FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?"

Transcrição

1 Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

2 Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

3 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Liturgia, no seu sentido etimológico, significa toda a ação do povo, para o povo ou comunitária. Função ou ministério público. Visa o bem comum.

4 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Na Antiguidade Cristã, a palavra Liturgia designava o culto novo que surge do Sacerdócio de Cristo nos ambientes judeu-cristãos. O termo Liturgia começou, depois, a ser empregado no próprio da Celebração da Eucaristia.

5 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Toda o Ato Litúrgico é dirigido ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

6 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Aplicando um conceito, podemos dizer que Liturgia é... A Celebração do Mistério Pascal de Cristo que traz presente e atualiza a obra de Cristo.

7 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Mistério Pascal de Cristo, o que é? Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo Onde se celebra? Em todos os Sacramentos, de forma especial na Missa (Sacramento da Eucaristia).

8 Formação Litúrgica: liturgia: conceito Traz presente e atualiza a obra de Cristo? Há um só e único sacrifício de Cristo: a Cruz. Não é, então, uma nova Cruz, uma nova morte. O sacrifício, que teve fim enquanto acontecimento histórico, se torna presente, nos dias atuais, sob as formas sacramentais.

9 Formação Litúrgica: A Liturgia que se celebra A Liturgia é a CELEBRAÇÃO do Mistério Pascal de Cristo? O que é Celebração? Celebrar?

10 Formação Litúrgica: Liturgia e Celebração Celeber (latim): exprime a ideia de lugar frequentado por numerosa multidão por motivo de uma festa. Ligação entre Célebre, Celebrar e Celebração. Assim, o verbo celebrar diz de frequentar, mas com cunho festivo, comunitário, ritual de determinada ação. O substantivo celebração, então, fala da ação de celebrar solenemente um ato.

11 Formação Litúrgica: Liturgia e Celebração A Celebração é uma categoria que pertence à esfera sensível e visível da liturgia cristã. Liturgia deseja indicar globalmente todos os aspectos do Culto Cristão. Celebração indica primordialmente a liturgia em ato. Ação concreta que pretende realizar um rito determinado, que é ato de culto por parte da assembleia reunida, onde se dá a Deus a glória devida e aos homens a santificação mediante o sacerdócio de Cristo.

12 Formação Litúrgica: Liturgia e Celebração Liturgia é o culto de uma vida cristã transformada em fidelidade a Deus, expressa e santificada em alguns atos sacramentais que atualizam a presença da salvação. Celebração é o momento em que ocorre esta atualização mediante, gestos, símbolos, ritos e ações. É uma re-presentação (tornar presente de novo, nova presença) e uma atualização no plano localtemporal do exercício do Sacerdócio de Cristo.

13 Formação Litúrgica: Liturgia e Celebração O objetivo final e definitivo da liturgia-celebração é realizar, aqui e agora, o Mistério Pascal de Cristo: celebra-se (efetua-se) um rito para celebrar (alcançar) o Mistério de Cristo. Liturgia, celebração e equipe celebrativa: a verdadeira necessidade de uma equipe consistente e organizada, que estude liturgia, se prepare para a celebração, busque o essencial da Liturgia e leve a todos a experimentar o Mistério.

14 O que é o espaço? Espaço físico; Espaço virtual; Espaço cibernético; Espaço de ocupação...

15 A celebração litúrgica não é apenas uma realidade espiritual, mas também material e corporal. Por isso, com o desenvolver histórico, a Igreja começou a ter espaços próprios para a celebração do culto cristão.

16 Templo: as chamadas igrejas. Sendo que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, que possui uma Cabeça e um Corpo, com vários membros, o Templo busca ser a representação desta realidade.

17

18

19

20 Existem, nos templos, dois grandes espaços centrais: o presbitério e a assembleia. O Presbitério diz de onde fica a Cabeça. A Assembleia diz de onde ficam os membros.

21 Presbitério Assembleia

22 O que é a Assembleia? Muito mais do que um espaço físico, é uma realidade celebrativa. Igreja: do grego, ekklesía, assembleia. É o espaço reservado aos fieis, irmãos em Cristo, que se reúnem em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia. Formam um Corpo e manifestam a Presença de Cristo.

23 Na celebração da Missa os fieis constituem o povo santo, o povo adquirido e o sacerdócio régio, para dar graças a Deus e oferecer o sacrifício perfeito, não apenas pelas mãos do sacerdote, mas também juntamente com ele, e aprender a oferecer-se a si próprio.

24 Formem um único corpo, seja ouvindo a palavra de Deus, seja tomando parte nas orações e no canto, ou sobretudo na oblação comum do sacrifício e na comum participação da mesa do Senhor. Tal unidade se manifesta muito bem quando todos os fieis realizam em comum os mesmos gestos e assumem as mesmas atitudes externas.

25 O que é o Presbitério? Sendo que o templo é a representação do Corpo de Cristo, é o espaço reservado à Cabeça. É o espaço reservado aos Diáconos, Presbíteros (padres) e Epíscopos (Bispos) e aos auxiliares. Os Ministros Ordenados, exceto o Diácono, agem na Pessoa de Cristo Cabeça e manifestam a sua Presença, que preside o culto.

26 Toda celebração legítima da Eucaristia é dirigida pelo Bispo, pessoalmente ou através dos presbíteros, seus auxiliares. O presbítero: Oferece o sacrifício em nome de Cristo. Está à frente do povo fiel reunido Preside à sua oração Anuncia-lhe a mensagem da salvação

27 Associa a si o povo fiel no oferecimento do Sacrifício ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Dá o Pão da Vida aos irmãos e, com eles, recebe-o.

28 A ação litúrgica gira em torno de duas mesas: Mesa da Palavra (ambão); Mesa Eucarística (Altar). Durante a execução da liturgia, o altar é o centro de toda a ação; na ausência de Sacrário no templo ou no corpo do mesmo, o altar continua sendo o centro; Fora da execução da liturgia, o centro do templo é o Sacrário, pois ali encontra-se Jesus Sacramentado (Eucaristia).

29 O propósito primordial do altar é oferecer comida espiritual para os que foram convidados para a ceia do Senhor. Por isso, denomina-se a mesa do sacramento: o corpo de Cristo. Mas, antes de encaminhar-se à mesa do sacramento, primeiro a assembleia aproxima-se do que se designou por mesa da Palavra, onde Deus nos convoca a escutá-lo e a receber o anúncio da boa nova que se realiza na Eucaristia.

30 O Ambão é um espaço próprio para a Palavra de Deus, devido à sua dignidade. Para ele deve-se voltar a atenção da assembleia reunida quando da Liturgia da Palavra.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda DECRETO Nº02/2014 Os Ministros Extraordinários da Comunhão Aos que este decreto virem, saúde e bênção.

Leia mais

Tema encontro : Quaresma

Tema encontro : Quaresma Tema encontro : Quaresma A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Batistério: lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1

ORIENTAÇÕES CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1 ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1 Q ueremos expressar, inicialmente, nosso respeito aos profissionais de decoração, foto e filmagem

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

A Assembleia celebrante reúne-se

A Assembleia celebrante reúne-se A Assembleia celebrante reúne-se A primeira realidade litúrgica, da parte humana, é a assembleia. É a primeira coisa que os crentes realizam: reúnem-se. É a primeira coisa que os não crentes observam:

Leia mais

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja Este documento foi escrito com base na IGMR Introdução Geral ao Missal Romano. O estudo dos temas abordados

Leia mais

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico)

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) LITURGIA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CRISTÃ LIT = laós URGIA = ergon CELEBRAR =. POVO FAZER AÇÃO TRABALHO SERVIÇO

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

A B C D E DESEJAMOS A TODOS UMA BOA PROVA! Quem vos chamou é fiel, e é Ele que vai agir (1 Tes. 5, 24) Avaliação Nacional dos Acólitos

A B C D E DESEJAMOS A TODOS UMA BOA PROVA! Quem vos chamou é fiel, e é Ele que vai agir (1 Tes. 5, 24) Avaliação Nacional dos Acólitos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR AS PROVAS 1. SOBRE A MARCAÇÃO DA FOLHA DE RESPOSTA 1.1. Este caderno é composto por 30 questões, sendo elas 18 fechadas e 12 abertas. 1.2. Em cada

Leia mais

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO Sem. Francisco Gilson de Souza Lima Diocese de Bragança Paulista Aqui nos dispusemos a refletir de modo sucinto, mas não sem relevância, sobre o importante

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

Partes da Igreja Católica II

Partes da Igreja Católica II Partes da Igreja Católica II Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

A Santa Sé. do pão e nas orações» (Act 2, 42). 1. «Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir

A Santa Sé. do pão e nas orações» (Act 2, 42). 1. «Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA JOÃO PAULO II À POLÓNIA (5-17 DE JUNHO DE 1999)CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NA CATEDRAL DOS SANTOS MIGUEL E FLORIANOHOMILIA DO SANTO PADREVarsóvia, 13 de Junho de 1999 1.

