CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO"

Transcrição

1 CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções e propriedades logarítmicas e exponencial. Estudo e análise das funções. Análise e construção dos gráficos de funções. Estudo de trigonometria. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA Estudo do Movimento Retilíneo. Estudo dos Vetores. Estudo dos Movimentos em Duas e Três Dimensões. Aprofundamento de Força e Movimento. Fundamentação de Trabalho, Formas e Conservação de Energia. DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL Estudo da Teoria Atômica. Ligações Químicas. Apresentação das Reações Químicas. Apresentação das Soluções. Estequiometria. Química e impactos ambientais. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Discussão dos conceitos de Engenharia no contexto da Evolução Tecnológica. Apresentação dos conceitos e funções da administração da produção. Atribuições do engenheiro. Apresentação dos conceitos relacionados a projetos e otimização de processos. Engenharia e meio ambiente e ética profissional.

2 DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Estudo dos elementos de textualidade. O uso da variante padrão da língua portuguesa. A produção de diferentes gêneros textuais. A estrutura dissertativa. O verbal e o nãoverbal na composição de textos. Estudo do vocabulário. DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise dos principais focos temáticos e analíticos que atravessam a Sociologia e a Antropologia, e que tornam possível refletir criticamente sobre a diversidade da realidade sociocultural brasileira e as questões da contemporaneidade. Enfoque das Relações Étnico-raciais. Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 3 PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de integração. Estudo das aplicações de integração. DISCIPLINA: FÍSICA II Estudo das Oscilações. Estudo das Ondas. Estudo da Temperatura. Definição de Calor e apresentação da primeira lei da termodinâmica. Análise da teoria Cinética dos Gases. Definição de Entropia e análise da segunda lei da termodinâmica. DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade Matrizes e Determinantes.

3 DISCIPLINA: CÁLCULO NUMÉRICO Introdução e análise sobre Aritmética de ponto flutuante e erros. Aplicação dos métodos de resolução de funções reais e Sistemas lineares algébricas; Determinação do polinômio interpolador. DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Introdução à Análise Explanatória de Dados. Fundamentação de Medidas de Tendência Central e de Dispersão. Estudo de Probabilidade. Estudo de Distribuição Binomial. Estudo de Distribuição Exponencial. Apresentação da Curva Normal. DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS Equilíbrio de Forças e Momentos e Cargas Distribuída. Tração e Compressão. Sistemas Estaticamente Indeterminados. Treliças Planas. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ECONOMIA Introdução a Ciência Econômica. Estudo das Estruturas e Mecanismos básicos do Mercado. Estabelecimento de Relações entre Inflação e Emprego. 5 PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria. Probabilidade. Variáveis aleatórias. Teoria elementar de amostragem. Teoria estatística da estimação. Teoria da decisão estatística. Análise de variância. Análise de regressão e correlação.

4 DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE PRODUÇÃO Conceito e funções da administração: evolução do pensamento administrativo. Organização e método. Planejamento e controle da organização. Princípios de organização. Estruturas organizacionais. Influência da tecnologia e do ambiente. O processo de organização ou reorganização. Elaboração de projetos para pequenos e médios empreendimentos. Manuais de serviço. Administração do pessoal. Motivação e liderança. DISCIPLINA: MARKETING E SERVIÇOS Marketing. Conceitos e formas utilização para construir relacionamentos rentáveis com os clientes. Principais conceitos subjacentes ao marketing e os desafios que se apresentam às empresas para atender à dinâmica do mercado e fazer frente à ação dos concorrentes. DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia de informação. Tecnologia da informação. Conceitos de hardware e software. Planejamento e gerência de projetos de SI. Formação de equipe de desenvolvimento. Recursos. Prazo. Controle de projetos. Subsistemas de compras. Subsistemas de almoxarifado. Tratamento, arquivamento e recuperação de informações. Sistemas de informação gerenciais. Evolução dos sistemas de informações. Administração da organização e informática. Bases de dados. Bancos de dados relacionais. A importância das informações no processo de tomada de decisões. DISCIPLINA: ENGENHARIA DO MEIO AMBRIENTE Efeitos da Tecnologia Industrial sobre o equilíbrio ecológico. Estudo e estabelecimento de relações entre os Resíduos Sólidos e o Meio Ambiente. Caracterização dos Efluentes Líquidos e Gasosos. Tratamento de Resíduos e Efluentes.

5 DISCIPLINA: CONTROLE DE QUALIDADE Qualidade: conceitos básicos. Qualidade de projeto e de conformação. Controle total de qualidade. Garantia de qualidade. Sistemas de qualidade: organização, estrutura e funcionamento. Gestão da qualidade. Motivação à qualidade. Relações básicas do controle de qualidade: processos produtivos, clientes e fornecedores. Controle estatístico de processos. Processos de avaliação da qualidade. Planos de amostragem. 7 PERÍODO DISCIPLINA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Modelagem de sistemas analógicos digitais e computacionais. Análise de desempenho dos sistemas modelados. Modelagem e simulação. Técnicas de construção de modelos e análise de resultados. Linguagens de simulação. Uso do computador para o estudo e utilização de linguagens de simulação para a realização de modelos. Uso do computador para a implementação de modelos, seu teste e avaliação. DISCIPLINA: ENGENHARIA DO PRODUTO E SERVIÇO Os Ciclos dos Produtos: conceitos e objetivos. Concepção do Produto. Desenvolvimento do Produto: análise do valor, método morfológico e método experimental. Projeto de Fabricação. Comercialização do Produto. Vida de Mercado. Tópicos Complementares. DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Introdução à gestão de pessoas. O fator humano nas organizações. Motivação. Recrutamento e seleção. Treinando e desenvolvendo os colaboradores, administrando conflitos, avaliação de desempenho humano, liderança e poder. Remuneração estratégica. Cultura e clima organizacional.

6 DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento estratégico. Avaliação do mercado. Caracterização do negócio. Missão da empresa. Estratégias de produção. Empreendedorismo. Organização industrial. Redes de empresa e gestão da cadeia participativa. DISCIPLINA: ORÇAMENTOS E FINANÇAS Orçamento e Finanças nas empresas: obtenção e aplicação de recursos. Modelo integrado de gestão econômico-financeira da empresa. Estratégia financeira. Administração do capital circulante e da necessidade de capital de giro. Importância do crédito (prazo). Planejamento financeiro. Gestão dos capitais de longo prazo: decisões de investimento - tipos e métodos. DISCIPLINA: MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA Normas técnicas da ABNT. Princípios Éticos da Pesquisa Científica. Etapas da elaboração de um trabalho científico: projeto de pesquisa. Introdução à metodologia de trabalhos científicos Regulamentos obrigatórios do TCC no UBM. Projetos de pesquisa: para monografias, artigos científicos e criação de produtos. Escolha de Orientador. Entrega do aceite de orientação. 9 PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS O desenvolvimento sustentável a partir de uma dimensão histórica da conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto.

7 DISCIPLINA: CADEIA DE SUPRIMENTOS Conceitos fundamentais de gestão de cadeias de suprimentos e de redes de suprimentos. Gestão estratégica de cadeias de suprimentos e governança de cadeias de suprimentos. Sistemas verticais e horizontais. Planejamento integrado da cadeia e prioridades competitivas. Planejamento, programação e controle da produção na cadeia logística integrada. Modelos de previsão de demanda. Modelos de estoques. DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE Introdução aos Conceitos de Instrumentação e Controle de Processos. Estudo detalhado das Variáveis de Processo. Introdução a Teoria de Controle. DISCIPLINA: INSTALAÇOES INDUSTRIAIS Análise de Localização. Instalações Industriais. Arranjo Físico de Máquinas, Equipamentos e Facilidades. Dimensionamento de Áreas. Projeto de Instalações. Utilização de softwares específicos. DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE MANUTENÇÃO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR Estudo e resolução de sistemas de equações lineares. Estudo e resolução de matrizes e determinantes. Detalhamento de ortogonalidade

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2019.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2019.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO II Estudo dos conceitos de antiderivadas, equações diferenciais e áreas. Estudo das integrais e suas técnicas de

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CICUTA EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo das Propriedades dos Fluidos e da Estática dos Fluidos. Análise de escoamentos incompressíveis

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Currículo 7 - aprovado pelo CDI em 19/12/2016 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Currículo 1 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos básicos e às aplicações de engenharia.

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Leia mais

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO 2017.1 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I Álgebra Linear 3 60 Comunicação e Expressão 2 40 Desenho Técnico I 2 40 1º Fundamentos de Matemática 5 100 Geometria Descritiva 2 40 Higiene e Segurança do Trabalho 2 40 Introdução à Engenharia 2 40 Total:

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1 I 1 PERÍODO Química Geral I 05/04/2017 07/06/2017 21/06/2017 28/06/2017 Cálculo I 06/04/2017 08/06/2017 22/06/2017 29/06/2017 Vetores e Geometria Analítica 11/04/2017 13/06/2017 20/06/2017 27/06/2017 Sociologia

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 244/2007 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Rio das Ostras O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2012 1º PERÍODO Pré Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 4 Introdução ao Cálculo 4 Introdução à Engenharia de Produção Introdução à Programação para Engenharia

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Cred. Turmas CÁLCULO I (5292) 68 5 7543.1.-4 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR (5287) 34 1 8248.1.1-1 8248.1.2-1 8248.1.3-1 FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE (529) 68 5 7615.1.-5 GEOMETRIA ANALÍTICA

Leia mais

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Matriz Curricular ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2016.2 Período 1º Código Pré Requisitos Totais EP01 Cálculo Diferencial ---

Leia mais

Teórica Prática Teóricos Práticos Metodologia Científica Introdução à Engenharia de Produção

Teórica Prática Teóricos Práticos Metodologia Científica Introdução à Engenharia de Produção 1º SEMESTRE CARGA Metodologia Científica - 60-3 - Introdução à Engenharia de Produção - 80-4 - Português Instrumental - 60-3 - Informática Aplicada - 20 40 1 2 Fundamentos de Matemática - 60-3 - Relações

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2018-2 DISCIPLINA: CÁLCULO I 2º PERÍODO Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas. DISCIPLINA:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DE PRODUÇÃO DE PRODUÇÃO - GRADUAÇÃO - 215 1º PERÍODO Carga Horária CLASSIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO LÍNGUA PORTUGUESA PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO 6.4 Matriz Curricular do Curso de Ciência da Computação 6.4.1 Componentes curriculares obrigatórios 1 PERÍODO Teórica Prática Hora-aula Horas Cálculo I 6 2 8 144 120 - Geometria Analítica e Vetores - Dados

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1º PERÍODO

MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1º PERÍODO MATRIZ CURRICULAR DIREITO Disciplinas CH Pré-Requisitos 1 Fundamentos da Economia 80 2 Ciência Política e Teoria do Estado 80 3 Introdução ao Estudo do Direito 80 4 Direito Civil I (Parte Geral I) 80 5

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório

Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório. Natureza - Currículo Obrigatório 1 de 6 01 - - - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - Ativa desde: 01/01/2006 CET164 - FÍSICA I - Ativa desde: 01/01/2006 CET563 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS. - Ativa desde: 01/01/2004

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019

ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019 Disciplina 1º Período de Engenharia Elétrica ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019 Descrição Carga Horária (Horas- Relógio) Teórica Prática Total 13010 CIÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - EM16101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: EM16102 - Filosofia - Ativa desde: EM16103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa desde: EM16104 - Informática e Algorítmo - Ativa desde: EM16105

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: MATEMÁTICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Prérequisitos 01 Introdução à informática 04 60 02 Matemática instrumental

Leia mais

Integralização por semestres

Integralização por semestres ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Integralização por semestres Formulário Nº 11B 1º SEMESTRE Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 68 4 Obrigatório Metodologia da Pesquisa 34 2 Obrigatório

Leia mais

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02

Ementas. Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino. Matriz Curricular n.02 Ementas Administração Linha de Formação Específica em Empresas - Matutino Matriz Curricular n.02 Código Disciplinas Primeira Fase 7142 Pensamento Administrativo Escolas: Características das Escolas. Evolução

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas DISCIPLINAS TIVAS GRUPO 1 Mínimo de 0 horas (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, exceto estágios e trabalhos

Leia mais

1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Engenharia de Produção 4ª SÉRIE Campus Mossoró MECÂNICA DOS FLUIDOS MECÂNICA TÉCNICA Propriedades dos fluidos.- Estática dos fluidos.- Teoremas de Pascal e Stevin. - Força hidrostática- Flutuação e estabilidade-

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Mecânica

Matriz 1 - Engenharia Mecânica Matriz 1 - Engenharia Mecânica Carga Horária e Creditação Nivelamento Semestral Total Familiarização EAD 20 - - - Matemática 20 - - - 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 2 0 Desenho Técnico Mecânico

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Ementário das disciplinas do CST em Gestão de Telecomunicações Currículo 5 aprovado pelo CDI em 19/12/16 C023 Informática CH Teórica 00 CH Prática 80 CH Total 80 cr 4 Conceitos básicos de arquitetura de

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Calc. Diferencial e Integral e uma Variável 1P Introdução a Eng. de Produção 1P 01 10:50 / 12:30 Introdução a Eng. de Produção 1P / Química Geral 1P Química Geral 1P Calc. Diferencial e Integral e uma

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas CH Pré-Requisitos

MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas CH Pré-Requisitos MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO Disciplinas C Pré-Requisitos 1 Análise Microeconômica I 80 2 Análise Macroeconômica I 40 3 Cálculo I 80 4 Estatística I 80 5 Fundamentos da Administração I 80 6 Laboratório de Negócios

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO Metodologia do Trabalho Científico EP 01 4 80 - Informática Avançada EP 02 4 80 - Introdução à Engenharia EP 03 2 40 - Engenharia Legal e Ética Profissional

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Currículo Pleno Curso: G022 - Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) Base Curricular: 2013/02 Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 1 PERÍODO Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA TURMAS COM VAGAS

RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA TURMAS COM VAGAS PÁG. 1/6 Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais LOB1236 20162A1 28 4 24 Administração e Organização I LOQ4239 20162P1 9 5 4 Àlgebra Linear LOB1037 20162AB 8 5 3 Àlgebra Linear LOB1037 20162FM 8 5 3 Àlgebra

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE Cálculo I Sem pré-requisitos Álgebra Linear e Geometria Analítica Sem pré-requisitos Química Geral Sem pré-requisitos Desenho Técnico

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial

Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 1 1 I Desenho Técnico Mecânico 60 3 0 3 Informática e Linguagem de 60 3 2 1 Programação II Sociologia 40 2 2 0 Higiene

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Mecânica da UFERSA a partir do semestre letivo 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Matriz 2161 - Engenharia de Controle e Automação - Matriz Vigente (2008/1) Curso CECAUT - Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação Nível Periodicidade Regime Situação Superior Período Não Seriado

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Matriz 2161 - Engenharia de Controle e Automação - Matriz Vigente (2008/1) Curso CECAUT - Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação Nível Periodicidade Regime Situação Superior Período Não Seriado

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1º SEMESTRE 1CO100 CÁLCULO I 6.0 108 0 108 1CO105 EXPRESSÃO GRÁFICA I 2.0 0 1CO101 FÍSICA I 6.0 72 108 1CO103 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 4.0 72 0 72 1CO106 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2.0

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA CÓDIGO SIGAA COMPONENTES CURRICULARES PRÉ-REQUISITOS/CO-REQUISITOS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019 1º PERÍODO NOTURNO 2019 AULAS TEÓRICAS 17h05-18h55 19h00-20h50 21h00 22h50 Geometria Analítica e Álgebra Linear (SALA 104.1) Algoritmos e Estrutura de Dados I (SALA 205.4) Grade Horária da Engenharia Química

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008 EMC102 - Filosofia - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA EMC103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA QUÍMICA - CAMPUS ALEGRE

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA QUÍMICA - CAMPUS ALEGRE MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA QUÍMICA - CAMPUS ALEGRE 1º PERÍODO MPA06839 Cálculo A 5 4-2-0 90 DQF06917 Química Fundamental 6 5-0-2 105 ENG06856 Metodologia Científica para Engenharia Química 2 2-0-0 30

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

2MAT017 ELEMENTOS DE MATEMÁTICA

2MAT017 ELEMENTOS DE MATEMÁTICA 1ª Série 2MAT015 CÁLCULO I Os números reais e as suas propriedades. Planos coordenados e gráficos. Funções reais: limites e continuidade. Diferenciação de funções reais e aplicações. Regra de L'Hôpital.

Leia mais

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33,

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33, 1º PERÍODO Física I 80 66,67 4 4 0 Laboratório de Física I 40 33,33 2 1 1 Laboratório de Computação 40 33,33 2 0 2 Introdução a Engenharia de Produção 60 50 3 3 0 Geometria Analítica 60 50 3 3 0 Química

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018 1º PERÍODO INTEGRAL 2018/2 Grade Horária da Engenharia 2º Sem 2018 Cálculo Diferencial e Integral SALA 104.1 Geometria Analítica e Algebra Linear Cálculo Diferencial e Integral I Algoritmos e Estruturas

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 06/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Volta Redonda. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA Prezado estudante, Em 2018.1, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 00. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 FGGELET.00 Algoritmos e Programação I Cálculo I 0,00 FGGCOMP.0 - Algoritmos I / FGGELET.0 - Algoritmos

Leia mais

Ano Cod. UC UC Data Hora Sala/Laboratório Economia 09-set : Língua Inglesa - Documentação Contabilística e de Gestão

Ano Cod. UC UC Data Hora Sala/Laboratório Economia 09-set : Língua Inglesa - Documentação Contabilística e de Gestão Curso: CTSP-Cont 1 682 Noções Fundamentais de Contabilidade 06-set-2017 14:30 2.12 1 683 Economia 09-set-2017 09:30 2.12 1 684 1 685 1 686 1 688 1 687 1 689 Língua Inglesa - Documentação Contabilística

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35 Curso: Engenharia de Produção - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Produção Turno:

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 89/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 858/2012 renovado pela Resolução CEE nº 1037/2017 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo:

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prezado estudante, Em, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos e

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018 1º PERÍODO NOTURNO 2018 Cálculo Diferencial e Integral I SALA 206. 6 Algoritmos e Estrutura de Dados I SALA 207. 4 Grade Horária da Engenharia - 1º Sem 2018 Geral Geometria e Álgebra Linear Cálculo Diferencial

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 006/2011, de 17 de junho de 2011. Altera a matriz curricular do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFERSA. O Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais