LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II
|
|
|
- Teresa Abreu Angelim
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 COLÉGIO META LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO SÃO PAULO 2012
2 1 LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA II EXPERIÊNCIA 1 OBTENÇÃO DE POLÍMEROS 1. OBJETIVO Este experimento tem como objetivo a obtenção de polímeros e o estudo de suas propriedades físicas. 2. INTRODUÇÃO Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Tratam-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). Os polímeros, em geral, podem ser divididos em duas classes: naturais e sintéticos. Os polímeros naturais são aqueles encontrados na natureza como os polissacarídios e as proteínas. Os polímeros sintéticos são aqueles que foram sintetizados pelo homem, ou seja, esses compostos não existem na natureza. 2.1 Polímeros sintéticos Os polímeros sintéticos são classificados basicamente em dois grupos: polímeros de adição e polímeros de condensação. Na polimerização de adição, as substâncias utilizadas na produção apresentam obrigatoriamente pelo menos uma dupla ligação entre os átomos de carbono. Durante a polimerização, ocorre a ruptura da ligação π e a formação de duas novas ligações simples. Dentre esses tipos de polímeros, pode-se citar: polietileno, polipropileno, poliestireno, policloreto de vinila (PVC), acetato de vinila, dentre outros. Polipropileno Poliestireno
3 2 A polimerização por adição ocorre em três etapas: iniciação, propagação e a terminação. A iniciação se dá quando espécies reativas são geradas no meio a partir do monômero como mostra a figura abaixo. Um iniciador (geralmente peróxido de bezoíla) é utilizado para gerar os radicais de carbono iniciais. Peróxido de benzoíla Radical fenila Processo de iniciação da polimerização por adição. Nesta reação, na presença de luz e calor, o peróxido de benzoíla se decompõe e gera um radical fenila. Esse radical provoca a quebra da dupla ligação do alceno e então a polimerização tem início. A segunda etapa consiste na etapa de propagação da cadeia. Nesta etapa, o núcleo reativo formado na iniciação se adiciona a uma molécula de monômero formando um novo núcleo reativo, de cadeia maior, e assim sucessivamente como mostra a figura abaixo. Esta é a fase de crescimento da macromolécula. Processo de propagação da polimerização por adição.
4 3 A terceira e última etapa corresponde à terminação. Nesta etapa a desativação de uma molécula em crescimento é conseguida de diferentes modos mas sempre acarreta a terminação do crescimento da macromolécula como mostra a figura abaixo. Processo de terminação da polimerização por adição. Os polímeros de condensação são formados geralmente pela reação entre dois monômeros diferentes, com a eliminação de algumas moléculas pequenas, como por exemplo, água. Neste tipo de polímero é necessária a existência de dois grupos funcionais diferentes para que ocorra a reação. Dentre esses tipos de polímeros, pode-se destacar: poliéster, poliamida, silicones, policarbonato, dentre outros. PET (politereftalato de etileno) 2.2 Polímeros termofixos e termoplásticos Os polímeros termofixos são plásticos cuja rigidez não se altera com a temperatura, ou seja, uma vez polimerizados não fundem-se mais. A determinadas temperaturas, polímeros termofixos se decompõe. São solidificados com aplicação do calor e não amolecem mais. Dentre estes compostos, pode-se citar: borracha vulcanizada, resina epóxi, dentre outros. Os polímeros termoplásticos são plásticos cuja rigidez se altera com a temperatura, ou seja, após polimerizados são passíveis de amolecer com o aumento de temperatura. Isso torna possível e fácil a reciclagem destes tipos de materiais bem como sua modelagem para
5 4 determinadas aplicações industriais. Dentre estes compostos, pode-se citar: polietileno, polipropileno, poliestireno, PVC, dentre outros. 2.3 Compósitos Um dos campos importantes de atuação da química na indústria é a criaçção de novos materiais sólidos a partir da combinação de outros dois ou mais de forma a melhorar suas propriedades. A partir disso, surgiram os compósitos: materiais formados pelas mistura de dois ou mais tipos de materiais de estruturas químicas diferentes, ou seja, a mistura, por exemplo, de fibras de polímeros na estrutura da cerâmica. A cerâmica é um material com propriedades importantes para o uso a que se destina, porém é frágil, quebrando-se facilmente. Misturando-se na estrutura da cerâmica fibras poliméricas, ela se torna bem menos quebradiça e coninua sendo muito resistente a altas temperaturas. 3. PARTE EXPERIMENTAL 3.1 Obtenção do polímero uréia-formol 1) Colocar 3 g de uréia em um tubo de ensaio. 2) Acrescentar 6 ml de formol, vagarosamente e sob agitação. Se a uréia não se dissolver completamente, acrescentar mais formol. 3) Forrar o béquer com uma folha de saco plástico deixando as pontas do saco para fora. 4) Transferir a solução do tubo de ensaio para o béquer forrado com o saco plástico. 5) Adicionar, gota a gota, o ácido clorídrico concentrado à solução do béquer, agitando com o bastão de vidro continuamente. Cessar a adição do ácido quando obtiver uma massa viscosa de aspecto leitoso. 6) Retirar o saco plástico contendo a massa preparada do béquer e deixar sobre o vidro de relógio. Não tocar na massa antes de lavá-la. 7) Verificar a dureza do material usando o bastão de vidro. Se estiver endurecido, lavá-lo em água corrente. 8) Observar o material obtido. 3.2 Obtenção do polímero reticulado a partir do PVA (álcool polivinílico) reticulado 1) Preparar uma solução de bórax (tetraborato de sódio) a 2%. 2) Preparar uma solução contendo 70% de cola que contém álcool polivinílico e 30% de água.
6 5 3) Tranferir para um béquer 50mL da solução de cola de PVA e adicionar lentamente sob agitação 10 ml da solução de bórax. 4) Agite com uma bagueta até a formação de uma massa homogênea. 5) Após a obtenção, deixa a mesma dentro do béquer por aproximadmanente 5 minutos. 6) Retire a massa do béquer e deixe sobre a tela de poliéster para secar. 7) Observar o material obtido. 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. 1 Características dos polímeros obtidos em 3.1 e Questionário 1) Cite algumas propriedades do plástico uréia-formol e do PVA reticulado analisando as observações. 2) O polímero formado, uréia-formol e o PVA reticulado, é termoplástico ou termofixo? Justifique. 3) Cite 3 aplicações industriais da resina uréia-formol e da resina de PVA (acetato de polivinila).
7 5. CONCLUSÃO 6
8 7 OBTENÇÃO DO PVA RETICULADO 1. ÁLCOOL POLIVINÍLICO E BÓRAX O poli(álcool vinilico), também conhecido por álcool polivinilico e cuja fórmula estrutural é [-CH 2 CHOH-]n, é um polímero hidrofílico, devido aos grupos hidroxila em sua estrutura, capaz de formar complexos por meio da transferência de cargas com ânions. Ele foi descoberto na Alemanha por. Fritz Klatte ( ) em Possui propriedades únicas tais como alta solubilidade em água e a capacidade de formar géis por condensação. Tais géis constituem uma barreira física ideal para o aprisionamento de enzimas. O álcool vinílico é um composto instável que se rearranja espontaneamente em acetaldeido. Portanto, o álcool polivinilico não pode também ser diretamente preparado. Primeiramente deve-se polimerizar o acetato de vinila em poli(acetato de vinila). O mesmo é então hidrolisado em poli(álcool vinílico). As colas líquidas brancas (cola tenaz ou cola escolar) e as colas amarelas (para madeira) são constituídas basicamente de uma mistura de álcool polivinílico e resina de acetato de polivinila. O Bórax (Na 2 B 4 O 7 10H 2 O), também conhecido como tetraborato de sódio é um composto importante do boro. Sofre hidrólise em meio aquoso, liberando íons borato (Figura 1). É utilizado na produção tecidos e madeiras à prova de fogo, vidro e bactericidas caseiros. FIGURA 1 Reação de hidrólise do tetraborato de sódio. 2. PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO Reticulação é um método físico-químico de transformação de polímeros. Ocorre para manter duas ou mais cadeias poliméricas unidas por meio da criação de uma ponte de átomos entre elas, ligados por ligação covalente. Ela evita deformação permanente e confere características distintas ao material como mostra a Figura 2.
9 8 FIGURA 2 Estrutura do material em suas várias formas. A reticulação é um método de produção dos hidrogéis, que são polímeros com elevada capacidade de absorção de água. Quando um hidrogel é submerso em água, as moléculas de água juntam-se à matriz do polímero, causando seu enchimento. Representam um estado intermediário entre o estado sólido e o líquido, entretanto, são considerados sólidos elásticos. Para a obtenção de hidrogéis de PVA um íon muito interessante é o íon borato. Acredita-se que o mecanismo da reação de complexação do íon borato com o PVA seja a complexação didiol, formada por duas unidades de diol e um íon borato. Por protólise os 10 ânions boratos são convertidos em B(OH) - 4, que podem então reagir com o PVA, formando um gel termoreversível. O mecanismo de complexação do sistema PVA/borato pode ser dividido em duas reações, como é descrito na figura 3. Sol-gel é um processo para produzir sensores para aplicações analíticas. Consiste numa rota de síntese de materiais onde num determinado momento ocorre uma transição de um sistema líquido sol para um líquido gel. Sol é um termo usado para definir uma dispersão coloidal estável num fluído e gel é um sistema formado pela estrutura rígida de partículas coloidais ou de cadeias poliméricas. A gelatinização pode também ocorrer pela interação entre longas cadeias poliméricas.
10 9 FIGURA 3 Complexação do sistema borato/pva. 3. APLICAÇÕES Muitas idéias surgem utilizando processos de polimerização para a criação de novos produtos com maior tecnologia, sobretudo buscando produtos que poluem menos e que possam ser reaproveitados, este que é o ideal do século. No Brasil já existe o projeto de produção de plástico biodegradável com a utilização da cana de açúcar. Esse desenvolvimento teve início em 1992, com os estudos de fermentação realizados pelo IPT2 objetivando a produção de um polímero biodegradável, o polihidroxibutirato (PHB) e o seu co-polímero polihidroxibutirato/valerato (PHB-HV).O plástico biodegradável em questão é composto basicamente por carbono, oxigênio e hidrogênio. Inúmeros são os produtos obtidos a partir do álcool polivinílico como podemos citar: fibras, mantas, membranas, filmes, fabricação de adesivos, revestimento de papéis, estabilizantes para polimerizações, lentes de contato e componentes artificiais do organismo. Sobretudo, destacam-se entre as diversas aplicações do PVA no estado reticulado a fabricação de hidrogéis, e por meio destes, a construção de sistemas de liberação de fármacos e biossensores. Esses sistemas liberam os fármacos em um ambiente específico do organismo por determinado período de tempo. Aprimoram a segurança, a eficácia e a confiabilidade da terapia com fármacos, pois a grande maioria dos fármacos é liberada logo após a administração, causando rápida elevação do mesmo no organismo, para que depois decline
11 10 também rapidamente. O sistema é baseado em hidrogéis, que por sua natureza macia, minimiza irritações mecânicas, evitando dores e infecções. Os biossensores para determinação de colesterol são ótimas alternativas comparandose com os meios tradicionais. Possuem alta estabilidade operacional, resposta rápida e baixo custo. É sintetizado pelo método sol-gel. O método tradicional é baseado em espectrofotometria na região dos UV/Vis, que envolve procedimentos complicados e grande quantidade de enzima. Por estes e tantos outros exemplos, é de grande importância o estudo e a compreensão do funcionamento das estruturas de polímeros, que podem e devem avançar muito mais, e proporcionar novas alternativas de biotecnologias para o futuro.
APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE
Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas
Introdução aos Materiais Poliméricos
Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?
poli mero macromolécula monômero
A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,
LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)
1 LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. Outra possibilidade para o seqüestro do CO atmosférico é
ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.
ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura
Introdução aos Materiais Poliméricos
Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?
Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais
Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas
Introdução aos Materiais Poliméricos
Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?
POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio
POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos
Polímeros. saturada (ex.: CH 4 ). Se fizer ligações duplas ou
Introdução Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Eles podem ser naturais, quando originados de plantas e animais (madeira, borracha,
Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades.
Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 12 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Conteúdos e Metas Os plásticos e os materiais poliméricos Caracterizar os polímeros
Materiais Poliméricos
Materiais Poliméricos -Introdução O termo "plástico" é geralmente empregado para designar os materiais orgânicos que podem ser moldados por deformação plástica, adquirindo e conservando uma forma planejada,
POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?
POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,
APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:
APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais
7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III. Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta
7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III Professora Paula Melo Silva Data: 15/05/2012 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta 1. O ácido poliglicólico
Plasticos e Vidros para Construção
Materiais de Construção Plasticos e Vidros para Construção Autor: Eng.º José James Nicol s Maputo, Outubro de 2010 PLASTICOS Conteudo: 1. Introdução ao estudo do plástico: Definição; Fabricação; Classificação;
Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido
Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo
QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois
QUÍMICA Química Orgânica Parte 5 Prof. Giselle Blois EXERCÍCIOS 1. Indique qual das afirmativas abaixo está correta e explique: a) Todos os polímeros são plásticos. b) Todas as macromoléculas são polímeros.
Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education
Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos
POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri
POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros). Polimerização 1864
O QUE SÃO PLÁSTICOS?
POLIMEROS 1/64 O QUE SÃO PLÁSTICOS? Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego
Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization
Polimerização em Cadeia via Radical Livre Free Radical Polymerization Polimerização por Adição em cadeia Um centro ativo é formado e o polímero cresce até atingir uma massa molar alta (os intermediários
QUESTÃO 34 Podemos considerar que Dalton foi o primeiro cientista a formalizar, do ponto de vista quantitativo, a existência dos átomos Com base na ev
QUÍMICA QUESTÃO 31 Polímeros são macromoléculas orgânicas construídas a partir de muitas unidades pequenas que se repetem, chamadas monômeros Assinale a alternativa que apresenta somente polímeros naturais
MATERIAIS POLIMÉRICOS MATERIAIS POLIMÉRICOS
MATERIAIS POLIMÉRICOS Prof. Dr: Anael Krelling 1 2 3 4 Hidrocarbonetos submetidos a condições de temperatura e pressão apropriadas. Macromoléculas Ligação Covalente C carbono H hidrogênio O oxigênio N
MATERIAIS POLIMÉRICOS
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?
Química 12.º Ano Unidade 3 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo
Química 12.º Ano Unidade 3 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 87 Sumário: Polímeros: conceitos fundamentais, classificação, reciclagem e reacções de polimerização.
Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.
Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade [email protected] 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade
Física dos Materiais FMT0502 ( )
Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: [email protected] Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/
POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros
CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS
CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas
Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco.
01 Inorgânico Primeiro Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Orgânico Segundo Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. Resposta: D
MATERIAIS POLIMÉRICOS. Profª:Débora Delatore
MATERIAIS POLIMÉRICOS Profª:Débora Delatore 1 MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS: Compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. São compostos orgânicos baseados no carbono, no hidrogênio e em outros
alexquimica.blog Prof: Alex
alexquimica.blog Prof: Conceito!2 Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes demoninadas monômeros. Monômero Repetição n vezes Reação de
Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO
Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Estrutura da disciplina Aulas Expositivas Listas de Exercícios Provas teóricas Apoio didático por meio do STOA Avaliação Provas teóricas (26/4
Estabilização e Degradação de Polímeros. Estabilização e Degradação de Polímeros. Prof. Marco-Aurelio De Paoli
Estabilização e Degradação de Polímeros Prof. Marco-Aurelio De Paoli Instituto de Química Universidade Estadual de ampinas Estrutura do urso Introdução Iniciação do processo de degradação Acompanhamento
Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade
Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade [email protected] INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade
1. 1. Polímeros de adição: Para que ocorra polímero de adição é necessário que o monômero possua ligação PI.
Bioquímica. Polímeros Alguns tipos de moléculas pequenas, camadas monômeros, podem ligar-se umas com as outras, dando origem a macromoléculas, denominadas polímeros (do grego poli = muitos; meros = partes)
QUÍMICA. Química Orgânica. Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização. Prof. Giselle Blois
QUÍMICA Química Orgânica Tipos de Reações Orgânicas: Prof. Giselle Blois REAÇÕES DE OXIDAÇÃO São reações nas quais ocorre adição de oxigênio na molécula orgânica ou há liberação de hidrogênio na mesma.
DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos
Classificação dos Materiais Poliméricos
Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero
REVISÃO UNIOESTE QUIMICA PROF. SANTANA
REVISÃO UNIOESTE QUIMICA PROF. SANTANA 01-Abaixo são mostradas as estruturas dos compostos orgânicos X e Y. O composto X é o responsável pelo sabor azedo do vinagre e o composto Y é utilizado como material
Processos de Polimerização. Prof. Iara T. Q. P.dos Santos
Processos de Polimerização Prof. Iara T. Q. P.dos Santos 1 Processos de preparação de polímeros: Poliadição e policondensação Poliadições: reações em cadeia apresentando 3 componentes reacionais: iniciação,
Estrutura e Propriedades dos Polímeros
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Estrutura e Propriedades dos Polímeros PMT 3110 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia
Polimerização e Reações Orgânicas
Polimerização e Reações Orgânicas Material de Apoio para Monitoria 1. (FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre
Polímeros: fabricação.
Polímeros: fabricação http://en.wikipedia.org/wiki/file:single_polymer_chains_afm.jpg Polímeros naturais e sintéticos Naturais Celulose, amido, borracha natural, quitosana Sintéticos Fabricados com matérias-primas
METAIS E LIGAS METÁLICAS
DEPARTAMENTO DE C. Físico-Químicas DISCIPLINA: Química COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS 12º ano... Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização (blocos) METAIS E LIGAS METÁLICAS METAIS E LIGAS METÁLICAS
CAP 12 MATERIAIS POLIMÉRICOS E COMPÓSITOS
CAP 12 MATERIAIS POLIMÉRICOS E COMPÓSITOS Smith cap 7+ 13 12. 1 POLÍMEROS MATERIAIS POLIMÉRICOS: Elastómeros (borrachas): grandes deformações elásticas Plásticos: Termoplásticos: Necessitam de calor para
O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.
Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno
Métodos de Polimerização. Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano
Métodos de Polimerização Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano Métodos de polimerização Massa Solução Suspensão Emulsão Interfacial Polimerização em Massa O
SUMÁRIO. 2 P á g i n a
SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE O POLÍMERO... 04 1.1 Definição de polímeros... 04 1.2 Cadeia produtiva de polímeros... 04 2. POLIPROPILENO... 06 2.1 Comercialização do polipropileno...
POLÍMEROS. Conceitos Gerais
POLÍMEROS Conceitos Gerais Ana Barros Timmons Departamento de Química Universidade de Aveiro Aveiro, 11 de Abril de 2006 Definições Gerais Classificação de Polímeros Síntese de Polímeros Impacto Ambiental
UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos
UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos 1. Calcule o grau de polimerização do PA-6,6 (poli(hexametileno-adipamida) ou nylon- 6,6) que apresenta massa molar de 1,2x10 4 g/mol. Na síntese
ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS
Moléculas Orgânicas constituintes dos seres vivos (Biomoléculas Orgânicas) Gorduras ou Lipídeos (Triglicerídeos) Derivadas de ácidos graxos e podem se classificar em: Gorduras Saturadas Gorduras insaturadas
Polimerização por adição de radicais livres
Polimerização por adição de radicais livres Ciência de Polímeros I 1º semestre 2007/2008 18/10/2007 Maria da Conceição Paiva 1 Cinética da Polimerização radicalar A polimerização por adição é uma reacção
Ensaio Tração Polímero
Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística Ensaio Tração Polímero SMM0342- Introdução aos Ensaios Mecânicos dos
QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO PROF. JACKSON ALVES.
QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO E POLÍMEROS REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO PROF. JACKSON ALVES PROF. JACKSON ALVES REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO São as reações em que
3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas
3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3.1 Considerações Gerais Uma das grandes desvantagens de muitos materiais compósitos é o baixo desempenho em condições de elevada
GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução
GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução TIPOS DE MATERIAIS Quais são os materiais disponíveis para o engenheiro? Classificação dos materiais. i O sistema de classificação mais comum considera
Química de Polímeros. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Síntese de Polímeros
Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin [email protected] Síntese de Polímeros Polimerização Conjunto de reações nos quais moléculas simples reagem entre si formando uma macromolécula de
Quí. Quí. Monitor: Sarah Schollmeier
Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Sarah Schollmeier Polímeros 17 out RESUMO Os polímeros (do grego: poli = muitos + meros = partes) são formados a partir de unidades denominadas monômeros que se
Associação Brasileira de Química XIII Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 18/08/10. Experiência
2 a Fase 1 o Ano 18/08/10 Material e Reagentes: Experiência Açúcar (sacarose) Bicarbonato de sódio Álcool etílico Recipiente com graduação (proveta ou seringa) Almofariz com pistilo Fósforo ou isqueiro
Unidade 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos
Unidade 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos PMT 3100 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais 1º semestre de 2017 VARIABILIDADE DE PROPRIEDADES Rígidos, tenazes, flexíveis,
MATERIAIS POLIMÉRICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES MATERIAIS POLIMÉRICOS Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Definições
Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p
1. (Ufg 2013) A fórmula de um alcano é CH n 2n+ 2, onde n é um inteiro positivo. Neste caso, a massa molecular do alcano, em função de n, é, aproximadamente: a) 12n b) 14n c) 12n + 2 d) 14n + 2 e) 14n
Introdução à ciência dos polímeros
Introdução à ciência dos polímeros Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Definição de monômero, oligômero
Cinética da Polimerização radicalar
Cinética da Polimerização radicalar A polimerização por adição é uma reacção em cadeia que consiste numa sequência de 3 passos: iniciação, propagação e terminação Iniciação: Considera-se que envolve duas
Química de Polímeros Prof. Iara T. Q. P.dos Santos
Química de Polímeros 2017-2 Prof. Iara T. Q. P.dos Santos 1 Química de polímeros Histórico; Conceito de polímeros; Terminologia de polímeros; Matérias primas; Estrutura molecular; Propriedades: Características
Associação Brasileira de Química XIV Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 31/08/11. Experiência
Associação Brasileira de Química XIV Maratona Cearense de Química 2011 2 a Fase 1 o Ano 31/08/11 Experiência Material e Reagentes: 1. Dois béqueres de 250 ml. 2. Espátula. 3. Água destilada. 4. Borato
Propriedades Térmicas de Polímeros
Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin [email protected] Propriedades Térmicas de Polímeros Mobilidade das Cadeias Poliméricas Características físicas do produto Plástico duro e frágil
Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais
AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Química / Metas Curriculares ENSINO SECUNDÁRIO 12º ANO-QUÍMICA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO
POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero)
POLÍMEROS 1. Monômeros e polímeros 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) 3. Polímeros de Condensação 3.1 Silicones 4. Polímeros de Rearranjo 1.
Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas
Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas 1. naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades
Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros
Disciplina: Química Prof.: Arthur Kael Turma: T / R 11/07/2017 Aula teórica sobre: Biopolímeros Biopolímeros Polímeros Definição: Polímeros são macromoléculas formadas por repetições de unidades moleculares
INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS. Prof.Ms. Fernanda Palladino
INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS Prof.Ms. Fernanda Palladino INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS O Alquimista moderno é o químicos de plásticos que operando com o calor, a pressão e os catalisadores, principalmente com substancias
QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES)
QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO São assim denominadas porque um hidrogênio da molécula orgânica é substituído por um átomo de halogênio, por um grupo nitro (NO 2 ) ou um grupo
Relações estrutura- processamento no PVC
Relações estrutura- t microestrutura-propriedades- processamento no PVC PVC Poli(cloreto de vinila) PVC é um termoplástico vinílico que se caracteriza por sua versatilidade propriedades são facilmente
FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE QUÍMICA
Q.01 A vitamina C é muito utilizada como aditivo de alimentos processados. Sua propriedade antioxidante se deve à capacidade de ser oxidada pelo oxigênio do ar, protegendo da oxidação outras substâncias
P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L
P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: 510 - CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DISCIPLINA: Química NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências e Tecnologias
QUÍMICA. A distribuição eletrônica para o mercúrio elementar é. a) [Kr] 4d 10 5p 6. b) [Ar] 3d 10 4p 4. c) [Rn] 5f 14 6d 6. d) [Xe] 6s 2 4f 14 5d 10.
QUÍMICA 01 A toxicidade do mercúrio (Hg) já é conhecida de longa data, e não se tem notícia de que ele seja essencial ao organismo humano. Devido ao elevado teor desse metal em lâmpadas fluorescentes,
Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA
Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA 1. Objetivos Após a realização desta aula experimental, espera-se que o graduando do curso de Química
Capítulo 6. Materiais poliméricos
Capítulo 6. Materiais poliméricos Tópicos a abordar... Quais são as características microestruturais básicas? Como é que as propriedades do material polimérico são afectadas pelo peso molecular? Como se
Densidade (g/cm 3 ) 0,90 0,91 0,94 0,96 1,04 1,08 1,22 1,30. O esquema de separação desses materiais é:
8 QUÍMIA Na reciclagem de plásticos, uma das primeiras etapas é a separação dos diferentes tipos de materiais. Essa separação pode ser feita colocando-se a mistura de plásticos em líquidos de densidades
FUVEST 2015 (Questões 1 a 6)
(Questões 1 a 6) Provas de Vestibular 1. O metabissulfito de potássio (K 2 S2O 5 ) e o dióxido de enxofre (SO 2 ) são amplamente utilizados na conservação de alimentos como sucos de frutas, retardando
Alcenos: estrutura, síntese e reatividade. Fundamentos de Química Orgânica Fábio Herbst Florenzano
Alcenos: estrutura, síntese e reatividade Fundamentos de Química Orgânica Fábio Herbst Florenzano Estrutura Alcenos (e alcinos) Importância Substâncias naturais Reagentes de partida para materiais como
Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio.
ATIVIDADE 2 - CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio. Exercício 2. Calcule
Figura 1: Ilustração do processo de dissolução do NaCl em água.
Solubilidade 1. Introdução Na maioria das reações químicas, os reagentes e produtos são usados e obtidos na forma de misturas homogêneas, chamadas de solução. Uma solução contém uma quantidade relativamente
Os materiais termoplásticos e termorígidos podem ser empregados na fabricação de tubulações em substituição aos metais. No campo dos polímeros
1 Introdução Em muitas aplicações civis, a distribuição e o transporte de derivados de petróleo (óleo, gasolina, álcool...), utilizam redes de tubulações de aço-carbono. Porém, essas tubulações apresentam
Resolução do 1º Teste de Ciência de Materiais. Lisboa, 27 de Abril de 2010 COTAÇÕES
Resolução do 1º Teste de Ciência de Materiais Lisboa, 27 de Abril de 2010 COTAÇÕES Pergunta Cotação 1. (a) 0,50 1. (b) 0,50 1. (c) 0,50 1. (d) 0,50 2. (a) 0,50 2. (b) 0,50 2. (c) 0,50 2. (d) 0,50 2. (e)
"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR
"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex
Minicursos CRQ-IV
MECANISMOS DE CURA DE TINTAS Princípios Básicos B para Formação de Filmes LUIZ ANTONIO PEREIRA MARTINHO Setembro 2010 AGENDA FILME SOBRE TINTAS DEFINIÇÃO DE SECAGEM E CURA COMPONENTES DE UM FILME CURADO
UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário
Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um
USCS MEDICINA - Segundo Semestre UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
USS 017 - MEDIINA - Segundo Semestre UNIVERSIDADE MUNIIPAL DE SÃO AETANO DO SUL 01. O sulfato de amônio, (N 4) SO 4, é um sal inorgânico empregado como aditivo em herbicidas. Uma de suas funções é a diminuição
Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto
Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios
