METALÚRGICA NAKAYONE LTDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METALÚRGICA NAKAYONE LTDA"

Transcrição

1 METALÚRGICA NAKAYONE LTDA Manual de Instruções Para Revisão JULHO/2015 CONTROLE DE REVISÃO Código Capítulo Índice Pág. De M.DIR Instruções Preliminares M.DIR Premissa M.DIR Metas para M.DIR Lista de Contatos M.DIR Contrato de Comodato M.DIR Ações Corretivas / Desvios M.DIR Níveis de Contenção I e II M.DIR Débitos M.DIR Transmissão Eletrônica de Dados M.DIR Critérios para Avaliação do Sistema da Qualidade do Fornecedor 10 a M.DIR Avaliação de Desempenho de fornecedores de Itens Controlados 13 a M.DIR M.DIR Processo de Aprovação de Peças de Produção/ Simbologia de Características de Segurança Retenção de Registros da Qualidade / Inspeção de Lay-Out / Lista de Sub- Aprovados M.DIR Manutenção Preventiva/ Plano de Contingência 17 17

2 Manual de Instruções para Capítulo: Instruções Preliminares M.DIR PÁGINA: 01 A Metalúrgica Nakayone Ltda se empenha em estabelecer relações de colaboração com seus fornecedores. O elemento fundamental em todas as relações entre a Metalúrgica Nakayone Ltda e seus fornecedores é a necessidade no desenvolvimento e melhoramento de um sistema produtivo eficaz para controlar e melhorar a qualidade dos processos e produtos. Tais sistemas produtivos utilizados pelos fornecedores devem satisfazer alguns requisitos definidos pela Metalúrgica Nakayone Ltda e esses requisitos devem refletir a filosofia da qualidade da Metalúrgica Nakayone Ltda na melhoria contínua. O sistema de avaliação desses requisitos é baseado nos seguintes pontos: Constatação do Sistema da Qualidade do Fornecedor: Constatação do sistema da qualidade conforme norma ISO 9001 na versão mais atual acreditado através de uma auditoria de 3ª parte nas quais auxiliarão o fornecedor a obter um alinhamento aos procedimentos Standards vigentes. Obs: Todos os fornecedores da Metalúrgica Nakayone Ltda devem estar encorajados a buscar a certificação ISO/TS e ISO em sua versão mais atual. Auditoria de Processo Produto A fim de verificar as conformidades do processo de manufatura do fornecedor. Desempenho: Avaliações periódicas do desempenho da qualidade de fornecimento e pontualidade nas entregas. Requisitos Específicos: Aos fornecedores que satisfaçam os requisitos de avaliação do sistema da qualidade, esse manual descreve os requisitos específicos para o procedimento de aprovação de amostras iniciais e as responsabilidades do fornecedor pelos problemas de qualidade.

3 Manual de Instruções para Capítulo: Premissa M.DIR PÁGINA: 02 A política da Metalúrgica Nakayone Ltda é de incrementar o relacionamento comercial com os fornecedores que continuamente se empenham para melhorar a qualidade e produtividade. Essa política reconhece que os fornecedores atuam numa função prioritária e contribuem com os objetivos da Metalúrgica Nakayone Ltda no sentido de conjugar custos menores aos produtos da mais alta qualidade e de fornecer ao cliente preços compatíveis. A Nakayone tem como premissa a responsabilidade social, e assim avalia seus fornecedores em relação à código de conduta ética e condição de trabalho na indústria automotiva. Esse sistema foi desenvolvido e implementado para identificar através de um sistema de avaliação aqueles fornecedores com os quais se deseja uma relação de trabalho a longo prazo. Os fornecedores que atingirem ou superarem esses objetivos serão reconhecidos e terão prioridade quando novas oportunidades de negócios surgirem. Política de Nakayone Cie Automotive. Política da Qualidade, Meio Ambiente e Prevenção de Riscos. NA CIE AUTOMOTIVE SOMOS UM FORNECEDOR DE REFERÊNCIA NO SETOR AUTOMOTIVO, COM MÚLTIPLAS TECNOLOGIAS. ESTAMOS LOCALIZADOS ONDE O CLIENTE NOS NECESSITA. DAMOS AO CLIENTE (INTERNO / EXTERNO) O QUE ELE NECESSITA, QUANDO E COMO O NECESSITA. CLIENTE INTERNO: PESSOAL DA CIE... SEGURO E SATISFEITO CLIENTE EXTERNO: ACIONISTAS... CRESCIMENTO SUSTENTADO E RENTÁVEL FORNECEDORES... LONGA RELAÇÃO CLIENTES... INOVAÇÃO E SERVIÇO COMUNIDADE... RESPEITO ACRESCENTAMOS VALOR AGREGADO A NOSSOS CLIENTES EM CADA UMA DAS NOSSAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. TUDO DENTRO DE NOSSO COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E A SEGURANÇA NO TRABALHO SÃO NOSSAS PRIORIDADES MÁXIMAS. POR ISTO: CUMPRIMOS COM A LEGISLAÇÃO E OS REQUISITOS DE NOSSOS CLIENTES TEMOS O COMPROMISSO DA PREVENÇÃO TRABALHAMOS SEMPRE NA MELHORIA CONTÍNUA ESTAMOS TODOS COMPROMETIDOS E PARTICIPANTES COM UM CLARO OBJETIVO: ZERO DEFEITOS, ZERO ACIDENTES E ZERO CONTAMINAÇÃO AVANÇAMOS EM DIREÇÃO A EXCELÊNCIA

4 Manual de Instruções para Capítulo: Metas para da Metalúrgica Nakayone M.DIR PÁGINA: 03 Objetivos: APP = Avaliação Processo Produto (Auditoria no Fornecedor) Mínimo 80% IQF = Índice de Qualidade do Fornecedor = Mínimo 71%. PPM = Parte por Milhão devolução / rejeição abaixo de 100 ppm. Sistema da qualidade em conformidade com a ISO 9001 na versão mais atual. Obs: Requerido acreditação por um órgão certificador independente. Ter todos os produtos fornecidos a Nakayone de acordo com os requisitos de qualidade pré-estabelecidos. Quando necessário, o item fornecido deve ser entregue acompanhado do certificado de qualidade, e o mesmo deve ser enviado por meio eletrônico. Não haver incidência de fretes especiais. Não haver reclamação de cliente final. Não haver retorno de campo. Não haver parada de linha. O processo de manufatura do fornecedor é monitorado através do PPM, controlado no recebimento e no processo Nakayone.

5 Capítulo: Manual de Instruções para Lista de Contatos M.DIR PÁGINA: 04 Segue abaixo a lista dos contatos Nakayone dos principais setores e seus responsáveis para auxílio a fornecedores: - Logística: Geraldo L. Barreto Filho Tel. (11) Compras: Daniel Oliveira Tel. (11) Qualidade: Glauber Gonçalves Tel. (11) Engenharia: Marcelo Rosa Batista Tel. (11) Recebimento: André Dias Oliveira Tel. (11) / 1624 José Bosco - Tel. (11) Alex do Nascimento Domingos Tel. (11) PABX: Tel. (11) Contatos Fornecedor É de responsabilidade do fornecedor manter atualizada a lista de contatos do fornecedor no site www. fgaonline.com.br, contendo nome, função e telefone.

6 Capítulo: Manual de Instruções para Contrato de Comodato M.DIR PÁGINA: 05 Nos casos de bens de propriedade da Nakayone e/ou de seus clientes transferidos a fornecedores, à nota fiscal do mesmo será anexado um contrato de comodato, o qual deverá ser assinado pelo pessoal legalmente responsável pela empresa, e devolvida ao departamento de compras no prazo máximo de 15 dias.

7 Capítulo: Manual de Instruções para Ações Corretivas / Desvio M.DIR PÁGINA: 06 Todos os produtos entregues, que por ventura estiverem fora dos requisitos de qualidade exigidos, estarão sob averiguação pelo departamento da Garantia da Qualidade Nakayone. Desvios: Caso seja necessário o fornecedor poderá solicitar um desvio para o departamento de qualidade, para o fornecimento de produtos que por ventura sofreram desvios nas especificações de qualidade e/ou logística. Neste desvio deverá constar todas as informações necessárias que envolva o produto, e deve ser encaminhado ao departamento de qualidade com as respectivas analises e causas pelo ocorrido. Somente após concessão do departamento da qualidade Nakayone (após análise de todos os departamentos envolvidos), o fornecedor poderá enviar o produto respeitando a quantidade autorizada e informando o prazo de próximo lote corrigido. Observação: este desvio só poderá ser concedido para produto que não seja de segurança ou cotas de características especiais ou significativas. Ações Corretivas O fornecedor receberá a notificação de peças com problema através de ou telefone e esse deverá preparar um formulário contendo no mínimo os seguintes passos: Passo 01 Determinação do grupo de ação. Passo 02 Descrição do problema / solicitação de desvio. Passo 03 Ação de contenção. Passo 04 Definição de causa. Passo 05 Ações propostas. Passo 06 Verificação das ações propostas. Passo 07 Avaliação da eficácia. Passo 08 Fechamento da ação corretiva. O fornecedor deverá responder essa notificação num prazo de 24 horas após o recebimento da mesma, contendo no mínimo as respostas até o passo 03 e num prazo de 05 dias úteis contendo as respostas até o passo 06 e num prazo adequado todos os passos respondidos. Caso o fornecedor Não responda as notificações de peça com problema como descrito acima, automaticamente serão bloqueados os próximos lotes de entrega do produto em questão, sendo todos os custos dos transtornos gerados por essa ação repassados ao fornecedor, mais deméritos no desempenho de qualidade do fornecimento (D.Q.F.). Obs: Deve ser utilizado o formulário da Nakayone para resposta do 8 passos. Caso a eficácia da ação corretiva não possa ser comprovada e houver reincidência da falha, uma nova notificação de peça com problema será aberta, e níveis de contenção serão aplicados ao fornecedor.

8 Manual de Instruções para Capítulo: Níveis de Contenção I e II M.DIR PÁGINA: 07 Para todas as notificações de peças com problema que por ventura sejam Reincidentes por motivos de qualquer natureza o fornecedor estará sujeito a aplicação de níveis de contenção I e II sendo: Nível I O fornecedor deverá fazer seleção 100% do lote antes do seu embarque à Nakayone. Quando possível as peças selecionadas deverão conter uma marca indelével na mesma que comprove essa seleção. Documentos comprobatórios que o problema vem sendo resolvido e apropriadamente contido quanto ao número de discrepâncias encontradas, como o resultado as ações de contenção tomadas deverão ser enviados a Nakayone por um período de 90 dias. Todos os lotes em contenção enviados a Nakayone deverão vir com uma identificação Nível de Contenção I ou II anexado a embalagem de forma que esteja bem visível. Nível II A mesma tratativa descrita em nível I, porém as ações descritas deverão ser executadas por terceiros, aprovados pela Nakayone com todos os custos envolvidos sob responsabilidade do fornecedor. O objetivo dessas ações é construir uma barreira para que a Nakayone e seus clientes não sejam afetados com produtos defeituosos e entregues por nossos fornecedores.

9 Manual de Instruções para PÁGINA: 08 Capítulo: Débitos M.DIR Quaisquer custos adicionais a Nakayone, decorrentes de problemas com produtos entregues por nossos fornecedores serão debitados dos mesmos, tais problemas podem ser, porém não se restringem a esses: Campanha de pátio. Embarques extras, de qualquer natureza. Horas extras de funcionário Nakayone. Paradas de linha, etc... Valorização do refugo. Débitos/ Valores: - Não envio do certificado de submissão de amostra inicial PPAP = R$ 100,00. - Não envio do certificado de qualidade, conforme especificação, até o momento da entrega do produto= R$ 100,00 (por dia de atraso). - Débitos referentes à quebra de qualidade: Descrição Valores Despesas Administrativas por processo de não conformidade no recebimento. Despesas Administrativas por processo de não conformidade no processo. Despesas Administrativas por processo de não conformidade no Cliente. Custo referente ao não envio das respostas de ação corretiva (8D) no tempo determinado. Taxa horária MOD (Mão de Obra Direta) R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 500,00 + Valor Cliente R$100,00 por dia de atraso R$ 75,00

10 Manual de Instruções para PÁGINA: 09 Capítulo: Transmissão Eletrônica de Dados M.DIR Processo para acesso a cadeia de fornecimento. Os indicadores de performance de qualidade e release são disponibilizados através do Portal FGAOnline. Mensalmente ou conforme necessário, estes indicadores/ release de entrega são atualizados. Em caso de dúvidas ou impossibilidade de atendimento às quantidades e prazos estabelecidos no Portal FGAOnline., o fornecedor deverá consultar os departamentos cabíveis da Metalurgica Nakayone. Importante: Ressaltamos que o não atendimento aos prazos estabelecidos, sem a realização de acordos formais, se caracterizará como atraso de entrega, gerando assim deméritos para o fornecedor. Como acessar: 01- Acesse o Portal Informar login e senha. 03- Selecione a opção Fornecedor. Ao acessar a primeira vez, o fornecedor deverá enviar um com os dados da empresa (razão social e CNPJ) para o endereço informatica@metalnk.com.br de posse dos dados o departamento de informática Nakayone enviará a senha de acesso ao fornecedor. Para fornecedores que possuam capacidade de receber e enviar os dados eletronicamente, os mesmos serão trafegados via EDI. Observação: Quando necessário, as programações poderão ser encaminhadas via ou fax.

11 Manual de Instruções para Capítulo: Critérios para Avaliação do Sistema da Qualidade do fornecedor M.DIR PÁGINA: 10 Critérios para Avaliação de de Produtos Controlados. 1- As avaliações serão executadas conforme Tabela dos Índices de Qualidade dos seguindo os critérios definidos abaixo: 1.1- Fornecedor Nível "01" Fornecedor de produtos/serviços que são incorporados ao produto final. Requisitos: ISO 9001 ou ISO/ TS (última atualização vigente) Auditoria Produto/Processo (Conforme Check-list Avaliação Processo Produto) Todos os fornecedores serão avaliados em intervalos não superiores a 36 meses independentemente do número de não conformidades apresentadas 1.2- Fornecedor Nível "02" Fornecedor de prestação de serviços. Requisitos - Laboratórios: O laboratório deve ser acreditado pela ISO/IEC ou equivalente nacional, ou Deve haver evidência que o laboratório externo é aceito pelo cliente Avaliação apenas no início do fornecimento Requisitos - Pintura: ISO 9001 ou ISO/ TS (última atualização vigente) Avaliação (Conforme Check-List Aval. de e Serviços) Todos os fornecedores serão avaliados em intervalos não superiores a 36 meses 1.3- Fornecedor Nível 03 Fornecedor que será utilizado somente para transporte de produtos no qual terão que atender os requisitos específicos para esse tipo de fornecimento Fornecedor Nível 04 Fornecedor para serviços de informática e ferramentaria. Requisitos: ISO 9001 (última atualização vigente), ou Avaliação (Check-List Informática- Ferramentaria) Fornecedor avaliado apenas no início do fornecimento. Obs: Em caso de novo desenvolvimento será avaliada a necessidade de re-qualificação do fornecedor de ferramentaria Para fornecedores de produtos vinculados ao cliente Ford as auditorias serão realizadas em intervalos não superior a 12 meses, conforme requisito específico do cliente.

12 Manual de Instruções para Capítulo: Critérios para Avaliação do Sistema da Qualidade do fornecedor M.DIR PÁGINA: Para o fornecedor de peça de segurança a avaliação será executada juntamente com uma avaliação de documentação de peças de segurança. 2- Critérios para Homologação (Auditoria) de de Produtos Controlados. O auditor designado terá como meta principal assegurar um desenvolvimento coerente com a estrutura do fornecedor objetivando um "Up Grade" afim de que o mesmo obtenha conformidades com os requisitos desejáveis. A B C Fornecedor Aprovado sem restrições Fornecedor Aprovado, porém necessita ações corretivas: Fornecedor Reprovado/ Vetado para novos desenvolvimentos A.P.P.= Avaliação de Processo Produto A.P.P. acima de 90% e todas a características críticas, especiais ou padrão em conformidade e aprovado na documentação de segurança (quando aplicável). A.P.P. de 80% a 89% e todas as características críticas e especiais em conformidade e aprovado na documentação de segurança (quando aplicável). A.P.P. de 0 a 79% ou reprovado na documentação de segurança deve apresentar um plano de ação, podendo retornar ao status descrito em A ou B após nova avaliação para verificação das ações tomadas. 3- Todos os fornecedores de produtos controlados serão avaliados em intervalos definidos em função de um levantamento realizado a cada 06 meses para verificação da quantidade de não conformidades apresentadas, seguindo os critérios do diagrama de pareto divido em níveis A, B, C Critérios para que seja necessária a realização de uma nova avaliação (alteração do cronograma): 3 não-conformidades reincidentes de um mesmo produto no período. 6 não conformidades no período. Classificação: Nível A = Auditoria reprogramada para o 2º ao 3º mês subseqüente. Nível B = Visita técnica in loco para analisar ações propostas pelo fornecedor. Nível C = Realizar um estudo das não conformidades apresentadas para identificar a significância do impacto e caso necessário definir nova ação. Caso o fornecedor volte a se enquadrar no semestre seguinte será solicitado um plano de melhorias e será solicitado ao mesmo embarque controlado. As ações implementadas não sendo eficazes o fornecedor será vetado para novos desenvolvimentos.

13 Manual de Instruções para PÁGINA: 12 Capítulo: Critérios para Avaliação do Sistema da Qualidade do fornecedor M.DIR Auto-Auditoria. O fornecedor será auto-avaliado (receberá o questionário e preencherá conforme sua própria auto-avaliação), nos seguintes casos: - Usinas e Distribuidores de Aço. - de produtos com marca própria. - de P.A., porém a 1ª avaliação é feita pela Nakayone. Obs: Os fornecedores que realizarem a auto-avaliação serão monitorados conforme os mesmos critérios dos fornecedores que serão avaliados pela Nakayone conforme item 3. de Itens com Tratamento Térmico. Os fornecedores de produtos controlados que possuem processo especial tratamento térmico, deverão enviar anualmente a Auto Avaliação de Processo de Tratamento Térmico conforme a norma CQI-9. O controle do envio da auto avaliação e do plano de ações (quando aplicável) será monitorado pela Nakayone através de cronograma de acompanhamento. Auditoria de Processo/ Produto em de Itens Controlados. Essa auditoria de processo/produto é executada em conjunto com a auditoria de avaliação periódica em fornecedores a fim de verificar as conformidades do processo de manufatura dos produtos controlados perante aos requisitos desejáveis. Os critérios para verificação/pontuação/aprovação estão descritos no Check-List de Auditoria de Processo/ Produto e no dimensionamento de um produto que no ato da auditoria esteja sendo processado, de preferência um produto fornecido a Nakayone. A periodicidade para auditorias em fornecedores são pré-definidos e descritos na tabela de fornecedores de itens controlados. Questões Ambientais. Todo o produto, equipamento ou serviço que contenha requisitos legais aplicáveis ou que possa ter Impacto significativo no Meio Ambiente, deve ser controlado (Ex. empresas de manutenção de ar condicionados e refrigeradores, transportadores de Resíduos e outras que tenham algum impacto ambiental). A reavaliação do fornecedor se dará quando da revalidação dos documentos comprobatórios fornecidos pelos mesmos, ou de acordo com a necessidade da empresa. Controle das Regulamentações Governamentais de fornecedores de Itens Controlados. Todos os fornecedores devem cumprir todas as regulamentações governamentais aplicáveis ao seu ramo de negócios conforme mencionado no pedido de compra. É de responsabilidade do auditor verificar tais regulamentações quando das auditorias nos fornecedores. Quando o não cumprimento de alguma regulamentação governamental aplicável, um prazo para regularizar sua situação será dado, após isso novo fornecedor deverá ser desenvolvido.

14 Manual de Instruções para PÁGINA: 13 Capítulo: Avaliação de Desempenho de de Itens Controlados M.DIR Índice de Qualidade do Fornecedor. O controle do desempenho mensal do fornecedor é realizado através do sistema informatizado, conforme critérios definidos na Tabela de Critérios para Deméritos dos IQF, e os mesmos são monitorados através da Tabela dos Índices de Qualidade dos. São providenciados junto ao fornecedor plano de ação, através de relatório de ação corretiva (RAC) quando no período o mesmo apresentar um I.Q.F. inferior a 90%. A cada detecção de não conformidade o Inspetor de Recebimento emite um relatório de ação corretiva e encaminha ao fornecedor para tomada das ações cabíveis, onde é considerado se houve reclamação do cliente ou falhas de campo. O setor de compras avalia o desempenho do fornecedor através do relatório de desempenho mensal gerado através do sistema informatizado, quanto a prazo de entrega e quantidade, conforme critérios definidos na Tabela de Critérios para Deméritos dos IQF., e caso necessário encaminha um relatório de ação corretiva ao fornecedor para tomada de ações cabíveis. Fica a cargo do setor de compras, a aprovação da aplicação dos deméritos quando o atraso na entrega for provocado por pedido/programas colocados para atender situações de emergências. Divulgação do Desempenho do Fornecedor. Esse índice é repassado mensalmente a todos os fornecedores através do site Os fornecedores com um desempenho mensal abaixo de 70% serão excluídos caso não apresentem no período de 06 meses melhorias significativas.

15 Manual de Instruções para Capítulo: Avaliação de Desempenho de de Itens Controlados M.DIR PÁGINA: 14 Tabela de Critérios para Deméritos dos IQF. Certificação Qualidade (PPM) Prazo (dias - com variação pra mais ou pra menos) Quantidade (% de atendimento) Auditoria de Processo (nota) NNC (quantidade de não conformidades abertas) Demérito Participação na nota Certificação 4% Qualidade 31% Prazo 25% Quantidade 25% Auditoria de Processo 4% Auditoria de NNC 11% Faixa Pontuação ISO ISO ISO até > ou = dia (sem variação) a 5 7 acima de 5 dias 15 0 (sem variação) 0 até 10% 3 11% a 15% 7 acima de 15% a 100% 0 80 a 89% 1 0 a 79% a partir 3 7 Total ptos possíveis 100 Nota de Corte -IQF A Ok para fornecimento B Apto com plano de ação 0-70 C Vetados para Novos Negócios Nota de Corte Auditoria de Processo/Produto A Ok para fornecimento B Apto com plano de ação 0-79 C Vetados para Novos Negócios

16 Manual de Instruções para PÁGINA: 15 Capítulo: Processo de Aprovação de Peças de Produção/ Simbologia de Características de Segurança M.DIR Processo de Aprovação de Peças de Produção. Para aprovação de amostras das peças de produção e/ ou dos materiais a serem fornecidos a Metalúrgica Nakayone, o fornecedor deve utilizar o manual PPAP do AIAG em sua versão atual. Na falta de classificação de nível, o nível 3 deverá ser utilizado. Obs.: Devido as inconstâncias nas programações de nossos clientes, juntamente com a obrigatoriedade da programação antecipada de matéria-prima pelas usinas, pode haver casos de necessidade de compra de matéria-prima no mercado de distribuidores de aços. Esses fornecedores serão chamados de fontes opcionais e esses serão acionados somente quando a fonte titular de fornecimento não puder atender as programações previstas e a possibilidade de comprometer a linha de produção do cliente é eminente. Devido essas fontes opcionais serem acionadas somente nessa eventualidade não havendo compromissos firmado com a organização para entregas regulares de determinados produtos a apresentação PPAP do produto poderá ser derrogado verificando-se as circunstancia do fornecimento no entanto o certificado da qualidade do produto em questão se faz necessário. Características Especiais Identificadas pela NAKAYONE A NAKAYONE utilizara símbolos exclusivos para identificar características especiais conforme abaixo: TERMO SÍMBOLO DESCRIÇÃO Características de Segurança, D, TLD, s S,ou C Característica do produto para a qual uma variação tem a probabilidade de afetar significativamente a segurança ou regulamentação. Característica Especial / Regulamentação (E) Especial ou (R)Regulamentação Característica do produto para a qual uma variação tem probabilidade de afetar significativamente a satisfação do cliente, adequação ou função. Características padrão (P) Padrão ou Características do produto ou processo a qual uma variação razoável não afeta a satisfação do cliente, adequação, função, segurança ou regulamentação. Simbologia de características de Segurança. O fornecedor pode utilizar sua própria simbologia para identificar as características de segurança em seus documentos internos, no entanto deve ser providenciada uma tabela de correlação definida no sistema documental do fornecedor.

17 Manual de Instruções para PÁGINA: 16 Capítulo: Retenção de Registros da Qualid. Inspeção de Lay-Out Lista de Sub- Aprov. M.DIR Retenção de Registros da Qualidade. Devem ser mantidos em arquivos para pronta recuperação todos os registros da qualidade durante um ano após a emissão do registro mais um ano calendário, exceto:- Registros da qualidade de características de segurança / regulamentação, os quais devem ser mantidos por 15 anos no mínimo. Registros de amostras iniciais (PPAP), enquanto o produto estiver ativo mais 01 ano calendário. Inspeção de Lay-Out. Todas as características dimensionais e de laboratório descritas no desenho do produto fornecido à Nakayone devem ser checadas periodicamente num prazo não superior a 12 meses salvo aquelas características descritas nos planos de controle. Fonte de Fornecimento Previamente Aprovada. A Nakayone não possui uma lista de sub-fornecedores aprovados, sendo de total responsabilidade do fornecedor a qualificação do sub-fornecedor e controle do produto por este fornecido mesmo que esse seja indicado pela Nakayone, exceto quando o subfornecedor estiver definido em contrato ou desenho.

18 Manual de Instruções para PÁGINA: 17 Capítulo: Manutenção Preventiva Plano de Contingência M.DIR Manutenção Preventiva. O fornecedor deve implementar um sistema documentado para manutenção preventiva, isso inclui a revisão adequada das atividades planejadas de manutenção e um plano de ação documentado para endereçar qualquer problema. Obs: Manutenção preditiva deve ser usada sempre que possível, baseado em técnicas apropriadas e considerando o custo da qualidade antes da implementação. Plano de Contingência. O fornecedor deve notificar os setores de logística e compras da Nakayone dentro de um período de 24 horas sobre interrupção de produção na organização. A natureza do problema e as ações tomadas devem ser comunicadas a Nakayone. Nota: Interrupção de produção é definida como uma inabilidade de atender aos volumes de capacidade de produção especificado pela Nakayone.

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Da Qualidade

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Da Qualidade Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Da Qualidade Em vigor a partir de 19/11/2015 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel.: +39 01053851 Fax: +39 0105351000 Website: www.rina.org

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO

CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS Foco no cliente interno e parceria com o fornecedor para garantir a satisfação dos clientes, aliado à filosofia de colocar no mercado produtos de

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Objetivos do Conteúdo Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos;

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO Versão 5 Outubro de 2015 INDICE 1 Introdução 2 Utilização das Marcas de Conformidade no Produto 3 Utilização das

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04 PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO Normas e Procedimentos NP04 I - INSTRODUÇÃO A FUSP na qualidade de Entidade de Apoio quanto à gestão administrativa-financeira dos recursos destinados aos projetos

Leia mais

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as etapas abaixo, a serem aplicadas a

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA Departamento de Informática Curso de Engenharia de Computação/Bacharelado em Informática Coordenadoria do Trabalho de Conclusão

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br C e rtificação gr u p o em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil www.fsc.org.br 28 01 C er t ifi ca çã o emgrupo em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal

Leia mais

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB, no uso das suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições: Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

REQUISITOS ESPECÍFICOS

REQUISITOS ESPECÍFICOS REQUISITOS ESPECÍFICOS ALPINO Indústria Metalúrgica Ltda. Página 1 de 21; Revisado em Dezembro/ 2015 ÍNDICE MANUAL DA QUALIDADE PARA FORNECEDORES 1. Introdução 2. Política do Sistema de Gestão Integrado

Leia mais

METALÚRGICA NAKAYONE LTDA

METALÚRGICA NAKAYONE LTDA METALÚRGICA NAKAYONE LTDA Manual de Instruções Para Fornecedores Revisão Maio/2010 Código Capítulo CONTROLE DE REVISÃO Índice Pág. De M.DIR. 02-01 Instruções Preliminares 01 50 M.DIR. 02-02 Premissa 02

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO Campus V Regulamento Interno de Estágio Supervisionado e ou Trabalho Pedagógico Supervisionado FAN-CEUNSP-SALTO -Campus V O presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas 1. Aplicação 1 - As instituições financeiras, as demais

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais

APROVAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMAS DO CONDOMINÍO PORTO REAL RESORT

APROVAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMAS DO CONDOMINÍO PORTO REAL RESORT Página 1 de 5 APROVAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMAS DO CONDOMINÍO PORTO REAL RESORT Página 2 de 5 1. OBJETIVO Definir as ações da administração do Condomínio Porto Real Resort (CPRR) para aprovação

Leia mais

5 Exemplo de aplicação

5 Exemplo de aplicação 111 5 Exemplo de aplicação Este capítulo apresenta um exemplo de uso da linguagem proposta como forma de validação. Através da implementação da linguagem utilizando o potencial de extensão da ferramenta

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA Os Termos e Condições Gerais de Venda definidos abaixo e a Confirmação de Pedido enviada por SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA., sociedade

Leia mais

Edital Pronametro nº 1/2014

Edital Pronametro nº 1/2014 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Edital Pronametro nº 1/2014 Programa

Leia mais

Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs. Valores da ONU: Integridade, Profissionalismo, Respeito pela Diversidade

Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs. Valores da ONU: Integridade, Profissionalismo, Respeito pela Diversidade Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs Código da vaga: VA/2015/B5414/8606 Cargo: Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em Parcerias Público- Privadas (mais de uma vaga) Departamento/escritório:

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 1 M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS 1. OBJETIVO 1.1

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO 4ª Edição revisada abril/2014 APRESENTAÇÃO O Plano Plurianual de Ação Governamental PPAG é um planejamento de médio prazo da esfera pública, que explicita diretrizes, objetivos, ações, programas e metas

Leia mais

ISO/IEC 17050-2. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 2: Documentação de apoio

ISO/IEC 17050-2. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 2: Documentação de apoio QSP Informe Reservado Nº 43 Fevereiro/2005 ISO/IEC 17050-2 Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 2: Documentação de apoio Tradução livre especialmente preparada para

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF Introdução 1. O Estado do Piauí celebrou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em 22 de outubro de 2010, o Contrato

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

1.1 O Certificado de Sistemas de Gestão da Qualidade SAS é um certificado de conformidade com a norma brasileira:

1.1 O Certificado de Sistemas de Gestão da Qualidade SAS é um certificado de conformidade com a norma brasileira: Documento analisado criticamente e aprovado quanto à sua adequação. * Revisão geral para atendimento à NBR ISO/IEC 17021-1:2015. Responsável: Carlos Henrique R. Figueiredo Diretor de Certificação 1 - Objetivo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL

IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL IECEx OD 314-2 Edição 1.0 2013-07 IECEx DOCUMENTO OPERACIONAL Sistema de Certificação da IEC em relação às normas sobre atmosferas explosivas (Sistema IECEx) IEC System for Certification to Standards relating

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário de Santa Maria Relatório de Atividades UNIDADE DE PATRIMÔNIO 2015 1 COLEGIADO EXECUTIVO EBSERH/HUSM

Leia mais

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO ANEXO II NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MODALIDADE BACHARELADO DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO Art.

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

C o t a ç ã o E l e t r ô n i c a V i l l a r e s M e t a l s

C o t a ç ã o E l e t r ô n i c a V i l l a r e s M e t a l s C o t a ç ã o E l e t r ô n i c a V i l l a r e s M e t a l s M a n u a l d o F o r n e c e d o r Portal de Compras Página 1 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Informações importantes... 3 3. Acessando o portal...

Leia mais

Dúvidas Frequentes. Central de Atendimento ao Fornecedor

Dúvidas Frequentes. Central de Atendimento ao Fornecedor Dúvidas Frequentes Central de Atendimento ao Fornecedor Fornecedor de Material 1- Sou um fornecedor Raízen devidamente Homologado e preciso entregar o material solicitado em uma de suas unidades, como

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO PDI BRASÍLIA - DF MARÇO/2007 PROGRAMA DE DESLIGAMENTO INCENTIVADO - PDI A Diretoria Executiva da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa de Monitoria, vinculado à Seção de Apoio Estudantil da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações.

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações. Manual e Validador De TCERS WIKI Conteúdo 1 Apresentação 1.1 Informações Gerais 1.2 Requisitos mínimos de hardware e software 1.3 Leiaute dos Arquivos 2 Instalação do Aplicativo 2.1 Instalação do Java

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3

SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3 Página 1 de 21 SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3 6. QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE AUDITORES...4 7. CONDIÇÕES GERAIS...4 8.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Sistemas Corporativos da USP (Web)

Sistemas Corporativos da USP (Web) Sistemas Corporativos da USP (Web) O sistema de estágios remunerados da USP é fruto da colaboração das seguintes áreas da Reitoria da Universidade de São Paulo: Departamento de Recursos Humanos, Departamento

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social

Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Em vigor a partir de 01 de abril de 2016 RINA Via Corsica 12 16128 GÊNOVA, Itália tel +39 010 53851 fax +39 010 5351000 website : www.rina.org

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Revisão A

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Revisão A INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.13-005 Aprovação: Portaria nº 2166, de 26 de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 27 de agosto de 2013, Seção 1, página 9. Assunto: Ferramentas Especiais

Leia mais

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon 7A Ouvidoria no Mercado de Capitais Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria Nacional do Consumidor Ministério da Justiça Introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 3.5 ASSISTÊNCIAS A SAÚDE SUPLEMENTAR: Benefício em favor do servidor (ativo, aposentado e pensionista), com duas modalidades: 1. Adesão: devida aos servidores conveniados aos planos de saúde GEAP no valor

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais