INF 1771 Inteligência Artificial
|
|
|
- David Ferreira Gameiro
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima <[email protected]>
2 O que é Inteligência Artificial?
3 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou aumentem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma geral, ser inteligente. O conceito de Inteligência Artificial é algo bem amplo e que recebe tantas definições quanto os diversos significados da palavra inteligência.
4 O que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que permitem aos computadores serem inteligentes" [Schalkoff, 1990]: É o campo de estudo que tenta explicar e simular o comportamento inteligente em termos de processos computacionais [Kurzweil, 1990] A arte de criar máquinas que executam funções que requerem inteligência quando executadas por pessoas
5 O que é Inteligência Artificial? Inteligência + Artificial Artificial Algo criado, algo que não é natural... Inteligência Se comportar como um humano? Se comportar da melhor maneira possível? Pensar? Agir?
6 O que é Inteligência Artificial? [Russell & Norvig, 2003]: Sistemas que pensam como humanos Ciência Cognitiva Sistemas que agem como humanos Teste de Turing Sistemas que pensam racionalmente Lógica Sistemas que agem racionalmente Agentes racionais Agem sempre racionalmente para alcançar as suas metas
7 Sistemas que Agem como Humanos Teste de Turing Exemplo:
8 Teste de Turing - ELIZA (Weizembaum, 1966) Homens são todos iguais. Eles estão sempre encrencando conosco sobre uma coisa ou outra. Bom, meu namorado me fez vir aqui. Sim, ele diz que eu estou deprimida todo o tempo. É verdade. Eu estou infeliz. Eu preciso de ajuda. Talvez eu aprendesse a lidar com minha mãe. Em que sentido? Você pode pensar em um exemplo específico? Seu namorado fez você vir aqui? Eu sinto muito que você esteja deprimida. Você acha que vir aqui ajudará você a não ser infeliz? O que significaria para você se conseguisse alguma ajuda? Fale mais sobre sua mãe.
9 Teste de Turing - ELIZA (Weizembaum, 1966) Conhecimento Superficial - Exemplo de regra usado em ELIZA: SE paciente diz Eu gosto X, ENTÃO responda Por quê você gosta X? Dialogo 1 Algo me aborrece. Meu namorado. Meu namorado está viajando. O que está aborrecendo você? Onde está o seu namorado? Há quanto tempo seu namorado está viajando? Dialogo 2 Algo me aborrece. Minha cabeça. Ora, minha cabeça está sobre os meus ombros. O que está aborrecendo você? Onde está a sua cabeça? Há quanto tempo a sua cabeça está sobre os seus ombros? Há simplesmente uma correspondência de palavras-chave superficiais, sem entendimento do que elas significam.
10 Sistemas que Pensam como Humanos Modelagem Cognitiva Modelos computacionais de inteligência artificial e técnicas experimentais da psicologia para tentar construir teorias precisas e verificáveis a respeito dos processos de funcionamento da mente humana. Aprendizado por observação: investigação experimental de seres humanos ou animais.
11 Sistemas que Pensam Racionalmente A abordagem baseada nas leis do pensamento. Aristóteles foi um dos primeiros a tentar codificar o pensamento correto, isto é, processos de raciocínio irrefutáveis. Sócrates é um homem. Todos os homens são mortais. Logo, Sócrates é mortal. Seu estudo deu início ao campo chamado Lógica.
12 Sistemas que Agem Racionalmente A abordagem baseada em agentes racionais Agente = Percepção + Ação Um agente racional é aquele que age para alcançar o melhor resultado ou, quando há incerteza, o melhor resultado esperado. Agentes são diferente de meros programas, pois operam sob controle autônomo, percebem seu ambiente, adaptam-se a mudanças e são capazes de assumir metas.
13 O que é Inteligência Artificial? Pensamento/Raciocínio Desempenho Similar a Humanos Sistemas que pensam como humanos Sistemas que agem como humanos Sistemas que pensam racionalmente Sistemas que agem racionalmente Desempenho Ideal Comportamento
14 História da Inteligência Artificial Inicio dos anos 40 - Segunda Guerra Mundial. Criação dos primeiros computadores. Simulação de guerra McCulloch e Pitts realizam os primeiros estudos para criar um modelo de neurônio artificial capaz de resolver qualquer função computável Criado oficialmente o termo Inteligência Artificial em um congresso no Dartmouth College Época de sonhos. General Problem Solver (GPS). Lisp....
15 História da Inteligência Artificial Uma dose de realidade. Livro de Minsky e Papert (1969) critica perceptrons e paralisa investimentos em redes neurais por quase 20 anos (tema volta em 1986). Problema da complexidade computacional do algoritmos Sistemas baseados em Conhecimento Grande evolução da Inteligência Artificial Simbólica. Desenvolvimento de sistemas especialistas. Prolog Inteligência Artificial na Indústria Sistema especialistas. Ressurgem as redes neurais. Lógica Fuzzy.
16 História da Inteligência Artificial Inicio dos anos 90: Sistemas Especialistas com alto custo de manutenção. Erro foi não ver que o objetivo deve ser Auxiliar, ao invés de Automatizar. Grandes avanços em todas as áreas da inteligência artificial, com manifestações significativas na aprendizagem de máquina, planejamento multi-agente, raciocínio com incerteza, mineração de dados, entre outros tópicos Deep Blue (IBM) derrota o campeão mundial de xadrez (Garry Kasparov). Algoritmos de busca, computadores de alta velocidade e hardware desenvolvido especificamente para xadrez.
17 História da Inteligência Artificial 2011 Watson (IBM) derrota os dois maiores jogadores de Jeopardy (Brad Rutter e Ken Jennings). Baseado em tecnicas avançadas de Processamento de Linguagem Natural, Recuperação de Informação, Representação de Conhecimento, Raciocínio e Aprendizado de Máquina. Processamento paralelo massivo. 90 clusters com um total de 2880 servidores com processadores de 3.5 GHz (8 núcleos e 4 threads por núcleo). 16 Terabytes de memória RAM. Documentário: Parte 1: Parte 2: Parte 3: Parte 4:
18 Abordagens para Inteligência Artificial Abordagem Simbólica: Representa o conhecimento por sentenças declarativas. Deduz consequências por métodos de raciocínio lógico. Exemplo: x y irmão(x, y) parente(x, y) x y z pai(z, x) pai(z, y) irmão(x, y) pai(joão, maria). pai(joão, eduardo). Maria e Eduardo são parentes. É necessário: Identificar o conhecimento do domínio (modelo do problema). Representá-lo utilizando uma linguagem formal de representação. Implementar um mecanismo de inferência para utilizar esse conhecimento.
19 Abordagens para Inteligência Artificial Abordagem Não-Simbólica: Na abordagem Não-Simbólica, o conhecimento não é representado explicitamente por meio de símbolos, e sim, construído a partir de um processo de aprendizado, adaptação ou inferência. Exemplos: Redes Neurais Artificiais, Computação Evolutiva, Sistemas Nebulosos...
20 Aplicações de Inteligência Artificial Robótica
21 Aplicações de Inteligência Artificial Jogos e Simulações
22 Aplicações de Inteligência Artificial Pesquisa operacional: otimização e busca heurística em geral. Processamento de linguagem natural: tradução automática, verificadores ortográficos e sintáticos, reconhecimento da fala. Visão Computacional: reconhecimento de padrões, processamento de imagens, realidade virtual. Sistemas especialistas: atividades que exigem conhecimento especializado e não formalizado: Tarefas: diagnóstico, previsão, monitoramento, análise, planejamento, projeto, etc.
23 O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? É possível que o hardware seja mais rápido que o cérebro humano? Sim... Criar um hardware rápido é fácil, o difícil é fazer com que ele se comporte como um cérebro humano.
24 Points Ratings O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? Computadores podem ser melhores que humanos em um jogo de xadrez? Sim! É um problema clássico de inteligência artificial. Problema bem definido. Jogo complexo difícil para humanos jogarem bem Human World Champion Deep Blue 2400 Deep Thought Ratings
25 O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? Computadores podem reconhecer a fala? Computadores podem entender a fala? Mais ou menos... Sim para problemas restritos. Não muito bem para fala normal.
26 O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? Computadores podem aprender e adaptar-se? Sim Aprendizado de máquina permite que computadores possam aprender e adaptar-se sem serem explicitamente programados. Não é possível é fazer magica. É necessário um processo de treinamento.
27 O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? Computadores podem ver? Mais ou menos... Sim para problemas restritos. Não para ambientes complexos.
28 O Que a Inteligência Artificial é Capaz de Fazer Atualmente? Computadores podem planejar e tomar decisões ótimas? Mais ou menos... Sim para problemas restritos. Não para ambientes complexos. A maioria dos problemas do mundo real são problema complexos.
29 Competições Loebner Prize Teste de Turring DARPA Grand Challenge Carros autônomos Vídeo
30 Competições International Aerial Robotics Competition Veículos Aéreos Autônomos Vídeo RoboCup Robôs autônomos Vídeo
31 Competições Google AI Challenge Vídeo Machine Learning Challenges KDD Cup CoNLL Shared Task Linguística Computacional
32 Competições Mario AI Championship Learning Level Generation Turing Test Vídeo AIIDE Starcraft Competition Vídeo
33 Leitura Complementar Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 2nd Edition, Prentice-Hall, Capítulo 1: Introduction
INF 1771 Inteligência Artificial
Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que
INF 1771 Inteligência Artificial
INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Professor Rafael Stubs Parpinelli E-mail: [email protected] udesc.academia.edu/rafaelstubsparpinelli www.researchgate.net/profile/rafael_parpinelli www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli/
INF 1771 Inteligência Artificial
INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos
INF 1771 Inteligência Artificial
INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como
Redes Neurais (Inteligência Artificial)
Redes Neurais (Inteligência Artificial) Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo
Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi
Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.
Fabrício Jailson Barth BandTec
Introdução à Inteligência Artificial Fabrício Jailson Barth [email protected] BandTec 1 o semestre de 2012 Objetivos e Sumário O que é Inteligência Artificial (IA)? Objetivos da IA. Influência
IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle
Introdução IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões Homo sapiens: capacidades mentais de grande importância Como um punhado de matéria pode perceber, compreender,
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação
Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall.
Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado
Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL
Aula 1 Inteligência Artificial (Definição) O que é Inteligência Artificial? Uma área de pesquisa que investiga formas de habilitar o computador a realizar tarefas nas quais, até o momento, o ser humano
Introdução a Inteligência Artificial
1 Introdução a Inteligência Artificial Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução a Conceitos Agindo de forma humana Pensando como humano Pensando racionalmente
Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO
Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 04 Inteligência Artificial O que é IA? Automação de atividades associadas ao pensamento humano (tomada de decisões,
Inteligência Artificial: Introdução
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Inteligência Artificial: Introdução DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Daniel Enos / Heitor Medeiros
Inteligência Artificial. Aula 2
Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
Rafael D. Ribeiro, M.Sc. [email protected] http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Professor: Jerônimo Pellegrini ([email protected]) Horário α: 2a (8 10), 4a (10 12) Sala: S 501 (bloco B) URL deste curso: http://aleph0.info/cursos/ia 2008 t2/ Formato
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Prof. Rafael Stubs Parpinelli DCC / UDESC-Joinville [email protected] www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli Material de apoio: Stuart Russel, Peter Norvig.
Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009
Inteligência Artificial Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial (IA) Estuda e tenta construir entidades inteligentes Durante milhares de anos procuramos entender como pensamos: Como
O que é Inteligência Artificial???
O que é Inteligência Artificial??? Aula #2.1 EBS 564 IA Prof. Luiz Fernando S. Coletta [email protected] Campus de Tupã Por milhares de anos temos tentado entender como pensamos 2 Por milhares de anos
INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi ([email protected]) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial. Prof. Ilaim Costa Jr.
Inteligência Artificial Prof. Ilaim Costa Jr. 4) Ciência da Computação 4) Ciência da Computação Exemplos de Aplicação da IA Matemática: demonstração
Introdução à Inteligência Artificial
Tópicos do curso Introdução à Inteligência Artificial André de Carvalho Marcílio Souto Renato Tinós PAE Sílvia Modonese Fundamentos 1 Fundamentos Busca Jogos Lógica Aprendizado de Máquina Redes Neurais
Inteligência Artificial Introdução
Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação [email protected] Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Aula 1 Introdução a Inteligência Artificial M.e Guylerme Velasco Definição Ciência que estuda o fenômeno da Inteligência Estudo da inteligência em computadores e através deles,
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de solução
Inteligência Artificial Introdução
Inteligência Artificial Introdução Professora Sheila Cáceres Introdução Que é Inteligência? Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar Teológica: dom divino que nos torna semelhantes ao Criador;
Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):
Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): 417-457 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense,
Inteligência Artificial. História da IA
Inteligência Artificial História da IA Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada da aula passada As abordagens para o
Técnicas de Inteligência Artificial
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira O futuro, das máquinas inteligentes,
Inteligência Artificial. O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial O que é Inteligência Artificial? Inteligência Artificial Etimologicamente - Inteligência (Origem: Latim) Inter (entre) e legere(escolher) Aquilo que permite ao ser humano escolher
Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA
Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado
Introdução à Inteligência Artificial. CAPÍTULO 1 - Russell
Introdução à Inteligência Artificial CAPÍTULO 1 - Russell Inteligência Artificial O que é inteligência Artificial? O que diferencia inteligência artificial de inteligência natural? 2 O que é Inteligência
Técnicas de Inteligência Artificial
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira Neurônio de McCulloch-Pitts Warren
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Prof. Paulo Martins Engel Informática UFRGS Prof. Paulo Martins Engel Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial,
Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]
Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 1 Fundamentos de Inteligência Artificial 2 de 18 Sumário Introdução
Desafios que a IA Enfrenta
Desafios que a IA Enfrenta Helder Coelho BioISI, Mind-Brain College, Ulisboa IST, Edifício 7, Novembro 17, 2017 1 Science journal, July 7, 2017 (IA atrás do processo de descoberta) Saude Saúde, Meteorologia,
Inteligência Artificial. Prof. Elder Rizzon Santos
+ Inteligência Artificial Prof. Elder Rizzon Santos [email protected] + Um computador capaz de ganhar do melhor jogador de xadrez do mundo é inteligente? n http://www.time.com/time/photoessays/10questions/
Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A.
Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A. 1 Ciências do Artificial Ciências naturais objetivo: analisar e descrever a natureza (observação) mostrar que a complexidade
Inteligência Artificial Prof. Cláudio Luís Vieira Oliveira
Prof. Cláudio Luís Vieira Oliveira [email protected] Dave Bowman: Open the pod bay doors, HAL. HAL: I m sorry Dave, I m afraid I can t do that. (2001: Uma Odisséia no Espaço) 1 Área de pesquisa
Sistemas Inteligentes
Sistemas Inteligentes Profa. Kathya Collazos Linares Horário: Terças e Quartas das 13:50-15:30 Sala: V009 Atendimento: Terças das 08:20-10:00 Sala S110 Bibliografia Stuart Russell & Peter Norvig George
CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (baseada na Res. 10/2008 do CCEPE) NOME DO CURSO: Pós-Graduação em Ciência da
Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba
O que é inteligência Artificial? Dilermando Piva Jr. FATEC/Indaiatuba Algumas ideias e citações elaboradas a partir do trabalho de Marcílio C. P. de Souto do DIMAp/UFRN O que diferencia inteligência artificial
Redes Neurais e Sistemas Fuzzy
1. Inteligência Computacional Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Apresentação da disciplina Conceitos básicos A chamada Inteligência Computacional (IC) reúne uma série de abordagens e técnicas que tentam modelar
Inteligência Artificial. Conceitos Gerais
Inteligência Artificial Conceitos Gerais Inteligência Artificial - IA IA é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento.
Inteligência Articial: Introdução
x MYCIN Inteligência Articial: Introdução Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 03 de Agosto de 2010 1 / 31 x MYCIN http://www.ic.unicamp.br/
lnteligência Artificial
Agenda lnteligência Artificial Introdução Definição e evolução histórica Aplicações Abordagens e problemas principais Comparação com a computação convencional O curso 2 Inteligência artificial (IA): definição
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. LEIC Tagus 1º Semestre 2013/2014
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LEIC Tagus 1º Semestre 2013/2014 Corpo Docente Responsável: Prof. João Dias Aulas: Prof. João Dias (teóricas e práticas) e Profª Ana Paiva (teóricas) Página da Cadeira: Aulas de
Técnicas de Inteligência Artificial. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1)
Técnicas de Inteligência Artificial Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1) 4 6 7 8 12 13 14 15 16 Inteligência Artificial 20 Inteligência Artificial 21 Inteligência
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Agentes Inteligentes Aula 3 Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação Bacharel em Sistema de Informação
Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)
Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação
Drones, visão computacional e inteligência artificial
Drones, visão computacional e inteligência artificial Tecnologias a serviço da gestão pública e privada Dr. Eng. Charles R. Stempniak Quem não mede, não gerencia! William Edwards Demming Um dos maiores
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Prof. Cedric Luiz de Carvalho
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Será que ainda vou precisar 2/30 de Inteligência Artificial? 3/30 O que é IA? Campo do conhecimento que tenta entender e construir agentes inteligentes 4/30 Quais ações podem ser
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Introdução Stuart Russel and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A modern approach, 2nd edition, Pearson Education, 2003 cap. 1 Ernesto Costa e Anabela Simões, Inteligência Artificial:
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Prof. Kléber de Oliveira Andrade [email protected] O professor Kléber de Oliveira Andrade Doutorando em Engenharia Mecânica (EESC/USP) Mestrado em Engenharia Mecânica (EESC/USP)
Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação
A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação
A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA
Informática Parte 19 Prof. Márcio Hunecke
Escriturário Informática Parte 19 Prof. Márcio Hunecke Informática NOÇÕES DE ALGORITMOS DE APRENDIZADO O aprendizado automático, aprendizado de máquina (em inglês: "machine learning") ou aprendizagem
Teste de Turing e Computação Quântica Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO
Teste de Turing e Computação Quântica Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Teste de Turing Consiste em verificar a capacidade que uma máquina tem de se comportar como um ser humano por meio
Inteligência Artificial
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Aprendizagem (Redes Neurais - Complementar) Prof. a Joseana Macêdo
Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes
Agentes Inteligentes 1 O que é pensar racionalmente? Segundo Aristóteles: pensar racionalmente é um processo de raciocínio irrefutável. Argumentos que resultam em conclusões corretas ao receberem premissas
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Introdução Profª. Claudia Brandelero Rizzi http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html 1 Inteligência Artificial Questões preliminares A questão da inteligência e do Artificial
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação
Inteligência Artificial Agentes Inteligentes
Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação [email protected] Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre
MCZA Processamento de Linguagem Natural Introdução
MCZA017-13 Processamento de Linguagem Natural Introdução Prof. Jesús P. Mena-Chalco [email protected] 1Q-2018 1 Motivação Processamento de Linguagem Natural (PLN) tem relação com: atividades que
Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO
Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição de inteligência in te li gên ci a (latim intelligentia, -ae, plural neutro de intelligens, -entis,
Marcelo Henrique dos Santos
Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: [email protected] TECNOLOGIA
Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS
Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS Material baseado e adaptado do Cap. 20 do Livro Inteligência Artificial de Russell & Norvig Bibliografia Inteligência Artificial Russell & Norvig
Inteligência Artificial Passado, Presente e Futuro
Inteligência Artificial Passado, Presente e Futuro? Prof. Humberto César Brandão de Oliveira [email protected] Laboratório de Inteligência Computacional http://bcc.unifal-mg.edu.br/linc/ Universidade
A Evolução da Inteligência Artificial Fabio G. Cozman Escola Politécnica, USP
A Evolução da Inteligência Artificial Fabio G. Cozman Escola Politécnica, USP CIA&AM Localizado na Escola Politécnica Foco em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina A filosofia da IA Será possível
TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO
TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO Professor Ricardo Kerschbaumer [email protected] http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Plano de Ensino http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/
Simulação de Futebol de Robôs
Departamento de Engenharia Elétrica Simulação de Futebol de Robôs Aluna: Bianca Burgos Maron Orientadora: Marley Vellasco Introdução A inteligência computacional e suas aplicações em robôs inteligentes
Inteligência Computacional
Inteligência Computacional INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (ARTIFICIAL) Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Lembrando da Primeira
