Fundamentos de Ecologia (Introdução)
|
|
|
- Bernardo Cruz Fartaria
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Fundamentos de Ecologia (Introdução) 1 Indrodução durante muito tempo desconhecida do grande público e relegada a um segundo plano por muitos cientistas, a ecologia surgiu no século XX como um dos mais populares aspectos da biologia. Isto porque se tornou evidente que a maioria dos problemas que o homem vem enfrentando, como crescimento populacional, poluição ambiental, fome e todos os problemas sociológicos e políticos atuais, são em grande parte ecológicos. Uma observação importante deve ser colocada com relação à expressão meio ambiente (consagrada de forma imprópria pelo uso) que aqui será desdobrada e tratada como sinonímia (tal como deve ser), pois a expressão meio deve ser colocada como sinônimo de ambiente, para evitar redundância. Sob outro aspecto, se for utilizada as duas expressões conjuntas pode se até pensar no ambiente pela metade (meio) e ele é um todo e, portanto, inteiro. A expressão meio ou ambiente inclui tanto os organismos de uma maneira em geral, quanto o meio físico onde se encontram inseridos e envolve relações intra específicas (entre indivíduos de uma mesma espécie ou população) como interespecíficas, ou seja, entre aqueles de espécies ou populações diferentes. Essas interações entre os indivíduos, as populações e os organismos e seu ambiente formam sistemas ecológicos, ou ecossistemas. A ecologia também já foi definida como "o estudo das inter relações dos organismos e seu ambiente, e vice versa", como "a economia da natureza", e como "a biologia dos ecossistemas". 2 Aspectos Históricos a ecologia que inicialmente não foi bem definida, encontra seus primeiros antecedentes na história natural dos gregos, especialmente em um Teofrasto (discípulo de Aristóteles), que foi primeiro botânico a descrever a vida vegetal e suas relações com habitats, biótopos e comunidades, na antiga Grécia e por isso, é considerado o primeiro ecologista. Antes disso, o grande filósofo grego Platão ( a.c.), já demonstrava em seus escritos, um pensamento eminentemente ecológico, tendo criado algumas leis que deveriam reger uma população como, por exemplo, limitando um certo número de famílias para uma dada área geográfica, e mantendo este número sempre constante.
2 Posteriormente, as bases preconizadas e depois estabelecidas para a ecologia moderna foram lançadas nos primeiros trabalhos dos fisiologistas sobre animais e vegetais. Muito embora a ecologia seja uma nova ciência, muitas civilizações já estudavam e aplicavam os seus princípios fundamentais há milhares de anos atrás. Os povos pré históricos já tinham noção sobre a Ecologia do trigo e do milho a fim de obterem sucesso no plantio e na colheita. Os índios habitantes das planícies norte americanas eram praticamente obrigados a entender o máximo possível sobre ecologia do bisão, pois precisavam muito desse animal para a sobrevivência das tribos. No início e em meados do século XX, dois grupos de botânicos, um na Europa e outro nos Estados Unidos, estudaram comunidades vegetais sob dois diferentes pontos de vista. Os botânicos europeus se preocuparam em estudar a composição, a estrutura e a distribuição das comunidades vegetais, enquanto os americanos estudaram o desenvolvimento dessas comunidades, ou sua sucessão. As ecologias animal e vegetal se desenvolveram separadamente até que os biólogos americanos deram ênfase à inter relação de comunidades vegetais e animais como um todo biótico. Nascida em torno de 1.930, a ecologia moderna atingiu uma posição central entre as ciências que preocupam o homem em virtude de estudar dois problemas dos quais, no que muitos acreditam, depende da nossa sobrevivência neste pequeno planeta: o crescimento demográfico e a poluição. 3 Definição etimologicamente falando, o termo ecologia, vem do grego oikos (que quer dizer casa ou um lugar para morar ) e logos (que significa estudo ou tratado ou discurso ). Então a ecologia é o estudo das casas ou ambientes dos organismos vivos: tudo que os cerca, inclusive outros animais e plantas, o clima, o solo, e outros. Cunhada pelo zoólogo alemão Ernest Haeckel, em 1.866, para designar a "relação dos animais com seu meio ou ambiente orgânico e inorgânico". Portanto, para um melhor entendimento pode se definir ecologia como o ramo da biologia que estuda o relacionamento dos seres vivos entre si e destes com o ambiente, ou seja, é o estudo da estrutura e função da natureza. Esta terminologia é atualmente utilizada também pelos geógrafos e sociólogos e finalmente por todos os outros especialistas nas ciências naturais.
3 Particularmente, para os biólogos, a ecologia compreende o estudo analítico das condições criadas pelo meio (temperatura, umidade, salinidade, iluminação, oxigenação, etc), da ação deste sobre os seres vivos que nele vivem, da maneira pela qual se adaptam para sobreviver e do modo pelo qual sua atividade modifica o meio. A ecologia dá especial atenção aos ambientes onde se manifesta à vida. Essa manifestação vai de uma simples bactéria a sequóia gigante, de uma ameba até a baleia azul, do vírus ao homem. A ecologia é, portanto, a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações de todos os tipos que existem entre estes seres vivos e seu meio. Pode se constatar que, de fato, o ambiente exerce uma influência sobre os seres vivos (ação), estes últimos, em contrapartida, influenciam o meio (reação) e os próprios organismos influenciam se entre si (coação). Também não se deve contrapor à ecologia animal, pois os dois reinos são sempre interdependentes, e não se pode negligenciar um deles se quer compreender as reações do outro. Todos estes fenômenos bioenergéticos se passam no seio de um mesmo conjunto, a biosfera, sendo que a única forma de energia exterior a este sistema é a irradiação solar. O ecologista não estuda o ser vivo isolado, mas em ligação com o que cerca (auto ecologia) e, por outro lado, dirige suas pesquisas não sobre indivíduo, mas sobre populações (sinecologia). Segundo Schröter (1.896) a auto ecologia estuda a relação de uma só espécie com o seu ambiente, enquanto que a sinecologia (do grego syn: conjunto, oikos: casa, logos = tratado) é a ecologia que estuda as relações do conjunto das diferentes espécies em um certo ambiente. Ecologia, ciência que tem alcançado uma importância extraordinária nos dias hodiernos, pois, como se sabe, o ser humano vem interferindo de forma considerável no ambiente, processo este que vem acelerando se substancialmente nas últimas décadas, acarretando sérios estragos que levam ao desequilíbrio dos ecossistemas. Dessa maneira, torna se importante o conhecimento da estrutura e funcionamento dos sistemas ecológicos, objetivando propor e introduzir formas racionais de utilização dos recursos naturalmente disponíveis, sem que isto possa acarretar catástrofes ecológicas ambiental. 4 Importância da Ecologia: 4.1 Agricultura sabendo se as condições climáticas, edáficas, entre outras, pode se plantar o tipo de cultura adequada e com isto melhorar a produção de alimentos.
4 4.2 Reservas Florestais através da fotossíntese, os vegetais retiram o gás carbônico (CO 2 ) do ar e elimina um importante subproduto, o oxigênio livre (O 2 ), necessário a toda vida animal da superfície terrestre. Através da transpiração, os vegetais eliminam vapores d água para a atmosfera, o que se chama de umidade, contribuindo dessa maneira para a saturação do ar e conseqüente formação de chuvas, perenidade dos rios, e outros elementos importantes para a biosfera. 4.3 Estudo da Flora compreendendo o estudo dos vegetais e estes se condicionam ao tipo de clima, as condições do solo, temperatura, pressão, luminosidade e outros fatores importantes. 4.4 Estudo da Fauna o tipo de flora condiciona a um determinado tipo de fauna. 4.5 Oceanografia que a vida começou no mar, disso não se tem a menor dúvida e o futuro do homem encontra se nas reservas marinhas. É do mar que vem a maior parte do oxigênio consumido na nossa respiração, além de outros elementos que serão vistos adiante. 4.6 Desequilíbrio Ecológico descobrir e relacionar os princípios que regulam a atividade da comunidade e suas partes integrantes ou estudar o equilíbrio do meio e, evidentemente, o seu desequilíbrio procurando corrigi lo. Sem conhecimento do equilíbrio da natureza repetir se á a historia dos pastores que sistematicamente destruíam os grandes gaviões da redondeza porque roubavam seus cordeirinhos. Em breve a região estava infestada de ratos, coelhos e lebre, que devoravam impiedosamente a vegetação e em particular os ratos começaram a semear a peste. 4.7 Poluição o homem levou milhares de anos para desequilibrar a natureza, agindo como o mais irracional dos animais. Agora ele tem pouco tempo para reparar os estragos causados por ele, que se diz superior, dotado de raciocínio e inteligência. 4.8 Extinção dos Seres Vivos através da caça desenfreada, na pesca inescrupulosa, das queima das florestas e dos pastos, ou mesmo na poluição dos ecossistemas. 4.9 Futuro do Homem será que nunca se para raciocinar que a poluição e a bomba atômica são os dois maiores perigos para a espécie humana? O homem pode destruir o seu próprio lar, explodindo o em pedaços coma bomba de hidrogênio, ou mais demoradamente, mais igualmente efetivo, tornando o inabitável através da poluição.
5 5 Termos Ecológicos: 5.1 Componentes Bióticos são os componentes vivos de um ecossistema, representados pelos macroorganismos (animais e vegetais) e microorganismos (bactérias, fungos, vírus e outros). 5.2 Componentes Abióticos são representados pelos elementos inertes de um sistema ecológico, ou seja, são os componentes físicos e químicos do meio. 5.3 Autotróficos são seres capazes de absorver a energia luminosa, (solar) e sintetizar alimentos a partir de elementos minerais, tais como as plantas clorofiladas e bactérias fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que retiram energia de substâncias químicas). 5.4 Heterotróficos são seres incapazes de sintetizar o seu próprio alimento e por isso se utilizam as substâncias produzidas pelos seres autotróficos, tais como animais, fungos e bactérias em geral. 5.5 Decompositores são seres que decompõem os restos orgânicos dos animais e vegetais, transformando os em substâncias mais simples para a reciclagem da matéria e energia. Por exemplo, bactérias de putrefação, fungos, entre outros. 5.6 Habitat é o lugar onde vive um ser vivo, ou seja, é o local onde se pode encontrar um organismo, correspondendo ao endereço de uma determinada espécie dentro da comunidade. O habitat pode ser desde o intestino de um animal com relação a um certo parasito até o oco de uma árvore uma caverna, uma lagoa ou lago, o campo, o solo, entre outros. 5.7 Biótopo ou Esótopo é o substrato ou local onde vive uma comunidade, sendo representado pelo solo, água, entre inúmeros outros. Na realidade, biótopo é o lugar onde as condições para a sobrevivência de uma ou várias espécies são mais ou menos uniformes e mantêm se constante em diferentes áreas ou regiões. É o local onde permanece uma ou mais comunidades, podendo ser de natureza orgânica ou inorgânica. O biótopo não é somente inorgânico como o solo, a água, e outros, mas também a reunião de todos os fatores físico químicos como a temperatura, concentrações iônicas (ph) e luminosidade, entre outros. O termo
6 habitat não deve ser confundido com biótopo, pois o primeiro abriga uma espécie e o segundo abriga uma biocenose. 5.8 Biotipo ou Biótipo é um conjunto de organismos com as mesmas características hereditárias. Um rebanho de bois, um bando de avestruzes, uma matilha, um cardume, são exemplos disso. 5.9 Comunidade ou Biocenose é a associação de organismos de um mesmo biótopo, ou seja, é o conjunto de seres (população) habitando o mesmo biótopo Ecótopo é o abrigo físico de um animal por um certo espaço de tempo, protegendo se contra fatores adversos do ambiente. O ecótopo compreende uma combinação de conceitos de habitat, fontes e hábitos tróficos ou alimentares. Exs: uma toca, uma sombra, um buraco, uma fresta, debaixo de uma pedra ou de um tronco de madeira, entre outros Nicho Ecológico ou Edículo é o papel desempenhado por um ser vivo num sistema ecológico. Conhecendo se o nicho ecológico, sabe se o que faz um ser numa comunidade, ou seja, seu modo de vida: de que se alimenta, suas presas e seus predadores, e outros. Cada espécie ocupa, portanto, no meio em que vive, um lugar definido por seus comportamentos alimentares, reprodutores e territoriais, entre outros, e isto constitui o seu nicho ecológico. Conhecendo o nicho ecológico de uma espécie se pode saber como, onde e a custa de que se alimenta, para quem ela serve de alimento, onde e como se reproduz, entre outros hábitos. Dois tipos de plantas ou animais não podem exatamente ocupar o mesmo nicho ecológico por muito tempo, pois quando isto acontece ocorre uma competição entre si e um acaba vencendo. Um bom exemplo disto é o bisão: ele era quase o único animal que pastava nas planícies da América do Norte, este era seu nicho. Atualmente ele está sendo tomado em parte pelo gado bovino e em parte pelas ovelhas. Cada ser vivo tem seu nicho: as girafas procuram árvores, os rinocerontes escolhem moitas menores, e assim por diante. Certos nichos são altamente especializados, como por exemplo, o tamanduá bandeira só come formigas e cupins; muitas lagartas de mariposas e borboletas só comem folhas de determinada planta (maracujá) e, no entanto, vivem nos campos; e os herbívoros se alimentam de vegetais.
7 5.12 Sitícoro é a área alimentar no caso de animais que não saem de seu local de distribuição que é muito estreita Bioma é complexo de comunidades maduras, vivendo em um mesmo ambiente, sendo caracterizado por uma delas. Exs: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Tundra, a Taiga, uma Pradaria, a Floresta Caducifólia, o Deserto, entre outras Ecossistema é um conjunto de componentes bióticos e abióticos, que num determinado meio, trocam matéria e energia. Um rio, uma lagoa, uma floresta, o oceano, são exemplos de ecossistemas Ecótono ou Ecótene é a região de transição entre dois ecossistemas ou biomas estabelecidos, podem ter pequena ou grande dimensão. Por exemplo: uma praia, às margens de um rio ou de uma lagoa, o cerrado, uma mata ciliar, entre outros. A zona de transição entre duas biocenoses produz se o que se convencionou chamar de efeito limite ou efeito de borda, sendo aí o local onde os seres vivos são mais numerosos que nas duas comunidades contíguas Produtores ou Autótrofos são seres que no ecossistema conseguem sintetizar (fabricar) substâncias orgânicas a partir de compostos inorgânicos como a água, gás carbônico e elementos minerais mais simples Consumidores ou Heterótrofos são os organismos que pela incapacidade de produzirem seus alimentos, utilizam, de forma direta ou indireta, os alimentos elaborados pelos produtores Decompositores são os indivíduos que degradam compostos orgânicos de cadáveres de vegetais e animais, transformando os em substâncias simples, para a reciclagem da matéria e energia Santuário é uma área criada pelo homem com a finalidade de preservar determinadas espécies com numa reserva biológica. Existem vários tipos de santuários, inclusive com patrimônio da humanidade, tais como a Reserva Biológica de Jacarepaguá, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ambos no Rio de Janeiro.
8 Nota este texto é, na realidade, uma breve introdução, por isso queremos esclarecer aos interessados no assunto, que para obter o texto na íntegra (total), basta solicitá-lo, que atenderemos todos os pedidos e enviaremos os mesmos pelos Correios e Telégrafos; portanto, entre em contato conosco através dos nossos telefones ou . À Direção. Maceió, Janeiro de Autor: Mário Jorge Martins. Prof. Adjunto de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médico da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do
Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade
Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1. Histórico: Sociedade primitiva Aristóteles, Hipócrates e outros gregos van Leeuwenhoek (1632 1723): cadeias alimentares e regulação da população Gaunt (séc. XVI): pioneiro da
Qual a fonte primária de energia nos ecossistemas?
Ciências Naturais 8.º ano Fluxos de Energia e Ciclo de Matéria Qual a fonte primária de energia nos ecossistemas? O Sol é a fonte primária de Energia para a vida dos Ecossistemas. Energia Solar Energia
CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)
Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com
ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares
ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população
BIOLOGIA 10º. Módulo inicial Diversidade na Biosfera
BIOLOGIA 10º Módulo inicial Diversidade na Biosfera Biologia 2 Ciência que se dedica ao estudo da vida e dos fenómenos que com ela estão intimamente relacionados. 3 Biologia 4 A vida e os seres vivos Questão
Aula 2. Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas.
Aula 2 Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas. Introdução Segundo sua definição (ver aula 1), em ecologia podemos estudar as relações entre os indivíduos do meio biótico, seja ao
As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente
Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 6ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Entendendo
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DE PRIMAVERA DO LESTE - MT
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DE PRIMAVERA DO LESTE - MT Ecologia Conceito e Histórico Profa. Msc. Viviane M. Mattos ECOLOGIA Do grego: oikos Casa logos Estudo Ciência que estuda
A disposição da vida na Terra
Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,
DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10
Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns BIO 10 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 http://netxplica.com 1. Diversidade na
a) As oscilações de duas populações como as observadas no gráfico sugerem qual tipo de relação ecológica?
LISTA DE EXERCÍCIOS BIOLOGIA 1. Can two species that never come in contact with each other compete for the same resource? Explain your answer. 2. (UFV-MG) O gráfico abaixo representa a variação do tamanho
Assinale a alternativa que substitui corretamente os números de 1 a 5 por seu respectivo significado neste ciclo.
ECOTESTES 1. (Pucrj 2012) Ecologia é a ciência que estuda as relações dos vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está incorreto afirmar que: a) nicho ecológico é sinônimo de habitat. b) os
ENERGIA. (dependentes da luz solar) como produtores de energia e, portanto, a base de toda a cadeia alimentar.
Luz Solar ENERGIA Sabemos que o Sol é a fonte de toda energia luminosa responsável pela existência da vida na Terra. As mais diversas formas de energia são, de alguma maneira, originadas pela influência
Cadeias alimentares. Observe as ilustrações abaixo: www.interaulaclube.com.br. Açúcar é Energia
A U A UL LA Cadeias alimentares Atenção Observe as ilustrações abaixo: Açúcar é Alegria, É prazer e energia! Recupera sua energia 30% mais rápido! ENERGIA QUE DÁ GOSTO Açúcar é Energia Por que essas frases
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I 1. Objetivos da disciplina: 1.1 Fornecer os meios básicos de utilização dos subsídios meteorológicos à análise
1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA
1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica As substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas
Origem da vida. Professor Fláudio
Origem da vida Professor Fláudio Origem da vida Objetivos desta aula Entender as teorias que explicam a origem dos primeiros seres vivos. Diferentes tipos de células e seus componentes químicos. Níveis
A ORIGEM DA VIDA. Hipótese autotrófica e heterotrófica
A ORIGEM DA VIDA Hipótese autotrófica e heterotrófica HIPÓTESE AUTOTRÓFICA Necessidade de alimento Seres autotróficos: capazes de produzir o alimento necessário plantas clorofiladas e algumas bactérias
BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2
BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas
RESUMÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS. BIOMA: É formado por um conjunto de ECOSSITEMAS.
RESUMÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS BIOMA: É formado por um conjunto de ECOSSITEMAS. ECOSSISTEMA: É formado por SERES VIVOS e COMPONENTES NÃO VIVOS (água, luz, temperatura e outros) e a relação estabelecida entre
ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA
ESCOLA ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ANO LETIVO: 2015/2016 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS- GRUPO 520 DATA: 9/ 9 /2015 ASSUNTO PLANIFICAÇÃ ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS
Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação
Ficha de Trabalho Tema - A terra e os seus subsistemas em interação O Planeta Terra é uma porção limitada do Universo em constante interação com outros componentes do mesmo. O nosso planeta faz parte de
Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano
Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para
b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?
1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura
Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO
Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Tema: Espécies oficialmente ameaçadas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Dinâmica: Questões dirigidas aos grupos 1. Biomas O Brasil tem uma área
QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre
QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Ciência Ambiental e Meio Ambiente 1 - De acordo com G. Tyler Miller Jr (Ciência Ambiental, 11 a Ed, 2007), Meio Ambiente é tudo que afeta
Sucessão Ecológica. Introdução. Comunidades Clímax. Sucessão Ecológica Primaria
Sucessão Ecológica Introdução As comunidades estáveis ou de clímax existem num fluxo continuo, ou seja, os indivíduos de uma espécie são sempre substituídos por outros da mesma espécie, sem que haja alternância
URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA
URBANIZAÇÃO LUCIANO TEIXEIRA Urbanização Pouco mais de 50% da população do planeta é considerada urbana hoje, segundo a ONU. No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE, a taxa é de 85%. A ideia do urbano
Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos.
1 2 Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Os heterótrofos podem ser: consumidores: alimentam-se de outros organismos. Todos
Meio Ambiente & Sociedade
Meio Ambiente & Sociedade Quinta feira 25 de agosto de 2011 Modulo II: Ecologia: Conceitos básicos de ecologia. Flora, fauna, água, terra, ar e energia. Interação meio/seres vivos; Ecossistemas e biomas;
1. (Unicamp 2015) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos.
1. (Unicamp 2015) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos. a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X? b) Qual seria a consequência do desaparecimento
RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano
RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto
Biologia Geral 1 Definição (do grego bios = vida; logos = estudo, tratado ou discurso). 2 Divisões da Biologia - 2.
Biologia Geral 1 Definição do ponto de vista etimológico, biologia significa dizer estudo da vida (do grego bios = vida; logos = estudo, tratado ou discurso). Biologia é, portanto, o ramo da História Natural
Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico.
Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico. 1 TEORIA DE SISTEMAS 2 ORIGEM A Teoria dos Sistemas surgiu quando os cientistas compreenderam que certos princípios
Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza.
Manual (10-13) Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Propriedades físicas dos Separação dos componentes de uma mistura Transformações físicas e transformações químicas Vídeo
Prof. Giovani - Biologia
Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias
2 PRESERVAÇÃO DE PLANTAS, SOBREVIVÊNCIA E TRÂNSITO DE ANIMAIS. NAS PAISAGENS,
Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população. Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica, a carta englobou diversas sugestões e considerações
MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA
3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar
Ecologia I -Conceitos
Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2018 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)
As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera
O Tempo e o Clima. Capítulo I. Objetivos:
Capítulo I O Tempo e o Clima Objetivos: 1. Definir tempo meteorológico e clima; 2. Identificar os elementos componentes do tempo e do clima; 3. Identificar os fatores do tempo e do clima; 4. Distinguir
GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE
GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Natureza Sociedade: Questões ambientais. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 21.2 Conteúdo Os
A Terra e os seus subsistemas em interacção
A Terra e os seus subsistemas em interacção Terra: Porção limitada do Universo; Interage com outros elementos do Universo; Planeta activo, dinâmico e em equilíbrio com o que o rodeia; É um sistema onde
Introdução à Ecologia. Prof. Fernando Belan
Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Ecologia (oikos = casa; logos = ciência) Estuda as relações entre os seres vivos, e o ambiente em que vivem; Ecologia em destaque! Conhecer para preservar! Ciência
POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas
POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e
Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam
Biogeografia de Ilhas Vida e morte nas ilhas Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 12/04/2012 Isolamento e Evolução
História Natural da Doença
História Natural da Doença Agente - Entidade biológica, física ou química capaz de causar doença. Agente Biológico de Controle - O organismo vivo, de ocorrência natural ou obtido através de manipulação
Ecologia I -Conceitos
Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas
ECOLOGIA Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas Ecologia É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez
Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação
Química - 9º ano Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Água Potável A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez
Climas. Professor Diego Alves de Oliveira
Climas Professor Diego Alves de Oliveira Tempo e clima Tempo: estado momentâneo da atmosfera numa área. Pode mudar a qualquer hora. Clima: é o padrão da sucessão dos diferentes tipos de tempo que resultam
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF PROFESSOR: Flávio Alexander Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 1º PARTE 1- OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,
Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada
A DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE DAS PEQUENAS CIDADES DE GLÓRIA DE DOURADOS, DEODÁPOLIS, JATEÍ E VICENTINA PARA DOURADOS MS.
A DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE DAS PEQUENAS CIDADES DE GLÓRIA DE DOURADOS, DEODÁPOLIS, JATEÍ E VICENTINA PARA DOURADOS MS. Fernando Andrade Caires 1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli 2 1 Estudante
Conceitos - Ecossistemas
Conceitos - Ecossistemas Evolução dos conceitos de Ecossistema - Lotka (1925): uso de princípios da termodinâmica, enfocando as transformações de massa entre os seus componentes - Elton (1927): conceito
Características gerais
Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade
Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas UNIFAP. Disciplina: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Prof. Dr. Alan Cunha.
Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas UNIFAP. Disciplina: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Prof. Dr. Alan Cunha. Mestrandos : Sabrina Verzola. Roberto José Nery Moraes. Introdução
Estevam / Iâncor/Ronaldo
Biologia 3ª Estevam / Iâncor/Ronaldo 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma escrita e oral, símbolos, códigos e nomenclatura
Biomas e formações vegetais. Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014
Biomas e formações vegetais Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014 BIOMAS: sistemas de solo, clima, relevo, fauna interagem entre si, formando tipos semelhantes
Fontes alternativas de energia
Fontes alternativas de energia Leia com atenção o texto a seguir: As reservas de energia como o petróleo e o gás natural vão acabar. Só resta saber quando. As previsões variam: uns falam em 40 anos; há
PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase
1- O tecido muscular cardíaco apresenta fibras a) lisas, de contração voluntária e aeróbia. b) lisas, de contração involuntária e anaeróbia. c) estriadas, de contração involuntária e aeróbia. d) estriadas,
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -
Fundamentos da Gastronomia
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina Fundamentos da Gastronomia, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia
QUESTÕES OBJETIVAS. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37.
QUESTÕES OBJETIVAS 1) Observe a figura. Fonte: PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 37. Todas as partes do nosso planeta e todas as suas interações, tomadas juntas,
do grego oikos=casa; logos=estudo).
Ecologia É muito comum lermos nos jornais, revistas ou assistirmos na televisão, reportagens que denunciam a destruição do ambiente: derramamento de petróleo, queimadas, lixos, vazamentos de indústrias
PANORAMA DA VEGETAÇÃO NA REGIÃO DE SOROCABA. Prof. Dr. Nobel Penteado de Freitas Universidade de Sorocaba
PANORAMA DA VEGETAÇÃO NA REGIÃO DE SOROCABA Prof. Dr. Nobel Penteado de Freitas Universidade de Sorocaba O Município de Sorocaba possui uma área territorial de 449,80 km² e população de 608.692 habitantes
Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos
11/8/2011 ECOLOGIA Disciplina Ecossistemas E Saúde Ambiental Ecologia é uma área da Biologia que estuda os organismos e suas relações com o meio ambiente em que vivem. Aula 1A: Revendo Conceitos Básicos
Anexo 4. Anexo 4. Texto fornecido aos alunos sobre a problemática em estudo
Anexo 4 Texto fornecido aos alunos sobre a problemática em estudo 189 O Buraco na Camada de Ozono A atmosfera, é uma mistura gasosa que envolve o globo terrestre, com uma espessura superior a 1000 km.
DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I
DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)
Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo
Evolução 1. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] VÍDEO: Planeta Terra: a casa que eu te aluguei Duração: 10 min. Capítulo
E C O L O G I A. Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que a tornam habitável
E C O L O G I A Deriva do grego oikos, com sentido de casa e logos com sentido de estudo Portanto, trata-se do estudo do ambiente da casa Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que
MICROSOFT OFFICE WORD 2007
MICROSOFT OFFICE WORD 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O WORD...7 CONHECENDO A TELA DO WORD...8 CAPÍTULO 2 APREDENDO A DIGITAR UM TEXTO...13 INICIANDO A DIGITAÇÃO...16 SALVANDO O DOCUMENTO...18 CÓPIA DO
FICHA DE TRABALHO. 1. Analise os esquemas da Figura 1. A B C D E. Figura 1
1. Analise os esquemas da Figura 1. A B C D E Figura 1 1.1. Ordene as letras de A a E, de modo a sequenciar os vários níveis de organização biológica. Inicie a ordenação pela unidade básica da vida. 2.
GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.
GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais
. a d iza r to u a ia p ó C II
II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Com relação às massas de ar, marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas. ( ) Massas de ar são grandes porções de
Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in
Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade
Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra
Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,
A vida biológica depende fortemente das características da qualidade da água, influenciando-a também.
BIOLOGIA AQUÁTICA A vida biológica depende fortemente das características da qualidade da água, influenciando-a também. Por essa razão: as espécies e as populações dentro de cada comunidade aquática são
SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS
NOTAS DE AULA (QUÍMICA) SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: ITALLO CEZAR 1 INTRODUÇÃO A química é a ciência da matéria e suas transformações, isto é, estuda a matéria. O conceito da
CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA
CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA Geologia Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. GEO =
9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato
9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira
Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos
1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água
Classificação dos recursos naturais
O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria ou energia presentes na Natureza essenciais ou úteis para o Homem. Os
Conceitos básicos para arrasar!
Professora Zazá Conceitos básicos para arrasar! ESPÉCIE é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes
DNA, o nosso código secreto
Ciências Naturais 9ºAno Texto de apoio DNA, o nosso código secreto Nome: Data: Imagina que poderias ter nas mãos uma célula e abrir o seu núcleo como se abre um baú. Lá dentro, encontrarias uma sequência
2 Riscos de contaminação do solo por metais pesados associados ao lodo de esgoto
14 2 Riscos de contaminação do solo por metais pesados associados ao lodo de esgoto O lodo de esgoto, geralmente, se apresenta na forma semi-sólida com cerca de 20% de água ou líquida, com 0,25 a 12% de
BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Introdução a ecologia e níveis de organização da vida: I Introdução aos fundamentos de Ecologia II Níveis de organização
CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA
CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA 1 Resumidamente explique com suas palavras a importância do conhecimento da Biologia para mudanças efetivas em sua percepção
SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO
SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO A SOCIOLOGIA É estudo científico dos fatos sociais e, portanto, da própria sociedade. Exerce influência: na ação de governos, na educação, na vida política, na religião,
BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROCESSO DE INGRESSO NA UPE Sistema Seriado de Avaliação CADERNO DE PROVA - 2ºDIA BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe
EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo.
IV INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO QUÍMICO IV.1 Definição EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo. Equilíbrio químico equilíbrio
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança
Compensação Vegetal e a Lei Complementar nº 757/15 Inovações, Desafios e Perspectivas
Porto Alegre 02 de junho de 2016 Compensação Vegetal e a Lei Complementar nº 757/15 Inovações, Desafios e Perspectivas João Roberto Meira Biólogo Estima-se que 60% das espécies de animais e plantas do
Avaliação Ciências 6º ano Unidade 7
1. A ilustração abaixo representa um ecossistema. Com relação a esse ecossistema responda: a) O que é um ecossistema? b) Quais são os componentes vivos representados? c) Cite alguns dos elementos não vivos
