ESCOLA MAGNUS DOMINI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA MAGNUS DOMINI"

Transcrição

1 ESCOLA MAGNUS DOMINI O ORIENTE HABITA A CIDADE CANÇÃO Lucas Ricardo Gaio Maria Augusta Monteiro Weffort Maria Júlia Costa Rocha Pedro de Freitas Bedin MARINGÁ 2016

2 1. INTRODUÇÃO Você já se perguntou por que existem muitos restaurantes japoneses em Maringá? Ou também por que grande parte da população maringaense é formada por japoneses? Como moradores desta cidade, abordaremos, neste trabalho, como Maringá foi, e ainda é, influenciada pela cultura japonesa. Indicaremos sobre a chegada desses imigrantes, primeiramente no Brasil, depois no Paraná e, por último, em Maringá. Na sequência, trataremos sobre algumas coisas que estão na moda e são de origem japonesa, como o Cosplay. 2. IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL No final do século XIX, o mundo passava por transformações. O Japão, após 200 anos de isolamento, abria as portas para o comércio exterior, mas enfrentava uma grave crise econômica. O Brasil, por outro lado, tinha recém-abolido a escravidão e proclamado a República, e necessitava de mão de obra para trabalhar na agricultura. Então, para atender à essa necessidade, em novembro de 1895, foi assinado em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Foi o início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Os primeiros 781 japoneses, trazidos pelo navio Kasato Maru (Imagem 1), no entanto, desembarcaram no porto de Santos somente em 18 de junho de 1908, após 52 dias em uma viagem de 12 mil milhas, de acordo com a bibliografia de Claudio Seto e Maria Helena Ueda. Imagem 1 Navio Kasato Maru

3 Os pesquisadores registram que momentos antes do desembarque, Shuhei Uetsuka escreveu o primeiro haicai no Brasil, que dizia Nau imigrante, cortando oceanos: cascata seca. O haicai é um estilo de poema japonês que é composto por três versos, com cinco, sete e cinco sílabas. Mais tarde, Uetsuka seria conhecido como pai dos imigrantes japoneses no Brasil. 2.1 Imigração japonesa no Paraná Os imigrantes japoneses se fixaram no Norte Pioneiro, trazendo a tradição da lavoura. Como, porém, desconheciam técnicas agrícolas relativas às culturas tropicais, se dedicaram a piscicultura, horticultura e fruticultura na economia regional. Alguns dos produtos introduzidos no Estado pelos japoneses foram o caqui e o bicho da seda. Maringá e Londrina são as cidades paranaenses que concentram o maior número de japoneses. É válido ressaltar que os municípios de Uraí e Assaí originaram-se a partir de colônias japonesas. A vida cultural de Curitiba estava em plena efervescência em O movimento simbolista encabeçado por Emiliano Perneta e Dario Velloso estava em sua época de consagração. Os curitibanos também se preparavam para uma vida moderna composta por fotografia, gramofones, bicicletas e motocicletas. Os eventos no Passeio Público, as vitrines e diversões do parque Colyseu Curitibano faziam a alegria dos curitibanos na época. É nesse contexto que três japoneses chegaram no Paraná em abril de No entanto, eles passaram a morar em Curitiba somente em 1912, quando é criada uma Casa Japonesa, na Rua XV de Novembro com a Dr. Muricy. Ainda naquele ano, outro japonês, Kinsuke Kato, foi trabalhar no cultivo do café em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro.

4 Imagem 2 Localização da Casa Japonesa, em Curitiba, criada em 1912 Nesse período, uma campanha contra a presença dos japoneses foi iniciada pelo Diário da Tarde. No dia 14 de abril de 1909, o jornal estampou o artigo Nada de japoneses na primeira página. Isso, no entanto, não impediu que novas famílias chegassem na Fazenda Monte Claro. Ali, em 12 de dezembro de 1914, nasceria o primeiro nissei paranaense: Massao Nishikawa. No ano seguinte, as famílias Honda e Kuya chegaram em Cambará, na Fazenda Água do Bugre. Em 1920, foi fundada em Cambará a Vila Japonesa, primeira colônia do Norte do Paraná. Ao mesmo tempo, mais pioneiros chegaram a Jacarezinho, Santa Mariana, Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio. A integração entre as raças ocorreu a partir de 1919, na Catedral de Curitiba, quando Shingo Matsuda casou-se com Magdalena Marchiori. Em 1920, nasceu Shingo Matsuda, primeiro mestiço paranaense. A presença nipônica, no entanto, só se acentuou no Norte do estado a partir da década de 1930, quando Hikoma Udihara incentivou os imigrantes a se mudarem para o Paraná, onde não havia proibição de plantar café e as terras eram mais baratas que em São Paulo. Na região, participaram da fundação de Londrina, Assaí, Rolândia, Arapongas, Uraí, Maringá e outras cidades. Trabalhando na agricultura, os japoneses deram uma importante contribuição para o desenvolvimento do Paraná,

5 pois além do cultivo do café e do algodão também diversificaram a produção agrícola, implantaram diferentes técnicas e se uniram através de cooperativas Locais paranaenses que homenageiam a cultura japonesa Cerca de 40 mil nipo-brasileiros vivem na capital paranaense, que, atualmente, sedia quatro festivais japoneses: Imin Matsuri, Haru Matsuri, Hana Matsuri e Seto Matsuri. A seguir, apresentamos a praça do Japão, em Curitiba (Imagem 3). Imagem 3 Praça do Japão, em Curitiba-PR O número de japoneses e seus descendentes que moram em Maringá aproxima-se a 15 mil, para se ter uma ideia, é maior que população das cidades de Santa Fé e Igaraçu juntas. Com grande influência da cultura japonesa, Maringá é sede do clube ACEMA Associação Cultural e Esportiva de Maringá, entidade representativa da comunidade nipo-brasileira da cidade, que, além de ser um espaço onde descendentes e apreciadores desta cultura se reúnem ao longo do ano, organiza diversos festivais e eventos em homenagem à cultura do Japão, em especial, o Festival Nipo-Brasileiro, que neste ano está em sua 27ª edição (Imagem 4).

6 Imagem 4 Festival Nipo-Brasileiro 2016 O projeto do Parque do Japão Memorial Imin 100 surgiu em 2006 com a finalidade de homenagear todos os imigrantes que se estabeleceram em Maringá, em especial os japoneses que, no ano de 2008, completaram 100 anos de imigração no Brasil. O espaço foi concebido para disponibilizar algumas das formas de expressão mais significativas da milenar cultura japonesa e ocupa uma área de m², caracterizando-se como um espaço de preservação ambiental, para ressaltar a integração do homem com a natureza, de forma contemplativa e harmônica. Ilustramos, a seguir (Imagem 5), uma bela visão desse parque. Imagem 5 Parque do Japão, em Maringá-PR Como forma de homenagear e mostrar a importância que tiveram os japoneses na colonização e formação de Maringá e região, no ano de 2015, o Museu Unicesumar abriu a exposição Brasileiros do Japão, Japoneses do Brasil.

7 Imagem 6 Museu Unicesumar, em homenagem à imigração japonesa Londrina sedia o evento Londrina Matsuri, que comemora a chegada da primavera e tem um local marcante na cidade que destaca a importância da cultura japonesa na cidade, a Praça Tomi Nakagawa (Imagem 7). Imagem 7 Praça Tomi Nakagawa, em Londrina-PR 3. CULTURA COSPLAY E INSTRUMENTOS MUSICAIS Cosplay é uma forma abreviada do inglês costume play ou costume roleplay e sua principal característica é que as pessoas se fantasiam como personagens de mangás, animes, game, desenhos animados ou então artistas de TV ou cantores. Originalmente, a moda Cosplay não foi criada no Japão, mas foi lá onde a moda mais se difundiu e se popularizou, tornando-se parte da cultura otaku. Enquanto que, no Brasil, usar fantasias limita-se apenas ao carnaval, festas de fantasia e, eventualmente, encontros de cosplayers, no Japão esse é um hábito cada vez mais comum, especialmente pelas ruas dos grandes centros. É a oportunidade de se parecer com o seu personagem favorito e, assim, dar asas à imaginação.

8 Em Maringá, tem um "encontro de animes" que se chama Animeingá (Imagem 8), em que há concurso de Cosplay. Imagem 8 Animeingá em sua 8ª Edição, em 2013 Há, também, instrumentos tradicionais que fazem parte da herança e da identidade cultural de um povo e, assim como em qualquer parte do mundo, há uma grande variedade de instrumentos musicais tradicionais japoneses que sobrevivem ao longo dos séculos e encantam os ouvintes. GTaiko ( 太鼓 ), Imagem 9, engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. No Japão, o termo refere-se a qualquer tipo de tambor, mas fora do Japão, incluindo o Brasil, o termo é geralmente usado para se referir a qualquer um dos vários tambores japoneses chamados de wadaiko ( 和太鼓 ). Imagem 9 - GTaiko Koto ( 琴 ), Imagem 10, é uma espécie de harpa lírica japonesa, também chamada de cítara japonesa. Possui cerca de 1,80m de comprimento e é esculpida em madeira paulownia. É um dos instrumentos musicais tradicionais japoneses.

9 Imagem 10 Koto Shamisen ( 三味線 ) é um dos instrumentos musicais tradicionais japoneses mais conhecidos fora do Japão, especialmente por ser um instrumento muito tocado pelas gueixas. Shamisen, também chamado de sangen, significa literalmente três cordas, sendo derivado do instrumento chinês sanxian. Imagem 11 Shamisen 4. CONCLUSÃO Nossa pesquisa nos permitiu concluir que os japoneses influenciaram na cultura do Brasil, do Paraná e de Maringá. Depois da chegada deles, em 1908, ao Brasil, por causa de uma grave crise econômica que havia no Japão, em 1909, eles seguiram para Curitiba, deixando uma grande população de japoneses no Paraná (18,15% dos japoneses no Brasil vivem no Paraná). Entre 1930 e 1940 uma grande parte de japoneses veio para o Norte do Paraná para trabalhar na agricultura. Em nosso Estado, os japoneses deixaram influências em várias cidades, especialmente em Maringá. Constatamos que a imigração japonesa foi fundamental para compor a população maringaense. Assim, a população de japoneses em Maringá foi aumentando e, de acordo com o Censo de 2009, 4,3% da população maringaense é formada por japoneses.

10 É indiscutível a presença encontramos as marcas desses colonizadores na cidade em lugares como a ACEMA, o Parque do Japão e vários restaurantes japoneses espalhados pela cidade canção. REFERÊNCIAS %20KOJIMA,%20SHIGERU.pdf?sequence=

Assaí UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL. Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019. Templo budista Igreja Shoshinji - Foto: Prefeitura de Assaí

Assaí UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL. Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019. Templo budista Igreja Shoshinji - Foto: Prefeitura de Assaí Assaí Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019 Templo budista Igreja Shoshinji - UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL Fundada em 1932, a colonização de Assaí está diretamente ligada à comunidade japonesa,

Leia mais

GERAÇÃO NIKKEY. Distribuição dos Nipo-brasileiros em gerações

GERAÇÃO NIKKEY. Distribuição dos Nipo-brasileiros em gerações GERAÇÃO NIKKEY Nikkei [nikkey] - (pessoa) de origem japonesa, emigrantes japoneses e seus descendentes. O Paraná compreende uma das maiores colônias nipônicas no Brasil sendo considerado o segundo estado

Leia mais

Projetos - ParanÃ. Lista de Eventos de Outros Estados

Projetos - ParanÃ. Lista de Eventos de Outros Estados Projetos - Paranà Lista de Eventos de Outros Estados Os eventos e projetos que constam nessa lista serão realizados por responsabilidade de seu proponente/organizador. Para os eventos e projetos que não

Leia mais

A imigração japonesa no Brasil foi um acontecimento que trouxe várias consequências ao Brasil. Siqueira Junior (2014) ressalta:

A imigração japonesa no Brasil foi um acontecimento que trouxe várias consequências ao Brasil. Siqueira Junior (2014) ressalta: BREVE ANÁLISE DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO Etevaldo Alves de Siqueira Junior Graduado em Geografia Bacharelado (UFMA) siqueira.junior@live.com RESUMO Esse presente trabalho tem como finalidade à análise

Leia mais

110 anos da imigração japonesa: Museu da Imigração comemora com programação especial

110 anos da imigração japonesa: Museu da Imigração comemora com programação especial 110 anos da imigração japonesa: Museu da Imigração comemora com programação especial Joanna Flora 22 Revista do Café junho 2018 O dia é 18 de junho de 1908. Depois de meses em alto mar em uma viagem com

Leia mais

Parque da Mà nica no clima do Centenà rio da Imigraà à o Japonesa

Parque da Mà nica no clima do Centenà rio da Imigraà à o Japonesa Parque da Mà nica no clima do Centenà rio da Imigraà à o Japonesa Contribuià à o de Administrator 09 de junho de 2008 Site Oficial da ACCIJB - Centenà rio da Imigraà à o Japonesa no Brasil Novo Show "Japão,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA e ESPORTIVA 24 a 26 agosto

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA e ESPORTIVA 24 a 26 agosto PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA e ESPORTIVA 24 a 26 agosto PALCO HARU SEXTA 15:00 15:20 Kenko 15:40 Mariko Nakahira 16:05 Mágicos Iwassaki 16:30 16:50 Hanayagui Kinryu Kai 17:10 Sanshin Show musical e artístico

Leia mais

O Japão e o Brasil têm mantido um relacionamento de

O Japão e o Brasil têm mantido um relacionamento de Discurso do Embaixador Kunio UMEDA Sessão Especial pelos 120 Anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Japão e Brasil Câmara Legislativa do Distrito Federal Brasília, 1º de outubro de 2015

Leia mais

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES Cultura Categoria O Paraná Publicado em 07/02/2019 Fotos: Banco de Imagens A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES O folclore do Paraná reúne costumes trazidos

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Cosplay 1 Tatiana Paulino COSTA 2 Bruna Carolina Fortes BRAZ 3 Camila Ribeiro de SOUZA 4 José Eduardo Amaral de AGUIAR 5 Lilian Sobral Pinheiro ALVARES 6 Luana Furtado Elvas da Fonseca 7 Mariana Buzelli

Leia mais

I Encontro Brasil-Japà o - Comemorando os Laà os entre Brasil e Japà o

I Encontro Brasil-Japà o - Comemorando os Laà os entre Brasil e Japà o I Encontro Brasil-Japà o - Comemorando os Laà os entre Brasil e Japà o Contribuià à o de Administrator 11 de setembro de 2008 Site Oficial da ACCIJB - Centenà rio da Imigraà à o Japonesa no Brasil O I

Leia mais

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes Bandeirantes Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019 Parque do Povo - FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas

Leia mais

Festival do Japão 2017 relembra seus 20 anos de história

Festival do Japão 2017 relembra seus 20 anos de história Festival do Japão 2017 relembra seus 20 anos de história O 20º FESTIVAL DO JAPÃO será realizado nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com

Leia mais

Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município:

Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município: Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município: Colônia da Suíça 1 / 7 Em 1818, D. João VI autorizou a vinda de 100 famílias

Leia mais

Rolândia ENCONTRO DE CULTURAS E SABORES. Categoria Cidades Publicado em 28/03/2019. Igreja Matriz - Foto: Paulo Usso / Prefeitura de Rolândia

Rolândia ENCONTRO DE CULTURAS E SABORES. Categoria Cidades Publicado em 28/03/2019. Igreja Matriz - Foto: Paulo Usso / Prefeitura de Rolândia Rolândia Categoria Cidades Publicado em 28/03/2019 Igreja Matriz - Foto: Paulo Usso / Prefeitura de Rolândia ENCONTRO DE CULTURAS E SABORES Localizada na região Norte Central Paranaense, Rolândia foi uma

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR TRANSFERÊNCIAS REALIZADAS NO EXERCÍCIO DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR TRANSFERÊNCIAS REALIZADAS NO EXERCÍCIO DE 2018 Termo de Fomento 2018/6-000070-0 2018/6-000071-1 2018/6-000072-2 2018/6-000074-4 Entidade Objetivo Origem Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte Pato Branco Associação Regional de Campo Mourão

Leia mais

Missa Bimestral na Oomoto São Paulo Center por Cláudio Yoshinobu Fujimoto No dia 22 de Junho passado, foi realizada mais uma Missa Bimestral da Sub-Sede Oomoto São Paulo Center, localizada no bairro da

Leia mais

Bankai J-pop e J-rock. Gabriele Braz Pereira Leonardo Moreira Maíra Jordão Mônica Andrade Priscila Oliveira

Bankai J-pop e J-rock. Gabriele Braz Pereira Leonardo Moreira Maíra Jordão Mônica Andrade Priscila Oliveira Bankai J-pop e J-rock Gabriele Braz Pereira Leonardo Moreira Maíra Jordão Mônica Andrade Priscila Oliveira Professor/ Orientador: Beto Kerr Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

COLÉGIO SANTA CLARA. 5º ano C

COLÉGIO SANTA CLARA. 5º ano C COLÉGIO SANTA CLARA 5º ano C São Paulo 2015 Colégio Santa Clara A cidade de São Paulo Trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que compõe a produção final feita a partir do estudo

Leia mais

Atividade externa de Abril

Atividade externa de Abril Atividade externa de Abril O que é a Japan House Criada pelo governo japonês, a JAPAN HOUSE é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional A JAPAN

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

OFICINAS CULTURAIS (Aula 2) Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:

OFICINAS CULTURAIS (Aula 2) Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: OFICINAS CULTURAIS (Aula 2) Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 Como as pessoas enxergam o Brasil? E como notam a

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais

praias atividades agrícolas comércio extração de minérios pesca porto fazendas prédios artesanato igrejas praças construções históricas

praias atividades agrícolas comércio extração de minérios pesca porto fazendas prédios artesanato igrejas praças construções históricas 1 Glauco fez uma pesquisa sobre a história do Brasil e descobriu que: No ano de 1500, os europeus chegaram às terras brasileiras. Em 1808, a família real portuguesa chegou ao Rio de Janeiro. No ano de

Leia mais

TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF

TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF (DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS MÍNIMOS) Mesorregião Seção Judiciária

Leia mais

Diligências nas Comarcas do Interior do Paraná Relação de Subseções Subseção Banco Agencia C/C Salas Telefone

Diligências nas Comarcas do Interior do Paraná Relação de Subseções Subseção Banco Agencia C/C Salas Telefone Diligências nas Comarcas do Interior do Paraná Relação de Subseções Subseção Banco Agencia C/C Salas Telefone APUCARANA Banco do Brasil 0355-7 10.653-4 Sede (43) 3422-3020 Fórum de Apucarana (43) 3422-3675

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a)! Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 11 / 2017 Esta atividade

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

Como é o seu dia? Será que é parecido com o dia da personagem do texto, a Mariana?

Como é o seu dia? Será que é parecido com o dia da personagem do texto, a Mariana? PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 Mariana

Leia mais

Umuarama CAPITAL DA AMIZADE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Agência de Notícias do Paraná

Umuarama CAPITAL DA AMIZADE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Agência de Notícias do Paraná Umuarama Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Agência de Notícias do Paraná CAPITAL DA AMIZADE Com 110 mil habitantes, Umuarama é conhecida por sua receptividade e pelo carinho com que acolhe

Leia mais

Palco Haru. ARENA NATSU e ESPAÇO BON ODORI. 25 de agosto SEXTA-FEIRA. Horário Atração Descritivo

Palco Haru. ARENA NATSU e ESPAÇO BON ODORI. 25 de agosto SEXTA-FEIRA. Horário Atração Descritivo 25 de agosto SEXTA-FEIRA 16:00 MS KENDAMA 16:20 KYUDÔ 16:45 MÁGICOS IWASSAKI 17:10 CANTORES NOBUHIRO HIRATA E ISA TOYOTA 17:30 WADAN TAIKO ENSEMBLE 18:10 AYU BRAZIL 19:20 DESFILE COSPLAY! 20:00 CONCURSO

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

ESPM realiza homenagem à cultura japonesa

ESPM realiza homenagem à cultura japonesa ESPM realiza homenagem à cultura japonesa Contribuià à o de Sheyla Arisawa 02 de outubro de 2008 Site Oficial da ACCIJB - Centenà rio da Imigraà à o Japonesa no Brasil Kasato Maru - Travessia do Conhecimento

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS NIPO-BRASILEIROS DE ÁLVARES MACHADO RESULTADOS PARCIAIS

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS NIPO-BRASILEIROS DE ÁLVARES MACHADO RESULTADOS PARCIAIS PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS NIPO-BRASILEIROS DE ÁLVARES MACHADO RESULTADOS PARCIAIS José Vitor Frizarin dos Santos, Luan Santos de Oliveira, Vilma Mayumi Tachibana, Campus de Presidente Prudente,

Leia mais

Este suplemento é parte integrante do jornal A Tribuna Regional e não pode ser vendido separadamente.

Este suplemento é parte integrante do jornal A Tribuna Regional e não pode ser vendido separadamente. Este suplemento é parte integrante do jornal A Tribuna Regional e não pode ser vendido separadamente. 25 de fevereiro de 2012 2 Especial de Carnaval Sábado, 25 de fevereiro de 2012 O libanês que se tornou

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

Saudações do Embaixador

Saudações do Embaixador Saudações do Embaixador Recepção de Ano Novo, 31 de janeiro em 2018 Feliz ano novo a todos! Já passou um mês desde o ano novo, mas agradeço muito por terem comparecido a esta cerimônia de Ano Novo e de

Leia mais

PROJETO OFICINAS DE TAIKÔ 2019

PROJETO OFICINAS DE TAIKÔ 2019 PROJETO OFICINAS DE TAIKÔ 2019 SOBRE A ENTIDADE A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1958, voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades

Leia mais

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44 Sumário A História O que é História 0 O estudo da História, História e historiador, Quem faz a História?, Registros: Imagens, 4 Agora já sei, 5 A família As famílias são diferentes 6 Cada família tem um

Leia mais

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades Prolongamento Escolar

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades Prolongamento Escolar Data Comemoração Objetivos Atividades/Local 1 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Bem-vindos Promover o conhecimento entre colegas; Conhecer as regras do Prolongamento; Conhecer os diferentes

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Cores do Japão 1 Felipe PINHEIRO 2 Eline BARBOSA 3 Fernanda PRADA 4 José Luis SCHMITZ 5 Julio HEY 6 Rafaela BELNIOWSKI 7 Vinícius BISS 8 Alexandre TADEU 9 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO Em

Leia mais

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva Goiás os anos 80 ao governo atual Júlio Cézar dos Santos Silva Segurança As mortes de civis e policiais militares tem aumentado no estado de Goiás cada vez mais as estatísticas de violência. Os policiais

Leia mais

Data Tema Objetivos Atividades Recursos

Data Tema Objetivos Atividades Recursos Data Tema Objetivos Atividades Recursos Setembro Adaptação - Promover a (re) adaptação; - Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor; - Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança, bem como, o

Leia mais

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Arapoti Categoria Cidades Publicado en 27/05/2019 OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Localizado entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, Arapoti é cheia de atrativos. O município de 30 mil habitantes,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA CENTRO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA CENTRO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA TRIBUNAL DE JUSTIÇA CENTRO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2013 COMO FAZ TODOS OS ANOS, O TRIBUNAL IMUNIZARÁ SEUS FUNCIONÁRIOS ATIVOS CONTRA A GRIPE A E A GRIPE SAZONAL - VACINA TRIVALENTE

Leia mais

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO A partir desta unidade começamos uma nova etapa em nosso Curso de Português. Já estamos no nível Intermediário-Avançado, portanto, você aluno, deverá estar

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDO 1 a AVALIAÇÃO O Brasil se moderniza; Era Vargas; Cidadania

Leia mais

Voluntà rios Semana Cultural

Voluntà rios Semana Cultural Voluntà rios Semana Cultural Contribuià à o de Administrator 20 de maio de 2008 Prezados, A comunidade Nipo-Brasileira está em festa. Como se tem muito noticiado, na semana de 14 a 22 de junho próxima,

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 13/06/2016

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 13/06/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Transferência de tecnologias em manejo, fertilidade e biologia de solo para cultivo da soja, do girassol e de culturas associadas.

Transferência de tecnologias em manejo, fertilidade e biologia de solo para cultivo da soja, do girassol e de culturas associadas. Transferência de tecnologias em manejo, fertilidade e biologia de solo para cultivo da soja, do girassol e de culturas associadas Cesar de Castro Fábio Álvares de Oliveira Regina Maria Villas Bôas de Campos

Leia mais

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 Afinal, o que é cultura? 2 A cultura de todos nós Este povo

Leia mais

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil Shozo Motoyama Diretor do Museu Histórico de Imigração Japonesa/SBCJAS. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor titular da

Leia mais

Canadá. Pronto para boas surpresas e grandes emoções? Prepare-se então para conhecer um dos melhores países para morar, estudar e passear!

Canadá. Pronto para boas surpresas e grandes emoções? Prepare-se então para conhecer um dos melhores países para morar, estudar e passear! Canadá Pronto para boas surpresas e grandes emoções? Prepare-se então para conhecer um dos melhores países para morar, estudar e passear! A maior cidade canadense literalmente faz jus ao nome, que significa

Leia mais

Análise do movimento dekassegui em Londrina - Paraná

Análise do movimento dekassegui em Londrina - Paraná Análise do movimento dekassegui em Londrina - Paraná Rodrigo Alves da Cunha * Katy Maia ** RESUMO - Neste artigo é desenvolvido um estudo sobre a emigração de brasileiros ao Japão com foco no caso de Londrina,

Leia mais

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 São José dos Pinhais Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA Localizada estrategicamente, São José dos Pinhais é cortada por três rodovias, que ligam

Leia mais

Rio Negro NATUREZA E FÉ ENCONTRAM-SE AQUI. Categoria Cidades Publicado em 01/04/2019

Rio Negro NATUREZA E FÉ ENCONTRAM-SE AQUI. Categoria Cidades Publicado em 01/04/2019 Rio Negro Categoria Cidades Publicado em 01/04/2019 Sede do Poder Público Municipal - Foto: Renato Zeni Junhior / Prefeitura de Rio Negro NATUREZA E FÉ ENCONTRAM-SE AQUI A proximidade com Santa Catarina

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL

A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL Carambeí Categoria Cidades Publicado em 25/02/2019 Foto: Adetur / Paraná Turismo A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL Emancipada apenas em 1995, Carambeí tem muita história pra contar. Indígenas,

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão Francisco Beltrão Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 FRANCISCO BELTRÃO O charmoso município foi criado em 1951. Fundado por descendentes de italianos e alemães, além de migrantes gaúchos e catarinenses.

Leia mais

QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL? Professor: Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3ª Série

QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL? Professor: Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3ª Série QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL? Professor: Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3ª Série A SOCIOLOGIA E O MUNDO DO TRABALHO Durkheim, sociólogo francês do final do século XIX, ao observar a vida social

Leia mais

Rosa dos Ventos E-ISSN: Universidade de Caxias do Sul Brasil

Rosa dos Ventos E-ISSN: Universidade de Caxias do Sul Brasil Rosa dos Ventos E-ISSN: 2178-9061 rrvucs@gmail.com Universidade de Caxias do Sul Brasil Bahl, Miguel; Gaio Murad, Ivana Festivais Matsuris como Referencial Cultural e Turístico da Etnia Japonesa em Curitiba,

Leia mais

GRPCOM - Rádios 98 FM, Cultura FM de Maringá e Mundo Livre FM Promover, com a comunicação, o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente

GRPCOM - Rádios 98 FM, Cultura FM de Maringá e Mundo Livre FM Promover, com a comunicação, o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente GRPCOM - Rádios O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) é formado pelos jornais diários (Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná e Jornal de Londrina - JL), oito emissoras de TV (afiliadas à Rede Globo),

Leia mais

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L.

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L. Ano Letivo: 2015/2016 Data Comemoração Objetivos Atividades/Local 1 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Promover o conhecimento entre colegas; Conhecer as regras do C.A.T.L; Conhecer os

Leia mais

CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS COLÔNIAS DE PRAIAS ITAPOÁ E GUARATUBA

CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS COLÔNIAS DE PRAIAS ITAPOÁ E GUARATUBA CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS COLÔNIAS DE PRAIAS ITAPOÁ E GUARATUBA TEMPORADA 2018-2019 Início 22/12/2018 Término 02/02/2018. I Haverá 07 (sete) períodos na temporada, sendo cada período de 07 (sete) dias,

Leia mais

A expectativa de progresso para o relacionamento Nipo-Brasileiro O invariável interesse no país com desafios: O Brasil

A expectativa de progresso para o relacionamento Nipo-Brasileiro O invariável interesse no país com desafios: O Brasil A expectativa de progresso para o relacionamento Nipo-Brasileiro O invariável interesse no país com desafios: O Brasil Kotaro Horisaka, Universidade Sofia 1 Desafio do Brasil 2 O Novo Brasil Desenvolvimento

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

Sumário Executivo Comunicação, Consumo e Memória: Da Cena Cosplay a Outras Teatralidadades Juvenis

Sumário Executivo Comunicação, Consumo e Memória: Da Cena Cosplay a Outras Teatralidadades Juvenis Sumário Executivo Comunicação, Consumo e Memória: Da Cena Cosplay a Outras Teatralidadades Juvenis Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes São Paulo, 2014 Objetivo geral Objetivos específicos Por meio

Leia mais

Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica Exposição Fotográfica São Miguel Paulista 2013 M i n h a h i s t ó r i a n ã o é a p e n a s a s u a, a d e s e u p a i e a d e s u a m ã e, a h i s t ó r i a d o f e t o q u e v o c ê f o i e antes disso-

Leia mais

Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 5º ano. Haikai

Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 5º ano. Haikai Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 5º ano Segunda-feira Curitiba, 26 de fevereiro de 2018. Leia: Haikai O Haikai tem sua origem no Japão no século XVI e encontrou representantes

Leia mais

SITUAÇÃO. Municípios do Projeto Trem Pé Vermelho. Melhoria da mobilidade metropolitana

SITUAÇÃO. Municípios do Projeto Trem Pé Vermelho. Melhoria da mobilidade metropolitana 1 SITUAÇÃO 2 SITUAÇÃO Melhoria da mobilidade metropolitana Diretrizes do Governo do PARANÁ, que deseja estruturar um eixo de desenvolvimento regional ligando estas duas metrópoles Cambé Ibiporã Rolândia

Leia mais

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L.

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L. Data Comemoração Objetivos Atividades/Local 1 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Bem-vindos Promover o conhecimento entre colegas; Conhecer as regras do C.A.T.L.; Conhecer os diferentes

Leia mais

Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana.

Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana. Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana. 2 Habilidades: Refletir sobre as questões de dominação cultural, estereótipos e manutenção de identidade. 3 Vídeo Miscigenação. 4 Vídeo Aplicabilidade das Leis.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

Geografia do Paraná. Paraná Aspectos Econômicos

Geografia do Paraná. Paraná Aspectos Econômicos Aspectos Econômicos Ciclos econômicos Mineração século XVII povoamento do litoral e do primeiro planalto. Tropeirismo séculos XVIII e XIX povoamento do segundo planalto Erva-mate séculos XIX e XX engenhos

Leia mais

Contato: Mara Cristina Costa Fone: (31)

Contato: Mara Cristina Costa Fone: (31) Venha dançar, se divertir e emocionar com o único festival de cinema do país e visitar as fazendas Imperiais da Velha Província Em Conservatória e Valença (Rio de Janeiro) 05 a 07 de Setembro Contato:

Leia mais

Bairro da Liberdade recebe decoraã Ã o especial para o Festival das Estrelas

Bairro da Liberdade recebe decoraã à o especial para o Festival das Estrelas Bairro da Liberdade recebe decoraã à o especial para o Festival das Estrelas Contribuià à o de Tamires Alês 11 de julho de 2008 Site Oficial da ACCIJB - Centenà rio da Imigraà à o Japonesa no Brasil Neste

Leia mais

FESTA DE SANTOS REIS

FESTA DE SANTOS REIS PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABABAIANINHA PÇA PADRE ARNALDO MATOS DA CONCEIÇÃO, S/N. 5. NOME DO PROJETO / EQUIPE DE ELABORAÇÃO 01 FESTA DE SANTOS REIS CULTURA E TRADIÇÃO DE UM POVO A cultura é a essência

Leia mais

12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA.

12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA. 12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA. MARIANA HOESEL SCHERER MAGALI NOCCHI COLLARES MARIA DE FÁTIMA SCHIMIDT BARBOSA MARILÍA PEREIRA

Leia mais

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA A Localização AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS Divide-se em Grandes e Pequenas Antilhas e o arquipélago das Bahamas AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA É a ponte que liga as Américas do Norte e Sul

Leia mais

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências.

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências. GIRUÁ 58 GIRUÁ Inicialmente Giruá se chamava de Passo da Pedra em homenagem à passagem que o rio de pedras dava aos visitantes.em 1809, com a criação do município de Rio Pardo, abrangendo mais da metade

Leia mais

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades - Prolongamento Escolar

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades - Prolongamento Escolar Ano Letivo: 2015 /2016 Data Comemoração Objetivos Atividades/Local Recursos Humanos e Materiais (Internos/Externos) Observações 01 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Promover o conhecimento

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

MAPA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MAPA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Latino-americana de Cooperação Universitária RS - Brasil Caxias do Sul O município de Caxias do Sul, segundo pólo metal-mecânico do país, está localizado na extremidade leste da encosta superior do nordeste

Leia mais

CLUBE DE CINEMA JORNADA UNIVERSITÁRIA DE PRODUÇÃO CULTURAL CICLO DE PALESTRAS CONCERTOS UNIVERSITÁRIOS: ORQUESTRA POPULAR DO CERRADO & CORAL DA UFU

CLUBE DE CINEMA JORNADA UNIVERSITÁRIA DE PRODUÇÃO CULTURAL CICLO DE PALESTRAS CONCERTOS UNIVERSITÁRIOS: ORQUESTRA POPULAR DO CERRADO & CORAL DA UFU Apoio: 2016 CURSOS ITINERANTES DE EXTENSÃO E CULTURA CLUBE DE CINEMA POLO UFU DA REDE ARTE NA ESCOLA NOVAS PARCERIAS E CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA UFU NAU DE DIONÍSIO FESTIVAL UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Princípios Ética Representatividade Transparência Fortalecimento do Setor Responsabilidade Humanismo

Princípios Ética Representatividade Transparência Fortalecimento do Setor Responsabilidade Humanismo APL - MISSÃO Trabalhar para o desenvolvimento regional do complexo agroindustrial das Florestas Plantadas e Sistemas Agrossilvipastoris, adequada às condições socioeconômica, e de indústria tecnológica,

Leia mais

HEMEROTECA Coleção de Jornais 2015/2016

HEMEROTECA Coleção de Jornais 2015/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA HEMEROTECA Coleção de Jornais Organização e Produção: Orientação

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná

Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Jéssica Martins dos Santos Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações

Leia mais

De acordo com o lema A variedade dá sabor à vida, elaboramos a seguinte planificação anual, tendo em conta a articulação horizontal.

De acordo com o lema A variedade dá sabor à vida, elaboramos a seguinte planificação anual, tendo em conta a articulação horizontal. PRIMEIRO PERÍODO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO 1.º CICLO ANO LETIVO 2011-2012 De acordo com o lema A variedade dá sabor à vida, elaboramos a seguinte planificação anual, tendo em conta a articulação horizontal.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 Suporte teórico: Livro didático; Registros no caderno; Atividades do

Leia mais