PROBEX ROBÓTICA PRATA Plano de Execução para a Apresentação de Projetos no II Encontro de Robótica ROBOGAME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROBEX ROBÓTICA PRATA Plano de Execução para a Apresentação de Projetos no II Encontro de Robótica ROBOGAME"

Transcrição

1 PROBEX ROBÓTICA PRATA Plano de Execução para a Apresentação de Projetos no II Encontro de Robótica ROBOGAME

2

3

4 Plano de Execução Nesta Apresentação trataremos do plano que fundamentará a participação do laboratório de robótica PrataRobot no segundo encontro de robótica ROBOGAME. O presente esboço tem o interesse de entender : o que é o ROBOGAME; quais etapas constituem a competição de robótca; as expectativas do Evento; como serão julgados os projetos; onde se insere o projeto PROPEX no contexto do Evento; qual a Metodologia empregada para a execução e construção dos projetos; o que se espera da apresentação do alunos contemplados com o curso de programação oferecido pela UFCG ; 8. Projetos executados pelos alunos na Competição.

5

6 1. O que é o ROBOGAME? O ROBOGAME é um evento de robótica realizado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Informação e pelo SENAI com o apoio de instituições de ensino como : Facisa, UFCG, UFPB e IFPB e tem o objetivo de alavancar o conhecimento no que diz respeito à tecnologia e robótica através de exposições e competições de robôs. II Encontro de Robótica O ROBOGAME está em seu segundo ano e nesta edição contará com : Exposição dos de robôs; Competição com Kits de Robótica; Competição ROBOCODE; Board Game -RPG.

7

8

9 2. Etapas da competição HORARIO DA COMPETIÇÃO ETAPAS DE PROVAS 25/11/2016 de 9:00 às 15:00 hrs Primeira e Segunda 26/11/2016 de 9:00 às 15:00 hrs Terceira e Continuação

10 2.1 Etapas e Missões da competição ETAPAS MISSÕES Missão 1: Apresentar 4 modelos de maquetes: 1ª Etapa de provas: Tema: Energias Alternativas + célula de Combustível energia solar; energia eólica; energia elétrica; energia hidráulica. Missão 2: o representante de cada equipe deverá apresentar o funcionamento de um equipamento movido a água.

11 ETAPAS MISSÕES Missão 1: 2ª Etapa de provas: Apresentar a comissão julgadora um equipamento robótico que funciona com sensores de presença podendo a equipe escolher o tema Missão 2: Construção de um secador de mãos eficaz. a comissão julgadora pede que o secador de mãos desligue logo que as mãos sejam retiradas. 3ª Etapa de provas: Missão Única: Robô de Salvamento

12 2.1 Etapas e Missões da competição

13 3. Expectativas do Evento Atualmente, o Evento ROBOGAME conta com 10 escolas inscritas sendo que 7 são públicas. As escolas, em sua maioria, usam os mesmos kits de robótica (fischertechnik) que os da Escola Estadual da Prata. Uma escola usa um kit diferenciado. No evento terá : no primeiro dia das apresentações haverá, além das tarefas descritas no item 2.1, apresentação de qualquer projeto de inovação tecnológica desenvolvido. Igualmente para qualquer equipamento montado com kits de robótica; No segundo dia terá a competição do Robô de Salvamento. As apresentações poderão ser votadas pelo público presente. Elas obedecerão, pela banca julgadora, os critérios de : desenvoltura do aluno ao apresentar e inovação presente no protótipo. Serão dados prêmios aos participantes vencedores.

14 4. Julgamento dos projetos pela banca organizadora do evento A banca examinadora do evento classificará as equipes pelo preenchimento de uma tabela de notas que vão de 5,0 a 10,0 e obedecem ao critério. Na primeira etapa: Apresentação e Inovação; Na segunda : funcionamento, explicação e inovação; Na terceira : os pontos serão dados de maneira que, 30 pontos para a primeira tentativa de percurso do robô de salvamento, 20 para a segunda e 10 para a terceira. Além disso será levado em consideração o tempo de execução do percurso.

15 5. Inserção do projeto PROPEX no evento Visto que o projeto propex objetiva possibilitar uma experiência prática e intensiva bem como estimular a criatividade do aluno por meio de soluções de problemas propostos, o evento ROBOGAME cai como uma luva para a experimentação dos assuntos aprendidos em sala de aula, servindo assim como um meio de avaliação do aprendizado além de ser um referencial para o quanto foi relevante as técnicas de ensino utilizadas no decorrer projeto PROPEX.

16

17 Por que estudar os métodos para desenvolver?

18 6. Metodologia A metodologia empregada para a concepção dos algoritmos bem como a montagem dos protótipos será baseada na Divisão e Conquista. Que consiste em dividir um problema maior em problemas menores até que todo o problema seja resolvido. Da mesma forma serão usadas técnicas empregadas na engenharia de software. Sendo assim será dividido as missões ainda mais visando um maior detalhamento na resolução dos problemas propostos. De maneira geral o projeto passará pelas seguintes fases: fase de resolução do problema e fase de implementação.

19 Fase de Resolução do Problema A fase de resolução do problema é composta por 3 passos : análise e especificação dos requisitos, desenvolvimento da solução e verificação. Resolução do Problema Análise e Especificação dos requisitos Verificação Desenvolvimento da Solução

20 Fase de Implementação A fase de implementação é composta, também, por 3 passos : codificação da solução, teste e refinação da solução. Implementação Codificação da Solução Refinação da Solução Teste

21 Análise e Especificação dos Requisitos A especificação é a descrição sistemática e abstrata do que o software deve fazer, a partir daquilo que é analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Jair C Leite, 2000.

22 Análise e Especificação dos Requisitos Essa fase do projeto procura : definir os requisitos do software; especificar requisitos funcionais e não funcionais; apresentar técnicas para obter informação entre o sistema computacional e as variáveis envolvidas no projeto; gerar estratégias para converter objetos vagos em propriedades e restrições específicas; avaliar estratégias de soluções alternativas que satisfaçam os objetivos; gerenciar a evolução e família do software.

23 Análise e Especificação dos Requisitos Funcionais Requisitos São restrições ou objetos fornecidos pelo usuário do sistema que dizem respeito à propriedade do software. Descrição das diversas funções que o usuário ou cliente quer que o software ofereça. Não funcionais São as qualidades globais do software como por exemplo: rapidez, eficacia, desempenho, custo entre outros.

24 Análise e Especificação de Requisitos Exemplos de requisitos funcionais O software deve possibilitar o cálculo de quantidade de vezes que o secador de mãos foi ligado. O software deve emitir relatórios mensais da quantidade de pessoas que usarão o protótipo. não funcionais O tempo de resposta do sistema deve ser menor que 1 minuto. O software deve conter apenas X tamanho de memória. A base de dados deve ser protegida.

25 Desenvolvimento da Solução É nesta fase que se dará efetivamente o desenvolvimento do protótipo bem como o software embarcado e todas a maquinaria exigida para o funcionamento protótipo. Esta fase pretende definir : o controle do hardware e software; formulação do algoritmo; geração dos símbolos e imagens que constituam significado para o propósito do software; elaboração de um cronograma inicial; construção dos objetos de interface; construção dos componentes lógicos;

26 Verificação Concluido a fase de desenvolvimento, a fase de verificação vem como complemento para se verificar as soluções desenvolvidas. Na fase de verificação deve-se responder : estamos construindo o produto corretamente? o software está de acordo com sua especificação? Existem duas técnicas fundamentais na verificação de softwares : dinâmica: implica na execução do código estática: análise e inspeções sem a execução do código.

27 Codificação da Solução A fase de implementação visa codificar a solução a partir da descrição computacional da fase de projeto em uma outra linguagem, onde se torna possível a compilação e geração do código-executável para o software. A parte de codificação abrange desde a escolha da linguagem de programação e só termina quando o compilador utilizado gera um código e executável.

28 Testes Nas etapas anteriores serão encontradas soluções que satisfaçam os requisitos do sistema. Teremos nessa fase algumas alternativas já documentadas a respeito das modelos que regem o funcionamento do software. Na fase de verificação e testes a equipe realizará testes e esturá tecnicas para verificar e corrigir o funcionamento do software. Dentre os fatores fundamentais para que o software funciona em uma máquina real e resolva problemas do usuário temos: correção; eficiência e desempenho; robustez; integridade; usabilidade.

29 Testes teste de unidade : tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto. Tem o propósito de testar pequenos trechos de código até métodos utilizados na concepção do projeto. teste de integração : os módulos são testados e combinados em grupo ao contrário do teste de unidade. O propósito deste teste é verificar os requisitos funcionais, de desempenho e confiabilidade na modelagem do sistema. teste de sistema: avalia a utilização do software em busca de falhas com o uso do mesmo. Verifica se o software satisfaz seus requisitos. Usa-se os dados no software como se fosse o usuário final. teste de aceitação: são realizados geralmente por um grupo de usuários finais. Esses utilizam funções de rotina e analisa se o software está de acordo com o solicitado.

30 Testes

31 Refinação da Solução Refinamento é a relação que existe entre uma especificação, seus projetos e implementações corretas, do ponto de vista funcional. Foi comprovado que existem duas formas de refinar uma especificação : refinamento algorítmico: Diz respeito a introdução e transformação de estruturas de programação e controle com atribuições, condições e laços. refinamento de dados: é relacionado com a estrutura de dados do programa. Esse tipo de refinamento acontece, por exemplo, mudamos instruções apropriadamente de maneira que a modificação consuma menos memória.

32 Apresentação Espera-se da apresentação dos alunos: desenvoltura ao apresentar os projetos salientando as aplicações na atualidade; explicar sobre importância da funcionalidade do projeto; explanar os métodos utilizados para a concepção do projeto; apresentar as dificuldades encontradas e possíveis melhorias futuras; testemunhar o trabalho em equipe. domínio da teoria que norteia o projeto apresentado englobando a parte da montagem e a parte da programação.

33 Projetos Os projetos que serão apresentados no evento - além dos kits( sem mudança) que são os referentes a tipos de energia - : referente ao sensor de presença -> cavalete para estacionamento ( de duas maneira - a presente no kit e inovação com arduino usando sensor RFID) referente ao secador de mãos -> presente no kit fischertechnik e inovação usando arduino.

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Engenharia de Software I Processos de desenvolvimento de SW. profa. Denise Neves

Engenharia de Software I Processos de desenvolvimento de SW. profa. Denise Neves I Processos de desenvolvimento de SW profa. Denise Neves profa.denise@hotmail.com 2018 Projeto Um projeto é um empreendimento temporário empreendido para alcançar um único conjunto de objetivos. (PMI,PMBOK

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 3 Objetivos CONTEÚDO Se preparar para o inicio de um projeto Acompanhamento projeto Controles Métricas

Leia mais

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Teste de Software Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Processo de Testes de Software Possibilitar aos profissionais maior visibilidade e organização dos trabalhos. Representa uma estruturação de etapas,

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

PDS. Aula 1.5 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.5 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.5 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; RAD; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário; Desenvolvimento

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Ciclo de vida: fases x atividades

Ciclo de vida: fases x atividades Ciclo de vida Fase de definição Análise e Especificação Estudo de Viabilidade Estimativas Planejamento Fase de desenvolvimento Design Implementação e integração Verificação e Validação Fase de operação

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Planejamento de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Atividades de Teste Conceitos importante no Contexto de Teste Abordagem de Teste 2 Atividades de

Leia mais

REUSO E REUSABILIDADE

REUSO E REUSABILIDADE REUSO E REUSABILIDADE Manutenção de Software Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... 2ª Lista de Exercícios Já está disponível no site a 2ª Lista de Exercícios Entrega: dia 03/10, no horário da aula.

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação Ciclo de vida de um Sistema de Informação Objetivos dessa aula: 1. O conceito de ciclo de vida de um projeto 2. As características do ciclo de vida do projeto clássico 3. As diferenças entre projetos clássicos

Leia mais

Processo de Desenvolvimento. Edjandir Corrêa Costa

Processo de Desenvolvimento. Edjandir Corrêa Costa Processo de Desenvolvimento Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Processo de Desenvolvimento Definição: É um roteiro que determina quais são as tarefas necessárias e em que ordem elas devem

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação vs Validação Verificação e Validação Verificação: Estamos construindo o produto corretamente? O software deve estar de acordo com sua especificação. Validação: Estamos construindo o produto

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

Apresentação. Informação geral + Conceitos iniciais

Apresentação. Informação geral + Conceitos iniciais Apresentação Informação geral + Informação geral Página da cadeira Objectivos principais Compreender a importância dos algoritmos e dos programas de computador para a resolução de problemas em engenharia.

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

Introdução à Programação Aula 02. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 02. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 02 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS SÃO OS COMPONENTES BÁSICOS DO HW DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 02 Conceitos de Teste de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Teste de Software Defeito, Erro ou Falha? Dimensões do Teste Níveis de Teste Tipos de Teste Técnicas de Teste Teste de Software

Leia mais

Motivação. Estrutura de Dados. Motivação. Motivação. Por que estudar os tipos de dados? Duas são as principais preocupações em um projeto de software

Motivação. Estrutura de Dados. Motivação. Motivação. Por que estudar os tipos de dados? Duas são as principais preocupações em um projeto de software Estrutura de Dados Aula 01 -Tipos Abstratos de de Dados Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Motivação Por que estudar os tipos de dados? Duas são as principais preocupações em um projeto

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar

Especificação de Requisitos. Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos Prof. Pedro Ramires Prof. Nilton Cesar Especificação de Requisitos A principal tarefa do Analista de Sistemas e : descobrir o que um sistema devera fazer. A essas necessidades

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 4 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 4-03/05/2006 1 Modelos Prescritivos de Processo Modelo em cascata Modelos incrementais Modelo incremental Modelo RAD Modelos

Leia mais

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Teste de Software Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Conteúdo 1. Definição de Teste e suas Classificações 1.1 - Introdução 1.2 O que é homologação 1.3 História do teste. 1.4 A falta de teste 1.5

Leia mais

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é:

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: a) Cada fase do teste tem uma proposta diferente b) É mais fácil para gerência

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Diferentes conjuntos de etapas que envolvem métodos, ferramentas e procedimentos utilizados no desenvolvimento de software CiclodeVidaClássico Prototipação Modelo Espiral

Leia mais

Programa de Aplicação Tecnológica. Manual de Desenvolvimento

Programa de Aplicação Tecnológica. Manual de Desenvolvimento Programa de Aplicação Tecnológica Manual de Desenvolvimento Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...3 3 ORGANIZAÇÃO-CLIENTE...3 4 DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE...4 5 OBJETIVOS...4 6 DESENVOLVIMENTO...4

Leia mais

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br O processo de resolução de um problema com um computador leva à escrita de um algoritmo ou programa e à sua execução. Mas o que é um algoritmo? Angicos, RN 15/9/2009

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos DCC / ICEx / UFMG Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Motivação Motivação Porque levantar Requisitos é importante? Motivação Porque levantar Requisitos é importante?

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos devemos levar em consideração? Exercício 01 Resposta Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Sistemas possuem restrições de qualidade e confiabilidade Qualidade de sw: satisfação dos requisitos funcionais, de desempenho e normas explicitamente declarados. Redução de custos

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Riscos Processos de Software Gidevaldo Novais (gidevaldo.vic@ftc.br) Muitos problemas no desenvolvimento de software provêm de riscos Seriam problemas potenciais que poderão ocorrer em um futuro próximo

Leia mais

Paradigmas da Engenharia de Software AULA PROF. ABRAHAO LOPES

Paradigmas da Engenharia de Software AULA PROF. ABRAHAO LOPES Paradigmas da Engenharia de Software AULA 03-04 PROF. ABRAHAO LOPES Introdução O processo de software é visto por uma sequência de atividades que produzem uma variedade de documentos, resultando em um

Leia mais

3ª Aula. Processo de Projeto em SE Exemplo de projeto: Sistema de Mapa GPS. Introdução. PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados

3ª Aula. Processo de Projeto em SE Exemplo de projeto: Sistema de Mapa GPS. Introdução. PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados 3ª Aula Processo de Projeto em SE Exemplo de projeto: Sistema de Mapa GPS Introdução Nesta aula veremos a Seção 1.3. A Seção 1.3: Visão geral de projeto de SE

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Luiz Antonio do Nascimento Espec. sistema / Eng. sistemas Modelagem do processo de negócios Análise de requisitos O que tem que ser feito Projeto Como deve ser feito Construção

Leia mais

Paradigmas de Software

Paradigmas de Software Paradigmas de Software Objetivos Introdução aos paradigmas de software. Descrição de modelos genéricos e sua aplicabilidade. Descrição dos processos de requisitos, desenvolvimento, teste e evolução. Modelo

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Lógica de Programação II

Lógica de Programação II Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 1 Carga Horária: 72 horas Nº Créditos: 04 aulas Objetivo: Lógica de Programação II Resolver problemas usando os comandos básicos da linguagem (C). Com

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que são testes? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar

Leia mais

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Introdução à I. O Que vamos fazer na Disciplina? Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO) Isto é, Análise

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade TESTE Estadual DE SOFTWARE Vale do Acaraú O que são testes? INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele

Leia mais

Ciclos de Vida de Software

Ciclos de Vida de Software Tema da Aula Modelos de 1 Modelo em Cascata Prof. Cristiano R R Portella portella@widesoft.com.br O conceito de Ciclo de Vida de é um paradigma da Eng.. Existem vários modelos de ciclo de vida de software,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Sumário Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento de software Fases de desenvolvimento Programação modular Abordagem top-down e bottom-up Linguagens de programação: Compilação / Interpretação Aplicação

Leia mais

Modelos de Ciclo de Vida (Parte 1)

Modelos de Ciclo de Vida (Parte 1) Modelagem de Sistemas Modelos de Ciclo de Vida (Parte 1) Prof. Mauro Lopes 1-31 20 Objetivos Nesta aula iremos apresentar os Modelos de Ciclo de Vida demonstrando que temos várias opções para montar o

Leia mais

Instruções para o projeto final

Instruções para o projeto final Instruções para o projeto final MCTA016 - Paradigmas de Programação 2018-Q2 Profs. Diogo S. Martins e Emilio Francesquini v. 12/06/2018 Resumo dos prazos Parte 0: 19/06 Parte 1: 26/06 Parte 2: 17/07 Parte

Leia mais

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia

Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software Introdução 2014/1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Engenharia de Software Onipresença/DEPENDÊNCIA de computadores Computador = Software Aspectos POSITIVOS Aspectos NEGATIVOS

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

Computação I: Representações de Algoritmos

Computação I: Representações de Algoritmos Computação I: Representações de Algoritmos reginaldo.re@utfpr.edu.br * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE 1 2 FATORES DE QUALIDADE OPERAÇÃO DO PRODUTO CORRETITUDE (FAZ O QUE EU QUERO?) CONFIABILIDADE (SE COMPORTA COM PRECISÃO?) EFICIÊNCIA (RODARÁ TÃO BEM QUANTO POSSÍVEL?) INTEGRIDADE

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Aula 1: Introdução e Conceitos Básicos Professora Sheila Cáceres O que é um paradigma??? Paradigmas de Linguagens - Sheila Cáceres 2 O que é um paradigma??? Paradigmas de Linguagens

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Documento de Visão versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do

Documento de Visão versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do Documento de Visão versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 1 Histórico de Revisão Data Versão

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

Laboratório de Engenharia de Software I

Laboratório de Engenharia de Software I Laboratório de Engenharia de Software I Turma 01: Profa. Lucia Vilela Leite Filgueiras Turma 02: Profa. Maria Alice Grigas Varela Ferreira Aula 01 Casos de uso e protótipo da interface de usuário Roteiro

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2012 Paradigmas e Processo de Software Engenharia de Software: Abrangência Engenharia de Software possui

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2017 Requisitos do Sistema Introdução O que são requisitos de um software? Serviços

Leia mais

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos Qualidade de Software Profª Rafaella Matos Introdução a qualidade de software Relatório do Caos Em 1995 o relatório do caos revelou dados alarmantes sobre investimentos feitos em softwares Relatório do

Leia mais

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC dovicchi@inf.ufsc.br http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B (12º Ano) 2017/2018 Período Domínios Conteúdos Objetivos/ Descritores 1º Período Programação Programação Conceitos fundamentais Reconhecer as limitações

Leia mais

Modelos de Processo de Software

Modelos de Processo de Software Modelos de Processo de Software Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com PAE: Armando M. Toda armando.toda@gmail.com (material produzido e atualizado pelos professores

Leia mais

EA876 - Introdução a Software de Sistema

EA876 - Introdução a Software de Sistema A876 - Introdução a Software de Sistema Software de Sistema: conjunto de programas utilizados para tornar o hardware transparente para o desenvolvedor ou usuário. Preenche um gap de abstração. algoritmos

Leia mais

Análise de Sistemas Aula 4

Análise de Sistemas Aula 4 Análise de Sistemas Aula 4 Prof. Emerson Klisiewicz Contextualização Aula 4 Gerenciamento de Requisitos Refinamento de Requisitos Aprovação de Requisitos Matriz de Rastreabilidade O Sucesso Clientes satisfeitos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Verificação e Validação (V&V) S.L.Pfleeger (Cap.8 & 9) R.Pressman (Cap.13 & 14) I.Sommerville (Cap.22 & 23) Introdução Verificação

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus)

Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus) Aspectos Gerais do Produto: Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus) A Modelix Robotics oferece neste kit a maneira mais fácil e econômica para que a escola implante robótica. Ele permite

Leia mais

Trabalho Prático. Descrição Considere os seguintes dados a respeito de uma pessoa:

Trabalho Prático. Descrição Considere os seguintes dados a respeito de uma pessoa: Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Trabalho

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer Engenharia Software Ení Berbert Camilo Contaiffer Características do Software Software não é um elemento físico, é um elemento lógico; Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software. Ricardo Argenton Ramos UNIVASF Engenharia de Software I - Aula 2

Processos de Desenvolvimento de Software. Ricardo Argenton Ramos UNIVASF Engenharia de Software I - Aula 2 Processos de Desenvolvimento de Software Ricardo Argenton Ramos UNIVASF Engenharia de Software I - Aula 2 A Engenharia de Software Uma Tecnologia em Camadas Gerenciamento da Qualidade Total e filosofias

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Teste de Unidade 4.2 Teste de Integração 4.3 Teste de Validação 4.4 Teste de Sistema 4.5 Teste na Migração Introdução O processo

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos;

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos; ENGENHARIA DE SOFTWARE Curso: Sistemas de Informação ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª: Janaide Nogueira O QUE SÃO? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

Programação Procedimental

Programação Procedimental Programação Procedimental Maria Adriana Vidigal de Lima Universidade Federal de Uberlândia - 2013 1 Escrita de Algoritmos 1.1 Técnicas de Programação e Algoritmos Na elaboração de programas maiores e complexos

Leia mais

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo.

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo. Lista de Exercício 1 Algoritmo e Programação 29/08/2018 (Solução) 1) Escreva conforme a premissas computacionais, o que vem a ser, lógica. R: São as premissas básicas para se executar instruções, alocadas

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Slides originais elaborados por Ian Sommerville e adaptado pelos profs. Márcio Cornélio, Vinicius

Leia mais

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. Teste de Software Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Técnicas de Testes Técnica de Teste Funcional Técnica de Teste Estrutural 3 Testes Funcionais Teste de Especificação de Requisitos. Teste de

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Modelos de Processo de Software

Modelos de Processo de Software Modelos de Processo de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Rosana T. Vaccare Braga 1 o semestre de 2017 (material produzido e atualizado pelos professores do grupo de pesquisa em Engenharia de

Leia mais

Sistemas CAE/CAD/CAM I

Sistemas CAE/CAD/CAM I ao sistemas CAE/CAD/CAM a Sistemas CAE/CAD/CAM Altamir Dias 1 DEPTO. DE ENGENHARIA MECÂNICA Universidade Federal de Santa Catarina POSMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA ao sistemas CAE/CAD/CAM

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema 2 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 5 Técnicas de Especificação SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TÉCNICAS PARA PROJETO DE CASOS

Leia mais

Olimpíadas FPU

Olimpíadas FPU Olimpíadas FPU 2016-2 EDITAL COMPETIÇÃO DE FONTES RETIFICADORAS 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma fonte retificadora linear, composta

Leia mais