EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS"

Transcrição

1 Professor Doutor Luís Correia Instituto de Telecomunicações Instituto Superior Técnico EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Aborda-se a exposição de pessoas à radiação electromagnética, em particular a que está associada aos sistemas de comunicações movies. Aborda-se os conceitos básicos dos aspectos mais relevantes da exposição à radiação electromagnética, nomeadamente os efeitos biológicos e a diferenciação da radiação por telefones móveis ou por antenas de estações base. Apresenta-se também o Projecto monit, uma iniciativa do Instituto de Telecomunicações, desenvolvido no sentido de informar o público em geral sobre este tema. Biográfico Nasceu em Portimão, a 23 de Outubro de Obteve o Doutoramento, o Mestrado e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de Telecomunicações, pelo Instituto Superior Técnico, respectivamente em 1991, 1985 e Ingressou no corpo docente do IST em 1982, para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, onde é actualmente Professor Associado com Agregação na área de Telecomunicações, com actividade na área de Comunicações Móveis. Incluída na actividade docente universitária, tem desenvolvido formação profissional avançada. Orientou e está a orientar estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, em várias áreas (antenas, propagação, tráfego, e planeamento, em GSM, UMTS, e banda larga), onde desenvolve as suas actividades de investigação e desenvolvimento. Tem participado em projectos Europeus dos programas RACE, ACTS, IST e COST, tendo coordenado dois projectos COST. Publicou mais de 120 comunicações em conferências e artigos em revistas nacionais e internacionais, além de ter editado 3 livros. Tem também feito avaliação e auditoria de projectos ao nível Europeu nos programas ACTS, ESPRIT, e IST, bem como consultoria para operadores de GSM em Portugal, além do ICP-ANACOM e de outras instituições públicas. Participa em vários comités técnicos a nível internacional.

2 Serviços de Saúde Pública Eng.ª Isabel C. Gaspar Pestana Lança Serviços Saúde Pública ARS Centro EFEITOS AMBIENTAIS DA EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS Os sistemas de comunicações móveis sofreram um crescimento acentuado nas últimas décadas, devido às reconhecidas vantagens associadas à sua utilização, sendo o telemóvel considerado já um instrumento essencial no meio profissional, no comércio e na sociedade em geral. Em paralelo com o desenvolvimento desta tecnologia, assistiu-se a uma cada vez maior percepção do risco para a saúde associada à utilização do telemóvel e à instalação das respectivas estações base. Este aumento da percepção do risco resultou, em parte, da ausência de uma adequada estratégia de comunicação do risco por parte das entidades competentes, da inexistência de legislação específica e da ausência de resultados científicos que acompanhassem os avanços tecnológicos. Como consequência, algumas questões que interessam aos serviços de saúde não foram bem esclarecidas, destacando-se o problema da exposição humana às radiações electromagnéticas e consequentes efeitos na saúde das populações. Tal levou à necessidade de criação de um Grupo de Trabalho na Direcção-Geral da Saúde para estudar o assunto e elaborar documentação de apoio destinada aos serviços de saúde. (DGS) Biográfico Nasceu em Coimbra em 28 de Janeiro de Licenciada em Engenharia do Ambiente e com Especialização de pós-licenciatura em Estudos Europeus. Em 1985, iniciou a actividade na investigação relacionada com tratamento de efluentes de celulose na Portucel, (Eixo Aveiro). De 1988 a 1991 trabalhou na Direcção Regional do Ambiente da CCR Centro. De 1991 a 2001 fez parte do quadro da DRCME. Assessora para a área do Ambiente do Delegado Regional de Saúde, no Centro Regional de Saúde Pública do Centro, desde Fevereiro de Responsável de programas de saúde ambiental: Qualidade do Ar ; Resíduos Hospitalares ; Legionellose; Radiações não ionizantes CEM. ; Vigilância Ambiental de Explorações Mineiras. Participação em grupos técnicos da Direcção Geral da Saúde para revisão de legislação e transposição de directivas comunitárias e elaboração de documentos técnicos. Membro da Sub-Comissão de Avaliação da actividade de recuperação ambiental de áreas mineiras degradadas. Lecciona as cadeiras de Engenharia do Ambiente - do Mestrado em Saúde Pública (responsável da cadeira) e Engenharia Sanitária - ao Curso de Medicina do Trabalho e ao Mestrado em Saúde Ocupacional no Instituto de Higiene e Medicina Ocupacional, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

3 Professor Doutor Carlos Lemos Antunes Laboratório de CAD/CAE Depto de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Universidade de Coimbra SOBRE O COMPORTAMENTO DE BLINDAGENS A CAMPOS ELÉCTRICOS E MAGNÉTICOS UMA ABORDAGEM PRÁTICA Nesta comunicação é analisado o comportamento de blindagens face à incidência de campos eléctricos e magnéticos não ionizantes, radiados a partir de fontes electricamente distantes, na gama de frequências 30 MHz 40 GHz. É apresentado o comportamento diferente da blindagem face ao campo eléctrico e ao campo magnético, e analisada a influência do tipo de material utilizado, espessura e frequência na eficiência da blindagem. Será apresentada um conjunto de conclusões práticas úteis ao projecto de blindagens. Biográfico Carlos F. R. Lemos Antunes nasceu em Lisboa (Portugal) em 1951, e recebeu o Diploma de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica com distinção pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal) em Obteve o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica na área de CAD/CAE Computer Aided Design in Electrical Engineering, no Imperial College of Science and Technology (London) em 1981, onde desenvolveu trabalhos de investigação integrado na equipa dos Professores Silvester, Lowther e Freeman. Actualmente é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (U.C.), Portugal, desde 1992, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCTUC. É o responsável pela regência das Cadeiras de Compatibilidade Electromagnética, Electrotecnia Aplicada e Técnicas de Alta Tensão e Protecções. Tem desenvolvido trabalhos de investigação em tecnologias de CAD/CAE na análise e optimização de dispositivos electromagnéticos. Em particular tem desenvolvido actividade científica em análise computacional electromagnética em máquinas eléctricas e sistemas de alta tensão, análise térmica em dispositivos eléctricos, compatibilidade electromagnética, interacção entre campos electromagnéticos e os seres vivos. É autor de cerca de 200 artigos e comunicações científicas publicadas em Revistas e Conferências Científicas Internacionais e Nacionais nas áreas referidas, e editou 5 Livros. É revisor e integra várias Comissões Científicas de várias Conferências Internacionais como COMPUMAG, CEFC, ICEM, ISEF, CLEEE, CHLIE, ICREPQ e é o Chairman / Co-Chairman Geral das Conferências internacionais CLEEE, CHLIE, EHE. Quanto a experiência de gestão foi o fundador, é sócio e CEO da empresa Enaco Lda. É o Presidente da Direcção da Associação Portuguesa APDEE e o Vice Presidente da Direcção da Associação Espanhola AEDIE. Foi Presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica DEEC entre É o Director do Lab de CAD/CAE no Departamento de Engenharia Electrotécnica da U.C e é o responsável pelo grupo de investigação de CAD/CAE do CASE - Covilhã. É Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

4 Eng.º Rui Costa SEW-EURODRIVE PORTUGAL O PROBLEMA DA COMPATIBILIDADE ELECTROMAGNÉTICA NOS SISTEMAS DE ACCIONAMENTO INDUSTRIAIS - PROBLEMAS PRÁTICOS E SOLUÇÕES A empresa Moto-redutores / Accionamentos Electrónicos / Drive Automation / Serviços. Sita na Mealhada, com um estabelecimento industrial sobre um terreno de m2, com m2 de área coberta, a SEW-EURODRIVE PORTUGAL dispõe de instalações expressamente desenhadas e construídas com o objectivo de agrupar num só espaço todas as actividades da montagem de moto-redutores e assistência técnica nas áreas de electromecânica e electrónica, que a destacam como a primeira empresa com uma solução integrada na área de transmissão e controlo de potência. Nelas trabalham experimentados electromecânicos e técnicos de electrónica, capazes de executar as mais complexas operações e, ao mesmo tempo, oferecer curtos prazos de entrega à medida das necessidades de cada cliente. As soluções técnicas disponibilizadas pela SEW abrangem todos os tipos de redutores e moto-redutores, incluindo redutores industriais, accionamentos electrónicos de controlo e variação de velocidade. E, para além do fornecimento de produtos, a SEW- EURODRIVE assegura igualmente a assistência técnica e uma gama de serviços que vai desde a fase de estudo e cálculo dos accionamentos até à instalação e comissionamento, controlo de condição, serviços de manutenção e reparação, medição e análise de vibrações. A ideia é prestar um serviço completo que permita às empresas clientes ter um só interlocutor.

5 INSCRIÇÕES A Inscrição Prévia deverá ser efectuada directamente no Departamento de Engenharia Electrotécnica do ISEC, por telefone ou . Para efectuar a sua inscrição precisamos dos seguintes dados: Nome: Organização: Departamento: Telefone: Nº de Contribuinte: Taxa de inscrição: Alunos Outros 5,00 10,00 As inscrições serão aceites por ordem de entrada até à capacidade do auditório. CONTACTOS Instituto Superior de Engenharia de Coimbra Rua Pedro Nunes Quinta da Nora Coimbra Tel: Fax: sec-dee@isec.pt CERTIFICADO DE PRESENÇA Será entregue certificado de presença aos participantes

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação

POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação POSTIT - Pós-graduação em Telecomunicações e Tecnologias de Informação CORPO DOCENTE 1ª Edição 2009/2010 CARLOS RIBEIRO, DEI / IST Carlos Ribeiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1989,

Leia mais

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC)

Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Química (DEQ / FCTUC) Dia Aberto à Inovação e Transferência de Tecnologia DEQ, 4 de Abril de 2006 Licenciatura em Engenharia

Leia mais

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976).

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976). 1 IDENTIFICAÇÃO Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva, nascido na freguesia de Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, em 01 de Abril de 1946. 2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA (edição 2010 2012) Nos termos do Decreto Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei n.º

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL BOLETIM Nº 1 Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA DE 7 A 11 DE ABRIL 2008

Leia mais

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Faculdade de Ciências e Tecnologia Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Electrónica e Informática Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado em Engenharia Informática Universidade do Algarve Apresentação

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Curso Direito para executivos hospitalares Uma questão de responsabilidade, Quarta feira, 6 de Outubro 2010 Workshop Curso DIREITO PARA EXECUTIVOS E DIRECTORES

Leia mais

CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO INTERIOR APD / LASKASAS

CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO INTERIOR APD / LASKASAS CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO INTERIOR APD / LASKASAS 1. INTRODUÇÃO 1.1 Parceria APD/LasKasas A LASKASAS INTERIORES, em parceria com a Associação Portuguesa de Designers (APD), desenvolvem uma acção

Leia mais

Projecto monit. Monitorização de Radiação Electromagnética em Comunicações Móveis. Luís M. Correia, Carlos Fernandes

Projecto monit. Monitorização de Radiação Electromagnética em Comunicações Móveis. Luís M. Correia, Carlos Fernandes Projecto monit Monitorização de Radiação Electromagnética em Comunicações Móveis Luís M. Correia, Carlos Fernandes Carla Oliveira, Gonçalo Carpinteiro, Lúcio Ferreira, Daniel Sebastião Resumo Quem Somos?

Leia mais

Country Service Organization. ABB em Portugal. Assistência Técnica

Country Service Organization. ABB em Portugal. Assistência Técnica Country Service Organization ABB em Portugal Introdução A Country Service Organization da ABB Portugal, conhecida no mercado por ABB Service, é a área de negócio da ABB que se dedica exclusivamente ao

Leia mais

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais.

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais. ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor para os órgãos sociais, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que

Leia mais

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES

ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES CURRICULUM VITÆ DE ARMANDO JOSÉ PINHEIRO MARQUES PIRES Setembro de 2009 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Armando José Pinheiro Marques Pires Data de nascimento: 21-10-1962 2. GRAUS E TÍTULOS ACADÉMICOS E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Cronograma dos Programas de Acção

Cronograma dos Programas de Acção P.1 Aplicação do novo quadro regulamentar às comunicações electrónicas 1. Participação, a nível internacional, nos trabalhos de implementação e eventuais ajustamentos decorrentes da revisão do actual quadro

Leia mais

Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte Maia. 23 de Março de Exmos. Senhores,

Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte Maia. 23 de Março de Exmos. Senhores, Sonaecom SGPS, S.A. Lugar de Espido, Via Norte 4471-909 Maia 23 de Março de 2012 Exmos. Senhores, Para os efeitos previstos na alínea d) do número 1 do artigo 289º do Código das Sociedades Comerciais declaramos

Leia mais

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos...

Leia mais

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS de Julho de 2007

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS de Julho de 2007 OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 16-20 de Julho de 2007 INCISTA-Alameda INtrodução à Ciência no IST Alameda Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico

Leia mais

Como Funcionam os Telemóveis

Como Funcionam os Telemóveis Como Funcionam os Telemóveis Prof. Doutor Nuno Borges de Carvalho Departamento de Electrónica e Telecomunicações Instituto de Telecomunicações Universidade de Aveiro Índice 1. Introdução Histórica aos

Leia mais

CANDIDATURA A BOLSA DE MÉ RITO PARA ESTUDOS PÓ S-GRADUADOS DO ANO ACADÉ MICO DE

CANDIDATURA A BOLSA DE MÉ RITO PARA ESTUDOS PÓ S-GRADUADOS DO ANO ACADÉ MICO DE 2016/2017 學 年 研 究 生 獎 學 金 申 請 申 請 人 可 於 研 究 生 資 助 發 放 技 術 委 員 會 的 網 上 系 統 直 接 填 寫 申 請 表 後, 列 印 及 簽 署, 並 連 同 其 他 申 請 文 件 交 到 大 學 生 中 心 ( 地 址 : 澳 門 荷 蘭 園 大 馬 路 68-B 號 華 昌 大 廈 地 下 B 座 ) CANDIDATURA A BOLSA

Leia mais

Carreiras. Luis M. Correia. Portfólio

Carreiras. Luis M. Correia. Portfólio Carreiras Luis M. Correia 1 Empregabilidade (1) A empregabilidade é a capacidade de um indivíduo encontrar um emprego e/ou de se manter no emprego em que se encontra. 2 Empregabilidade (2) 3 A empregabilidade

Leia mais

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC.

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC. Rua Diana de Liz - Horta do Bispo, Apartado 320 7006-804 Évora Telefone: 266769564/5 FAX: 266769566 E-mail : certis@certis.pt Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais

A Empresa Promoção, Imagem e Comunicação Eventos e Congressos Traduções e Interpretacções Trabalho temporário Recrutamento e Selecção

A Empresa Promoção, Imagem e Comunicação Eventos e Congressos Traduções e Interpretacções Trabalho temporário Recrutamento e Selecção A Empresa Promoção, Imagem e Comunicação Eventos e Congressos Traduções e Interpretacções Trabalho temporário Recrutamento e Selecção A Hospedeiras de Portugal são uma empresa nacional com experiência

Leia mais

Os programas de ensino superior de engenharia e o futuro das instalações elétricas em Portugal

Os programas de ensino superior de engenharia e o futuro das instalações elétricas em Portugal Os programas de ensino superior de engenharia e o futuro das instalações elétricas em Portugal 26/04/2017 José Rui Ferreira Lei 14/2015 Artigo 5.º Técnico responsável pela execução 1 - Para o acesso e

Leia mais

Formação de Fundraisers

Formação de Fundraisers Formação de Fundraisers UMA FORMAÇÃO INOVADORA PARA CAPACITAR O TERCEIRO SECTOR Desenvolvido de acordo com o Modelo de Formação Europeu - EFA Certification Parceria ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDRAISING

Leia mais

Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso

Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso 1. Introdução O presente regulamento refere-se ao Estágio e Projecto Individual, previsto nos planos curriculares dos cursos de licenciatura da Escola Superior

Leia mais

Tributação do Sector Petrolífero

Tributação do Sector Petrolífero www.pwc.com/ao/academy Tributação do Sector Petrolífero Luanda, 19 de Março de 2019 PwC s Academy Angola Formação de profissionais para profissionais Tributação do Sector Petrolífero A tributação das sociedades

Leia mais

Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso 2º Ciclo da Licenciatura

Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso 2º Ciclo da Licenciatura Regulamento do Estágio e Projecto Final de Curso 2º Ciclo da Licenciatura TOC \o "1-3" \n \h \z \u 1. Introdução 2. Estágio Final de Curso 2.1. Modalidades e objectivos do Estágio a) Trabalho Experimental

Leia mais

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO WORKSHOP TÉCNICAS DE ENG. NATURAL DO PROJECTO À EXECUÇÃO 27 A 29 DE SETEMBRO 2018 ENGENHARIA NATURAL É uma disciplina que combina os princípios da engenharia hidráulica e de solos, com conceitos biológicos

Leia mais

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 1. Parte 1 Objectivos, valor e designação das bolsas 1.1. O programa PARSUK Xperience pretende dar a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado em Portugal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO - Curso de Avaliação Sanitária de Caça Maior - Formação a Médicos Veterinários no âmbito da avaliação sanitária de caça maior no local da caçada. Responsáveis Científicos Prof. ª Madalena Vieira-Pinto

Leia mais

União Europeia Publicação no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia. Anúncio de adjudicação de contrato (Directiva 2004/18/CE)

União Europeia Publicação no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia. Anúncio de adjudicação de contrato (Directiva 2004/18/CE) União Europeia Publicação no suplento do Jornal Oficial da União Europeia 2, rue Mercier, 2985 Luxbourg, Luxburgo Fax: +352 29 29 42 670 Correio electrónico: ojs@publications.europa.eu Informação e formulários

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM AMBIENTE INTERNO 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO FRANCISCO RAMOS Presidente do Conselho de Administração

Leia mais

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica

Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Curso de Formação em Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica Leccionado por Jorge Alberto Mendes de Sousa para Galp Energia Lisboa Abril 2010 1. Enquadramento O presente curso de formação

Leia mais

Maria Salomé dos Santos Costa Rua Elias Garcia, n.º 55 1º B 3880.213 Ovar salome.costa@sapo.pt. Ovar, 2 de Agosto de 2012 Exmos Srs

Maria Salomé dos Santos Costa Rua Elias Garcia, n.º 55 1º B 3880.213 Ovar salome.costa@sapo.pt. Ovar, 2 de Agosto de 2012 Exmos Srs Maria Salomé dos Santos Costa Rua Elias Garcia, n.º 55 1º B 3880.213 Ovar salome.costa@sapo.pt Ovar, 2 de Agosto de 2012 Exmos Srs O meu nome é Salomé Costa e obtive recentemente aprovação na prova oral

Leia mais

Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO]

Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO] Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO] Índice Mensagem da Direcção da AAFDL... 3 Notas sobre o Regulamento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO.Certificado pela ANEF-Associação Nacional de Entidade Formadoras.Certificação CEPESE-DGERT-CNAEF-Área 345 Gestão e Administração Nível 6 ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS DO

Leia mais

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2016 SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT Secretarial & Management Support Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt Estudo de 2016 Apresentamos-lhe

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO - Eficiência Energética em Edifícios -

CURSOS DE FORMAÇÃO - Eficiência Energética em Edifícios - CURSOS DE FORMAÇÃO - Eficiência Energética em Edifícios - No âmbito do desenvolvimento do seu centro de formação a Self Energy Innovation propõe-se executar em parceria com a Agência Municipal de Energia

Leia mais

SEGURANÇA. Segurança de máquinas e processos NR12. 1. Laudo Técnico 2. Projetos 3. Fornecimento de Materiais Certificados. 4. Execução 5.

SEGURANÇA. Segurança de máquinas e processos NR12. 1. Laudo Técnico 2. Projetos 3. Fornecimento de Materiais Certificados. 4. Execução 5. SEGURANÇA Segurança de máquinas e processos NR12 1. Laudo Técnico 2. Projetos 3. Fornecimento de Materiais Certificados 4. Execução 5. ART SERVIÇOS Sistemas de Automação e Segurança Industrial. A EMPRESA

Leia mais

Especificidades do sector mineiro

Especificidades do sector mineiro www.pwc.com/ao/academy Especificidades do sector mineiro Luanda, 24 de Abril de 2019 PwC s Academy Angola Formação de profissionais para profissionais Especificidades do sector mineiro A tributação das

Leia mais

Formulário 01 - Dossier de Candidatura

Formulário 01 - Dossier de Candidatura Cursos de Formação Pós-Graduada, Formação Avançada ou Cursos de Especialização no Instituto Superior de Agronomia Formulário 01 - Dossier de Candidatura Orientações de preenchimento 1. Todos os campos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012 UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012 BASTONÁRIO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS CONVIDADO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO

Leia mais

Protocolo relativo a Estágio Curricular

Protocolo relativo a Estágio Curricular Protocolo relativo a Estágio Curricular 1. Introdução O presente protocolo é celebrado entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, adiante designada por FEUP, a empresa/instituição de estágio

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas:

APRESENTAÇÃO. Iniciativas Integradas: APRESENTAÇÃO Evento: 2ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade Organização: Jornal arquitecturas Data: 15 de Setembro de 2011 Local: Museu da Carris, Alcântara, Lisboa A

Leia mais

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS 2008/2009 1º SEMESTRE GUIÃO DA DISCIPLINA Docentes: Anabela Mendes Moreira, Professora Adjunta NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais

1. Designação do Curso: [CET em ; Licenciatura em ; Curso de Especialização em ; Curso de Especialização Pós-Graduada em ; Curso de Mestrado em ]

1. Designação do Curso: [CET em ; Licenciatura em ; Curso de Especialização em ; Curso de Especialização Pós-Graduada em ; Curso de Mestrado em ] 1. Designação do Curso: [CET em ; Licenciatura em ; Curso de Especialização em ; Curso de Especialização Pós-Graduada em ; Curso de Mestrado em ] Curso de Especialização Pós-Graduada em Instalações Eléctricas

Leia mais

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO OHSAS 18001:2007 E NP4397:2008

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO OHSAS 18001:2007 E NP4397:2008 CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO OHSAS 18001:2007 E NP4397:2008 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos

Leia mais

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO. Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO. Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010 INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010 Serviço de Cooperação com os Países Lusófonos e Latino-Americanos SCPLLA Endereço Reitoria da Universidade

Leia mais

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado);

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado); M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Telefone Fax Correio electrónico Trindade, Carla Castelo Nacionalidade Data de nascimento Portuguesa 24 de Outubro

Leia mais

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005 CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita:

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwcacademy.pt Finanças para Não Financeiros Lisboa, 5 e 16 de Março de 2012 Academia da PwC Lisboa, 5ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados

Leia mais

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado

Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado www.pwc.pt/academy Novas tendências no relato de sustentabilidade: GRI G4 e Relatório Integrado PwC s Academy Formação de profissionais para profissionais, com qualidade e distintiva. Novas tendências

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Rui Gonçalo Luís Duarte Data de Nascimento: 11 de Março de 1979

CURRICULUM VITAE. Rui Gonçalo Luís Duarte Data de Nascimento: 11 de Março de 1979 CURRICULUM VITAE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Rui Gonçalo Luís Duarte Data de Nascimento: 11 de Março de 1979 Naturalidade: Santarém Estado Civil: Solteiro Bilhete de Identidade : 11563714 (20/04/2005

Leia mais

LERCI / LEE. Ensino Experimental Integrado. Moisés Piedade - Rui Rocha -

LERCI / LEE. Ensino Experimental Integrado. Moisés Piedade - Rui Rocha - LERCI / LEE Ensino Experimental Integrado Experiências pedagógicas gicas Trabalhos experimentais conjuntos Projectos conjuntos Laboratórios rios integrados Moisés Piedade - msp@inesc.pt Rui Rocha - rmr@digitais.ist.utl.pt

Leia mais

Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial

Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial www.pwc.com/ao/academy Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial PwC s Academy Angola Formação de profissionais para profissionais Luanda, 10 de Abril de 2019 Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURRÍCULO DO CURSO LICENCIATURA EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL ( LEGI ) 1 A UNIVERSIDADE A Universidade

Leia mais

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO)

Relatório de Atividades Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) Relatório de Atividades 2011 Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) 1- Assembleia Geral A Assembleia Geral da APDIO realizou-se em Coimbra em 18 de Abril durante o Congresso Nacional,

Leia mais

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP)

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP) Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha (Recomendação CRUP) Na sequência da Recomendação do CRUP relativa à aquisição do grau de mestre pelos licenciados Pré-Bolonha,

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 9 de outubro de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 441/2015 Nomeia em regime de substituição o licenciado

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Universidade de Aveiro e Universidade do Porto Fernando Almeida (UA) Helena Sant Ovaia (UP) Geomateriais e Recursos Geológicos 1.

Leia mais

Engenharia Electrónica

Engenharia Electrónica Engenharia Electrónica Regras para os Regimes de Transição da LEE (Licenciatura em Engenharia Electrónica) no âmbito do Processo de Bolonha No estabelecimento das regras de transição entre o curriculum

Leia mais

Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde

Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde Pós Graduação Coordenação de Unidades de Saúde 5ª Edição Coordenação Cientifica e Pedagógica Início 26 Fevereiro de 2016 Limite Inscrições 16 Fevereiro 2016 Sábados das 09h às 18 h MSc Ana Terezinha Rodrigues

Leia mais

Projecto monit. Medidas de Radiação Electromagnética em Portugal. (Resumo de Resultados)

Projecto monit. Medidas de Radiação Electromagnética em Portugal. (Resumo de Resultados) Projecto monit Medidas de Radiação Electromagnética em Portugal (Resumo de Resultados) www.lx.it.pt/monit Medidas de Radiação Electromagnética em Portugal (Resumo de Resultados) 1. Introdução O Projecto

Leia mais

CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES

CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES ONDE Sábados 2 Semanas Intensivo 2 Dias por Semana 2 Semanas Intensivo 2 Dias por Semana Livre PRINCIPAIS VANTAGENS > 75 horas presenciais > Predominantemente prático > Várias

Leia mais

INDUÇÃO ELECTROMAGNÉTICA ORIGINADA PELAS LINHAS ELÉCTRICAS E MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS SOBRE AS ESTRUTURAS CONDUTORAS VIZINHAS

INDUÇÃO ELECTROMAGNÉTICA ORIGINADA PELAS LINHAS ELÉCTRICAS E MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS SOBRE AS ESTRUTURAS CONDUTORAS VIZINHAS INDUÇÃO ELECTROMAGNÉTICA ORIGINADA PELAS LINHAS ELÉCTRICAS E MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS SOBRE AS ESTRUTURAS CONDUTORAS VIZINHAS Programa de Trabalhos Apresentação e Descrição Sumária Dezembro de 2015 INDUÇÃO

Leia mais

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos 19.12.11 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal

Leia mais

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEGUM), através do seu Departamento de Economia,

Leia mais

Habilitações Académicas Licenciada em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa, em 1983

Habilitações Académicas Licenciada em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa, em 1983 Síntese Curricular 1. Membros da Mesa da Assembleia-Geral 1.1. Presidente Maria Teresa Vasconcelos Abreu Flor de Morais Data de Nascimento: 25 de Março de 1960 Habilitações Académicas Licenciada em Administração

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Anúncio de adjudicação de contrato

Anúncio de adjudicação de contrato 1/ 18 ENOTICES_icmartins 27/10/2011- ID:2011-149873 Formulário-tipo 3 - PT União Europeia Publicação no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia 2, rue Mercier, L-2985 Luxembourg Fax (352) 29 29-42670

Leia mais

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração:

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração: EngIQ Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química Uma colaboração: Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) Universidade de Aveiro Universidade

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

EVT004 www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 52

EVT004 www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 52 Seminário Transição para 2015 da ISO 9001, ISO 14001 e futura ISO 45001 E Agora? Venha Esclarecer as suas Dúvidas Connosco! Uma visão dos novos conceitos e processo de transição para as novas versões das

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

Curriculum vitae. Maria Dulce Leal Esteves

Curriculum vitae. Maria Dulce Leal Esteves Curriculum vitae Maria Dulce Leal Esteves 2008 Curriculum vitae 1. Identificação e contacto Nome: E-mail: Maria Dulce Leal Esteves desteves@ubi.pt 2. Qualificação Académica Licenciatura em Engenharia Química

Leia mais

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde Lisboa, 1 de Julho 2008 A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH Serviço de

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008 PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008 RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 2007 Versão Síntese Rede Eléctrica Nacional, S.A. Novembro de 2008 Índice 1. Mensagem do Presidente 2. Fichas de actividade Manutenção

Leia mais

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976).

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976). Força Aérea: Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho Nomeado para o STJ a 12 de Setembro de 2014 Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia

Leia mais

APS Relatório de Actividades

APS Relatório de Actividades Apresentam-se de seguida as iniciativas e actividades que a APS desenvolveu no decurso do ano de 2003, incluindo-se um quadro demonstrativo das despesas e proveitos. Actividades científicas, de formação

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) Maputo, Julho de 2015

Leia mais

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia)

Cursos IST/OE(RS) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Cursos IST/OE(RS) Curso de Engenharia Económica (EE) (Análises Económica e de Decisão aplicadas à avaliação de projetos de engenharia) Quintas-feiras, 19h às 22h, sala VA1, Pavilhão de Civil, IST Alameda.

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2010-2012) Nos termos dos Decretos-Lei nº /2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/200, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento dispositivos médicos do conceito ao mercado Enquadramento O setor dos dispositivos médicos (DMs) é de elevada complexidade técnico-científica e regulamentar. Na sociedade atual a sua utilização é cada

Leia mais

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector Criação de Redes para a Água Moçambique Portugal 30 de Maio de 2013 Francisco Nunes Correia Componentes da Parceria Empresas

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Instituto Superior Politécnico Tocoísta LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ANO ACADÉMICO 018 LUANDA Ano Académico 018 Av. Pedro de Castro Van-Dúnem Loy- Complexo Missionário Tocoista Golf I, Luanda,

Leia mais

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE Conselho Português para os Refugiados (CPR) O CPR, associação de solidariedade social e organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), foi constituído

Leia mais

AVISO DE OFERTA PÚBLICA DE TRABALHO PARA SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TRANSITÓRIAS PARA O ANO ESCOLAR 2010-2011 (M/F)

AVISO DE OFERTA PÚBLICA DE TRABALHO PARA SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TRANSITÓRIAS PARA O ANO ESCOLAR 2010-2011 (M/F) AVISO DE OFERTA PÚBLICA DE TRABALHO PARA SUPRIMENTO DE NECESSIDADES TRANSITÓRIAS PARA O ANO ESCOLAR 2010-2011 (M/F) Dá-se conhecimento que, pelo prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir do dia 20

Leia mais

APS Relatório de Actividades

APS Relatório de Actividades RELATÓRIO DE ACTIVIDADES - 2002 Apresentam-se de seguida as iniciativas e actividades que a APS desenvolveu no decurso do ano de 2002, incluindo-se um quadro demonstrativo das despesas e proveitos. De

Leia mais

Impacto Fiscal. Sistema de Normalização Contabilística (SNC)

Impacto Fiscal. Sistema de Normalização Contabilística (SNC) www.pwcacademy.pt Impacto Fiscal Sistema de Normalização Contabilística (SNC) Academia da PwC A conversão para o SNC será acompanhada de uma revisão e republicação do Código do IRC e de outros diplomas

Leia mais

Centro de Apoio Tecnológico às Escolas. [Estudo de Implementação] Ministério da Educação

Centro de Apoio Tecnológico às Escolas. [Estudo de Implementação] Ministério da Educação Centro de Apoio Tecnológico às Escolas [Estudo de Implementação] Ministério da Educação CATE Centro de Apoio Tecnológico às Escolas. Estudo de implementação. Ficha Técnica Título: CATE Centro de Apoio

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:91078-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e instalação de uma máquina de cortar, misturar, cozinhar e emulsionar para

Leia mais

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS)

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) Objetivos do curso: O objetivo do curso de Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral é transmitir competências avançadas

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Nome: Carlos Manuel Pereira da Silva Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1948 Estado Civil: Casado Habilitações Literárias Agregação em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais