NIVELAMENTO - BIOLOGIA. Profa. Responsável: Dra. Noeli S. M. Silva 29 de maio de 2021

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NIVELAMENTO - BIOLOGIA. Profa. Responsável: Dra. Noeli S. M. Silva 29 de maio de 2021"

Transcrição

1 NIVELAMENTO - BIOLOGIA Profa. Responsável: Dra. Noeli S. M. Silva 29 de maio de 2021

2 2 Encontro 3 Recapitulando... Estrutura e função da membrana Bicamada lipídica; Parede celular; Citoplasma e hialoplasma;

3 Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários. C.S. Lewis

4 4 Recapitulando... Composição Bioquímica das células; Ácidos nucleicos, proteínas, lipídios e carboidratos...

5 Recapitulando... 5

6 Recapitulando... 6

7 Recapitulando... 7

8 Recapitulando... 8

9 Recapitulando... 9

10 Recapitulando... 10

11 Recapitulando... 11

12 12 Membrana plasmática Fundamental para que existisse a vida no planeta Fluida, flexível, dinâmica! Funções: Definir o limite externo da célula; Ser seletivamente permeável; Transporte de informações. Possui canais e bombas altamente seletivos, formados por moléculas proteicas Presente na grande maioria das organelas

13 13 Membrana plasmática Gradientes iônicos através das membranas Atividade de proteínas especializadas Identificam quando um determinado composto deve entrar ou sair da célula; Mudança de comportamento da célula em resposta à estímulos específicas proteínas sensoras; Transporte de compostos ou ativação de proteínas que desencadearão diversas reações específicas dentro da célula;

14 14 Membrana plasmática Regulação dinâmica-> depende de estímulos ambientais: Presença de nutrientes; Variações de ph; Estímulos neurosensores; Resposta imunológica; Variações de temperatura; etc.

15 15 Membrana plasmática Permeabilidade seletiva -> controle do que entra e do que sai da célula...

16 16 Membrana plasmática: composição Lipoproteínas (lipídeo + proteína) ~60%; Proteínas: resistência mecânica, transporte de diferentes substâncias e papeis enzimáticos. Lipídeos: ~28% -79% organismo envolvido). Fosfolipídeos, glicolipídeos e esteróis. Esterol: (M.O.). (dependendo do tipo de célula e colesterol (Animais), fitosterol (Plantas) ou ergosterol Diminui a permeabilidade e a chance de cristalização da membrana. Carboidratos formam 2% 10%: Oligossacarídeos. Covalentemente ligados à lipídeos e proteínas.

17 Membrana plasmática: composição 17

18 Membrana plasmática: composição 18

19 19 Membrana plasmática: composição Bicamada lipídica Responsável pela estrutura fluida da membrana; Barreira relativamente impermeável a passagem da maioria das moléculas hidrossolúveis; Proteínas Mediadores para praticamente todas as funções da membrana.

20 20 Membrana plasmática: bicamada Facilmente visualizada através de microscopia eletrônica.

21 21 Membrana plasmática: estrutura É dada pelas características especiais das moléculas lipídicas: Agrupam-se espontaneamente em duplas camadas mesmo em condições artificiais simples minimização de energia; Moléculas anfipáticas (hidrofílica e hidrofóbica); Fosfolipídeo: comprimento e saturação da cauda de ácido graxo Afeta a fluidez da membrana.

22 22 Membrana plasmática e modelos Modelo de mosaico fluido - Singer e Nicolson (1972) iceberg de proteína em um mar de lipídeos. Matriz fluida altamente viscosa de duas camadas de moléculas de fosfolipídios, e proteínas.

23 23 Membrana plasmática Matriz fluida altamente viscosa de duas camadas de moléculas de fosfolipídios, e Proteínas: Periféricas (extrínsecas): fracamente ligadas às superfícies polares das camadas lipídicas. Integrais (intrínsecas): penetram profundamente na camada lipídica ~70% das proteínas de membrana. Porções que cruzam a bicamada lipídica: na maioria α-hélice aa não polares. Transmembrana ou de túnel: penetram através das camadas de fosfolipídios e se projetam em ambas as superfícies. Canais para a passagem de íons de água e outros solutos.

24 Membrana plasmática: mosaico fluido 24

25 25 Membrana plasmática Simétrica ou assimétrica? Tudo o que tem do lado externo tem no lado interno?

