A sociedade humana como objeto do estudo
|
|
|
- Benedita Freire Gentil
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 A sociedade humana como objeto do estudo
2 Muitos ou quase todos já ouviram falar da Sociologia. Porém poucos sabem dizer de que se trata, para que serve ou qual é o seu objeto de estudo. Para sanar essas dúvidas vejamos o curioso caso do menino selvagem de Aveyron, história verídica que ocorreu na França.
3 O menino selvagem de Aveyron Em 1797 um menino quase nu foi visto pela primeira vez perambulando pela floresta de Lacaune, na França. Em 9 de janeiro de 1800, há relatos de seu aparecimento num moinho em Saint Sernein, distrito de Aveyron. A única vestimenta que possuía era um camisa velha que cobria o seu corpo(sinal de contato com humanos). Tinha a cabeça, os braços e os pés despidos. Sempre que alguém se aproximava, fugia assustado.
4 Em 1797 um menino quase nu foi visto pela primeira vez perambulando pela floresta de Lacaune, na França. Em 9 de janeiro de 1800, há relatos de seu aparecimento num moinho em Saint Sernein, distrito de Aveyron. A única vestimenta que possuía era um camisa velha que cobria o seu corpo(sinal de contato com humanos). Tinha a cabeça, os braços e os pés despidos. Sempre que alguém se aproximava, fugia assustado.
5 Um olhar sociológico Esse caso tornou-se muito famoso. Médicos franceses afirmavam que o menino sofria de idiotia, uma deficiência mental, por isso seus pais o teriam abandonado. Um psiquiatra chamado Jean-Marie Gaspard Itard discordava do diagnóstico de doença mental do menino como justificativa para a total ausência de civilidade. Acreditava que seu comportamento diferente era causado pela falta de sociabilidade.
6 Em seu livro A educação de um homem selvagem, Itard apresenta seu trabalho com o menino, descrevendo as etapas de sua educação. Se tornou capaz de sentar-se convenientemente à mesa Tirar água para beber Levar ao seu terapeuta as coisas que necessita. Começa a ler Cinco anos mais tarde Vitor fabricava pequenos objetos e podava as plantas da casa.
7 Com base nesses resultados Itard reforçou sua tese de que de que o comportamento selvagem inicial do menino era produto de seu afastamento da civização. Itard formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais não é inata, mas tem sua origem na falta de socialização, principalmente comunicação verbal. Essa história mostra que o ser humano é um animal social por exelência, como afirma o filósofo grego Aristóteles. Sua vida só adquire sentido na relação com outros seres humanos.
8 Vivendo com Lobos A ficção Mogli, o menino Lobo é a história fictícia de um menino que se dá mto bem com lobos e humanos. Tal história está longe de refletir a realidade Duas meninas, Amala e Kamala foram encontradas numa caverna vivendo com Lobos em 1921, na Índia. Na época tinham 4 e 8 anos de idade, foram confinadas em asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, morreu. A outra, porém, viveu cerca de oito anos.
9 Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes dos nossos e se comportavam como lobos. Cheiravam a comida antes de comê-la, uivavam e andavam como quadrúpedes. Possuía aguda sensibilidade auditiva e olfato apurado. Kamala levou 6 anos para aprender a andar de forma ereta. A menina também não ficava à vontade próxima a humanos. Isso mostra que as características realmente humanas só são adquiridas quando em convivência em sociedade, estabelecendo relações sociais
10 Outro personagem famoso da ficção é Tarzan. Tarzan viveu entre os macacos e aprendeu a ler sozinho, apenas com um livro. Semelhante a Mogli, essa estória está longe da realidade, explicar. Lucien Malson Fora do ambiente social, Homens não são homens Sem relações sociais não há humanidade. As relações sociais constituem a base da sociedade. A forma pela qual ocorrem são fatos sociais
11 Os fatos sociais determinam o comportamento e a vida em sociedade. Vitor aprendeu se relacionando: Comer, andar, vestir-se, fazer objetos, comportar-se, expressar sentimento. Socializou-se. O estudo de como os seres humanos se relacionam, interagem estabelecendo regras e valores é tarefa das ciências Sociais. Sociologia é uma das disciplinas das CS.
12 As ciências sociais
13 Os indivíduos recebem influência de seu meio e agem no contexto social de acordo com sua formação, aprende com o meio, mas também pode transformá-lo com suas ações sociais. Comportamentos individuais: andar, respirar, dormir. Se originam na pessoa enquanto organismo biológico. Tais comportamentos são estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de reuniões, assistir aulas, casar-se são comportamentos sociais. Ao longo da história os humanos têm organizado sua vida de forma grupal. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação.
14 Entender a sociedade em que vivemos
15 O objeto das ciências sociais é o ser humano em suas relações sociais. Cabe as Ciências Sociais estudar a ação social em suas diversas dimensões. Ao efetuá-lo, contribui para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, fornecendo instrumentos que podem ajudar a transformála. Utiliza-se da investigação científica como método. O texto método científico na seção leituras complementares ilustra melhor essa questão do método.
16 Disciplinas em que se dividem as Ciências Sociais. Sociologia: Estuda as relações sociais considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc.
17 Economia: Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc. Antropologia: Estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. Seus objetos são os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento etc.
18 Ciência Política: Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc. Não há uma divisão nítida entre essas disciplinas. São complementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicarem os complexos fenômenos da vida em sociedade. A longa marcha das Ciências Sociais
19 A reflexão sistemática sobre a vida em sociedade começou na Grécia Antiga, há milhares de anos. Vejamos a seguir alguns momentos nesse processo de conhecimento. Deuses e heróis As primeira tentativas para se entender como as forças sociais funcionavam se pautaram no pensamento fantasioso. Explicavam fenômenos sociais a partir da ação de seres mitológicos como deuses e heróis. Na mitologia greco-romana havia um deus para cada aspecto social. Um deus para a guerra, um para o comércio, outra para as relações amorosas e assim por diante.
20 Entre a filosofia e a religião
21 Insatisfeitos com as explicações, os filósofos gregos foram os primeiros a empreender o estudo sistemático da sociedade humana. Entre eles, destacam-se platão ( a. C.) autor de A República, e Aristóteles ( a. C.) que escreveu Política. É de Aristóteles a afirmação O homem nasce para viver em sociedade.
22 Na idade média o pensamento sobre a sociedade deu entre pensadores ligados à Igreja católica. Santo Agostinho ( ). Em seu livro a cidade de Deus, propunha normas para evitar o pecado na sociedade. Havia uma perspectiva religiosa muito acentuada em obras como essa.
23 Os pensadores renascentistas.
24 Abordavam a sociedade de maneira mais realista. Maquiavel em (O príncipe), Tomás Morus (Utopia), Tomaso Campanella (Cidade do sol), Francis Bacon ( Nova Atlântida) Erasmo de Roterdã (Elogio da loucura). Hobbes (O leviatã) foi um pensador também notável na área, porém escreveu no século XVII.
25 Vico e A nova ciência
26 Giambattista Vico (A nova ciência) foi importante no pensamento social não religioso do século XVIII. Segundo ele, a sociedade se subordina as leis definidas que podem ser descobertas pelo estudo e pela observação objetiva. Sua formulação: O mundo social é obra do homem foi um conceito revolucionário para a época.
27 Rousseau, alguns anos depois, reconheceu a influência decisiva da sociedade sobre o indivíduo. Em O contrato social, Rousseau afirma que o homem nasce puro, a sociedade é que o corrompe. Hoje sabese que o homem também influencia o meio em que vive ao agir sobre ele. Foi somente no século XIX com Augusto Comte, Herbert Spencer, Gabriel Tarde e principalmente Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx que a investigação dos fenômenos sociais ganhou um caráter verdadeiramente científico.
28 Os primeiros sociólogos
29 Augusto Comte é considerado o pai da sociologia. Foi o primeiro a usar essa palavra em 1839 em seu curso de filosofia positiva. Foi com Émile Durkhein ( ), no entanto, que a sociologia passou a ser considerada uma ciência. Formulou seus primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo por isso ser estudados por meio de métodos diferentes dos empregados pelas outras ciências.
30 Os fatos sociais
31 Para Durkheim, a sociologia é o estudo dos fatos sociais. O que é o fato social. Um exemplo para entendermos isso. Se um aluno chegasse a escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação desconfortável: os colegas ririam dele, etc.
32 Há um modo de se vestir que é comum, que todos seguem (nesse caso, todos os alunos da escola). Isso não é estabelecido pelo indivíduo. O modo de se vestir é um fato social, assim como a língua, o sistema monetário, a religião, as leis e uma infidade de outros fenômenos do mesmo tipo. Para Durkheim, são fatos sociais o modo pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora sejam exteriores às pessoas, são introjetados e exercem sobre ele um poder coercitivo.
33 Os fatos sociais têm as seguintes características: Generalidade o fato social é comum a todos os membros de um grupo ou à sua grande maioria. Exterioridade o fato social é externo ao indivíduo, existe independente de sua vontade Coercitividade os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
34 Para Durkheim, em virtude dessas características, os fatos sociais podem ser estudados objetivamente, como coisas. Da mesma maneira que a Biologia e Fisica estudam os fatos da natureza, a sociologia faz o mesmo com os fatos sociais.
35 A sociologia na sociedade contemporânea
36 As obras de Durkheim foram muito importante para definir o método de trabalho do sociólogo e estabelecer os principais conceitos da nova ciência. Entre suas obras destaca-se a divisão do trabalho social, As regras do método sociológico e O suicídio. A partir do século XIX, problemas como exclusão social, desagregação familiar, drogas, cidadania, minorias, violência urbana passaram a representar desafios para a sociologia.
37 A sociologia moderna procura debruçar-se sobre os agentes sociais capazes de provocar mudanças importantes na sociedade. Um dos principais objetivos do conhecimento sociológico é criar instrumentos teóricos que levem a reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.
38 Tais instrumentos servem também para os indivíduos estabelecerem relações entre sua prática social e a sociedade mais ampla. Hoje em dia, os conhecimentos da sociologia já não estão mais restritos aos sociólogos. Pesquisas de opinião, por exemplo, são utilizadas no lançamento de um produto novo, na definição da plataforma política de um candidato a cargo público, e assim por diante.
39 O sociólogo não pode perder de vista a relatividade dos fenômenos sociais. O desemprego, por exemplo, pode aumentar, caso sejam introduzidas novidades tecnológicas que afetem o mercado de trabalho, como novas máquinas. Mas pode diminuir, mesmo com a nova tecnologia, se a economia do país estiver em expansão. Fim do capítulo 1 questões.
Aula O que são as Ciências Sociais
Aula 01 O estudo da sociedade humana 1. O que são as Ciências Sociais A todos que participam de uma sociedade, é possível perceber e diferenciar as ações e relações humanas, como andar, alimentar-se, respirar,
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE Professora Helena Vetorazo AÇÕES INDIVIDUAIS Organismo Biológico ------ estudo das Ciências Biológicas, Psicológicas, Físicas COMPORTAMENTOS SOCIAIS Objetos das CIÊNCIAS
Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares
AULA 1 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia Uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera. Leonard Hobhouse (1864-1929) Sociologia Origens
POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII
POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências
O que são as Ciências Sociais?
Prof.º Renan Borges O que são as Ciências Sociais? As ciências sociais procuram compreender como se estabelecem as relações entre os homens, isto é, como se formam as relações sociais. A complexidade dessas
LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
REDAÇÃO LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA - CLASSCISMO OU RENASCIMENTO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade
Unidade II Sociedade, natureza e espaço II. Aula 4.1 Conteúdo:
Unidade II Sociedade, natureza e espaço II. Aula 4.1 Conteúdo: A produção teórica dos clássicos da Sociologia. 2 Habilidade: Conhecer as teorias sociológicas clássicas e seus principais objetos de estudos.
Marco INTRODUÇÃO. O que é a sociologia?
VEST Marco @vestmapamental S O C I O L O G I A INTRODUÇÃO O que é a sociologia? Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente? A Sociologia serve para
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos
O ESTUDO DO HOMEM 3 0 / 0 8 /
O ESTUDO DO HOMEM 3 0 / 0 8 / 2 0 1 3 NATUREZA? CULTURA? Natureza: características relacionadas à essência do indivíduo de fato, são características imutáveis. (Platão, Aristóteles, Hobbes e Rousseau)
INTRODUÇÃO AOS SOCIOLOGIA ESTUDOS DA. Professor: Joaldo Dantas de Medeiros
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA SOCIOLOGIA Professor: Joaldo Dantas de Medeiros [email protected] O que estuda a sociologia? A Sociologia estuda as relações sociais e a forma de associação. É uma disciplina
O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CENÁRIO HISTÓRICO A Sociologia surge como conseqüência das mudanças trazidas por duas grandes revoluções do século XVIII. As mudanças trazidas pelas duas
Introdução. 1. Sociedade e Sociologia.
SOCIOLOGIA I 1 Introdução Você já parou para pensar por que você se veste desta maneira? Por que gosta de tal estilo de música e não gosta de outro por que fala português e não outra língua ou ainda, por
Correção de Exercícios da etapa Sociologia
Correção de Exercícios da etapa Sociologia INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 1) A SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL, QUE ESTUDA AS RELAÇÕES SOCIAIS E AS FORMAS DE ASSOCIAÇÃO CONSIDERANDO AS INTERAÇÕES QUE OCORREM
TRÊS VISÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA: positivismo, racionalismo, materialismo-histórico SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIN ( )
TRÊS VISÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA: positivismo, racionalismo, materialismo-histórico SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIN (1858-1917) Compreender a sociedade moderna = observar as diferentes contribuições
Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares
AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência
A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os
1º Ano Ensino Médio A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus
Curso: Ensino Médio Integrado. Manoel dos Passos da Silva Costa 1
Curso: Ensino Médio Integrado Manoel dos Passos da Silva Costa 1 Antiguidade Preocupação em criticar a sociedade do que em estudá-la como ela é. Platão: República (Sociedade Ideal) Aristóteles: Política
PLANO DE CURSO. Código: DIR06 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: II Ano:
PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: [email protected] Código: DIR06 Carga Horária:
Agora vamos assistir a uma Apresentação Narrada sobre o Positivismo. Ao final desta espera-se que você aprenda sobre as características do
Agora vamos assistir a uma Apresentação Narrada sobre o Positivismo. Ao final desta espera-se que você aprenda sobre as características do positivismo como forma de análise sociológica. Análise que pretende
2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO. 4. Estrutura de análise das correntes teóricas
1. Breve história da ciência 2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO 4. Estrutura de análise das correntes teóricas 5. Primeira atividade do trabalho
Sociologia 23/11/2015 PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO
Sociologia Professor Scherr PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO Comunismo primitivo os homens se unem para enfrentar os desafios da natureza. Patriarcal domesticação de animais, uso
Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas;
Grupo 01 QUESTÃO 01 - Segundo José Luiz dos Santos, ao abordar o tema O Que se Entende por Cultura ele afirma que não há por que nos confundirmos com tanta variação de significado. O que importa é que
24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento
Tema 1: O enfoque do Positivismo para a Educação Professora Ma. Mariciane Mores Nunes As origens da Sociologia Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve: herança
1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos
1º Anos IFRO Aula: Conceitos e Objetos de Estudos Contextualização Os clássicos da sociologia: 1. Émile Durkhiem 2. Max Weber 3. Karl Marx Objeto de estudo de cada teórico Principais conceitos de cada
www.autoresespiritasclassicos.com
www.autoresespiritasclassicos.com A Importância da Bíblia para a Doutrina Espírita Astrid Sayegh Filósofa, é Diretora de Cursos Básicos da Federação Espírita do Estado de São Paulo A Humanidade já foi
REFLEXÕES SOBRE A ETICA NO MUNDO PÓS-MODERNO
REFLEXÕES SOBRE A ETICA NO MUNDO PÓS-MODERNO Diones Gusmão Lucas (Faculdade de Estudos Sociais de Barra do Garças) Introdução Fala-se muito hoje em dia, sobre ética. Ética na política, ética no esporte,
Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico
Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico 1) Através dos tempos o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou
Lista de exercícios Aluno (a):
Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que
Como observar a realidade social? Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933.
Como observar a realidade social? Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933. Se, pois, já damos a realidade presente como conhecida, seu estudo não tem mais interesse prático nenhum (DURKHEIM, 1978,
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ
Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações
Objeto da Sociologia. Factos Sociais
Objeto da Sociologia Factos Sociais Os factos sociais são factos decorrentes da vida em sociedade, formas de agir, pensar e sentir impostos pela sociedade pelas sociedades aos seus membros.... o resultado
INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Émile Durkheim (francês) (1858-1917) Biografia Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, região de Lorena, na França, no dia 15 de
Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo
O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito
INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica
Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica 2 Habilidades: Conhecer os principais pontos das ideias de Platão para interpretar a realidade diária. 3 REVISÃO Sócrates: o homem Grande questão: o que é a essência
O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli
O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.
SOCIOLOGIA. Texto Elaborado por Rafael Barossi
1 Texto Elaborado por Rafael Barossi SOCIOLOGIA A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado,
Aula 6: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Émile Durkheim (I).
Aula 6: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Émile Durkheim (I). CCJ0001 - Fundamentos das Ciências Sociais Profa. Ivana Schnitman
Processo Seletivo/UFU - julho 2006-1ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51
SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 Quanto ao contexto do surgimento da Sociologia, marque a alternativa correta. A) A Sociologia nasceu como ciência a partir da consolidação da sociedade burguesa urbana-industrial
Sociologia e Antropologia em Administraçã. ção. Aula 1 gica. Profa. Ms. Daniela Cartoni
Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 1 A Imaginação o Sociológica gica Profa. Ms. Daniela Cartoni O que esta figura nos mostra? O que querem que vejamos... O que devemos aprender a ver! Vocês
PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE
Componente Sociologia Professor: Yuri B. F. Corteletti Curricular: Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 1ª Série Ensino Médio Apresentação da disciplina As Ciências Sociais é uma área do conhecimento composta
PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018
Componente Sociologia Professor: Yuri B.F Corteletti Curricular: Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 1ª Série Apresentação da disciplina As Ciências Sociais é uma área do conhecimento composta por três disciplinas:
A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes
Ideias políticas Platão Pp. 311-312 A utopia platônica Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia Educação e política: as três classes A utopia platônica é elaborada na época da decadência,
Capítulo 01 A Sociedade Humana como objeto de estudo 1.1 O "menino selvagem" de Aveyron Um olhar sociológico Vivendo com lobos
Página1 Página2 Capítulo 01 A Sociedade Humana como objeto de estudo Você certamente já leu ou ouviu algum tipo de referência à Sociologia. Sabe talvez que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que
Sistemática dos seres vivos
Sistemática dos seres vivos O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender tamanha variedade, idd foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas
Primeiros grandes pensadores da Sociologia. Émile Durkheim
Primeiros grandes pensadores da Sociologia Émile Durkheim ÉMILE DURKHEIM França (1858-1917) Émile Durkheim nasceu em Épinal,, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. É considerado o fundador
1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa
www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 13-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa
3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO
1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal
Modernidade: o início do pensamento sociológico
Modernidade: o início do pensamento sociológico Os dois tipos de solidariedade Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Laço de solidariedade Consciência Coletiva Divisão social do trabalho Organização
MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos
MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,
Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais
Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Cidadania moderna (contexto); Crise do Absolutismo; Desintegração do sistema feudal; Surgimento do Estado de Direito (liberalismo); Democracia Representativa
MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos.
1. resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora,
09/05/2012. Os Clássicos da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia. Características de um clássico EMILE DURKHEIM Objeto da Sociologia
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM, WEBER E MARX Características de um clássico Seja considerado interprete autêntico e único de seu tempo, cuja obra
Sociologia I Prof.: Romero. - Definição - Contexto - A. Comte - Durkheim
Sociologia I Prof.: Romero - Definição - Contexto - A. Comte - Durkheim Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem Rosa Luxemburgo (1871-1919) [imaginação Sociológica] Ao utilizar este
EAD Fundamentos das Ciências Sociais
EAD - 620 Fundamentos das Ciências Sociais Prof. Dr. André Luiz Fischer Revisão sobre problema social e fato social 1. Problema social 2. Grupo social 3. Fenômeno ou fato social O PROBLEMA SOCIAL Fenômeno
THOMAS MORUS A UTOPIA
THOMAS MORUS A UTOPIA A primeira parte da Utopia apresenta, em tom de conversa, uma reflexão sobre a situação política e social da Inglaterra do início do século XVI. Nessa época o absolutismo se consolidava
1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS. 2 ENEM
1º AULÃO 2016 1) SAS 2 1º AULÃO 2016 Na tirinha, Mafalda, após ler o conceito de democracia, não consegue mais parar de rir. Dentre várias interpretações sociológicas sobre as razões do riso contínuo da
Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.
Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos
O nascimento da Sociologia. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli
O nascimento da Sociologia Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: terças-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA Nome: Nº 2ª Série Data: / 06 / 2016 Professor: Alexandre 2º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A Introdução: Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou
Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE SOCIOLOGIA
Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE SOCIOLOGIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.
PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes
PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes O que é ser criança? O que significa a infância? Infância
MOTIVADORES DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA SOCIAL
MOTIVADORES DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA SOCIAL 1. A Sociologia como fruto da demanda da Sociedade 2. Problema Social e explicação científica 3. O homem como produtor de conhecimento 4. O conhecimento, tipos
Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016
Disciplina: Filosofia e Sociologia Série/Ano: 1º ANO Professores: Adriane e Silvio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou
Tema do Projeto Educativo: Quero ser grande e feliz
Tema do Projeto Educativo: Quero ser grande e feliz A primeira tarefa da educação é ensinar a ver É através dos olhos que as crianças tomam contacto com a beleza e o fascínio do mundo Os olhos têm de ser
SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO
SOCIOLOGIA 2 ANO PROF. DÁRIO PINHEIRO ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (1,0) O termo religião vem do latim religare e significa algo que liga
Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini
Sociologia Surgimento e principais tópicos Prof. Alan Carlos Ghedini Podemos entender a sociologia, de modo geral, como a área de estudo que se dedica a entender o comportamento humano em sociedade. São
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.
Prova de Filosofia - Maquiavel e Thomas Hobbes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM Avaliação da Terceira Unidade 2 ano B, Disciplina: Filosofia II Prova Sobre os Pensamentos de Maquiavel e Hobbes Professor:
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA
5ºAno 1.5 CIÊNCIAS 4º período 10 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.
CURSO LIVRE DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA A actividade económica e a Ciência Económica Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas,
CONTEÚDO 3ºBIMESTRE CONTEÚDO CONTEÚDO CONTEÚDO CONTEÚDO 18/08/2016 AS PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA E A INVESTIGAÇÃO SOCIAL
AS PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA E A INVESTIGAÇÃO SOCIAL 3ºBIMESTRE SOCIOLOGIA 1º ANO Augusto Comte e o pensamento positivista a concepção de Ordem e Progresso Durkheim e o Fato
Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS
12) Segundo Marx,as relações de produção ou a natureza da produção e a organização do trabalho, determinam a organização de uma sociedade em um específico momento histórico. Em relação ao pensamento de
Émile Durkheim (1858-1917) Por: lucmodes www.sociobox.wordpress.com
Émile Durkheim (1858-1917) Por: lucmodes www.sociobox.wordpress.com Durkheim Nasceu em Epinal, na Alsácia, descendente de uma família de rabinos. Lecionou Sociologia em Bordéus, primeira cátedra dessa
PROFESSORA: ROSEMARIE CASTANHO SANCHES
SOCIOLOGIA A CIÊNCIA QUES ESTUDA AS INTERAÇÕES SOCIAIS EM TODOS OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DE VIDA. (TORRE) 1º. ANO EM (TARDE E NOITE) 1ª. e 2ª. Unidade Letiva PROFESSORA: ROSEMARIE CASTANHO SANCHES 2016
1756. A Grã-Bretanha assumiu o comando total após a rendição das Ilhas Maurícios em 1812, o que foi formalizado em 1814 no Tratado de Paris.
Ilhas Seychelles: Natureza e ciência unidas no paraíso africano por Por Dentro da África - terça-feira, julho 30, 2013 http://www.pordentrodaafrica.com/ciencia/seychelles-laboratorio-de-biologia-no-paraiso-do-turismoafricano
2. Explique o conceito de fato social e dê um exemplo da nossa realidade social que o represente.
Lista de Exercícios 1 - A Sociologia de Émile Durkheim 1. Cite e explique as características dos fatos sociais. 2. Explique o conceito de fato social e dê um exemplo da nossa realidade social que o represente.
Texto da questão. Escolha uma: a. Classe social. b. Universo social. c. Atividade humana. d. Comunicação. e. Natureza humana.
Questão 1 O ser humano, construído a partir de sua natureza a natureza humana, se apropria e altera o ambiente com comportamentos, modos, valores e expressões próprios da sua cultura e da sua história
Filosofia e Política
Filosofia e Política Aristóteles e Platão Aristóteles Política deve evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes. Não há cidadania quando o povo não pode acessar as instituições
CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO. AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO POSITIVISTA Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir do Prado 2013
CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO POSITIVISTA Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir do Prado 2013 A Sociologia enquanto ciência Augusto Comte (1798 1857) francês, autor de Catecismo
www.interaulaclube.com.br
A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando
Os Sociólogos Clássicos Pt.2
Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual
MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE
Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 01 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 1 Reflexões sobre trechos de O Livro dos Médiuns
Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos
Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos
PROVA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Preencher com letra de forma! SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR 2007 ÁREA DE CONHECIMENTO:
Sumário. 3 A sociologia como ciência, O desenvolvimento da sociologia no século XX, Positivismo, Estruturalismo (europeu), 28
1 Ciências sociais e sociologia, 1 1.1 Características da ciência, 2 1.2 Conhecimento, 3 1.2.1 Tipos de conhecimento, 3 1.3 Três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico,
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos sociológicos da Educação PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Prof. Stephanie Gurgel A Sociologia surgiu através da tentativa de Augusto Comte (1798 1857) em
O que é Sociologia?
O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. O que faz Sociologia?
10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio
A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro
Magistério profético na construção da Igreja do Porto
Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes
BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROCESSO DE INGRESSO NA UPE Sistema Seriado de Avaliação CADERNO DE PROVA - 2ºDIA BIOLOGIA QUÍMICA HISTÓRIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe
