GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS"

Transcrição

1 TAREFA 1 10 MINUTOS Medir com uma trena um dos lados de uma das quadras de esporte linearmente. Usar a fita adesiva branca para marcar o início e fim da reta que está medindo. Colocar o resultado do valor de comprimento obtido nas seguintes unidades: metros, milímetros, centímetros e quilômetros. OBS: Anotar os valores de comprimento do lado da quadra de esportes escolhida obtidos pela equipe também em suas folhas de rascunho.

2 TAREFA 2 15 MINUTOS No mesmo comprimento medido pela equipe na tarefa 1 um aluno responsável pela parte prática deve percorrer o trajeto caminhando normalmente e outro, também responsável pela parte prática na gincana, depois deve percorrer o mesmo trajeto caminhando sem desencostar os joelhos. A cada caminhada o aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo decorrido. Colocar os resultados dos valores de tempo obtidos nas seguintes unidades: segundos, minutos e horas. OBS: Anotar os valores de tempo de cada integrante participante da atividade obtidos também em suas folhas de rascunho da equipe.

3 TAREFA 3 10 MINUTOS Através do valor de comprimento obtido na tarefa 1 e dos valores de tempo obtidos na tarefa 2 a equipe deve: Calcular a RAPIDEZ MÉDIA dos dois integrantes que caminharam anteriormente na unidade de medida do Sistema Internacional. Lembrando que: A rapidez média é uma grandeza escalar (ou seja, nada nos informa sobre a direção e o sentido do movimento) e corresponde à razão entre a distância percorrida por um corpo e o intervalo de tempo que demorou a percorrê-la.

4 TAREFA 4 10 MINUTOS Através do valor de comprimento obtido na tarefa 1 e dos valores de tempo obtidos na tarefa 2 a equipe deve: Calcular a VELOCIDADE MÉDIA dos dois integrantes que caminharam anteriormente na unidade de medida do Sistema Internacional. Lembrando que: A velocidade média é uma grandeza que, para além de nos informar sobre a rapidez com que um corpo muda de posição, informa-nos também sobre a direção e o sentido do movimento. É uma grandeza vetorial. Corresponde à razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo.

5 TAREFA 5 20 MINUTOS Ainda no mesmo espaço dimensionado na tarefa 1, o aluno que caminhou normalmente na tarefa 2 agora deve correr e o aluno que caminhou sem desencostar os joelhos deve continuar mantendo os joelhos juntos e agora também correr desta maneira. A cada corrida o aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo decorrido. Colocar os resultados dos valores de tempo obtidos na unidade de medida de tempo no Sistema Internacional. Através do valor de comprimento obtido na tarefa 1 e dos valores de tempo acima deve-se: Calcular A RAPIDEZ MÉDIA E A VELOCIDADE MÉDIA dos dois integrantes que correram anteriormente na unidade de medida do Sistema Internacional.

6 TAREFA 6 30 MINUTOS Escolher um espaço quadrado ou retangular, como uma das quadras de esporte da escola ou parte dela, e medir com uma trena todos os lados desse espaço. Usar a fita adesiva branca para marcar, de alguma forma, o espaço escolhido. Colocar o resultado do valor de comprimento do perímetro obtido nas unidades: metros e quilômetros. No perímetro medido pela equipe, um aluno responsável pela parte prática deve percorrer o trajeto caminhando normalmente e outro, também responsável pela parte prática na gincana, depois deve percorrer o mesmo perímetro correndo. O aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo decorrido durante a caminhada e a corrida. Colocar os resultados dos valores de tempo obtidos nas unidades: segundos e horas.

7 TAREFA 6 30 MINUTOS Através do valor de comprimento do perímetro obtido anteriormente relacionando-o à distância percorrida e dos valores de tempo relacionando-os ao intervalo de tempo gasto para a corrida e da caminhada, deve-se: Calcular A RAPIDEZ MÉDIA dos dois integrantes que participaram da atividade prática nas seguintes unidades: metro por segundo (m/s) e quilômetro por hora (km/h).

8 TAREFA 6 30 MINUTOS Através do deslocamento escalar obtido anteriormente ao percorrer o perímetro medido e dos valores de tempo relacionando-os ao intervalo de tempo gasto para a corrida e da caminhada, deve-se: Calcular A VELOCIDADE MÉDIA dos dois integrantes que participaram da atividade prática nas seguintes unidades: metro por segundo (m/s) e quilômetro por hora (km/h).

9 TAREFA 7 40 MINUTOS No mesmo espaço quadrado ou retangular escolhido na tarefa 6, os alunos responsáveis pela parte prática devem percorrer correndo: o primeiro somente a primeira reta do espaço medido; o segundo, a primeira e segunda reta do espaço medido; o terceiro, a primeira, segunda e terceira reta do espaço medido. O aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo da corrida de cada um. Informar o INTERVALO DE TEMPO (em s) que cada aluno demorou a correr seu percurso. Informar a DISTÂNCIA PERCORRIDA (em m) por cada um dos alunos na sua corrida.

10 TAREFA 7 40 MINUTOS Informar o DESLOCAMENTO ESCALAR (em m) de cada um dos alunos na sua corrida. OBS: Lembre que... O deslocamento escalar é medido pela diferença entre o ponto final e o ponto inicial da variação da posição. Logo, por exemplo, o segundo corredor terá seu deslocamento escalar calculado através do Teorema de Pitágoras: Onde, comparando com a figura, o segundo corredor percorreu os catetos 1 e 2, portanto, sua variação de posição, ou seja, seu deslocamento escalar será o valor de comprimento da hipotenusa, que pode-se calcular da seguinte forma: (cateto 1) 2 + (cateto 2) 2 = (hipotenusa) 2 ; ou, (cateto 1) + (cateto 2) = hipotenusa; O deslocamento escalar seria, então, a menor distância em linha reta entre a posição inicial e a posição final ocupadas. Seguindo este raciocínio fica fácil perceber qual é o deslocamento escalar do terceiro corredor.

11 TAREFA 7 40 MINUTOS Com o valor da distância percorrida e do intervalo de tempo de cada corrida desenvolvida pelos alunos corredores em seus respectivos percursos, deve-se: Calcular A RAPIDEZ MÉDIA de cada um dos três corredores (em m/s): RESPONDA A PERGUNTA: Qual dos três alunos corredores desenvolveu maior rapidez média? RESPOSTA:

12 TAREFA 7 40 MINUTOS Com o valor do deslocamento escalar e do intervalo de tempo de cada corrida desenvolvida pelos alunos corredores em seus respectivos percursos, deve-se: Calcular A VELOCIDADE MÉDIA de cada um dos três corredores (em m/s): RESPONDA A PERGUNTA: Qual dos três alunos corredores desenvolveu menor velocidade média? RESPOSTA:

13 TAREFA 8 20 MINUTOS Medir com uma trena uma longa linha reta no chão e marcar com giz todo o percurso retilíneo medido nomeando seu INICÍO e FIM. Informe o valor do comprimento (em m) da reta obtida pela equipe: Os alunos responsáveis pela parte prática devem percorrer a reta marcada o mais rápido possível realizando cada um durante o percurso uma das três seguintes tarefas: picando uma bola de basquete no chão; lançando uma bola de vôlei de uma mão para outra; tocando uma bola de futebol de um pé para outro. O aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo do percurso de cada um. Informar o INTERVALO DE TEMPO (em s) que cada aluno demorou a cumprir sua tarefa. Calcular, agora, a RAPIDEZ MÉDIA e a VELOCIDADE MÉDIA de cada aluno:

14 TAREFA 9 15 MINUTOS Pegar uma bola de vôlei e uma bola de futebol, e na linha reta marcada no chão com giz, os alunos responsáveis pelas atividades práticas, primeiro devem sacar a bola de vôlei de um lado a outro da reta e depois, devem chutar a bola de futebol também de um lado a outro da mesma reta. O aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo que cada bola demorou para percorrer o espaço linear medido na tarefa 8. Informar o INTERVALO DE TEMPO (em s) que cada bola demorou no percurso Calcular a RAPIDÉZ MÉDIA da bola de vôlei no saque: Calcular a VELOCIDADE MÉDIA da bola de futebol no chute:

15 TAREFA MINUTOS Os três alunos responsáveis pela parte prática devem fazer uma corrida com revezamento na mesma reta marcada na tarefa 8. O primeiro aluno sai do INÍCIO picando no chão uma bola de basquete até o FIM da reta onde o segundo aluno deve receber ainda picando a bola do colega e voltar para o INÍCIO também picando a bola e, por último, o terceiro aluno recebe a bola da mesma forma anterior e vai até o FIM da reta sempre picando a bola de basquete. O aluno responsável pelo cronômetro deve marcar o tempo total do revezamento, ou seja, começa a marcar a partir da saída do primeiro aluno do INÍCIO e para de marcar o tempo na chegada do terceiro aluno no FIM. Informar o INTERVALO DE TEMPO (em s) do revezamento com a bola de basquete. Calcular a RAPIDÉZ MÉDIA do revezamento com a bola de basquete: Calcular a VELOCIDADE MÉDIA do revezamento com a bola de basquete:

Rapidez e velocidade Pp. 24 a 31

Rapidez e velocidade Pp. 24 a 31 Rapidez e velocidade Pp. 24 a 31 Distância percorrida ou espaço percorrido Deslocamento Intervalo de tempo Rapidez média Velocidade Gráfico velocidade-tempo Atenção às Páginas do MANUAL 1 Manual: Verifica

Leia mais

CINEMÁTICA. Introdução

CINEMÁTICA. Introdução CINEMÁTICA Introdução Cinemática Parte da Física que estuda o movimento sem preocupar-se com as causas que deram origem ou interferem no movimento. Ponto material ou partícula Dizemos que um corpo é uma

Leia mais

Cursinho TRIU 22/04/2010. Física Mecânica Aula 1. Cinemática Escalar Exercícios Resolução

Cursinho TRIU 22/04/2010. Física Mecânica Aula 1. Cinemática Escalar Exercícios Resolução Física Mecânica Aula 1 Cinemática Escalar Exercícios Resolução 1. O ônibus movimenta-se com velocidade constante, sem mudar sua trajetória. Então, tanto a lâmpada quanto o passageiro, que estão dentro

Leia mais

Movimento fev retilíneo e uniforme. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

Movimento fev retilíneo e uniforme. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto 08 Movimento fev retilíneo e uniforme (MU) 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos o Movimento Uniforme (ou MU) estamos nos referindo aos movimentos

Leia mais

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA!

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA! CAPÍTULO 11 O MOVIMENTO COM VELOCICADE CONSTANTE - A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Ela pode ser dividida em: A) CINEMÁTICA - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas

Leia mais

No instante em que ele passa por Oliveira, dizemos que a sua posição é o km 175 da estrada. Ele percorreu uma distância de 175 km:

No instante em que ele passa por Oliveira, dizemos que a sua posição é o km 175 da estrada. Ele percorreu uma distância de 175 km: Definições: Cinemática: Parte da mecânica que estuda o movimento sem se preocupar com suas causas. Ponto de referência (referencial, observador): Todas as medidas e observações feitas de um determinado

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A Maria e a Raquel são duas vizinhos

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Um condutor de um carro deslocava-se

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A figura representa a velocidade de

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Observa a figura que representa uma

Leia mais

I.1.2. RAPIDEZ MÉDIA E VELOCIDADE

I.1.2. RAPIDEZ MÉDIA E VELOCIDADE Ciências Físico-químicas - 9º ano de escolaridade Quão rápido és tu? COMPETÊNCIAS Definir rapidez média, indicar a respetiva unidade SI e aplicar a definição em movimentos com trajetórias retilíneas ou

Leia mais

1.2 Rapidez média e velocidade. Classificação de

1.2 Rapidez média e velocidade. Classificação de 1.2 Rapidez média e velocidade. Classificação de 1 Rapidez média A rapidez média é uma grandeza física escalar que indica a distância percorrida por unidade de tempo. Δt rapidez média = r m = s t distância

Leia mais

Cinemática REVISÃO ENEM 1. SISTEMAS DE REFERÊNCIA

Cinemática REVISÃO ENEM 1. SISTEMAS DE REFERÊNCIA REVISÃO ENEM Cinemática CINEMÁTICA é a parte da Mecânica que descreve os movimentos, sem levar em consideração as causas do mesmo. Os conceitos de espaço, movimento, repouso e trajetória são relativos,

Leia mais

Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) 06 10 fevereiro Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever

Leia mais

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos.

7ª) A soma dos catetos de um triângulo retângulo vale 63 e o valor da hipotenusa vale 45. Determine o valor de cada dos catetos. Juntos na construção de um ensino eficaz. Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba Atividades variadas para preparação do 1 0 Ano do Ensino Médio - 101 e 102 1ª) Transcrevam os número abaixo em

Leia mais

Variação da velocidade

Variação da velocidade 1.5. Aceleração Variação da velocidade Nas trajetórias curvilíneas do escorrega, a direção da velocidade (que é tangente à trajetória em cada ponto) está continuamente a mudar e certamente que o próprio

Leia mais

FÍSICA A Aula 12 Os movimentos variáveis.

FÍSICA A Aula 12 Os movimentos variáveis. FÍSICA A Aula 12 Os movimentos variáveis. TIPOS DE MOVIMENTO O único tipo de movimento estudado até agora foi o movimento uniforme, em que temos velocidade constante durante todo percurso ou todo intervalo

Leia mais

ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS

ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS VELOCIDADE MÉDIA Se uma viagem de 210 km é realizada em 3 horas por um automóvel, podemos imaginar a viagem da seguinte maneira: Daí, dizemos que a velocidade média desenvolvida

Leia mais

Física. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro

Física. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL DO DF GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 Física Disciplina: Ciências Naturais Professor:

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo.

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. FÍSICA - I MVIMENT EM UMA DIMENSÃ Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio bjetivos Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. Estabelecer os conceitos de deslocamento,

Leia mais

Descrição de um movimento Pp. 10 a 17

Descrição de um movimento Pp. 10 a 17 Pg.8 1 Descrição de um movimento Pp. 10 a 17 Movimento Repouso Referencial Trajetória Distância percorrida ou espaço percorrido Deslocamento Atenção às Páginas do MANUAL 2 Manual: Verifica o que aprendeste,

Leia mais

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico Física Profª Camila Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna + contexto histórico Mecânica CINEMÁTICA Estuda os movimentos sem se preocupar com as causas CONCEITOS IMPORTANTES: tempo

Leia mais

Mecânica: Cinemática

Mecânica: Cinemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA PAESPE : Cinemática Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr. I- CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Aceleração Pp. 38 a 47

Aceleração Pp. 38 a 47 Aceleração Pp. 38 a 47 Velocidade Intervalo de tempo Aceleração Movimento retilíneo uniforme Movimento retilíneo acelerado Movimento retilíneo retardado Atenção às Páginas do MANUAL 1 Manual: Verifica

Leia mais

Durante o voo as posições ocupadas pelo avião variam no

Durante o voo as posições ocupadas pelo avião variam no Movimento Movimento e Repouso são conceitos relativos. PORQUÊ? 1 Movimento -Referencial Referencial Durante o voo as posições ocupadas pelo avião variam no decurso do tempo x x x x x x Avião está em Movimento

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA

MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA MOVIMENTO UNIFORME E VELOCIDADE MÉDIA APOSTILA 3 CAPÍTULO 12 E 13 DE FÍSICA Movimento O que é o movimento? É a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

FÍSICA. Prof. Emerson. Módulo 3

FÍSICA. Prof. Emerson. Módulo 3 FÍSICA Prof. Emerson Módulo 3 GRANDEZA FÍSICA A tudo aquilo que pode ser medido, associando-se um valor numérico a uma unidade de medida, dá-se o nome de GRANDEZA FÍSICA. TIPOS DE GRANDEZAS GRANDEZA ESCALAR

Leia mais

Considerando movimentos rectilíneos efectuados num só sentido, a partir da equação anterior, podemos deduzir que:

Considerando movimentos rectilíneos efectuados num só sentido, a partir da equação anterior, podemos deduzir que: Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências / Física Data: / /2012 Estudante: 9º Ano A grandeza física que mede a variação da velocidade ao longo do tempo é a aceleração média. Um valor numérico que

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2018 Valor: Nota: 1 - Um móvel percorre uma distância

Leia mais

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Aula 02: Movimento Retilíneo Observe o movimento da tartaruga acima. Note que a cada segundo, ela anda 10cm e mantém sempre esse movimento. A velocidade

Leia mais

Conceitos Essenciais da Cinemática 1

Conceitos Essenciais da Cinemática 1 Conceitos Essenciais da Cinemática 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Mecânica Cinemática: Estudo das características do movimento de um corpo sem se preocupar com o (s) agente (s) que o causou. Dinâmica:

Leia mais

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história Forças e Movimento Prof. lucasmarqui A força é uma das principais grandezas estudadas em Física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar, chutar, empurrar e arrastar, o que transmite

Leia mais

Sumário. O Planeta Terra. Movimentos e forças. 37 e 38 23/02/2012

Sumário. O Planeta Terra. Movimentos e forças. 37 e 38 23/02/2012 37 e 38 23/02/2012 Sumário - Trajetória e tipos de trajetórias. - Distância percorrida. - Rapidez média. Exercícios. Trajetória É uma linha imaginária que corresponde ás sucessivas posições ocupadas por

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 9 ºAno de escolaridade 2018/2019 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO É um movimento em que a velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. Isto é, o móvel apresenta iguais variações de velocidade em intervalos de tempo iguais. No MUV

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Mecânica: Cinemática Introdução à Cinemática Conceitos Iniciais Prof. Murillo Nascente I- CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas

Leia mais

ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSOR: POMPEU ALUNO (A): Nº SÉRIE: 9 a

ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSOR: POMPEU ALUNO (A): Nº SÉRIE: 9 a ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSOR: POMPEU ALUNO (A): Nº SÉRIE: 9 a TURMA: 9A VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA 1. Posição É a grandeza

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.61 αm v 360 km/h 5 s αm ou α m v α m 14,4 km/h s 360 0 3,6 α m 4 m/s 5 P.6 Em cada segundo a velocidade do corpo aumenta de 1,6 m/s. Portanto: t 0 0 v 0 0 t 1 1 s v 1 1,6 m/s t s v (1,6 1,6) m/s 3,

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO RESOLUÇÃO COMENTADA Prof.: Pedro Bittencourt Série: 1ª Turma: A Disciplina: Física Nota: Atividade: Avaliação mensal 1º bimestre Valor da Atividade: 10 Instruções Esta avaliação é individual e sem consulta.

Leia mais

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico Física Profª Camila Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna + contexto histórico Mecânica CINEMÁTICA Estuda os movimentos sem se preocupar com as causas CONCEITOS IMPORTANTES: tempo

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Mecânica: Cinemática Introdução à Cinemática Conceitos Iniciais Prof. Murillo Nascente 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas sem se levar em conta o que

Leia mais

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme. Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos

Leia mais

COLÉGIO PASSIONISTA SANTA MARIA PROF. WELLINGTON LIMA 1. Funções Trigonométricas do Ângulo Agudo. 23/10/2015 3ª SÉRIE A EM

COLÉGIO PASSIONISTA SANTA MARIA PROF. WELLINGTON LIMA 1. Funções Trigonométricas do Ângulo Agudo. 23/10/2015 3ª SÉRIE A EM COLÉGIO PASSIONISTA SANTA MARIA 1. Funções Trigonométricas do Ângulo Agudo. REVISÃO DE TRIGONOMETRIA 23/10/2015 5. Identidades Trigonométricas. Relações Fundamentais. 2. Alguns Valores Notáveis. 3. Conversão

Leia mais

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo.

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo. MECÂNICA - Área da Física que estuda os movimentos. Foi dividida em: CINEMÁTICA: Estuda o movimento dos corpos sem enfocar sua causa, procurando investigar o que está acontecendo durante esse movimento:

Leia mais

Lista de atividades de Física - Cinemática

Lista de atividades de Física - Cinemática REDE MEDÉIAS DE EDUCAÇÃO - COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES Orientando para o Bem, o Justo e o Verdadeiro Aluno(a) nº Professora: Sandra Godoy Lista de atividades de Física - Cinemática Nome: 1-(Fuvest)

Leia mais

Físico-Química 9.º ano

Físico-Química 9.º ano Movimentos na Terra 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) Um avião que se desloca de Lisboa para o Porto encontra-se em movimento em relação à torre do aeroporto. b)

Leia mais

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo:

Exemplo: Algoritmo fundamental da divisão: Exemplo: RAZÃO E PROPORÇÃO Vamos revisar o conceito de divisão. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática que pode ser representada da seguinte forma: Algoritmo da divisão: Exemplo: Algoritmo

Leia mais

Cinemática. A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda e descreve o movimento dos corpos, sem se preocupar com suas causas (forças).

Cinemática. A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda e descreve o movimento dos corpos, sem se preocupar com suas causas (forças). Cinemática A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda e descreve o movimento dos corpos, sem se preocupar com suas causas (forças). Movimento Observando os corpos a nossa volta, podemos ter intuitivamente

Leia mais

9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Função Afim Resolução de Exercícios 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Funções Afim Resolução de Exercícios 1 Exercícios Introdutórios Exercício 7. Seja a função afim: f : R R x

Leia mais

UNIDADES DE MEDIDA. 1 litro = 1 dm 3 GRANDEZAS:

UNIDADES DE MEDIDA. 1 litro = 1 dm 3 GRANDEZAS: UNIDADES DE MEDIDA GRANDEZAS: COMPRIMENTO - No sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é m. Existem os múltiplos e os submúltiplos do metro, veja

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NOTA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DATA DA APLICAÇÃO: / / 2015 - TIPO DE AVALIAÇÃO: VE ( ) VC ( x ) VR ( ) VF ( ) 2ªCh

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média UNIDADES DE MEDIDAS

Leia mais

Cinemática Gráficos Cinemáticos 1- Na figura estão representados os diagramas de velocidade de dois móveis em função do tempo. Esses móveis partem de um mesmo ponto, a partir do repouso, e percorrem a

Leia mais

Conteúdo: Cinemática Resumo para a Prova. Turma: 9º ano

Conteúdo: Cinemática Resumo para a Prova. Turma: 9º ano Conteúdo: Cinemática Resumo para a Prova. Turma: 9º ano A cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. Os

Leia mais

Física. Cinemática. Professor Alexei Muller.

Física. Cinemática. Professor Alexei Muller. Física Cinemática Professor Alexei Muller Física CINEMÁTICA Varia sucessivamente a sua posição (seu lugar) com o passar do tempo em relação a um sistema de referência. Os conceitos de repouso e de movimento

Leia mais

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. Algumas dessas grandezas ficam perfeitamente definidas com um valor numérico e sua unidade

Leia mais

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1 Ciências Físico-químicas - 9º ano de 1.1. COMPETÊNCIAS Reconhecer que repouso e movimento são conceitos relativos; Conhecer a noção de referencial; Identificar situações de movimento e repouso em relação

Leia mais

Relacionando tempo e espaço

Relacionando tempo e espaço Revista Nova Escola - Abril/2012 Relacionando tempo e espaço Experiências práticas e exemplos do cotidiano ajudam a compreender o que é velocidade e diferenciar essa grandeza de rapidez Editado por Bruna

Leia mais

MOVIMENTO - considera-se que um objecto está em movimento quando a sua posição muda relativamente ao referencial considerado.

MOVIMENTO - considera-se que um objecto está em movimento quando a sua posição muda relativamente ao referencial considerado. SEGURANÇA RODOVIÁRIA Os condutores não devem: - Ingerir bebidas alcoólicas; - Fazer refeições pesadas; - Falar ao telemóvel; Os Condutores devem: - Respeitar as regras de trânsito; - Respeitar os limites

Leia mais

Movimento. Movimento e Repouso são conceitos relativos. PORQUÊ?

Movimento. Movimento e Repouso são conceitos relativos. PORQUÊ? Movimento Movimento e Repouso são conceitos relativos. PORQUÊ? 1 Movimento -Referencial Referencial Durante o voo as posições ocupadas pelo avião variam no decurso do tempo x x x x x x Avião está em Movimento

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1

1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 Questão 1: Empresas de transportes rodoviários equipam seus veículos com um aparelho chamado tacógrafo, capaz de produzir sobre um disco de papel, o registro ininterrupto

Leia mais

EXTERNATO MATER DOMUS

EXTERNATO MATER DOMUS EXTERNATO MATER DOMUS RUA PASCAL, 1403 CAMPO BELO SP CEP 04616/004 - Fone: 5092-5825 MATÉRIA: FÍSICA PROFESSORA: RENATA LEITE QUARTIERI ALUNO: Nº Série: 1º TURMA: Única DATA: / /2015 ASSINATURA DO PAI/RESP.

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / /2016

9º Ano/Turma: Data / /2016 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências / Física 1) Em uma situação corriqueira do dia a dia, um observador parado no acostamento vê dois automóveis que percorrem

Leia mais

Lista de Exercícios MU Prof.Damato (Física).

Lista de Exercícios MU Prof.Damato (Física). Lista de Exercícios MU Prof.Damato (Física). 01 - No instante t = 0 um ciclista encontra-se na posição indicada na figura. Ele realiza um movimento retilíneo uniforme e retrógrado, com velocidade escalar

Leia mais

Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORME

Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORME Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORME 1) (FGV-SP) Numa corrida de Fórmula 1 a volta mais rápida foi feita em 1 min

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CIÊNCIAS - FÍSICA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FELIPPE CANUTO ALUNO(A): Nº: QUESTÃO 1 Uma tartaruga caminha, em linha reta, a 40 metros/hora,

Leia mais

MRU Movimento Retilíneo Uniforme

MRU Movimento Retilíneo Uniforme MRU Movimento Retilíneo Uniforme Podemos dizer que qualquer corpo da natureza descreve um movimento retilíneo e uniforme quando este móvel anda em linha reta e percorre distâncias iguais em tempos iguais.

Leia mais

QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO

QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO 1. (Ita 015) Seja ABCD um trapézio isósceles com base maior AB medindo 15, o lado AD medindo 9 e o ângulo ADB ˆ reto. A distância entre o lado AB e o ponto E em que as diagonais

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Introdução à Cinemática Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Mecânica Cinemática: Estudo das características do movimento de um corpo sem se preocupar com o (s) agente (s) que o causou. Dinâmica: Estudo

Leia mais

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão:

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: A UA UL LA Revisão II Geometria Introdução Agora vamos rever alguns conceitos básicos da Geometria, estudados ao longo do Telecurso 2000. Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: Uma formiga

Leia mais

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 3.ª Série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : LISTA COMPLEMENTAR MUV DIA: MÊS: 03 2018 Deus é amor e o amor é

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno 22 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

a) 180 b) c) d) e) 2.160

a) 180 b) c) d) e) 2.160 Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Disciplina: FÍSICA Professor: RONY 01. (Cesgranrio-RJ) Um

Leia mais

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE CINEMÁTICA ESCALAR

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE CINEMÁTICA ESCALAR LISTA EXTRA 2ª SÉRIE CINEMÁTICA ESCALAR 1) Um turista, passeando de bugre pelas areias de uma praia em Natal RN, percorre uma trajetória triangular, que pode ser dividida em três trechos, conforme a figura

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Cinemática I

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Cinemática I Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Cinemática I Fundamentos da Cinemática, Velocidade Média e M.U. 1. (Unicamp 2018) Situado na

Leia mais

Lista de exercício - 1º Trimestre

Lista de exercício - 1º Trimestre Série: 1º ano do Ensino Médio Turma: 1 A e B Data: 10/ 03 / 2016 Docente: Alexandre Lima Disciplina: Biologia Estudante: Lista de exercício - 1º Trimestre 1) As pegadas representadas na imagem abaixo ilustram

Leia mais

PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES 1ª PROVA:

PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES 1ª PROVA: PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES Objetivo: 1ª PROVA:. Velocidade média de corrida durante as jogadas rápidas e repetidas durante uma partida (distância em km/h) Prova:. 6 tiros

Leia mais

GUIA DO PROFESSOR FÓRMULA N2. Introdução

GUIA DO PROFESSOR FÓRMULA N2. Introdução GUIA DO PROFESSOR FÓRMULA N2 Introdução O objeto Fórmula N2 constitui uma ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem em Física, trabalha o conteúdo de forma a buscar o desenvolvimento cognitivo

Leia mais

A ideia desse modulo é entender a evolução dos meios de transporte e o objetivo dessa evolução (custo-benefício).

A ideia desse modulo é entender a evolução dos meios de transporte e o objetivo dessa evolução (custo-benefício). Meios de transporte: Velocidade e carga RESUMO Meios de transporte Meio de transporte é tudo aquilo que pode te levar de um lugar para o outro. No decorrer da historia, foi observada a evolução desses

Leia mais

INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA

INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA FÍSICA CONCEITOS INICIAIS A cinemática é uma parte da Física que estuda o movimento. Ao estudar cinemática, é necessário lembrar da existência de um referencial, que é sempre o

Leia mais

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01 1. O prefixo giga significa: (a) 10 3 (b) 10 6 (c) 10 9 (d) 10 12 (e) 10 15 2. O prefixo mega significa: (a) 10-9 (b) 10-6 (c) 10-3 (d) 10 6 (e) 10 9 3. O prefixo pico significa: (a) 10-12 (b) 10-6 (c)

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA QUESTÕES

QUESTÕES DE FÍSICA QUESTÕES QUESTÕES 1. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele? S=12m t=6s, se isolarmos S: 5. Durante uma

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Introdução à Cinemática Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Conceitos fundamentais da cinemática; Deslocamento escalar; Velocidade média; Aceleração média. Conceitos fundamentais da cinemática

Leia mais

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo.

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo. Apostila de Revisão n 1 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - Cinemática 1. CINEMÁTICA: Nesse tópico, o foco principal é o conhecimento das relações entre deslocamento,

Leia mais

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme Capítulo 2 1º bimestre Colégio Contato Farol Professora Thaís Freitas Ensino de Física MECÂNICA Estuda os movimentos. CINEMÁTICA Estuda o estado de

Leia mais

F1: O QUE É MAIS IMPORTANTE, VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?

F1: O QUE É MAIS IMPORTANTE, VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO? F1: O QUE É MAIS IMPORTANTE, VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO? UOL Esporte (by Gustau Nacarino) Largada do Grande Prêmio da Espanha (9/maio/2010) Estava vendo o Grande Prêmio de F1 da Espanha na TV e lembrei-me

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 NOTA AULA PRÁTICA No. 05 VETORES PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA ! Objetivos: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação de vetores em um plano

Leia mais

MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF. .:. Entre no nosso grupo e participe das discussões:

MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF. .:. Entre no nosso grupo e participe das discussões: MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF.:. Em caso de dúvidas: escola.olimpica@hotmail.com mrphalves@gmail.com Email do autor (Pedro Henrique de Oliveira Alves).:.

Leia mais