Evolução da Acessibilidade
|
|
|
- Leonor Caiado César
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Evolução da Acessibilidade no Metrô de São Paulo
2 Rampas Estação São Joaquim Estação Saúde
3 Rampas Estação Sumaré
4 Estação São Bento Rampas
5 Elevadores Estação Brigadeiro
6 Elevadores Estação Armênia
7 Elevadores Estação Armênia
8 Elevadores Estação Sumaré
9 Elevadores Estação Parada Inglesa Estação Armênia
10 Plataformas de Elevação Estação Belém
11 Plataformas de Elevação Estação Vila Madalena
12 Plataformas de Elevação Estação Vila Madalena
13 Sanitários GEP/EPA GEP/EPA GEP/EPA GEP/EPA
14 Sinalização Local de Embarque para pessoa em cadeira de rodas
15 Sinalização
16 Sinalização
17 Trens Local de permanência para pessoa em cadeira de rodas
18 Pisos Táteis Folha de São Paulo Faixa Tátil na Borda da Plataforma
19 Pisos Táteis Estação Marechal Deodoro
20 Pisos Táteis Estação Vergueiro
21 Pisos Táteis GEP/EPA GEP/EPA GEP/EPA Estação Marechal Deodoro
22 Pisos Táteis GEP/EPA GEP/EPA Estação Marechal Deodoro GEP/EPA
23 Pisos Táteis GEP/EPA GEP/EPA GEP/EPA Estação Marechal Deodoro
24 Pisos Táteis Estação Liberdade
25 Pisos Táteis GEP/EPA GEP/EPA GEP/EPA Estação Vergueiro
26 Pisos Táteis GEP/EPA GEP/EPA Estação Vergueiro
27 "Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." Hallahan e Kauffman, 1994
28 Rebaixamento de Calçada Em agosto/2003 foram concluídas as obras de rebaixamento das calçadas junto às faixas de travessia de pedestres, na área interna dos Terminais Urbanos de Integração. Em fase de conclusão a identificação dos rebaixamentos a serem realizados no entorno das estações em parceria com a PMSP.
29 Acesso Acessos com rampas, plataformas de elevação ou elevadores. Instalação de corrimãos em duas alturas nas rampas.
30 Sinalização do Acesso Identificação do acesso adequado para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida utilizando o Símbolo Internacional de Acesso.
31 Sanitário Público Em agosto/2003 foram concluídas as obras de adequação dos sanitários públicos localizados nos Terminais Urbanos de Integração da Linha 3 - Vermelha.
32 Sinalização Tátil do Percurso para Embarque e Desembarque Em dezembro/2002 foram concluídas as obras de instalação do piso tátil na estação Marechal Deodoro. Após avaliação pelos usuários (em média 160 pessoas com deficiência visual circulam em DEO diariamente), essa sinalização deverá ser implantada em todas as estações do sistema. Foram treinados empregados e usuários para a correta utilização dessa sinalização.
33 Sinalização Tátil do Percurso para Embarque e Desembarque Em 2003 foram iniciados os testes para instalação de piso tátil nas estações com superfície em granito. A estação Vergueiro foi escolhida para avaliação do piso tátil em borracha. Foram instalados 3 tipos de piso, avaliados pela Laramara e Fundação Dorina Nowill. Os testes continuam até final de outubro.
34 Sinalização Tátil do Percurso em Áreas Externas Em processo de instalação o piso tátil na área externa da estação Liberdade. Também em processo de instalação, corrimãos nas escadas fixas externas dessa estação.
35 Elevador Em 2002 foram instalados 2 elevadores na estação Armênia. As estações da Linha 5- Lilás foram entregues com elevadores.
36 Plataforma de Elevação Inclinada Foram instaladas 3 plataformas de elevação inclinada nas estações Belém, Ana Rosa e Santana. A estação Santo Amaro da Linha 5 Lilás, também conta com uma plataforma de elevação inclinada. Avaliação inicial indica alta incidência de vandalismo nas plataformas instaladas. Todos os empregados das estações foram treinados para auxiliar os usuários na utilização do novo equipamento.
37 Intercomunicador Os elevadores e as plataformas de elevação inclinada contam e intercomunicadores junto aos equipamentos visando a identificação do usuário e a liberação para uso.
