DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde

2 - Legitimidade e interesse: A titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, pois a eles cabe decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. - Procedimento Frustração da negociação coletiva: a cessação coletiva do trabalho somente poderá ser realizada após a frustração da negociação coletiva ou impossibilidade de recurso via arbitral (art. 3.º).

3 Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho. Parágrafo único. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação.

4 Necessidade de realização de assembleia prévia: caberá ao sindicato da categoria profissional convocar assembleia geral para definir as reivindicações da categoria e a paralisação coletiva (art. 4.º). Art. 4º Caberá à entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assembleia geral que definirá as reivindicações da categoria e deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços. 1º O estatuto da entidade sindical deverá prever as formalidades de convocação e o quórum para a deliberação, tanto da deflagração quanto da cessação da greve.

5 2º Na falta de entidade sindical, a assembleia geral dos trabalhadores interessados deliberará para os fins previstos no "caput", constituindo comissão de negociação. - Aviso Prévio da Greve: Antecedência mínima de 48 horas nas atividades não essenciais Antecedência mínima de 72 horas nas atividades essenciais

6 Art. 9º Durante a greve, o sindicato ou a comissão de negociação, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manterá em atividade equipes de empregados com o propósito de assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuízo irreparável, pela deterioração irreversível de bens, máquinas e equipamentos, bem como a manutenção daqueles essenciais à retomada das atividades da empresa quando da cessação do movimento. Parágrafo único. Não havendo acordo, é assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os serviços necessários a que se refere este artigo.

7 Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais: I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; II - assistência médica e hospitalar; III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; IV - funerários; V - transporte coletivo; VI - captação e tratamento de esgoto e lixo; VII - telecomunicações; VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;

8 IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais; X - controle de tráfego aéreo e navegação aérea; e XI compensação bancária.

9 Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

10 Orientação Jurisprudencial 38/TST-SDC -. Dissídio coletivo. Greve. Serviços essenciais. Garantia das necessidades inadiáveis da população usuária. Fator determinante da qualificação jurídica do movimento. Lei 7.783/1989, art. 13. «É abusiva a greve que se realiza em setores que a lei define como sendo essenciais à comunidade, se não é assegurado o atendimento básico das necessidades inadiáveis dos usuários do serviço, na forma prevista na Lei 7.783/1989.»

11 - Do Abuso do Direito de Greve Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Parágrafo único. Na vigência de acordo, convenção ou sentença normativa não constitui abuso do exercício do direito de greve a paralisação que: I - tenha por objetivo exigir o cumprimento de cláusula ou condição;

12 II - seja motivada pela superveniência de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relação de trabalho. Art. 15 A responsabilidade pelos atos praticados, ilícitos ou crimes cometidos, no curso da greve, será apurada, conforme o caso, segundo a legislação trabalhista, civil ou penal. Parágrafo único. Deverá o Ministério Público, de ofício, requisitar a abertura do competente inquérito e oferecer denúncia quando houver indício da prática de delito.

13 - Efeitos sobre o contrato de trabalho: De acordo com o artigo 7º da Lei 7.783/89, a greve é considerada como hipótese de suspensão do contrato de trabalho Além disso, durante a greve é vedada a rescisão contratual e a contratação de trabalhadores substitutos, salvo para a contratação dos serviços necessários para a manutenção de máquinas e equipamentos durante a greve e a continuidade da paralisação após a celebração de norma coletiva ou a sentença normativa.

14 A simples adesão à greve não constitui falta grave Súmula 316/STF -. Trabalhista. Justa causa. Adesão à greve. Inexistência de falta grave. CLT, art. 482 e CLT, art «A simples adesão à greve não constitui falta grave.»

15 Art. 611-B da CLT - Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos: (Incluído pela Lei nº , de ) XXVI - liberdade de associação profissional ou sindical do trabalhador, inclusive o direito de não sofrer, sem sua expressa e prévia anuência, qualquer cobrança ou desconto salarial estabelecidos em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho; (Incluído pela Lei nº , de )

16 XXVII - direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender; (Incluído pela Lei nº , de ) XXVIII - definição legal sobre os serviços ou atividades essenciais e disposições legais sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade em caso de greve; (Incluído pela Lei nº , de )

17 - Locaute Suspensão do trabalho por ato exclusivo da entidade patronal Com o objetivo de frustrar uma greve. Art. 722 da CLT - Os empregadores que, individual ou coletivamente, suspenderem os trabalhos dos seus estabelecimentos, sem prévia autorização do Tribunal competente, ou que violarem, ou se recusarem a cumprir decisão proferida em dissídio coletivo, incorrerão nas seguintes penalidades: 3º - Sem prejuízo das sanções cominadas neste artigo, os empregadores ficarão obrigados a pagar os salários devidos aos seus empregados, durante o tempo de suspensão do trabalho.

18 Lei 7.783/89 - Dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências. Art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout). Parágrafo único. A prática referida no caput assegura aos trabalhadores o direito à percepção dos salários durante o período de paralisação.

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho A greve no Direito Brasileiro. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Conceito - Legislação CRFB/88. Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 13

DIREITO DO TRABALHO II material 13 1 DIREITO DO TRABALHO II material 13 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 13. GREVE 13.1. Fundamentação legal: A greve é uma garantia coletiva constitucional; a oportunidade do seu exercício e os interesses por

Leia mais

Cartilha com esclarecimentos sobre Direito de Greve e Estágio Probatório

Cartilha com esclarecimentos sobre Direito de Greve e Estágio Probatório Cartilha com esclarecimentos sobre Direito de Greve e Estágio Probatório cartilha direito de greve 1 24/06/12 20:31 Introdução Essa cartilha foi elaborada com o objetivo de esclarecer os novos servidores

Leia mais

b) I, II e III. c) III e IV. d) I, III e IV. e) II e IV.

b) I, II e III. c) III e IV. d) I, III e IV. e) II e IV. 1 Exercícios sobre Greve para Curso Regular de Direito e Processo do Trabalho VERBO JURÍDICO - Aula do dia 19 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia 01) (JUIZ DO TRABALHO TRT 23ª REGIÃO-2008) Sobre

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

GREVE, DISSÍDIO COLETIVO E NORMAS COLETIVAS

GREVE, DISSÍDIO COLETIVO E NORMAS COLETIVAS GREVE, DISSÍDIO COLETIVO E NORMAS COLETIVAS Direito e processo do Trabalho Professor Alexandre Amui Periscope: @profalexandreamui GREVE LEI 7783/89 Considera-se legítimo exercício do direito de greve a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 8 Profª. Liz Rodrigues Art. 8º, VIII, CF/88: é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Profª. Eliane Conde A greve é relacionada às formas de solução dos conflitos coletivos de trabalho, como solução pela autodefesa Na história mundial e no

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação)

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação) Atentado contra a liberdade de associação - Art. 199, CP Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a participar ou deixar de participar

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Aula 15 Greve: conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout. Semana 16: Revisão

DIREITO DO TRABALHO II. Aula 15 Greve: conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout. Semana 16: Revisão : conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout Semana 16: Revisão MARIA INÊS GERARDO www.mariainesgerardo.com.br Conteúdo Programático desta aula Greve Conceito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Aula 15 Greve: conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout. Semana 16: Revisão

DIREITO DO TRABALHO II. Aula 15 Greve: conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout. Semana 16: Revisão Aula 15 Greve: conceito, natureza jurídica, evolução histórica, tipos e finalidade da greve, lockout Semana 16: Revisão MARIA INÊS GERARDO www.mariainesgerardo.com.br Conteúdo Programático desta aula Greve

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

DIREITO DE GREVE PARA O SETOR PÚBLICO: UM QUADRO COMPARATIVO DA LEI / 89 E DO PROJETO SUBSTITUTIVO DA CÂMARA FEDERAL

DIREITO DE GREVE PARA O SETOR PÚBLICO: UM QUADRO COMPARATIVO DA LEI / 89 E DO PROJETO SUBSTITUTIVO DA CÂMARA FEDERAL SUBSEÇÃO DIEESE- CUT NACIONAL Rua Caetano Pinto, 575 Brás São Paulo E-mail dieese.cutnacional@uol.com.br telefone (0xx11) 2108-9118 Fax (0xx11) 2108-9310 DIREITO DE GREVE PARA O SETOR PÚBLICO: UM QUADRO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Seção Cível de Direito Público

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Seção Cível de Direito Público fls. 1 Processo : Procedimento Comum n. 0004960-91.2017.8.05.0000 Foro de Origem : Comarca do Salvador Órgão Julgador : Autor : Muncípio de Pintadas Advogado : Anderson Almeida de Souza (OAB: 41697/BA)

Leia mais

SUBSTITUTIVO NELSON MARQUEZELLI COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 4.

SUBSTITUTIVO NELSON MARQUEZELLI COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 4. SUBSTITUTIVO NELSON MARQUEZELLI COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 4.497, DE 2001 O Congresso Nacional decreta: Dispõe sobre os termos e limites

Leia mais

III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; 1 A Previdência Social A Previdência Social é um direito social, previsto no art. 6º da Constituição Federal de 1988 entre os Direitos e Garantias Fundamentais, que garante renda não inferior ao salário

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DIREITO COLETIVO *Histórico *Denominação *Conceito: segmento do Direito do Trabalho que regula a organização sindical, a negociação coletiva e os instrumentos normativos decorrentes e a greve (Gustavo

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto SERVIÇO ESSENCIAL Em sentido amplo todo serviço público, exatamente pelo fato de sê-lo (público), somente pode ser essencial. Não poderia

Leia mais

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PARA O MOVIMENTO PAREDISTA

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PARA O MOVIMENTO PAREDISTA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PARA O MOVIMENTO PAREDISTA Como sabido, Greve é expressão genérica da qual derivam as paralisações por tempo determinado e indeterminado. No nosso caso, ou seja, em se tratando

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO LEGALE CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O Código Penal trata dos crimes contra a o do artigo 197 Segundo o artigo 109, VI da Constituição Federal, os crimes contra a organização do trabalho são

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 01-2016 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Presidente da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul FEMERGS Vilson João

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a greve no serviço público Elaborado pela assessoria jurídica da APUBH.

Perguntas e respostas sobre a greve no serviço público Elaborado pela assessoria jurídica da APUBH. Perguntas e respostas sobre a greve no serviço público Elaborado pela assessoria jurídica da APUBH. I INTRODUÇÃO O questionário abaixo busca responder, juridicamente e de forma clara e objetiva, os principais

Leia mais

M a n u a l d e i n s t r u ç õ e s d o d i r e i t o d e g r e v e d o p e t r o l e i r o. c a r t i l h a d e g r e v e

M a n u a l d e i n s t r u ç õ e s d o d i r e i t o d e g r e v e d o p e t r o l e i r o. c a r t i l h a d e g r e v e M a n u a l d e i n s t r u ç õ e s d o d i r e i t o d e g r e v e d o p e t r o l e i r o c a r t i l h a d e g r e v e S I N D I P E T R O / M G Esta é uma publicação sobre os direitos do trabalhador

Leia mais

CARTILHA DA GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO CARTILHA DA GREVE. Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União

CARTILHA DA GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO CARTILHA DA GREVE. Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União CARTILHA DA GREVE Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União Brasilia, março 2010 A Cartilha da Greve no Serviço Público é uma publicação da Federação dos

Leia mais

CARTILHA DE GREVE PARA OS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO

CARTILHA DE GREVE PARA OS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO CARTILHA DE GREVE PARA OS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO 1. Introdução Por solicitação do Sindicato Nacional dos Servidores em Agências Nacionais de Regulação - Sinagências, sua assessoria

Leia mais

base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas

base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas CARTILHA base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas Relatores: Francis Campos Bordas e Luís Fernando Silva Assessores jurídicos da FASUBRA - março de 2011 - A greve no serviço

Leia mais

1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. O DIREITO DE GREVE. No ordenamento jurídico brasileiro atualmente o direito de greve é um direito constitucional, sendo um direito social dos trabalhadores, tratando-se de um Direito Fundamental por estar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff - Direito de associação sindical: Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Constitucional Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Direitos sociais coletivos dos trabalhadores Art. 8º É livre a associação profissional ou

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011) Professor André Vieira 2 a Direito Constitucional Aula XX Geração / Dimensão CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais

Leia mais

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, lazer, segurança, previdência social,

DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, lazer, segurança, previdência social, DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência

Leia mais

Técnico Área Administrativa

Técnico Área Administrativa Técnico Área Administrativa Apostila Parte 2 Direito Constitucional Prof. André Vieira 2 a CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Geração / Dimensão Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito

RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito RAIMUNDO SIMÃO DE MELO Procurador Regional do Trabalho Professor de Direito A GREVE NO DIREITO BRASILEIRO Editora LTr São Paulo, 2006 CATALOGAÇÃO NA FONTE Melo, Raimundo Simão de A greve no direito brasileiro/

Leia mais

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M A c o r d o s e C o n v e n ç õ e s C o l e t i v a s d e Tr a b a l h o D e s a f i o s e O p o r t u n i d a d e s C o m o f a z e r a n

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Leia mais

GREVE NO BRASIL. Vendo o surgimento da greve no Brasil e algumas etapas que ela passou até chegar ao ponto que ela se encontra hoje.

GREVE NO BRASIL. Vendo o surgimento da greve no Brasil e algumas etapas que ela passou até chegar ao ponto que ela se encontra hoje. GREVE NO BRASIL Maikon SALES 1 Ariane Fernandes de OLIVEIRA 2 INTRODUÇÃO Sabemos que neste ano tivemos e teremos varias greves em relação, contudo que tem ocorrido em nosso País. Tentarei pelo meio deste

Leia mais

Asseguram também, em seu art. 5º, o direito a vida privada e a livre locomoção.

Asseguram também, em seu art. 5º, o direito a vida privada e a livre locomoção. Limitações ao Direito de Greve A Constituição impõe limites a esse direito, tendo em vista que, antes de tudo, a nossa Lei Maior assegura o direito à vida, à liberdade, à segurança (art. 5º). Asseguram

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A GREVE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A GREVE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A GREVE 1. Quais as condições em que se pode deflagrar greve? A greve será deflagrada por deliberação dos trabalhadores, que deverão se reunir em uma Assembleia convocada conforme

Leia mais

GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO FENASPS. Base legal. Precedentes judiciais. Orientações ao sindicato e grevistas

GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO FENASPS. Base legal. Precedentes judiciais. Orientações ao sindicato e grevistas FENASPS :: Greve no Serviço Público 1 FENASPS Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho Previdência e Assistência Social GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO Base legal Precedentes judiciais

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO A GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO 1 - INTRODUÇÃO

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO A GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO 1 - INTRODUÇÃO A GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO 1 - INTRODUÇÃO Diante da recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que mandou aplicar a lei 7.783/89 às greves ocorridas no serviço público,os [1] Escritórios Wagner Advogados

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL

NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL Ministro Aloysio Corrêa da Veiga INTRODUÇÃO Importância da Negociação Coletiva no Mundo Atual. Artigo 1º (Constituição da República Portuguesa)

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

CARTILHA GREVE SERVIDORES MUNICIPAIS DE VITÓRIA

CARTILHA GREVE SERVIDORES MUNICIPAIS DE VITÓRIA CARTILHA GREVE SERVIDORES MUNICIPAIS DE VITÓRIA 1. INTRODUÇÃO O exercício da greve constitui direito inalienável dos trabalhadores públicos ou privados. Envolve, contudo, uma série de particularidades

Leia mais

Direitos Sociais. Profª Bruna Vieira

Direitos Sociais. Profª Bruna Vieira Direitos Sociais Profª Bruna Vieira Recordando... Teoria geral Gerações ou dimensões dos direitos fundamentais: 2.1. 1ª Geração: consubstancia-se fundamentalmente nas liberdades públicas. Finalidade: limitar

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Do Direito de greve Marcus Vinícius Pessoa Cavalcanti Villar* 1. Greve Legislação aplicável: art. 9º da Constituição Federal e Lei nº 7.783/89. Greve, segundo o texto da Lei nº 7.783/89,

Leia mais

Greve e Interdito Proibitório

Greve e Interdito Proibitório Greve e Interdito Proibitório Marco Aurélio Pereira - CES Especializado em Gestão da Segurança Empresarial - Master Business Administration - MBA pela Faculdade Fecap - Fundação Escola de Comércio Álvares

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Sociais Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS SOCIAIS Os artigos 6º ao 11 da Constituição Federal consagram vários

Leia mais

CARTILHA DE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO

CARTILHA DE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO 1. Introdução CARTILHA DE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO Orientação geral sobre o assunto. No presente texto, são abordados diversos aspectos da questão e respondidas as principais dúvidas da categoria, sempre

Leia mais

Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia

Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia 01) O afastamento do empregado nos quinze primeiros dias em decorrência

Leia mais

Orientações de greve para servidores públicos

Orientações de greve para servidores públicos Orientações de greve para servidores públicos www.sindsep-sp.org.br www.facebook.com/sindsep A GREVE/PARALISAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVI- DÊNCIA E OS TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS É muito importante

Leia mais

PROCESSO TRT-8ª/SE/TUTELA CAUTELAR ANTECEDENTE

PROCESSO TRT-8ª/SE/TUTELA CAUTELAR ANTECEDENTE PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO Gab. Des. Vicente Malheiros TutCautAnt 0000637-11.2017.5.08.0000 REQUERENTE: FEDERACAO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES ROD DA

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Sociais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DOS DIREITOS SOCIAIS Introdução Nesta aula vamos dar uma

Leia mais

DIREITO COLETIVO GREVE

DIREITO COLETIVO GREVE DIREITO COLETIVO GREVE Lei 7.783/1989 Aula 5 Prof. Bianca Bastos Surgimento história greve se confunde com a história do sindicalismo Proibição MAS, muito antes do aparecimento dos sindicatos. Eram rebeliões

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Profª. Eliane Conde As alterações das cláusulas do Contrato de Trabalho são as modificações das cláusulas primeiras pactuadas,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO Processo nº : 9683-04.2016.4.01.3600 Classe 1300 : Ação Ordinária/Serviços Públicos Autor : Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso - OAB/MT Requerido : Sindicato dos Servidores Penitenciários

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE A PRESIDENTA DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

PROJETO DE LEI Nº., DE A PRESIDENTA DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI Nº., DE 2012. Dispõe sobre as relações de trabalho entre os servidores públicos e o Estado, definindo diretrizes para negociação coletiva dos servidores públicos, para o tratamento dos conflitos,

Leia mais

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611: Conceito Entende-se por Convenção Coletiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o

Leia mais

CARTILHA DA GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO

CARTILHA DA GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO CARTILHA DA GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO Esclarecimentos e orientações aos sindicatos e servidores Junho de 2011 1 1. INTRODUÇÃO O exercício da greve constitui direito inalienável dos trabalhadores públicos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio coletivo e modalidades Parte I Prof. Cláudio Freitas - Dissídio coletivo: ação judicial especial em que figuram como partes

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Prof.ª Eliane Conde Competência Material A competência em razão da matéria é definida em função da natureza da lide descrita na peça inaugural,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

Aos trabalhadores da REDUC, TECAM e UTE-GLB

Aos trabalhadores da REDUC, TECAM e UTE-GLB Aos trabalhadores da REDUC, TECAM e UTE-GLB Simão Zanardi, em Ato contra o Plano de Negócios da Petrobrás no dia 26/06/2015 Nossa greve não é por dinheiro. Nossa greve é política: Em defesa da Petrobras

Leia mais

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF.

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS AS TRÊS DIMENSÕES QUE ESTRUTURAM A ATIVIDADE SINDICAL A associação sindical A negociação coletiva

Leia mais

DISSÍDIOS COLETIVOS E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

DISSÍDIOS COLETIVOS E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DISSÍDIOS COLETIVOS E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISSÍDIOS COLETIVOS... 4 Definição...4 Fundamentos do Dissídio Coletivo... 5 Fundamentos para a Instauração de um Dissídio Coletivo...

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

CURSOS ON-LINE DIREITO DO TRABALHO P/ AFT-MTE PROFESSORA GLAUCIA BARRETO

CURSOS ON-LINE DIREITO DO TRABALHO P/ AFT-MTE PROFESSORA GLAUCIA BARRETO AULA TREZE: DIREITO DE GREVE (LEI 7.783/89). ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT: FUNCIONAMENTO, CONVENÇÃO, RECOMENDAÇAO E RESOLUÇÃO 1. DIREITO DE GREVE 1.1. Introdução A greve é um instrumento de

Leia mais

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 Acordado sobre o legislado autorizado - art.611-a, CLT A CCT e o ACT têm prevalência sobre a Lei: 1) pacto quanto à jornada de trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Fortalecimento dos ACT e CCT s

REFORMA TRABALHISTA Fortalecimento dos ACT e CCT s REFORMA TRABALHISTA Fortalecimento dos ACT e CCT s Cleber Venditti Setembro 2017 Artigo 611-A e 611-B entre outros versus exclusivamente Justificativa da comissão especial sobre o Projeto de Lei: Como

Leia mais

DIREITO COLETIVO GREVE

DIREITO COLETIVO GREVE DIREITO COLETIVO GREVE Lei 7.783/1989 Aula 5 Prof. Bianca Bastos Surgimento história greve se confunde com a história do sindicalismo Proibição MAS, muito antes do aparecimento dos sindicatos. Eram rebeliões

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Sociais Professor André Vieira Geração CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte,

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 Publicada em 1º de março de 2019, a Medida Provisória nº 873/19 promoveu alterações em dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho no que pertine à contribuição sindical,

Leia mais

Orientações de greve para os trabalhadores da saúde

Orientações de greve para os trabalhadores da saúde Orientações de greve para os trabalhadores da saúde www.sindsep-sp.org.br facebook.com/sindsep A GREVE/PARALISAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS TRABALHADORES DA SAÚDE É muito importante a mobilização

Leia mais

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA Negociação Coletiva A negociação coletiva é o mais importante instrumento das relações do trabalho; Ela permite que empregados e empregadores estabeleçam, de comum acordo,

Leia mais

Sindicato e GREVES 25/ 06/ 2014

Sindicato e GREVES 25/ 06/ 2014 1 Sindicato e GREVES 25/ 06/ 2014 2 DA CONSTITUIÇÃO, DEVERES DAS ENTIDADES SINDICAIS E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS (incluindo o principal direito: a GREVE) A Liberdade e Autonomia do Movimento Sindical no

Leia mais

Negociação Coletiva de Trabalho

Negociação Coletiva de Trabalho NEGOCIAÇÃO Coletiva de Trabalho Negociação Coletiva de Trabalho A Lei da Modernização Trabalhista, Lei nº 13.467/2017, trouxe maior equilíbrio na relação de trabalho, conferindo um protecionismo mais

Leia mais

Base territorial, Itajaí, Navegantes, CARTILHA DA GREVE

Base territorial, Itajaí, Navegantes, CARTILHA DA GREVE CARTILHA DA GREVE INTRODUÇÃO A greve é um direito inalienável dos trabalhadores, públicos ou privados. O seu exercício envolve uma série de condições e implicações, que devem ser consideradas pelo movimento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir:

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: De acordo com a CF/88 são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

DISSÍDIO COLETIVO DE GREVE DCG

DISSÍDIO COLETIVO DE GREVE DCG PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0000247-39.2018.5.14.0000 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região DISSÍDIO COLETIVO DE GREVE DCG 0000247-39.2018.5.14.0000 PARA ACESSAR

Leia mais

Processo do Trabalho I

Processo do Trabalho I Processo do Trabalho I»Aula 5 Jurisdição e Competência Parte 1 Introdução Jurisdição Competência Em razão da Matéria Competência Funcional Jurisdição e competência da Justiça a do Trabalho I Introdução

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sato.adm.br 1987-2002 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 065 15/08/2002 GREVE - GENERALIDADES A greve é um fenômeno social,

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO. base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas

GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO. base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO base legal precedentes judiciais orientações ao sindicato e grevistas Relatores: Francis Campos Bordas, Glênio Ohlweiler Ferreira, Luis Fernando Silva e Marcelo Trindade de Almeida

Leia mais

FECOMÉRCIO - RS 4 Congresso Estadual da Reforma Trabalhista - 21, 22 e 23 Março - Torres/RS.

FECOMÉRCIO - RS 4 Congresso Estadual da Reforma Trabalhista - 21, 22 e 23 Março - Torres/RS. ACORDADO X LEGISLADO. DEFININDO OS LIMITES DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. NOVOS MODELOS DE NEGOCIAÇÃO APÓS A LEI 13.467/2017 FECOMÉRCIO - RS 4 Congresso Estadual da Reforma Trabalhista - 21, 22 e 23 Março - Torres/RS.

Leia mais

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E VIGÊNCIA DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS Perspectivas sobre a modernização das leis trabalhistas 24 de agosto de 2018 Rodrigo Bottrel P Tostes rtostes@pn.com.br

Leia mais