Sistemas de Nutrição
|
|
|
- Eugénio Molinari Leal
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Sistemas de Nutrição 1 Nutrição nos Vegetais: 1.1 Introdução convém lembrar que os vegetais são considerados seres autótrofos por terem a capacidade de sintetizar o seu próprio alimento. Para isso, eles absorvem substâncias inorgânicas (água, sais minerais e gases) e graças ao mecanismo fotossintético, conseguem transformá las em substâncias orgânicas. 1.2 Elementos Essenciais à Nutrição Vegetal: Introdução além das necessidades de luz, gás carbônico e água, que são os elementos fundamentais que as plantas retiram do ambiente, elas também recolhem do meio os elementos minerais indispensáveis para sua sobrevivência. Esses elementos ou sais minerais são absorvidos do solo através de suas raízes Elementos de que a Planta Necessita o método mais largamente empregado para estabelecer quais os elementos de que um vegetal necessita é cultivá lo em solução de cultura hidropônica. Neste tipo de cultura, as raízes das plantas, ao invés de crescerem no solo estão suspensas num grande frasco com água destilada à qual foram adicionados sais inorgânicos apropriados, contendo uma variedade de elementos. Se a omissão de um determinado elemento dos usados resulta em crescimento deficiente e caracterizando sintomas de doença, o elemento em questão pode ser considerado como essencial. Pelo método hidropônico, foi estabelecido, no final do século passado, que as plantas necessitam de vários elementos que podem ser divididos em dois grandes grupos: Macronutrientes são os elementos que o vegetal absorve do solo em quantidades relativamente grandes. Os macronutrientes são: A Nitrogênio é o elemento mineral de que a planta necessita em maior quantidade, sendo obtido do solo sob a forma de íons nitrato (NO 13 ) e a amônia (NH +1 4). B Enxofre os vegetais obtêm o enxofre na forma de sulfato (SO 4). C Fósforo é obtido na forma de fosfato (H 2 PO 1 3, HPO 2 4 e PO 3 4). D Outros Elementos são absorvidos na forma de seus íons simples tais como, K +1, Ca +2, Mg +2, entre outros.
2 Micronutrientes são também essenciais para o crescimento do vegetal, porém em pequenas quantidades e por isso conhecidos como elementos traço. Os principais micronutrientes são, Ferro (Fe +2 e Fe +3 ), Manganês (Mn +2 ), Zinco (Zn +2 ), Cobre (Cu +2 ), Molibidênio (MoO 2 4), Cloro (Cl 1 ), Sódio (Na +1 ), Cobalto (Co) e Boro. Só este último existe sob a forma de borato (BO 1 3) e tetraborato (B 4 O 2 7) Cultura Hidropônica do grego hidro = água; ponos = trabalho. É o crescimento de plantas sem terra, por imersão de suas raízes num meio aquoso, rico em substâncias nutritivas. Convém lembrar, que o solo não é o único meio essencial para a vida das plantas e por isso certas plantas como as aquáticas flutuantes, podem passar muito bem sem ele. As plantas terrestres podem também se manter adequadamente sem solo, submergidas em água rica em minerais. Conforme relato anterior, este tipo de procedimento é conhecido como cultivo hidropônico. Atualmente este tipo de cultura é empregado com certa freqüência na experimentação e comercialização de vegetais. Deve se ressaltar que o solo é o meio mais comum, mais barato e, portanto, o preferido. Além disso, possui a propriedade essencial de sustentar mecanicamente a planta, sem impedir o desenvolvimento do seu sistema radicular. 1.3 Absorção de Substância Pelos Vegetais: Absorção de Água a absorção de água, através dos pêlos absorventes, parece ser um processo osmótico. A perda de água das folhas para o ambiente, fenômeno conhecido como transpiração, produz uma força suficiente para que igual quantidade de água seja arrastada do tecido lenhoso existente no caule. Esta força de sucção também provoca a retirada de água dos elementos do xilema (tecido lenhoso) que se localiza na raiz. Em vista disso, a força de aspiração diminui a pressão interna, fazendo com que a pressão da água contida nesses elementos seja menor que a pressão atmosférica. Por causa disto, é criada uma força de sucção suficiente para que a água através de mecanismo osmótico se desloque das células novas existentes nas raízes, para dentro do tecido lenhoso. Evidentemente, ao perder água, a célula diminui sua pressão de turgor e conseqüentemente aumenta a concentração no interior de seus vacúolos. Com hiperconcentração de substâncias vacuolares, estes começam a absorver a água existente no solo através de um gradiente de pressão ou mecanismo osmótico. Finalmente, um fluxo contínuo de água está se desenvolvendo por osmose para o interior dos pêlos absorventes através de cada célula viva, continuando este processo até que todo xilema seja atingido, formando uma coluna líquida única no seu interior.
3 1.3.2 Absorção de Minerais os sais minerais inorgânicos, entre os quais o nitrato de potássio (KNO 3 ), são dissolvidos na água do solo sob as formas iônicas descritas anteriormente. De uma maneira generalizada pode se afirmar que as forças responsáveis pela entrada dos íons no vegetal são exatamente as mesmas que provocam a entrada de água. Só que no caso dos íons, o gradiente é de potencial químico, também conhecido como gradiente de potencial eletroquímico. As plantas concentram os sais minerais retirados da água do solo, acumulando os em proporções diferentes daquelas encontradas no solo. Assim, os íons são selecionados e acumulados à medida que passa através das membranas celulares, que estão em contato com a água do solo. Este fenômeno é possível porque as membranas celulares, especialmente a plasmática, são seletivamente permeáveis e por isso deixam passar alguns tipos de íons mais facilmente que os outros. Realizando se estudos sobre a entrada de íons em tecidos de plantas vivas e em raízes isoladas, ficou evidenciado que elas retiram vigorosamente os íons minerais, mesmo quando nenhuma absorção de água esteja ocorrendo. Foi comprovado também que um determinado íon mineral é absorvido, mesmo quando a concentração deste íon dentro dos tecidos vegetais é maior (freqüentemente, muitas vezes maior) que no meio externo. Através dos conhecimentos atuais, sabe se que este mecanismo seria impossível por difusão, que é feita sempre na direção da concentração mais fraca, ou seja, a favor de um gradiente de concentração e por isso, sem gasto de energia. Por isso, a absorção de íons contra um gradiente de concentração, requer energia e efetua se através de um mecanismo conhecido como transporte ativo. Acredita se que o transporte ativo seja efetuado por moléculas semelhantes às enzimas, chamadas transportadoras, localizadas dentro ou sobre as membranas. Estes transportadores se combinam com um íon especificamente do lado externo da membrana, transportando o através dela e libertando o no lado interno, ou seja, no interior do citoplasma celular. Na célula, os transportadores podem estar localizados tanto na membrana plasmática como nos vacúolos, ou em ambos. Elas movimentam os íons minerais do meio externo para dentro dos vacúolos, acumulando os nos mesmos. Do interior dos vacúolos os íons não podem facilmente sair por transporte passivo, porque a membrana vacuolar é praticamente impermeável a muitos deles. 2 Nutrição nos Animais:
4 2.1 Introdução a evolução deixou profundas marcas no sistema de alimentação dos metazoários. Neste grupo de seres vivos, pode se encontrar desde um sistema bastante primitivo de alimentação, até o mais sofisticado tipo de aparelho digestivo. Assim, os espongiários possuem uma digestão intracelular, devido à ausência de sistema digestivo e no pólo oposto vamos encontrar os mamíferos, com um sistema alimentar altamente complexo, tornando se o mais evoluído de todos os seres vivos. 2.2 Evolução do Sistema Animal como já se falou, os espongiários os mais simples metazoários não apresentam sistema digestório. Os celenterados já apresentam um esboço desse sistema, porém incompleto, devido não apresentarem um orifício anal. Os platelmintos são semelhantes aos celenterados, porém os nematelmintos já apresentam um sistema digestivo completo. Subindo um pouco mais a escala zoológica, podem se encontrar moluscos e artrópodes com aparelho digestivo completo. Alguns equinodermos possuem sistema digestório completo, porém outros apresentam aquele sistema incompleto, devido à ausência do ânus. Num degrau da escala evolutiva ainda maior, existem os vertebrados com aparelho digestivo completo, variando conforme o grau de evolução de cada um deles. Assim, os peixes cartilaginosos possuem cloaca orifício externo comum aos aparelhos digestório, urinário e reprodutor e os peixes ósseos possuem orifício anal. Os anfíbios, além de apresentar um sistema digestivo completo, possuem ainda uma divisão do intestino em delgado e grosso, além de possuírem fígado e vesícula biliar. Os répteis, num grau de evolução ainda maior, apresentam um fígado bilobulado e uma cloaca formada por uma fenda transversa. Entretanto, o maior de todos os graus de complexidade é atingido pelas aves e mamíferos. Nelas, o aparelho digestório é completo, possuindo também glândulas anexas, porém apresentando ainda a cloaca. Os mamíferos (os mais completos de todos os metazoários) possuem além de um sistema digestivo completo, glândulas anexas, (salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar) e orifício de excreção anal. Nota este texto é, na realidade, uma breve introdução, por isso queremos esclarecer aos interessados no assunto, que para obter o texto na íntegra (total), basta solicitá-lo, que atenderemos todos os pedidos e enviaremos os mesmos pelos Correios e Telégrafos; portanto, entre em contato conosco através dos nossos telefones ou . À Direção. Maceió, Janeiro de 2.012
5 Autor: Mário Jorge Martins. Prof. Adjunto de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médico da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Sistemas de Transportes
Sistemas de Transportes 1 Generalidades e perfeitamente normal hoje em dia se admitir que a vida começou dentro d água, principalmente porque os organismos inferiores possuem suas células diretamente banhadas
O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES
O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES LIQUIDA (SOLUÇÃO DO SOLO) ÍONS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS/MICROPOROS SÓLIDA - RESERVATORIO DE NUTRIENTES - SUPERFÍCIE QUE REGULA A CONCENTRAÇÃO DOS ELEMENTOS NA SOLUÇÃO
1.1 Conceitos em nutrição de plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.
1. CONCEITOS 1.1 Conceitos em nutrição de plantas. 1.2 Conceito de nutrientes e critérios de essencialidade. 1.3 Composição relativa das plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.
6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos
SUMÁRIO I Sistemas de Nutrição... 01 1 Noções Gerais Sobre Metabolismo... 01 1.1 Conceito... 01 1.2 Generalidades... 01 1.3 Metabolismo e Nutrição... 02 1.4 Divisão do Metabolismo... 02 1.4.1 Anabolismo...
Composição Química das Células: Água e Sais Minerais
Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Transporte nas Plantas
Transporte nas Plantas Para sua sobrevivência, os seres vivos necessitam de substâncias (moléculas e iões) que têm de ser transportadas a cada uma das células que os constituem. Os seres vivos simples
Nutrição Mineral de Plantas
Nutrição Mineral de Plantas Fisiologia Vegetal Unidade III Prof. José Vieira Silva (UFAL Arapiraca 2012) Nutrição Mineral de Plantas Livro: Fisiologia Vegetal. Lincoln Taiz & Eduardo Zeiger (2004). - Capítulo
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito
Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari
Adubação de Plantas Ornamentais Professora Juliana Ferrari Indícios que a planta pode precisar de nutrientes O crescimento se torna lento; Adubação É o método de corrigir as deficiências de nutrientes
A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.
1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem
Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N.
Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade seiva bruta zona pilosa vasos condutores
FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nas plantas
FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nas plantas As plantas, através da fotossíntese, conseguem sintetizar os compostos orgânicos de que necessitam nas folhas. Para tal, precisam
ABSORÇÃO FOLIAR. Prof. Josinaldo Lopes Araujo. Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes
ABSORÇÃO FOLIAR Prof. Josinaldo Lopes Araujo 1 INTRODUÇÃO Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes Cada parte tem uma função definida As folhas absorvem água e nutrientes Porque essa capacidade?
NUTRIÇÃO VEGETAL, FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO
NUTRIÇÃO VEGETAL, FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO Amarilis de Varennes Absorção e transporte de nutrientes na planta Extremidade de uma raiz Xilema Zona de alongamento Zona de crescimento Coifa Córtex
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes FERTILIZANTES E CORRETIVOS: CONCEITOS BÁSICOS E CLASSIFICAÇÃO Prof. Dr.
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Mestrado em Ciência do Solo [email protected] CONTATO NUTRIENTE - RAIZ Absorção
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Mestrado em Ciência do Solo [email protected] CONTATO NUTRIENTE - RAIZ DEFINIÇÕES
AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS
AS MOLÉCULAS DA VIDA COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS CERCA DE TRINTA ELEMENTOS CONSTITUEM AS CÉLULAS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS.
PREPARO DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM
PREPARO DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM DEFINIÇÃO DA QUANTIDADE Quantidade de litros por planta Método de cultivo NFT: 0,5 a 8,0; DWC: 30 a 50. Espécie vegetal Alface: 0,5
17/10/2014 MOLECULAR DOS VEGETAIS. Introdução QUÍMICA DA VIDA. Quais são os elementos químicos encontrados nos Seres Vivos? Elementos Essenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA QUÍMICA DA VIDA Introdução COMPOSIÇÃO MOLECULAR DOS VEGETAIS Quais são os elementos químicos encontrados
Transporte nas plantas
Transporte nas plantas As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas
As plantas precisam de : -Transportar até às folhas água, CO2 e sais minerais; - Transportar das folhas para o resto da planta matéria orgânica.
As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas de transporte de
Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola
ENXOFRE Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola [email protected] CICLO DO ENXOFRE REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS PRINCIPAIS COMPONENTES E PROCESSOS DO CICLO DO ENXOFRE. ESTADOS
Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez
Nutrição bacteriana José Gregório Cabrera Gomez [email protected] Nutrição microbiana Quais os compostos químicos que constituem uma célula? 5 Nutrição microbiana De onde as bactérias captam estes elementos?
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 10 TRANSPORTES PASSIVOS PELA MEMBRANA
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 10 TRANSPORTES PASSIVOS PELA MEMBRANA Permeabilidade Saturação [S] Como pode cair no enem? (ENEM) A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente
ABSORÇÃO FOLIAR VIAS DE ABSORÇÃO FOLIAR. 1- Atravessa a cutícula cerosa e paredes das células epidérmicas por difusão;
ABSORÇÃO FOLIAR ABSORÇÃO FOLIAR ABSORÇÃO FOLIAR VACÚOLO VIAS DE ABSORÇÃO FOLIAR VASOS 1- Atravessa a cutícula cerosa e paredes das células epidérmicas por difusão; 2- Chegada à superfície externa da membrana
Graduação em Agronomia Fisiologia Vegetal
Graduação em Agronomia Fisiologia Vegetal Aula 3 Transporte de solutos Biól. Dr. João Alexandre Lopes Dranski Medianeira,PR Março/2017 Introdução - Nutrientes minerais: Critérios de essencialidade Quando
26/09/2016 BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA. Principal função da Membrana Plasmática. Permeabilidade seletiva.
BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA Principal função da Membrana Plasmática Permeabilidade seletiva. 2 1 3 Tipos de transporte através da membrana 1) Transporte passivo: não há gasto de
Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO
Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam
CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL?
CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS Organismos constituídos por células procarióticas: Bactérias e cianobácterias. Organismos constituídos por células
BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 2 Transporte e especializações de membrana V Transporte
Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido
NUTRIÇÃO MINERAL Cultivos Protegidos Nutrição mineral e manejo de fertilizantes em cultivos protegidos Pombal PB O solo como fonte de nutrientes Nutrientes minerais encontra-se no solo de três formas:
Bases conceituais úteis a fertilidade do solo. Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM
Bases conceituais úteis a fertilidade do solo Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM [email protected] Aula 1- Bases conceituais úteis a fertilidade do solo Rendimento e necessidades das culturas
TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA
TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA Água Sais minerais Vitaminas Carboidratos Lipídios Proteínas Enzimas Ácidos Núcleos Arthur Renan Doebber, Eduardo Grehs Água A água é uma substância química composta
ABSORÇÃO E TRANSPORTE DE NUTRIENTES. Katia Christina Zuffellato-Ribas
ABSORÇÃO E TRANSPORTE DE NUTRIENTES Katia Christina Zuffellato-Ribas ABSORÇÃO DE ÁGUA E DE SAIS MINERAIS FLUXO DE MASSA DIFUSÃO OSMOSE ABSORÇÃO DE ÁGUA E DE SAIS MINERAIS FLUXO DE MASSA MOVIMENTO TOTAL
Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo
Digestão Comparada Digestão Humana Digestão do tipo extracelular Ações mecânicas e químicas-enzimáticas; O aparelho digestório humano é formado pelo tubo digestivo - Boca, faringe, esôfago,, intestino
Transportes Celulares. Transporte Passivo Transporte Ativo
Transportes Celulares Transporte Passivo Transporte Ativo Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do
Dinâmica de nutrientes: solo e planta. Rosana Alves Gonçalves
Dinâmica de nutrientes: solo e planta Rosana Alves Gonçalves Índice Introdução: - Composição elementar das plantas; - Classificação dos elementos. Absorção, transporte e redistribuição dos nutrientes;
NUTRIÇÃO NAS PLANTAS
Escola Secundária do Padre António Manuel Oliveira de Lagoa Técnicas Laboratoriais de Biologia NUTRIÇÃO NAS PLANTAS Pedro Pinto Nº 20 10ºA 22/05/2003 Índice Introdução... 3 Nutrição das Plantas... 4 Nutrientes
PRÁTICA Nº. 6.5 NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS
Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Botânica - ICB PRÁTICA Nº. 6.5 NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS INTRODUÇÃO A maioria dos estudos relacionados à nutrição mineral de plantas é realizada com
Nutrição Mineral de Plantas FÓSFORO NA APLANTA. Josinaldo Lopes Araujo
Nutrição Mineral de Plantas FÓSFORO NA APLANTA Josinaldo Lopes Araujo 1 ASPECTOS GERAIS Macronutriente menos exigido pelas plantas. Nutriente mais usado em adubações no Brasil É o que mais limita a produção
GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente
METABOLISMO DO NITROGÊNIO Prof. Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa
METABOLISMO DO NITROGÊNIO Prof. Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa ROTEIRO DE AULA 1. Introdução, importância e funções do nitrogênio 2. Formas nitrogenadas que podem ser absorvidas 3. Redutase do nitrato
Noções Gerais Sobre Metabolismo
Noções Gerais Sobre Metabolismo 1 Generalidades é importante entender que todos os sistemas existentes na natureza sejam biológicos ou não, possuem uma tendência natural para a entropia, isto é, ocorre
BIOLOGIA MOLECULAR. Água, Sais Minerais, Glicídios e Lipídios. Biologia Frente A Laís Oya
BIOLOGIA MOLECULAR Água, Sais Minerais, Glicídios e Lipídios Biologia Frente A Laís Oya E-mail: [email protected] Composição dos seres vivos: 99% da massa corporal dos seres vivos é composta por
Transporte através da Membrana Plasmática. CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira
Transporte através da Membrana Plasmática CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira A membrana plasmática é formada por 2 camadas ( Bicamada ) de lipídios
CURSO DE AGRONOMIA FERTILIDADE DO SOLO
CURSO DE AGRONOMIA FERTILIDADE DO SOLO Prof. Leandro Souza da Silva Prof. Carlos Alberto Ceretta Prof. Danilo R. dos Santos Aula 1 Bases conceituais à fertilidade do solo Fertilidade do solo Solo -Sistema
Biofísica de Membranas
GUARANTÃ DO NORTE» AJES FACULDADE NORTE DE MATO GROSSO Biofísica de Membranas Prof. Me. Thiago Machado BIOFÍSICA DE MEMBRANAS Membrana celular Prof. Me. Thiago Machado Membrana celular Célula Internalizados
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES
ABSORÇÃO RADICULAR, TRANSPORTE E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Mestrado em Ciência do Solo [email protected] CONTATO NUTRIENTE - RAIZ DEFINIÇÕES
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO 1. INTRODUÇÃO M = nutriente transportado NUTRIENTE FORMAS NUTRIENTE FORMAS Nitrogênio NO - + 3 e NH 4 Boro H 3 BO 3 Fósforo - H 2 PO 4 Cloro Cl - Potássio K + Cobre Cu
Colégio Marista Diocesano Biologia PC 2º ano EM turmas A e B B18 FISIOLOGIA VEGETAL
Colégio Marista Diocesano Biologia PC 2º ano EM turmas A e B B18 FISIOLOGIA VEGETAL Fisiologia vegetal De forma objetiva, a fisiologia vegetal ou fitofisiologia é o ramo da botânica que trata dos fenômenos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia MICRO UTRIE TES. Prof. Dr.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia MICRO UTRIE TES Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes Prof. Dr. Reges Heinrichs Dracena
FISIOLOGIA GERAL INTRODUÇÃO
FISIOLOGIA GERAL INTRODUÇÃO FISIOLOGIA Fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos =estudo) A fisiologia: - estuda as funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Prof.(a):Monyke Lucena Composição Química da Célula Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos Nucléicos Composição
NUTRIÇÃO MINERAL. Katia Christina Zuffellato-Ribas
NUTRIÇÃO MINERAL Katia Christina Zuffellato-Ribas COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS VEGETAIS ELEMENTOS: SUBSTÂNCIAS QUE NÃO PODEM SER QUEBRADAS EM OUTRAS PELOS MEIOS COMUNS 112 ELEMENTOS QUÍMICOS (91 DE
1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente
Nitrato de potássio é uma fonte única de potássio devido ao seu valor nutricional e a sua contribuição para a sanidade e a produtividade das plantas. O nitrato de potássio possui desejáveis características
