IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR. Questão 01)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR. Questão 01)"

Transcrição

1 IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR Questão 01) Em uma competição de tênis, a raquete do jogador é atingida por uma bola de massa 60 g, com velocidade horizontal de 40 m/s. A bola é rebatida na mesma direção e sentido contrário com velocidade de 30 m/s. Se o tempo de contato da bola com a raquete é de 0,01 s, a intensidade da força aplicada pela raquete à bola é a) 60 N b) 120 N c) 240 N d) 420 N e) 640 N Questão 02) Em uma colisão frontal entre duas esferas, A e B, a velocidade de A varia com o tempo, como mostra o gráfico. Sabendo que a massa da esfera A é de 100 g, o módulo da força média que ela exerce sobre a esfera B durante essa colisão, em newtons, é igual a a) 2,5. b) 1,5. c) 3,5. d) 0,5. e) 4,5. Questão 03) Em certo ensaio técnico, verificou-se que um corpo submetido à ação de uma força resultante constante, de intensidade igual 40 N, tem sua velocidade variando, em função do tempo, de acordo com o gráfico abaixo. No instante t = 0 s, o vetor quantidade de movimento desse corpo tinha intensidade

2 a) 35 N.s b) 50 N.s c) 65 N.s d) 80 N.s e) 95 N.s Questão 04) Em algumas circunstâncias nos deparamos com situações de perigo e, para esses momentos, são necessários equipamentos de segurança a fim de evitar maiores danos. Assinale a alternativa que justifica corretamente o uso de determinados dispositivos de segurança. a) O cinto de segurança e o air-bag, utilizados nos automóveis, servem para amortecer o impacto do motorista em uma colisão e, consequentemente, reduzir a variação do módulo da quantidade de movimento do motorista na colisão. b) Um automóvel, ao fazer uma curva com velocidade de módulo constante, varia o módulo da quantidade de movimento do motorista, uma vez que a resultante das forças nele aplicadas é nula devido ao uso do cinto de segurança. c) Em uma atividade circense, o trapezista ao cair do trapézio é amortecido por uma rede de proteção, responsável pela anulação da quantidade de movimento devido ao impulso que ela lhe aplica, o que não ocorreria se ele caísse diretamente no solo. d) O impulso exercido por uma rede de proteção sobre o trapezista é igual àquele exercido pelo solo, caso não haja a rede; porém, o tempo de interação entre o trapezista e a rede é maior, o que faz com que diminua a força média exercida sobre o trapezista pela rede, em relação ao solo. e) Ao cair sobre a rede de proteção o trapezista recebe da rede uma força maior do que aquela recebida se caísse no solo, oferecendo a ele maior segurança e diminuindo o risco de acidente. Questão 05) Devido a uma pane mecânica, três amigos precisaram empurrar um carro para movê-lo para um lugar seguro. A massa do veículo mais a do motorista que o guiava era de kg.

3 O gráfico a seguir mostra como variou a força total horizontal aplicada pelos amigos sobre o veículo em função do tempo. Sabendo-se que durante todo o tempo também atuou sobre o veículo uma força resistiva total, horizontal e constante, de 200 N, e que no instante t = 0 o carro estava parado, a velocidade atingida pelo veículo, em m/s, ao final dos 10 s em que foi empurrado, foi de a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. Questão 06) Uma marreta golpeia uma ponteira de aço que se encontra apoiada em uma parede. O golpe exerce uma força variável sobre a ponteira, de acordo com o gráfico que representa todo o tempo da interação.

4 Se nessas condições a ponteira de massa 0,1 kg, inicialmente em repouso, não estivesse tocando a parede, após a interação com a marreta, adquiriria uma velocidade, em m/s, igual a a) 5. b) 10. c) 20. d) 25. e) 30. Questão 07) Analise as informações, o gráfico e as afirmativas. Uma bola de massa 100g cai sobre um piso duro, realizando uma colisão que pode ser considerada elástica. O gráfico a seguir mostra como evolui a intensidade da força que o piso faz sobre a bola durante a colisão. Analisando o gráfico à luz das leis da mecânica, são feitas as seguintes afirmativas: I. O impulso recebido pela bola durante a colisão foi 0,20Ns na vertical para cima. II. A variação no momento linear da bola devido à colisão foi 0,20kgm/s na vertical para cima. III. A variação no módulo do momento linear da bola devido à colisão foi 0,20kgm/s. IV. A variação no módulo da velocidade da bola devido à colisão foi 2,0m/s. As afirmativas corretas são, apenas, a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. Questão 08) Num jogo de futebol, os jogadores exercem forças de contato sobre a bola, as quais são detectadas pelos seus efeitos, como deformação da bola e modificações do seu estado de repouso ou de movimento. Quando o jogador chuta a bola, aplica-lhe uma força de intensidade variável e há uma interação entre o pé e a bola durante um curto intervalo de tempo.

5 Com os recursos tecnológicos de que se dispõe atualmente, é possível determinar tanto a força média exercida pelo pé quanto o tempo de contato entre o pé e a bola. Considerando que a força média multiplicada pelo tempo de contato é o impulso exercido sobre a bola, pode-se afirmar que este produto é igual à variação da a) quantidade de movimento angular da bola devido ao chute. b) energia cinética da bola devido ao chute. c) energia potencial da bola devido ao chute. d) quantidade de movimento linear da bola devido ao chute. Questão 09) Jornais e revistas anunciaram que um corpo de massa m ficou praticamente destruído ao se chocar com o solo depois de ter sido abandonado de uma altura h. A matéria jornalística ainda justifica a destruição do corpo devido ao aumento de seu peso durante a queda. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/cs 2, assinale a alternativa correta. a) Durante o choque do corpo com o solo, a força média exercida do solo sobre o corpo é tanto menor quanto maior for o tempo de contato entre eles. b) O peso do corpo aumenta durante a queda. c) Durante o choque do corpo com o solo, a força média exercida do solo sobre o corpo é tanto maior quanto maior for o tempo de contato entre eles. d) O peso do corpo diminui durante a queda. Questão 10) Um jogador de hockey no gelo consegue imprimir uma velocidade de 162 km/h ao puck (disco), cuja massa é de 170 g. Considerando-se que o tempo de contato entre o puck e o stick (o taco) é da ordem de um centésimo de segundo, a força impulsiva média, em newton, é de: a) 7,65 b) 7, c) 2, d) 7, e) 2, Questão 11) Certo menino encontra-se sentado sobre uma prancha plana e desce por uma rampa inclinada, conforme ilustração ao lado. O coeficiente de atrito cinético entre a prancha e a rampa é C = 0,25, cos = 0,8, sen = 0,6 e g = 10m/s 2.

6 Sabe-se que o conjunto, menino e prancha, possui massa de 50 kg e que ao passar pelo ponto A, sua velocidade era 1,0 m/s. A variação de quantidade de movimento sofrida por esse conjunto entre os pontos A e B foi a) 100 N.s b) 200 N.s c) 300 N.s d) 400 N.s e) 500 N.s Questão 12) O funcionamento de um gerador eólico é baseado na interação entre suas pás e o vento. Nessa interação, as pás do gerador funcionam como defletor para a massa de ar incidente. Durante a interação, o vetor quantidade de movimento do ar incidente Q inicial, tem a orientação alterada para quantidade de movimento do ar refletido, Q final, pela presença das pás, conforme mostrado na Figura abaixo. A variação da quantidade de movimento da massa de ar incidente sobre as pás faz com que elas girem em torno de seu eixo gerando energia elétrica. Tal variação na quantidade de movimento do ar, Q, é expressa por Q Q final Qinicial. Neste sentido, a composição de vetores que melhor representa a variação da quantidade do movimento do ar está representada por: a)

7 b) c) d) Questão 13) É possível, para um praticante de surfe a vela (windsurf) numa lagoa sem ondas, deslocar-se com sua prancha a vela numa velocidade de módulo superior ao módulo da velocidade do vento que incide na vela? a) Não, pois o vento não teria como impactar a vela. b) Não, pois o atrito com o ar e a água seria muito grande. c) Não, pois a massa total do sistema (pessoa+prancha+vela) seria certamente maior do que a massa do ar atingindo a vela. d) Sim, pois o vento, quando atinge a vela, transfere quantidade de movimento e não velocidade. e) Sim, desde que a pessoa incline o seu corpo para frente. Questão 14) Num trecho plano e horizontal de uma estrada, um carro faz uma curva mantendo constante o módulo da sua velocidade em 25 m/s. A figura mostra o carro em duas posições, movendo-se em direções que fazem, entre si, um ângulo de 120º.

8 Considerando a massa do carro igual a kg, pode-se afirmar que, entre as duas posições indicadas, o módulo da variação da quantidade de movimento do veículo, em (kg m)/s, é igual a a) b) c) d) e) Questão 15) Dois carros, A e B, se aproximam de uma esquina movimentada da cidade vindos de direções perpendiculares entre si. O carro A, de massa 1200kg, se move com velocidade de 50km/h, enquanto o carro B, de 1000kg, se move com velocidade de 60km/h. Na esquina os carros colidem e, imediatamente após a colisão, se movem juntos. Desprezando-se a influência de quaisquer forças que não as que atuam entre os dois carros e indicando respectivamente por o momento linear dos carros A e B antes da colisão e por p fab o momento linear dos carros imediatamente p ia e p ib depois da colisão, o diagrama vetorial que pode representar corretamente esses momentos lineares é a) b) c) d) e)

9 Questão 16) Um canhão, inicialmente em repouso, de massa 600 kg, dispara um projétil de massa 3 kg com velocidade horizontal de 800 m/s. Desprezando todos os atritos, podemos afirmar que a velocidade de recuo do canhão é de: a) 2 m/s b) 4 m/s c) 6 m/s d) 8 m/s e) 12 m/s TEXTO: 1 - Comum à questão: 17 Dados: m g = 10 s T( C) N m k 0 = 9, C 2 c = 3, m s v som = 340 s m T(K) = Questão 17) Dois patinadores, um homem e um menino, de massas respectivamente iguais a 60 kg e 30 kg, estão em pé, de frente um para o outro, em repouso, sobre uma superfície de gelo, lisa, plana e horizontal. Quando um empurra o outro, o homem adquire uma velocidade de 0,3 m/s em relação ao gelo. Considerando desprezível o atrito entre os patins dos patinadores e o gelo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A distância entre os patinadores 2,0 s após eles se separarem é de 1,8 m. 02. A energia mecânica do sistema homem-menino se conserva. 04. As forças que o homem e o menino fazem um sobre o outro são conservativas. 08. A força externa resultante sobre o sistema homem-menino é nula. 16. Como a massa do homem é maior do que a do menino, a quantidade de movimento do sistema tem o mesmo sentido que a quantidade de movimento do homem. 32. As forças internas que atuam no sistema homem-menino não alteram a quantidade de movimento total do sistema. TEXTO: 2 - Comum à questão: 18

10 OBSERVAÇÃO: Nas questões em que for necessário, adote para g, aceleração da gravidade na superfície da Terra, o valor de 10 m/s 2 ; para c, velocidade da luz no vácuo, o valor de m/s. Questão 18) A partícula neutra conhecida como méson K 0 é instável e decai, emitindo duas partículas, com massas iguais, uma positiva e outra negativa, chamadas, respectivamente, méson + e méson. Em um experimento, foi observado o decaimento de um K 0, em repouso, com emissão do par + e. Das figuras abaixo, qual poderia representar as direções e sentidos das velocidades das partículas + e no sistema de referência em que o K 0 estava em repouso? a) b) c) d)

11 e) Questão 19) Dois blocos maciços estão separados um do outro por uma mola comprimida e mantidos presos comprimindo essa mola. Em certo instante, os dois blocos são soltos da mola e passam a se movimentar em direções opostas. Sabendo-se que a massa do bloco 1 é o triplo da massa do bloco 2, isto é m 1 = 3m 2, qual a relação entre as velocidades v 1 e v 2 dos bloco 1 e 2, respectivamente, logo após perderem contato com a mola? a) v 1 = -v 2 /4 b) v 1 = -v 2 /3 c) v 1 = v 2 d) v 1 = 3v 2 e) v 1 = 4v 2 Questão 20) Uma bola de borracha é solta de uma altura de 5 m e cai livremente, chocando-se diversas vezes com um piso rígido. Observa-se que, após cada colisão, a bola sobe e atinge uma altura que corresponde a 80% da altura anterior. Após a terceira colisão, com o piso rígido, a bola atinge uma altura aproximadamente, em metros, de: a) 4,0 b) 3,2 c) 2,5 d) 1,0 Questão 21) Em uma partida de bilhar, a bola branca colide com a bola verde, que se encontrava inicialmente parada e, imediatamente após o choque, as duas bolas passam a se mover com a mesma velocidade. Se as massas das duas bolas são iguais, pode-se afirmar corretamente que, comparando antes e depois do choque, a energia cinética e a quantidade de movimento totais das duas bolas, respectivamente,

12 a) aumentou e diminuiu. b) diminuiu e permaneceu constante. c) permaneceu constante e permaneceu constante. d) permaneceu constante e diminuiu. e) diminuiu e diminuiu. Questão 22) Um bloco com massa de 500,0g desloca-se sobre um plano horizontal de atrito desprezível. No ponto A, mostrado na figura, o bloco comprime uma mola de constante elástica 140N/m, que se encontra sobre uma superfície rugosa com coeficiente de atrito igual a 0,6. Considerando-se a aceleração da gravidade com módulo de 10,0m/s 2 e sabendo-se que a compressão máxima da mola é de 10,0cm, a quantidade de movimento do bloco, no instante que atingiu a mola, em kg.m/s, era igual a a) 0,5 b) 0,7 c) 1,0 d) 1,5 e) 2,0 Questão 23) Uma maçã cai de uma árvore, sem nenhuma resistência do ar, na cabeça de um famoso cientista. Enquanto a maçã cai, Disponível em: < Acesso em: 21 maio a) a sua quantidade de movimento é conservada e sua energia cinética também.

13 b) a sua quantidade de movimento é conservada e sua energia mecânica também. c) a sua quantidade de movimento não é conservada, mas sua energia mecânica sim. d) a sua quantidade de movimento não é conservada, mas sua energia potencial gravitacional sim. Questão 24) Uma bola de massa 0,5kg, movendo-se a 6,0m/s, é rebatida por um jogador, passando a se mover com velocidade de 8,0m/s, numa direção perpendicular à direção inicial de seu movimento. O impulso que o jogador imprime à bola tem módulo igual a a) 2 kg m/s. b) 3 kg m/s. c) 5 kg m/s. d) 4 kg m/s. Questão 25) Uma massinha de 0,3 kg é lançada horizontalmente com velocidade de 5,0 m/s contra um bloco de 2,7 kg que se encontra em repouso sobre uma superfície sem atrito. Após a colisão, a massinha se adere ao bloco. Determine a velocidade final do conjunto massinha-bloco em m/s imediatamente após a colisão. a) 2,8 b) 2,5 c) 0,6 d) 0,5 e) 0,2 Questão 26) A figura mostra uma bola com massa de 400,0g, que caiu a partir do repouso no ponto A, deslizou percorrendo o caminho ABC até chocar-se contra uma parede fixa e voltar. Desprezando-se as forças dissipativas, considerando-se o módulo da aceleração da gravidade, 10,0m/s 2, admitindo-se o choque da bola com a parede como perfeitamente elástico e sabendo-se que a duração do choque foi de 1, s, conclui-se que a intensidade da força que a parede aplicou na bola, em N, foi de a) 180

14 b) 240 c) 320 d) 430 e) 510 Questão 27) Assinale o que for correto. 01. Em uma colisão perfeitamente inelástica entre dois corpos, esses permanecem juntos após a colisão e não ocorre diminuição da energia cinética total. 02. Em uma colisão perfeitamente inelástica, o momento linear total (quantidade de movimento total) não apresenta alteração. 04. A energia cinética e o momento linear (quantidade de movimento) possuem as mesmas unidades. 08. Em um acidente (colisão) automobilístico, sempre temos uma colisão elástica. 16. Tanto antes quanto após uma colisão elástica entre dois corpos, o momento linear total (quantidade de movimento total) apresenta a mesma direção e o mesmo sentido. Questão 28) Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, em 2009, o piloto brasileiro Felipe Massa foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro que estava logo à sua frente. A colisão com a mola causou fratura craniana, uma vez que a mola ficou ali alojada, e um corte de 8 cm no supercílio esquerdo do piloto. O piloto brasileiro ficou inconsciente e seu carro colidiu com a proteção de pneus. A mola que atingiu o piloto era de aço, media 12 cm de diâmetro e tinha, aproximadamente, 800 g. Considerando que a velocidade do carro de Felipe era de 270 km/h, no instante em que ele foi atingido pela mola, e desprezando a velocidade da mola e a resistência do ar, assinale o que for correto. 01. A quantidade de movimento (momento linear) transferida do piloto para a mola foi de, aproximadamente, 75 kg.m.s Pode-se dizer que esse tipo de colisão é uma colisão perfeitamente inelástica. 04. Tomando-se o referencial do piloto Felipe Massa, pode-se dizer que a velocidade da mola era de 270 km/h. 08. Considerando que o intervalo de tempo do impacto (a duração do impacto) foi de 0,5 s, a aceleração média da mola foi de 150 m/s Considerando que, após o final da colisão, a velocidade da mola em relação ao piloto é nula, e tomando o referencial do piloto Felipe Massa, pode-se afirmar que a função horária da posição da mola, após o final da colisão, foi de segundo grau. Questão 29) Na figura abaixo estão representadas duas bolinhas, A e B, com massas iguais e presas a fios ideais de mesmo comprimento. Considere h igual a 125 cm como sendo a distância do ponto de fixação até o centro de massa das bolinhas.

15 Inicialmente, as bolinhas estão em repouso nas posições indicadas. A bolinha A é solta e desce vindo a sofrer uma colisão frontal e perfeitamente elástica com a bolinha B. Considere a aceleração da gravidade no local 10 m/s 2 e despreze a resistência do ar. Com relação a esse evento, assinale o que for correto. 01. Sendo a colisão perfeitamente elástica, é possível afirmar que a energia cinética total e a quantidade de movimento total do sistema constituído pelas duas bolinhas foram conservadas. 02. Após a colisão, a bolinha A permanece em repouso e sua energia cinética é integralmente transferida para a bolinha B. 04. Sendo uma colisão perfeitamente elástica, é possível afirmar que, após a colisão, as duas bolinhas permanecem em repouso. 08. Imediatamente após a colisão, a bolinha A recua com velocidade igual a 5 m/s. 16. A velocidade da bolinha A, imediatamente antes de colidir com a bolinha B, é igual a 5 m/s. Questão 30) Incredible machine (máquina incrível) é a denominação dada para um jogo cujo objetivo é criar uma série de dispositivos, tecnicamente simples, mas em um padrão complexo para desempenhar uma tarefa simples como, por exemplo, abrir uma torneira. Neste jogo pode-se usar molas, fios, bolas, calhas, polias, etc. Com uma proposta semelhante, um professor de física criou uma Incredible machine para acionar um interruptor de luz, com o objetivo de explicar e demonstrar alguns conceitos físicos. O dispositivo segue a seguinte sequência: uma força F puxa o bloco (1) que toca na esfera (2) que entra em movimento, descendo a rampa, e entra na caixa oca (3), e juntas acionam o interruptor de luz (4). Desconsidere qualquer tipo de atrito. Em função do exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Para suspender o bloco (1), a força F mínima necessária é de 20 N.

16 02. A interação entre a esfera (2) e a caixa oca (3) pode ser classificada como uma colisão do tipo elástica, na qual existe a conservação da quantidade de movimento do sistema (esfera e caixa). 04. A esfera (2) entra na caixa oca (3) com uma velocidade linear de 9,0 m/s, fazendo a caixa com a esfera atingir uma altura máxima de 1,01 m aproximadamente. 08. A esfera (2) sai da caixa oca, após a mesma retornar à sua posição inicial com uma velocidade de 9,0 m/s, o que permite à esfera retornar à sua posição inicial no ponto mais alto da rampa. 16. O conjunto esfera (2) e caixa (3) inicia um movimento circular com uma velocidade angular de 2,25 rad/s e, ao atingir a altura máxima, forma um ângulo de aproximadamente 60,0º com a vertical. 32. A altura máxima atingida pelo conjunto esfera (2) e caixa oca (3) depende apenas da massa da esfera e da velocidade inicial da esfera. 64. Para o bloco (1) ser suspenso em 4,05 m, a pessoa que aplica a força F deve puxar 4,05 m do fio. Questão 31) Um motorista atendeu a uma ligação enquanto dirigia seu automóvel, utilizando o telefone celular. A perda de concentração momentânea ocasionada por esse ato durou 2 s, tempo suficiente para o automóvel percorrer 30 m, com velocidade constante. Após esse intervalo de tempo, o automóvel colidiu com um caminhão que estava parado logo à sua frente, de tal forma que, após a colisão, os dois veículos ficaram atrelados. Admitindo que a massa do automóvel seja de 1000 kg e que a massa do caminhão seja de 4000 kg, a velocidade do sistema formado pelos dois veículos, logo após a colisão, em m/s, foi igual a: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 32) Num jogo de sinuca, a bola branca é lançada com velocidade V 1 de módulo igual a 2 m/s contra a bola preta, que está em repouso no ponto P, colidindo com ela nesse ponto.

17 Imediatamente após a colisão, as bolas movem-se perpendicularmente uma a outra, a bola branca com velocidade V 1 de módulo igual a 3 m/s e a bola preta com velocidade V 2, dirigindo-se para a caçapa, numa direção perpendicular à tabela, conforme indica a figura. Considerando que as bolas tenham massas iguais, o módulo de V 2, em m/s, é a) 3 b) 2 c) 1 d) 3 2 e) 0,5 Questão 33) Um automóvel e um ônibus trafegam em sentidos opostos com a mesma velocidade. O motorista do automóvel faz uma manobra muito rápida para se desviar de um buraco e colide frontalmente com o ônibus. Considere que a colisão é perfeitamente inelástica e que a massa do ônibus é nove vezes maior que a do automóvel. Assim, a porcentagem da energia perdida na colisão é de a) 20% b) 36% c) 64% d) 80% e) 100% Questão 34) A aplicação da chamada lei seca diminuiu significativamente o percentual de acidentes de trânsito em todo o país. Tentando chamar a atenção dos seus alunos para as conseqüências dos acidentes de trânsito, um professor de Física solicitou que considerassem um automóvel de massa 1000 kg e velocidade igual a 54 km/h, colidindo com uma parede rígida. Supondo que ele atinge o repouso em um intervalo de tempo de 0,50 s, determine a força média que a parede exerce sobre o automóvel durante a colisão. a) 1, N

18 b) 2, N c) 3, N d) 4, N e) 5, N Questão 35) Uma granada de mão, inicialmente em repouso, explodiu sobre uma mesa, de superfície horizontal e sem atrito, e fragmentou-se em três pedaços de massas M 1, M 2 e M 3 que adquiriram velocidades coplanares e paralelas ao plano da mesa, conforme representadas no desenho abaixo. Imediatamente após a explosão, a massa M 1 = 100 g adquire uma velocidade v 1 = 30m/s e a massa M 2 = 200g adquire uma velocidade v 2 = 20 m/s, cuja direção é perpendicular à direção de v 1. A massa M 3 = 125g adquire uma velocidade inicial v 3 igual a: a) 45 m/s b) 40 m/s c) 35 m/s d) 30 m/s e) 25 m/s Questão 36) Desenho Ilustrativo A figura a seguir representa o gráfico velocidade versus tempo de uma colisão unidimensional de duas pequenas esferas de mesmas dimensões, 1 e 2. Considere os atritos desprezíveis. A partir do gráfico, podemos verificar que: a) a energia cinética do sistema constituído pelas duas esferas após a colisão e antes da colisão são iguais; b) a velocidade relativa de afastamento das duas esferas após a colisão e a velocidade relativa de aproximação antes da colisão são iguais em módulo; c) as duas esferas invertem simultaneamente os sentidos de seus movimentos durante a colisão; d) as duas esferas têm massas iguais; e) as duas esferas adquirem, após a colisão, momentos lineares de módulos iguais. Questão 37) Um projétil de massa m é projetado horizontalmente com velocidade v 0 contra um pêndulo vertical de massa M, inicialmente em repouso. O projétil aloja-se no

19 pêndulo e, devido ao choque, o conjunto sobe até a altura h relativamente à posição inicial do pêndulo (ver figura abaixo). Sobre esse evento físico, assinale o que for correto. 01. O choque é perfeitamente inelástico. 02. A energia mecânica do sistema foi conservada. 04. A velocidade v do sistema imediatamente após o choque é menor que a velocidade v 0 do projétil. m M m 08. A velocidade v 0 do projétil é dada por, v 0 = 2gh. 16. A altura h é igual a v 2. 2g TEXTO: 3 - Comum à questão: 38 Nesta prova adote as seguintes convenções: Os vetores unitários i, j e k estão ao longo dos eixos x, y e z, respectivamente, nos sentidos positivos, em um sistema retangular. Considere ainda que o eixo z está vertical, com sentido positivo para baixo. Valor da aceleração da gravidade: g = 10m / s 2. O atrito e a resistência do ar podem ser desconsiderados. Questão 38) Dois motoristas imprudentes passam direto em um cruzamento, provocando uma colisão. Um dos motoristas dirigia uma caminhonete de 1200 kg de massa a 60 km/h na direção - j (sentido negativo), enquanto o outro dirigia um carro pequeno de 800 kg de massa a 120 km/h na direção i (sentido positivo). Sabendo que, logo após a colisão, os carros passam a se mover conjuntamente, é correto afirmar que a velocidade dos carros, em km/h, passou a ser de: a) 120 i - 60 j b) 60 i j c) 48 i - 36 j d) 36 i + 48 j e) 120 i 36 j Questão 39) Num jato que se desloca sobre uma pista horizontal, em movimento retilíneo uniformemente acelerado, um passageiro decide estimar a aceleração do avião. Para isto, improvisa um pêndulo que, quando suspenso, seu fio fica aproximadamente

20 estável, formando um ângulo = 25º com a vertical e em repouso em relação ao avião. Considere que o valor da aceleração da gravidade no local vale 10 m/s 2, e que sen 25º 0,42; cos 25º 0,90; tan 25º 0,47. Das alternativas, qual fornece o módulo aproximado da aceleração do avião e melhor representa a inclinação do pêndulo? a) b) c) d) Questão 40) A figura ilustra uma bola "A", com velocidade "V", a ponto de colidir com outra bola "B", que, por sua vez, colidirá com uma terceira bola " C". Considerando as bolas de mesma massa e as colisões frontais e elásticas, as velocidade V A, V B e V C de A, B e C, imediatamente após as colisões, serão: a) V A = V B = V C = V b) V A = 0 e V B = V C = V/2 c) V A = V B = V C = 0 d) V A = V B = 0 e V C = V e) V A = V B = V C = V/3 GABARITO: 1) Gab: D

21 2) Gab: A 3) Gab: B 4) Gab: D 5) Gab: D 6) Gab: C 7) Gab: A 8) Gab: D 9) Gab: A 10) Gab: B 11) Gab: B 12) Gab: C 13) Gab: D 14) Gab: C 15) Gab: E 16) Gab: B 17) Gab: 41

22 18) Gab: A 19) Gab: B 20) Gab: C 21) Gab: B 22) Gab: C 23) Gab: C 24) Gab: C 25) Gab: D 26) Gab: C 27) Gab: 18 28) Gab: 14 29) Gab: 19 30) Gab: 20 31) Gab: C 32) Gab: C 33) Gab: B 34) Gab: C

23 35) Gab: B 36) Gab: D 37) Gab: 29 38) Gab: C 39) Gab: A 40) Gab: D

Módulo 01 - Impulso Quantidade de Movimento Colísões.

Módulo 01 - Impulso Quantidade de Movimento Colísões. 3 ano Prof. Ulisses Módulo 01 - Impulso Quantidade de Movimento Colísões. Questão 01) Em certo ensaio técnico, verificou-se que um corpo submetido à ação de uma força resultante constante, de intensidade

Leia mais

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y 2 a EM Dione Dom Lista de Exercícios sobre Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões - 2a Série - Física 1 1) Uma explosão divide um pedaço de rocha em repouso em três partes de massas m 1 = m 2 = 20

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Colisões 11 jul RESUMO As colisões são classificadas de acordo com a energia conservada no choque. Vamos usar a queda de uma bola sem resistência do

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 14 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 17 Exercícios

Leia mais

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola.

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola. 1) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide com um outro bloco, de

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva 1. (Uerj 2012) Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos

Leia mais

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do CENTRO DE MASSA 1.Três pontos materiais, A, B e D, de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura ao lado. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de pontos materiais.

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES 1. (Funrei-97) Um jogador de bilhar dá uma tacada numa bola, imprimindo nela uma velocidade de 10m/s. A bola atinge uma outra que estava

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 13 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/05

Leia mais

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS DINÂMIC IMPULSIV & COLISÕES - EXERCÍCIOS 1) Um corpo de massa 200 g está em queda livre. Dê as características do impulso do peso do corpo durante 5s de movimento. 2) Um corpo de massa 1 kg realiza um

Leia mais

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s². PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,7 pontos] Uma granada é deixada cair livremente de uma alturahapartir do repouso. Ao atingir a altura3h/4 ela explode em dois

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª Série

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª Série EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª Série 1) Um carro A, de massa m, colide com um carro B, de mesma massa m que estava parado em um cruzamento. Na colisão os carros se engastam, saem juntos, arrastando os pneus no solo,

Leia mais

3ª série COLISÕES FRONTAIS. Ensino Médio. Aluno(a): A evolução do conhecimento. Colégio Einstein. Professor(a): Paulo Sérgio DIA:05 MÊS: 06

3ª série COLISÕES FRONTAIS. Ensino Médio. Aluno(a): A evolução do conhecimento. Colégio Einstein. Professor(a): Paulo Sérgio DIA:05 MÊS: 06 Professor(a): Paulo Sérgio 11 3ª série Ensino Médio Turma: A Aluno(a): Segmento temático: COLISÕES FRONTAIS DIA:05 MÊS: 06 2017 LISTA COLISÕES FRONTAIS UNIDIMENSIONAIS E BIDIMENSIONAIS 01 - (UNCISAL/2016)

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula.

A fração vaporizada dos oceanos é igual a 1, %, ou seja, praticamente nula. COLÉGIO PEDRO II COLISÕES Prof. Sergio Tobias 1) Suponha que um meteorito de 1,0 10 12 kg colida frontalmente com a Terra (6,0 10 24 kg) a 36 000 km/h. A colisão é perfeitamente inelástica e libera enorme

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento 1. Uma nave espacial de 10 3 kg se movimenta, livre de quaisquer forças, com velocidade constante de 1 m/s, em relação a um referencial inercial. Necessitando

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Atividades de Impulso e Quantidade de Movimento

Atividades de Impulso e Quantidade de Movimento DISCIPLINA: Física DATA: 13/09/2017 Atividades de Impulso e Quantidade de Movimento 01-Diversos jogos e esportes envolvem a colocação de objetos em movimento, os quais podem ser impulsionados por contato

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS 1. (Uece) Um estudo realizado pela Embrapa Agrobiologia demonstrou que a produção do etanol de cana-de-açúcar tem um balanço energético em torno de 9 : 1, o que significa que, para cada unidade de energia

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados

Leia mais

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante:

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: Lista 8: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Questões Conceituais

Questões Conceituais Questões em Aula Questões Conceituais QC.1) Três blocos de massas iguais deslizam sobre rampas sem atrito como mostrado na Fig.1. Os blocos não se desprendem da rampa até chegarem na base. Eles partem

Leia mais

Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica.

Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica. Física Ulisses Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica. TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 Andar de bondinho no complexo do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é um dos passeios

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J? Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual

Leia mais

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com.

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FÍSICA 1 - RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FORMULÁRIO DA P2 RESUMO

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

A) 50 N B) 100 N C) 200 N D) 300 N E) 400 N

A) 50 N B) 100 N C) 200 N D) 300 N E) 400 N Aplicações das Leis de Newton 1) Na tabela seguinte apresentamos as acelerações adquiridas por três automóveis A, B, C quando sobre eles atuam as forças indicadas abaixo. Utilizando o princípio fundamental

Leia mais

Lista: Energia e Impulso (Explosões, Choques)

Lista: Energia e Impulso (Explosões, Choques) Lista: Energia e Impulso (Explosões, Choques) 1) (MACK) Uma bola de borracha é abandonada de uma altura H e ao bater no chão realiza choque parcialmente elástico de coeficiente de restituição e (0 < e

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA

ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 04/16/2014 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino ESTUDO DIRIGIDO LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES 2ª ETAPA 1-

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual.

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. Física 2ª Lei de Newton I 2 os anos Hugo maio/12 Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. 1. Aplica-se uma força F de intensidade 20

Leia mais

Física Energia Mecânica Médio [20 Questões]

Física Energia Mecânica Médio [20 Questões] Física Energia Mecânica Médio [0 Questões] 0 - (UERJ) A figura mostra uma plataforma que termina em arco de circulo. Numa situação em que qualquer atrito pode ser desprezado, uma pequena esfera é largada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 Questões 1) A Figura 1 apresenta a vista superior de 3 partículas sobre as quais forças externas agem. A magnitude e a direção das forças sobre 2 partículas são apresentadas. Quais

Leia mais

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma Física I - AV (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /204 valor: 0 pontos Aluno (a)turma _. No sistema a seguir, A tem massa mû = 0 kg. B tem massa m½ = 5 kg. = 45.

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO P T P N θ P Como pode cair no enem? Uma máquina utiliza um carrinho para retirar carvão do interior de uma mina, puxando-o, sobre um plano inclinado, por meio

Leia mais

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 7: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

FÍSICA. 02. O gráfico a seguir representa o módulo da Quantidade de Movimento (Q) de uma partícula em função do módulo de sua velocidade.

FÍSICA. 02. O gráfico a seguir representa o módulo da Quantidade de Movimento (Q) de uma partícula em função do módulo de sua velocidade. DATA: Parte I 01. O Impulso de uma força constante F, durante o intervalo de tempo t: a) é nulo se a força F não produz o deslocamento; b) é uma grandeza escalar; c) é nulo se a força F for perpendicular

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Trabalho de uma força; Energia mecânica - trabalho. 1 - Um corpo de massa m desliza

Leia mais

Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA BIMESTRAL II ENSINO MÉDIO

Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA BIMESTRAL II ENSINO MÉDIO Professor (a): Estefânio Franco Maciel Aluno (a): Disciplina: FÍSICA Série: 1º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA BIMESTRAL II ENSINO MÉDIO Data: /06/2017. 1. (UFRGS) Um paraquedista cai com velocidade constante.

Leia mais

Lista de Exercícios - 1ª Série

Lista de Exercícios - 1ª Série ENSINO MÉDIO Data: 08/06/2016 Estudante: Exercícios Série: 1ª Turma: Turno: Matutino 2º Trimestre Componente: Física Professor: Wellington Lista de Exercícios - 1ª Série 1) Um bloco se apoia sobre um plano

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0 Lista de exercícios Energia mecânica 1. O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos.

Leia mais

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

Problemas propostos. Questões Demonstrativas

Problemas propostos. Questões Demonstrativas Problemas propostos Módulo 01 Nota: (i)ler atentamente o enunciado três ou mais vezes. (ii)traduzir o enunciado em um diagrama. (iii) Nomear as grandezas citadas e colocar seus valores, quando houver.

Leia mais

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Questão 01 Uma estação de esqui possui seu ponto mais alto a 4840 m acima do nível do mar. Um esquiador de massa 80,0 kg parte

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOSDE FÍSICA 4BI L2. Determine a velocidade final do conjunto massinha-bloco em m/s imediatamente após a colisão.

LISTA DE EXERCÍCIOSDE FÍSICA 4BI L2. Determine a velocidade final do conjunto massinha-bloco em m/s imediatamente após a colisão. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR:Fabrízio Gentil Bueno DISCIPLINA:FÍSICA SÉRIE:1 o ALUNO( (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOSDE FÍSICA 4BI L2 01 - (PUC RJ) Uma massinha de 0,3 kg é lançada

Leia mais

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento PROFESSOR WALESCKO 15 de setembro de 2005 1. Um bloco de 5,0 kg de massa é arrastado, a partir do repouso, sobre um plano horizontal por uma

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO Fixação 1) Um pêndulo é abandonado na posição A e atinge a posição E, como mostra a figura abaixo. Assinale a alternativa que melhor indica a direção

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

LISTA TREINAMENTO LEIS DE NEWTON TREINAMENTO INICIAL

LISTA TREINAMENTO LEIS DE NEWTON TREINAMENTO INICIAL LISTA TREINAMENTO LEIS DE NEWTON TREINAMENTO INICIAL 1) (UNICHRISTUS MEDICINA 2017) O paraquedismo é visto como um esporte radical e atrai milhares de adeptos em todo o mundo. Entre as suas peculiaridades,

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão discursiva [4,0 pontos] Uma esfera homogênea de massa M e raio R parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um

Leia mais

Prova de Física Prof. Júnior

Prova de Física Prof. Júnior Prova de Física Prof. Júnior Em dois veículos iguais (mesma massa) colidindo numa parede, um a 80 km/h e o outro a 60 km/h, em qual deles o efeito da colisão será maior? Logicamente o estrago será maior

Leia mais

Lista 9: Impulso e Momentum. Questões. passarinho está voando é superior, inferior ou igual à leitura quando ele pousa na gaiola.

Lista 9: Impulso e Momentum. Questões. passarinho está voando é superior, inferior ou igual à leitura quando ele pousa na gaiola. Lista 9: Impulso e Momentum Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de

Leia mais

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um avião move-se com velocidade horizontal constante v A de módulo 200 m/s. Ao passar sobre uma

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 9: Impulso e Momentum NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO Nome: N. o : Turma: Data: Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO 1. Uma pedra é lançada do ponto P com uma velocidade de 10 m s 1 numa direcção que forma um ângulo de 45º com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino

Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral Experimental I Período: 1 período Data: 05/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Parte I - Questões de Múltipla Escolha ESTUDO DIRIGIDO 1 1- Desde

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais