Produção de Uvas e Vinhos
|
|
|
- Vítor Alencastre Duarte
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Curso de Qualificação Profissional Produção de Uvas e Vinhos Professor: Fernando Domingo Zinger [email protected]
2 Variedades de Uvas
3 Brasil: principais regiões produtoras de uva
4 Santa Catarina
5 Uvas Finas, de Mesa e Comuns Estes grupos apresentam características diferenciadas quanto à produção, resistência a pragas e doenças e produtos que originam. As uvas finas são utilizadas para elaboração de vinhos finos (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, etc.)
6 Uvas Finas, de Mesa e Comuns Uvas de mesa (Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Red Globe, etc.) e, de modo geral, apresentam baixa resistência às principais doenças da cultura. Os produtos elaborados a partir dessas cultivares (fina e de mesa) são mais valorizados, porém apresentam um custo de produção mais elevado em relação às cultivares de uvas rústicas.
7 Uvas Finas, de Mesa e Comuns As uvas comuns podem ser utilizadas para elaboração de sucos, vinho de mesa e para o consumo in natura. Apresentam um menor custo de produção, porém, normalmente, são comercializadas por um valor menor do que as uvas finas. O vinho de mesa, no Brasil, corresponde a cerca de 80% do vinho produzido e consumido.
8 Uvas Comuns ou Suco Variedade Bordô: A variedade Bordô é originária de Ohio, E.U.A. É uma Vitis labrusca rústica, altamente resistente a antracnose, tolerante ao míldio e resistente às podridões, sua produtividade é de 15 a 20 toneladas/ha com teor de açúcar de 14 a 15 Brix. Produz mosto tintório para cortes, (boa cor e alta acidez) e vem tendo um grande incremento na área cultivada, pois é muito procurada pela indústria de sucos e vinhos de mesa.
9 Variedade Bordô: Uvas Comuns ou Suco
10 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Carmen: A BRS Carmem foi obtida através de cruzamento entre as uvas Muscat Belly A e BRS Rúbea. Esta cultivar tem ciclo tardio, cuja brotação na Serra Gaúcha ocorre em meados de setembro, sendo a sua colheita cerca de dez dias após a cultivar Isabel, no começo de março. Já no Norte do Estado do Paraná, sua colheita ocorre no início de fevereiro. Destaca-se pelo sabor típico de Vitis labrusca, produzindo suco e vinho de cor violácea intensa, com características de aroma e sabor lembrando framboesa, similar ao obtido com a cultivar Bordô.
11 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Carmen :
12 Uvas Comuns ou Suco Variedade Concord Clone 30: A cultivar Concord Clone 30 foi lançada pela Embrapa Uva e Vinho em 2000 como alternativa para a ampliação do período de produção e processamento de uvas para suco na região Sul do Brasil. É um clone precoce da cultivar Concord, cujas características gerais de comportamento, produção e qualidade da uva são as mesmas da cultivar original, porém a maturação é antecipada em cerca de duas semanas.
13 Uvas Comuns ou Suco Variedade Concord Clone 30:
14 Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Normal: A variedade Isabel, ou Isabella, é originária da Carolina do Sul, E.U.A. É uma Vitis labrusca altamente resistente a antracnose e às podridões, sendo tolerante ao míldio. Sua produtividade é de 20 a 25 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 16 brix. É a uva mais cultivada no país, dela se elaborando todo o tipo de produto enológico, incluindo sucos. Serve também como uva de mesa. É altamente produtiva e tem boa resistência às moléstias fúngicas, sendo a cultivar mais bem adaptada à Serra Gaúcha.
15 Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Normal:
16 Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce: Trata-se de um clone da Isabel selecionado pela Embrapa Uva e Vinho, lançado como nova cultivar em Esta cultivar de uva tinta é recomendada como alternativa para a elaboração de vinho de mesa, suco de uva e também como opção para o consumo in natura. Apresenta as características gerais da Isabel, porém, tem maturação mais precoce, sendo a colheita antecipada em cerca de 35 dias.
17 Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce: Diferentemente da cultivar Isabel, na qual é comum a presença de bagas verdes entremeadas no cacho maduro, a Isabel Precoce apresenta maturação uniforme. A área cultivada com Isabel Precoce vem crescendo tanto no Rio Grande do Sul com em novos pólos de produção de vinhos de mesa e de sucos das regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É uma cultivar com ampla capacidade de adaptação e apresenta resultados visivelmente melhores quando enxertada.
18 Uvas Comuns ou Suco Variedade Isabel Precoce :
19 Variedade Vênus: Uvas Comuns ou Suco É uma variedade de uva apirênica, embora apresente um traço de semente de tamanho grande. Foi obtida por J. N. Moore e E. Brown na Universidade de Arkansas, EUA, em 1964, sendo lançada em No Brasil, foi introduzida pela Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, no ano de As plantas são vigorosas e produtivas, os cachos são de tamanho médio, soltos ou medianamente compactos, as bagas apresentam a epiderme preta, polpa mucilaginosa e sabor aframboesado. Essa cultivar apresenta um ciclo precoce, o que facilita a realização de dois ciclos anuais em regiões com clima propício.
20 Variedade Vênus: Uvas Comuns ou Suco
21 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Violeta: A BRS Violeta foi obtida a partir de cruzamento BRS Rúbea x IAC Destaca-se pelo sabor, a intensa coloração e o teor de açúcar do mosto, o que a torna apta para a produção de sucos e vinhos comuns. Sua adaptabilidade nas regiões tropicais e temperadas também foi confirmada, pois apresentou bom desempenho agronômico e alta qualidade da uva.
22 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Violeta :
23 Uvas Comuns ou Suco Variedade Niágara Branca: Também chamada de Francesa Branca. É originada de Nova Iorque, E.U.A. É predominantemente Vitis Labrusca, resistente a antracnose e ao míldio, sendo altamente resistente a podridões. Sua produtividade é de 20 a 30 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 17 Brix. Produz mosto aromático. Também serve como uva de mesa, pois tem bagas grandes de sabor aframboezado e doce, do tipo americano. É muito cultivada na Serra gaúcha e no Vale do Rio do Peixe (SC).
24 Uvas Comuns ou Suco Variedade Niágara Branca:
25 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Lorena: A BRS Lorena, desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho é uma cultivar de médio vigor e alta fertilidade. Normalmente apresenta dois cachos por broto, tem hábito de crescimento ereto e brotação relativamente precoce. Apresenta boa resistência em relação às doenças fúngicas. Foi obtida a partir do cruzamento entre Malvasia Bianca e Seyval, realizado em Pode ser utilizada na elaboração de vinhos ou espumantes moscatéis.
26 Uvas Comuns ou Suco Variedade BRS Lorena:
27 Uvas Para Mesa Variedade Niágara Rosada: Também chamada de Francesa Rosa. É uma mutação da Niágara Branca originária de São Paulo. É resistente a antracnose, ao míldio e às podridões. Sua produtividade é de 25 a 30 toneladas/ha, com teor de açúcar de 15 a 17 brix. Produz uva rosada, de bagas grandes, sabor aframboezado e doce. É o padrão nacional de uva de mesa comum. Eventualmente vinificada em branco, produz vinho similar ao da Niágara branca, entretanto, pelas dificuldades de clarificação de seu mosto, é preferível que seja destinada ao consumo in natura
28 Uvas Para Mesa Variedade Niágara Rosada:
29 Uvas Para Mesa Variedade Benitaka: Originada de mutação somática na variedade Itália, foi descoberta numa fazenda, no município de Floraí, Norte do Paraná, lançada em 1991, passou a ser cultivada no Submédio São Francisco, em 1994, aproximadamente. Destaca-se pelo intenso desenvolvimento da coloração rosada escura, mesmo quando ainda imatura, em qualquer época do ano. Os cachos são grandes, com peso médio de aproximadamente 400g e bagas grandes. A polpa é crocante, com sabor neutro. Apresenta boa conservação póscolheita. Seu cultivo exige cobertura plástica.
30 Variedade Benitaka: Uvas Para Mesa
31 Uvas Para Mesa Variedade Black Magic: Uva de mesa que apresenta Bagas ovais de tamanho médio, película escura e sabor neutro. Tem como características principais maturação precoce e ciclo vegetativo rápido. Seu cultivo exige cobertura plástica.
32 Variedade Black Magic: Uvas Para Mesa
33 Uvas Para Mesa Variedade Itália: Originária da Itália, criada por Luigi Piróvano. É moderadamente sensível a antracnose e ao oídio e sensível ao míldio e as podridões. Sua produtividade é alta, podendo atingir até 40 toneladas/ha com teor de açucares de 16 a 18 Brix. Produz uva branca, de polpa crocante, padrão de uva de mesa tipo europeu no mundo. Apresenta sabor levemente moscatel. Bagas e cachos de bom tamanho. É a principal uva de mesa cultivada no país. Seu cultivo exige cobertura plástica.
34 Variedade Itália: Uvas Para Mesa
35 Uvas Para Mesa Variedade Moscato EMBRAPA: Variedade Híbrida obtida no CNPUV EMBRAPA a partir do cruzamento de Couderc 13 com July Muscat, de película branca e sabor levemente moscatel. Altamente produtiva (até 35 toneladas/ha), é moderadamente resistente ao míldio e a antracnose, sendo completamente resistente ao oídio e as podridões. A uva atinge maturação completa com teor de açúcar entre 19 e 21 Brix. O vinho obtido é branco, fino, para consumo breve, aromático. Pode ser usado para corte com vinhos fracos de aroma ou de baixo teor alcoólico.
36 Uvas Para Mesa Variedade Moscato EMBRAPA:
37 Uvas Para Mesa Variedade Red Globe: Originária de Davis, da Universidade da Califórnia. É uma cultivar de grande vigor vegetativo. O cacho é grande, cilíndrico-cônico e naturalmente solto. A baga é grande, esférica, de rosada a vermelha, polpa firme e sabor neutro. Não necessita de raleio, o que a torna interessante pela redução de custos de produção. Seu cultivo exige cobertura plástica.
38 Variedade Red Globe: Uvas Para Mesa
39 Uvas Para Mesa Variedade Rubi: Rubi é uma mutação somática da variedade Itália, que surgiu no estado do Paraná, diferindo da original pela cor rosada da película. Seu cultivo exige cobertura plástica.
40 Variedade Rubi: Uvas Para Mesa
41 Uvas Para Mesa Variedade Tardia de Caxias: A cultivar Tardia de Caxias é muito semelhante à Dona Zilá, porém apresenta cachos e bagas um pouco maiores, sendo as bagas da Tardia de Caxias de coloração rosada menos intensa e mais sensíveis ao rachamento, em épocas de chuva, durante a maturação. A colheita em áreas de altitude é feita em março. Em condições ambientais mais quentes amadurece em fevereiro e, geralmente, a intensidade da cor da uva é menor
42 Uvas Para Mesa Variedade Tardia de Caxias :
43 Uvas Para Mesa Variedade Dedo de Moça : Originária da Califórnia (EUA), é produzida no país em Petrolina (PE), pela Fazenda Labrunier, do Grupo JD, que a distribui para redes de supermercados, como Walmart e Carrefour, e para fornecedores da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), além de exportá-la para a Inglaterra.
44 Uvas Híbridas Para Mesa Variedade Dedo de Moça :
Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa
Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa Moscato Embrapa A cultivar Moscato Embrapa foi lançada em 1997 a partir do cruzamento entre Couderc 13 e July Muscat. Caracteriza-se
Viníferas em Regiões Tropicais
Viníferas em Regiões Tropicais Tintas Brancas Syrah Alicante Bouschet Tempranillo Petit Verdot Touriga Nacional Barbera Chenin Blanc Moscato Canelli Verdelho French Colombard Itália Uvas de mesa Uvas de
PRINCIPAIS VARIEDADES DE UVAS DE MESA E PORTA-ENXERTOS
PRINCIPAIS VARIEDADES DE UVAS DE MESA E PORTA-ENXERTOS Patrícia Coelho de Souza Leão INTRODUÇÃO As uvas finas de mesa englobam variedades da espécie Vitis vinifera L. de origem européia, que são sensíveis
Melhoramento da Videira no Brasil. Bento Gonçalves, 4 de abril de
a MELHORAMENTO GENÉTICO E CULTIVARES aa Melhoramento da Videira no Brasil Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves, 4 de abril de 2011 1 - Histórico Primeiras ações do melhoramento genético da videira no Brasil
PRINCIPAIS VARIEDADES DE UVAS DE MESA E PORTA-ENXERTOS
PRINCIPAIS VARIEDADES DE UVAS DE MESA E PORTA-ENXERTOS Patrícia Coelho de Souza Leão INTRODUÇÃO As uvas finas de mesa englobam variedades da espécie Vitis vinifera L. de origem européia, que são sensíveis
77 mil hectares hemisfério sul desde latitude 30 o até latitude 5 º Regiões Temperadas (repouso hibernal) Regiões Subtropicais (dois ciclos anuais)
77 mil hectares hemisfério sul desde latitude 30 o até latitude 5 º Regiões Temperadas (repouso hibernal) Regiões Subtropicais (dois ciclos anuais) repoda Regiões Tropicais ( 2,5 a 3 ciclos anuais) podas
UVAS FINAS DE MESA. * Bicane x Moscato Hamburgo. * Principal no Brasil. * Sabor moscatel. * Alta produtividade * Exigente em mão-dem
UVAS FINAS DE MESA Itália * Bicane x Moscato Hamburgo * Principal no Brasil * Sabor moscatel * Alta produtividade * Exigente em mão-dem de-obra * Usada p/ espumante moscatel UVAS FINAS DE MESA Rubi * Mutaçã
Comunicado 63 Técnico
Comunicado 63 Técnico ISSN 1516-8093 Dezembro, 2005 Bento Gonçalves, RS BRS VIOLETA Nova Cultivar de Uva para Suco e Vinho de Mesa Umberto Almeida Camargo1 João Dimas Garcia Maia2 Jair Costa Nachtigal3
RECOMENDAÇÕES DE CULTIVARES DE PESSEGUEIRO, VIDEIRA E FIGUEIRA PARA O SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
RECOMENDAÇÕES DE CULTIVARES DE PESSEGUEIRO, VIDEIRA E FIGUEIRA PARA O SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Nilton Nagib Jorge Chalfun 1 Luís Eduardo Corrêa Antunes 2 Rafael Pio 3 1 INTRODUÇÃO O Brasil possui
Título - Arial 44pt - Bold
Variedades resistentes: intersecção entre rusticidade e qualidade a experiência brasileira Título - Arial 44pt - Bold Patricia Ritschel Outras João Informações Dimas G. Maia - Arial 28pt Umberto Almeida
Embrapa Uva e Vinho. novas cultivares brasileiras de uva. Umberto Almeida Camargo João Dimas Garcia Maia Patrícia Ritschel
Embrapa Uva e Vinho novas cultivares brasileiras de uva Umberto Almeida Camargo João Dimas Garcia Maia Patrícia Ritschel Embrapa Uva e Vinho novas cultivares brasileiras de uva Empresa Brasileira de Pesquisa
Porta enxertos e Cultivares CVs da videira: INTRODUÇÃO PORTA-ENXERTOS CVs PARA PROCESSAMENTO CVs PARA MESA CVs PARA VINHOS
FIC Produção da Uva e do Vinho - 2018-1 Porta enxertos e Cultivares CVs da videira: INTRODUÇÃO PORTA-ENXERTOS CVs PARA PROCESSAMENTO CVs PARA MESA CVs PARA VINHOS Professor: Roberto Akitoshi Komatsu [email protected]
Documentos ISSN Novembro, Cultivares Uva para processamento Vinho de mesa
Documentos ISSN 1516-8107 Novembro, 2011 73 Cultivares Uva para processamento Vinho de mesa ISSN 1516-8107 Novembro, 2011 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Uva e Vinho Ministério da
CAPÍTULO III EVOLUÇÃO DA VITICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL: 1995 A 2012
CAPÍTULO III EVOLUÇÃO DA VITICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL: 1995 A 212 Loiva Maria Ribeiro de Mello INTRODUÇÃO O cadastro vitícola vem sendo realizado desde 1995. Embora não tenham sido disponibilizadas
NOVAS CULTIVARES DE VIDEIRA PARA ELABORAÇÃO DE SUCO E PARA MESA
NOVAS CULTIVARES DE VIDEIRA PARA ELABORAÇÃO DE SUCO E PARA MESA João Dimas G. Maia 1; Patricia Ritschef INTRODUCÃO As primeiras variedades de videira foram introduzidas no Brasil pelos portugueses. Eram
VARIEDADES PARA A PRODUÇÃO DE UVAS SEM SEMENTES NO NORDESTE BRASILEIRO. Patrícia Coelho de Souza Leão¹; Emanuel Élder Gomes da Silva²
VARIEDADES PARA A PRODUÇÃO DE UVAS SEM SEMENTES NO NORDESTE BRASILEIRO Patrícia Coelho de Souza Leão¹; Emanuel Élder Gomes da Silva² 1 Eng. Agr, M.Sc., Pesquisadora Embrapa Semi-Árido, BR 428, Km 152,
Módulo 8 Enografia Nacional
Módulo 8 Enografia Nacional Imigração Italiana O marco da vitivinicultura no Brasil. Trazidas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas de videira aportaram no Brasil em 1532, sendo introduzidas na Capitania
LPV 0642 FRUTICULTURA TEMPERADA
Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP LPV 0642 FRUTICULTURA TEMPERADA Profª. Simone Rodrigues da Silva Prof. Marcel Bellato Spósito Prof. João Alexio Scarpare
PRINCIPAIS CULTIVARES DE UVAS FINAS DE MESA
PRINCIPAIS CULTIVARES DE UVAS FINAS DE MESA Patrícia Coelho de Souza Leão INTRODUÇÃO As uvas finas de mesa englobam cultivares da espécie Vitis viniferal., de origem européia, que são sensíveis às doenças
ISBN: Citricultura. do Rio Grande do Sul. Indicações técnicas. Caio F. S. Efrom Paulo V. D. de Souza Organizadores
Citricultura do Rio Grande do Sul ISBN: 978-85-54129-00-2 Indicações técnicas Caio F. S. Efrom Paulo V. D. de Souza Organizadores 4. Características das variedades copa Sergio Francisco Schwarz Elisabeth
2 CULTIVARES DE VIDEIRA PARA PROCESSAMENTO
2 CULTIVARES DE VIDEIRA PARA PROCESSAMENTO Umberto Almeida Camargo João Dimas Garcia Maia Patrícia Silva Ritschel PRODUÇÃO INTEGRADA DE UVA PARA PROCESSAMENTO // VOLUME 3 Existem, no mundo, milhares de
Vinho Tinto Seco Fino SAN MICHELE BARONE VISUAL UVA OLFATIVO ORIGEM DA CEPA TEOR ALCOÓLICO GUSTATIVO CLASSIFICAÇÃO TEMPERATURA DE SERVIÇO HARMONIZAÇÃO
SAN MICHELE BARONE Vinho Tinto Fino Nebbiolo Itália 13,90% Coloração vermelho-rubi pouco intenso com reflexos violáceos Aroma de rosa, violeta, framboesa, cereja, baunilha, noz-moscada, chocolate e tabaco
Produção e Características Físico-Químicas de Uvas sem Sementes Durante o Terceiro Ciclo de Produção
Produção e Características Físico-Químicas de Uvas sem Sementes Durante o Terceiro Ciclo de Produção Yield and Physical-Chemical Characteristics of Seedless Table Grape in the 3 rd Production Cycle José
FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES
REUNI REVISTA UNIJALES / EDIÇÃO 1 / Nº 1 / ANO I / 2006 ISSN 1980-8925 (versão eletrônica) http://www.reuni.pro.br FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES Suze Paula Capobianco 1, Umberto Almeida
Impacto das cultivares brasileiras de uva no mercado interno e potencial no mercado internacional
XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia - Anais 37 Impacto das cultivares brasileiras de uva no mercado interno e potencial no mercado internacional Umberto Almeida Camargo 1 1 Introdução O
Viticultura e Enologia - Atualizando. Umberto Almeida Camargo 1. Introdução
Viticultura e Enologia - Atualizando Conceitos Novas cultivares de videira para vinho, suco e mesa Umberto Almeida Camargo 1 Introdução A viticultura é uma atividade tradicional de regiões de clima temperado.
Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução
Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem Sementes no Vale do São Francisco [1] Emanuel Elder Gomes da Silva [2] Patricia Coelho de Souza Leão [3] Introdução No estudo de novas variedades,
Espécies, cultivares e clones de videira
Espécies, cultivares e clones de videira Umberto Almeida Camargo Vino Vitis Consultoria Ltda [email protected] Tel.: (054) 3451-3512 3512 / (054)9191-7129 Dispersão geográfica do gênerovitis O
http://www.lodiwine.com/ http://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-fatosimpressionantes-que-voce-nao-sabe-sobre-vinho/ O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos 6.500 a.c., pensando-se que
DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes
DO BRASIL CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes O espumante Retrato revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha. As uvas do espumante Retrato provem exclusivamente do vinhedo
ECOFISIOLOGIA DA VIDEIRA. Ecofisiologia x Videira (Índice CCM)
ECOFISIOLOGIA DA VIDEIRA a a Ecofisiologia x Videira (Índice CCM) Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves, RS 1 Clima e Produção! A videira é cultivada nos 5 continentes do planeta terra e em condições heliotérmicas
PODA ANTECIPADA DA VIDEIRA ENG. AGRÔNOMO E TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA: PAULO ADOLFO TESSER
PODA ANTECIPADA DA VIDEIRA ENG. AGRÔNOMO E TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA: PAULO ADOLFO TESSER Horti Serra Gaúcha, maio 2015. ÉPOCAS DE PODA SECA E SUA INFLUÊNCIA NA BROTAÇÃO, PRODUÇÃO E QUALIDADE
Cacho natural da cultivar BRS Núbia. Bonita e saborosa, BRS Núbia tem bom potencial
uva de mesa Cacho natural da cultivar BRS Núbia Bonita e saborosa, BRS Núbia tem bom potencial 20 A Lavoura - Nº 700/2014 U ma uva preta de mesa com sementes a BRS Núbia é a nova cultivar da Empresa Brasileira
Danilo Alves Pereira 1 ; Dayane Silva de Moraes 2 ; Edimara Ribeiro de Souza 2 ; Michele Mirian Calixto de Lira 3 ; Patrícia Coelho de Souza Leão 4
Sistemas de condução e porta-enxertos na videira BRS Magna : produtividade e características dos cachos no segundo ciclo de produção Danilo Alves Pereira ; Dayane Silva de Moraes 2 ; Edimara Ribeiro de
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE VITICULTURA E ENOLOGIA ANAIS 22 A 24 DE SETEMBRO DE 2008 BENTO GONÇALVES, RS
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE VITICULTURA E ENOLOGIA ANAIS 22 A 24 DE SETEMBRO DE 2008 BENTO GONÇALVES, RS Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Uva e Vinho Ministério da Agricultura, Pecuária
Comunicado Nº 54 Técnico
Comunicado Nº 54 Técnico ISSN 1808-6802 Julho, 2004 Bento Gonçalves, RS Isabel Precoce : Alternativa para a Vitivinicultura Brasileira Umberto Almeida Camargo 1 Introdução As uvas americanas e híbridas
INTRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE NOVAS CULTIVARES PARA VINHO NO VALE DO SÃO FRANCISCO
INTRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE NOVAS CULTIVARES PARA VINHO NO VALE DO SÃO FRANCISCO Umberto Almeida Camargo 1, Francisco Macêdo de Amorim 2, Celito Crivellaro Guerra 3 e Márcia Valéria D. O. Lima 4 ABSTRACT
Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos
118 Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes portaenxertos Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos Productive behavior of grapes
Aspectos Gerais da Cultura da Uva Fina de Mesa
IIª Semana Integrada de Cursos CFO/CFOC - Adapar Dia 03/07/2015 - CDT, Iapar Londrina Aspectos Gerais da Cultura da Uva Fina de Mesa Eng Agr Elcio Félix Rampazzo Emater Londrina. [email protected]
FENOLOGIA E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE VIDEIRAS PARA SUCO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DOIS VIZINHOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOSSISTEMAS JOSIANE APARECIDA MARIANI FENOLOGIA E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE VIDEIRAS PARA SUCO EM
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Uva e Vinho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa Uva e Vinho
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento novas cultivares brasileiras de uva Editores Técnicos Patrícia Ritschel Sandra de Souza Sebben Autores Umberto
Variedades de Cana-deaçúcar. o Rio Grande do Sul
113 Variedades de Cana-deaçúcar Recomendadas para o Rio Grande do Sul Sérgio D. dos Anjos e Silva Mário Álvaro Aloísio Veríssimo Adison Härter Cândida R. S. Montero Edelclaiton Daros Geraldo Veríssimo
IRRIGAÇÃO EM VINHEDOS NO OESTE PAULISTA. Marco Antônio F. Conceição Embrapa Uva e Vinho Estação Experimental de Viticultura Tropical
IRRIGAÇÃO EM VINHEDOS NO OESTE PAULISTA Marco Antônio F. Conceição Embrapa Uva e Vinho Estação Experimental de Viticultura Tropical Produção de Uvas no Brasil Produção de Uvas no Brasil 16% 12% 57% 52%
Avaliação de genótipos apirênicos de videira no Semi-Árido brasileiro.
Avaliação de genótipos apirênicos de videira no Semi-Árido brasileiro. Patrícia Coelho de Souza Leão Leilson C. Grangeiro Introdução A videira é uma das principais fruteiras cultivadas em todo o mundo,
Comunicado Nº51 Técnico
Comunicado Nº51 Técnico ISSN 1516-8093 Julho, 2004 Bento Gonçalves, RS Comportamento Meteorológico e sua Influência na Vindima de 2004 na Serra Gaúcha Francisco Mandelli 1 Os elementos meteorológicos exercem
Origem da videira Niágara. João Dimas Garcia Maia
Origem da videira Niágara João Dimas Garcia Maia 15 Capitulo 1 - Origem da videira Niágara Origem e características Segundo Hedrick et ai. (1908), citado por Sousa (1959), a videira Niágara foi obtida
Avanços tecnológicos na produção de uvas de mesa no semiárido brasileiro
Avanços tecnológicos na produção de uvas de mesa no semiárido brasileiro Patrícia Coelho de Souza Leão Pesquisadora Embrapa Semiárido [email protected] 1. Introdução Vitivinicultura em condições
USO DE REGULADORES VEGETAIS PARA MELHORAR E UNIFORMIZAR A COR DE UVAS
USO DE REGULADORES VEGETAIS PARA MELHORAR E UNIFORMIZAR A COR DE UVAS Renata Koyama 1 e Sérgio Ruffo Roberto 1 Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Agrárias - Departamento de Agronomia.
CULTIVARES CULTIVARES DE VIDEIRA Mgt Ripária do Traviú ou Traviú A. 3. Kober 5BB PORTA - ENXERTOS 2. CULTIVARES PARA MESA
CULTIVARES DE VIDEIRA 1. PORTA-ENXERTOS Engº Agrº Maurilo Monteiro Terra Pesquisador Científico VI [email protected] 2. CULTIVARES PARA MESA 3. CULTIVARES SEM SEMENTES 4. CULTIVARES PARA VINHO E SUCO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO IAPAR 81 Cultivar do grupo carioca, de porte ereto, recomendada para cultivo a partir de junho de 1997. Apresenta
CAPÍTULO 1 A VITICULTURA NA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA: CADASTRO VITÍCOLA GEORREFERENCIADO
CAPÍTULO 1 A VITICULTURA NA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA: CADASTRO VITÍCOLA GEORREFERENCIADO Loiva Maria Ribeiro de Mello Carlos Alberto Ely Machado INTRODUÇÃO A vitivinicultura é uma atividade
Variedades e sistemas de produção da viticultura para vinho da região do Vale do Submédio São Francisco
Variedades e sistemas de produção da viticultura para vinho da região do Vale do Submédio São Francisco Giuliano Elias Pereira Pesquisador Enologia Embrapa Uva e Vinho/Semiárido [email protected]
CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE UVA E VINHO EMBRAPA UVA E VINHO
CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE UVA E VINHO EMBRAPA UVA E VINHO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS DAS NOVAS CULTIVARES DE UVAS SEM SEMENTES BRS VITÓRIA E BRS ISIS NO VALE SÃO FRANCISCO - 2017
CULTIVARES DE SOJA (2005/06) Unidades Demonstrativas
CULTIVARES DE SOJA (2005/06) Unidades Demonstrativas Cultivares da Embrapa Soja: Embrapa 48 Grupo de Maturação: Precoce/Semiprecoce; *Semeadura: a partir de 25/10 até 10/12; Substituiu a cv. BR-16; *Alto
Branca. Amarela. Roxa. Branca. Amarela. Roxa
Cebola Introdução A Cora Seeds é uma empresa italiana cujo objectivo principal é o de se dedicar ao melhoramento genético das principais espécies hortícolas. O primeiro programa de melhoramento foi o da
Catálogo de Produtos. Catálogo de Produtos
Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos A Agrocinco Vegetable Seeds há 13 anos atua no mercado brasileiro de sementes de hortaliças de alto rendimento. Contudo, desde 2011, a Agrocinco foi incorporada
É por isso que o convidamos a conhecer nas próximas páginas nossos lançamentos e produtos que há anos fazem parte do nosso catálogo. Seja bem-vindo!
Não é do dia para a noite que uma empresa se torna referência no seu setor, e com a Agrocinco não foi diferente. Após 15 anos de atuação no mercado brasileiro de sementes de hortaliças de alto rendimento,
Comunicado 73 Técnico
Comunicado 73 Técnico ISSN 1808-6802 Janeiro, 2007 Bento Gonçalves, RS BRS Margot Nova cultivar de uva para vinho tinto Umberto Almeida Camargo 1 Celito Crivellaro Guerra 2 Introdução O Rio Grande do Sul
Comunicado 74 Técnico
Comunicado 74 Técnico ISSN 1808-6802 Abril, 2007 Bento Gonçalves, RS BRS Clara: recomendações para o cultivo no Rio Grande do Sul Jair Costa Nachtigal 1 Em 2003, a Embrapa Uva e Vinho disponibilizou as
Produção, Características Agronômicas e Qualidade da Uva BRS Núbia Durante o Quarto e Quinto Ciclos de Produção no Submédio do Vale do São Francisco
279 Caracterização da Qualidade de Frutos de Híbridos das Variedades de Mangueira... Produção, Características Agronômicas e Qualidade da Uva BRS Núbia Durante o Quarto e Quinto Ciclos de Produção no Submédio
ELABORAÇÃO DE VINHOS
ELABORAÇÃO DE VINHOS Raul Luiz Ben Enológo Especialista em Vitivinicultura Embrapa Uva e Vinho - Bento Gonçalves/RS Pelotas, 27 de Fevereiro de 2013 QUALIDADE E COMPOSIÇÃO DA UVA PARA ELABORAÇÃO DE VINHO
A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em
A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em regiões de baixo acúmulo de frio. Objetiva-se neste
Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor.
Espumantes & Vinhos Espumantes Argentina Tamari Brut Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Alta Vista
Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho
Panorama vitivinícola do Brasil Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho A Viticultura no Brasil - Uvas de Mesa - Uvas Finas - Uvas americanas/niágara - Uvas para de Vinho de Mesa - Uvas para