26 26 Bicamada e assimetria Funcionalmente importante... Membrana das hemácias: moléculas que contém colina no seu grupo apolar (fosfatidilcolina e esfingomielina) estão na monocamada externa e fosfolipídeos com grupamentos amino primário terminal (fosfatidiletanolamina e fosfatidilserina) estão na monocamada interna. Apoptose Célula distingue entre célula viva e morta Fosfatidilserina é translocada para o meio extracelular Reconhecimento- Fagocitose da célula morta

27 27 Bicamada e assimetria Fosfatidilserina é translocada para o meio extracelular...

28 28 Membrana plasmática: estrutura Proteínas de membrana Responsáveis por diversas funções: Transporte de nutrientes, metabólitos e íons; Ancoragem de macromoléculas; Receptores para sinais químicos; Enzimas catalisando reações específicas. Variam muito de uma membrana para outra. Membrana mielínica menos de 25% de sua massa é proteína. Membrana interna da mitocôndria - ~75% da massa.

29 29 Membrana plasmática: composição Transporte de moléculas específicas Catálise de reações associadas a membrana Síntese de ATP (mitocôndria) Ligantes estruturais Ligação a células adjacentes pelo citoesqueleto Transmissão de sinais do meio externo Muitas proteínas de membrana ~30% de todas as proteínas codificadas no genoma

30 30 Membrana plasmática: composição Carboidratos: Porção glicídica das glicoproteínas (extracelular) e dos carboidratos de glicolipídeos. Não se encontram voltados para o citoplasma. Formam o glicocálice ou revestimento celular. Glicose, galactose, manose, fucose. N-acetilgalactosamina.

31 31 Membrana plasmática: composição Glicocálice - revestimento de células animais. Protege a célula contra danos mecânicos e químicos...

32 32 Membrana plasmática: composição Carboidratos funções: Reconhecimento molecular lectinas; Especificação dos grupos sanguíneos; Reconhecimento célula-célula: tecido; Função antigênica: anticorpo-antígeno.

33 33 Membrana plasmática: aspectos funcionais Fluidez das membranas: Capacidade de movimentação dos diferentes componentes da bicamada lipídica. Diminuir a rigidez Difusão de seus constituintes. Característica atribuída à composição lipídica. Fatores que interferem na Fluidez: Composição da membrana; Insaturações; Temperatura; Dieta.

34 34 Membrana plasmática Princípios do transporte de membrana Bicamadas lipídicas livres de proteínas são fortemente impermeáveis a íons. Dado um tempo suficiente qualquer molécula pode se difundir pela bicamada lipídica a favor de seu gradiente de concentração; Depende do tamanho da molécula e da sua solubilidade relativa em lipídeos;

35 35 Membrana plasmática Permeabilidade da membrana Água e moléculas não polares Dependendo da necessidade da célula passam por difusão simples; Moléculas polares (íons, açucares, nucleotídeos, etc) Difusão através de proteínas de transporte; Ativo ou passivo.

36 36 Membrana plasmática

37 37 Aplicando o conhecimento Veículo para liberação de determinados tipos de moléculas: Medicamentos, DNA, RNA, compostos, etc. Produção in vitro: específica para o tipo celular seletividade. Nanolipídeos...

38 Aplicando o conhecimento 38

39 Membrana plasmática e doenças Defeitos nos mecanismos de regulação da membrana plasmática podem resultar em doenças graves: Fibrose cística Aterosclerose Anemia Falciforme Diabete Pulmão de portador de fibrose cística obstruído pelo acúmulo de muco Hemácia falciforme.

40 Fibrose cística (Mucoviscidose) Doença genética autossômica recessiva causada por distúrbio em glândulas exócrinas; Não possui cura; ~5% da população branca seja portadora de uma mutação no gene da fibrose cística; Menos frequente entre negros (1:17 mil nascimentos) e asiáticos (1:25 mil) em comparação com caucasianos (1:2,5mil);

41 Fibrose cística (Mucoviscidose)

42 Causas e Consequências Mutação no gene CFTR localizado no braço longo do cromossomo 7; A proteína afetada será a CFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística),que regula a passagem de cloro e de sódio pelas membranas celulares; A saída do Cl- na célula é reduzida, o muco fica excessivamente viscoso. A água, seguindo o fluxo de Na+, entra na célula, agravando a viscosidade do muco (ressecamento do fluido extracelular): acúmulo de muco -> prolifera fungos, bactérias: INFECÇÃO.

43 Fibrose cística Proteína CFTR canal de cloro. Representação de acúmulo de muco nas vias pulmonares e pancreáticas.

44 FC: Causas e Consequências Produção de muco 30 a 60 vezes mais viscoso; Embora o sistema de transporte mucociliar não se encontre afetado pela patologia, ele vai ser incapaz de transportar uma secreção assim tão viscosa; Acúmulo de muco nas vias.

45 Quadro clínico Pode afetar aparelho digestório, glândulas secretoras, causando danos a órgãos como o pâncreas, o fígado e o sistema reprodutor. Diagnóstico: análise do histórico familiar e nível de Cl- e Na+ no suor. Além do exame de sangue, DNA e exame do pezinho. Tratamento: tratamentos específicos para cada problema que o indivíduo possui (Insuficiência pancreática, bronquite, etc). Amiloride é um antidiurético que bloqueia a reabsorção de sódio e consequentemente, aumenta a quantidade de água fora da célula, diminuindo a viscosidade do muco brônquico.

46 Aterosclerose Doença crônica que afeta a parede das artérias (de médio e grosso calibres), levando a formação de placas de gordura (ateromas) que podem comprometer o fluxo de sangue através dessas artérias. Pode afetar as artérias do cérebro, coração, rins e de outros órgãos vitais, assim como as artérias dos membros superiores e inferiores.

47 Principais fatores de risco Hipertensão arterial, dislipidemias (níveis sanguíneos elevados de "colesterol ruim" ou LDL-colesterol e níveis baixos de "colesterol bom" ou HDL-colesterol), tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse psicossocial e o envelhecimento; Histórico familiar também é um importante fator de risco;

48 Consequências O bloqueio de uma artéria que leva sangue ao coração pode causar um infarto do miocárdio, o bloqueio de uma artéria que leva sangue ao cérebro pode levar a um AVC. Apesar dos importantes avanços da medicina, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são responsáveis por mais mortes que todas as demais causas combinadas.

49 Tratamento Exercícios físicos ajudam o indivíduo a perder peso- nível de colesterol, glicemia e a pressão arterial. A interrupção do tabagismo ajuda a aumentar o HDL (ou colesterol bom) e o controle da pressão arterial. Medicamentos: antihipertensivos (para tratar hipertensão arterial), hipoglicemiantes orais e insulina (para tratar o diabete melito), medicamentos hipolipemiantes (drogas redutoras de colesterol, como as vastatinas), medicamentos para auxiliar na perda de peso e na cessação do tabagismo, medicamentos para o combate do estresse e da depressão, entre outras.

50 Anemia falciforme Doenças hereditária recessiva comum no Brasil. Ela afeta principalmente a população negra. Diagnóstico: testes hematológicos como o teste do pezinho em recém nascidos, teste de afoiçamento e estudo da hemoglobina. Se o teste de afoiçamento der positivo, ele pedirá um outro teste chamado eletroforese de hemoglobina.

51 Anemia falciforme Afeta o sangue. Hemácias normais têm a forma de um disco bicôncavo. São células muito flexíveis e passam facilmente por pequenos vasos sanguíneos. Isto é importante porque as hemácias viajam partindo de grandes vasos para pequenos vasos entregando o oxigênio para todos os órgãos do corpo. Hemoglobina normal: duas cadeias alfa globínicas e duas cadeias beta globínicas. Hemácia normal ~95% de hemoglobina A.

52 Anemia falciforme Doença Falciforme: hemoglobina S~ em concentração> 50%. A Hemácia falcisada vive metade do tempo que um eritrócito normal vive. Uma mutação genética afetou uma das bases nitrogenadas que compõe o gene que sintetiza a hemoglobina beta. Ácido glutâmico-> valina: fenômeno de afoiçamento.

53

54 Anemia falciforme Assim que o oxigênio é liberado, a deoxi-hb promove a formação de pontes de H entre a valina de uma globina beta e a valina mutante (substituinte do ácido glutâmico). Modificação da estrutura: formação de filamentos que distorcem a membrana da hemácia-> forma irregular e afoiçada-> dificuldade para atravessar a rede sanguínea deslizando. Como resultado muitos pacientes sentem dores, cansaço e falta de apetite.

55 55 Diabetes Mellitus 2 Ausência de respostas da célula ao estímulo da insulina. (Diferente do tipo 1, a produção do hormônio ocorre normalmente, mas a glicose não consegue sair da corrente sanguínea, gerando hiperglicemia); Insulina se liga ao receptor de membrana (chave-fechadura) e a permease GLUT4 (Transportador de Glicose ) não abre; Chegará um momento em que as células não serão mais estimuladas pelo hormônio-> taxa de glicose no sangue continuará alta. Pode ser desenvolvida!!!

56 Diabetes Mellitus 2 56

57 Diabetes Mellitus 2 57

58 58 Diabetes Mellitus 2 Os sintomas incluem aumento na micção (urina com alto teor de glicose), sede excessiva, visão embaçada, dificuldade na cicatrização, sensações de formigamento, coceira e queimação na pele, mãos e pés; Diagnóstico: teste de glicemia; Tratamento: dieta, com redução da ingestão de carboidratos e lipídios e exercícios físicos;

59 59 AIDS Doença crônica causada pelo vírus HIV (vírus de imunodeficiência adquirida); CCR5: um dos receptores mais utilizados pelo HIV-1 para entrar nas células do corpo; Resistência ao HIV: duas cópias mutadas do receptor CCR5-> vírus se torna incapaz de penetrar nas células do corpo que costumam ser infectadas (linfócitos).

60 60 AIDS Paciente de Londres: Células-tronco de um doador que tem essa mutação genética específica, o que fez com o próprio receptor também ficasse resistente ao HIV; Pesquisa: terapia genética em pessoas com HIV, com foco no CCR5.

61 AIDS 61

62 Parede celular Camada mais externa, rígida, protetora, não viva e de suporte encontrada em todas as células vegetais, bactérias, cianobactérias e alguns protistas. 62 Ausente em células animais. Composição química: matriz e fibras celulósicas (microfibrilas). A matriz é composta por hemicelulose, pectina, glicoproteínas, lipídios e água.

63 63 Parede celular Plantas: celulose - (C 6 H 10 O 5 ) n Polímero de cadeia não ramificada de moléculas de glicose -> ligação glicosídica β,1-4. ~ 100 moléculas de celulose ->micela; ~ 20 micelas-> microfibrila; ~ 200 microfibrilas-> fibrila.

64 64 Parede celular Algas verde-azuladas: mucopeptídeo. Polímero de amino açúcares: ácido N-acetil murâmico (NAM) mantidos alternadamente em ligação β,1 >4. Fungos superiores: quitina, polímero de glucosamina. Bactérias e Cianobactérias: peptideoglicano (N-acetil glucosamina).

65 65 Parede celular: funções Manter a forma das células vegetais e proteger as células de danos mecânicos. Afastar os ataques de patógenos (vírus, bactérias, fungos, protozoários). Fornecer suporte mecânico contra a gravidade. É devido à rígida parede celular que as partes aéreas das plantas conseguem se manter eretas e expor suas folhas ao sol. Evitar a expansão indevida da célula quando a água entra por osmose para compensar a falta de vacúolo contrátil. Isso evita o estouro de células. Papel regulador de permeabilidade na passagem de materiais para dentro e para fora da célula.

66 66 Citoplasma É preenchido por uma matriz viscosa e semitransparente Hialoplasma ou citosol; Se localiza ao redor do núcleo e dentro da membrana plasmática contendo várias organelas e inclusões; Forma cerca de 1/2 do volume da célula; ~80% dele é água; Íons, biomoléculas, como açúcar, aminoácido, nucleotídeo, trna, enzima, vitaminas, etc; Produtos metabolicamente inativos, Plastídios, lisossomos, peroxissomos, mitocôndria, ribossomo, Golgi, etc.

67 67 Citoplasma Ectoplasma ou plasmagel (externo): mais viscoso. Endoplasma ou plasmasol (interno): mais fluído. Citoesqueleto importante no transporte de moléculas e divisão celular. Estrutura 3D similar à uma rede de fios finos que são chamados de microfilamentos (filamentos de actina ou rede microtrabecular).

68 68 Citoplasma: funções Regular o ph intracelular; Espaço onde ocorrem as reações químicas vitais para a célula, como a glicólise anaeróbia e a síntese proteica; Contribui na movimentação celular por meio da ciclose. Corrente citoplasmática orientada em determinado sentido, capaz de deslocar organelas Armazena substâncias de reserva das células animais, como as gorduras e o glicogênio.

69 69 Feedback: Kahoot Game PIN:

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Parte

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia Biologia Celular BIOMEMBRANAS

Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia Biologia Celular BIOMEMBRANAS Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Morfologia 207024 - Biologia Celular Aula 1: Biomembranas Professora Marlúcia Bastos Aires BIOMEMBRANAS Envolvem

Leia mais

Membranas biológicas

Membranas biológicas Citologia e Histologia Membranas biológicas Composição e Estrutura Prof a Dr a. Iêda Guedes Membranas biológicas 1. Considerações gerais 2. Estrutura de membrana 3. Lipídeos de membrana 4. Proteínas de

Leia mais

MEMBRANAS PLASMÁTICAS

MEMBRANAS PLASMÁTICAS MEMBRANAS PLASMÁTICAS Essenciais para a vida da célula https://www.youtube.com/watch?v=qdo5il1ncy4 Funções: Forma da célula. Intercâmbio célula-meio. Delimita conteúdo celular. Reconhecimento celular.

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA Histórico INTRODUÇÃO 1665: Robert Hooke Compartimentos (Células) 1840: Theodor Schwann Teoria Celular 1. Todos os organismos são constituídos de uma ou mais células 2.

Leia mais

Membranas Biológicas

Membranas Biológicas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Membranas Biológicas Prof Karine P. Naidek Outubro/2016 Membranas Biológicas Membranas

Leia mais

Terapia Ocupacional. Fisilogia

Terapia Ocupacional. Fisilogia Curso: Terapia Ocupacional Disciplina: Fisilogia Aula: Membrana Plasmática Profº. Ms. Rafael Palhano Fedato rafapalha@gmail.com Membrana Plasmática ou Membrana celular É uma dupla camada de lipídios com

Leia mais

Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular: Estrutura Química, Especializações e Transporte

Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular. Membrana Celular: Estrutura Química, Especializações e Transporte Membrana Celular Membrana Celular Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana celular -Membrana plasmática -Endomembranas Membrana plasmática: limite celular Sistema de

Leia mais

25/08/2014 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan

25/08/2014 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan CÉLULAS Células Procariontes Célula Eucarionte Vegetal 1 Célula Eucarionte Animal Núcleo Citoplasma Célula Animal Estrutura geral Membrana citoplasmática Mitocôndrias Retículo endoplasmático Complexo de

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES MEMBRANA PLASMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES (PLASMALEMA OU MEMBRANA CITOPLASMÁTICA OU MEMBRANA CELULAR) Estrutura A estrutura predominante da membrana plasmática é lipoproteica, ou seja, a maior parte

Leia mais

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302)

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Prof. Bruna Waddington de Freitas Médica Veterinária bruna.freitas@ufv.br 1 Bibliografia Básica REECE, W. O. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 12 a

Leia mais

Membranas Celulares. Membrana Celular. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica

Membranas Celulares. Membrana Celular. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membranas Celulares Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana celular -Membrana plasmática -Endomembranas Membrana Celular Membrana plasmática: limite celular Sistema

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular

Disciplina de Biologia Celular Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Biomembranas, Matriz Extracelular e Junções Intercelulares Profª Larissa dos Santos Estrutura e composição química das membranas biológicas

Leia mais

SEPARAR INTEGRAR A ilustração acima sugere que a membrana plasmática separa o ambiente intracelular do meio no qual a célula está inserida. Isso, no e

SEPARAR INTEGRAR A ilustração acima sugere que a membrana plasmática separa o ambiente intracelular do meio no qual a célula está inserida. Isso, no e Membrana Plasmática SEPARAR INTEGRAR A ilustração acima sugere que a membrana plasmática separa o ambiente intracelular do meio no qual a célula está inserida. Isso, no entanto, não quer dizer que a MP

Leia mais

25/08/2017 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan

25/08/2017 CÉLULAS. Células Procariontes. Raduan. Célula Eucarionte Vegetal. Raduan CÉLULAS Células Procariontes Célula Eucarionte Vegetal 1 Célula Eucarionte Animal Núcleo Citoplasma Célula Animal Estrutura geral Membrana citoplasmática Mitocôndrias Retículo endoplasmático Complexo de

Leia mais

MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE

MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE Funções das membranas celulares Definem limites externos das células Dividem compartimentos Regulam o trânsito das moléculas Manutenção do equilíbrio com o meio Participam

Leia mais

Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre

Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre 1-2012 Profa. Luciana F. Krause Funções: Membrana Plasmática Envoltório do citoplasma; Delimita e contém os meios intra e extracelular; dando individualidade

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

Membrana Plasmática. Célula 01/11/2016. Moléculas Orgânicas. Membrana Celular - Função. Proteínas. Lipídeos

Membrana Plasmática. Célula 01/11/2016. Moléculas Orgânicas. Membrana Celular - Função. Proteínas. Lipídeos Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Moléculas Orgânicas Curso Engenharia Química Disciplina Bioquimica Membrana Plasmática Prof: Tatiane da Franca Silva

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular

MEMBRANA PLASMÁTICA. Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular MEMBRANA PLASMÁTICA Profª Ms. Vanessa Retamoso Adaptado da Prof Drª Carla Sehn Membrana plasmática Modelo mosaico fluido Membranas

Leia mais

A célula e seus Constituintes Moleculares

A célula e seus Constituintes Moleculares Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular A célula e seus Constituintes Moleculares Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP

Leia mais

Membranas biológicas

Membranas biológicas Membranas biológicas Membrana celular Estrutura, organização e função Exemplos da importância no funcionamento de um organismo animal Biofísica Vet. 2019 - FCAV/UNESP Membrana celular (estrutura) Células

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Membrana Plasmática Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswendhell@gmail.com Por que os organismos vivos precisam de membranas? Membrana

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma Qual a função das Membranas Celulares? Principais

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Membrana Plasmática. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Membrana Plasmática Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswendhell@gmail.com Membrana Plasmática (MP) A MP mantem constante o meio

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular

Disciplina de Biologia Celular Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células, Biomembranas, Matriz Extracelular e Junções Intercelulares Profª Larissa dos Santos Evolução do

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

Conceitos fundamentais de Biologia Celular

Conceitos fundamentais de Biologia Celular Conceitos fundamentais de Biologia Celular Principais estruturas da célula eucariótica O NÚCLEO Contém nos cromossomos todo o genoma (DNA) das células; Responsável pela síntese e processamento dos RNAs

Leia mais

Membrana Plasmática. Moléculas componentes das membranas plasmáticas: A membrana plasmática é mosaico fluido

Membrana Plasmática. Moléculas componentes das membranas plasmáticas: A membrana plasmática é mosaico fluido A membrana plasmática é mosaico fluido Membrana Plasmática A membrana plasmática é formada por lipideos, proteínas e glicideos Filamentos do citoesqueleto se ligam a membrana pelo lado citoplasmático Filamentos

Leia mais

Membranas biológicas. Membrana celular. Estrutura, organização e função

Membranas biológicas. Membrana celular. Estrutura, organização e função Membranas biológicas Membrana celular Estrutura, organização e função Fenômenos biológicos Sistemas (organização) Órgãos Tecidos Células Membrana celular (estrutura) Compartimentos do organismo Organismos

Leia mais

MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE

MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE MEMBRANAS BIOLÓGICAS E TRANSPORTE Funções das membranas celulares Definem limites externos das células Dividem compartimentos Regulam o trânsito das moléculas Manutenção do equilíbrio com o meio Participam

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR

MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA: DIGESTÃO INTRACELULAR INTRODUÇÃO A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do meio extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Prof.(a):Monyke Lucena Composição Química da Célula Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos Nucléicos Composição

Leia mais

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota. Biologia Membranas Biológicas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARTE 1 Todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes apresentam um revestimento

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

Compar'mentos celulares e membranas. Patricia Coltri

Compar'mentos celulares e membranas. Patricia Coltri Compar'mentos celulares e membranas Patricia Coltri coltri@usp.br Nesta aula: Compar'mentalização celular Papel das membranas na célula Composição Transporte Membranas: compar'mentos intracelulares Evolução

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Membranas Celulares

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Membranas Celulares CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Membranas Celulares Para quê servem as Membranas Celulares? Principais funções

Leia mais

Membrana plasmática e transporte

Membrana plasmática e transporte Membrana plasmática e transporte Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com Estrutura Modelo do mosaico fluido (Singer e Nicholson 1972): bicamada lipídica (fosfolipídios) onde encontram-se imersas

Leia mais

Formado por 2 camadas de lipídios envolvidas por 2 camadas de. Formado por 2 camadas de lipídios com proteínas mergulhadas entre eles.

Formado por 2 camadas de lipídios envolvidas por 2 camadas de. Formado por 2 camadas de lipídios com proteínas mergulhadas entre eles. A célula, em conceito muito amplo, pode ser considerada como: A unidade fundamental dos seres vivos. A menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma. As células existem como seres unicelulares,

Leia mais

Membrana plasmática. Membrana plasmática e parede celular ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA

Membrana plasmática. Membrana plasmática e parede celular ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA ESTRUTURA DA MEMBRANA Membrana plasmática Membrana plasmática e parede celular Prof. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Pombal 18 de Março de 2013 1. Introdução A célula viva é um compartimento microscópico

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Membranas Biológicas Todas as células, sejam elas procariontes

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA. CONCEITO: Envoltório fino, flexível, de contorno irregular que delimita o espaço de toda e qualquer célula.

MEMBRANA PLASMÁTICA. CONCEITO: Envoltório fino, flexível, de contorno irregular que delimita o espaço de toda e qualquer célula. MEMBRANA PLASMÁTICA CONCEITO: Envoltório fino, flexível, de contorno irregular que delimita o espaço de toda e qualquer célula. COMPOSIÇÃO: Lipoprotéica - constituída por proteínas, colesterol e fosfolipídios.

Leia mais

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Profa. Maria Elisa Carneiro FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACIPLAC Aprovadas pela Portaria

Leia mais

Membrana Celular: Bicamada Lipídica. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Membrana Celular: Bicamada Lipídica. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Membrana Celular: Bicamada Lipídica Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto BICAMADA LIPÍDICA Bicamada Formada por 50% de lipídeos (latu senso); As moléculas das membranas são anfipáticas; Lipídeos

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA

ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA Adaptação Ponto de vista evolutivo Exemplos: gado Zebu X gado europeu Aclimatação Alteração fisiológica, bioquímica ou anatômica a partir

Leia mais

Transporte de Substâncias através da Membrana Celular

Transporte de Substâncias através da Membrana Celular Transporte de Substâncias através da Membrana Celular Profa. Me. Rosângela B. Vasconcelos MEMBRANAS CELULARES Componente essencial por envolver todos os tipos de células, separando o meio intra e extra-celular

Leia mais

Lipídeos, Membranas e Transporte

Lipídeos, Membranas e Transporte Lipídeos, Membranas e Transporte Lipídeos Compostos insolúveis em água Estruturalmente diversos Diversas funções estoque de energia insulação impermeabilidade membranas cofatores de enzimas/vitaminas pigmentos

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana :

Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana : Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana : 1- UNE ALGUMAS CÉLULAS ÀS OUTRAS (junção celular) muito importante em tecidos como a pele e os vasos sanguíneos 2- FUNCIONAM COMO RECEPTORES > para

Leia mais

Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de...

Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Membrana Celular Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Descrever a estrutura da membrana relacionando seus componentes e sua organização espacial Explicar como a natureza química (anfipatia)

Leia mais

Professora MSc Monyke Lucena

Professora MSc Monyke Lucena Professora MSc Monyke Lucena Está presente em todas as células. Em algumas células, há envoltórios adicionais externos à membrana são as membranas esqueléticas (paredes celulares) Na célula vegetal: membrana

Leia mais

Biofísica de Membranas

Biofísica de Membranas GUARANTÃ DO NORTE» AJES FACULDADE NORTE DE MATO GROSSO Biofísica de Membranas Prof. Me. Thiago Machado BIOFÍSICA DE MEMBRANAS Membrana celular Prof. Me. Thiago Machado Membrana celular Célula Internalizados

Leia mais

As bases bioquímicas da vida

As bases bioquímicas da vida As bases bioquímicas da vida Água, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas 1º Ano Profª Priscila F Binatto Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios

Leia mais

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de...

Membrana Celular. Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Membrana Celular Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial Explicar as funções das membranas

Leia mais

- A energia é armazenada em suas ligações químicas e liberadas na digestão

- A energia é armazenada em suas ligações químicas e liberadas na digestão 1 IV Bioquímica de biomoléculas 1 Carboidratos ou Glicídeos - São as biomoléculas mais abundantes - São uma classe de moléculas orgânicas que possuem em sua estrutura carbono (C), hidrogênio () e oxigênio

Leia mais

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra,

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, A Química da Vida Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, onde cobre grande parte de sua superfície

Leia mais

Fronteiras da Célula.

Fronteiras da Célula. Fronteiras da Célula 1 MEMBRANA PLASMÁTICA - Célula: compartimento isolado do meio ambiente por uma finíssima película, a membrana plasmática, constituída fundamentalmente por fosfolipídios e proteínas.

Leia mais

BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO

BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO Microscopia 1591- Zacharias e Hans Janssen 1632 Antonie von Leuwenhoek 1663 Robert Hook Teoria Celular Premissas fundamentais: Todos os seres vivos são formados

Leia mais

Atividades de Citologia

Atividades de Citologia DISCIPLINA: Biologia I DATA: 12/04/2017 Atividades de Citologia 01 - Devido à sua composição química a membrana é formada por lipídios e proteínas ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante.

Leia mais

Membrana Plasmática Estrutura e Função

Membrana Plasmática Estrutura e Função Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Membrana Plasmática Estrutura e Função Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Visão Geral das Membranas Biológicas

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Membrana Plasmática Estrutura e Função

Membrana Plasmática Estrutura e Função Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Biologia Celular Aulas Teóricas Membrana Plasmática Estrutura e Função Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Membrana Plasmática A bicamada de

Leia mais

Fisiologia Aula 1 SIDNEY SATO, MSC

Fisiologia Aula 1 SIDNEY SATO, MSC Fisiologia Aula 1 SIDNEY SATO, MSC Fisiologia-Curso de Nutrição Carga Horária: 80 Horas Referência Básica: GUYTON, Arthur C. HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier

Leia mais

Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita

Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita A membrana plasmática O que sabemos sobre ela? A membrana plasmática é formada por uma bicamada de lipídios e proteínas nela inseridos. A membrana plasmática

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Membranas Biológicas

Membranas Biológicas CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA Membranas Biológicas Estrutura e Transporte Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 Objetivos desta aula : Compreender

Leia mais

Funções das membranas celulares. Membrana Plasmática 04/05/2017. Membrana Celular - Função. Membranas Estrutura geral.

Funções das membranas celulares. Membrana Plasmática 04/05/2017. Membrana Celular - Função. Membranas Estrutura geral. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Funções das membranas celulares Define os limite Curso: Engenharia Ambiental Receptores Membrana Plasmática Adesão

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 BIOLOGIA INSTRUÇÕES

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 BIOLOGIA INSTRUÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS 2 BIOLOGIA INSTRUÇÕES Esta lista é para que vocês estudem e treinem como os vestibulares cobram membrana plasmática, transporte e transcrição e tradução do DNA! As respostas estão abaixo,

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Membrana Celular. Membrana Celular 08/03/13. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica

Membrana Celular. Membrana Celular 08/03/13. Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana Celular Todas as membranas celulares apresentam a mesma constituição básica Membrana celular -Membrana plasmática -Endomembranas Membrana Celular Membrana plasmática: limite celular Sistema de

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

Membrana Plasmática. Dra. Maria Izabel Gallão

Membrana Plasmática. Dra. Maria Izabel Gallão Membrana Plasmática Composição química A composição química das membranas oscila em torno dos valores médios de 60% de proteínas e 40% de lipídios. Associados às proteínas e os lipídios encontram-se açúcares,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células Profª Larissa dos Santos Evolução do conceito celular 1663 célula seria pequena cela (físico inglês

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas

Leia mais

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Bio. Professor: Rubens Oda e Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Tipos de células e membrana plasmática 16/20 abr RESUMO TIPOS DE CÉLULAS As células, estudadas no campo da Citologia, são a unidade

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

BASES MACROMOLECULARES CELULAR

BASES MACROMOLECULARES CELULAR BASES MACROMOLECULARES CELULAR BIOQUÍMICA- FARMÁCIA FIO Faculdades Integradas de Ourinhos Prof. Esp. Roberto Venerando Fundação Educacional Miguel Mofarrej. FIO robertovenerando@fio.edu.br BASES MACROMOLECULARES

Leia mais

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Bioquímica Celular LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Membrana e Organelas

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Membrana e Organelas Membrana e Organelas Membrana e Organelas 1. As funções das células estão relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metabólica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que estão discriminadas, em porcentagens,

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais

09/08/2017. Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Biologia Celular e Molecular. Joana Da Mata. Membrana Plasmática

09/08/2017. Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Biologia Celular e Molecular. Joana Da Mata. Membrana Plasmática Biologia Celular e Molecular Joana Da Mata Membrana Plasmática Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Como o espermatozoide reconhece o oócito? Qual seu tipo sanguíneo?

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Atividade extra Questão 1 Uma célula, assim como uma casa, para se tornar individualizada, precisa que algo delimite o seu espaço interno. A rede de filamentos protéicos que dão forma e suporte às células,

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

Introdução à Fisiologia Celular

Introdução à Fisiologia Celular Introdução à Fisiologia Celular Uma boa compreensão da Fisiologia Humana, acontece paulatinamente com a ampliação da visão de que estuda e pesquisa da maquinaria celular. Decorar tudo é dispensável, entretanto,

Leia mais

Permeabilidade da Bicamada Lipídica. Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons. tamanho da molécula. solubilidade da molécula (em óleo)

Permeabilidade da Bicamada Lipídica. Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons. tamanho da molécula. solubilidade da molécula (em óleo) Permeabilidade da Bicamada Lipídica Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons tamanho da molécula solubilidade da molécula (em óleo) TRÂNSITO ATRAVÉS DA MEMBRANA MEMBRANA PLASMÁTICA TRÂNSITO ATRAVÉS

Leia mais

Fisiologia celular II. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular II. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular II celular II Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a membrana plasmática quanto ao transporte através da membrana e o potencial de repouso da membrana Conteúdo Membrana plasmática Mecanismos

Leia mais

FISIOLOGIA E TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR

FISIOLOGIA E TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR FISIOLOGIA E TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR AULA 2 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Membrana Celular ou Membrana Plasmática Função 2 Membrana Celular ou Membrana Plasmática

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia. MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)

Equipe de Biologia. Biologia. MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 6R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia MEMBRANA CELULAR (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Toda a célula, seja procarionte

Leia mais