Campanha de implantação do Cartão BOM na Metra.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campanha de implantação do Cartão BOM na Metra."

Transcrição

1 Campanha de implantação do Cartão BOM na Metra. 1 Simone Moura Aguiar Cunha; 2 Roberto Sganzerla. 1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Graduação em Publicidade e Propaganda, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) - Master em Marketing. Alameda Santos, 771-4º andar, Jardim Paulistano São Paulo-SP. Telefone: E- mail: simone.cunha@autopass.com.br 2 Andrews University - Mestrado em Liderança, UNISA - MBA em Gestão de Negócios e Liderança, ESPM/SP - Pós-Graduação em Marketing. Telefone: roberto.sganzerla@autopass.com.br Um dos objetivos estratégicos da Autopass, empresa gestora do Cartão BOM, é a expansão do BOM para os municípios da RMSP, adicionando outros modais (CPTM, Metrô e trólebus da Metra). Diante disso a Autopass firmou uma parceria com a Metra para implantar a bilhetagem eletrônica, desenvolvendo o sistema operacional e Campanha de Comunicação. Bilhetagem Eletrônica, Transporte Público, Metra, Cartão BOM, Campanha Publicitária

2 Metra é a empresa responsável por operar as linhas do Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara e sua extensão Diadema/Berrini que atende 5,5 milhões de passageiros/mês. Diante deste cenário, foi-se necessário à evolução do bilhete magnético para a bilhetagem eletrônica. A Promobom Autopass, empresa gestora do sistema de bilhetagem eletrônica de transportes do Cartão BOM, firmou uma parceria com a Metra para implantar o Cartão BOM no Corredor ABD. A área de Marketing da Autopass coordenou a Campanha Publicitária, destacando as vantagens do Cartão BOM para os clientes e incentivando a utilização da bilhetagem eletrônica substituindo os bilhetes magnéticos.

3 Após definida a parceria entre a Operadora Metra e a Promobom Autopass S/A, a área operacional da Autopass preparou o sistema e auxiliou na instalação de aparelhos validadores, enquanto a área de Marketing coordenou a campanha de divulgação do Cartão BOM nas linhas operadas pela Metra. A campanha nomeada como BOM na Metra foi produzida pela agência da Autopass, Olé Brasil, iniciada em Dezembro de 2011 e aprovada com os responsáveis das empresas: Metra, Autopass e EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Órgão Gestor do Governo do Estado de São Paulo. A Campanha divulgou de forma ampla e efetiva as vantagens do Cartão BOM para os clientes e usuários do corredor ABD, incentivando a utilização da Bilhetagem eletrônica (Cartão BOM), evitando as filas nos guichês de compra dos bilhetes magnéticos, meio de pagamento usado até então. A campanha teve como principais objetivos: 1 Promover e incentivar o cadastro dos clientes Metra ao Sistema BOM; 2 Associar a modernidade e eficiência do cartão com a mobilidade da METRA; 3 Ensinar aos clientes e usuários como é pratico e fácil utilizar o Cartão; 4 Orientá-los quanto aos prazos para cadastramento e validade dos bilhetes magnéticos. Dividida em três fases, a Campanha BOM na Metra contou com a fase de Pré-lançamento, 1ª Fase e 2ª Fase. A veiculação da Campanha foi veiculada nos Terminais da Metra, nos Pontos de Parada, na frota de Ônibus da Metra e nas mídias: rádio e jornal impresso. A fase de pré-lançamento teve o objetivo de criar expectativa nos cidadãos dos municípios próximos ao Corredor ABD. Esta fase aconteceu alguns dias antes do lançamento oficial e contou com a comunicação feita com adesivo no formato A3 (indoor), colado no vidro localizado atrás do motorista dos ônibus da Metra, conforme imagem abaixo: Imagem Campanha BOM na Metra: Cartaz Formato A3 Indoor Na sequencia, iniciou-se a divulgação da 1ª fase da Campanha, composta por 4 layouts diferentes, no formato A2, aplicado no vidro traseiro interno dos ônibus da Metra e cartaz A3

4 comunicado sobre a validade do bilhete magnético, colada no vidro ao lado do cobrador, próximo ao validador e nos terminais da Metra, conforme imagem abaixo: Imagem Campanha BOM na Metra: Cartaz Formato A2 Imagem Campanha BOM na Metra: Cartaz Formato A3 Para a 2ª fase, a comunicação foi estruturada com adesivos busdoor, localizado nos vidros externos dos ônibus; adesivo A2, aplicada no vidro traseiro interno dos trólebus Metra; cartaz A3 explicando com é fácil utilizar o cartão, colada no vidro ao lado do cobrador, próximo ao validador, comunicação nos pontos de parada; outdoors e frontlight, nas proximidades do corredor ABD.

5 Imagem Campanha BOM na Metra: Busdoor Imagem Campanha BOM na Metra: Cartaz Formato A3 e A2 Imagem Campanha BOM na Metra: Cartaz Validador Formato A3

6 Imagem Campanha BOM na Metra: Painéis Ponto de Parada Imagem Campanha BOM na Metra: Outdoor e Frontlight Para reforçar a comunicação, contamos com o disparado de marketing aos nossos clientes (pessoa física e jurídica) e criação/publicação nas mídias sociais de infográfico mostrando usuários utilizando o Cartão BOM na Metra, formato bastante utilizado por ter fácil entendimento.

7 Imagem Campanha BOM na Metra: Marketing Pessoa Jurídica e Pessoa Física Imagem Campanha BOM na Metra: Infográfico Mídias Sociais O trade marketing utilizou quiosques e atendentes uniformizados para informar sobre o Cartão BOM, distribuindo Flyers e a Metra disponibilizou as bilheterias dos Terminais do Corretor Metropolitano ABD para cadastramento e venda de créditos do BOM.

8 Imagem Campanha BOM na Metra: Quiosques, Atendentes Uniformizados, Flyers. Imagem Campanha BOM na Metra: Painéis nos Terminais da EMTU Para divulgar a implantação, publicamos o vídeo relacionado à aceitação do cartão BOM na Metra no youtube: A veiculação do spot foi realizada na segunda fase, no programa Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan, apresentador Joseval Peixoto. Inserções de anúncios no Jornal da Metra foram feitas durante as três fases da Campanha.

9 Identificando que seria um benefício para os municípios vizinhos do corredor ABD, às empresas Promobom Autopass S/A, EMTU e Metra, se uniram para melhor atender os clientes e usuários do Cartão BOM. A Promobom Autopass preparou as lojas do Cartão BOM de São Bernardo do Campo e Vila Mariana, que estão localizadas próximas aos terminais da Metra, além de bilheterias, para cadastro e solicitação do Cartão BOM àquela região. Posteriormente, a Metra disponibilizou postos de atendimento ao Cartão BOM localizados nos nove terminais operados pela Metra e ofereceu espaço para colocação de quiosques e painéis para comunicação do Cartão BOM. Os motoristas das linhas que circulam pelo Corredor ABD não aceitam dinheiro em espécie, procedimento que continuará a ser adotado após o fim dos bilhetes magnéticos. Cerca de 300 mil pessoas utilizam diariamente o sistema e, atualmente, 60% já usam o Cartão BOM. A Autopass, Metra e EMTU estudam a criação do cartão BOM Unitário Metra, que virá a substituir os bilhetes magnéticos de papel (ainda sem previsão de data) que serão vendidos nas bilheterias dos Terminais Metra e em postos autorizados no entorno dos 150 pontos de embarque da Metra. Em 2013 foram cadastrados 6 estabelecimentos comerciais, próximo ao corredor ABD, para fazer recarga do cartão, facilitando ainda mais a vida do cliente BOM. O investimento em comunicação e marketing da Campanha BOM na Metra totalizou um valor de R$ ,00 (Cento e quarenta e três mil e sessenta e seis reais) em materiais produzidos e veiculação. Atendendo a um dos objetivos estratégicos da Autopass, que é a expansão do Cartão BOM na Região Metropolitana de São Paulo e na cidade de São Paulo, os resultados da Campanha BOM na Metra foram positivos para tanto para a Autopass, como para a Metra e também para os clientes e usuários do Corredor ABD. Segundo relatório da Autopass foi registrado: - 60 mil novos usuários do Cartão BOM mil usos no mês de Janeiro/2012 (início da implantação); - Média de 3 milhões de utilização mensal (atual)

10 Esse case de sucesso é o resultado do trabalho de todos os colaboradores das Organizações envolvidas, desde os de cargo de Diretoria, Gerentes, Supervisores e demais colaboradores, que se empenharam e de maneira prioritária, dedicando tempo, energia e recursos, para em tempo recorde, implantarem com êxito o BOM na Metra. E graças a esse empenho de todos que a Autopass conquistou um dos seus objetivos estratégicos que é a expansão do BOM.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Não foram utilizadas fontes bibliográficas.

Cartão BOM+ MasterCard: Cartão com 02 funcionalidades transporte e prépago.

Cartão BOM+ MasterCard: Cartão com 02 funcionalidades transporte e prépago. Cartão BOM+ MasterCard: Cartão com 02 funcionalidades transporte e prépago. Simone Cunha. Promobom Autopass - Av. Rebouças, 1368, 05402100, +55 11 3060-3959, simone.cunha@autopass.com.br A Promobom Autopass

Leia mais

Impacto das Mídias Sociais à marca Cartão BOM.

Impacto das Mídias Sociais à marca Cartão BOM. Impacto das Mídias Sociais à marca Cartão BOM. 1 Débora Cristina Zanquet; 2 Roberto Sganzerla. 1 UDC União Dinâmica de Faculdades Cataratas Graduação em Publicidade e Propaganda, UFPR Universidade Federal

Leia mais

Boletins jornalísticos na rádio: combate à queima de ônibus destacando a importância do transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo.

Boletins jornalísticos na rádio: combate à queima de ônibus destacando a importância do transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo. Boletins jornalísticos na rádio: combate à queima de ônibus destacando a importância do transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo. Roberto Sganzerla. CMT Consórcio Metropolitano de Transportes

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Empresa. Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout.

Empresa. Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout. Empresa A ÓRBITA iniciou suas atividades em 2003 no mercado de publicidade em ônibus, inicialmente restrita aos municípios de Guarulhos e São Paulo. Hoje atende toda a região metropolitana. Dedicamos ao

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013 Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE IT. 40 09 1 / 4 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a execução das atividades de publicidade do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação do cliente 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Palavras Chave: Segurança, Transporte, Cliente, Modernidade, Agilidade.

Palavras Chave: Segurança, Transporte, Cliente, Modernidade, Agilidade. RESUMO A imagem de uma empresa de transporte é diretamente influenciada pelas condições do meio urbano. As grandes cidades e as regiões metropolitanas são as que mais sofrem com o trânsito, um dos principais

Leia mais

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO.

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. PRIME MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. A Fusão O resultado da fusão entre as agências Solution e Maiscom é a SolutionMaiscom

Leia mais

Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout.

Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout. Empresa A ÓRBITA iniciou suas atividades em 2003 no mercado de publicidade em ônibus, inicialmente restrita aos municípios de Guarulhos e São Paulo. Hoje atende toda a região metropolitana e São José dos

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO DOS SERVIÇOS DE PRÉ-EMBARQUE

RELATÓRIO TÉCNICO DOS SERVIÇOS DE PRÉ-EMBARQUE RELATÓRIO TÉCNICO DOS SERVIÇOS DE PRÉ-EMBARQUE agosto/2005 Cenário São Paulo tem uma das maiores frotas de ônibus do mundo. São quase 15 mil ônibus, para o transporte diário de mais de 6 milhões de passageiros.

Leia mais

PLANO DE OPERAÇÃO Sorteio de Vale Compras PROMOÇÃO Mude com a Senzala

PLANO DE OPERAÇÃO Sorteio de Vale Compras PROMOÇÃO Mude com a Senzala PLANO DE OPERAÇÃO Sorteio de Vale Compras PROMOÇÃO Mude com a Senzala 1. DADOS DA EMPRESA REQUERENTE Razão Social: Imobiliária Senzala Ltda. Nome Fantasia: Senzala Imóveis Endereço: Rua Presidente Faria,

Leia mais

Os serviços de Campanha Digital são oferecidos pelo Portal BRASIL POSTOS COMERCIO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA ME. CNPJ : 08.242.

Os serviços de Campanha Digital são oferecidos pelo Portal BRASIL POSTOS COMERCIO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA ME. CNPJ : 08.242. 1 2 Apresentação O Portal Brasil Postos é uma plataforma digital desenvolvida para a geração de negócios, relacionamento e informação para o segmento de postos de combustíveis, lubrificação e Lojas de

Leia mais

Cartão de Identificação do Estudante

Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante Introdução O Cartão de Identificação do Estudante é a materialização do projeto Conexão Educação, além das funcionalidades que serão apresentadas adiante no documento,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO pacotes fee prime PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOLUTIONMAISCOM PLAN PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO A SolutionMaiscom utiliza metodologia de planejamento exclusiva que será customizada de acordo com a necessidade

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV O Projeto Criar é um projeto transdisciplinar, que envolve os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Regulamento Especificadores i/d - Programa de Relacionamento do D&D -

Regulamento Especificadores i/d - Programa de Relacionamento do D&D - Regulamento Especificadores i/d - Programa de Relacionamento do D&D - 1. Definições 1.1. ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA: responsável pela definição de seus critérios, procedimentos de funcionamento é o Condomínio

Leia mais

Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta - 9h às

Leia mais

Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais.

Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais. A/C Marketing e Comunicação Conheça as vantagens em Anunciar no Portal Brasil Postos: Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais. Audiência

Leia mais

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante O CARTÃO SÓ DEVE SER SOLICITADO PARA ALUNOS QUE NECESSITAM DE TRANSPORTE ESCOLAR FORNECIDO PELO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA NO TRAJETO CASA X ESCOLA X CASA. Pré-requisitos

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013.

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Mídia Kit 2013 O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Através dele as empresas poderão divulgar suas marcas em toda a estrutura do clube, bem como em seus eventos. É uma excelente oportunidade

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

PRÊMIO DE DESIGN E PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIARA CATEGORIA PROFISSIONAL

PRÊMIO DE DESIGN E PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIARA CATEGORIA PROFISSIONAL Na categoria PROFISSIONAL, podem ser inscritos trabalhos produzidos para clientes e veiculados até 12 meses antes da inscrição. Artigo 1º dos participantes Podem participar as agências de publicidade de

Leia mais

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO, podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula em disciplinas constantes das grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda e marketing, design digital

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

M í dia Kit 2013 2014

M í dia Kit 2013 2014 2013 2014 Mídia Kit Quem Somos QUEM SOMOS 1 A International Foreign Trade é um portal de notícias especializado em Comércio Exterior e Logística Internacional, com conteúdo distribuído em mais de trinta

Leia mais

MATERIAL DE APOIO MATERIAL IMPRESSO COMUNICAÇÃO VISUAL MÍDIA ONLINE PROGRAMA OFICIAL CENOGRAFIA NOS AUDITÓRIOS CORTESIAS NO CONGRESSO ÁREA VIP

MATERIAL DE APOIO MATERIAL IMPRESSO COMUNICAÇÃO VISUAL MÍDIA ONLINE PROGRAMA OFICIAL CENOGRAFIA NOS AUDITÓRIOS CORTESIAS NO CONGRESSO ÁREA VIP Índice MATERIAL IMPRESSO Folder de divulgação Cartaz de divulgação Convite para visitação à Feira Pesquisa avaliativa Blocos de anotações Planta do Evento e Locais das Atividades PROGRAMA OFICIAL Capa

Leia mais

Regulamento Promoção Pague em Dia e concorra a 2 vale viagens CVC.

Regulamento Promoção Pague em Dia e concorra a 2 vale viagens CVC. Regulamento Promoção Pague em Dia e concorra a 2 vale viagens CVC. Promovente: São Roque Clube Avenida Antonino Dias Bastos, 368 São Roque SP CNPJ: 50.804.517/0001-01 1 -Objeto da promoção: 2 vales viagem

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012.

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. -0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para promoção, organização e participação da ANAC em eventos internos e externos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES + BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CDL CARTÕES +FACILIDADE Com o objetivo de oferecer soluções para facilitar a vida dos associados e seus funcionários, a FCDL-MG se uniu à Valle Express,

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA INTENSIFICAR A FORMA DE INTERAÇÃO COM OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E APOIÁ-LOS NA GESTÃO DE SEU NEGÓCIO

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA INTENSIFICAR A FORMA DE INTERAÇÃO COM OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E APOIÁ-LOS NA GESTÃO DE SEU NEGÓCIO PROGRAMA SUPER AÇÃO OBJETIVOS PARTICIPANTES COMITÊ DE DISTRIBUIÇÃO REGRAS GERAIS REMUNERAÇÃO DO PROGRAMA DESTINAÇÃO DA REMUNERAÇÃO PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO DOCUMENTOS DE REMUNERAÇÃO NOVA POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

PainelTop Decor. O espaço do associado da Top Decor

PainelTop Decor. O espaço do associado da Top Decor PainelTop Decor O espaço do associado da Top Decor 1 SUMÁRIO O Painel 03 Como funciona? 04 Os módulos 05 Regulamento 10 Especificações Técnicas 13 2 O PAINEL AUMENTE SUAS VENDAS A Top Decor vai ajudar

Leia mais

Em plena expansão no País, a indústria de Shopping Centers do Brasil fechou o ano de 2012 com um faturamento de R$ 119,5 bilhões, antes os R$ 108,0

Em plena expansão no País, a indústria de Shopping Centers do Brasil fechou o ano de 2012 com um faturamento de R$ 119,5 bilhões, antes os R$ 108,0 Em plena expansão no País, a indústria de Shopping Centers do Brasil fechou o ano de 2012 com um faturamento de R$ 119,5 bilhões, antes os R$ 108,0 bilhões de 2011, um aumento de 10,6% no período, segundo

Leia mais

A REVISTA QUE GERA NEGÓCIOS. www.ps.com.br

A REVISTA QUE GERA NEGÓCIOS. www.ps.com.br A REVISTA QUE GERA NEGÓCIOS www.ps.com.br 97,58% dos leitores da P&S têm participação no processo de compras de suas empresas dos leitores compram produtos e 49,10% serviços após a leitura da P&S Fonte:

Leia mais

PLANO COMERCIAL - COTA MASTER 3 A 7 DE JUNHO

PLANO COMERCIAL - COTA MASTER 3 A 7 DE JUNHO PLANO COMERCIAL - COTA MASTER 3 A 7 DE JUNHO Para ampliar ideias e adotar novas práticas para a conservação do planeta PLANO COMERCIAL - SEMANA DE SUSTENTABILIDADE A Semana da Sustentabilidade chega a

Leia mais

MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014

MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014 MARKETING DE LUXO: Estratégias para produtos e serviços de luxo e Premium Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Marketing de Luxo: Estratégias para produtos e serviços

Leia mais

A empresa não é uma ilha

A empresa não é uma ilha A empresa não é uma ilha Relacionamento implica em comunicação. A empresa com as rédeas da sua comunicação. Comunicação social tem ferramentas que ajudam na construção de empresas de alta performance.

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LIVREIROS NO RIO DE JANEIRO 2012 PARCERIA COM A AEL

PROGRAMAÇÃO CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LIVREIROS NO RIO DE JANEIRO 2012 PARCERIA COM A AEL PROGRAMAÇÃO CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LIVREIROS NO RIO DE JANEIRO 2012 PARCERIA COM A AEL MAIO Dia 25 de maio de 2012 Liderança para o varejo de livrarias (4 horas) De nada adianta contar com

Leia mais

Estudo de Caso. Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A.

Estudo de Caso. Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A. Estudo de Caso Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A. A Presidência dos Correios vislumbrou a possibilidade da Empresa apresentar aos seus clientes um novo serviço, que foi denominado de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2008-06 a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2008-06 a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Pagamento da Conta de Energia com Cartão de débito Visa Rosimeri Xavier de Oliveira

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Mídia Digital Indoor ou Digital Out Of Home (DOOH)

Mídia Digital Indoor ou Digital Out Of Home (DOOH) Mídia Digital Indoor ou Digital Out Of Home (DOOH) O DOOH (Digital Out Of Home ou Digital Fora de Casa), mais conhecido no Brasil como Midia Digital é o canal mais eficiente e que oferece o melhor custo

Leia mais

Projeto Verão Para Todos

Projeto Verão Para Todos Projeto à Projeto Verão Para Todos O Verão Para Todos visa ser o maior torneio de São Paulo de esportes de praia incluindo modalidades de paradesporto. Levaremos ao litoral diversas competições em um mês

Leia mais

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa.

Exponha sua marca à comunidade nacional e internacional, estabelecendo contatos e criando novas possibilidades de negócios para sua empresa. Prezado(a) Senhor(a), Ao cumprimentá-lo(a) respeitosamente, a Associação Software Livre.Org ASL e o Projeto Software Livre Brasil têm a honra de convidar V. Sª para participar do 10º Fórum Internacional

Leia mais

A maior rede de farmácias do sul do Brasil. Mais de 290 lojas nessa região.

A maior rede de farmácias do sul do Brasil. Mais de 290 lojas nessa região. CASE PANVEL & 3yZ A maior rede de farmácias do sul do Brasil 4,8 mil funcionários Mais de 15 mil itens: medicamentos e perfumaria, nacionais e importados. Mais de 290 lojas nessa região. Em 2008, a agência

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Regispel Indústria e Comércio de Bobinas S/A Nome

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

Saldão na Internet 2010/ 2011

Saldão na Internet 2010/ 2011 Saldão na Internet 2010/ 2011 Manual de Participação V 1.0 Conteúdo Sobre o Saldão na Internet... 3 Saldão Relâmpago... 3 Números médios do Saldão na Internet por edição... 3 Quem é o usuário do Saldão

Leia mais

Mídia Diferenciada Outdoor gigante

Mídia Diferenciada Outdoor gigante 16 Mídia Diferenciada Outdoor gigante TEASER Formato: Outdoor duplo Próximo ao Parque do Ibirapuera com alto fluxo de pessoas Estimativa de 585.154 de pessoas impactadas em 14 dias Cobertura de 60% do

Leia mais

PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO

PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO A palavra SUTENTABILIDADE, derivada de sustentável tem origem no latim "sustentare", que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade

Leia mais

GERENCIE TUDO, NUMA SÓ PLATAFORMA OUTDOOR + BUSDOOR + RODOVIA + TAXI + PLACAS DE ESQUINA + MÍDIA EM AEROPORTO + MONITORES INDOOR + PAINEL DE LED +

GERENCIE TUDO, NUMA SÓ PLATAFORMA OUTDOOR + BUSDOOR + RODOVIA + TAXI + PLACAS DE ESQUINA + MÍDIA EM AEROPORTO + MONITORES INDOOR + PAINEL DE LED + GERENCIE TUDO, NUMA SÓ PLATAFORMA OUTDOOR + BUSDOOR + RODOVIA + TAXI + PLACAS DE ESQUINA + MÍDIA EM AEROPORTO + MONITORES INDOOR + PAINEL DE LED + TOP SIGHT + BANCA DE JORNAL + ABRIGO DE ÔNIBUS + EMPENA

Leia mais

NOSSO FOCO. www.grupozion.com.br

NOSSO FOCO. www.grupozion.com.br NOSSO FOCO No setor de Publicidade e Propaganda os profissionais do Grupo Zion procuram a melhor maneira de se alcançar o objetivo esperado pelos seus clientes, em um trabalho pautado por metas que caracterizam

Leia mais

CONCEITO Operação Reciclar Operação Reciclar

CONCEITO Operação Reciclar Operação Reciclar CONCEITO A Operação Reciclar é uma ação educativa que reúne representantes da cadeia produtiva e entidades setoriais para divulgar informações sobre a importância do plástico, suas contribuições para a

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA DE CAPITALIZAÇÃO ESPONTÂNEA 2015 - Sicoob Cap

REGULAMENTO DA CAMPANHA DE CAPITALIZAÇÃO ESPONTÂNEA 2015 - Sicoob Cap REGULAMENTO DA CAMPANHA DE CAPITALIZAÇÃO ESPONTÂNEA 2015 - Sicoob Cap TÍTULO I DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º Podem participar da promoção todos os cooperados da CECM dos Servidores do Poder Judiciário de Mato

Leia mais

REGULAMENTO Concurso Cultural Navegador Lubrax

REGULAMENTO Concurso Cultural Navegador Lubrax REGULAMENTO Concurso Cultural Navegador Lubrax Promotora PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. Rua Gal. Canabarro, 500, 12º ao 16º Andares, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20.271-202 CNPJ/MF nº 34.274.233/0001-02

Leia mais

Formas de Comprovação de Contrapartidas

Formas de Comprovação de Contrapartidas Formas de Comprovação de Contrapartidas A entidade patrocinada deverá comprovar o cumprimento das contrapartidas estabelecidas no contrato de patrocínio nas formas definidas abaixo: Contrapartidas de Imagem

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

CONCORRÊNCIA EMTU/SP Nº 014/2013

CONCORRÊNCIA EMTU/SP Nº 014/2013 CONCORRÊNCIA EMTU/SP Nº 014/2013 ANEXO 01 DETALHAMENTO DO OBJETO, DO SISTEMA E DAS CONDIÇÕES DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS ANEXO 01 1 DETALHAMENTO DO OBJETO 1. O OBJETO da PERMISSÃO compreende os serviços

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

YOUTUBE PARA YOUTUBERS E EMPREENDEDORES: Estratégias para monetização e promoção de negócios através de canais no Youtube

YOUTUBE PARA YOUTUBERS E EMPREENDEDORES: Estratégias para monetização e promoção de negócios através de canais no Youtube YOUTUBE PARA YOUTUBERS E EMPREENDEDORES: Estratégias para monetização e promoção de negócios através de canais no Youtube Ingresso Janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

Leia mais

Programa de Acompanhamento de Egressos

Programa de Acompanhamento de Egressos FACULDADE FACULDADE DE TALENTOS DE HUMANOS TALENTOS HUMANOS - FACTHUS - FACTHUS Programa de Acompanhamento de Egressos UBERABA-MG 2010 I - OBJETIVO GERAL Desenvolver uma política de acompanhamento dos

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS FFACERB - FFACULLDADE CENECISTTA DE RIO BONITTO ENTIDADE MANTENEDORA: CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Credenciada pela Portaria 57/09 MEC Publicada no D.O.U. em 14/01/2009 Av. Sete de Maio,

Leia mais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.175, DE 28 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo Urbano no Município de São José dos Pinhais. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado

Leia mais

R$ 281 milhões de ebitda 52

R$ 281 milhões de ebitda 52 R$ 281 milhões de ebitda 52 Líder e pioneira em seu mercado, a Ultragaz evoluiu em 2009 na implementação de programas de eficiência operacional destinados ao mercado domiciliar, o UltraLevel, e ao mercado

Leia mais

Trade Marketing MANUAL DO CURSO

Trade Marketing MANUAL DO CURSO Trade Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br

Leia mais

Elaboração dos documentos

Elaboração dos documentos Estudo de Caso Área de conhecimento Gerência de Escopo Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A. A Presidência dos Correios vislumbrou a possibilidade da Empresa apresentar aos seus clientes

Leia mais

Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces como canais de venda adicionais às suas lojas virtuais já consolidadas.

Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces como canais de venda adicionais às suas lojas virtuais já consolidadas. Os marketplaces são um modelo de e-commerce em que empresas comercializam seus produtos através de um site com grande fluxo de visitas e uma marca conhecida. Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

Evento. Estiveram presentes 3.900 pessoas que visitaram os 10 mil metros quadrados de exposição para realização de ótimos negócios!

Evento. Estiveram presentes 3.900 pessoas que visitaram os 10 mil metros quadrados de exposição para realização de ótimos negócios! OVERVIEW 2014 Evento Único evento do Brasil que acompanha os desafios do setor da Distribuição Automotiva, o Congresso & ExpoFenabrave é o maior evento do segmento na América Latina e o segundo maior do

Leia mais

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A QGEP Participações iniciou o ano de 2011 com uma sólida posição financeira. Concluímos com sucesso a nossa oferta pública inicial de ações em fevereiro, com uma captação líquida

Leia mais

Mercedes-Benz destaca na Rio+20 as vantagens ambientais do uso de diesel de cana e biodiesel em caminhões e ônibus

Mercedes-Benz destaca na Rio+20 as vantagens ambientais do uso de diesel de cana e biodiesel em caminhões e ônibus Rio+20 Mercedes-Benz destaca na Rio+20 as vantagens ambientais do uso de diesel de cana e biodiesel em caminhões e ônibus Informação à imprensa 13 de junho de 2012 10 ônibus rodoviários O 500 RS da Mercedes-Benz,

Leia mais

Sustentabilidade e formação de lideranças

Sustentabilidade e formação de lideranças Sustentabilidade e formação de lideranças ForGRAD Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2011 O MUNDO MUDOU... A sociedade se organiza em redes,

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

APRESENTAÇÃO LANÇAMENTO DO PORTAL TE PEGO NA VOLTA

APRESENTAÇÃO LANÇAMENTO DO PORTAL TE PEGO NA VOLTA MIDIA KIT APRESENTAÇÃO LANÇAMENTO DO PORTAL TE PEGO NA VOLTA Te Respeito a quem faz o Brasil andar QUEM SOMOS Somos uma empresa de desenvolvimento de projetos facilitadores, com foco em divulgação e fixação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada.

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. COMUNICAÇÃO ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Ações isoladas de comunicação geralmente apagam o incêndio, mas não resolvem todos os problemas. E sabe por quê? Simples.

Leia mais

Campanha Nacional 2013

Campanha Nacional 2013 Campanha Nacional 2013 Consumidor Positivo A Boa Vista tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado de crédito: consumidores e empresas do mesmo lado. Serviços disponíveis no Portal do

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO A Rede Calderaro de Comunicação realiza pelo quinto ano a transmissão do Campeonato Amazonense

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador-BA, CEP 41720-052 Tel.: (71) 3186-0045 EDITAL DE ABERTURA - Processo de Seleção de Estágio em

Leia mais

INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO. a tecnologia descomplicada

INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO. a tecnologia descomplicada INFORME PUBLICITÁRIO TECHTUDO a tecnologia descomplicada INTRODUÇÃO TECHTUDO O TechTudo reúne o melhor conteúdo sobre tecnologia, como jogos, eletrônicos, celulares, programas, TV, softwares, internet

Leia mais