Dinâmica dos demais Nutrientes - micronutrientes Leandro Souza da Silva Elisandra Pocojeski Danilo Rheinheimer dos Santos Carlos Alberto Ceretta
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Curso de Agronomia Disciplina de Fertilidade do Solo Dinâmica dos demais Nutrientes - micronutrientes Leandro Souza da Silva Elisandra Pocojeski
Transporte de água e solutos
Transporte de água e solutos Carboidratos da fotossíntese Água e sais minerais do solo Disponível em: HOEFNAGELS, M. Biology: Concepts and Investigations. Transpiração Cuticular Estomática Disponível em:
25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke
APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO DOCENTE: Dr. José Ribamar Silva Elementos Minerais Íons inorgânicos Obtidos Obtidos do solo Nutrição Mineral.. Elementos Minerais x Absorção pelas
ASSUNTO: FISIOLOGIA VEGETAL
ASSUNTO: FISIOLOGIA VEGETAL Macro e Micronutrientes: MACRONUTRIENTES: - CO2, Água e Sais Minerais - Hidrogênio, Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Enxofre, Potássio, Silício, Cálcio
Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula.
Aula 01 Composição química de uma célula O que é uma célula? Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Toda célula possui a capacidade de crescer,
AS RELAÇÕES ENTRE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A FERTILIDADE DO SOLO Pedro Lopes Ferlini Salles Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia
AS RELAÇÕES ENTRE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A FERTILIDADE DO SOLO Pedro Lopes Ferlini Salles Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia Coorientador: Flávio Ferlini Salles RELEVÂNCIA O solo é importante
DINÂMICA FISIOLÓGICA DOS HERBICIDAS. INSTITUTO AGRONÔMICO/PG Tecnologia da Produção Agrícola/Manejo e Biologia de Plantas Daninhas/AZANIA(2018)
DINÂMICA FISIOLÓGICA DOS HERBICIDAS DEFINIÇÃO dinâmica fisiológica dos herbicidas Dinâmica fisiológica de herbicidas Processos que envolvem a absorção e a translocação dos herbicidas nas plantas, assim
Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola
ENXOFRE Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola [email protected] REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS PRINCIPAIS COMPONENTES E PROCESSOS DO CICLO DO ENXOFRE. Enxofre S -fontes Matéria
Nutrição orgânica e inorgânica. Aula 20
Nutrição orgânica e inorgânica Aula 20 Tecidos protetores As plantas não tem meio de locomoção para se proteger de ataques de predadores ou outros agentes agressivos do meio Como se protegem? Tecidos de
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Processos de troca entre a célula e o meio externo 3 categorias Processos passivos ocorrem sem gasto de energia: difusão, difusão facilitada e osmose Processos ativos ocorrem com gasto de energia: bomba
Fisiologia Vegetal O 2 ATMOSFERA H 2 O SOLO CO 2
Fisiologia Vegetal Fatores ambientais Abióticos e bióticos CO 2 O 2 ATMOSFERA Crescimento e desenvolvimento SOLO H 2 O Elementos minerais Mecanismos das células vegetais Absorção e transporte de água e
Substâncias tóxicas são eliminadas do organismo (resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos);
EXCREÇÃO Substâncias tóxicas são eliminadas do organismo (resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos); Substâncias não tóxicas que se encontram em concentrações elevadas
E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O. Nome Nº Tª G R U P O I
E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O Teste Escrito Data: 25 / 05 / 2018 CLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR Nome Nº Tª G R U P O I 1. Na figura 1, A e B são relativos aos transportes de seiva
Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea
Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento
Citologia (membrana e citoplasma):
Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática
Nutrição bacteriana: macronutrientes; micronutrientes; fatores de crescimento; necessidades nutricionais;
Nutrição bacteriana: macronutrientes; micronutrientes; fatores de crescimento; necessidades nutricionais; Classificação dos microrganismos quanto à nutrição, crescimento e metabolismo microbiano. Nutrientes
TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA
TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA LÍQUIDOS INTRA E EXTRA CELULARES MEMBRANA CELULAR: manutenção das # / seletividade das proteínas transportadoras para íons ou moléculas; SELETIVIDADE E ABERTURAS DAS COMPORTAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3
HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os
Distribuição de Matéria
Biologia e Geologia 10º ano Unidade 3 Distribuição de Matéria 2015 Matéria Orgânica Seres Autotróficos Fotossíntese Distribuição da Matéria Qualquer que seja a forma como os seres vivos obtêm a matéria,
Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica
Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas
Biologia 3ª série 1º período
Biologia 3ª série 1º período (Genética e Citoquímica) 1. Analise as opções a seguir e marque aquela que melhor define um organismo homozigoto. a) Organismos homozigotos são aqueles que apresentam um alelo
2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES
2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 1.1) Os íons Íons são elementos químicos que possuem carga elétrica resultante, positiva ou negativa. O íon positivo é denominado cátion (Na +1, Ca +2...). O íon negativo é
FISIOLOGIA DE ANGIOSPERMAS
BIOLOGIA FISIOLOGIA DE ANGIOSPERMAS Prof. TOSCANO O que você deve saber sobre FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS A capacidade de responder a mudanças ambientais e a adaptação a diferentes situações são
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Profª.: Jucimara Rodrigues Consiste na quebra dos nutrientes em moléculas que são facilmente absorvíveis Etapas do Sistema Digestório - Ingestão - Digestão - Absorção - Eliminação
Composição química da célula
Composição química da célula Introdução Evidência da evolução Todas as formas de vida tem a mesma composição química! Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas Água e sais minerais Carboidratos, lipídios,
Fertilidade de Solos
Cultivo do Milho Economia da Produção Zoneamento Agrícola Clima e Solo Ecofisiologia Manejo de Solos Fertilidade de Solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita
NUTRIENTES. Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos
NUTRIENTES NUTRIENTES Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos ORGÂNICOS >>> CARBOIDRATOS Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e estão relacionados
SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM PLANTAS
Micronutrientes Nutrição Mineral de Plantas SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM PLANTAS Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola [email protected] Micronutrientes Nutrição
REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO
REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas
Soluções nutritivas: preparar em casa ou comprar pronta? Pedro Roberto Furlani
Soluções nutritivas: preparar em casa ou comprar pronta? Pedro Roberto Furlani [email protected] SOLUÇÃO NUTRITIVA DEFINIÇÃO Solução aquosa que contém os elementos químicos minerais essenciais ao
Suplementação. Introdução
Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?
Exercícios de Tipos celulares e membranas
Exercícios de Tipos celulares e membranas 1. (UFF, 2011) As células animais, vegetais e bacterianas apresentam diferenças estruturais relacionadas às suas características fisiológicas. A tabela abaixo
NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)
NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico
Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância
Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas apolares e polares
NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085
NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 SUPRIMENTO E ASSIMILABILIDADE DE NUTRIENTES VEGETAIS EM SOLOS MINERAIS 1 Constituição dos tecidos vegetais 94 a 99,5 % do tecido verde dos vegetais é constituído de carbono,
Gabi Rabelo facebook whatsapp
Gabi Rabelo facebook whatsapp 35 9 99087226 e-mail: [email protected] Organismos vivos Células Formas: simples unicelulares (se multiplicam por bipartição) e complexas pluricelulares (grupo de células
Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas).
INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos heterótrofos - obtém alimentos de forma
Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André
Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
CITOLOGIA III - Transportes pela membrana 1. (UFCG) A membrana plasmática é o limitante entre o ambiente interno celular e o meio externo e participa efetivamente na seleção de elementos que entram e saem
1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade
Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade
COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS
COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo
