR065811/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.021348/2012-77

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR004624/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 04/11/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR071761/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.022368/2016-18 DATA DO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2007/2008 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MS000010/2007 DATA DE REGISTRO NO MTE: 16/05/2007 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR000409/2007 NÚMERO DO PROCESSO: 46312.002301/2007-30 DATA DO

Leia mais

c Aprovada pela Port. da SRT n o 1, de (DOU de ). c Art. 5 o do CC. c Art. 439 da CLT.

c Aprovada pela Port. da SRT n o 1, de (DOU de ). c Art. 5 o do CC. c Art. 439 da CLT. EMENTAS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO 1. Homologação. Empregado emancipado. Não é necessária a assistência por responsável legal, na homologação da rescisão contratual, ao empregado adolescente

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000531/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR050673/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.008303/2017-11

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000631/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/06/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR018605/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46334.001938/2009-12 DATA

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002222/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 09/09/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR059537/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46304.002513/2016-15

Leia mais

Novas Portarias Registro Sindical

Novas Portarias Registro Sindical Novas Portarias Registro Sindical CONSTITUIÇÃO FEDERAL ARTIGO 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2012

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2012 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR004132/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 19/11/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR066218/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.016339/2010-13 DATA DO

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 1 of 5 12/04/2017 09:03 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP001504/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/02/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR052283/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46259.000157/2017-61

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG003014/2018 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/08/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR028444/2018 NÚMERO DO PROCESSO: 46551.000351/2018-12 DATA DO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: CE000772/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/05/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR029663/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46205.006140/2017-42 DATA DO

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000220/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 06/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR021989/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.006115/2009-49

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO SINDICAL DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP006723/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 28/06/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR038840/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46261.002299/2016-32 DATA DO

Leia mais

PORTARIA 1, DE 25 DE MAIO DE 2006, DA SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO SRT

PORTARIA 1, DE 25 DE MAIO DE 2006, DA SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO SRT PORTARIA 1, DE 25 DE MAIO DE 2006, DA SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO SRT Aprova Ementas Normativas da Secretaria de Relações do Trabalho. O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho

Leia mais

Art. 2º O 3º, do art. 1º, da Portaria nº 369, de 13 de março de 2013, passa a ter a seguinte redação:

Art. 2º O 3º, do art. 1º, da Portaria nº 369, de 13 de março de 2013, passa a ter a seguinte redação: Portaria MTE nº 699, de 28.05.2015 DOU de 29.05.2015 Altera o 3º, do art. 1º, da Portaria nº 369, de 13 de março de 2013, para autorizar os órgãos da administração pública direta e indireta, no âmbito

Leia mais

3. A operação do sistema Homolognet exige a utilização dos seguintes documentos:

3. A operação do sistema Homolognet exige a utilização dos seguintes documentos: Prezadas Filiadas e Associadas O Sindeprestem Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, informa

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002799/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 24/11/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR069776/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.018553/2016-40 DATA

Leia mais

Acordo de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados

Acordo de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados Acordo de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados A Empresa: xxxxxxxxxxxxxxxxxx, estabelecida na Rua xxxxxxxxxxx: Distrito Industrial na Cidade: xxxxxxxxxxx, inscrita sob CNPJ: xxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DA PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DA PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DA PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS TERMO DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, que entre si fazem, de um lado, como Legítima entidade Representativa dos Empregados, o SINDICATO DOS TRABALHADORES

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 20/2014

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 20/2014 ANO XXV - 2014-3ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 20/2014 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS CARTÓRIOS - ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS Pág. 593 ASSUNTOS TRABALHISTAS CONVENÇÃO COLETIVA E ACORDO COLETIVO DE

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR004407/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/10/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR067091/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46294.001639/2016-21 DATA DO

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Comissões de Conciliação Prévia. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Comissões de Conciliação Prévia. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas CLT. Art. 625-A. As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representante

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000583/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 29/05/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR017375/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46666.001300/2009-20 DATA

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR005306/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/12/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR073112/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.021659/2011-76 DATA DO

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINFES E SINDIEX 2016/2017

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINFES E SINDIEX 2016/2017 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SINFES E SINDIEX 2016/2017 SINFES - SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, CNPJ nº 30.955.355/0001-03, representado pela presidente Maria Maruza Carlesso,

Leia mais

2.4. Os EMPREGADOS demitidos por justa causa, não farão jus à participação nos lucros ou resultados.

2.4. Os EMPREGADOS demitidos por justa causa, não farão jus à participação nos lucros ou resultados. CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO E DA VIGÊNCIA 1.1 O presente Acordo tem por objeto estabelecer as regras para a participação dos EMPREGADOS nos lucros ou resultados da EMPRESA, na forma disposta na Lei 10.101,

Leia mais

Entre as partes de um lado: e, de outro lado:

Entre as partes de um lado: e, de outro lado: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO Entre as partes de um lado: SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO, CNPJ nº 60.266.996/0001-03 e, de outro lado: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO Página 1 de 5 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000767/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR059861/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.010362/2011-44 DATA

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS000652/2009 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/07/2009 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR028034/2009 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.009461/2009-40

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR000062/2014 DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/01/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR073771/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.000204/2014-60

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS000860/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 29/05/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR029031/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.009011/2015-03 DATA DO

Leia mais

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019 TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000142/2019 DATA DE REGISTRO NO MTE: 22/03/2019 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR013356/2019 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.002012/2019-61

Leia mais

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2. Cláusula específica do

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2. Cláusula específica do Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2. Cláusula específica do Benefício Social Familiar; 3. Manual de Orientações

Leia mais

Homologação no Processo Trabalhista

Homologação no Processo Trabalhista Homologação no Processo Trabalhista CÉLIO GO Y AT A Professor Catedrátioo de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFMG o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa registra:1 homologação,

Leia mais

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA NORMA COLETIVA DE TRABALHO ODONTOLOGISTAS /2017.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA NORMA COLETIVA DE TRABALHO ODONTOLOGISTAS /2017. PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA NORMA COLETIVA DE TRABALHO ODONTOLOGISTAS - 2016/2017. 1 DATA-BASE Fica mantida a data-base da categoria o dia 1º de Março. 2 - ATUALIZAÇÃO SALARIAL - Os salários dos empregados

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR000460/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/02/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR005639/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.002336/2017-79 DATA

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE COMPENSAÇÃO DE JORNADA

ACORDO COLETIVO DE COMPENSAÇÃO DE JORNADA MINUTA PRELIMINAR ACORDO COLETIVO DE COMPENSAÇÃO DE JORNADA Pelo presente Instrumento e na melhor forma de direito, de um lado o SINDICATO DOS EMPREGADOS, a saber, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas

Leia mais

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014

TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 TERMO ADITIVO A ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000080/2014 DATA DE REGISTRO NO MTE: 24/02/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR000390/2014 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.000825/2014-11

Leia mais

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 347 Autor: Senador José Pimentel Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 7 Profª. Liz Rodrigues - Direitos coletivos dos trabalhadores (art. 8º a 11 da CF/88): - liberdade sindical e substituição processual; - direito

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP005218/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/05/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR026031/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 47998.003181/2017 61 DATA DO

Leia mais

/2009- PRINCIPAL:

/2009- PRINCIPAL: TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000548/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/12/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR067881/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.013810/2010-09

Leia mais

Mediador - Extrato Convenção Coletiva

Mediador - Extrato Convenção Coletiva Page 1 of 12 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000502/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR018176/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46230.001716/2016-97 DATA

Leia mais

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO Conforme Instrução Normativa SRT/MTE nº 15 de 14/07/2010 1 APRESENTAR CARTA DE PREPOSTO SE FOR FUNIONÁRIO DO CARTÓRIO, COM CTPS, CRACHÁ OU FICHA DE FUNCIONÁRIO (TRAZER

Leia mais

QUAL O INTERESSE DA PESSOA NUM CONFLITO? ADVERSÁRIO OU A SOLUÇÃO QUE LHE PAREÇA JUSTA.

QUAL O INTERESSE DA PESSOA NUM CONFLITO? ADVERSÁRIO OU A SOLUÇÃO QUE LHE PAREÇA JUSTA. O ACESSO À JUSTIÇA QUAL O INTERESSE DA PESSOA NUM CONFLITO? ADVERSÁRIO OU A SOLUÇÃO QUE LHE PAREÇA JUSTA. A CONDENAÇÃO DO NO PRIMEIRO CASO, TÍPICO DE MATÉRIA PENAL, SOMENTE O ESTADO PODE PRODUZIR O RESULTADO

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001260/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/07/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR034965/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.008742/2012-81 DATA DO

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002800/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 22/12/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR076216/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.021825/2015-16 DATA

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR025062/2015 DATA E HORÁRIO DA TRANSMISSÃO: 08/05/2015 ÀS 15:28 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46215.022244/2014

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO Página 1 de 6 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG004424/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 07/10/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR065972/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46249.002268/2016-40

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP000599/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/01/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR084881/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46435.001220/2016 17 DATA DO

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ001364/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 21/07/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR031317/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46666.001448/2010-06 DATA

Leia mais

Por este instrumento e na melhor forma de direito, de um lado, como representante da

Por este instrumento e na melhor forma de direito, de um lado, como representante da CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 Excerto da CCT assinada entre o sindicato profissional e a FECOMERCIO SP, por procuração e nas cláusulas que se aplicam ao SINCOMAVI Por este instrumento e na melhor

Leia mais

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS Perspectivas sobre a modernização das leis trabalhistas 24 de agosto de 2018 Rodrigo Bottrel P Tostes rtostes@pn.com.br

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS DURAÇÃO E HORÁRIO

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS DURAÇÃO E HORÁRIO 1 de 5 08/03/2017 12:09 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC000349/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/03/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR078658/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46220.008970/2016-35

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MS000100/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 15/04/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR016190/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46312.000786/2016-18 DATA DO

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 1 of 6 12/04/2017 09:17 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP003029/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/03/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR011509/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46425.000192/2017-11

Leia mais