POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri"

Transcrição

1 POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri

2 Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros).

3 Polimerização 1864 Foi desenvolvido o primeiro polímero com aplicações práticas, o celulóide (nitrato de celulose) O celulóide é altamente inflamável quando exposto à luz ou calor, característica que geraram descrédito em relação à classe dos polímeros.

4 Leo Hendrik Baekeland Em 1909 conseguiu uma resina plástica de propriedades extraordinárias, com resistência excepcional ao calor. Em sua homenagem foi chamada BAQUELITE.

5 Classificação Polímeros Naturais: celulose, amido, látex natural, caseína (proteína do leite), seda, fios de teia de aranha (proteína tipo beta queratina). Polímeros Artificiais: polietileno, politetrafluoretileno (teflon), nylon, borracha sintética, poliéster, acrílico.

6 Plásticos Os plásticos são materiais artificiais, normalmente de origem orgânica, que em algum estágio de sua fabricação adquiriram forma com a ajuda de calor e pressão e com emprego de moldes.

7 Classificação dos plásticos e polímeros Termoplásticos: podem ser fundidos por aquecimento e se solidificam por resfriamento. Seu formato pode ser modificado. Exemplo: poliamida, polietileno, cloreto de vinila, politetrafluoretileno, polipropileno, polietileno, poliestireno, poliacrilonitrila.

8 Classificação Termorrígidos ou termofixos: são polímeros infusíveis e insolúveis, que adquirem por aquecimento ou outro tratamento qualquer, estrutura tridimencional e rígida, com ligações cruzadas. Seu formato não pode ser modificado. Não permitem processamento. Exemplos: caseína, poliuretano, baquelite, borracha vulcanizada, epóxi, silicone.

9 Polímeros de Adição Comum São formados por um número muito grande de monômeros iguais, o que dá origem a uma única molécula. A reação de polimerização ocorre sob pressão, na presença de catalisador e aquecimento.

10 Polietileno

11 Policloreto de Vinila

12 Politetrafluoretileno: PTFE

13 Poliestireno: PS

14 Polipropileno: PP

15 Poliacrilonitrila: PAN Substituto da lã

16 Poliacetato de vinila: PVA

17 POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO Esses polímeros são formados a partir de monômeros iguais ou diferentes, havendo eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc).

18 Nylon 66

19 Polimeros de adição 1,4 As borrachas em geral tanto naturais como sintéticas são denominadas elastômeros (polímeros que possuem elasticidade) e são formadas pela autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados. Caucho (Castilloa ulei), árvore amazônica, da qual se extraí um látex também utilizado para fabricar borracha, mas seu látex não apresenta as mesmas qualidades do produzido pelo gênero Hevea (seringueira) e precisa ser misturado ao desta. Tem propriedades diferentes do látex da Hevea brasiliensis, é mais denso e não coagula tão rapidamente. Por estas características era utilizado pelos índios e seringueiros para fabricar os encauchados.

20 Borracha Natural ou Poliisopreno

21 Borracha sintética: Polibutadieno

22 Borracha Vulcanizada

23 Classificação

24 Na maioria dos produtos de plástico existe um número de identificação na parte inferior, de 1 a 7, que indica a resina, ou seja, o polímeros de plástico de que o recipiente foi feito. Esta classificação auxilia pois informa quais os tipos de recipientes de plástico são recicláveis e quais são os menos nocivos para o ambiente.

25 1: Polietileno Tereftalato : PET ou PETE O plástico com um número 1 no fundo é o mais comumente usado. Chamado tereftalato de polietileno, PET ou PETE, é usado como embalagem, garrafas de bebidas não alcoólicas e água, os recipientes de manteiga e maionese, molho de salada e garrafas de óleos vegetais. O polímero de plástico PET é um poliéster, e é muito reciclado, gerando fibras têxteis, tapetes, carpetes, não-tecidos, outras embalagens, etc.

26 2: Polietileno de alta densidade : HDPE ou PEAD Polietileno de alta densidade HDPE ou PEAD é usado para fazer recipientes como garrafas de detergente doméstico, potes de xampu e sacos de batatinhas. Tem como característica por sua baixa densidade flutuar na água e também podem ser reciclados.

27 3: Policloreto de polivinila : PVC O PVC é frequentemente usado para fazer tubos, janelas, paredes, filme plástico e garrafas de óleo de cozinha. PVC contém ftalatos (também conhecido como plastificantes), que podem prejudicar o funcionamento do sistema endócrino e pode ser absorvida pelo itens alimentares. Reciclagem dos produtos de PVC é limitada.

28 4: Polietileno de baixa densidade : PEBD ou LDPE Os sacos de plástico, como os utilizados para a limpeza, armazenamento de alimentos, algumas sacolas de supermercado, são frequentemente feitas de polietileno de baixa densidade (LDPE). O número 4 indica que o produto é feito a partir de LDPE. Programas de reciclagem não frequentemente aceitam itens feitos de PEBD.

29 5: Polipropileno : PP Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam. A reciclagem de itens de PP aumentou nos últimos anos.

30 6:Poliestireno:PS Copos de isopor, recipientes de transporte, discos compactos são feitos com o número 6 da reciclagem de plástico, o poliestireno (PS). Recipientes de PS podem liberar estireno, uma substância cancerígena, para os itens alimentares que são adequados. Há oportunidades limitadas para reciclagem do Poliestireno.

31 7: Outro : PC, PLA, etc.. O número 7 plásticos são todos os plásticos criados após A Reciclagem ainda não está disponível para estes plásticos. Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados para fazer recipientes para alimentos e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm bisfenol-a, que pode ser transmitida em alimentos ou conteúdo líquido, e tem sido associada a diabetes, problemas de fígado e doença cardíaca. Plásticos de PLA são feitas a partir de fontes renováveis de plantas, eles não podem ser reciclados mas podem ser compostados.

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de

Leia mais

Polímeros. E suas aplicações no nosso cotidiano

Polímeros. E suas aplicações no nosso cotidiano Polímeros E suas aplicações no nosso cotidiano O que são polímeros? Polímeros são compostos formados, geralmente, de moléculas grandes, macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas. os

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas

Leia mais

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. Outra possibilidade para o seqüestro do CO atmosférico é

Leia mais

Classificação dos Materiais Poliméricos

Classificação dos Materiais Poliméricos Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero

Leia mais

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

Aula 01. LIGAÇÕES de H ou PONTES de H H 2 O HF NH 3

Aula 01. LIGAÇÕES de H ou PONTES de H H 2 O HF NH 3 LIGAÇÕES de H ou PONTES de H Este tipo de ligação é um caso especial de ligação dipolo-dipolo, só ocorrendo entre moléculas polares. H 2 O HF NH 3 17 Polietileno (PEAD ou PEBD) É o polímero de maior aplicação

Leia mais

OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁSTICOS. Grupo Pauling Escola José Gomes Filho

OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁSTICOS. Grupo Pauling Escola José Gomes Filho OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁSTICOS Grupo Pauling Escola José Gomes Filho O QUE SÃO PLÁSTICOS? São polímeros (grandes moléculas) sintéticos, fabricados para suprir nossas necessidades com custo mais

Leia mais

Prof: Alex

Prof: Alex www.portalmedquimica.com.br Prof: onceito 2 Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes demoninadas monômeros. Monômero Repetição n vezes

Leia mais

Polímeros - Definição

Polímeros - Definição Polímeros - Definição Polímeros são compostos formados,geralmente, de moléculas grandes,macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas, os monômeros. Esta combinação é denominada Polimerização

Leia mais

Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só. - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.

Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só. - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila. Polímeros de Adição: monômero. Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só a) Polímeros vinílicos - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila. Polietileno:

Leia mais

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization Polimerização em Cadeia via Radical Livre Free Radical Polymerization Polimerização por Adição em cadeia Um centro ativo é formado e o polímero cresce até atingir uma massa molar alta (os intermediários

Leia mais

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB 1. Alguns factos sobre os plásticos Os plásticos são materiais

Leia mais

7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III. Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta

7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III. Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta 7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III Professora Paula Melo Silva Data: 15/05/2012 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta 1. O ácido poliglicólico

Leia mais

Polímeros - Definição

Polímeros - Definição Polímeros - Definição Polímeros são compostos formados,geralmente, de moléculas grandes,macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas, os monômeros. Esta combinação é denominada Polimerização

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS MATERIAIS POLIMÉRICOS

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS MATERIAIS POLIMÉRICOS ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS MATERIAIS POLIMÉRICOS Prof. Rubens Caram 1 HISTÓRICO ANTIGUIDADE: RESINAS E GRAXAS USADAS PARA VEDAR VASILHAMES E COLAR DOCUMENTOS, PELOS EGÍPCIOS E ROMANOS SÉC.

Leia mais

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?

Leia mais

Materiais Poliméricos

Materiais Poliméricos Materiais Poliméricos -Introdução O termo "plástico" é geralmente empregado para designar os materiais orgânicos que podem ser moldados por deformação plástica, adquirindo e conservando uma forma planejada,

Leia mais

Polímeros. São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes.

Polímeros. São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Polímeros 1 São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Celulose Classificação quanto a natureza Naturais (Madeira, borracha, proteínas) Sintéticos

Leia mais

POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero)

POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) POLÍMEROS 1. Monômeros e polímeros 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) 3. Polímeros de Condensação 3.1 Silicones 4. Polímeros de Rearranjo 1.

Leia mais

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador.

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador. PROCESSAMENTOS DE POLÍMEROS 1. Características gerais dos polímeros Vantagens: facilidade de fabricação: fácil moldagem, produção seriada de peças complexas baixa densidade: razoável relação resistência

Leia mais

Figura 1 O melhor destino ao lixo plástico Fonte: PhilipYb Studio/SHUTTERTOCK.COM

Figura 1 O melhor destino ao lixo plástico Fonte: PhilipYb Studio/SHUTTERTOCK.COM Plásticos e sustentabilidade Figura 1 O melhor destino ao lixo plástico Fonte: PhilipYb Studio/SHUTTERTOCK.COM CONTEÚDOS Classificação dos polímeros Polímeros sintéticos mais comuns Destino correto ao

Leia mais

PLÁSTICOS. O que são?

PLÁSTICOS. O que são? PLÁSTICOS O que são? Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Os plásticos

Leia mais

Ano Letivo 2013/2014 POLÍMEROS

Ano Letivo 2013/2014 POLÍMEROS Ano Letivo 2013/2014 POLÍMEROS do grego muitas partes Os polímeros sempre fizeram parte do nosso quotidiano. Desde os tempos mais remotos o homem tem usado polímeroscomo, por exemplo, amido, celulose e

Leia mais

O que são Polímeros?

O que são Polímeros? MATERIAL PARA E-MAIL REFERENTE AO KIT ENEM 2016 - LIXO LIXO - PLÁSTICOS - 3R - POLÍMEROS - ELETROQUÍMICA POTENCIAL DE REDUÇÃO ELETRÓLISE O que são Polímeros? Bom, nos diaspom atuaisser vivemos naou erasintéticos.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS Marcos Alexandre da Silva Araújo Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Mathews Hemerson da Silva Matos Aluno

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

Estrutura Molecular de Polímeros

Estrutura Molecular de Polímeros Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Estrutura Molecular de Polímeros Polímeros Material orgânico de alta massa molar (acima de 10 mil, podendo chegar a 10 milhões),

Leia mais

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL Que materiais poliméricos são utilizados e quais os respectivos componentes? Projecto FEUP 2010/2011 Grupo MMM505 Docente: Prof. José Ferreira Duarte Monitor:

