Criando Diagramas UML com o StarUML

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criando Diagramas UML com o StarUML"

Transcrição

1 OpenStax-CNX module: m Criando Diagramas UML com o StarUML Joao Carlos Ferreira dos Santos This work is produced by OpenStax-CNX and licensed under the Creative Commons Attribution License 3.0 Introdução a UML A UML surgiu com o objetivo de unicar o método de desenvolvimento de software usando o conceito de orientação a objetos (OO). Houve uma época que existiram diversos métodos distintos cada um com sua forma de desenvolvimento, não havia um padrão de desenvolvimento usando o paradigma da orientação a objetos. Mas neste mesmo período já tínhamos bons métodos como Object Modeling Technique de James Rumbaugh, Booch de Grady Booch e o Object-Oriented Software Engineering de Ivar Jacobson e, foi à união do que tinha de melhor nesses três métodos que de origem ao padrão UML. Conceitos de Orientação a Objetos Para entender um pouco melhor o método implantado na UML temos que entender o paradigma da programação Orientada a Objetos. Hoje em dia existem muitas linguagens que trabalham com o conceito de orientação a objetos, mas a primeira linguagem que solidicou esse conceito foi à linguagem SmallTalk. A partir dai varias aplicações seguindo esse paradigma foram criadas e até hoje é assim. Vamos ver alguns conceitos da orientação a objetos. Objeto: na programação é tudo que pode existir de concreto ou abstrato no mundo real. Por exemplo: cadeira, pessoa, caneta, avaliação, entre outros. Um objeto possui uma identidade, ou seja, ele é único. Por exemplo, um objeto carro tem as seguintes propriedades: Cor: Preta Modelo: Gol Fabricante: Volkswagen Chassi: 11H838KK Classe: na programação a classe é um modelo utilizado para criação de objetos distintos. Pegando o exemplo anterior vemos que um carro tem os atributos cor, modelo, fabricante e Chassi. Então o que todos os outros objetos terão em comum serão esses atributos, a classe serve para isso para classicar os objetos e criar seus modelos. Visão Geral da UML O objetivo da UML é descrever qualquer sistema baseado no desenvolvimento orientado a objetos através de seus diagramas e anotações. A modelagem de sistemas usando a UML é aplicada em cinco fases, são elas: Analise de Requisitos, Análise, Design, Programação e Teste. Durante essas fases o responsável pelo projeto poderá utilizar diversos diagramas disponíveis na UML. Analise de Requisitos Nessa fase que capturamos as expectativas dos usuários sobre o sistema a ser desenvolvido. As idéias capturadas aqui serão representadas como funções do sistema através de notações chamadas de use-case, e também as interações do sistema junto a usuários ou outros sistemas demonstrados através atores. Com Version 1.1: Sep 28, :06 am

2 OpenStax-CNX module: m a visão dos diagramas montado nessa fase o cliente terá uma idéia dos recursos que estarão disponíveis na aplicação e cará mais fácil o seu entendimento a respeito dos requisitos solicitados. Análise Nessa fase do projeto estudam-se quais serão as entidades necessárias para o funcionamento do sistema. Ou seja, aqui descobrimos supercialmente as classes que irão compor o sistema. Para isso temos o diagrama de Classe representando as entidades e seus relacionamentos. Design Aqui se explora as soluções mais técnicas como descrição mais detalhada do relacionamento do sistema junto aos sistemas legados e possível adição de novas classes para completar o projeto a partir para codicação do sistema. Programação Nessa fase toda a parte já elaborada será convertida em código. Estudam-se todas as classes e seus relacionamentos e a partir disso o código é gerado. Teste Nessa fase são realizados os testes de unidade e os testes de integração. Os testes de unidade são aplicáveis individualmente em cada classe. Já os testes de integração são aplicados sobre um conjunto de classes e seus recursos (por exemplo, conexão a banco de dados). Por m o software é testado pelo usuário nal para vericar se o que foi estabelecido no modelo de diagrama do use-case realmente foi atingido. Os Diagramas Abordados Nesse artigo falarei sobre três tipos de grácos: o diagrama de caso de uso, diagrama de classes e o diagrama de sequência. Abordarei de forma simples e pratica esses diagramas e ao nal do artigo criarei exemplos de cada um deles. O Diagrama de Caso de Uso O Diagrama de caso de uso tem foco no comportamento do sistema. Sua construção deve ser feita de forma clara sem ambiguidade. A construção do diagrama de caso de uso é baseada nos requisitos que foram levantados junto ao cliente. Os elementos básicos desse diagrama são: Caso de Uso uma elipse contendo um texto onde descrevemos qual a responsabilidade do caso de uso dentro do sistema. Figure 1 Ator um boneco magrelo que representa um personagem ou sistema externo que interage com o caso de uso. Geralmente descrevemos qual o seu papel colocando um texto abaixo do boneco.

3 OpenStax-CNX module: m Figure 2 Fronteira do Sistema um retângulo que representa a fronteira do sistema, ou seja, seus limites dentro de uma determinada visão. É dentro dessa fronteira que cam todos os casos de Uso. Figure 3 Extends Descreve cenários opcionais de um caso de uso. São executados se algumas condições são satisfeitas. É como se fosse um teste para saber se um caso de uso vai ou não ser estendido. includs -Descreve um cenário que indica obrigatoriedade onde a execução do primeiro caso de uso obriga a execução do segundo caso de uso. O Diagrama de Classes O diagrama de classes é utilizado para representar classes e seus relacionamentos dentro do projeto. Esse diagrama é composto por um retângulo divido em três partes que representam a estrutura da classe (nome, atributos e operações).

4 OpenStax-CNX module: m Figure 4 Diagrama de Sequências Esse diagrama serve para demonstrar a interação entre os objetos. Essa interação acontece através de mensagens ordenadas entre os objetos do sistema. O diagrama de sequência possui dois eixos: eixo vertical, que mostra o tempo e o eixo horizontal que mostra os objetos do sistema. Para adicionar esse diagrama primeiro vamos incluir um novo pacote da mesma forma que os outros que já foram criados após isso clique com o botão direito sobre o pacote e vá a Add Diagram Sequence Diagram. Para adicionar os objetos já existentes devemos ir aos pacotes correspondentes clicar sobre os objetos segure e araste para a área do diagrama de sequencia. Para adicionar os outros objetos devemos utilizar a caixa de ferramentas que ca do lado esquerdo: Figure 5 Após a inclusão dos objetos o diagrama cara assim:

5 OpenStax-CNX module: m Figure 6 O Programa StarUML StarUML é uma ferramenta Open Source utilizada para desenvolvimento rápido de projetos modelados pela UML. Mais informações podem ser encontradas no site da ferramenta 1. Nota: os desenhos de diagramas nesse artigo foram todos feitos através do StarUML Instalando o StarUML Baixando: Acessar o site 2 clicar sobre link StarUML Download depois sobre ( ) StarUML 5.0 (Windows Installer) Stable 5.0 (21.67MB) optar por uma forma de instalação (escolhi o staruml-5.0-with-cm.exe). Instalando: Dê dois cliques sobre o executável

6 OpenStax-CNX module: m Figure 7 Clique em Next

7 OpenStax-CNX module: m Figure 8 Marque a opção I accept the agrement e clique em Next

8 OpenStax-CNX module: m Figure 9 Escolha o diretório de instalação ou deixe o sugerido e clique em Next

9 OpenStax-CNX module: m Figure 10 Dê o nome da pasta (ou deixe o sugerido) de atalho que será criada no menu do Windows e clique em Next.

10 OpenStax-CNX module: m Figure 11 Caso queira criar um atalho do programa na área de trabalho deixe marcado a caixa Create a Desktop icon e clique em Next

11 OpenStax-CNX module: m Figure 12 Clique em Install e aguarde a instalação do programa.

12 OpenStax-CNX module: m Figure 13 Depois disso o programa será instalado e estará disponível em Inicial Todos os Programas StarUML (ou o nome que foi colocado na instalação). Implementando na Prática o Uso da UML - Mão na Massa Nessa parte do artigo teremos a modelagem de um sistema escolar de informática usando os diagramas que foram abordados anteriormente. O objetivo é mostrar de forma pratica a aplicação da UML em desenvolvimento de sistemas orientado a objetos. A ferramenta utilizada para montagens dos grácos será o StarUML. Estudo de Caso: o sistema desenvolvido será para uma escola de informática, a escola precisa de um software onde a secretaria possa cadastrar as turmas de um semestre. Quando o aluno se matricular o sistema nanceiro deve ser avisado (aqui temos uma emissão de boleto). O sistema deve fornecer uma lista de turmas cadastradas para controle dos professores. O sistema deve ter um controle de acesso (usuário e senha). Iniciei o programa StarUML através do atalha na área de trabalho (caso não tenha esse atalho use a opção já explicada anteriormente). Ao abrir o programa clique em Empty Projtect conforme a imagem abaixo:

13 OpenStax-CNX module: m Figure 14 Agora vamos criar primeiro o diagrama de caso de uso e monta-lo conforme os requisitos propostos no estudo de caso. Com o StarUML aberto do lado direito da tela no Model Explore clique com o botão direito sobre Unititled e escolha Add Package. Feito isso poderá renomear o pacote para o nome que quiser. Agora clique sobre o pacote e escolha Add Diagram Use Case Diagram. Pronto do lado esquerdo do programa teremos todos os itens para criação do Diagrama de Caso de Uso.

14 OpenStax-CNX module: m Figure 15 Agora para criação do diagrama precisamos analisar dentro do contexto descrito no estudo de caso quais serão os possíveis usuários do sistema e ainda quais as interações desse sistema junto a outros sistemas. Assim podemos criar os atores do diagrama de caso de uso. o sistema desenvolvido será para uma escola de informática, a escola precisa de um software onde a secretaria possa cadastrar as turmas de um semestre. Quando o aluno se matricular o sistema nanceiro deve ser avisado (aqui temos uma emissão de boleto). O sistema deve fornecer uma lista de turmas cadastradas para controle dos professores. O sistema deve ter um controle de acesso (usuário e senha). Analisando o estudo de caso acima temos o seguinte: Secretária: não é um usuário do sistema, mas terá interação com ele e por tanto pode ser considerada um ator. Aluno: é um usuário do sistema e por tanto é um ator. Financeiro: não é um usuário do sistema, mas terá interação com ele e por isso pode ser considerado um ator. Professor: é um usuário do sistema e por tanto é um ator. Denido os usuários podemos identicar agora os casos de uso do sistema. Bom no caso do aluno o que ele pode fazer é realizar a sua matricula no sistema, temos então o caso de uso realizar matricula em consequência podemos ter a criação de outro caso de uso que seria o gerar boleto essa ocorrência tem o nome de includ. No caso da secretária podemos ter basicamente três casos de uso que são: Cadastrar Turmas, Cadastrar Professor e Cadastrar Aluno. No caso do Cadastrar Aluno podemos dizer que a secretaria faça o cadastro do aluno em casos de problemas por parte do aluno ao tentar cadastra-se no sistema. O professor pode basicamente gerar três casos de uso também que são: Cadastrar Frequência, Lançar Nota, Consultar Lista Turma.

15 OpenStax-CNX module: m O nanceiro tem basicamente a função de administrar os pagamentos dos alunos junto ao sistema de tesouraria. Nota: os casos de uso criados são bem simples, pois são para ns didáticos, é claro que poderíamos encontrar muito mais casos nesse senário. Após a montagem do Diagrama de Caso de Uso teríamos essa visão: Figure 16 Criado o diagrama de caso de uso vamos agora para o Diagrama de Classes. O diagrama de classes é baseado nas entidades que levantamos dentro do contexto do estudo de caso tanto entidades explicitas como implícitas. Analisando o contexto temos as seguintes classes: Aluno, Professor, Disciplina, Curso e Turma. Secretaria e Financeiro como são sistemas externos não estou incluindo na analise. Para adicionar um diagrama de classes temos que clicar com o botão direito do mouse sobre o pacote e ir a Add Diagram Class Diagram. Pronto temos todos os itens para construção das classes:

16 OpenStax-CNX module: m Figure 17 Feito isso agora começo a construção das classes junto com seus possíveis atributos e métodos. Classe Aluno: o que basicamente compõe essa classe são os atributos nome, sexo, matricula, datanascimento. Todos esses atributos serão privados, ou seja, serão todos de acesso exclusivo da classe assim para acessa-los de fora da classe será necessário à construção dos métodos Getter e Setter. Não é necessário à visão desses métodos no diagrama apenas os métodos relevantes são considerados. Os métodos dessa classe são: registraraluno, cosultaraluno, excluiraluno e alterarmatricula. Classe Professor: basicamente é composta pelos atributos nome, sexo e registro. Os métodos dessa classe são: consultarturma, lancarnota e realizarfrequencia. Todos os atributos da classe serão privados e precisão de seus métodos Getter e Setter. Classe Turma: é composta pelos atributos codigo, codigoaluno, codigoprofessor. Os métodos dessa classe são listarturma, listaralunos. Os atributos dessa classe serão privados. Classe Curso: é composta pelos atributos código e nome apenas e os métodos consultarcurso e incluir- Curso. Os atributos são privados. Classe Disciplina: é composta pelos atributos código e nome, e pelos métodos consultardisciplina e incluirdisciplina.

17 OpenStax-CNX module: m Classe DetalheTurma: é uma classe que auxilia no relacionamento da classe turma junto as classes Aluno e Professor. Essa classe é composta pelos atributos codigoaluno, codigoprofessor e codigoturma. Todos os atributos dessa classe são privados. Classe DetalheCurso: é uma classe que auxilia no relacionamento da classe curso junto a classe Turma. É composta pelos atributos codigocurso e codigoturma. Os atributos dessa classe são privados. DetalheDisciplina: é uma classe que auxilia no relacionamento da classe Disciplina junta a classe Curso. É composta pelos atributos codigocurso e codigodisciplina. Seus atributos são privados. Depois de criado o diagrama de classe vai car assim: Figure 18 Agora vou mostrar um exemplo da criação do Diagrama de Sequência. O diagrama de sequencia é baseado nos casos de uso e ele descreve o uxo de eventos de cada caso, assim sendo, para cada caso de uso descoberto será necessário à criação de um diagrama de sequencia, mas não criarei todos os diagramas de sequencia mostrarei apenas um diagrama relacionado ao caso de uso Lançar Nota que é executado pelo ator Professor. Para adicionar o diagrama de sequencia repetimos os mesmos passos dos outros diagramas. Primeiro adicionamos um pacote depois adicionamos um Sequence Diagram. Para incluir os objetos no diagrama temos que selecionar os pacotes onde já existem as classes e os casos de uso selecionar o objeto segurar e arrastar para a área de criação. Objetos novos podem ser adicionados pela paleta que ca do lado esquerdo:

18 OpenStax-CNX module: m Figure 19 Após a inclusão de todos os objetos o gráco ca assim: Figure 20

19 OpenStax-CNX module: m Referência: Melo, A. C. (2010). Desenvolvendo Aplicações com UML 2.2. Rio de Janeiro: Brasporte. StarUML. (s.d.). Welcome to StarUML. Acesso em 09 de 2013, disponível em StarUML The Open Source UML/MDA Platform.

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo [email protected] 28 Março 2012 A

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community

Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community 1. Introdução Astah Community é uma poderosa ferramenta que ajuda você a modelar seus diagramas em UML. Nesse tutorial nós vamos guiar você na criação de

Leia mais

UML Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso. ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas

UML Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso. ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas [email protected] 1 - Conceitos 2 UML é uma linguagem para: Especificar Visualizar Construir...

Leia mais

Análise de Sistemas. Aula 5

Análise de Sistemas. Aula 5 Análise de Sistemas Aula 5 Prof. Emerson Klisiewicz CONTEXTUALIZAÇÃO Aula 5 Análise Orientada a Objetos Introdução a UML Histórico e Visão Geral Ferramentas CASE O Sucesso... Clientes satisfeitos Eles

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama.

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama. DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Diagrama de Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento externo do sistema

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Casos de Uso Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Diagrama de Casos de Uso Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento

Leia mais

Lista Diagrama de Casos de Uso

Lista Diagrama de Casos de Uso Lista Diagrama de Casos de Uso 1. Qual é a notação da UML para um caso de uso? Qual é a notação da UML para um ator? Qual a notação utilizada na UML para o relacionamento de generalização? 2. Defina o

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida [email protected] Marcelo Nassau Malta [email protected]

Leia mais

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2)

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse POO Paradigma Orientado

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa,

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Diagrama de Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento externo do sistema

Leia mais

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Versão 1.0.0 1 ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DA ASTAH... 3 COMO BAIXAR... 4 PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES...

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

Especificações de Casos de Uso e Regras de Negócio

Especificações de Casos de Uso e Regras de Negócio Especificações de Casos de Uso e Regras de Negócio Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Especificações de Casos de Uso e Regras de Negócio 1/41 Introdução Agenda Objetivos das Especificações de Casos

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio [email protected] Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE Método de Jacobson Alunos: Amanda Lira Gomes Lucas Balbino de Melo Ferreira Mycke Richard Guntijo Renato Gomes Borges Júnior Sumário Introdução Visão Geral

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Nickerson Fonseca Ferreira [email protected] O que é?? 2 A UML

Leia mais

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota

Introdução à UML. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX. Prof. Fernando Maia da Mota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Sistemas de Informação - CPCX Introdução à UML Prof. Fernando Maia da Mota Slides gentilmente cedidos por Profa. Dra. Maria Istela Cagnin Machado UFMS/FACOM Introdução

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso Prof. Bruno Moreno [email protected] Comportamento do Sistema Refere-se às funcionalidades do sistema Requisitos funcionais; O comportamento

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Criptografando os seus dados

Criptografando os seus dados Criptografando os seus dados Vou mostrar como criar um local em seu computador, uma pasta por exemplo para que você possa guardar coisas com o máximo de segurança, para isso, vamos primeiro fazer download

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 07 UML - Diagrama de Casos de Uso

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 07 UML - Diagrama de Casos de Uso ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 07 UML - Diagrama de Casos de Uso OBJETIVOS DA AULA Apresentar uma introdução ao conceitos da UML; Explicar o que é um caso de uso; Explanar sobre o diagrama de casos de uso;

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

Visão Geral da UML. SSC Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Visão Geral da UML SSC 121 - Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Conteúdo Introdução Ferramentas de Apoio Diagramas da UML Elementos Genéricos Material sobre UML

Leia mais

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Trabalho Análise e Projeto de Sistemas UML Aluna: Luana Alves Businaro-1614193 Maio de 2017 Sumário 1 Introdução...

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza [email protected] http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Exercício Prático Modelagem UML Givanaldo Rocha de Souza [email protected] http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Tiago Alves ([email protected]) UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Livro: Utilizando UML e Padrões, 3.ed. Autor(es): Craig Larman Modelagem de Sistemas Orientados

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação [email protected] AULA 01

Leia mais

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Diagrama de Classes Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Agenda Introdução Objetos Classes Atributos Operações & Métodos Relacionamentos Relacionamento: Associação Nome de Relacionamento

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Programação Java com Banco de Dados MYSQL Instalando o Servidor MYSQL Iremos utilizar o Vertrigo, programa esse que possui o servidor MySQL, Apache e PHP. Porém nosso foco

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Atividades 1/40 Agenda Introdução Nó Inicial e Nó Final Ações ou Atividades Fluxos ou Arestas Conectores Objetos Pinos Decisões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por SUMÁRIO 1. enota Safeweb... 3 Você sabe o que é NFS-e?... 3 2. Antes de começar... 5 Instalando o Safenet... 5 3. Menu enota... 8 Cadastros Prestador... 8 Cadastros Vendedores... 14 4. Emissão da NFS-e...

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

Manual Sistema CGG. Acesse este link

Manual Sistema CGG. Acesse este link Manual Sistema CGG Acessar o Endereço: http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dcc/cgg/ (Atenção!!! O bloqueador de popup do navegador deverá ser desativado para este site) Acesse este link I - Primeiro

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2 Modelos em Sistemas de Informação Aula 2 Referências básicas da aula Paulo Cougo - Modelagem conceitual e Projeto de Banco de Dados. Craig Larman - Utilizando UML e padrões. Roger Pressman - Engenharia

Leia mais

UML. Modelando um sistema

UML. Modelando um sistema UML Modelando um sistema Fases do desenvolvimento de Software Análise de requisitos Análise Projeto Programação Análise de Requisitos Esta fase captura as intenções e necessidades dos usuários do sistema

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS WEBISSUES MANUAL DE PROCEDIMENTOS V 1.0.0 Curitiba Novembro de 2012 1 SUMÁRIO 1 WEBISSUES... 3 1.1 O QUE É O WEBISSUES... 3 1.2 COMO OBTER O WEBISSUES... 3 1.3 ACESSANDO O WEBISSUES VIA DESKTOP CLIENT...

Leia mais

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Avisos Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Avisos 2. Como Publicar Avisos 2 1. Avisos Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Requisitos, Casos de Uso no ArgoUML

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Requisitos, Casos de Uso no ArgoUML UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Requisitos, Casos de Uso no ArgoUML Professor: Rômulo César [email protected] www.romulocesar.com.br Roteiro Requisitos Funcionais

Leia mais

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação Engenharia de Software Aula 10 Tópicos da Aula Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo [email protected] 09 Abril 2012 Alguns Diagramas UML

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Manual de Instalação do CmapTools no Linux Educacional 1.0 por Rafael Nink de Carvalho

Manual de Instalação do CmapTools no Linux Educacional 1.0 por Rafael Nink de Carvalho Introdução O presente manual tem por intenção mostrar a instalação do software CmapTools na distribuição Linux Educacional 1.0. Foi escrito (e mail: [email protected]) Download Entre no seu browser,

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Profª Andrea e Prof. Vilson Diagrama de Casos de Uso O Diagrama de Casos de Uso procura por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento

Leia mais

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira Agendamento, Pedido e Liberação Financeira COMO FAZER UM AGENDAMENTO A primeira parte deste guia é explicar sobre o agendamento, ou seja, a porta de entrada do paciente na clínica. Para fazer um novo agendamento

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

PCS Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez)

PCS Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez) PCS 3443 - Laboratório de Engenharia de Software I Tutorial de Modelagem de Dados no RSA v9.5 (por Michelet dal Carpio Chávez) 1. Pré-requisitos 1. Rational Software Architect instalado com as seguintes

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Configuração mínima; * Windows 98 ou superior de 32 ou 64 bits. * Processador Celeron ou AMD de qualquer velocidade. * 02 gigas de memória ram. * 02 gigas de espaço

Leia mais

UML Unified Modeling Language

UML Unified Modeling Language UML Unified Modeling Language Rosana Cristina Colombo Dionysio Nelson Sadala Tavares Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende LEONARDO DA VINCI (Pintor,

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima TUTORIAL DO DIRECTSUBMIT AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SafeAssign DirectSubmit Autor(es) Natália Regina de Souza Lima 1 SUMÁRIO 1. O que é DirectSubmit. 2. Acessando ao DirectSubmit. 3. Enviando Trabalhos

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Para acessar o Portal Acadêmico: Utilizar apenas o navegador Internet Explorer, pois somente este está homologado pelo fabricante para utilização do sistema; Desativar o bloqueador de Pop-ups no Internet

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas.

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. Guia Rápido Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. A Impressora térmica de Etiquetas Elgin L42-DT foi desenvolvida para reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer um design compacto. www.bztech.com.br

Leia mais

Diagrama de Sequência

Diagrama de Sequência "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Diagrama de Sequência Givanaldo Rocha de Souza [email protected] http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS

GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS GUIA DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO TERMINAL VIRTUAL - AVPOS Bem vindo ao CDL-CARD, este guia tem como finalidade básica auxiliar o usuário na instalação e operação do software AVPos, Terminal Virtual de

Leia mais

Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp

Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp Esse é um breve tutorial que mostrará como é simples se cadastrar em nosso aplicativo uma vez que você já tenha sido cadastrado pela instituição de ensino. Apresentaremos

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Casos de Uso 1/29 Agenda Introdução Casos de Uso Atores Relacionamento entre Atores e Casos de Uso Relacionamento entre Casos

Leia mais

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Objetivos principais: Delimitar o contexto de um sistema Documentar os requisitos Ajudar no entendimento dos requisitos Descrever os requisitos funcionais Facilitar

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais