Mobilidade integrada com eticketing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mobilidade integrada com eticketing"

Transcrição

1 Mobilidade integrada com eticketing A plataforma intermodal e interoperável de eticketing para redes de transporte siemens.com/mobility Soluções para Infraestruturas e Cidades.

2 02_03 Novas soluções de transporte A concentração de população nas cidades não pára de crescer. Devido a esta tendência, as necessidades de transporte estão igualmente a aumentar, o que apresenta novos desafios ao desenvolvimento urbano moderno. Para dar resposta ao crescente volume de tráfego e criar uma oferta de transporte público sustentável, impõe-se encontrar soluções de transporte inovadoras, atractivas e cómodas para os passageiros. Uma destas respostas reside nos sistemas de bilhética avançados (eticketing).

3 Tráfego crescente De acordo com as estimativas, cerca de 5 mil milhões de pessoas, ou seja, 60% da população mundial, residirá em cidades no ano Os especialistas prevêem o crescimento contínuo do transporte de passageiros, esperando-se que o transporte privado aumente para aproximadamente 2,7 mil milhões de viagens por dia, entre 2005 e Muitas cidades já sofrem com intermináveis congestionamentos, falta de estacionamento e poluição do ar massiva. Todos estes aspectos são indicadores relevantes na classificação das cidades e impactam significativamente sobre residentes, visitantes e indústrias. A única solução para o futuro será um conceito que torne o transporte público mais atractivo, sem deixar de integrar o transporte privado. Exigência de comodidade nas soluções de mobilidade Considerando a vasta gama de diferentes modos de transporte e de bilhetes, seleccionar o título mais adequado é frequentemente uma tarefa difícil especialmente para os passageiros que recorrem ao transporte público apenas ocasionalmente. O tempo adicional necessário para comprar bilhetes individuais e a necessidade de ter dinheiro trocado, faz com que muitos passageiros evitem o transporte público. Para oferecer uma alternativa válida ao transporte privado, são necessários conceitos novos, cómodos e acessíveis ao utilizador. eticketing na Siemens A Siemens consolidou a sua ampla experiência e vasta gama de áreas de actividade no sector Infrastructure & Cities, destinado a encontrar respostas para as questões mais críticas relacionadas com o desenvolvimento das áreas urbanas, inclusive soluções em que a divisão dos modos de transporte favorece o transporte público. Foi integrada no segmento Mobility-IT uma grande variedade de soluções de eticketing e de conhecimentos que a Siemens tem vindo, ao longo dos anos, a lançar com sucesso no mercado. Goza assim a Siemens de posição ideal para fornecer sistemas de eticketing com diversos perfis e escalas, tudo a partir de uma única fonte. eticketing: Liberdade de viajar Os sistemas de eticketing respondem a desafios actuais do transporte de passageiros. Os bilhetes eletrónicos não substituem simplesmente os bilhetes de papel, mas oferecem facilidades adicionais. Os passageiros podem utilizar os mais variados sistemas de transporte, sem perder tempo na compra de bilhetes individuais e na seleção da tarifa correcta. As tarifas podem ser calculadas no fim da viagem, pagando os passageiros apenas pelos serviços utilizados, de forma automática e segura.

4 04_05 A plataforma intermodal e interoperável de eticketing para redes de transporte Como fornecedor de soluções tecnológicas, a Siemens está sempre na vanguarda do mercado. A Siemens fornece sistemas de eticketing que suportam diferentes normas internacionais e constituem uma base tecnológica sólida para projetos de bilhética de sucesso. Com máxima protecção do investimento, permitem aos clientes beneficiar de inovações internacionais. Em simultâneo, a Siemens atribui importância central aos interesses dos clientes, certificando as componentes individuais de cada solução. De modo a satisfazer diferentes exigências, o portefólio da Siemens apresenta soluções para sistemas de transporte abertos e fechados. Em ambos os casos, são tidos como prioritários aspectos como facilidade de uso, segurança de dados e garantia de receitas. A gama modular de produtos e serviços da Siemens abrange um largo espectro, desde quadros eléctricos, bastidores de redes de dados, sistemas de automação e controlo, até aos canais de acessos, validadores, componentes BiBo, sistemas de vendas centrais, cartões e sistemas de bilhética móvel. Check-in / Check-out (CiCo) Como se considera ideal em redes onde os fenómenos de fraude assumem relevância, nos sistemas CiCo os passageiros têm de apresentar o seu cartão a um ponto de validação ou controlo de acesso. Be-in / Be-out (BiBo) O princípio BiBo de bilhete sem-contato permite ao passageiro mudar facilmente de um modo de transporte para outro. Os passageiros podem entrar e sair sem necessidade de apresentar o seu cartão a um validador ou sistema de controlo de acesso.

5 Sistema de Vendas Central O produto PTnova é um sistema de vendas central que recolhe todos os dados dos equipamentos de venda a montante e permite a troca coordenada de dados entre o cartão e o leitor, com posterior envio para os sistemas de contabilidade. O sistema garante a gestão de clientes e contratos, assim como dos cartões e dos equipamentos. Controlo de bilhetes Cada bilhete electrónico tem um código de autorização, que é armazenado juntamente com toda a informação relevante do cartão. Em caso de fiscalização, o título é lido por meio de leitor móvel ou terminais fixos. Neste processo é verificada a validade do bilhete e se o cartão foi bloqueado pelo sistema de vendas central. Cartão inteligente (smartcard) Modos de pagamento Pagamento mediante saldo credor, débito directo ou cartão de crédito. Durante o registo, o passageiro pode optar por pré ou pós-pago. Acesso via telemóvel Graças à aplicação de bilhética móvel para telemóveis e smartphones, o passageiro pode, além de comprar títulos dependentes da localização e do tempo, aceder a informações adicionais, tais como tarifário, horários e outras informações de interesse. O cartão inteligente é uma componente chave para a utilização de sistemas de transporte num arranjo intermodal, assim como de interoperabilidade com outros serviços. Graças à sua tecnologia dual, de curto e longo alcance, este cartão pode ser utilizado em sistemas CiCo e BiBo.

6 06_07 Do cartão até ao sistema central Como fornecedor líder em infraestruturas de mobilidade, a Siemens fornece soluções integradas de eticketing, abrangendo todos os níveis de sistema e toda a cadeia de valor Smartcard dual Um cartão inteligente para o transporte O cartão inteligente desenvolvido pela Siemens é uma componente chave para interligar diferentes modos de transporte e outros serviços, num quadro de interoperabilidade. Com as dimensões de um cartão de crédito, está equipado com um circuito RFID activo e permite o registo de viagens individuais de cada passageiro. Graças ao seu perfil dual, e coexistência de duas tecnologias rádio (curto e longo alcance), o cartão pode ser usado em sistemas Check-in Check-out e Be-in Be-out, sendo portanto ideal para cenários em que se combinem os dois conceitos, num esquema de interoperabilidade alargada, entre operadores de transportes e outros prestadores de serviços. Telemóveis e smartphones: Títulos de transporte em formato alternativo Os bilhetes eletrónicos também podem ser utilizados em suportes alternativos, tais como telemóveis, o que permite aceder a serviços associados com a localização (ex. planeamento de rotas, navegação, horários, etc). Tecnologia BiBo: tecnologia RFID de longo alcance GPS/Galileo BiBo sem-fios Componentes de activação e leitura GSM/GPRS/UMTS/LTE BiBo Gateway

7 BiBo: Um sistema de futuro para redes abertas O princípio Be-in Be-out possibilita aos passageiros entrar e sair de diferentes modos de transporte sem passar o seu cartão por um leitor. O eticket, que é constituído por um cartão com chip integrado, não precisa sequer de estar visível. Os passageiros podem trazê-lo num bolso ou na carteira. O smartcard é detectado automaticamente à entrada e saída do veículo, assim como periodicamente durante a viagem. O sistema regista automaticamente os trajectos percorridos, bem como quaisquer transferências de tarifário, debitando o passageiro pela tarifa mais favorável. Os passageiros já não precisam de pagar antecipadamente, podem pagar mais tarde, muito comodamente, contra factura ou por débito directo. O sistema BiBo oferece aos clientes conforto máximo, com mínimo esforço. CiCo: Conceito robusto e provado No caso de sistemas de bilhética que seguem o princípio Check-in Check-out, o cartão é verificado pelos respectivos sistemas de controlo de acesso no início e final de cada viagem. Ao contrário dos sistemas BiBo, os passageiros são obrigados a aproximar os cartões dos pontos de leitura do sistema. Embora muitas das aplicações sejam do tipo pré-pago, as transacções poderão também ser pagas a posteriori, contra factura ou por débito directo. O princípio CiCo pode ser adoptado tanto em sistemas de transporte abertos como fechados. Sistema de gestão central PTnova: Vendas e gestão de clientes Sendo um sistema de gestão central baseado em SAP, o PTnova foi projectado para a gestão de vendas e de clientes, suportando os processos comerciais de empresas de transporte de diferentes escalas. Com base nos processos de vendas, numa abordagem modular, são mapeados todos os processos de um operador de transportes. Para além da gestão de contratos de cliente, gestão de contas, gestão de fraude e contabilidade, o PTnova também oferece recursos para a gestão de dados, interfaces, equipamentos, materiais e reclamações. O sistema ainda fornece informações relevantes para a gestão de relacionamento com o cliente (CRM), permitindo a realização de programas de fidelização. O PTnova é integrado diretamente no SAP, como um módulo adicional específico, transmitindo automaticamente para a área financeira todos os dados de venda, em formato comprimido. Isto reduz significativamente os custos relacionados com a contabilidade e o controlo, assim como assegura que os dados têm a qualidade necessária. A conformidade do sistema com os princípios de contabilidade tidos como referência (GAAP) foi alvo de certificação.

8 08_09 O seu integrador de sistemas de eticketing interoperáveis Um dos maiores desafios que cidades e regiões enfrentam é encontrar o equilíbrio entre crescimento e qualidade de vida. Modelos de mobilidade de elevada eficiência energética, sustentáveis e atractivos para os passageiros desempenham um papel crucial na busca desse equilíbrio. Intermodal e interoperável As soluções de transporte sustentáveis têm como objectivo criar redes urbanas consistentes e completas, que resultem em modelos de mobilidade equilibrados, articulando diferentes modos. Para este fim, a plataforma eticketing da Siemens combina o transporte público com os sistemas de car-sharing, bike-sharing, estacionamento e ainda outros serviços não directamente relacionados com a mobilidade. Esta interoperabilidade é possível dada a harmonização no que concerne às tecnologias de cartões e ao modelo de dados, e devido à amplitude de integração dos mais elevados níveis de gestão de negócio. A plataforma de mobilidade integrada (IMP) da Siemens simplifica ainda mais o uso abrangente de aplicações suportadas em dispositivos móveis (telemóvel, smartphone), orientadas para planeamento de trajectos, navegação porta-a-porta, reserva individual de serviços, etc. Escalabilidade A Siemens oferece soluções escaláveis que podem ser personalizadas para uma ampla variedade de modelos de operação, quer sejam empresas isoladas, associações regionais ou nacionais. Sendo um sistema de gestão central com capacidades multi-cliente, o PTnova pode ser utilizado de forma centralizada, servindo ainda assim um conjunto de empresas agregadas em termos de negócio. Tudo isto sem prejudicar os procedimentos de contabilidade específicos ou a protecção de dados dos registos de clientes das empresas envolvidas, o que constitui um pré-requisito para uma rede de transportes em interoperabilidade plena. Soluções adaptáveis e evolutivas As soluções eticketing da Siemens são arquitectadas num modelo modular e aberto, sendo possível tanto a adopção de standards internacionais, tais como Calypso e VDV Core Application, entre outros, assim como a aderência à unicidade das especificações de um determinado mercado ou operador. Esta adaptabilidade resulta num amplo potencial de desenvolvimento e evolução futura dos sistemas, acolhendo novas especificações e seguindo novos conceitos de negócio.

9 Protecção de dados Todos os sistemas eticketing da Siemens são desenvolvidos em conformidade com as leis de protecção de dados em vigor. A protecção de dados e sua segurança constituíram sempre prioridade central na concepção das múltiplas componentes dos sistemas. O princípio da minimização dos dados estipula que se recolha e armazene apenas os dados necessários para uma finalidade específica. Além disso, num modelo pós-pago, ao escolher o seu modo de pagamento, os passageiros podem decidir se desejam viajar anonimamente ou se aceitam revelar os seus dados pessoais. Soluções de financiamento à medida Para além das respostas de engenharia aos requisitos específicos dos mais variados tipos de projectos, a Siemens disponibiliza soluções de financiamento desenhadas para cada cliente, em estreita colaboração com especialistas da área Siemens Financial Services. Estas soluções são desenhadas para atender a exigências específicas, tais como a dimensão da empresa, o volume de investimento, o calendário de retorno, etc. Tudo de uma só fonte: Siemens Graças aos longos anos de experiência e desenvolvimento em diferentes áreas tecnológicas, a Siemens oferece uma gama completa de soluções de eticketing a partir de uma só fonte em todas as camadas sistémicas: desde cartões inteligentes a sistemas de controlo de acesso e sistemas de gestão central, assim como em toda a cadeia de valor, desde a consultadoria à engenharia, desenvolvimento, integração, instalação e manutenção. Soluções seguindo os conceitos Be-in Be-out ou Check-in Check-out são sempre desenvolvidas com espírito de inovação, para aplicação em redes de transporte interoperáveis e intermodais, que emergem como projetos de referência internacionais. Dependendo da infraestrutura existente e dos requisitos, a Siemens oferece soluções de sistema à medida e modelos de operação que podem ser realizados e financiados com flexibilidade. Benefícios para os passageiros Viagem cómoda e sem perda de tempo, podendo utilizar diferentes modos de transporte Utilização consistente de um só suporte para todos os modos de transporte e serviços complementares Compra electrónica do título Tarifário mais favorável mesmo para quem não conhece as tarifas, redes e rotas Facturação transparente e histórico de custos acessível em qualquer altura Programas de descontos Protecção de dados abrangente Benefícios para os operadores Maior atractividade do transporte público Imagem valorizada graças a tecnologias avançadas e visual atractivo do cartão Maior satisfação do cliente devido à facilidade de uso Custos operacionais reduzidos na venda de bilhetes e recolha de dados Oferta optimizada para os clientes Criação de tarifas especiais e de programas de fidelização Redução de fraude

10 10_11 eticketing da Siemens mobiliza cidades em todo o mundo Graças aos longos anos de experiência e desenvolvimento em diferentes áreas tecnológicas, a Siemens posiciona-se como integrador tecnológico de 1ª linha, capaz de oferecer uma gama completa de soluções de eticketing. Múltiplos módulos de sistema foram já usados nas mais variadas soluções, em inúmeros projectos em todo o mundo, que ocupam hoje lugar de destaque no universo de referências de sucesso da Siemens. PTnova - sistema de gestão central A Siemens concebe e realiza soluções de gestão central à medida do quadro de processos de negócio relevantes e da envolvente sistémica. O sistema de gestão de vendas e de clientes PTnova, nas suas múltiplas aplicações, está a ser desenvolvido em conjunto com a subsidiária HanseCom. Enquanto fornecedor de serviços de tecnologias de informação, esta empresa tem mais de 20 anos de experiência ao serviço do transporte público colectivo. PTnova é o núcleo de controlo para todas as áreas de vendas: flexível, seguro, transparente e fiável. Inúmeros projectos foram já executados com sucesso. O leque de clientes inclui os Caminhos de Ferro Belgas (SNCB/NMBS), o Metropolitano de Viena, os serviços de transporte de Berlim e de Basileia, entre muitos outros. No campo de soluções de vendas para bilhética de transportes, a HanseCom é um dos líderes na Europa. BiBo uma inovação cómoda para redes abertas Em 2010, a Siemens Suíça desenvolveu o sistema eticketing baseado no princípio Be-in Be-out. Graças à utilização de componentes de sistema sem-fios e tecnologia sofisticada, foi possível reduzir significativamente os custos de produção comparando com anteriores abordagens da indústria. O novo sistema adere a normas de eticketing internacionais e oferece uma arquitectura de sistema integrada. As principais valias do conceito BiBo residem em comodidade acrescida para os passageiros e transparência para os operadores. Os Caminhos de Ferro Suíços (SBB) e a Associação Suíça de Transportes Públicos (VOV) estão a planear a adopção do princípio à escala nacional. Até 2017 todos os cartões convencionais deverão ser substituídos, restando apenas um que funcionará por assinatura. Isto significa que a Suíça poderá vir a ser pioneira na aplicação desta tecnologia inovadora da Siemens.

11 Portugal Uma referência ímpar de eticketing CiCo Para o operador ferroviário CP Comboios de Portugal, a Siemens Portugal iniciou em 2007 um vasto projecto de bilhética sem-contacto, enquadrado num dos esquemas de interoperabilidade mais avançados da Europa. O projecto da região de Lisboa congrega hoje não apenas os diversos operadores de transporte, numa esfera multimodal, mas também outros agentes relacionados com a mobilidade urbana. Desde a engenharia e desenvolvimento à instalação e manutenção (de tipo preventivo, correctivo e evolutivo), a Siemens realizou um projecto chave-na-mão à medida, respondendo a requisitos específicos do cliente. A integração de múltiplos componentes de sistema (validação de títulos, controlo de acessos, automação, monitorização de vídeo, intercomunicação de voz, alimentação ininterrupta, etc) e a criação de poderosas ferramentas de gestão técnica e funcional centralizada de todos os dispositivos, repletas de capacidades de apoio à gestão operacional, foram também elementos essenciais da intervenção da Siemens. Durante todo o processo foi dada especial atenção a aspectos de especialidade, tais como a adequação aos fluxo de passageiros, aplicação de filosofias de segurança e optimização de procedimentos operacionais. Bilhética móvel Com mais de 175 mil passageiros, a Siemens realizou o sistema de bilhética móvel mais difundido na Alemanha. Desde 2007, a subsidiária da Siemens, a HanseCom tem vindo a desenvolver e operar o projeto HandyTicket Deutschland, que é coordenado pela Associação das Empresas Alemãs de Transporte (VDV). Mais de 25 operadores de transporte em 19 regiões distintas estão agora ligados a este sistema interoperável. As características multi-cliente da solução permitem que vários operadores de transporte e entidades supra-operador possam aceder simultaneamente ao mesmo sistema sem comprometer dados. Graças à sua conformidade com a corrente VDV Core Application o sistema satisfaz todos os requisitos do mercado Alemão.

12 A informação constante da presente brochura inclui apenas descrições ou caraterísticas de desempenho gerais, as quais podem não ser aplicáveis em todos os casos ou que podem sofrer alterações devido a desenvolvimentos ulteriores dos produtos. O fornecimento das respectivas caraterísticas só se aplica se expressamente acordadas em contrato. Todas as designações de produto podem ser marcas ou designação de produtos da Siemens ou de seus fornecedores, pelo que o seu uso por terceiros para fins próprios poderá potencialmente infringir os direitos dos proprietários. PT é uma marca registada da HanseCom GmbH. Para mais informações: Pedro de Melo Pereira Tel.: pedrom.pereira@siemens.com Siemens, S.A. Infrastructure & Cities Sector Mobility and Logistics Division Rua Irmãos Siemens, Amadora Portugal Siemens, S.A Sujeito a alterações sem aviso prévio

Vias de Financiamento Há um Volkswagen à sua espera

Vias de Financiamento Há um Volkswagen à sua espera Vias de Financiamento Há um Volkswagen à sua espera Volkswagen Financial Services A Volkswagen Financial Services é a maior fornecedora de serviços financeiros automóveis na europa e temos orgulho em oferecer

Leia mais

Workshop Serviços Inovadores e Integradores para a Mobilidade Urbana

Workshop Serviços Inovadores e Integradores para a Mobilidade Urbana Workshop Serviços Inovadores e Integradores para a Mobilidade Urbana OTLIS abordagem integrada:. Bilhética para Transportes Públicos. Mobilidade nas Cidades (mobilidade e multi-serviços) 1 Agenda Mobilidade

Leia mais

A OTLIS e o Sistema VIVA

A OTLIS e o Sistema VIVA A OTLIS e o Sistema VIVA 20 anos de experiência em interoperabilidade bilhética sem contacto Maria Regina Lourenço Ferreira Presidente do Conselho de Administração da OTLIS, ACE Confidencial e Exclusivo

Leia mais

VIAS DE FINANCIAMENTO É FÁCIL TER UM SEAT. Financiamento. Renting. Seguros. Mobilidade.*

VIAS DE FINANCIAMENTO É FÁCIL TER UM SEAT. Financiamento. Renting. Seguros. Mobilidade.* VIAS DE FINANCIAMENTO É FÁCIL TER UM SEAT Financiamento. Renting. Seguros. Mobilidade.* SEAT Financial Services A SEAT Financial Services é a maior fornecedora de serviços financeiros automóveis na europa

Leia mais

Vias de Financiamento. Venha conduzir um ŠKODA

Vias de Financiamento. Venha conduzir um ŠKODA Vias de Financiamento Venha conduzir um ŠKODA ŠKODA Financial Services A ŠKODA Financial Services é a maior fornecedora de serviços financeiros automóveis na europa e orgulhamos nos de oferecer produtos

Leia mais

Vias de Financiamento. Assuma o controlo de um Audi

Vias de Financiamento. Assuma o controlo de um Audi Vias de Financiamento Assuma o controlo de um Audi Audi Financial Services A Audi Financial Services é a maior fornecedora de serviços financeiros automóveis na europa e temos orgulho em oferecer produtos

Leia mais

Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário

Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário Huambo 1MAR2013 Siemens Mobility and Logistics Division Rail Automation Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário Restricted Siemens AG 2013 All rights reserved. siemens.com/answers A Siemens

Leia mais

e-territórios Soluções para Gestão de Entidades Administradoras de Território

e-territórios Soluções para Gestão de Entidades Administradoras de Território e-territórios Soluções para Gestão de Entidades Administradoras de Território Âmbito do e-territórios Os Concelhos Municipais são organismos essenciais para o desenvolvimento regional Têm influência num

Leia mais

Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000

Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 2 Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 Tecnologia de ponta flexível que inova Os sistemas de alarme de intrusão constituem uma componente

Leia mais

Plano de Atividades e Orçamento 2017

Plano de Atividades e Orçamento 2017 Plano de Atividades e Orçamento 2017 PARAR O DECLÍNIO PROMOVER A RECUPERAÇÃO Maio 2017 mais mobilidade, melhor cidade Evolução da procura (2011-2016) e previsão (2017-2019) em milhares de passageiros Perdemos

Leia mais

Encontro Nacional. a importância económica da desmaterialização de transacções para a competitividade portuguesa

Encontro Nacional. a importância económica da desmaterialização de transacções para a competitividade portuguesa Encontro Nacional a importância económica da desmaterialização de transacções para a competitividade portuguesa 11 de Julho 2007 Desmaterialização do Correio Concretização do correio físico em formato

Leia mais

A VIA VERDE VAI CHEGAR À FERTAGUS EM PARCERIA COM A NOVABASE.

A VIA VERDE VAI CHEGAR À FERTAGUS EM PARCERIA COM A NOVABASE. A VIA VERDE VAI CHEGAR À FERTAGUS EM PARCERIA COM A NOVABASE. PILOTO DE NOVA APP DE ACESSO E PAGAMENTO DE TRANSPORTES PÚBLICOS PROJETO PILOTO UMA NOVA FORMA DE VIAJAR A FERTAGUS, empresa do Grupo Barraqueiro,

Leia mais

Painel de Incêndio Bosch Série 1200 Proteger o que é mais importante

Painel de Incêndio Bosch Série 1200 Proteger o que é mais importante Painel de Incêndio Bosch Série 1200 Proteger o que é mais importante 2 Painel de Incêndio Série 1200 Instalar a confiança Protecção total à medida das suas necessidades O Painel de Incêndio Série 1200

Leia mais

4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil

4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil 4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil Software de calibragem e de gestão de recursos que funciona para si 4Sight2 é a sua solução da próxima geração para calibragem e gestão de recursos.

Leia mais

Sistemas de Bilhética. Arrecadação e controlo da receita gerada pelo Transporte Público. Soluções para Infraestruturas e Cidades.

Sistemas de Bilhética. Arrecadação e controlo da receita gerada pelo Transporte Público. Soluções para Infraestruturas e Cidades. Sistemas de Bilhética Arrecadação e controlo da receita gerada pelo Transporte Público Soluções para Infraestruturas e Cidades. Sumário Executivo Afirmando-se como pólos de desenvolvimento económico, com

Leia mais

Apresentação O Presente Perfeito

Apresentação O Presente Perfeito Apresentação 2012 O Presente Perfeito O que são os Whyser-Vouchers? Os Whyser-Vouchers são o presente perfeito: Os Whyser-Vouchers são um novo modelo de super vouchers com uma gama de oferta inexcedível

Leia mais

PARA SHOPPINGS DE EXCELÊNCIA, A MELHOR AUTOMAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS DO MUNDO.

PARA SHOPPINGS DE EXCELÊNCIA, A MELHOR AUTOMAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS DO MUNDO. PARA SHOPPINGS DE EXCELÊNCIA, A MELHOR AUTOMAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS DO MUNDO. O estacionamento é um ativo estratégico de um shopping center. Além de fonte de receita, é uma excepcional ferramenta de marketing

Leia mais

Intermodalidade na Area Metropolitana do Porto. Abril de 2009

Intermodalidade na Area Metropolitana do Porto. Abril de 2009 Intermodalidade na Area Metropolitana do Porto Abril de 2009 Impulso para a criação do TIP Bases da Concessão da Metro do Porto: A concessionária deve...assegurar um esquema de complementaridade com os

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas & Marketing: As Vendas e o Marketing são áreas sensíveis quer para os nossos clientes quer para nós, pelo que as nossas abordagens-chaves

Leia mais

Process Automation. Eficiência Energética Industrial Consultoria em eficiência energética

Process Automation. Eficiência Energética Industrial Consultoria em eficiência energética Process Automation Eficiência Energética Industrial Consultoria em eficiência energética A ABB é líder em tecnologias electrotécnicas e de automação que tornam possível às indústrias aumentarem a sua eficiência,

Leia mais

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas.

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas. Projecto de Cadastro de Infra-Estruturas mario.freitas@anacom.pt Introdução Proponente Vectores Estratégicos Visão Estratégica para o Projecto de Gestão de Cadastro de Infra-Estruturas de Comunicações

Leia mais

Série SolarMax P Fontes de alimentação para instalações de energia solar privadas

Série SolarMax P Fontes de alimentação para instalações de energia solar privadas Série SolarMax P Fontes de alimentação para instalações de energia solar privadas Sputnik Engineering Solarmax 5000P A 96.7 % at high irradiation 1/2014 www.photon.info/laboratory Solução com futuro garantido

Leia mais

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Railroute 2050: Para um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente XI Congresso ADFERSIT 17-18 outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Agenda

Leia mais

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA UE 1. INTRODUÇÃO 2. SITUAÇÃO ACTUAL 3. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 4. TRANSPORTES ENERGIA E AMBIENTE 5. INFRAESTRUTURAS 6. CONCLUSÕES

Leia mais

Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos

Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Setembro 2006 Ferramentas de Gestão Outras ferramentas de gestão Sumário???? Módulo III: Ferramentas de Gestão Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão Sistemas

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de fornecimento: Temos capacidade de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. De modo a

Leia mais

A Eurotux S.A foi criada em 2000 por professores da Universidade do Minho.

A Eurotux S.A foi criada em 2000 por professores da Universidade do Minho. 1 Apresentação eurotux.com/empresa/video A Eurotux S.A foi criada em 2000 por professores da Universidade do Minho. É uma empresa especializada no planeamento, integração e concretização de sistemas informáticos,

Leia mais

Abordagens Alternativas para Frotas e Logística Urbana

Abordagens Alternativas para Frotas e Logística Urbana Abordagens Alternativas para Frotas e Logística Urbana O teste de novas soluções de mobilidade sustentável é o caminho para fomentar a utilização e o desenho de novos produtos Estrutura da Comunicação

Leia mais

PSI PREMIER AWARDS FINALIST. muito mais do que um PSIM. Toda a informação dos seus. sistemas de segurança física, energia e operações num único local.

PSI PREMIER AWARDS FINALIST. muito mais do que um PSIM. Toda a informação dos seus. sistemas de segurança física, energia e operações num único local. 2016 PSI PREMIER AWARDS FINALIST muito mais do que um PSIM Toda a informação dos seus sistemas de segurança física, energia e operações num único local. muito mais do que um PSIM Imagine toda a informação

Leia mais

EMEL Todos os direitos reservados 20 Setembro 2016 Lisboa, Portugal 1

EMEL Todos os direitos reservados 20 Setembro 2016 Lisboa, Portugal 1 20 Setembro 2016 Lisboa, Portugal 1 SISTEMA DE BICICLETAS PÚBLICAS PARTILHADAS Semana Europeia da Mobilidade 2016 Conferência Mobilidade Sustentável em Lisboa João Dias www.emel.pt 20 Setembro 2016 Lisboa,

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 219/IX ORIENTAÇÕES PARA UMA POLÍTICA TARIFÁRIA JUSTA PARA OS TRANSPORTES PÚBLICOS COLECTIVOS URBANOS E PARA O PASSE SOCIAL INTERMODAL EM LISBOA E PORTO A política tarifária é

Leia mais

Proposta de Protocolo

Proposta de Protocolo Proposta de Protocolo Prosegur Portugal Telecom PT P r o s e g u r T e c n o l o g i a A c t i v a R e s i d e n c i a l 1/03/2012 I. Prosegur no Mundo Em 2011, com mais de 600 sedes em todo o mundo, aproximadamente

Leia mais

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do princípio ao fim Colocamos ao serviço da sua empresa a tecnologia necessária para exponenciar o talento

Leia mais

Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos. Detecção via satélite de construção ilegal

Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos. Detecção via satélite de construção ilegal Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos Detecção via satélite de construção ilegal 03_Outubro_2008 Quem somos ano Sistemas de Informática e Serviços, Lda. > Criada: 1994 > Sede: Porto

Leia mais

Inovar sem parar. n. 23 julho Europ Assistance News

Inovar sem parar. n. 23 julho Europ Assistance News Care Europ Assistance News n. 23 julho 2012 Inovar sem parar A nossa ambição: continuarmos a ser a empresa mais inovadora no mercado de assistência, nomeadamente nos care services. O nosso focus: facilitar

Leia mais

de Requisitos do Sistema BET de Fortaleza

de Requisitos do Sistema BET de Fortaleza ApÊNDICE A Documento de Requisitos do Sistema BET de Fortaleza Introdução Propósito Este documento descreve os requisitos de software para o sistema de controle de Bilhetes Eletrônicos para Transporte

Leia mais

Ope3JaW ap JaPJI op apeplllqel1 'fi. 6UIIOOll

Ope3JaW ap JaPJI op apeplllqel1 'fi. 6UIIOOll Ope3JaW ap JaPJI op apeplllqel1 'fi 6UIIOOll Va or acrescenta da cobe tura o Inovação Os proprietários, arquitectos, engenheiros e empreiteiros beneficiam de uma larga experiência no desenvolvimento e

Leia mais

CA Corporate AGORA SIM. O SEU NEGÓCIO ESTÁ COMPLETO

CA Corporate AGORA SIM. O SEU NEGÓCIO ESTÁ COMPLETO CA Corporate AGORA SIM. O SEU NEGÓCIO ESTÁ COMPLETO Cartão CA Corporate, o complemento que lhe faltava para levar o seu negócio mais longe, com soluções personalizadas. Ganhe em tempo e em conforto. Usufrua

Leia mais

Soluções de Gestão de VISITANTES

Soluções de Gestão de VISITANTES Soluções de Gestão de VISITANTES A melhor forma de receber alguém é transmitir-lhe a ideia de que é esperado. É esta a primeira impressão, transmitindo uma ideia de acolhimento, e uma imagem de organização

Leia mais

Informações sobre produtos para laboratórios. etkon ident A compatibilidade aperfeiçoada. De um parceiro de confiança.

Informações sobre produtos para laboratórios. etkon ident A compatibilidade aperfeiçoada. De um parceiro de confiança. Informações sobre produtos para laboratórios etkon ident A compatibilidade aperfeiçoada. De um parceiro de confiança. DESEMPENHO Normas de produção mais avançadas do sector. Um fluxo de trabalho digital

Leia mais

CONTACTO. Programas Internacionais de Educação e Formação VAMED Management & Service GmbH Sterngasse 5, A-1230 Viena, Áustria

CONTACTO. Programas Internacionais de Educação e Formação VAMED Management & Service GmbH Sterngasse 5, A-1230 Viena, Áustria PARCEIROS A VAMED está apta a fornecer cursos e programas de formação de elevada qualidade orientados para a actividade prática, recorrendo não apenas a especialistas da VAMED, mas também da sua rede de

Leia mais

Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO

Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO Horários do Funchal www.horariosdofunchal.pt Claudio.mantero@horariosdofunchal.pt 1 WP1 Combustíveis alternativos e veículos

Leia mais

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Workshop Projecto Alter-Motive Centro de Informação Urbana de Lisboa 27 de Outubro de 2010 Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Francisco Ferreira franciscoferreira@quercus.pt

Leia mais

A Mudança de Paradigma da Eficiência no Setor das Águas

A Mudança de Paradigma da Eficiência no Setor das Águas Conferência A Mudança de Paradigma Energético Lisboa, 5 de junho de 2018 A Mudança de Paradigma da Eficiência no Setor das Águas ÍNDICE 1 2 3 4 5 6 7 A AQUASIS O Paradigma da Eficiência no Setor das Águas

Leia mais

TRULY. Loyalty Intelligent Platform TELECOM

TRULY. Loyalty Intelligent Platform TELECOM TRULY Loyalty Intelligent Platform TELECOM O truly+ consolida os seus clientes desde o primeiro momento, ao mesmo tempo que o ajuda a ganhar quota de mercado. Cada vez mais os clientes não são fiéis a

Leia mais

4TICKETING Mobility Suite CARD4B desenvolve solução inovadora de bilhética para os transportes

4TICKETING Mobility Suite CARD4B desenvolve solução inovadora de bilhética para os transportes 8/9/2017 4TICKETING Mobility Suite CARD4B desenvolve solução inovadora de bilhética para os transportes A CARD4B é já uma das referências nacionais na área da bilhética e de soluções para o setor dos transportes,

Leia mais

Soluções de Gestão de VISITANTES

Soluções de Gestão de VISITANTES Soluções de Gestão de VISITANTES A melhor forma de receber alguém é transmitir-lhe a ideia de que é esperado. É esta a primeira impressão, transmitindo uma ideia de acolhimento, e uma imagem de organização

Leia mais

O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS

O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS O PAPEL DAS AUTORIDADES METROPOLITANAS DE TRANSPORTES Carlos Correia Sem uma política coerente de ordenamento do território que evite a ocupação dispersa do território o automóvel será a 1ª opção 1ª Opção

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz

O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz Desenvolver a energia de Moçambique. O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz Uma história que começa ainda nos anos 50. Sabia que a Siemens desenvolveu o primeiro sistema de controlo centralizado

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0188/308. Alteração. Karima Delli em nome da Comissão dos Transportes e do Turismo

PT Unida na diversidade PT A8-0188/308. Alteração. Karima Delli em nome da Comissão dos Transportes e do Turismo 6.9.2017 A8-0188/308 308 Anexo I coluna da esquerda Secção V título Serviços de transporte aéreo, rodoviário, ferroviário, marítimo e fluvial de passageiros; sítios Web utilizados na prestação de serviços

Leia mais

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de QREN: Uma oportunidade para potenciar a inovação nas empresas O que é o QREN? Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de 2007-2013. As suas

Leia mais

Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA. FIL - Julho 2008

Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA. FIL - Julho 2008 Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA FIL - Julho 2008 A nova Câmara de Compensação Agenda O que é a EMIS? CCAA STC SDD SCC Benefícios 2 O que é a EMIS? A Empresa A Empresa Interbancária de

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM PLANEAMENTO E OPERAÇÃO DE TRANSPORTES MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM PLANEAMENTO E OPERAÇÃO DE TRANSPORTES MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM PLANEAMENTO E OPERAÇÃO DE TRANSPORTES MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Disciplina: Gestão da Mobilidade Urbana Prof. Responsável: Rosário

Leia mais

Low Voltage Products. Smart Metering O quadro do contador como centro de contagem e de comunicação

Low Voltage Products. Smart Metering O quadro do contador como centro de contagem e de comunicação Low Voltage Products Smart Metering O quadro do contador como centro de contagem e de comunicação Duas novas tendências estão a mudar a forma como nós, consumidores, encaramos a energia. Uma é a crescente

Leia mais

Turiscar adquire solução GlobalPhone e Contact Center Virtual da PT Prime.

Turiscar adquire solução GlobalPhone e Contact Center Virtual da PT Prime. Turiscar adquire solução GlobalPhone e Contact Center Virtual da PT Prime. Este é um tipo de solução que consegue evoluir com o negócio da nossa empresa, ao seu ritmo e acompanhando os novos desafios e

Leia mais

Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A.

Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A. Grupo ANA Aeroportos de Portugal S.A. _Objectivos e Fins Exploração do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, bem como no terminal civil de Beja,

Leia mais

Os actuais avanços tecnológicos na aviação civil

Os actuais avanços tecnológicos na aviação civil Os actuais avanços tecnológicos na aviação civil Date : 9 de Junho de 2015 A utilização de drones para inspecção à integridade da estrutura dos aviões e a previsão e de falhas técnicas durante o voo são,

Leia mais

BENEFÍCIOS PARA COLABORADORES

BENEFÍCIOS PARA COLABORADORES BENEFÍCIOS PARA COLABORADORES Uma oferta abrangente para toda a família Sonae Vantagens NOS Oferta 2 mensalidades (novos clientes) Cartão NOS/Cinema (2 bilhetes pelo preço de 1) Até 60 em videoclube Conteúdos

Leia mais

Conhecer para decidir:

Conhecer para decidir: Conhecer para decidir: o Inquérito à Mobilidade para o novo sistema tarifário e outras mudanças na AML Porto, 27 de novembro de 2018 1 1. AML: Enquadramento e desafios 2. O IMob no novo Sistema Tarifário

Leia mais

Projectores AEGIS da Bosch Iluminação de Segurança

Projectores AEGIS da Bosch Iluminação de Segurança Projectores AEGIS da Bosch Iluminação de Segurança 2 Projectores AEGIS Projectores AEGIS Iluminação de Segurança A tecnologia de luz constante com patente pendente compensa a degradação dos LEDs. A tecnologia

Leia mais

CAP. I ASPECTOS GERAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO FERNANDO BRANCO. DECivil GESTEC

CAP. I ASPECTOS GERAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO FERNANDO BRANCO. DECivil GESTEC CAP. I ASPECTOS GERAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO FERNANDO BRANCO ÍNDICE 1. OBJETIVOS DA CONSTRUÇÃO 2. CLUSTER DA CONSTRUÇÃO 3. O PESO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NA ECONOMIA NACIONAL 4. AS EMPRESAS DE

Leia mais

Criamos Valor em LOGÍSTICA

Criamos Valor em LOGÍSTICA Criamos Valor em LOGÍSTICA OFERTA A Logistema oferece serviços profissionais de consultoria e soluções de implementação nas seguintes áreas: SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Planear, gerir a procura, optimizar

Leia mais

Made in Portugal MOVE, o shuttle inteligente, inovador e completamente autónomo

Made in Portugal MOVE, o shuttle inteligente, inovador e completamente autónomo 3/31/2017 Made in Portugal MOVE, o shuttle inteligente, inovador e completamente autónomo O MOVE é um veículo eléctrico para transporte de pessoas ou mercadorias completamente autónomo. É um sistema absolutamente

Leia mais

Proposta de Protocolo

Proposta de Protocolo PROSEGUR OPTOCENTRO Prosegur Tecnologia Activa Residencial 27/10/2012 I. Prosegur no Mundo Em 2011, com mais de 600 sedes em todo o mundo, aproximadamente 103 000 funcionários e com uma frota de 4 500

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO LICENCIATURA EM ENGENHARIA DO TERRITÓRIO

MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO LICENCIATURA EM ENGENHARIA DO TERRITÓRIO MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM URBANISMO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO LICENCIATURA EM ENGENHARIA DO TERRITÓRIO Disciplina: Gestão da Mobilidade Urbana Prof. Responsável: Rosário Macário

Leia mais

Soluções de Segurança tecnologicamente avançadas.

Soluções de Segurança tecnologicamente avançadas. Soluções de Segurança tecnologicamente avançadas. Controlo de Acessos, Intrusão e Video-vigilância. PESSOAS Ambiente seguro para colaboradores, visitantes e parceiros. VEÍCULOS Controlo de acessos e circulação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PACOTE DA MOBILIDADE. Workshop Regional de Disseminação do Pacote da Mobilidade

APRESENTAÇÃO DO PACOTE DA MOBILIDADE. Workshop Regional de Disseminação do Pacote da Mobilidade Workshop Regional de Disseminação do Pacote da Mobilidade Universidade de Évora, Évora, 24 de Abril de 2012 APRESENTAÇÃO DO PACOTE DA MOBILIDADE Gabinete de Planeamento Inovação e Avaliação Isabel Seabra

Leia mais

MAIS E MELHOR TRANSPORTE PÚBLICO PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

MAIS E MELHOR TRANSPORTE PÚBLICO PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL MAIS E MELHOR TRANSPORTE PÚBLICO PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL A mobilidade urbana é um dos principais desafios nas próximas décadas para Portugal, e muito em particular para as Áreas Metropolitanas

Leia mais

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A Gestão da Inovação Proposta de Utilização do Guia de Boas Práticas de IDI e das ferramentas desenvolvidas no âmbito da iniciativa DSIE da COTEC para o desenvolvimento do sistema

Leia mais

Weidmüller Conexel do Brasil Ltda

Weidmüller Conexel do Brasil Ltda Weidmüller Klippon Connect - a eficiência extra no planejamento, instalação e operação de painéis. - Portfólio inovador de conectores para maior produtividade na construção de painéis. - A solução perfeita

Leia mais

Jorge Tropa CEO Siemens Angola. Tecnologia como factor determinante para a rentabilidade das infra-estruturas eléctricas. Ccc

Jorge Tropa CEO Siemens Angola. Tecnologia como factor determinante para a rentabilidade das infra-estruturas eléctricas. Ccc Jorge Tropa CEO Siemens Angola Tecnologia como factor determinante para a rentabilidade das infra-estruturas eléctricas Jorge Tropa 15 de Setembro de 2011 Presença em África Primeiras actividades (países

Leia mais

FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTES

FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTES GTAT Grupo de Trabalho para a Capacitação das Autoridades de Transportes www.gtat.pt FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTES Coimbra - 29 de maio de 2018 Financiamento do sistema de transportes Financiamento

Leia mais

LÍDERES NA GESTÃO INTELIGENTE DA ÁGUA

LÍDERES NA GESTÃO INTELIGENTE DA ÁGUA LÍDERES NA GESTÃO INTELIGENTE DA ÁGUA A Utility Systems disponibiliza uma vasta gama de opções personalizadas de contagem do consumo a fornecedores de serviços de água e aos seus clientes, mediante a aplicação

Leia mais

Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios:

Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios: Conceito O carsharing assenta nos seguintes princípios: Partilha de veículos Serviço para membros Sistema de aluguer à hora Pagamento em função do tempo e espaço percorrido Alternativa ao Transporte Individual

Leia mais

4.ª Conferência da Mobilidade Urbana

4.ª Conferência da Mobilidade Urbana www.thalesgroup.com 4.ª Conferência da Mobilidade Urbana Preparar a Cidade para a Mobilidade do Futuro A Industria Motor da Mobilidade Eléctrica João Mira - 17/09/2013 2 / Cidade sustentável Segurança

Leia mais

AS VIAS DE COMUNICAÇÃO

AS VIAS DE COMUNICAÇÃO 1ENGENHARIA O PROJECTO (I) O Projecto corresponde à preparação da realização depois de decidido o que é que se quer fazer (planeamento); especifica-se como é que se vai fazer (resolvendo problemas que

Leia mais

Desenvolver a energia de Moçambique.

Desenvolver a energia de Moçambique. Desenvolver a energia de Moçambique. O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz AF_FolhetoFACIM 210x148mm.indd 1 10/08/16 10:14 A história da energia em Moçambique ainda está a ser contada.

Leia mais

CENTROS DE INVESTIMENTO

CENTROS DE INVESTIMENTO CENTROS DE INVESTIMENTO UM BANCO QUE O CONHECE Marcado pela experiência e cultura de um líder da banca de investimento, o Grupo BPI é um símbolo de inovação e solidez do mercado financeiro nacional. A

Leia mais

Diodo emissor de luz. Jorge Leite Lneg 25 de Março 2010

Diodo emissor de luz. Jorge Leite Lneg 25 de Março 2010 Diodo emissor de luz Jorge Leite jorgel@jgdomotica.com Lneg 25 de Março 2010 EMPRESA A TEC IT é uma empresa preparada para atender aos mais altos padrões de exigência do mercado. Possuímos know how com

Leia mais

Gestão Pública ou Gestão Privada? Álvaro Costa

Gestão Pública ou Gestão Privada? Álvaro Costa Seminário Transportes e Negócios Transporte Rodoviário Painel Transportes Públicos em Portugal O que há a fazer? Gestão Pública ou Gestão Privada? Álvaro Costa PORTO.26.MAIO.2011 Estrutura 1. Enquadramento

Leia mais

Utilização dos novos paradigmas tecnológicos para o desenvolvimento sustentável da cidade

Utilização dos novos paradigmas tecnológicos para o desenvolvimento sustentável da cidade ENGENHARIA 4.0 - DESAFIO DE UM PLANO ESTRATÉGICO PARA AS INFRAESTRUTURAS DO FUTURO Utilização dos novos paradigmas tecnológicos para o desenvolvimento sustentável da cidade Nuno Cota, António Serrador,

Leia mais

O parceiro Certo na implementação do projeto de Faturação Eletrónica, Saiba Porquê!

O parceiro Certo na implementação do projeto de Faturação Eletrónica, Saiba Porquê! Faturação Eletrónica O parceiro Certo na implementação do projeto de Faturação Eletrónica, Saiba Porquê! 1. Experiências de sucesso em projectos de grande dimensão, como na Via Verde, Galp e Mc Donald

Leia mais

SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente

SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente A nova geração de estações remotas SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente Leia o Código QR utilizando o leitor de código de barras do seu telemóvel Maior eficiência e aumento da produtividade

Leia mais

TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS TELEFONIA IP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS Português ENTRE EM CONTATO innovaphone AG Böblinger Str. 76 D-71065 Sindelfingen Tel. +49 7031 73009-0 Fax +49 7031 73009-9 info@innovaphone.com www.innovaphone.com

Leia mais

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector Criação de Redes para a Água Moçambique Portugal 30 de Maio de 2013 Francisco Nunes Correia Componentes da Parceria Empresas

Leia mais

CRIAMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS DE SOFTWARE E HARDWARE, DESENVOLVIDAS À MEDIDA ACESSOS PAGAMENTOS ASSIDUIDADE MOBILIDADE

CRIAMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS DE SOFTWARE E HARDWARE, DESENVOLVIDAS À MEDIDA ACESSOS PAGAMENTOS ASSIDUIDADE MOBILIDADE CRIAMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS DE SOFTWARE E HARDWARE, DESENVOLVIDAS À MEDIDA ACESSOS PAGAMENTOS ASSIDUIDADE MOBILIDADE 2 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESAS Envolve Controlo de assiduidade Acessos salas,

Leia mais

Contém Assinatura Digital RESUMO

Contém Assinatura Digital RESUMO Contém Assinatura Digital FACTURA/RECIBO Factura n.º J04010326 Cliente n.º 17445809 Página 1 de 4 CONTACTOS ÚTEIS Informação 16800 Apoio Técnico 16801 Fax 21 083 00 83 Email info@nowo.pt Site nowo.pt CLIENTE

Leia mais

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO Conheça o ondemand da Lionbridge Todas as empresas usam serviços de tradução Não é apenas a sua organização, a maioria das empresas enfrenta a crescente

Leia mais

Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros

Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros Que políticas para o Sector? Seminário Transporte Rodoviário Transportes & Negócios Sumário O sector dos transportes Principais problemas do sector Conclusões

Leia mais

Novos desafios para a participação dos consumidores no mercado de energia. Eduardo Teixeira Lisboa, 11 de novembro de 2016

Novos desafios para a participação dos consumidores no mercado de energia. Eduardo Teixeira Lisboa, 11 de novembro de 2016 Novos desafios para a participação dos consumidores no mercado de energia Eduardo Teixeira Lisboa, 11 de novembro de 2016 Agenda 1. Enquadramento geral 2. O consumidor no centro da política energética

Leia mais

VICRODEL Sistemas Electrónicos, Lda. Apresentação Corporativa 2016 desde 1997

VICRODEL Sistemas Electrónicos, Lda. Apresentação Corporativa 2016 desde 1997 Apresentação Corporativa 2016 desde 1997 V.1.0. Jan. 2016 A Vicrodel Sistemas Electrónicos, actua no mercado dos sistemas electrónicos desde 1997, comercializando sistemas de segurança electrónica e som,

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) Programa Operacional Temático Valorização do Território AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico Gestão da mobilidade em zonas de baixa densidade populacional Tiago Farias,

Leia mais

Autárquicas Matosinhos. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 29

Autárquicas Matosinhos. Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta. Município: 29 - Autárquicas 217 Autárquicas 217 Inquérito sobre Políticas e Propostas para a Mobilidade em Bicicleta Município: 29 Matosinhos Participantes no inquérito: Não responderam: PS PSD Narciso Miranda António

Leia mais

SOLUÇÕES PARA VIAS. Nosso gerenciamento eficiente de vias otimiza Desempenho e Custos.

SOLUÇÕES PARA VIAS. Nosso gerenciamento eficiente de vias otimiza Desempenho e Custos. SOLUÇÕES PARA VIAS Nosso gerenciamento eficiente de vias otimiza Desempenho e Custos www.voestalpine.com/railway-systems SUPERANDO OS DESAFIOS DE HOJE E DO AMANHÃ GARANTIA EFICIENTE DE PRODUTOS E SISTEMAS

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA REDE CONVENCIONAL FACE À ALTA-VELOCIDADE

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA REDE CONVENCIONAL FACE À ALTA-VELOCIDADE Seminário de Transporte Ferroviário Porto 2 de Outubro de 2008 ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA REDE CONVENCIONAL FACE À ALTA-VELOCIDADE --- N e l s o n R. O l i v e i r a Associação Portuguesa dos

Leia mais

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 7: Redes de Serviços Regulares de Transportes : Configuração e Avaliação do Desempenho

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 7: Redes de Serviços Regulares de Transportes : Configuração e Avaliação do Desempenho MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão 7: Redes de Serviços Regulares de Transportes : 2008 / 2009 1/12 OBJECTIVOS BÁSICOS (I) Comum

Leia mais

Paulo Pires 17 Abril Sheraton Porto Hotel & Spa, Porto

Paulo Pires  17 Abril Sheraton Porto Hotel & Spa, Porto Paulo Pires paulo.pires@cooprofar.pt Cisco@Porto 17 Abril 2008 - Sheraton Porto Hotel & Spa, Porto Quem somos O que fazemos A Solução de Telefonia IP e Contact Center da Cisco 17 de Abril de 2008 Cisco@Porto

Leia mais