CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas função; equações exponenciais; logaritmos; função do primeiro e segundo graus com problemas aplicados ao curso; progressões com problemas DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Estudo das perspectivas da administração, habilidades do administrador, sociedade moderna, papel dos gerentes, antecedentes históricos, administração científica e teoria clássica, abordagem humanística, abordagem neoclássica e abordagem estruturalista. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS Estudo da visão sobre a área de gestão de pessoas, sua evolução histórica, a abordagem sistêmica da administração de RH, planejamento e estruturação, recrutamento, seleção e, treinamento e desenvolvimento de pessoal, recompensa funcional e benefícios sociais. DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Conceito e evolução do controle estatístico da qualidade. Compreensão das ferramentas estatísticas aplicáveis ao sistema de produção.

2 DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Estudo dos elementos de textualidade. O uso da variante padrão da língua portuguesa. A produção de diferentes gêneros textuais. A estrutura dissertativa. O verbal e o não-verbal na composição de textos. Estudo do vocabulário. DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA Análise da Filosofia enquanto discurso racional. Diferenciação e historicidade da Filosofia, da Arte, da Religião e da Ciência. A Filosofia e sua inserção na contemporaneidade. Os pressupostos e problemas da Ética Contemporânea. Ética Profissional. 3º PERÍODO DISCIPLINA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise das demonstrações financeiras sob os aspectos estáticos e dinâmicos, para o conhecimento da situação financeira das demonstrações analisadas por quocientes, por números índices e comparativa. Preparação de peças para exame, padronização e elaboração de relatórios. DISCIPLINA: MICROECONOMIA Definições e introdução à economia. Introdução à microeconomia e ao mercado. Tipos de bens. Elasticidades. Teoria da Produção. Conceitos básicos de produção. Análise de curto prazo e de longo prazo. Custos de produção. Custos de curto prazo e de longo prazo; Maximização dos lucros. Estruturas de mercado.

3 DISCIPLINA: ESTRUTURAS E SISTEMAS ORGANIZACIONAIS Conceituando a estruturação de sistemas organizacionais apresentando as análises necessárias para a correta distribuição do trabalho por meio de uma análise administrativa dos fluxos organizacionais e o Gerenciamento da rotina de uma organização. DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA Estudo de diferentes técnicas contábeis apropriando da linguagem técnica e outros instrumentos de analise científica, através dos juros e capitalização simples e composta e dos descontos simples e compostos. DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E TRIBUTÁRIA Legislação trabalhista e social aplicada a administração: direitos e deveres trabalhistas, as regulamentações contratuais, e demais normas aplicáveis às relações de trabalho e emprego oriundas da relação capital x trabalho. Proteção das Minorias. Princípios legislação social e direito sindical. Contrato de trabalho. Empregado e empregador. Jornada de trabalho, duração e intervalos. Férias. Alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Prescrição e decadência. DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A relação entre as sociedades humanas e o meio ambiente como campo de reflexão crítica para além das ciências biológicas. As transformações enfrentadas pelo mundo moderno e a chamada crise ambiental. As principais correntes e abordagens sobre a questão ambiental. A noção de socioambientalismo e as principais implicações sobre a responsabilidade socioambiental.

4 DISCIPLINA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE As transformações sociais diante das novas tecnologias. Influência das tecnologias da informação e da comunicação nos cenários econômico, social, político, cultural e sua repercussão no mundo do trabalho e na formação profissional. O tratamento do lixo tecnológico e suas implicações para o meio ambiente. 5º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Estudo da administração de recursos materiais e patrimoniais, aquisição, administração, estoques e instalações. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Conceito e papel da Administração Pública na sociedade. Significado político, social e econômico. Evolução histórica dos estudos e premissas: visão de mundo, bases epistemológicas e normativas e a concepção de produção do bem público. Principais modelos de Administração Pública. O administrador público, a aprendizagem e a co-produção do bem comum. DISCIPLINA: GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA II Tecnologia da Informação e Negócios. Conceitos de Comércio Eletrônico. Negócios Eletrônicos e novos Modelos de Negócio. Infra-Estrutura Tecnológica para o Comércio Eletrônico. Sociedade e Comércio Eletrônico.

5 DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA I Estudo do conceito e papel do marketing nas organizações e nos ambientes de negócios. Principais atores e forças de influência no processo de marketing. Desenvolvimento da concepção do planejamento de marketing. Estudos das decisões relacionadas ao composto de marketing, estratégias do composto de marketing, as decisões em empresas de produtos e serviços e em processo de mudanças sociais. DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I Estudo dos sistemas e objetivos do setor de produção. Os tipos de estratégias no ambiente de planejamento estratégico da produção. A utilização de sistemas operacionais de apoio à gestão de operações em plantas industriais e de serviços. Estudo dos princípios operacionais de arranjo físico e layout de plantas produtivas. Os princípios operacionais da teoria das restrições em ambientes de produção de bens e de serviços e a identificação dos gargalos operacionais. DISCIPLINA: GESTÃO DE CUSTOS Estudo da Origem, evolução e objetivos dos custos, esquema básico, fluxo, despesas nos segmentos, de serviços, sistemas, analises, auditoria, comercial e industrial.

6 6º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES II A importância da logística nas decisões gerenciais de localização. O processo decisório a partir de indicadores operacionais de capacidade. Realização de cálculos operacionais de produção e planejamento de produção. Os princípios operacionais da teoria das restrições em ambientes de produção de bens e de serviços. A gestão de projetos a partir do mapeamento por redes de planejamento e balanceamento de linhas de produção. DISCIPLINA: LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS A importância da logística nas decisões gerenciais de localização. O processo decisório a partir de indicadores operacionais de capacidade. Realização de cálculos operacionais de produção e planejamento de produção. Os princípios operacionais da teoria das restrições em ambientes de produção de bens e de serviços. A gestão de projetos a partir do mapeamento por redes de planejamento e balanceamento de linhas de produção. DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO I Conceitos de orçamento, os tipos, importância e integração com os departamentos para o planejamento e controle na gestão orçamentária da empresa em indústrias ou serviços.

7 DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA II Contextualização das atribuições e atividades do marketing no processo internacional de negócios. Desenvolvimento, planejamento, acompanhamento e análise do projeto de marketing de uma organização. Entendimento de conceitos fundamentais para a prospecção de negócios no mercado exterior. Análise do mercado de consumo nacional e internacional. DISCIPLINA: GESTÃO DE SERVIÇOS E TERCEIRIAÇÃO Compreensão da economia de serviços em sua plenitude com seus efeitos sociais econômicos. Crescimento do setor de serviços ocupando espaços até então dominados por outros setores. A urbanização e a melhoria na qualidade de vidas das pessoas com base na tecnologia. 7º PERÍODO DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS E ANÁLISE DE INVESTIMENTO Sistema financeiro nacional como órgãos regulatórios do mercado de capitais, bolsa de valores, diversos mercados de investimento em ações. Análise probabilístico de investimentos em ações e carteira de ações. Análise de qualquer ação pelo método CAPM. DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL APLICADA À GESTÃO Natureza da Pesquisa Operacional, Estudo da Programação Linear Apresentação e Solução Gráfica, Programação Linear Forma Normal, Teoria da Solução.

8 DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO II Ambiente operacional da administração financeira no ambiente legal e as decisões para financiamento sob o foco de riscos, retorno e valor. DISCIPLINA: GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Estudo da estratégia empresarial. Análise de ambiente. Pensamento estratégico. Vantagem competitiva. Tipos de Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de um negócio. DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL Noções de Direito Empresarial, Legislação Básica: Aspectos Teóricos e Básicos; Novas tendências do Direito Empresarial frente ao contexto brasileiro e os conflitos gerados entre o administrador, consumidor e o Novo Código Civil. DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Conceito e evolução do controle estatístico da qualidade. Compreensão das ferramentas estatísticas aplicáveis ao sistema de produção.

9 8º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO MERCADOLÓGICA II Estudo do conceito e papel do marketing nas organizações Internacionais. Principais atores e forças de influência no processo de marketing. Desenvolvimento da concepção do planejamento de marketing. Estudos das decisões relacionadas ao posicionamento de marketing. As decisões em empresas de produtos e serviços e em processo de mudanças sociais. O consumidor e sociedade de consumo. DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Conceito e evolução do controle estatístico da qualidade. Compreensão das ferramentas estatísticas aplicáveis ao sistema de produção. DISCIPLINA: GESTÃO DE SERVIÇOS E TERCEIRIZAÇÃO Compreensão da economia de serviços em sua plenitude com seus efeitos sociais econômicos. Crescimento do setor de serviços ocupando espaços até então dominados por outros setores. A urbanização e a melhoria na qualidade de vidas das pessoas com base na tecnologia. DISICPLINA: OPTATIVA: GESTÃO DE PROJETOS Introdução à gestão de projetos. Detalhamento das etapas de um projeto. Considerações gerenciais para o sucesso de um projeto.

10 DISCIPLINA: GOVERNANÇA CORPORATIVA Justificativas para aplicação da governança corporativa. A necessidade da governança corporativa nas empresas para sua evolução. Instituições políticas e sociais e governança corporativa. Governança corporativa e as diferentes formas de estruturação societária das empresas. Governança corporativa no Brasil e no mundo. A governança corporativa e os aspectos éticos, sociais e sustentáveis perante todos os envolvidos. DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL Noções de Direito Empresarial, Legislação Básica: Aspectos Teóricos e Básicos; Novas tendências do Direito Empresarial frente ao contexto brasileiro e os conflitos gerados entre o administrador, consumidor e o Novo Código Civil.

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL Operações envolvendo ativo permanente, outras demonstrações financeiras. Sistema de Informação Gerencial, Controller funções

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA Importância da matemática financeira; Números proporcionais; Porcentagem; Operações com mercadorias; capitalização simples

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA Disciplinas Obrigatórias Introdução à Administração Ementa: Conceitos fundamentais: Conceitos de organizações; Tipologias de organizações segundo porte e características

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Administração

Ementário do Curso Técnico em Administração Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilo Peçanha, Pinheiral

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO 14/06/19 6ª feira - Matemática Aplicada - Comunicação Organizacional - Contabilidade I - Economia - Teoria Geral da Administração (TGA) - Língua Portuguesa

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 PERÍODO Matemática (72 horas) Números. Operações matemáticas avançadas. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Expressões e equações. Teoria dos Conjuntos. Funções.

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: ::

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: :: MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO APROVADA PELA PORTARIA DE RECONHECIMENTO DO CURSO PORTARIA NO. 408, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1º Economia I 40 Filosofia e Ética 40 Teoria da Administração I 80 Matemática

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO SUPERIOR EM TERAPIA OCUPACIONAL

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO SUPERIOR EM TERAPIA OCUPACIONAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE: E CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIDADE: UNAMA- ANANINDEUA A Universidade da Amazônia UNAMA Campus Ananindeua, sediada na BR 316 Km 03, Bairro do Coqueiro, faz saber a todos os interessados,

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO Disciplinas 1º EX 2º EX 2ª CH Final Teoria Geral da Administração I 03/04 29/05 05/06 12/06 Leitura e Produção textual 30/03 18/05 25/05 01/06 Métodos Quantitativos

Leia mais

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos.

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos. Administração 1 SEMESTRE FUNDAMENTOS DA ADMINISTAÇÃO,75 H Ementa: Administração e organização. Processo administrativo e dinâmica administrativa. Subsistemas organizacionais. Enfoque contemporâneo da administração.

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Administração

Ementário do Curso Técnico em Administração Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus São João de Meriti Ementário

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Turma: ADM11N - 20171 RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE MARKETING RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS

Leia mais

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02 Ementas Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino Matriz Curricular n.02 Código Disciplinas Primeira Fase 7142 Pensamento Administrativo Escolas: Características das Escolas. Evolução

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 78/17 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE TECNOLOGIA

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS 1º BIMESTRE /2013 TURMA A

CALENDÁRIO DE PROVAS 1º BIMESTRE /2013 TURMA A TURMA A 1º ANO DATA HORÁRIO Sociologia Geral e das Organizações 17/04 19h30 Tecnologia da Informação 18/04 19h30 Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica 19/04 19h30 Fundamentos de Direito Aplic. á Administração

Leia mais

Ementas das Disciplinas Obrigatórias

Ementas das Disciplinas Obrigatórias Currículo/Semestre verão inverno Ementas das Disciplinas Obrigatórias Disciplina Código C.H. Ementa 1 1 Introdução ao ensino superior 200352 30h 1 2 Teoria da contabilidade 322031 30h 1 2 Conhecimentos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO G5 1º A 2016 (2 sem) Noturno Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada

Leia mais

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1 Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS Direito Empresarial 153 Matemática Financeira 157 Teoria Geral da Administração 161 Economia Empresarial 290 Sociologia e Antropologia

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação CC400 Graduação em História ou Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Filosofia, Ética e Cidadania;

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

FUNDAMENTOS DE DIREITO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO I

FUNDAMENTOS DE DIREITO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO I 1ª SÉRIE ECONOMIA Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O mercado. Os preços e a elasticidade. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA

EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O mercado. Os preços e a elasticidade. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1 ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2ª/3ª AN (Noturno) UNIDADE: CEILÂNDIA Sala: 35/C INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO ESTATÍSTICA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL FILOSOFIA 1. CONHECIMENTOS GERAIS: globalização,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

Selecione AÇÃO SUPERVISORA - UNIESBA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS E LOCAÇÃO - UNIESBA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E

Selecione AÇÃO SUPERVISORA - UNIESBA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS E LOCAÇÃO - UNIESBA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E Selecione 131218 - AÇÃO SUPERVISORA - UNIESBA - 131219 - ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS E LOCAÇÃO - UNIESBA - 131220 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO - UNIESBA - 131221 - ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO EXTERIOR

Leia mais

FUNDAMENTOS DE DIREITO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO I

FUNDAMENTOS DE DIREITO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO I 1ª SÉRIE ECONOMIA Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O mercado. Os preços e a elasticidade. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções e propriedades

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

Projeto Integrador I: Empregabilidade e Administração. Carga Horária do Período

Projeto Integrador I: Empregabilidade e Administração. Carga Horária do Período Currículo Pleno do Curso 1º PERÍODO / h/a ADM 0101 Introdução a Administração ADM 0102 Leitura e Produção de Textos ADM 0103 Macroeconomia ADM 0104 Matemática Aplicada à Negócios ADM 0105 Fundamentos do

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Disciplina: Matemática Financeira 10 h/a Ementa: O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal,

Leia mais

HORÁRIOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO /2 (Campus ZSul - Turno Noite) 1º SEMESTRE Turma PNA - Currículo 14. 2º SEMESTRE Turma PNA - Currículo 14

HORÁRIOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO /2 (Campus ZSul - Turno Noite) 1º SEMESTRE Turma PNA - Currículo 14. 2º SEMESTRE Turma PNA - Currículo 14 HORÁRIOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 2016/2 (Campus ZSul - Turno Noite) ADM0253 ADM0251 ADM0252 ADM0254 EAD0001 Fundamentos de Marketing Raciocínio Lógico e Quantitativo Direito das Organizações Introdução

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA Didática I 02.07.18 19horas Psicologia da Educação I 02.07.18 21horas Aspectos Sócio-Antropológicos da Educação 03.07.18 19horas Fundamentos da

Leia mais

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS O diretor da Faculdade Network, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital a abertura das inscrições para as disciplinas optativas a saber: 1 DA APRESENTAÇÃO:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA Fundamentos Filosóficos da Educação 25.09.17 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 25.09.17 21horas Didática I 26.09.17

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE-39/08, de 9 de julho de 2008.

RESOLUÇÃO CEPE-39/08, de 9 de julho de 2008. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO CEPE-39/08, de 9 de julho de 2008. Aprova a oferta e a grade curricular do primeiro, segundo,

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

1º PERÍODO - ADMINISTRAÇÃO SALA PRÉDIO 20 Carteiras disponíveis: 44

1º PERÍODO - ADMINISTRAÇÃO SALA PRÉDIO 20 Carteiras disponíveis: 44 1º PERÍODO - SALA 115 - PRÉDIO 20 Carteiras disponíveis: 44 MATEMÁTICA - I MATEMÁTICA - I CONTEXTO SOCIAL DO ADMINISTRADOR 1º - ADM CONTEXTO SOCIAL DO ADMINISTRADOR 1º - ADM PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PORTUGUÊS

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário 1o SEMESTRE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TGA (80 horas) Introdução à administração e às organizações. Classificação das organizações. Estrutura organizacional. A atividade

Leia mais

C O M U N I C A D O. Art. 2º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se.

C O M U N I C A D O. Art. 2º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. COMUNICADO CTADS/IT 1/2017 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Decreto Estadual nº.490/65 RECONHECIMENTO: Decreto Federal nº 67598/1970 renovado pelo Decreto Estadual nº 1379/017 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Leitura e Produção de Texto. Ciências Contábeis. Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras

Leitura e Produção de Texto. Ciências Contábeis. Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras Curso Disciplina Fotografia Leitura e Produção de Texto Gestão Financeira Analise Demonstrativos Financeiros Ciências Contábeis Contabilidade Aplicada às Instituições Financeiras Gestão Pública Estado,

Leia mais

Estrutura Curricular Periodização

Estrutura Curricular Periodização Estrutura Curricular Periodização 1º 1º Teoria Geral da GADMVA7101 GADMVA7102 ntrodutória GADMVA7103 GADMVA7104 Matemática GADMVA7105 Filosofia GADMVA7106 Sociologia Total 1º 20 0 20 360 - - Total Acumulado

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS EXAMES FINAIS TURMA A

CALENDÁRIO DE PROVAS EXAMES FINAIS TURMA A CALENDÁRIO DE PROVAS EXAMES FINAIS - 2014 TURMA A 1º ANO DATA HORÁRIO Temas Contemporâneos/Textos e Contextos 08/12 19h30 Sociologia Geral e das Organizações 08/12 21h00 Comunicação Empresarial I 09/12

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Ciências Contábeis,

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Administração e Ciências Econômicas Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso Administração Campus: Angra dos Reis SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências e habilidades técnicas, humanas e conceituais, visão

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 23/2014, 6 e 24/2016.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 23/2014, 6 e 24/2016. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/07 ALTERA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS, CURRÍCULOS E, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE 2. MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de 2012-01 1 Informática Básica 2 38 2 32 1 Pesquisa

Leia mais

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT GR03414 GR03385 ED00092 GR03420 GR03387 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Administração: Princípios e Aplicações 72.00 João Victorino de Souza Desenvolvimento Pessoal e Organizacional 72.00 André Emílio

Leia mais

C O M U N I C A D O. Art.3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se.

C O M U N I C A D O. Art.3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. COMUNICADO CEComp/IT 1/2017 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Contábeis

Currículo do Curso de Ciências Contábeis Currículo do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil é habilitado a desenvolver, analisar e efetivar

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 138 Optativos: 16.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 138 Optativos: 16. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 07/08/2017-12:06:25 CÓD. REGISTRO INEP:

Leia mais

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA Disciplinas, ementas e carga horaria DO CURSO DE Especialização Lato Sensu, Gestão Estratégica nos Agronegócios e suas tecnologias, do campus de Santa Helena de Goias. Matemática financeira 15 Nilcyneia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS LEI Nº., DE //, PUBLICADA NO DOU DE //, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua Afonso Sardinha, - Pioneiros - Ouro Branco - MG - CEP: - Tel: - - Site: www.ifmg.edu.br Matriz Curricular OBBGADM - Bacharelado em Administração.

Leia mais

COMUNICADO CEProd/CP 3/2017

COMUNICADO CEProd/CP 3/2017 COMUNICADO CEProd/CP 3/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Negociação e Tomada de Decisão Gestão de Projetos

EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Negociação e Tomada de Decisão Gestão de Projetos EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Missão, objetivos e metas da Governança Corporativa. Governança Corporativa: conceitos e valores. Os índices brasileiros atrelados a Governança

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 24.04.15 19horas Tecnologia Aplicada à Educação 24.04.15 21horas Fundamentos Filosóficos da Educação 27.04.15 19horas Gestão Escolar e Organização

Leia mais

1º Período 2º Semestre de º Período 1º Semestre de 2008

1º Período 2º Semestre de º Período 1º Semestre de 2008 Migração de Grade para alunos ingressantes no 2º/2007 1º Período 2º Semestre de 2007 Metodologia Científica 2 30 30 - I 4 60 60 - Matemática I 6 90 90 - Qualidade e Processos de Trabalho 4 60 60 - Filosofia,

Leia mais