Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):"

Transcrição

1 Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

2 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense, professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Searle começou sua filosofia com o estudo do campo da linguagem em Atos de fala, o passo inicial em uma longa viagem ainda inacabada, abraçando não só a língua, mas também nos domínios da consciência e dos estados mentais, da realidade social e institucional, da racionalidade, da conexão do "eu" (self) com a intencionalidade individual e coletiva, da percepção e do realismo direto e, mais recentemente, na busca de uma explicação de uma estrutura racional como base para a existência de livre-arbítrio na filosofia da mente e na filosofia da sociedade.

3 Apontamentos Não tenho objeções às alegações de IA fraca. Minha discussão aqui está direcionada para a IA forte.

4 Sala Chinesa Dentro de uma sala A Sala Chinesa - existe um ser humano que fala inglês (poderia ser qualquer outra língua), mas não fala chinês. A sala possui um mecanismo de entrada e de saída de frases escritas. Dentro desta sala, há um manual com regras em inglês que instruem o ser humano a relacionar certas sentenças em chinês. Estas regras consideram apenas a forma dos símbolos. É pedido para que o sujeito, dentro da sala, observe as frases em chinês que entram pelo mecanismo de entrada na sala, identifique no manual a frase de entrada, siga as instruções do manual em relação a esta entrada, gere uma frase correspondente, de acordo com as instruções do manual e coloque a frase resultante no mecanismo de saída da sala.

5 Apontamentos Por exemplo, amigo, friend é representada por dois caracteres: 朋友 péngyou

6 Sala Chinesa Frase em chinês Humano que sabe inglês e não sabe chinês + Manual Inglês/chinês Resposta em chinês

7 Searle Embora o operador não saiba, ele está respondendo a perguntas em chinês. Do ponto de vista de um observador externo, não haveria como distinguir as respostas dadas pelo indivíduo dentro da sala, daquelas respostas que daria um chinês. Quem está dentro da sala está manipulando as sentenças apenas comparando a forma dos símbolos que entram, com a forma dos símbolos previstos pelas regras do manual, sem saber o significado de qualquer um dos símbolos que manipula. Semelhança com o Teste de Turing.

8 Searle A Sala Chinesa pode ser considerada como um computador que aparenta saber chinês, mas não sabe. Para Searle, um computador que passa pelo Teste de Turing aparenta pensar, mas não pensa, pois não dispõe dos processos mentais inerentes ao pensamento. A habilidade humana de compreensão deve-se à intencionalidade - capacidade apresentada pelos seres vivos, através da qual estados mentais se relacionam com os objetos e estados de coisas no mundo. A intencionalidade só pode manifestar-se em organismos biológicos.

9 Searle Searle afirma que há uma diferença importante entre o operador que está na sala e uma pessoa que domina o idioma chinês e responda às mesmas perguntas sem usar o livro de regras. O operador está apenas seguindo regras sintáticas. O indivíduo que domina o idioma chinês está associando semântica (significado) ao que está fazendo e, portanto, está fazendo muito mais que o primeiro.

10 Searle Para Searle, o pensamento consciente deriva, necessariamente, de processos físico-químicos que não são reproduzidos em computador. A mente não pode ser dissociada do cérebro. A mente não pode ser dissociada de todo o organismo que interage com o cérebro.

11 Russell e Norvig Abordagem empírica, envolvendo hipóteses e confirmação experimental Abordagem que envolve matemática e engenharia Processos de pensamento e raciocínio Comportamento Sistemas que pensam como seres humanos (Modelagem cognitiva) Sistemas que agem como seres humanos (Teste Turing) Sistemas que pensam racionalmente (lógica) Sistemas que agem racionalmente (agentes) Sucesso = fidelidade ao desempenho humano Sucesso = ideal de inteligência: Fazer tudo certo com os dados que possuem

12 Russell e Norvig e Racionalidade Todas as habilidades necessárias à realização do teste de Turing existem para permitir ações racionais. Desse modo, precisamos da habilidade de representar o conhecimento e raciocinar com ele, porque isso nos oferece a possibilidade de tomar boas decisões em uma ampla variedade de situações. Precisamos ter a capacidade de gerar sentenças compreensíveis em linguagem natural, porque enunciar essas sentenças nos ajuda a participar de uma sociedade complexa.

13 Russell e Norvig e Racionalidade Precisamos aprender não apenas por erudição, mas porque ter uma ideia melhor de como o mundo funciona nos permite gerar estratégias mais efetivas para lidar com ele. Precisamos da percepção visual não apenas porque ver é interessante, mas para ter uma ideia melhor do resultado de uma ação por exemplo, ser capaz de ver uma gostosa iguaria ajuda a pessoa a se mover em direção a ela.

14 Russell e Norvig e Agentes Racionais Um agente é simplesmente algo que age. No entanto, espera-se que um agente computacional tenha outros atributos que possam distingui-lo de meros programas, tais como operar sob controle autônomo, perceber seu ambiente, persistir por um período de tempo prolongado, adaptar-se a mudanças e ser capaz de assumir metas de outros. Um agente racional é aquele que age para alcançar o melhor resultado ou, quando há incerteza, o melhor resultado esperado.

15 Russell e Norvig e Racionalidade O estudo da IA como um projeto de agente reacional tem duas vantagens. Primeiro, ele é mais geral que a abordagem de leis do pensamento, porque a inferência correta é apenas um dentre vários mecanismos possíveis para se alcançar a racionalidade. Em segundo lugar, ela é mais acessível ao desenvolvimento científico do que as estratégias baseadas no comportamento ou no pensamento humano, porque o padrão de racionalidade é definido com clareza e é completamente geral.

16 Russell e Norvig e Racionalidade O comportamento humano está bem adaptado a um ambiente específico e em parte é o produto de um complicado e fundamentalmente desconhecido processo evolucionário que ainda está longe de produzir a perfeição. Portanto, este livro se concentrará nos princípios gerais de agentes racionais e nos componentes para construí-lo.

17 Considerações finais Turing: indica que não é necessário definir objetivamente os atributos para a caracterização de uma máquina como um sistema inteligente. Searle: os computadores são máquinas sintática e não semânticas. Computadores não podem pensar porque pensar envolve semântica e portanto, não podem ser inteligentes. Simon e Newel: a inteligência é só uma questão de manipulação física de símbolos. Russell e Norvig: a racionalidade é mais acessível ao desenvolvimento científico do que as estratégias baseadas em comportamento/pensamento humano. O padrão de racionalidade é definido com clareza: obter o melhor resultado esperado.

18 A pergunta Será que um dia serão desenvolvidos computadores digitais capazes de pensar de modo similar ao nosso? Ou será que, independentemente da tecnologia, os computadores digitais estarão sempre limitados a manipularem dados sem compreendê-los? (Maxwell Morais de Lima Filho) Está em andamento o caminho para que as máquinas se tornem autônomas e inteligentes, embora isso não signifique que elas se tornem humanas.

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Introdução IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões Homo sapiens: capacidades mentais de grande importância Como um punhado de matéria pode perceber, compreender,

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.

Leia mais

Fabrício Jailson Barth BandTec

Fabrício Jailson Barth BandTec Introdução à Inteligência Artificial Fabrício Jailson Barth fabricio.barth@bandtec.com.br BandTec 1 o semestre de 2012 Objetivos e Sumário O que é Inteligência Artificial (IA)? Objetivos da IA. Influência

Leia mais

Introdução a Inteligência Artificial

Introdução a Inteligência Artificial 1 Introdução a Inteligência Artificial Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução a Conceitos Agindo de forma humana Pensando como humano Pensando racionalmente

Leia mais

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Introdução Profª. Claudia Brandelero Rizzi http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html 1 Inteligência Artificial Questões preliminares A questão da inteligência e do Artificial

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Quais os limites da IA? Inteligência no homem e na máquina. Por quê? X

Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Quais os limites da IA? Inteligência no homem e na máquina. Por quê? X Questões sobre a entrevista de Marvin Minsky Discussão sobre IA Na sua opinião, o que caracteriza uma máquina inteligente? O que você entende por conhecimento de senso comum? Luis Otavio Alvares Filipo

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos

Leia mais

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall.

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação

Leia mais

Redes Neurais (Inteligência Artificial)

Redes Neurais (Inteligência Artificial) Redes Neurais (Inteligência Artificial) Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Introdução Professora Sheila Cáceres Introdução Que é Inteligência? Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar Teológica: dom divino que nos torna semelhantes ao Criador;

Leia mais

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL Aula 1 Inteligência Artificial (Definição) O que é Inteligência Artificial? Uma área de pesquisa que investiga formas de habilitar o computador a realizar tarefas nas quais, até o momento, o ser humano

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Kléber de Oliveira Andrade pdjkleber@gmail.com O professor Kléber de Oliveira Andrade Doutorando em Engenharia Mecânica (EESC/USP) Mestrado em Engenharia Mecânica (EESC/USP)

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 04 Inteligência Artificial O que é IA? Automação de atividades associadas ao pensamento humano (tomada de decisões,

Leia mais

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes Agentes Inteligentes 1 O que é pensar racionalmente? Segundo Aristóteles: pensar racionalmente é um processo de raciocínio irrefutável. Argumentos que resultam em conclusões corretas ao receberem premissas

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Sistemas Especialistas (SE)

Sistemas Especialistas (SE) Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Sistemas Especialistas (SE) Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira O futuro, das máquinas inteligentes,

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Rafael Stubs Parpinelli DCC / UDESC-Joinville parpinelli@joinville.udesc.br www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli Material de apoio: Stuart Russel, Peter Norvig.

Leia mais

Inteligência Articial: Introdução

Inteligência Articial: Introdução x MYCIN Inteligência Articial: Introdução Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 03 de Agosto de 2010 1 / 31 x MYCIN http://www.ic.unicamp.br/

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 4

Inteligência Artificial. Aula 4 Inteligência Artificial Aula 4 http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada

Leia mais

Sistemas Especialistas. Prof. Msc. Jacson Rodrigues

Sistemas Especialistas. Prof. Msc. Jacson Rodrigues Sistemas Especialistas Prof. Msc. Jacson Rodrigues Sistemas Especialistas Características: Sistema computacional; Destinado a representar o conhecimento de um ou mais especialistas humanos sobre um domínio

Leia mais

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial (IA) Estuda e tenta construir entidades inteligentes Durante milhares de anos procuramos entender como pensamos: Como

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos

Leia mais

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Prof.ª ANICLEIDE P. DA SILVA 2007 Frente aos desafios organizacionais é fundamental que os profissionais compreendam a necessidade de gerar novas conexões de ações, ampliando

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Inteligência Artificial Semestre II 4 ano Des. Sys Jose Luis. Sambo O que é a ineligencia artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos computacionais

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Introdução Stuart Russel and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A modern approach, 2nd edition, Pearson Education, 2003 cap. 1 Ernesto Costa e Anabela Simões, Inteligência Artificial:

Leia mais

Sobre o Artigo. Turing, A.M (1950). Computing machinery and intelligence. Mind, 59,

Sobre o Artigo. Turing, A.M (1950). Computing machinery and intelligence. Mind, 59, Sobre o Artigo Turing, A.M (1950). Computing machinery and intelligence. Mind, 59, 433-460 Questões do Russell e Norvig Exercício 1.2: Leia o artigo original de Turing sobre IA (Turing, 1950). No artigo

Leia mais

Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF

Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF No capítulo anterior... Conceitos básicos; Abordagens da I.A. (lógica simbolista

Leia mais

Teste de Turing e Computação Quântica Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Teste de Turing e Computação Quântica Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO Teste de Turing e Computação Quântica Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Teste de Turing Consiste em verificar a capacidade que uma máquina tem de se comportar como um ser humano por meio

Leia mais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais Inteligência Artificial Conceitos Gerais Inteligência Artificial - IA IA é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento.

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Introdução à Inteligência Artificial Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/24 O

Leia mais

Agentes Inteligentes

Agentes Inteligentes Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação Atividade Profissional de Professor: Campo Teórico Complexo Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner Professor do Quadro Sênior da UNIJUÍ,

Leia mais

Inteligência Artificial. Agentes Computacionais. Introdução

Inteligência Artificial. Agentes Computacionais. Introdução Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Agentes Computacionais Introdução Roteiro Introdução Conceitos iniciais Atividade Introdução

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Prof. Cedric Luiz de Carvalho

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Prof. Cedric Luiz de Carvalho INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Será que ainda vou precisar 2/30 de Inteligência Artificial? 3/30 O que é IA? Campo do conhecimento que tenta entender e construir agentes inteligentes 4/30 Quais ações podem ser

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição de inteligência in te li gên ci a (latim intelligentia, -ae, plural neutro de intelligens, -entis,

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 1 Fundamentos de Inteligência Artificial 2 de 18 Sumário Introdução

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Inteligência Artificial. História da IA

Inteligência Artificial. História da IA Inteligência Artificial História da IA Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada da aula passada As abordagens para o

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

O que é Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Prof. Hudson Costa Uma pequena história... Conta uma velha anedota que uma vez um famoso teólogo da idade Média foi visitar o rei Alberto, o Grande. Quando chegou ao palácio

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Sistemas Especialistas

Sistemas Especialistas Agenda Sistemas Especialistas Revisão Conceitos Básicos Entender uma ferramenta para S.E. Sistemas de Informação Inteligentes Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula2 Page 2 Conceitos I.A. Sistemas Especialistas

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012.

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012. Visão Computacional Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br TCC-00.169 Introdução à Ciência da Computação (2012.1) Visão Humana Responsável por cerca de 75% de nossa percepção O ato

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Prof. Augusto Baffa O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7. Leliane Nunes de Barros

Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7. Leliane Nunes de Barros Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7 Leliane Nunes de Barros leliane@ime.usp.br Agentes Lógicos Agentes que podem formar representações do mundo, usar um processo de inferência para derivar

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre Assunto Aula 2 Agentes Inteligentes 2 de 22 Sumário Introdução Propriedades dos Agentes

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Desafios que a IA Enfrenta

Desafios que a IA Enfrenta Desafios que a IA Enfrenta Helder Coelho BioISI, Mind-Brain College, Ulisboa IST, Edifício 7, Novembro 17, 2017 1 Science journal, July 7, 2017 (IA atrás do processo de descoberta) Saude Saúde, Meteorologia,

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira Neurônio de McCulloch-Pitts Warren

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação. Prof. Andréa Iabrudi. 2012/1

Introdução a Ciência da Computação. Prof. Andréa Iabrudi. 2012/1 Introdução a Ciência da Computação Prof. Andréa Iabrudi 2012/1 andrea.iabrudi@iceb.ufop.br 2 3 Quem sou eu no DECOM? Ensino: Disciplinas Inteligência Artificial (6º. Período) Atual: Projeto e Análise de

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Redes Neurais. Motivação. Componentes do neurônio. Cérebro humano. Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem:

Redes Neurais. Motivação. Componentes do neurônio. Cérebro humano. Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem: Motivação M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Redes Neurais Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem: Aprenda sozinha; Interagir com ambientes desconhecidos; Possa ser chamada de

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de solução

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando:

O conteúdo dos textos presentes na avaliação dependerá de qual módulo você estará realizando: O Básico O exame de leitura IELTS tem 40 perguntas a serem respondidas. Todas as questões são igualmente importantes em termos de pontos que você recebe ao acertá-las. Você recebe um ponto para cada resposta

Leia mais

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia.

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia. Introdução à Modelagem Matemática em Biologia Os sistemas biológicos são caracterizados por mudança e adaptação. Mesmo quando eles parecem ser constantes e estáveis, isso é o pelo resultado de um balanceamento

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da istemas de Apoio à Decisão Clínica, 09-1 1 Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da semântica. Importante: distinguir entre os fatos e sua representação

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Professor: Jerônimo Pellegrini (jeronimo.pellegrini@ufabc.edu.br) Horário α: 2a (8 10), 4a (10 12) Sala: S 501 (bloco B) URL deste curso: http://aleph0.info/cursos/ia 2008 t2/ Formato

Leia mais

Tomada de Decisão Estratégica

Tomada de Decisão Estratégica EXERCÍCIO N N Tópico Tópico 1 2 Sistemas Tomada de de Informação Decisão Estratégica nos negócios DCC133 Introdução a Sistemas de Informação TÓPICO 2 Tomada de Decisão Estratégica Prof. Tarcísio de Souza

Leia mais

Quais os limites da IA? Por quê? Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Inteligência no homem e na máquina

Quais os limites da IA? Por quê? Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Inteligência no homem e na máquina Fronteiras da IA Aspectos Filosóficos da IA Luis Otavio Alvares Filipo Perotto Quais os limites da IA? O que um computador poderá fazer? O que um computador não poderá fazer? Por quê? Fronteiras da IA

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Agentes Inteligentes Aula 3 Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação Bacharel em Sistema de Informação

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Matemática Discreta para Ciência da Computação - P. Blauth Menezes

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

CONTEÚDO LÓGICA NEBULOSA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Lógica Procura modelar o raciocínio. Lógica. Marley Maria B.R. Vellasco

CONTEÚDO LÓGICA NEBULOSA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Lógica Procura modelar o raciocínio. Lógica. Marley Maria B.R. Vellasco LÓGICA NEBULOSA Marley Maria B.R. Vellasco ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada PUC-Rio CONTEÚDO Introdução Introdução, Objetivo e Histórico Conceitos Básicos Definição, Características

Leia mais

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um INTELIGÊNCIAS A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um biólogo, pode ser a capacidade de se adaptar;

Leia mais

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Áreas de competências Linguagens e textos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Números e Operações O aluno deve ficar capaz de: Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Identificar

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Sintaxe e semântica Aula 4 Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br Sintaxe A sintaxe de uma linguagem de programação é a forma

Leia mais

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes Sistemas Inteligentes Aula 21/10 Agentes Lógicos Agente Baseado em Conhecimento Agentes Baseados em Conhecimento ou Agentes Lógicos. Podem lidar mais facilmente com ambientes parcialmente observáveis.

Leia mais