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante RITOS INICIAIS Refrão meditativo : É uma pequena peça musical, de fácil assimilação, cantada repetidas vezes com o objetivo de criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante,

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS

RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS 1. Este rito é uma proposta para o início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, mediante o qual são recebidos os Santos Óleos nas diferentes comunidades. 2. Antes

Leia mais

Bento XVI, Sacramentum caritatis,

Bento XVI, Sacramentum caritatis, ou Bento XVI, Sacramentum caritatis, Em entrevista com o clero da Diocese de Albano (31/8/2006), Bento XVI respondeu à pergunta de um padre sobre a ars celebrandi. Disse que essa arte tem várias dimensões:

Leia mais

Algumas Dicas de LITURGIA

Algumas Dicas de LITURGIA derphilosopher 1 Algumas Dicas de LITURGIA Norberto Mazai 2 ALGUMAS DICAS DE LITURGIA Norberto Mazai À luz da Sacrossanctum Concilium que foi um dos primeiros documentos conciliares, publicado no ano de

Leia mais

SÍMBOLOS NA LITURGIA

SÍMBOLOS NA LITURGIA SÍMBOLOS NA LITURGIA Os sinais sagrados permeiam nossa vida de fé e nos ajudam a expressá-la e aprofundá-la O ser humano é simbólico, sacramental, sinal do amor de Deus, criatura privilegiada, feita à

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

Um espaço para as celebrações da comunidade. Ione Buyst Cap. 09

Um espaço para as celebrações da comunidade. Ione Buyst Cap. 09 Um espaço para as celebrações da comunidade Ione Buyst Cap. 09 A maioria das tradições religiosas possui seus lugares sagrados para o encontro com o divino e para o culto dedicado a ele. O povo da primeira

Leia mais

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO Como pode cair no enem A Reforma protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 1 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a Celebração da Palavra de Deus. 16ªed. São Paulo: Paulinas, 2004 (Documentos da CNBB,

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

HOMILIA DA ENTRADA SOLENE NA DIOCESE DE VISEU

HOMILIA DA ENTRADA SOLENE NA DIOCESE DE VISEU HOMILIA DA ENTRADA SOLENE NA DIOCESE DE VISEU 1. Somos a Igreja viva reunida à volta do altar, para celebrar a Festa da dedicação da Catedral, neste dia em que acolheis o vosso novo Bispo. É belo ver a

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

Igreja de Nova Viçosa

Igreja de Nova Viçosa Igreja de Nova Viçosa Viçosa / MG Projeto: Pe. Lauro Novembro de 2014 Estou feliz em poder ajudar nas obras. Espero mostrar um trabalho digno e que venha ter um fim perfeito no serviço ao mistério da Missa.

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

Grupo de Acólitos. São João da Madeira

Grupo de Acólitos. São João da Madeira Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente perceber como

Leia mais

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45)

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) BENÇÃO DE RAMOS MC: Pedro Mesquita Todos paramentados (Bispo, Concelebrantes, Diáconos e Acólitos) dirigem-se para

Leia mais

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Em louvor do Tríduo pascal, José de Leão Cordeiro... 7 Reflectir e viver o Mistério pascal, D. Júlio Tavares Rebimbas... 9 O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA

Leia mais

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul do ECLESIOLOGIA A Ceia do Senhor Por R. C. Sproul R. C. Sproul Quando estudamos o livro de Atos dos Apóstolos e a vida da primeira comunidade cristã, descobrimos

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança EMBARGO ATÉ ÀS 11HORAS DO DIA 21 DE ABRIL DE 2011 Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança Homilia da Missa Crismal Sé Patriarcal, 21 de Abril de 2011 1. Continuamos o desafio por mim proposto no

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Formação para Coroinhas 1

Formação para Coroinhas 1 Formação para Coroinhas 1 Formação para Coroinhas 1 - Nova Edição.indd 1 27/06/17 10:49 Coleção L, Como participar da eucaristia? Catequese sobre a missa, José Antônio M. Busch Formação para coroinhas

Leia mais

Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei. Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990

Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei. Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990 Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990 Modalidades de toque Dobre simples O sino gira pelo lado em que está encostado o badalo,

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM VISUAL. Pe Thiago Faccini Paro

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM VISUAL. Pe Thiago Faccini Paro COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM VISUAL Pe Thiago Faccini Paro Catedral de Santa Teresa Caxias do Sul / RS Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Na Liturgia...

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP.

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. 1 ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. Pelo presente documento, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida regula e

Leia mais

Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. O papel do Diácono Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (ITm 3:13) ATOS 6: 1-6 A Origem do Diaconato na igreja I Tm 3:

Leia mais

ENCONTRO DIOCESANO COM MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA. 2. Breve exposição sobre o Ano Litúrgico... 03

ENCONTRO DIOCESANO COM MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA. 2. Breve exposição sobre o Ano Litúrgico... 03 ENCONTRO DIOCESANO COM MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA 28 de Fevereiro de 2015 Pastoral Litúrgica Diocesana Diocese de Amparo-SP. SUMÁRIO 1. Celebrar... 02 1.1 O que é Celebrar?... 02

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Páscoa do Senhor de 2016 Missa do Dia.

Páscoa do Senhor de 2016 Missa do Dia. Páscoa do Senhor de 2016 Missa do Dia. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Ainda temos diante de nossos olhos e ressoando em nossos ouvidos a celebração desta Noite Santa da Páscoa da Ressurreição do Senhor, cuja

Leia mais

50. O roteiro dos retiros

50. O roteiro dos retiros 50. O roteiro dos retiros 1 Como Pastor Supremo da Igreja, desejo ardentemente convidar todos os membros do povo de Deus, e de modo especial os que vivem no continente americano donde fiz, pela primeira

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO Síntese elaborada por Ir. Jeane B. Aguiar, SJBP. É preciso contemplar o mistério da misericórdia! Contemplar

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Universidade Brasileira de. TEOLOGIA Conteúdo do Curso de Capelania Civil

Universidade Brasileira de. TEOLOGIA Conteúdo do Curso de Capelania Civil Conteúdo do Curso de Capelania Civil Capelania: (s.f.) Cargo, Dignidade ou Benefício de Capelão. Capelão: (s.m.) 1 Pastor ou Padre encarregado de ofício na Capela 2 Responsável pela assistência espiritual

Leia mais

A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno

A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno Já no Antigo Testamento se percebe a esperança de um Messias sacerdotal (Gn 14,18;; Is 52-53; Zc 3; 6,12-13:

Leia mais

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática Coleção Celebração da fé Celebrações explicadas aos coroinhas e acólitos (As), Edson Adolfo Deretti Curso de preparação

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

SINAL DA CRUZ. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SINAL DA CRUZ. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. [Ano] SINAL DA CRUZ 1 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. A liturgia usa muito a linguagem dos sinais, dos gestos e das posições. O primeiro sinal o mais importante e o mais conhecido

Leia mais

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS INTRODUÇÃO O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no exercício de sua competência estabelecida no art. 66, incisos 1, 2 e 32, da Lei Ordinária,

Leia mais

5º Mistério Luminoso: A Instituição da Eucaristia

5º Mistério Luminoso: A Instituição da Eucaristia 5º Mistério Luminoso: A Instituição da Eucaristia Eu sou o Pão vivo descido do Céu Quem comer deste Pão, viverá eternamente; e o Pão que Eu darei é a Minha carne para a salvação do mundo. (Jo 6, 51). Introdução:

Leia mais

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Águeda, 22 de Maio de 2008 A Eucaristia dom de Deus para a vida do mundo 1. A Igreja celebra hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de

Leia mais

O Ensino da Santa Missa segundo Maria Montessori

O Ensino da Santa Missa segundo Maria Montessori O Ensino da Santa Missa segundo Maria Montessori (Educação religiosa, liturgia e método Montessori. G. Gobbi - S. Cavalletti 1965) É necessário que também os pequeninos participem da Missa. Para isso,

Leia mais

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016 [Prot. n. 144/16] MENSAGEM «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima 25-29 de Julho 2016 No centro da Revelação de Jesus Cristo, encontramos como

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA

O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA Tarde de Formação Tema: Adoração Eucarística Por Pe. Franklin Silveira 02/02/2013 Paróquia Divino Espírito Santo Relação entre o Culto Eucarístico fora da Missa e a Celebração

Leia mais

Solenidade de Todos os Santos

Solenidade de Todos os Santos Solenidade de Todos os Santos Solenidade de Todos os Santos: A Igreja militante honra a Igreja triunfante do Céu. Durante o ano, a nossa Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia para homenagear

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

RESUMO DO MÓDULO ANTERIOR

RESUMO DO MÓDULO ANTERIOR RESUMO DO MÓDULO ANTERIOR 1) A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO DE CRISTO: Elementos para uma definição de liturgia O que significa liturgia; Definições de liturgia. CONCEITO DE LITURGIA: Liturgia vem do grego Leitourgia.

Leia mais

O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã. Ione Buyst Capítulo segundo

O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã. Ione Buyst Capítulo segundo O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã Ione Buyst Capítulo segundo 1 A Eucaristia não é apenas um sacramento de iniciação, mas é celebrada a cada domingo; É uma herança que recebemos

Leia mais

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE INTRODUÇÃO O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no exercício de sua competência, estabelecida no art. 66, incisos 1, 2 e 32, da Lei Ordinária, normatizando o Capítulo

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia Fundamentação Bíblica Categorias religioso-culturais prévias à Eucaristia Gn 14,17-20 Melquisedec oferece pão e vinho e bendiz ao Deus Altíssimo Is 25,6ss

Leia mais

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES A catequese deve iniciar o catequizando na vida litúrgica da comunidade. Nesse sentido, é importante que o catequista leve seu grupo de catequese

Leia mais

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS INTRODUÇÃO A Igreja de Cristo procura continuamente as melhores formas de ajudar

Leia mais