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

Ensaio Tração Polímero

Ensaio Tração Polímero Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística Ensaio Tração Polímero SMM0342- Introdução aos Ensaios Mecânicos dos

Leia mais

POLÍMEROS. Conceitos Gerais

POLÍMEROS. Conceitos Gerais POLÍMEROS Conceitos Gerais Ana Barros Timmons Departamento de Química Universidade de Aveiro Aveiro, 11 de Abril de 2006 Definições Gerais Classificação de Polímeros Síntese de Polímeros Impacto Ambiental

Leia mais

Química 12.º Ano Unidade 3 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Química 12.º Ano Unidade 3 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Química 12.º Ano Unidade 3 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 87 Sumário: Polímeros: conceitos fundamentais, classificação, reciclagem e reacções de polimerização.

Leia mais

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Prof. Drª Angelita Leitão 1º semestre

Leia mais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Capítulo 54 Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Notas. 1.- Na Nomenclatura, a expressão fibras sintéticas ou artificiais refere-se

Leia mais

Introdução aos Polímeros Módulo I

Introdução aos Polímeros Módulo I Introdução aos Polímeros Módulo I Maria da Conceição Paiva, Guimarães Outubro 2006 Maria da Conceição Paiva 1 A utilização de polímeros data de há milhares de anos. Um grande número dos materiais naturais

Leia mais

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas 1. naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Polímeros

Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Polímeros FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Polímeros O que são os polímeros? A palavra polímeros vem do grego polumeres, que quer dizer ter muitas partes.

Leia mais

1ª Aula Prática: Identificação de Polímeros

1ª Aula Prática: Identificação de Polímeros UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS Engenharia e Ciência dos Materiais II SMM 0194 1ª Aula Prática: Identificação de Polímeros São Carlos,

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

muitas partes repetidas

muitas partes repetidas Aula 03 Materiais Poliméricos ZEA 1038 Ciência e Tecnologia dos Materiais Prof. João Adriano Rossignolo Profa. Eliria M.J.A. Pallone Etimologia da palavra polímero A palavra polímero origina-se do grego

Leia mais

POLÍMEROS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Roberto Monteiro de Barros Filho

POLÍMEROS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Roberto Monteiro de Barros Filho POLÍMEROS Prof. Macromoléculas Moléculas grandes contendo um número de átomos encadeados superior a uma centena e podendo atingir valor ilimitado, podendo ou não ter unidades químicas repetidas Polímeros

Leia mais

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Estrutura da disciplina Aulas Expositivas Listas de Exercícios Provas teóricas Apoio didático por meio do STOA Avaliação Provas teóricas (26/4

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Engenharia PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Engenharia PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS AULA 01 Polímeros Definição de Polímeros Tipos de Polímeros Aplicações dos Polímeros Definições gerais para Polímeros Peso Molecular Arquitetura Molecular Estado de Conformação

Leia mais

FCM 208 Física (Arquitetura)

FCM 208 Física (Arquitetura) Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FCM 208 Física (Arquitetura) Estruturas e constituintes da Materia Prof. Dr. José Pedro Donoso Vidros Quando um líquido é resfriado bruscamente,

Leia mais

Reciclagem do plástico

Reciclagem do plástico Reciclagem do plástico Bibliografia ZANIN, M.; MANCINI, S. D. Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia. São Carlos: UFSCar, 2004. PIVA, A. M.; WIEBECK, H. Reciclagem do plástico. São

Leia mais

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de Lorena - EEL Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Prof. Amilton Martins dos Santos Rafael Caetano J. P. Silva Eletronegatividade do substituinte

Leia mais

Física dos Materiais FMT0502 ( )

Física dos Materiais FMT0502 ( ) Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/

Leia mais

A origem do termo PLÁSTICOS é do grego plastikos, que significa próprio para ser moldado ou modelado. Fim do saiba mais

A origem do termo PLÁSTICOS é do grego plastikos, que significa próprio para ser moldado ou modelado. Fim do saiba mais SEJA Ciências da natureza - Química Autor: Claudio Costa Vera Cruz Módulo 04 - Unidade 05: Polímeros Designer instrucional: Aline Beatriz Alves Para início de conversa... Você já reparou na quantidade

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ser humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 18.2 Conteúdo Carboidratos 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Compostos Nitrogenados

Compostos Nitrogenados Seção 1.7 Compostos Nitrogenados Subseção 1.7.1 Aminas Aminas são compostos orgânicos que contêm o átomo de nitrogênio, de caráter básico, na cadeia de carbonos e hidrogênios. São formadas pela substituição,

Leia mais

Plásticos x Meio Ambiente. Jamille Valéria Piovesan Silvane Machado

Plásticos x Meio Ambiente. Jamille Valéria Piovesan Silvane Machado Plásticos x Meio Ambiente Jamille Valéria Piovesan Silvane Machado JUSTIFICATIVA A maioria das invenções modernas estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são

Leia mais

Sintéticos: a classe mais importante / poucos monómeros diferentes polidispersão: misturas moleculares - peso molecular médio

Sintéticos: a classe mais importante / poucos monómeros diferentes polidispersão: misturas moleculares - peso molecular médio Polímeros 1868: celulóide 1907: bakelite Poli (muitas) -meros(partes) 120 Kg / ano.habitante (USA) / 80% da Indústria Química Embalagens (PE); Discos (PVC); vestuário (poliéster) 1930: ciência dos polímeros:

Leia mais

POLÍMEROS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. ago. 2014

POLÍMEROS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. ago. 2014 POLÍMEROS ago. 2014 Macromoléculas Moléculas grandes contendo um número de átomos encadeados superior a uma centena e podendo atingir valor ilimitado, podendo ou não ter unidades químicas repetidas 2 Polímeros

Leia mais

SUMÁRIO. 2 P á g i n a

SUMÁRIO. 2 P á g i n a SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE O POLÍMERO... 04 1.1 Definição de polímeros... 04 1.2 Cadeia produtiva de polímeros... 04 2. POLIPROPILENO... 06 2.1 Comercialização do polipropileno...

Leia mais

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos III Seminário Regional Preparatório para XII Conferência das Cidades Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos Química Dra. Lucilene Betega de Paiva Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia

Leia mais

Papéis e outros substratos

Papéis e outros substratos Papéis e outros substratos Papel e Papelão este grupo estão os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado.

Leia mais

QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet)

QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet) 4 QUEDA NO VALOR DO PLASTICO RECICLADO: UMA ANALISE DOS DADOS COLETADOS DA ARREP (Associação de Recicladores Rei do Pet) ANDRADE, Adriana Aparecida de CRUZ, Gilson Campos Ferreira da RESUMO Esse trabalho

Leia mais

Minicurso. De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO:

Minicurso. De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO: Minicurso De onde vêm? Para onde vão as embalagens? ELABORAÇÃO: Cláudia Maria Langer Campioti Inês de Almeida Zaine Kelly Fernandes Thiago Altair Ferreira ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Marcelo Giordan Aluno: 24

Leia mais

ANÁLI SE DA BALANÇA COMERCI AL

ANÁLI SE DA BALANÇA COMERCI AL ANÁLI SE DA BALANÇA COMERCI AL PRI NCI PAIS MATÉRI AS PRI MAS Mensal Editado em: Fevereiro/211 www.abiplast.org.br Notas Explicativas 1. Introdução A ABIPLAST com a divulgação dos dados de comércio exterior

Leia mais

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila Disciplina Materiais Dentários II Ano-semestre 2016-1 Titulo da aula Expositor Resinas Acrílicas Prof. Dr. Eclérion Chaves Slides 46 Duração Aproximadamente 1:50 Texto base Plano de aula Anusavice Phillips

Leia mais

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco.

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. 01 Inorgânico Primeiro Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Orgânico Segundo Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. Resposta: D

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

POLÍMEROS. Química aplicada. Profa. Dra. Carla Dalmolin

POLÍMEROS. Química aplicada. Profa. Dra. Carla Dalmolin POLÍMEROS Química aplicada Profa. Dra. Carla Dalmolin BRUNA LOUISE SILVA ELTON SENHEM Vantagens da utilização dos plásticos Plásticos utilizados no Golf Conceitos básicos Polímeros origina-se do grego:

Leia mais

Química de Polímeros

Química de Polímeros Química de Polímeros Tópicos de QO essenciais para compreender a química de polímeros: 1. Estabilidade Relativa de Carbocátions, Carbânions e Radicais. 2. Estruturas de Ressonância. 3. Mecanismo de Reações

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

JUTAICICA - RESINA NATURAL DA AMAZÔNIA: INDICATIVO PARA ESTUDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JUTAICICA - RESINA NATURAL DA AMAZÔNIA: INDICATIVO PARA ESTUDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUTAICICA - RESINA NATURAL DA AMAZÔNIA: INDICATIVO PARA ESTUDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Maria do Carmo Coelho Feijó 1 (mariafeijo@outlook.com)* (IC), Célia Maria Serrão

Leia mais

Fascículo 8 Unidades 19 e 20. Edição revisada 2016

Fascículo 8 Unidades 19 e 20. Edição revisada 2016 Edição revisada 2016 Fascículo 8 Unidades 19 e 20 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Governador Sergio Cabral Vice-Governador Luiz Fernando de Souza Pezão SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Formas de caracterização e propriedades dos plásticos utilizados na identificação e separação manual para reciclagem no município de Inhumas (GO)

Formas de caracterização e propriedades dos plásticos utilizados na identificação e separação manual para reciclagem no município de Inhumas (GO) Formas de caracterização e propriedades dos plásticos utilizados na identificação e separação manual para reciclagem no município de Inhumas (GO) João Baptista Chieppe Júnior Instituto Federal de Educação

Leia mais

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução TIPOS DE MATERIAIS Quais são os materiais disponíveis para o engenheiro? Classificação dos materiais. i O sistema de classificação mais comum considera

Leia mais

Título do experimento: Identificando os plásticos. Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos.

Título do experimento: Identificando os plásticos. Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos. Título do experimento: Identificando os plásticos Conceitos: Química Orgânica: Polímeros A química dos Plásticos. Materiais: - Plásticos diversos; - Lamparina; - Pinça; - Tesoura; - Pedaço de fio de cobre;

Leia mais

Operações Unitárias POLIMEROS

Operações Unitárias POLIMEROS Operações Unitárias POLIMEROS Processo PLÁSTICO são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se

Leia mais

-Estrutura, composição, características. -Aplicações e processamento. -Tecnologias associadas às aplicações industriais.

-Estrutura, composição, características. -Aplicações e processamento. -Tecnologias associadas às aplicações industriais. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Teófilo Otoni - MG Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira Tópicos : -Estrutura, composição, características.

Leia mais

Questões Resolvidas Polímeros (com respostas e resoluções no final)

Questões Resolvidas Polímeros (com respostas e resoluções no final) Questões Resolvidas Polímeros (com respostas e resoluções no final) 01. (Uespi) Polímeros são compostos químicos de moléculas muito grandes, formadas pela reação de moléculas pequenas chamadas monômeros.

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Engenharia Química de Graduação em Engenharia Química

Universidade Federal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Engenharia Química de Graduação em Engenharia Química Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Química Curso Curso de de Graduação em Engenharia Química Plástico Verde Aluna: Noelle Palloma Batista dos

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

MATRIAIS POLÍMEROS. Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS

MATRIAIS POLÍMEROS. Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil MATRIAIS POLÍMEROS 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS A maioria dos materiais poliméricos é composta por cadeias moleculares muito grandes, com grupos

Leia mais

FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS

FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS FIBRAS TÊXTEIS FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS As fibras não-naturais, também chamadas de fibras químicas, diferentemente das fibras naturais que já encontram-se prontas para processamento têxtil, são

Leia mais

G R U P O 4 S U P E R V I S O R : P R O F E S S O R J O S É I N Á C I O M A R T I N S M O N I T O R : A N T Ó N I O C A R V A L H O

G R U P O 4 S U P E R V I S O R : P R O F E S S O R J O S É I N Á C I O M A R T I N S M O N I T O R : A N T Ó N I O C A R V A L H O G R U P O 4 M Á R C I A S A N T O S M A R I A N A G O M E S P A U L O S I L V A P E D R O G O M E S S O F I A D E L G A D O S O F I A S I L V A V Í T O R P E R E I R A S U P E R V I S O R : P R O F E S

Leia mais

LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II

LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II COLÉGIO META LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO SÃO PAULO 2012 1 LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA II EXPERIÊNCIA 1 OBTENÇÃO DE POLÍMEROS 1. OBJETIVO Este experimento tem como objetivo

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PLÁSTICOS

INTRODUÇÃO AOS PLÁSTICOS INTRODUÇÃO AOS PLÁSTICOS Antonio Augusto Gorni Editor Técnico, Revista Plástico Industrial - POLÍMEROS: MATERIAIS DE NOSSO DIA A DIA O plástico é um dos materiais que pertence à família dos polímeros,

Leia mais

Polímeros. Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Elton José Sehnem

Polímeros. Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Elton José Sehnem Polímeros Química Aplicada Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Elton José Sehnem Obtenção Petróleo Principal fonte de obtenção de polímeros sintéticos Produtos Naturais Carvão mineral 5% da produção total dos

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS - Conceitos. Profa. Ketlin Cristine Batista Mancinelli

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS - Conceitos. Profa. Ketlin Cristine Batista Mancinelli INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS - Conceitos Profa. Ketlin Cristine Batista Mancinelli Classificação dos Materiais A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na composição química e

Leia mais

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Polimerização Reações sequenciais que levam à formação de macromoléculas a partir de moléculas orgânicas pequenas Podem ser divididas em dois

Leia mais

Desenvolvimento presente em todo o mundo.

Desenvolvimento presente em todo o mundo. 1 Desenvolvimento presente em todo o mundo. - Faturamento anual de U$ 18 bilhões. - Mais de 875 unidades em 54 países Fundada em 1912, a Illinois Tool Works Inc. é uma empresa multinacional produtora de

Leia mais

Livros Grátis. Milhares de livros grátis para download.

Livros Grátis.  Milhares de livros grátis para download. Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download. Quando tratamos das propriedades de

Leia mais

Propriedades Térmicas de Polímeros

Propriedades Térmicas de Polímeros Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Propriedades Térmicas de Polímeros Mobilidade das Cadeias Poliméricas Características físicas do produto Plástico duro e frágil

Leia mais

O que é o Polietileno

O que é o Polietileno O que é o Polietileno Etileno, gás que se liquefaz a -104 ºC e pouco solúvel em água existente no gás de coqueria ou no gás natural, sendo representado pela formúla : C2H2. Dentro do processo de polimerização

Leia mais

Polímeros: fabricação.

Polímeros: fabricação. Polímeros: fabricação http://en.wikipedia.org/wiki/file:single_polymer_chains_afm.jpg Polímeros naturais e sintéticos Naturais Celulose, amido, borracha natural, quitosana Sintéticos Fabricados com matérias-primas

Leia mais

QUESTÃO 34 Podemos considerar que Dalton foi o primeiro cientista a formalizar, do ponto de vista quantitativo, a existência dos átomos Com base na ev

QUESTÃO 34 Podemos considerar que Dalton foi o primeiro cientista a formalizar, do ponto de vista quantitativo, a existência dos átomos Com base na ev QUÍMICA QUESTÃO 31 Polímeros são macromoléculas orgânicas construídas a partir de muitas unidades pequenas que se repetem, chamadas monômeros Assinale a alternativa que apresenta somente polímeros naturais

Leia mais