Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana"

Transcrição

1 Estágio II Aula 02 Conceitos de Teste de Software Prof. MSc. Fred Viana

2 Agenda Teste de Software Defeito, Erro ou Falha? Dimensões do Teste Níveis de Teste Tipos de Teste Técnicas de Teste

3 Teste de Software Teste de software consiste na verificação dinâmica do comportamento de um programa, por meio de um conjunto finito de casos de teste, selecionados a partir de um conjunto infinito de possibilidades, contra um comportamento esperado especificado. Verificação dinâmica: Verificação dinâmica: Os testes serão realizados com o produto ou componente de software em execução.

4 Teste de Software Conjunto finito: Os testes são aplicados a um conjunto limitado de casos de teste selecionado através do equilíbrio entre os recursos disponíveis e os requisitos de teste. Comportamento esperado: É necessário definir os resultados aceitáveis. O comportamento observado do produto pode ser comparado com: Especificação; Expectativas do usuário; e Comportamento antecipado a partir de requisitos implícitos ou expectativas razoáveis.

5 Defeito, Erro ou falha Geralmente o termo erro é utilizado de forma generalizada para definir quaisquer ocorrências de falhas ou até mesmo defeito.

6 Defeito, Erro ou falha Defeito: Está associado ao universo físico. É ocasionado por uma ação inconsistente cometida por um indivíduo ao tentar executar uma tarefa (resolver um problema, implementar um método ou utilizar uma ferramenta). Por exemplo, uma instrução ou comando incorreto. Erro: Está associado ao universo da informação. É uma manifestação concreta de um defeito gerando um valor obtido diferente do valor esperado. Por consequência de uma falha, o erro acontece quando corrompe a informação.

7 Defeito, Erro ou falha Falha: Está associado ao universo do usuário. É um desvio na especificação que ocorre em consequência de um erro gerando um comportamento operacional do software diferente do esperado pelo usuário. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros.

8 Defeito, Erro ou falha Um defeito não necessariamente leva a um estado de erro, pois a linha de código com defeito pode nunca ser executada. Um erro também não necessariamente leva a um estado de falha, pois talvez uma informação nunca seja usada.

9 Dimensões do Teste Tipos de Teste O que testar? Teste de Funcionalidade Teste de Regressão Teste de Interface Teste de Desempenho Teste de Carga Teste de Usabilidade Teste de Volume Teste de Segurança 2 Técnicas de Teste Teste Estrutural Teste Funcional Como testar? 3 1 Quando testar? Níveis de Teste Teste de Unidade Teste de Integração Teste de Sistema Teste de Aceitação

10 Níveis de Teste Tipos de Teste O que testar? Teste de Funcionalidade Teste de Regressão Teste de Interface Teste de Desempenho Teste de Carga Teste de Usabilidade Teste de Volume Teste de Segurança 2 Técnicas de Teste Teste Estrutural Teste Funcional Como testar? 3 1 Quando testar? Níveis de Teste Teste de Unidade Teste de Integração Teste de Sistema Teste de Aceitação

11 Níveis de Teste Modelo V

12 Níveis de Teste Teste de Unidade Geralmente realizado pelo desenvolvedor (implementador).

13 Níveis de Teste Teste de Unidade (cont.) Os testes unitários concentram-se em cada módulo do software, de acordo com o que é implementado no código fonte. Tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo, separadamente.

14 Níveis de Teste Teste de Unidade (cont.) Cada módulo é testado individualmente garantindo que ele funcione adequadamente. Utiliza as técnicas de teste de caixa branca. O universo alvo desse tipo de teste são os métodos dos objetos ou mesmo pequenos trechos de código.

15 Níveis de Teste Teste de Unidade (cont.) A interface com o módulo é testada para ter a garantia do fluxo de informações. A estrutura de dados local é examinada para ter a garantia de que dados armazenados temporariamente mantêm sua integridade durante todos os passos de execução

16 Níveis de Teste Teste de Unidade (cont.) Aspectos a serem validados no Teste de Unidade: Exercitar as linhas de código da unidade; Exercitar os desvios condicionais da unidade; Validar os requisitos funcionais da unidade; Validar os requisitos de usabilidade da unidade; Validar os requisitos de sistema relativos a unidade.

17 Níveis de Teste Teste de Integração Geralmente realizado pelo desenvolvedor (integrador).

18 Níveis de Teste Teste de Integração (cont.) As unidades são integradas e módulos montados para formarem um pacote de software. Visa provocar falhas associadas às interfaces entre os módulos quando esses são integrados para construir a estrutura do software que foi estabelecida na fase de projeto. Utiliza principalmente as técnicas de teste de caixa preta.

19 Níveis de Teste Teste de Integração (cont.) É uma técnica sistemática para a construção da estrutura de programa, realizando-se, ao mesmo tempo, testes para descobrir erros associados a interfaces. Requer conhecimento da arquitetura do software. Verifica-se as dependências, interfaces e passagem de parâmetros entre as unidades.

20 Níveis de Teste Teste de Sistema Realizado por uma equipe de teste (arquiteto de teste, projetistas de teste e testadores).

21 Níveis de Teste Teste de Sistema (cont.) Avalia o software em busca de falhas por meio da utilização do mesmo, como se fosse um usuário final. Dessa maneira, os testes são executados nos mesmos ambientes, com as mesmas condições e com os mesmos dados de entrada que um usuário utilizaria no seu dia-a-dia de manipulação do software.

22 Níveis de Teste Teste de Sistema (cont.) Requer um ambiente muito semelhante ao da produção. Verifica se o software satisfaz seus requisitos. O propósito primordial é colocar completamente à prova o software e para isso, deve-se validar: Requisitos funcionais Requisitos não funcionais Interfaces/Integrações com outros sistemas

23 Níveis de Teste Teste de Aceitação Realizados geralmente por um restrito grupo de usuários finais do sistema.

24 Níveis de Teste Teste de Aceitação (cont.) A aceitação do software é realizada por meio de uma série de testes de caixa preta que simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com os requisitos. A aceitação é bem sucedida quando o software funciona de uma maneira razoavelmente esperada pelo cliente.

25 Níveis de Teste Teste de Aceitação (cont.) A Especificação de Requisitos de Software contém os critérios de validação que formam a base para uma abordagem ao teste de aceitação. Deve-se validar: Requisitos funcionais Requisitos não funcionais Interfaces/Integrações com outros sistemas

26 Tipos de Teste Tipos de Teste O que testar? Teste de Funcionalidade Teste de Regressão Teste de Interface Teste de Desempenho Teste de Carga Teste de Usabilidade Teste de Volume Teste de Segurança 2 Técnicas de Teste Teste Estrutural Teste Funcional Como testar? 3 1 Quando testar? Níveis de Teste Teste de Unidade Teste de Integração Teste de Sistema Teste de Aceitação

27 Tipos de Teste Teste de Funcionalidade Utilizado para verificar se as funções do sistema são executadas corretamente conforme especificado na documentação (ex.: casos de uso) e/ou se as regras de negócio estão aplicadas. Simula todos os cenários de uso do software e garante que todos os requisitos funcionais estejam implementados corretamente.

28 Tipos de Teste Teste de Funcionalidade (cont.) Segue um exemplo simples para teste da funcionalidade de autenticação em um sistema: Usuário Senha Resultado Esperado válido válida Login efetuado com sucesso válido inválida Erro: Senha inválida inválido válida Erro: Usuário inválido em branco válida Erro: Campo Usuário obrigatório válido em branco Erro: Campo Senha obrigatório

29 Tipos de Teste Teste de Regressão É uma estratégia importante para redução de efeitos colaterais. Testa o software após modificações, com o objetivo de verificar se as alterações não afetaram outras partes do software. Consiste em se aplicar, a cada nova versão do software ou a cada ciclo de entrega, todos os testes que já foram aplicados nas versões ou ciclos de entrega anteriores.

30 Tipos de Teste Teste de Regressão (cont.) Exercita as novas funcionalidades implementadas bem como as dependências com outras funcionalidades. Pode ser aplicado em qualquer nível de teste.

31 Tipos de Teste Teste de Interface Verifica se a navegabilidade e os objetos das telas funcionam conforme especificados. Particularmente importante para o desenvolvimento orientado a objeto, uma vez que os objetos são definidos por suas interfaces.

32 Tipos de Teste Teste de Performance Teste de Desempenho: Testa o software nas situações previstas de pico máximo de acesso e concorrência, conforme os requisitos não funcionais. O perfil de funcionamento do software é monitorado, a fim de identificar e lidar com gargalos de desempenho e processos ineficientes.

33 Tipos de Teste Teste de Performance (cont.) Teste de Carga (stress): Destinado a avaliar como o sistema responde em condições atípicas simuladas. Pode abranger cargas de trabalho extremas, memória insuficiente, hardware e serviços indisponíveis ou recursos compartilhados limitados.

34 Tipos de Teste Teste de Volume Verifica a capacidade do software em lidar com um grande volume de dados, como entrada e saída ou residente no banco de dados. Não focaliza oscilações de processamento. Abrange estratégias de teste, como, a entrada de dados do volume máximo em cada campo ou a criação de consultas que retornem todo o conteúdo do banco ou que tenham tantas restrições que não retorne nenhum dado.

35 Tipos de Teste Teste de Usabilidade Analisa o grau de facilidade de utilização (manuseio e interatividade) do software do ponto de vista do usuário final. Enfatizam: fatores humanos, estética, consistência na interface do usuário, ajuda online e contextual, assistentes e agentes, documentação do usuário e material de treinamento.

36 Tipos de Teste Teste de Segurança Testes destinados a garantir que o software e os seus dados possam ser acessados apenas por determinados atores. Objetiva detectar as falhas de segurança que podem comprometer o sigilo e a fidelidade das informações, bem como provocar perdas de dados ou interrupções de processamento.

37 Tipos de Teste Teste de Acessibilidade Teste destinado a garantir que o software pode ser utilizado por todas as pessoas, independente de serem portadoras de deficiência ou não.

38 Técnicas de Teste Tipos de Teste O que testar? Teste de Funcionalidade Teste de Regressão Teste de Interface Teste de Desempenho Teste de Carga Teste de Usabilidade Teste de Volume Teste de Segurança 2 Técnicas de Teste Teste Estrutural Teste Funcional Como testar? 3 1 Quando testar? Níveis de Teste Teste de Unidade Teste de Integração Teste de Sistema Teste de Aceitação

39 Técnicas de Teste Estabelecem o aspecto do software a ser considerado para definição dos requisitos de teste a serem satisfeitos. Direciona a escolha de critérios para geração de casos de teste que, ao serem executados, exercitam os elementos requeridos pela abordagem do teste. Determinam: Como se enfoca o teste; Como serão conduzidos os procedimentos de teste; Como se minimiza os esforços; Como se amplia as chances de detecção de defeitos.

40 Técnicas de Teste Caso de Teste Conjunto de dados de entrada e os respectivos resultados esperados da execução. São fundamentais para o Teste de Software. Representa um cenário de teste, uma situação diferenciada e única de comportamento no software, com o objetivo de identificar defeitos, erros ou falhas ainda não descobertas.

41 Técnicas de Teste Caso de Teste (cont.) Alguns autores consideram que as ações do usuário, necessárias para execução da função a ser testada, também fazem parte do caso de teste. Toda a ênfase está na maneira de como identificar todos os possíveis cenários de teste. A maneira de gerar casos de teste estará sempre associada a uma das técnicas.

42 Técnicas de Teste Ponto de Verificação Critério para decidir se um determinado estado do sistema está conforme o esperado.

43 Técnicas de Teste Divisão das técnicas de teste: Teste Estrutural (Teste Caixa Branca) Teste Funcional (Teste Caixa Preta) Teste Caixa Cinza

44 Técnicas de Teste Teste Estrutural (Teste Caixa Branca) Tem por objetivo verificar se as estruturas internas do software operam de maneira adequada. É necessário ter acesso ao código fonte. Deriva os requisitos de teste com base na implementação da unidade que será testada.

45 Técnicas de Teste Teste Estrutural (Teste Caixa Branca) (cont.) São exercitados os laços e condições existentes no código. Requer a execução dos componentes elementares do programa, ou partes do programa. Identifica erros gerados por comandos incorretos, ausência de comandos, estrutras incorretas, variáveis não definidas, e erros de inicialização e finalizações de loops.

46 Técnicas de Teste Teste Estrutural (Teste Caixa Branca) (cont.)

47 Técnicas de Teste Teste Funcional (Teste Caixa Preta) Testa as funcionalidades com a finalidade de garantir que os requisitos do software construído são plenamente atendidos. Permite a realização do teste do ponto de vista do usuário final do sistema.

48 Técnicas de Teste Teste Funcional (Teste Caixa Preta) Casos de teste são gerados com base nos requisitos do sistema a ser testado, como se este fosse uma caixa preta. São fornecidas as entradas e avaliadas as saídas para verificar se estão em conformidade com os resultados esperados. É conduzido olhando-se o software através de suas interfaces.

49 Técnicas de Teste Teste Funcional (Teste Caixa Preta) (cont.) Não considera a estrutura interna do código. Pode detectar os seguintes tipos de erros: Funções incorretas; Funções não implementadas; Erros de interfaces; Erros de desempenho; Erros de inicialização e finalização.

50 Técnicas de Teste Teste Funcional (Teste Caixa Preta) (cont.)

51 Técnicas de Teste Teste Caixa Cinza Une as duas Técnicas de Teste (Caixa Branca e Caixa Preta): conhecimento interno do produto aliado às saídas esperadas. O testador tem acesso a algumas das operações internas do sistema.

52 Técnicas de Teste Teste Caixa Cinza (cont.) Testes baseados no conhecimento do algoritmo, estados internos, arquitetura ou outras descrições mais alto-nível do comportamneto do programa [Doug Holffman]. O conhecimento interno do funcionamento pode ser: Modelo de Arquiterura da aplicação, Modelo de Dados, Diagrama UML ou Diagrama ER.

53 Técnicas de Teste Teste Caixa Cinza (cont.) Para aplicar esta estratégia utilizamos como suporte, por exemplo, consultas no banco de dados para confirmar que a consulta que os dados da consulta ou filtro que executamos na tela está de acordo com os dados existente no banco.

54 Técnicas de Teste Teste Caixa Cinza (cont.) Dois tipos de problemas podem ser econtrados durante os testes de caixa-cinza: O componente encontra uma falha de algum tipo, fazendo com que a operação seja abortada A interface com o usuario irá indicar que ocorreu algum problema. Os testes executam com sucesso, mas o conteudo dos resultados está incorreto Um sistema processando dados incorretos causa erro no resultado. [Elfriede Dustin]

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010

Teste de Software. Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Teste de Software Karen Frigo Busolin Novembro / 2010 Processo de Testes de Software Possibilitar aos profissionais maior visibilidade e organização dos trabalhos. Representa uma estruturação de etapas,

Leia mais

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Planejamento de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Atividades de Teste Conceitos importante no Contexto de Teste Abordagem de Teste 2 Atividades de

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Agosto de 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaprocessoteste.odt Número de páginas: 11 Versão Data Mudanças Autor 1.0 26/12/07 Criação.

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVO Compreender uma série de técnicas de testes, que são utilizadas para descobrir defeitos em programas Conhecer as diretrizes que

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que são testes? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar

Leia mais

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS03 Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds Teste do Desenvolvedor O Teste do Desenvolvedor denota os aspectos de design e implementação de teste mais apropriados

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade TESTE Estadual DE SOFTWARE Vale do Acaraú O que são testes? INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se ele

Leia mais

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. Teste de Software Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Técnicas de Testes Técnica de Teste Funcional Técnica de Teste Estrutural 3 Testes Funcionais Teste de Especificação de Requisitos. Teste de

Leia mais

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software Engenharia de Software Aula 17 Desenvolvimento de Software Testes de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 7 Maio 2012 1. Especificação de requisitos 2. Projeto

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. M.Sc. Ronaldo C. de Oliveira ronaldooliveira@facom.ufu.br FACOM - 2011 Verificação e Validação (V&V) S.L.Pfleeger (Cap.8 & 9) R.Pressman (Cap.13 & 14) I.Sommerville (Cap.22 & 23) Introdução Verificação

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual é a importância dos testes de software? Exercício 01 Resposta Qual é a importância dos testes de software? Descobrir o maior número

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora TESTES DE SOFTWARE 1 Teste de software É uma atividade crítica na garantia de qualidade de software; Quatro dimensões: Estado do teste ( o momento ); Técnica do teste ( como vou testar ); Metas do testes

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Estratégias de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Estratégias de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Estratégias de Teste Tipos de Estratégias de Teste 2 Estratégias de teste Define as fases em que

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Teste de Software Verificação e validação Testes de desenvolvimento Testes de release Testes de usuário Desenvolvimento dirigido a testes Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos;

ENGENHARIA DE SOFTWARE O QUE SÃO TESTES? TESTES TESTES TESTES 26/08/2014. São pontuais; São previsíveis; São finitos; ENGENHARIA DE SOFTWARE Curso: Sistemas de Informação ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª: Janaide Nogueira O QUE SÃO? Teste é um processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema para verificar se

Leia mais

Introdução aos Testes de Software

Introdução aos Testes de Software Introdução aos Testes de Software 1 Objetivos do curso Apresentar e discutir os conceitos básicos sobre o processo de testes Entender como criar e utilizar os documentos (artefatos) gerados ao longo deste

Leia mais

Teste de Software. Técnica de Teste Estrutural. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Técnica de Teste Estrutural. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Técnica de Teste Estrutural Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Casos de Teste e Cenários de Teste Técnicas de Teste Técnica de Teste Estrutural 2 Casos

Leia mais

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho

Teste de Software. Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Teste de Software Professor Maurício Archanjo Nunes Coelho Conteúdo 1. Definição de Teste e suas Classificações 1.1 - Introdução 1.2 O que é homologação 1.3 História do teste. 1.4 A falta de teste 1.5

Leia mais

Aula 20 Testes 3. Alessandro Garcia Leonardo da Silva Sousa OPUS Group/LES/DI/PUC-Rio Dezembro 2016

Aula 20 Testes 3. Alessandro Garcia Leonardo da Silva Sousa OPUS Group/LES/DI/PUC-Rio Dezembro 2016 Aula 20 Testes 3 Alessandro Garcia Leonardo da Silva Sousa OPUS Group/LES/DI/PUC-Rio Dezembro 2016 Slides adaptados de: Staa, A.v. Notas de Aula em Programacao Modular; 2008. Teste de Caixa Branca O que

Leia mais

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é:

1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. A principal razão de dividir o processo de teste em tarefas distintas é: a) Cada fase do teste tem uma proposta diferente b) É mais fácil para gerência

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema

Unidade 4 Teste na Implantação do Sistema Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Teste de Unidade 4.2 Teste de Integração 4.3 Teste de Validação 4.4 Teste de Sistema 4.5 Teste na Migração Introdução O processo

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Ciência da Computação Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Ana Claudia Bastos Loureiro Monção JUNIT Teste de Software Processo de Software Um processo de software pode ser visto como o conjunto de atividades,

Leia mais

Plano de Testes VideoSystem

Plano de Testes VideoSystem Plano de Testes VideoSystem Versão Histórico das Revisões Data Versão Descrição Autor 02/10/2009 1.0 06/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Início da Elaboração do Plano de Testes Revisão do Plano de Testes

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - O teste nas fases de vida e de desenvolvimento de um software. 1.2 - O teste na engenharia de sistemas e na engenharia de

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: QUALIDADE DE SOFTWARE Tema: Teste de Software:

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

Teste de Software. Técnica de Teste Estrutural. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Teste de Software. Técnica de Teste Estrutural. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Teste de Software Técnica de Teste Estrutural Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Agenda Técnica de Teste Estrutural Critérios de Teste 2 Casos de Teste Diante da impossibilidade

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 04 Testes Ágeis. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 04 Testes Ágeis Prof. MSc. Fred Viana Agenda Manifesto dos Testes Ágeis Testes Ágeis x Testes Tradicionais Sinais de que os Testes Não São Ágeis Testador Ágil Testador Ágil em Equipe Independente

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Lista de Exercício 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos devemos levar em consideração? Exercício 01 Resposta Ao testarmos uma aplicação web, que aspectos

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 7 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 7-12/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 5 Técnicas de Especificação SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TÉCNICAS PARA PROJETO DE CASOS

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade de Software Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br

Leia mais

6. QUAIS AS TÉCNICAS E RESPECTIVOS CRITÉRIOS DE TESTE EXISTENTES?

6. QUAIS AS TÉCNICAS E RESPECTIVOS CRITÉRIOS DE TESTE EXISTENTES? 6. QUAIS AS TÉCNICAS E RESPECTIVOS CRITÉRIOS DE TESTE EXISTENTES? Atualmente existem muitas maneiras de se testar um software. Mesmo assim, existem as técnicas que sempre foram muito utilizadas em sistemas

Leia mais

Introdução a Testes de Software. Ricardo Argenton Ramos

Introdução a Testes de Software. Ricardo Argenton Ramos Introdução a Testes de Software Ricardo Argenton Ramos ricargentonramos@gmail.com Agenda da Aula Introdução sobre Testes; Testes Funcionais de software; Testes Estruturais de Software; Teste de Software

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Teste de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Teste de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Tópicos da Aula Ø Teste de Software Ø Terminologia e Conceitos Básicos Ø Técnicas e Critérios de Teste Ø Técnicas

Leia mais

SSC 0721 Teste e Validação de Software

SSC 0721 Teste e Validação de Software SSC 0721 Teste e Validação de Software Conceitos básicos Prof. Marcio E. Delamaro delamaro@icmc.usp.br SSC 0721 Teste e Validação de Software ICMC/USP p. 1 O que é teste Atividade de executar um programa

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Aula 1.10 - Engenharia de Requisitos Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/27 Introdução A Engenharia

Leia mais

Falta Erro Falha. Motivação. Teste de Software. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro 6/6/11

Falta Erro Falha. Motivação. Teste de Software. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro. Falha, Falta e Erro 6/6/11 Motivação Teste de Software Ocorrência de falhas humanas no processo de desenvolvimento de software é considerável Processo de testes é indispensável na garantia de qualidade de software Custos associados

Leia mais

TS02. Teste de Software INTRODUÇÃO AO PROCESSO DE TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS02. Teste de Software INTRODUÇÃO AO PROCESSO DE TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS02 Teste de Software INTRODUÇÃO AO PROCESSO DE TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds 1. ENTENDENDO O PROCESSO DE TESTE. 1. ENTENDENDO O PROCESSO DE TESTE. Adequação de perfil profissional

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Teste de Software Engenharia de Software 2o. Semestre de 2006 Slide

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 12 Testes de software

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 12 Testes de software ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 12 Testes de software OBJETIVOS Compreender os estágios de teste durante o desenvolvimento para os testes de aceitação por parte dos usuários de sistema; Apresentar as técnicas

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O desenvolvimento de software envolve usuários, clientes e desenvolvedores. Avalie as seguintes afirmações

Leia mais

Estratégias de Testes Parte I

Estratégias de Testes Parte I Engenharia de Software III 5º. Semestre ADS Capítulo 9 Estratégias de Testes Parte I Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Prof. Ms. Edson Saraiva de Almeida Agenda Exercício Profa. Dra. Ana Paula G. Serra

Leia mais

Modernização de Legados

Modernização de Legados de Legados A Davanso Tecnologia oferece ao mercado o serviço de de Sistemas Legados. Na maioria das vezes, as empresas possuem sistemas que estão em produção, representando um investimento já efetuado,

Leia mais

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento

Teste de Software. Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos. Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento Teste de Software 3 Teste de Software Objetivo: Executar software para revelar erros/falhas ainda não descobertos Pode gastar 40% do esforço de desenvolvimento 2 Teste de Software Defeito (fault, defects)

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Sistemas possuem restrições de qualidade e confiabilidade Qualidade de sw: satisfação dos requisitos funcionais, de desempenho e normas explicitamente declarados. Redução de custos

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE

FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE FATORES E MÉTRICAS DE QUALIDADE 1 2 FATORES DE QUALIDADE OPERAÇÃO DO PRODUTO CORRETITUDE (FAZ O QUE EU QUERO?) CONFIABILIDADE (SE COMPORTA COM PRECISÃO?) EFICIÊNCIA (RODARÁ TÃO BEM QUANTO POSSÍVEL?) INTEGRIDADE

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Teste de Software. Introdução. Teste de SW -Introdução. Verificação e Validação

Teste de Software. Introdução. Teste de SW -Introdução. Verificação e Validação Introdução Teste de Software Teste é um conjunto de atividades que pode ser planejado antecipadamente e realizado sistematicamente. Luiz Alberto da Silva Filho É possível definir um template (esqueleto),

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Teste de Software Intermediário

Teste de Software Intermediário CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Intermediário Carga horária: 32 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa

Leia mais

Testes de software - Teste funcional

Testes de software - Teste funcional Testes de software - Teste funcional Vitor Alcântara de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, Brasil 30 de outubro de 2014 Alcântara (UFRN) Testes de software - Testes funcionais 30

Leia mais

Teste de Software Básico

Teste de Software Básico CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teste de Software Básico Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Ementa do

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada

Leia mais

Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa

Testes de Software. Prof. Edjandir C. Costa Testes de Software Prof. Edjandir C. Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Sumário - Processo de teste - Estágios de teste - Diferenças entre tipos de testes Processo de Teste Dois objetivos distintos: - Demonstrar

Leia mais

Teste de Software: conceitos, técnicas e benefícios

Teste de Software: conceitos, técnicas e benefícios Teste de Software: conceitos, técnicas e benefícios MSc. Alessandro Viola Pizzoleto IFSP - Instituto Federal de São Paulo Piracicaba - SP 30 de março de 2017 1 / 49 Sobre Mim Mestre em Engenharia de Software

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 3 Objetivos CONTEÚDO Se preparar para o inicio de um projeto Acompanhamento projeto Controles Métricas

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Parte 6 Testes Enfoque Enfoque de TESTES na disciplina 5 Enfoque Enfoque GERENCIAL... Não (apenas) técnico... ERRO

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA 5.4.1. Generalidades Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) estabelecem e mantêm procedimentos documentados para os métodos de ensaios que realizam. Nesses procedimentos estão incluídos

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

Engenharia de Software I Processos de desenvolvimento de SW. profa. Denise Neves

Engenharia de Software I Processos de desenvolvimento de SW. profa. Denise Neves I Processos de desenvolvimento de SW profa. Denise Neves profa.denise@hotmail.com 2018 Projeto Um projeto é um empreendimento temporário empreendido para alcançar um único conjunto de objetivos. (PMI,PMBOK

Leia mais

Testes de Software. Prof: Sérgio Portari

Testes de Software. Prof: Sérgio Portari Testes de Software Prof: Sérgio Portari Baseado no Cap 12: Estratégias de teste de software Roteiro Conceitos de teste de software Atividades de teste de software Níveis de teste de software Conceitos

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação vs Validação Verificação e Validação Verificação: Estamos construindo o produto corretamente? O software deve estar de acordo com sua especificação. Validação: Estamos construindo o produto

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

- 8ª Lista de Exercícios -

- 8ª Lista de Exercícios - - 8ª Lista de Exercícios - Teste de Software Questão 1) (FCC - 2015 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação) Os testes de software podem ser aplicados no ciclo de desenvolvimento

Leia mais

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I. Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp.

Análise e Projeto de Sistemas I. Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Análise e Projeto de Sistemas I Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2018 2 1 Técnica que orienta a análise de sistemas para a essência do negócio ao qual

Leia mais

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de:

1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 60 minutos 1. Quando algo visível para os usuário finais é um desvio em relação ao especificado ou um comportamento não esperado, isso é chamado de: a) Um erro b)

Leia mais

30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas...

30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas... TESTES TESTES DE SOFTWARE 30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas... Metodologia para testes bem definida Uso de ferramentas podem aumentar

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

Prof. Fábio Lúcio Meira

Prof. Fábio Lúcio Meira Prof. Fábio Lúcio Meira Objetivo Transformar os requisitos no design do futuro sistema Evoluir uma arquitetura robusta do sistema Adaptar o design para adequá-lo ao ambiente de implementação O principal

Leia mais

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software Engenharia de Software Aula 03 Perguntas da Aula 2 Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 12 Março 2012 Inconsistente: perguntei laranjas, respondeu

Leia mais

RUP/PSDS. Introdução e Comparação

RUP/PSDS. Introdução e Comparação RUP/PSDS Introdução e Comparação Agenda RUP Introdução Mlehores Práticas Estrutura Tempo Conteúdo Contraponto PSDS Introdução Objetivos Promover planejamento, medição e controle dos projetos Reduzir riscos

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

DMS - DOCUMENTO DE MODELAGEM DE SISTEMA VERSÃO: [NOME DO SISTEMA] [SIGLA] [AUTORES]

DMS - DOCUMENTO DE MODELAGEM DE SISTEMA VERSÃO: [NOME DO SISTEMA] [SIGLA] [AUTORES] DMS - DOCUMENTO DE MODELAGEM DE SISTEMA Este documento foi criado seguindo as recomendações e orientações do livro UML na Prática Do Problema ao Sistema e do modelo PRISM do MPDS (Modelo Prático para Desenvolvimento

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA Quando falamos para os alunos sobre projeto e desenvolvimento de sistemas de informação eles pensam logo em programar. A programação

Leia mais