38 Intercomunicador Na avaliação dos empregados e usuários, os intercomunicadores devem ser padronizados.
39 Comunicação Visual do Elevador GEP EPA Incorporada o símbolo do elevador e o Símbolo Internacional de acesso para identificação do elevador. Acrescentada sinalização na plataforma indicando a localização do elevador. O painel instalado sobre a porta é sinalizado embarque ou saída, orientando os usuários sobre o percurso do equipamento. A sinalização dos elevadores da Linha 3 Vermelha deverá ser instalada em 2004, seguindo esse padrão.
40 Sinalização Tátil do Elevador As instruções de uso e os dispositivos de comando do elevador têm sinalização em Braille. Externamente também existe sinalização tátil com caracteres em relevo.
41 Comunicação Visual do Local de Embarque e Desembarque nas Plataformas Nos locais de embarque e desembarque da estação Marechal Deodoro foi instalada comunicação visual no piso e em painel suspenso, alinhados com a primeira porta do trem, indicando o posicionamento para embarque.
42 Redução do Vão entre o Trem e a Plataforma Em fase de desenvolvimento o protótipo a ser instalado em trem da frota da Linha 3 - Vermelha, visando a redução do vão entre o trem e a plataforma.
43 Local para Cadeira de Rodas no Trem Trem frota Linha 1 Azul implantado local para cadeira de rodas - protótipo. Necessária modificação no sistema de fechamento de portas do trem, em fase de conclusão. GOP OP5 Na Linha 5 - Lilás os trens já foram entregues com local para cadeira de rodas e sinalização interna e externa.
44 Local para Cadeira de Rodas no Trem Trem frota Linha 2 Verde fornecido com local para cadeira de rodas. Implantada sinalização interna e externa, com o Símbolo Internacional de Acesso. Trem frota Linha 3 Vermelha concluída a instalação de local para cadeira de rodas.
45 Sinalização Visual de Embarque e Desembarque nas Portas dos Trens Na frota da Linha 5 Lilás foi acrescentada sinalização nas duas primeiras portas do trem, indicando tratar-se de local de embarque e desembarque preferencial de pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida (1ª porta) ou de pessoas com deficiência visual (2ª porta).
46 Sinalização Visual de Fechamento das Portas do Trem As frotas da Linha 2-Verde e Linha 5 Lilás já dispõem de sinalização visual de fechamento de portas. Na linha 3 Vermelha foi instalado protótipo, já aprovado. Na Linha 1 Azul a instalação não foi iniciada. GMT MTC GOP OP5
47 Mapa Eletrônico da Linha O mapa eletrônico da linha auxilia a identificação do percurso e do deslocamento do trem na linha. Esse recurso já está disponível na frota da Linha 5 - Lilás.
48 Painel Eletrônico de Mensagens Os trens da frota Linha 5 Lilás dispõem de painel eletrônico de mensagens. Os sistemas sonoro (PA) e visual ainda não estão integrados.
49 Guia Metrô Foram produzidos e distribuídos folhetos divulgando as facilidades existentes nas estações. Foi confeccionado, de forma inédita, o Guia Metrô para Portador de Deficiência Visual em Braille e Tipologia Ampliada simultaneamente, distribuídos para as estações e instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência visual.
50 Mapa Acessibilidade no Metrô Foi distribuído o Mapa de Acessibilidade no Metrô de São Paulo, inicialmente no folheto São Paulo de Metrô Acessibilidade. Esse mapa passou a ser veiculado posteriormente em todos os folhetos, em conjunto com o Mapa do Transporte Metropolitano.
DIRETRIZES BÁSICAS PARA EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO ACESSIBILIDADE
DIRETRIZES BÁSICAS PARA EDIFICAÇÕES DE USO PÚBLICO ACESSIBILIDADE julho de 2012 APRESENTAÇÃO Neste documento estão reunidas informações extraídas de normas técnicas e legislação vigente em esfera federal
Conheça o projeto. Saiba sobre as mudanças. Inclui cartilha para o motorista. Apoio
Conheça o projeto Saiba sobre as mudanças Inclui cartilha para o motorista Apoio Índice 4 Apresentação Explicação sobre o projeto Conduta 6 10 12 Mudanças - ônibus O que muda na sina;ização dos veículos
Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo.
Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo. Leonardo Hideyoshi Ueda (1) (1) Companhia do Metropolitano e São Paulo Gerência de Operações Departamento de Controle Centralizado e Tráfego
Banheiro. 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha. 7.3.4.1 Área de transferência
Banheiro 7.3.4 Boxes para chuveiro e ducha 7.3.4.1 Área de transferência Para boxes de chuveiros deve ser prevista área de transferência externa ao boxe, de forma a permitir a aproximação paralela, devendo
ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA
M I N I S T É R I O P Ú B L I C O F E D E R A L PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIAS DA REPÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Ações implementadas para a obtenção da acessibilidade
05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA
05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em
6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO
78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a
COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA
PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através
Parada Obrigatória. Dê a Preferência. Velocidade Máxima Permitida. Sentido Obrigatório. Passagem Obrigatória. Siga em Frente
Compõe-se de luzes acionadas alternada ou intermitentemente através de sistema elétrico/eletrônico, cuja função é controlar os deslocamentos em trânsito. Sinalização semafórica de regulamentação Tem a
ACESSIBILIDADE Arq. Paula Dias
ACESSIBILIDADE DESENHO UNIVERSAL ACESSIBILIDADE Possibilidade e condição de uso, com segurança, autonomia e independência de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e de
Guia para Análise de Acessibilidade em Projetos Arquitetônicos:
Projeto: Solicitante: Guia para Análise de Acessibilidade em Projetos Arquitetônicos: 1. Geral (em todas as reformas e construções) 1.1 - Acesso a todos os espaços, mesmo os destinados apenas a funcionários,
O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5
Guia_calcadas_01.indd 1 Guia_calcadas_01.indd 2 ÍNDICE O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 O QUE FAZER A RESPEITO DO IMOBILIÁRIO
MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO
MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE RESPONSÁVEL: ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO CREA/CAU: A5819-0 CONTRATANTE: OBRA: CAMPUS EIRUNEPÉ LOCAL: AMAZONAS 1 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 26/08/2016 EMISSÃO
AGÊNCIA RIO DE JANEIRO AUTO ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 22H
SINLIZÇÃO 2.7 Sinalização visual e tátil noa cesso 180 mm PLC crílico ou policarbonatotransparente 6 mm adesivado pelo verso em película adesiva de vinil jateada, referência SCOTCHCL 3M BR7300-314 FIXÇÃO
Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium.
À Fundação Oswaldo Cruz, ICICT Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2009. At: Sr. Christovam Barcellos Ref: Observatório Nacional de
3. Que esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação;
RESOLUÇÃO CPA/SMPED-G/015/2008 A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua 43ª Reunião Ordinária do corrente ano, realizada em 14 de novembro de 2008, Considerando as disposições do Decreto Municipal
Olho no VLT VLT CARIOCA MUDANÇA DE HÁBITO. O VLT Carioca traz para o centro do Rio um novo cenário de mobilidade urbana.
DO VLT VLT CARIOCA MUDANÇA DE HÁBITO O VLT Carioca traz para o centro do Rio um novo cenário de mobilidade urbana. Pedestres e motoristas vão conviver 24 horas por dia com o VLT. Os trens são silenciosos
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Coordenação de Registro e Gerenciamento de Projetos Msc. Polyana de Brito Januário ORIENTAÇÕES PARA
Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho
Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho De olho na segurança da população, a Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região
O QUE É E O QUE OFERECE?
O QUE É E O QUE OFERECE? O que é? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria
ABNT NBR 16537 NORMA BRASILEIRA. Acessibilidade Sinalização tátil no piso Diretrizes para elaboração de projetos e instalação
NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 16537 Primeira edição 27.06.2016 Acessibilidade Sinalização tátil no piso Diretrizes para elaboração de projetos e instalação Accessibility Tactile walking surface indicator Technical
Transportes Metropolitanos Acessibilidade
Guia de acessibilidade nos transportes metropolitanos Dados: ref. junho/2010 Transportes Metropolitanos Acessibilidade cartilha acessibilidade vsc.indd 1 6/14/10 6:54 PM Transportes Metropolitanos e Acessibilidade
Uso de modelagem dinâmica de passageiros no planejamento de projetos de. estações metroferroviárias. Autor: Gabriel Francisco Rodrigues Noronha Lima
Uso de modelagem dinâmica de passageiros no planejamento de projetos de estações metroferroviárias. Autor: Gabriel Francisco Rodrigues Noronha Lima 1 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, PRÊMIO TECNOLOGIA
NPT 034 HIDRANTE URBANO
Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 034 Hidrante Urbano CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 9páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas e Bibliográficas
Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário
Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria empreendimento imobiliário O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura,
NORMA TÉCNICA 34/2014
ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 34/2014 Hidrante Urbano SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5
PARTE II ACESSIBILIDADE
PARTE II ACESSIBILIDADE Manual de Sinalização de Acessibilidade - Ano 2013 Detalhamento Técnico Especificações CAPA ACESSIBILIDADE REGRA GERAL PARA CONFECÇÃO DAS PLACAS VISUAL/BRAILLE 1- Todos os textos
PROVA DISCURSIVA. ano. Gráfico População Brasileira 1900-2050. IBGE 1940, 1950, 1960, 1970, 2000 E 2008b. Internet:<http://aplicativos.fipe.org.br>.
PROVA DISCURSIVA Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para as respectivas folhas do CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS
Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico
Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico fonte: PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las Dimensiones en los Espacios Interiores. Mexico: Gustavo Gili, 1996 [1979]. Pg
RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013.
RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera dispositivos e os Anexos da Resolução CONTRAN nº 402, de 26 de abril de 2012, com redação dada pelas Deliberações nº 104 de 24 de dezembro de 2010 e nº
CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias. Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS. Computação em Nuvem
CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS Computação em Nuvem O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais
Projeto realizado em disciplina no curso de Engenharia Civil da Unijuí. 2
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS E PASSEIOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO BURICÁ 1 ANALYSIS OF ACCESSIBILITY IN FOOTWEAR AND TOURS IN THE MUNICIPALITY OF BOA VISTA DO BURICÁ Carla Letícia Hunhoff 2,
INFRA ESTRUTURA URBANA. Acessibilidade Urbana
INFRA ESTRUTURA URBANA Acessibilidade Urbana acessibilidade definição Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance, para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliário
Símbolo Acessível em Libras
Símbolo Acessível em Libras O símbolo Acessível em Libras foi criado pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), órgão responsável pela produção e divulgação de
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES COMUNICADO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS
COMUNICADO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2015-SMT. Processo Administrativo n 2015-0.121.905-3. Objeto: Recebimento de propostas para celebração de Termo de Cooperação,
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011 A promoção da acessibilidade constitui um direito consagrado constitucionalmente, uma vez que é condição
MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 )
MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA PROVA ESCRITA OBJETIVA
Relatório 4 Planejamento e Execução das Pesquisas: Parte 2: Tomo II Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas
Relatório 4 Planejamento e Execução das Pesquisas: Parte 2: Tomo II Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas Maio de 2016 Histórico do Documento Parte 2: Tomo II - Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas
ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi
ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,
Mídia e Promoção. Tabela de Preços 2016
Mídia e Promoção Tabela de Preços 2016 TABELA DE REMUNERAÇÃO (Preço líquido Valor de remuneração sem acréscimo de comissão de agência ) Classificação das estações por número de usuários GRUPO ESPECIAL
DDS Prevenção de Quedas. Prevenção de Quedas
Prevenção de Quedas 1 Os escorregões, tropeções e quedas se constituem na causa mais frequente de acidentes no setor industrial desde a indústria de transformação pesada ao trabalho de escritório. A Agência
a) anel com textura contrastante com a superficie do corrimao, instalado 1,00 mantes das extremidades, conforme figura 57;
5.11.1 As superficies horizontais ou inclinadas (ate 15% em relayao ao piso) contendo informayoes em Braille, pianos e mapas tateis devem ser instaladas a altura entre 0,90 m e 1,10 m, conforme figura
QUESTIONÁRIO ACESSIBILIDADE ARQUITEÔNICA EM AMBIENTES ESCOLARES
Prezado(a) Sr(a), Este questionário tem como objetivo mapear e caracterizar a situação da educação dos alunos com deficiência na Rede Estadual de Ensino para auxiliar na melhoria da educação. A sua participação
MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos.
MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. ÍNDICE O QUE É ABRIGO MODELO? VANTAGENS DO NOVO ABRIGO COMO INSTALAR POSIÇÕES POSSÍVEIS PARA INSTALAÇÃO MATERIAIS
Escrito por administrator Sex, 17 de Agosto de 2012 16:10 - Última atualização Qui, 03 de Setembro de 2015 23:46
Para visualizar os manuais, é necessário que esteja instalado, neste computador, o programa ACROBAT READER. Para obter cópia gratuita do mesmo, clique na imagem. Os manuais aqui disponíveis, correspondem
Estações. Metrô São Paulo / Linha Amarela
Estações Metrô São Paulo / Linha Amarela Butantã Cidade Universitária USP / Terminal de ônibus / Estádio do Morumbi / Escolas de Idiomas / Jockey Club / Faculdades / Lojas de Decoração / Lojas de Madeira
COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 0001/2012 COMPRASNET. Termo de Referência Mobiliário
COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 0001/2012 COMPRASNET Termo de Referência Mobiliário Objeto O presente Termo de Referência tem por objetivo a aquisição de mobiliários para atender as demandas decorrentes das novas
NOME DO CURSO: O Ensino do Sistema Braille na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância
NOME DO CURSO: O Ensino do Sistema Braille na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que
REGULAMENTO DO SIMULADO ABERTO NACIONAL 27 DE SETEMBRO DE 2015
REGULAMENTO DO SIMULADO ABERTO NACIONAL 27 DE SETEMBRO DE 2015 O SIMULADO ABERTO NACIONAL DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO EM PARCERIA COM O COLÉGIO LONDRINENSE, de 27 de setembro de 2015, é direcionado a estudantes
1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)
1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você
(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)
(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Fachada da Unidade Básica de Saúde implanta no RUC Jatobá para os novos moradores. O objetivo dessa unidade é acompanhar o andamento
MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DE LOGOMARCA COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA
Este guia tem por objetivo orientar tecnicamente a reprodução da logomarca do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, para que esta preserve sempre suas características originais. O rigor na aplicação
Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos
Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição
MRE485T01A MÓDULO ENDEREÇÁVEL DE COMANDO A RELÊS.
Descrição Geral Periférico endereçável para comando ou sinalização controlada pelo painel central, aplicável em sistemas de incêndio compatível com protocolo de comunicação Tecnohold TH01A 485 padrão RS
ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem
Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente
Divisórias Sanitárias Newplac
Divisórias Sanitárias Newplac Sistema completo de Divisórias Sanitárias que une a resistência do painel estrutural TS com a rigidez dos batentes de alumínio, resultando em um produto de grande estabilidade
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE
NOTA TÉCNICA Assunto: Leitos de Saúde Mental Integral DA HABILITAÇÃO 1. No Estado do Rio Grande do Sul, os leitos de saúde mental integral terão duas formas de habilitação: federal, quando se tratarem
Atualizações de Software Guia do Usuário
Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste
MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC
MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte
TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.
TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 1. Objeto Contratação de serviço especializado de topografia plani-altimétrica
Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.
Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência
SUPLEMENTO TÉCNICO. Automação Elevador Vertical a Cabo/Cremalheira EL03IN
P á g i n a 1 SUPLEMENTO TÉCNICO Automação Elevador Vertical a Cabo/Cremalheira EL03IN P á g i n a 2 1. Introdução O sistema de automação para elevadores foi desenvolvido para conforto e especialmente
Manutenção total aplicada em ferramentarias
Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria
O GÁS NATURAL. Do ponto de vista ambiental, o gás natural é muito melhor do que todos os outros combustíveis fósseis.
ÍNDICE O gás natural... O uso do gás natural... Informações gerais da rede de gasodutos de distribuição... Placas de sinalização... Consultas prévias à Sergas... Quando existir interferência, consulte-nos...
Flex UP. Moderna, flexível, adaptável e sustentável. A 1ª solução total para modernização.
. Moderna, flexível, adaptável e sustentável. A 1ª solução total para modernização. Modernização Schindler . Mais completa do que uma modernização parcial, mais flexível e adaptável que um novo elevador.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE TESTE DE SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT... 3 3. DOCUMENTAÇÃO...
Figura 1 Figura 2 Figura 3
Para uso em salas de aula comuns, a Activboard possibilita a melhor utilização da sala de aula. As seguintes características são próprias de lousas Activboard 78 : 1. Uma marca proactiv em seu canto superior
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
CENTRO CULTURAL CARMÉLIA MARIA DE SOUZA - TEATRO CARMÉLIA Responsável: Antônio Carlos Carvalho Fundação: 2010 Telefone: (27) 3132-8372 Endereço: Rua Eng Manoel Passos de Barros, s/n Bairro: Mário Cypreste
CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA
CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA GUIA DE ACESSIBILIDADE EM LOCAIS DOS EVENTOS UVESP União de Vereadores do Estado de São Paulo Luiz Baggio Neto Este guia prático de Acessibilidade foi preparado
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas
APLICAÇÃO DE PLACAS IDENTIFICADORAS PARA EQUIPAMENTOS DA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO
1. OBJETIVO Este Informativo tem como objetivo padronizar a aplicação de placa de identificação em equipamentos da rede aérea de distribuição de energia elétrica, de forma a garantir o melhor posicionamento
SINALIZAÇÃO UNIVERSAL ACESSIBILIDADE NA MOBILIDADE URBANA E A NOVA NBR 9050 : 2015
SINALIZAÇÃO UNIVERSAL ACESSIBILIDADE NA MOBILIDADE URBANA E A NOVA NBR 9050 : 2015 O SER HUMANO Estatística Alarmante "As quedas fatais entre idosos representam cerca de 12% de todos os óbitos na população
ACESSIBILIDADE MANUAL DE TERMINAIS RODOVIÁRIOS
ACESSIBILIDADE MANUAL DE TERMINAIS RODOVIÁRIOS Índice Apresentação 06 O que precisa ser adaptado 07 O custo das adaptações 10 Sinalização 12 Piso 14 Sinalização do piso 16 Rampas 18 Como deve ser uma
O VOTO E A ACESSIBILIDADE. Pela janela, ver a vida acontecer??? Não é o que queremos, nem eu, nem você!!!
O VOTO E A ACESSIBILIDADE Rita de Cássia Brígido Feitoza* Pela janela, ver a vida acontecer??? Não é o que queremos, nem eu, nem você!!! Lá fora, múltiplas barreiras o mundo desafiador estampa: escadas,
Uma grande. oportunidade está chegando.
Uma grande oportunidade está chegando. E com ela, muito conforto e comodidade para você. A tradição no comércio de eletrônicos aliada a um novo e imenso mercado União de dois importantes pólos de consumo
de sócios para sócios Dias 3 e 4 de maio de 2016 das 10h às 21h Regulamento
de sócios para sócios Dias 3 e 4 de maio de 2016 das 10h às 21h Regulamento DA INSCRIÇÃO: A inscrição para o sorteio das mesas deverá ser feita no período de 4 a 15 de abril de 2016, de 2ª a 6ª sexta-feira,
Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.
2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado
Guia de instalação. Página 1 de 14
Guia de instalação Página 1 de 14 Página 2 de 14 Conteúdo 1.0. Conhecendo o terminal... 3 1.1.1. Descrição dos botões... 3 1.1.2. Ligando o terminal... 4 1.1.3. Alarmes técnicos... 4 1.1.4. Componentes
Você agora faz parte de um dos mais emocionantes eventos esportivos do planeta. O Guia do Espectador dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 traz dicas e
LEGENDA ACESSÍVEL: ILUSTRAÇÃO DO PICTOGRAMA DE CERIMÔNIA COM MARCA E IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS PARALÍMPICOS Você agora faz parte de um dos mais emocionantes eventos esportivos do planeta. O Guia do Espectador
Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer
Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades
Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé)
Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem o sistema de Guarda Corpo e Rodapé, o qual destina-se a promover a proteção contra riscos
PLATAFORMAS PARA VENCER DESNÍVEIS DE ATÉ 2 OU ATÉ 4 METROS
PLATAFORMAS PARA VENCER DESNÍVEIS DE ATÉ 2 OU ATÉ 4 METROS PL220 Solução para vencer percursos de até 2 metros, com adequação de obra simplificada e curto prazo de fornecimento e instalação Sistema de
ANEXO 2 ACESSIBILIDADE INDICE
INDICE 1. Objetivo...... 6 2. Conceito de acessibilidade... 6 3. Acessibilidade NA ART... 6 4. Normas e legislação... 7 5. Legislação federal 10.048/2000... 8 6. Legislação federal 10.098/2000... 8 7.
