ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE"

Transcrição

1 ENUNCIADOS TABELIONATO DE NOTAS ANOREG SE ENUNCIADO 1 CLÁUSULAS RESTRITIVAS: Nas escrituras de doação não é necessário justificar a imposição de cláusulas restritivas sobre a legítima. A necessidade de indicação de justa causa contida no art , CCB, limita-se ao testamento, não se estendendo às doações. ENUNCIADO 2 ATA NOTARIAL: Requerida a ata notarial verbalmente ou por escrito e efetivada a constatação pelo tabelião, os emolumentos serão devidos, ainda que haja desistência ou arrependimento do requerente. Não se aplicando o procedimento previsto no artigo 59, CNNR, haja vista ter sido prestado o serviço com a realização da diligência ou até mesmo a confecção do ato, gerando custos. Nas demais hipóteses, não se ultimando o ato notarial ou registral por desistência da parte interessada ou por qualquer fato imputável a qualquer das partes, também assegurar-se-á ao notário ou registrador a percepção integral dos emolumentos inerentes ao ato, sempre que já tiver despendido recursos com deslocamento ou concluído o termo. ENUNCIADO 3 NEGÓCIO JURÍDICO ANULÁVEL: Escritura pública envolvendo ato meramente anulável não é vedada, como, por exemplo, na hipótese do artigo 496, CCB. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes e a confirmação pode ser expressa (artigo 173, CCB) ou tácita (artigo 174, CCB) e retroage à data do ato. Anulabilidade é questão de ordem privada, e não deverá o registrador impedir o registro, pois cabe ao interessado buscar os meios legais para ver declarada a anulação do negócio jurídico e respectiva averbação de cancelamento do registro. É, contudo, dever do tabelião, sob pena de responsabilidade civil e disciplinar, orientar o interessado, expressamente, sobre a causa de anulabilidade presente no negócio jurídico, deixando-o ciente de como evitar a causa de anulabilidade e também sobre as consequências de celebração do negócio com o vício relativo. ENUNCIADO 4 TESTAMENTO VITAL: Nas Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) da Resolução nº de 31/08/2012 do CFM, também conhecidas pela expressão equívoca Testamento Vital (Censec), por ter conteúdo meramente declaratório de nomeação de representante para indicar quais tratamentos aos quais se submeterá após o advento da incapacidade, não se aplicam as solenidades relativas ao testamento. Será de conteúdo obrigatório desta escritura declaratória, contudo, a apresentação de atestado médico que comprove plena capacidade no momento da manifestação, bem como a ressalva segundo a qual o médico poderá deixar de levar em consideração as diretivas que, em sua análise, estiverem em desacordo com os preceitos ditados pelo Código de Ética Médica.

2 ENUNCIADO 5 INVENTÁRIO NEGATIVO: O inventário negativo a que se refere o artigo 164, CNNR, não dispensa da apresentação das CND s do falecido previstas no artigo 151, CNNR, (tributos municipais, tributos estaduais, tributos federais). Também são obrigatórias as provas da inexistência de bens (certidões negativas do registro de imóveis; do DETRAN; da Junta Comercial; do Registro Civil de Pessoas Jurídicas; das instituições financeiras, acusando a inexistência de bens em nome do autor da herança; declaração de imposto de renda; e, ainda, a declaração do inventariante e dos herdeiros de que desconhecem qualquer bem móvel ou imóvel em nome do inventariado, sob pena de responsabilidade civil e criminal em caso de falsidade). ENUNCIADO 6 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Cancelado em razão de A ata notarial para fins de usucapião extrajudicial, prevista no inciso I do artigo 216-A do Código de Processo Civil, deve conter todas as informações e constatações possíveis para comprovar a existência da posse. Nova Redação (a partir de ): Na ata notarial de constatação de usucapião deverá constar: (1) TEMPO DE POSSE do interessado e de seus antecessores; (2) todos e quaisquer DOCUMENTOS que possam comprovar a posse e o decurso de determinado lapso temporal; (3) relação dos documentos apresentados para os fins do inciso II do artigo 216 A (PLANTA DO IMÓVEL assinada por profissional habilitado e pelos confrontantes, com ART; e MEMORIAL DESCRITIVO igualmente assinado por todos); (4) CERTIDÕES NEGATIVAS DOS DISTRIBUIDORES da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente para os fins do inciso III do artigo 216 A; (5) ANUÊNCIA DE eventuais titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes; (6) VALOR VENAL DO IMÓVEL declarado pelas partes e o valor existente no cadastro imobiliário. Nova Redação (a partir de ): Na ata notarial de constatação de usucapião deverá constar: (1) TEMPO DE POSSE do interessado e de seus antecessores; (2) todos e quaisquer DOCUMENTOS que possam comprovar a posse e o decurso de determinado lapso temporal; (3) relação dos documentos apresentados para os fins do inciso II do artigo 216 A (PLANTA DO IMÓVEL assinada por profissional habilitado e pelos confrontantes, com ART; e MEMORIAL DESCRITIVO igualmente assinado por todos); (4) CERTIDÕES NEGATIVAS DOS DISTRIBUIDORES da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente para os fins do inciso III do artigo 216 A; (5) ANUÊNCIA DE eventuais titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes; (6) VALOR VENAL DO IMÓVEL.

3 ENUNCIADO 7 - USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Cancelado em razão de A ata notarial para fins de usucapião extrajudicial tem conteúdo econômico. ENUNCIADO 8 ADITAMENTO ESCRITURA PÚBLICA: O notário poderá retificar erros materiais evidentes sem a necessidade da anuência e assinatura das partes. Em regra, conforme o artigo 18, CNNR, adições e emendas não efetuadas no momento do ato somente mediante ordem judicial. As emendas, entrelinhas, rasuras, caso ocorram no ato, serão ressalvadas em tempo, fazendo-se referência a seu motivo e localização, sendo a ressalva datada e assinada pelo Tabelião ou Escrevente autorizado. Da mesma forma, verificado o defeito material somente após as assinaturas, e havendo espaço a seguir, poderá ser feita a corrigida em tempo, sendo a ressalva datada e assinada pelo Tabelião ou Escrevente autorizado. Escritura pública que já tenha sido lavrada e objeto de traslado só mediante outra escritura pública (denominada de: rerratificação ou aditamento ), que pode ser subscrita apenas pelo tabelião, desde que seja apenas para suprir omissões e corrigir erros evidentes e em nada for alterada a vontade das partes ou a substância do ato, anotando-se à margem da escritura pública corrigida a circunstância. ENUNCIADO 9 SINAL PÚBLICO: Para conferência da legitimidade do preposto que assinou o ato, o reconhecimento de sinal público deve ser precedido de consulta à Central Nacional de Sinal Público - CNSIP da CENSEC. Excepcionalmente, caso a serventia de origem não tenha disponibilizado as assinaturas de seus prepostos autorizados na CNSIP, ou esta esteja inacessível, admitir-se-á o reconhecimento do sinal público com base no arquivo existente na Serventia ou mediante solicitação direta e confirmação por meio de telefone existente em cadastro oficial disponível na rede mundial de computadores. ENUNCIADO 10 NOMEAÇÃO DE INVENTARIANTE: De acordo com Comunicado da Febraban FB 049/2015, a fim de comprovar a condição de representante legal de espólio para ter acesso aos dados bancários do falecido, é possível a lavratura de Escritura Pública Sem Valor Declarado de nomeação de Inventariante para tal fim e para cumprir obrigações de fazer deixadas pelo falecido. Assim como o artigo 982 do CPC e artigo 3º da

4 Resolução 35 do CNJ referem-se inclusive aos bens móveis, de forma que as instituições financeiras devem acatar as escrituras públicas de inventário para fins de levantamento de valores pelos sucessores; de solicitação, pelos inventariantes nomeados em escritura, de extrato de contas correntes de titularidade do de cujus ; e, por fim, para o pagamento do imposto causa mortis, sendo que, com base nessa escritura de nomeação, as instituições financeiras poderão debitar o valor do referido imposto da conta corrente do falecido. ENUNCIADO 11 - EMOLUMENTOS: Nas hipóteses de hipoteca e penhor, os emolumentos serão calculados sobre o débito confessado ou estimado pelos contratantes. ENUNCIADO 12 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Cancelado em razão de A lavratura de ata notarial de constatação de usucapião deve observar a circunscrição territorial do imóvel usucapiendo. O Tabelião de Notas, embora de livre escolha pelas partes, não pode desempenhar função notarial típica fora da circunscrição territorial para a qual recebeu a delegação. ENUNCIADO 13 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Cancelado em razão de O Tabelião de Notas deverá fazer diligência no local e ouvir os confrontantes do imóvel sobre o tempo de posse do solicitante, bem como se sabem se existe qualquer ação judicial ou oposição contra essa posse. ENUNCIADO 14 SUCESSÕES MÚLTIPLAS: Havendo inventários conjuntos numa mesma escritura pública, os cálculos dos tributos e dos emolumentos devem ser realizados e exigidos para cada uma das sucessões formalizadas. Nova Redação (a partir de ) (Cancelado em razão de decisão normativa da CGJ SE publicada em 29/07/2016): Havendo inventários conjuntos numa mesma escritura pública, o cálculo dos emolumentos deve ser realizado e exigido para cada uma das sucessões formalizadas. ENUNCIADO 15 ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O Tabelião de Notas, antes da lavratura de quaisquer atos, deve exigir alvará, termo de curatela, ou termo de acordo de decisão apoiada, para atos

5 relacionados a direitos de natureza patrimonial ou negocial, praticados por pessoa em situação de curatela, ou em nome da pessoa com deficiência, por seus eventuais apoiadores (artigo 85 da Lei nº /15).

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 05/2016. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROVIMENTO Nº 05/2016. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO Nº 05/2016 Dispõe sobre os procedimentos administrativos concernentes ao reconhecimento extrajudicial de usucapião. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas

Leia mais

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. cartoriovolpi

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.  cartoriovolpi ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br cartoriovolpi Ata Notarial Previsão Legal: art.236 C.F. Lei 8935/94 arts. 6 e 7 incisos III. CPC art. 364. Provimentos

Leia mais

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br Ata Notarial Previsão Legal: art.236 C.F. Lei 8935/94 arts. 6 e 7 incisos III. CPC art. 364. Provimento 59 Corregedoria

Leia mais

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. DIFERENÇAS ENTRE OS CARTÓRIOS

Leia mais

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE IMPORTANTE REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE A Ata Notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos presenciados ou verificados

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS 1. A usucapião consiste em uma forma de aquisição originária de propriedade. Da própria análise da etimologia do termo usus capere extrai-se a ideia de

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

LEGALE EDUCACIONAL. Tema: ATA NOTARIAL Prof. Kikunaga

LEGALE EDUCACIONAL. Tema: ATA NOTARIAL Prof. Kikunaga LEGALE EDUCACIONAL Tema: ATA NOTARIAL 21.06.2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br) Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA O que é? É o procedimento através do qual são apurados todos os bens, direitos e dívidas da pessoa falecida, a fim de ser partilhado entre os seus herdeiros legítimos e testamentários;

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA NOVO CPC ART. 1.071 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (LEI N. 6.015/1973, ART. 216-A CIRCULAR N. 26/2016-CGJ-SC)

Leia mais

PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO

PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO PEDIDO DE RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO Em conformidade com o que estabelece o artigo 216-A da Lei n. 6.015/73, incluído pela Lei n. 13.105, de 16/3/2015, sem prejuízo da via jurisdicional,

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE

ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADOS REGISTRO DE IMÓVEIS ANOREG SE ENUNCIADO 1 PACTO ANTENUPCIAL: Quando do registro da escritura pública de pacto antenupcial no Livro 3 Registro Auxiliar, na circunscrição competente (local do

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015; b) Lei

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Estrutura Jurídica da Relação Notarial: Previsão está na Lei 8935, art. 7º, parágrafo único. Forma

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016. Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro.

PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016. Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro. PROVIMENTO CGJ Nº 23/2016 Regulamenta a Usucapião Extrajudicial nos Serviços Notariais e de Registro de Imóveis no Estado do Rio de Janeiro. A Desembargadora MARIA AUGUSTA VAZ MONTEIRO DE FIGUEIREDO, Corregedora-Geral

Leia mais

2

2 A Usucapião surgiu nos primeiros séculos após a fundação da cidade de Roma, com objetivo de minimizar problemas sociais da época provocados pelas incertezas, cada vez mais crescentes, sobre posses e propriedades

Leia mais

Usucapião Extrajudicial. Ponta Grossa - Paraná Fevereiro

Usucapião Extrajudicial. Ponta Grossa - Paraná Fevereiro Usucapião Extrajudicial Ponta Grossa - Paraná Fevereiro - 2017 Usucapião extrajudicial Desjudicialização e Valorização dos Notários e Registradores imobiliários. Vantagens do pedido de usucapião extrajudicial

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Ata Notarial Usucapião registral. Paulo Roberto Gaiger Ferreira

Ata Notarial Usucapião registral. Paulo Roberto Gaiger Ferreira Ata Notarial Usucapião registral Paulo Roberto Gaiger Ferreira Historia - Instrumento notarial Código de Justiniano - Novela 44 (537 d.c) Inaugura a autenticidade notarial Mas se contra isso se fizer alguma

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. cartoriovolpi

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.  cartoriovolpi ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br cartoriovolpi USUCAPIÃO USUS, COSTUME, HÁBITO, USO, MAIS CAPERE, PEGAR, TOMAR. ELEMENTO PRINCIPAL É A POSSE. Caracterizado

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Linguagem. Averbação é o ato administrativo de alteração

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

AO 2º SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL DA COMARCA DE CÁCERES-MT - (CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO)

AO 2º SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL DA COMARCA DE CÁCERES-MT - (CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO) AO 2º SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL DA COMARCA DE CÁCERES-MT - (CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO) Ref.: REQUERIMENTO DE ATA NOTARIAL (USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL) Pelo presente, na qualidade de Procurador (advogado) da

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

Inventário e Partilha Extrajudicial

Inventário e Partilha Extrajudicial Universidade Federal de Pernambuco CCJ - Faculdade de Direito do Recife 3º Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado Direito Notarial e Registral Inventário e Partilha Extrajudicial 2016

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Art. 216-A da Lei Federal 6.015/1973, introduzido pela Lei 13.105/2015 e alterado pela Lei 13.465/2017; Provimento CNJ nº 65 de 14.12.2017) 1. Requerimento dos interessados, com

Leia mais

TABELA V TABELIONATO DE NOTAS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL

TABELA V TABELIONATO DE NOTAS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL NOTA 04 Atos diversos: a) Além dos emolumentos previstos nesta Tabela, serão devidos emolumentos correspondente às diligências e demais atos previstos na Tabela VII desta Lei; b) Não incidem emolumentos

Leia mais

Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado

Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado Usucapião extrajudicial Roteiro para advogado -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de

Leia mais

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular.

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular. PROFESSOR Kikunaga Aula 27.02.2019 Teoria Geral do Direito Notarial e Registral Art. 236 CF - Atividade Notarial (Sui Generis) Objetivo outorgar a fé pública do estado para um particular. OBS: Fé-Pública:

Leia mais

R$ 2,00 R$ 6,00 10,00 2,00 R$ 128,20 169,10 30,00 10,90 R$ 16,90 R$ 166,20 40,00 223,10 R$ 43,20 10,90 13,00

R$ 2,00 R$ 6,00 10,00 2,00 R$ 128,20 169,10 30,00 10,90 R$ 16,90 R$ 166,20 40,00 223,10 R$ 43,20 10,90 13,00 TABELA IV REGISTRO DE IMÓVEIS EMOLUMENTOS DOS ATOS DOS REGISTRADORES DE EMOLUMENTOS TFJ FUNCIVIL TOTAL IMÓVEIS 1. Dos atos relativos a situações jurídicas sem conteúdo financeiro: 1.1 Protocolo de qualquer

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87 Tabela de Emolumentos / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 14.09.2017 MBA 12 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 CONCLUSÕES DA PLENÁRIA DE REGISTRO DE IMÓVEIS TEMA: GERAL 1. Deve-se realizar

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Art. 216-A da Lei Federal nº 6.015/1973, introduzido pela Lei Federal 13.105/2015 e alterado pela Lei Federal 13.465 de 11/07/2017) 1) Requerimento dos interessados, com sua qualificação

Leia mais

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento X Certificação Situar o imóvel rural no globo terrestre,

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL. Arthur Del Guércio Neto

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL. Arthur Del Guércio Neto USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E ATA NOTARIAL Arthur Del Guércio Neto Ata notarial é o instrumento público pelo qual o tabelião, ou preposto autorizado, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente os fatos,

Leia mais

Maurício Pinto Coelho Filho Juiz Auxiliar da Corregedoria Superintendente dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Geras

Maurício Pinto Coelho Filho Juiz Auxiliar da Corregedoria Superintendente dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Geras SIMPÓSIO SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL Nº 11.441, DE 04/01/2007, QUE ALTEROU DISPOSITIVOS DO CPC, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO, PARTILHA, SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO CONSENSUAIS POR VIA ADMINISTRATIVA.

Leia mais

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 35, DE 20 DE JULHO DE 2016. Dispõe sobre os procedimentos administrativos concernentes ao reconhecimento extrajudicial de usucapião, revogando o Provimento CGJ/AL nº 11, de 04 de maio de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br Esta apresentação encontra-se neste site em palestras cartoriovolpi PESQUISA BID E UNICAMP. Apenas 32,66% dos proprietários

Leia mais

ESCRITURA escritura ato notarial tabelião,

ESCRITURA escritura ato notarial tabelião, ESCRITURA A escritura é um ato notarial efetuado pelo tabelião, dando autenticidade à vontade das partes interessadas nos efeitos do ato jurídico do qual participam. A escritura pública confirma a manifestação

Leia mais

Ata Notarial. Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa

Ata Notarial. Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa Ata Notarial Tabeliã Marília Reato Silva de Sousa Conceito Ata notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos jurídicos presenciados ou verificados pessoalmente pelo Tabelião de Notas. Item

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/10/2017. Separação, divórcio e inventário extrajudicial. A Lei nº 11.441/07 estabelece a separação,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos TFJ FUNCIVIL TOTAL 1. Das Autenticações de cópias

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS MENTOS TFJ EMOLU FUN CIVIL TOTAL DEVIDO 1. Das Autenticações de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ

PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ PROVIMENTO nº 037/2008-CGJ Autoriza os serviços de registro imobiliário a procederem à averbação dos contratos referentes aos imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação. O Excelentíssimo

Leia mais

Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG

Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto Doutorando e Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG Palestra apresentada em 29.09.2017 1 LRP: Art. 216-A. Sem prejuízo

Leia mais

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00.

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00. b) Sobre o que exceder de R$ 50,00 até R$.000,00, adicional de 2% 5% c) Sobre o que exceder de R$.00,00 até R$5.000,00. adicional de % 6% 2. Sobre o que exceder de R$ 5.00,00, adicional de 0,5% 6,50% a)

Leia mais

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA II REGISTRO DE IMÓVEIS ATOS DO OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS Emolumentos TFJ FUNCIVIL TOTAL 1. Da prenotação

Leia mais

TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL

TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL TABELA XIII DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS - DOS ATOS DO TABELIONATO DE NOTAS Cód. Lei ATOS EMOLUMENTOS FERC TOTAL 13.1 Escritura completa, compreendendo todos os atos necessários inclusive fornecimento do

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA II REGISTRO DE IMÓVEIS ATOS DO OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS MENTOS TFJ EMOLU FUN CIVIL TOTAL DEVIDO 1. Da prenotação

Leia mais

IV Curso de Introdução à Atividade Notarial

IV Curso de Introdução à Atividade Notarial IV Curso de Introdução à Atividade Notarial Organização: Apoio: Conceito: A ata notarial é um documento público que possui o mesmo valor probatório de uma escritura pública, fazendo prova dos fatos nela

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016

PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016 PROVIMENTO CONJUNTO N.º CGJ/CCI 04 /2016 Republicação corretiva * Acrescenta o Art. 219 A no Título II, Capítulo II, Seção III e o Capítulo XVI Da Usucapião Extrajudicial no Título VII do Código de Normas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

ANEXO III (Anexo X da Instrução Normativa RFB nº 1.467, de 22 de maio de 2014.) Relação de Documentos

ANEXO III (Anexo X da Instrução Normativa RFB nº 1.467, de 22 de maio de 2014.) Relação de Documentos (Anexo III da Instrução Normativa RFB nº, de de de.) ANEXO III (Anexo X da Instrução Normativa RFB nº 1.467, de 22 de maio de 2014.) Relação de Documentos 1. Inscrição 1.1 Primeira inscrição de imóvel

Leia mais

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO

ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO ATA NOTARIAL E ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br Esta apresentação encontra-se neste site em palestras cartoriovolpi PESQUISA BID* E UNICAMP. (* BANCO INTERAMERICANO

Leia mais

INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL.

INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL. Prof. Marcus Kikunaga TURMA 14 01/03/2018 INTRODUÇÃO DIREITO NOTARIAL. O sistema jurídico é um conjunto de normas e princípios que regem as relações sociais, regulado pela Lei de Introdução as Normas do

Leia mais

TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos Taxa de Fiscalização Judiciária

TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos Taxa de Fiscalização Judiciária Anexo da Portaria nº 1.448/CGJ/2010 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO

Leia mais

SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL

SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL MORADIA LEGAL NO ENTORNO DA UFJF SAIBA COMO REGULARIZAR A PROPRIEDADE DE SEU IMÓVEL Professoras coordenadoras: Raquel Bellini de Oliveira Salles e Aline Araújo Passos Alunos extensionistas: Victor Marangon

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS LEI ESTADUAL 5.672, de 17/11/1992 Em Vigor a partir de 01/01/2014 Atualizada pelo Provimento CGJ N *

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS LEI ESTADUAL 5.672, de 17/11/1992 Em Vigor a partir de 01/01/2014 Atualizada pelo Provimento CGJ N * TABELA "B" (Item IV) - ATOS DOS OFICIAIS DE DISTRIBUIÇÃO I - Pela Comunicação de Escrituras (Resolução 11/97 TJPB):... 37,46 II - Pela distribuição de títulos para protesto: 1) Valor até 72,74 0,52 2)

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula, o registro e a

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

SINAL PÚBLICO

SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO CONSULTA DE SINAL PÚBLICO Módulo CNSIP do CENSEC Consulta de sinal Escolher Estado, Cidade e Cartório da consulta Selecionar o cartório

Leia mais

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97 Registro r íõ de Imóveis 1 Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Lei Complementar 156/97 LEI COMPLEMENTAR nº 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Procuração em causa própria e mandato em causa própria: Mandato Procuração É relação contratual bilateral

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 36 / 2016

PROVIMENTO CGJ Nº 36 / 2016 PROVIMENTO CGJ Nº 36 / 2016 Atualiza o Provimento CGJ nº 12/2009, ao disposto na Lei 13.105, de 16/03/2016 (Novo Código de Processo Civil), além de outras providências. A Desembargadora Maria Augusta,

Leia mais

TABELA "F" EXTRAJUDICIAL DOS TABELIÃES

TABELA F EXTRAJUDICIAL DOS TABELIÃES TABELA "F" EXTRAJUDICIAL DOS TABELIÃES Reconhecimento de firma: a) uma 3,80 I b) as que excederem, cada uma 0,95 c) nos papéis destinados à matrícula em curso de ensino do primário ao universitário, cada

Leia mais

Tabela de Emolumentos / 2008

Tabela de Emolumentos / 2008 Tabela de / 2008 Anexo da Portaria nº 340/CGJ/2007 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) ATOS DO

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22-04-2015 DOU 06-05-2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas registradas nos CRAs, por meio do Registro de Comprovação

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM ATO NORMATIVO Nº. 001/2018 - FECOM Dispõe sobre ressarcimento pelo FECOM da gratuidade dos atos praticados pelo Registrador Civil das Pessoas Naturais e institui critérios para sua compensação, bem como

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Conceito: é a pessoa que representa o espólio (massa

Leia mais

NOTAS Eduardo Calais

NOTAS Eduardo Calais Tabelionato de NOTAS Eduardo Calais Tabelião de Notas de Igarapé/MG Presidente do CNB/MG Mestre em Direito Processual Civil pela UFMG e Direito Público pela FUMEC Como chegamos ATÉ AQUI? ATUAÇÃO POLÍTICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 21-09-2017 Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos protocolares: a) Escritura: Previsão art. 215 do C.C + lei 7433/85

Leia mais

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000.

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000. LEI COMPLEMENTAR n º 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar n. 242, de 30 de dezembro de 2002, Lei Complementar n. 279, de 27 de dezembro de 2004, Lei Complementar n. 411, de 25

Leia mais

MINI CÓDIGO CIVIL. 18ª edição Atualização de a n. 14

MINI CÓDIGO CIVIL. 18ª edição Atualização de a n. 14 MINI CÓDIGO CIVIL 18ª edição Atualização de 16.09.2017 a 30.09.2017... n. 14 LEI 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências. Alterações pela Lei 13.484/2017

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins Facebook: Dennis Martins Cel.

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins   Facebook: Dennis Martins Cel. USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS Dennis Martins E-mail: martins.dennis@gmail.com Facebook: Dennis Martins Cel. (48) 9116-3266 O Novo CPC introduziu na Lei de Registros Públicos uma nova

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE

Usucapião Extrajudicial ÍNDICE Usucapião Extrajudicial B ÍNDICE 11...11 Introdução...19 1._ Capítulo I Panorama Atual da Crise Judiciária...23 1.1. Considerações gerais... 24 1.2. Direito de acesso à jurisdição... 37 1.3. Celeridade

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Algumas considerações práticas sobre o processamento do inventário administrativo, de acordo com a Lei 11.441/07 Mateus Augusto Siqueira Covolo * 1. Introdução De acordo com as inovações

Leia mais

PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA

PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA PROVIMENTO Nº 304/CGJ/2015 A DESNECESSIDADE DE APRESENTAR CERTIDÕES DE FEITOS AJUIZADOS NA LAVRATURA DE ESCRITURA PÚBLICA Izabella Maria de Rezende Oliveira 1 A Lei nº 7.433, de 18 de dezembro de 1985

Leia mais

a) relativa a situação jurídica sem conteúdo financeiro b) relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro:

a) relativa a situação jurídica sem conteúdo financeiro b) relativa a situação jurídica com conteúdo financeiro: Anexo da Portaria nº 1.495/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual) TABELA 1 (R$) ATOS DO TABELIÃO

Leia mais

Direito Notarial Imobiliário MBA 13

Direito Notarial Imobiliário MBA 13 Legale Educacional Direito Notarial Imobiliário 16.12.2017 MBA 13 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais